Conectar

Ver Versão Completa : problema mecânico estranho

ronimagal
09/03/2014, 16:52
Minha Defender 110 está com um problema que ninguém aqui em Maraú, ou Itacaré, consegue identificar, nem o Paulo, da oficina Land Rover: Quando o carro pega uma subida, ainda que leve e o motor cruza a faixa de 2.500 rpm, aparece um barulhinho metálico chato, que parece um chocalho, como se uma arruela de metal meio frouxa começasse a vibrar forte, em função da vibração do motor naquela faixa de rpm + o esforço da subida. O engraçado é que só aparece o ruído quando o ponteiro do conta-giros passa pelos 2.500 giros. Antes desse patamar e depois, não acontece. Estranho, não é ? Já ouviu falar deste problema ?

Já tentei até colocar o carro no cavalete e acelerar com a roda fora do chão para o ponteiro passar pelos 2.500 rpm, mas assim não aparece o barulhinho, mesmo quando o conta-giros passa pelos 2.500 rpm. Só quando o carro está no chão e subindo, mesmo que com inclinação leve, é que acontece, por isso acho que é o resultado da vibração que o motor faz nos 2.500 rpm e com o carro sendo um pouco mais exigido pela subida.

alguém tem uma solução para isso ?

Marado
09/03/2014, 17:55
...alguém tem uma solução para isso ?

Solução só depois da identificação do problema.
A minha fazia um barulho deste tipo mesmo, apenas quando o motor era desligado: "como se uma arruela de metal meio frouxa começasse a vibrar forte"(sic), mas a arruela batendo em outro metal. O meca, que conseguiu perceber o barulho, identificou uma arruela/peça montada junto com uma das polias que apresentava folga. Ele apenas retirou a polia, a peça e deu uma micro deformada de forma que entrasse ajustada no eixo da polia. Pronto, fim do ruido. Pode não ser este seu caso.

aeroboero
09/03/2014, 22:07
Um belo dia começou a aparecer um barulho metálico de uma vibração vindo do motor.
Olhei, olhei e nada. Levei num mecânico de confiança e nada.
Aí, ligamos o carro e ficamos olhando de fora pra tentar achar a fonte do barulho.
Não é que o problema era um simples parafuso mal apertado?!
Um parafuso que segura o para-choque com uma folga, assim a arruela tinha espaço para sambar.
Foi apertar o parafuso e o barulho sumiu.

André Sheffer
10/03/2014, 13:07
Roni... esse barulho é na parte traseira?.. a minha está com um barulho similar,... porém independe do giro do motor... As vezes aparece quando tiro pé e o motor corre mais solto... (descida e ou plano inclinado à descer) tenho uma 90 2001,... o barulho parece vir do eixo traseiro, mancal central... parece com o chocalho de uma cascavél... tb não sei o que é,... perguntei em outro post, vamos ver o que pode ser... Abs!

Minha Defender 110 está com um problema que ninguém aqui em Maraú, ou Itacaré, consegue identificar, nem o Paulo, da oficina Land Rover: Quando o carro pega uma subida, ainda que leve e o motor cruza a faixa de 2.500 rpm, aparece um barulhinho metálico chato, que parece um chocalho, como se uma arruela de metal meio frouxa começasse a vibrar forte, em função da vibração do motor naquela faixa de rpm + o esforço da subida. O engraçado é que só aparece o ruído quando o ponteiro do conta-giros passa pelos 2.500 giros. Antes desse patamar e depois, não acontece. Estranho, não é ? Já ouviu falar deste problema ?

Já tentei até colocar o carro no cavalete e acelerar com a roda fora do chão para o ponteiro passar pelos 2.500 rpm, mas assim não aparece o barulhinho, mesmo quando o conta-giros passa pelos 2.500 rpm. Só quando o carro está no chão e subindo, mesmo que com inclinação leve, é que acontece, por isso acho que é o resultado da vibração que o motor faz nos 2.500 rpm e com o carro sendo um pouco mais exigido pela subida.

alguém tem uma solução para isso ?

scadufax
10/03/2014, 23:22
Ronimagal, tem certeza que o barulho é na frente (cofre do motor)?? tem relato aqui no fórum de um barulho semelhante, porém vindo do cardã.

André, a minha está com um barulho parecido com o seu, porém no meu caso é uma proteção metálica do disco de freio traseiro que quebrou o suporte (onde vai um parafuso) - tenho que tirar tudo e mandar soldar.

abs

André Sheffer
11/03/2014, 00:47
Interessante o seu comentário Scadufax,... Notei tb um barulho de algo batendo na rada traseira esquerda quando ando no paralelepípedo... Já olhei por baixo e não descobri nada, Se o barulho é similar,... Pode ser a mesma coisa... Vou verificar novamente..!.

Abs!

Ronimagal, tem certeza que o barulho é na frente (cofre do motor)?? tem relato aqui no fórum de um barulho semelhante, porém vindo do cardã.

André, a minha está com um barulho parecido com o seu, porém no meu caso é uma proteção metálica do disco de freio traseiro que quebrou o suporte (onde vai um parafuso) - tenho que tirar tudo e mandar soldar.

abs

Waldmartins
11/03/2014, 01:15
Vixi...mas um pra lista. Eu sempre notei esse barulho (tipo um chocalho metálico) durante as subidas forçadas...tipo estrada de terra com uma subida bem inclinada ou até mesmo em subidas de ruas calçadas...

parece que é quando a minha roda dianteira esquerda, roda em falso. Não faço idéia do que seja, mas tem um ano que esse barulho me incomoda. Como não faço trilhas e não pego tantas subidas assim, não o ouço muito. Cheguei a cogitar que possa ser o escapamento pegando em alguma parte, mas não sei...

Isso de desligar o carro e ouvir barulho metálico aconteceu antes com o miolo do meu silencioso solto. Foi só fazer uma solta e pronto.

Vou tentar ver o que é esse chocalho...se alguém souber de algo, avise aqui.

Abs

Wald

alberto megda
11/03/2014, 10:29
Geralmente esse chocalho metalico vem do atrito da mola traseira com o assento de mola. Fica ferro com ferro por isso o barulho. O que geralmente se faz é envolver o primeiro elo superior da mola com um pedaço de mangueira, acabando o atrito.

É facil verificar se é isso, só deitar em baixo do carro e chacoalhar a mola, vc ira ouvir o barulho.

Vixi...mas um pra lista. Eu sempre notei esse barulho (tipo um chocalho metálico) durante as subidas forçadas...tipo estrada de terra com uma subida bem inclinada ou até mesmo em subidas de ruas calçadas...

parece que é quando a minha roda dianteira esquerda, roda em falso. Não faço idéia do que seja, mas tem um ano que esse barulho me incomoda. Como não faço trilhas e não pego tantas subidas assim, não o ouço muito. Cheguei a cogitar que possa ser o escapamento pegando em alguma parte, mas não sei...

Isso de desligar o carro e ouvir barulho metálico aconteceu antes com o miolo do meu silencioso solto. Foi só fazer uma solta e pronto.

Vou tentar ver o que é esse chocalho...se alguém souber de algo, avise aqui.

Abs

Wald

Waldmartins
11/03/2014, 23:05
Geralmente esse chocalho metalico vem do atrito da mola traseira com o assento de mola. Fica ferro com ferro por isso o barulho. O que geralmente se faz é envolver o primeiro elo superior da mola com um pedaço de mangueira, acabando o atrito.

É facil verificar se é isso, só deitar em baixo do carro e chacoalhar a mola, vc ira ouvir o barulho.

Blz Alberto,

amanhã vou ver se é isso mesmo.

Abs

Wald

Henrique Josino
11/03/2014, 23:23
E algo relacionado a turbina.
Confere as abraçadeira das mangueiras, aperto do coletor de admissão, junta. por ai.

abraços