Ver Versão Completa : Troller - Água do sistema de arrefecimento baixando.
BrazPeres
08/03/2014, 20:59
Estou no meu Troller numero 5. Minha ultima troca foi para o famoso com o motor MAXXFORCE 3.2H EGR . Já fiz o recall, fiquei livre do apagão de potencia e dos perigos deste defeito alem da bela trepidação. Tenho notado já um bom tempo que o nível do reservatório de água ficava sempre no zero, isto mesmo sem água nenhuma mas ao abrir a tampa do reservatório a água volta um pouco como se tivesse uma sucção constante no sistema; reclamei em todas as revisões e sempre relatam algum pequeno vazamento mas que não resolve o sumiço da água ( tipo 100 km / litro hehe ).
Agora apelei pois ando uns 700 kms em áreas remotas de terra/barro/poeira e tudo que é bom portanto me preocupo com a manutenção sempre; a TRILHA SERTÕES de Goiânia resolveu desmontar um pouco o motor do laranjão ( veja fotos ) e ao tirar a tampa superior notamos algo como água/óleo misturado na parte superior da tampa. Estamos aguardando instruções da Troller para proceder com a desmontagem mais profunda e testes.
Se alguém já passou por este problema favor relatar que será de grande ajuda visto que a oficina da região nunca teve este tipo de defeito no 3.2.
Saudade dos 2.8 / Saudade do 3.0 chipado / será que sentirei saudade desta carniça do 3.2 ??? ( uma vergonha )
Humberto Baldisseri
08/03/2014, 21:22
O meu ficou 52 dias na Concessionária para resolver um problema parecido e não foi resolvido, ele abaixa mais ou menos 500 ml de água por dia, mesmo andando pouco, tipo uns 30 km, só que a agua do meu não mistura no óleo, simplesmente some, desisti de tentar reparar e vou entrar na Justiça contra a Troller e a Concessionária. Vão fazer outro de bobo, eu não!!!
Ouvi alguns relatos que o problema pode ser no cabeçote, umas micro fissuras, mais a fabrica insiste em não trocar.
BrazPeres
08/03/2014, 21:32
Tem uns 6 meses que reclamo e arrumam alguma desculpazinha de vazamento mas não resolve o problema. Tem dia que basta andar uns 30 km que precisa colocar 1 Lt mas se pegar estrada baixa menos água.
Agora ficou internado de vez porque o motor tá muito áspero e ando com um galão com água dentro do carro. Não vejo que será solucionado o problema pois este motor é uma caixa preta para os mecânicos da autorizada.
Irei postando aqui minha tragédia.
Thales Rezende
09/03/2014, 01:14
Amigo felizmente não vou poder te dar informações precisas sobre o abaixamento do nível de água no troller pois nunca tive esse problema no mesmo. Porém INFELIZMENTE tive problemas sérios em um outro carro V8 que tenho...
É o seguinte, água abaixando sempre o primeiro local a desconfiar é obviamente a junta do cabeçote, quando você tira a junta observe dos ductos onde passa água(ficam um pouquinho enferrujados, no seu carro novo devem ficar apenas mais escuros) e verifica se tem algum rastro dessa cor saindo do ducto e indo ou para os ductos de óleo ou para o cilindro...
Se não for junta aí o problema começa a complicar. No meu caso o v8 tava bebendo muita água e chegou em um ponto em que o óleo estava branco e a água condensava ta tampa de óleo que nos 302 fica na tampa de válvulas.
Logo o próximo passo seria mandar o cabeçote para um teste de trinca para verificar se existem essas tais micro fissuras que nosso colega Humberto mencionou. Por fim(quer dizer primeiro de tudo hahaha) vale verificar o óbvio por exemplo mangueiras do radiador, abraçadeiras etc.
Agora se nenhuma dessas opções gerar a resposta, a ultima chance é a mais dolorosa... o BLOCO...
Infelizmente no meu v8 o bloco chegou no limite de sua existência e acabou tendo que virar mesa da minha garagem, quando fomos apertar os parafusos os mesmos já não pegavam torque, espanavam com facilidade devido a ferrugem e suposta deterioração do mesmo. Causa do óbito? Trinca interna no bloco... Infelizmente não temos Scanners super modernos como os americanos para visualizar a trinca perfeitamente logo vai pelos sintomas kkk...
Bem creio que sua realidade seja totalmente diferente afinal seu carro é novo, mas todos esses conselhos valem a pena você seguir para ficar em cima da troller afinal pode ser besteira ou coisa séria.
A última dica da noite para os aventureiros com os mesmos problemas em motores velhos é que parece que alguma empresa de maquinário de grande porte(não me lembro se era Caterpillar, Iveco, Volvo) vende um produto que você adiciona no óleo do motor e caso exista a famigerada trinca, no momento em que o produto encontra a água ele solidifica e sela essa trinca. Parece que foi desenvolvido para grandes maquinários como geradores e caminhões de mineração em que não se pode dar ao luxo de para de funcionar para realizar manutenção, caso contrário é muita grana perdida.
Vou consultar sobre o nome do mesmo, tenho um amigo mecânico que já usou esse produto em vários v8, segundo ele funciona muito bem em 60% dos casos... hahaha last chance...
Sorte na solução meu caro!
GPBarbosa
10/03/2014, 21:33
PQP será q vai começar td de novo?
Vi isso no meu semana passada, hj ele foi para a CCS. Vamos ver no que vai dar.
454291
Paulo Fogaça
10/03/2014, 21:48
PQP x 10....kkk o meu foi hoje para ver isto, luz da injeção e turbina demorando para entrar... VQV!!!! Um dia fica bom!!!!
PQP será q vai começar td de novo?
Vi isso no meu semana passada, hj ele foi para a CCS. Vamos ver no que vai dar.
454291
GPBarbosa
10/03/2014, 21:50
tem alguns relatos no FB tmb
454292
BrazPeres
11/03/2014, 12:00
Amigos,
Estive hoje na CSS e a desmontagem continua sem nenhuma solução até o momento; encontramos água no óleo do motor, saída da turbina para intercooler e tampa plastica superior do motor. A "INGENHARIA" do Troller pediu para desmontar um pouco mais mas eu não confio mais neste motor que já foi desmontado muito e trabalhou já quase um ano na base água / óleo.
Gostaria que os amigos com o mesmo problema também abrissem um chamado no 0800 o quanto antes para a Troller analisar melhor este problema e tentar uma solução e talvez fazer um Recall dnovo hehe
Resumindo.: Abri um chamado no 0800, vou aguardar uma posição hoje ainda da CSS e caso a Troller não troque este motor o carro vai ficar na CSS até a solução definitiva do problema mesmo que de forma Jurídica.
Meu troller numero 5 foi uma furada; sera que foi a mudança de cor hehehe.
Vou informando o andamento do B.O. ( enquanto isso ... a pé )
454333454335454336454337
Humberto Baldisseri
11/03/2014, 13:08
O meu ficou 52 dias na ccs e não deram conta de resolver e ainda por cima voltou vazando óleo do motor por todo lado. O meu não está misturando água com óleo, simplesmente sumindo água( +- 500 ml por dia).já tenho dois chamados na Troller não resolvidos, meu Troller não volta mais para a Ccs pq eles náo dão conta de resolver, estamos inda para a Justiça, me cansei de esperar.
Humberto Baldisseri
11/03/2014, 13:12
Segue fotos dos problemas
VOVÔ DO TROLLER
11/03/2014, 22:48
Estou no meu Troller numero 5. Minha ultima troca foi para o famoso com o motor MAXXFORCE 3.2H EGR . Já fiz o recall, fiquei livre do apagão de potencia e dos perigos deste defeito alem da bela trepidação. Tenho notado já um bom tempo que o nível do reservatório de água ficava sempre no zero, isto mesmo sem água nenhuma mas ao abrir a tampa do reservatório a água volta um pouco como se tivesse uma sucção constante no sistema; reclamei em todas as revisões e sempre relatam algum pequeno vazamento mas que não resolve o sumiço da água ( tipo 100 km / litro hehe ).
Agora apelei pois ando uns 700 kms em áreas remotas de terra/barro/poeira e tudo que é bom portanto me preocupo com a manutenção sempre; a TRILHA SERTÕES de Goiânia resolveu desmontar um pouco o motor do laranjão ( veja fotos ) e ao tirar a tampa superior notamos algo como água/óleo misturado na parte superior da tampa. Estamos aguardando instruções da Troller para proceder com a desmontagem mais profunda e testes.
Se alguém já passou por este problema favor relatar que será de grande ajuda visto que a oficina da região nunca teve este tipo de defeito no 3.2.
Saudade dos 2.8 / Saudade do 3.0 chipado / será que sentirei saudade desta carniça do 3.2 ??? ( uma vergonha )
Boa noite amigo. Já foi verificado se há vazamento no radiador, provocado por um ou mais furos? Não sei se o seu radiador é da marca Modine (Merdine, seria o nome mais apropriado). Nestes radiadores ocorrem muitos microfuros. Abs. Válter
BrazPeres
12/03/2014, 07:00
Boa noite amigo. Já foi verificado se há vazamento no radiador, provocado por um ou mais furos? Não sei se o seu radiador é da marca Modine (Merdine, seria o nome mais apropriado). Nestes radiadores ocorrem muitos microfuros. Abs. Válter
Valter, já descartamos todas as possibilidades de vazamento; tem meses que estamos nesta linha de pesquisa sem nenhum sucesso. O sumiço é mesmo para dentro do motor que tem água e óleo. Continuo postando as novidades mas fiquem de olho aberto que isto é um novo problema do 3.2 e muitos serão afetados.
gosmalll
12/03/2014, 07:36
Brazperes, pela coloração da agua que saiu me lembrou de quando a junta do cabeçote do meu 2.8 queimou e a agua estava bem dessa cor, já considerou essa hipótese? o motor é meio pesado de girar quando fica muito tempo parado?
valeu abras
Fabio_Roberto
12/03/2014, 12:48
Quando eu começo a pensar em talvez um dia quem sabe daqui algum tempo vender meu 2.8 e pegar um 3.2, vem um post deste e me abre os olhos...
Fico chateado que o 3.2 esteja nesta situação de descaso da montadora, penso que o certo era ter mantido o 3.0 até o fim.... seja lá onde for o fim, pq ja falaram tanta coisa que eu nem sei mais até quando será fabricado este modelo.
Sorte para todos!! Se for fazer alguma passeata na frente da CCS aqui em sampa me chama que eu vou em solidariedade..
Abraço!
GPBarbosa
12/03/2014, 21:17
Já falei e repito com engenheiros como da TROLLER e da MWM é um vergonha para a classe.
meu 3.2 novamente está parado na CCS aguardando algum gênio da lâmpada solucionar o mistério do desaparecimento de água.
BrazPeres
12/03/2014, 21:46
Amigos, hoje falei novamente no 0800 e o atendimento foi pior que antes; fui informado que todas as providencias estão sendo tomadas para a solução do problema e serei informado quando o reparo estiver finalizado.
Paralelamente estou indo diariamente a CSS para verificar o andamento do serviço que segundo eles estão seguindo os passos da engenharia.
Resumo.:
- Inicialmente foi desmontado parte superior conforme fotos. ( lá estava a água / óleo )
- depois tirado parte de baixo para verificar cárter e outros itens. ( lá estava a água / óleo )
- Amanhã será retirado o motor por completo para verificar a parte de traz ( onde vai o selo; bomba dágua )
Já está aos pedaços ( coloco fotos amanhã ) e tenho que aceitar esta condição da Troller até a solução do problema. O difícil vai ser remontar tudo aquilo e ficar legal sem vazamentos e panes.
Caso a Ford não substitua o motor provavelmente terei que acionar por via judicial, Procon sei lá o caminho a ser tomado ainda.
Amanhã posto mais noticias.
Troller 3.2 só problema e ainda vou ter os custos de alugar um carro pra trabalhar.
em tempo .: o 0800 só serve para te deixar mais irritado ainda; se alguém sabe de outro caminho pra reclamar me ajude.
GPBarbosa
12/03/2014, 22:35
Brás eu achei q os problemas haviam acabado.
mas infelizmente esse do vazamento de água é o fim do mundo...
GPBarbosa
12/03/2014, 23:43
Braz o meu qdo eu abro a tampa do reservatório de expansão com o motor ligado da para sentir um pequeno vácuo (pressão negativa) qdo na verdade eu deveria sentir o oposto, pressão positiva. E sem abrir da para ver o nível abaixa do (mto) qdo liga.
no seu é a mesma coisa?
Braz o meu qdo eu abro a tampa do reservatório de expansão com o motor ligado da para sentir um pequeno vácuo (pressão negativa) qdo na verdade eu deveria sentir o oposto, pressão positiva. E sem abrir da para ver o nível abaixa do (mto) qdo liga.
no seu é a mesma coisa?
Barbosa, o seu também está misturando água e óleo?
andredeveras
13/03/2014, 07:42
Bom dia pessoal!
O meu é o 3.0, notei esse problema na primeira semana (comprei usado). O proprietário anterior é meio desligado, então acredito que não tenha notado. Depois de umas 3 vezes na autorizada desisti de tentar resolver. Notei também que tem épocas que baixa mais e tem épocas que baixa menos. Enfim, gosto muito do carro e de todo prazer que ele traz, mas a manutenção é uma eterna dor de cabeça. O dia que puder comprar e bancar um Wrangler não pensarei duas vezes.
BrazPeres
13/03/2014, 14:16
no seu é a mesma coisa?
Barbosa,
Justamente é este o problema. Quando abre a tampa sente uma pressão negativa. Isto vai aumentando até o ponto de você andar com um galão com água para reabastecer.
Hoje meu motor está sendo retirado da viatura segundo a CSS o defeito é no selo que fica na parte de traz do motor.
Fizemos os testes e realmente a água vaza para o cárter quando coloca pressão no sistema.
Em breve terei fotos e detalhes do reparo.
PREPAREM PARA A REMOÇÃO DO MOTOR AMIGOS .
Postarei todo meu sofrimento para que sirva de ajuda para os amigos.
Bom dia pessoal!
O meu é o 3.0, notei esse problema na primeira semana (comprei usado). O proprietário anterior é meio desligado, então acredito que não tenha notado. Depois de umas 3 vezes na autorizada desisti de tentar resolver. Notei também que tem épocas que baixa mais e tem épocas que baixa menos. Enfim, gosto muito do carro e de todo prazer que ele traz, mas a manutenção é uma eterna dor de cabeça. O dia que puder comprar e bancar um Wrangler não pensarei duas vezes.
Andre, que coincidência os eu problema, respondi algo parecido ao surfmany aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/78679-troller-baixando-o-nivel-de-agua-do-sistema-de-arrefecimento-2.html#post2103201
Barbosa,
Justamente é este o problema. Quando abre a tampa sente uma pressão negativa. Isto vai aumentando até o ponto de você andar com um galão com água para reabastecer.
Hoje meu motor está sendo retirado da viatura segundo a CSS o defeito é no selo que fica na parte de traz do motor.
Fizemos os testes e realmente a água vaza para o cárter quando coloca pressão no sistema.
Em breve terei fotos e detalhes do reparo.
PREPAREM PARA A REMOÇÃO DO MOTOR AMIGOS .
Postarei todo meu sofrimento para que sirva de ajuda para os amigos.
Alguma posição oficial da troller em termos de admitir um outro recall?
Pois, convenhamos, se todos os 3.2 misturarem óleo com água, daqui a pouco vão estimar a durabilidade desse motor em 40 mil km.... será que a troller vai deixar?
Caramba..... mais problema, o meu começou a "sumir" água no último mês, vou começar a observar melhor.
Att.
Alexandre
Marcotroller1
14/03/2014, 18:56
Pessoal, o meu está com 16.000 km rodados e nunca, repito, nunca coloquei líquido ali.
Nunca abri aquela tampa, espero que continue assim.
abs
Marco - Troller Prata 3.2 TGV
Humberto Baldisseri
14/03/2014, 19:16
O meu não apareceu o lugar onde está sumindo a água, ouvi falar que é no cabeçote, algumas micro fissuras na parte de escape que evapora ou queima a água antes de sair pelo escapamento.
telles0808
15/03/2014, 14:59
Acho que uma imagem descreve melhor que mil palavras a forma que me sinto agora.
Paulo Peitudo
16/03/2014, 11:30
O meu, 3.2, 13/13, também tá com 16.000 km.
Nos últimos 7 dias rodei, na estrada, 2.500 km, numa velocidade média de 85/90 km/h.
O bugão, relativamente ao consumo, fez 10.8 km/l. Estou até contente com o consumo - em alguns trechos a média foi de 11.8 km/l.
O LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO, SE BAIXOU MUITO NESSE TRECHO, FOI MAIS OU MENOS 200 ML.
Não entendo nada de mecânica diesel: é normal baixar 200 ml após uma longa viagem? Foram 2500 km em quase 30 horas de estrada.
Abraços.
Pessoal, o meu está com 16.000 km rodados e nunca, repito, nunca coloquei líquido ali.
Nunca abri aquela tampa, espero que continue assim.
abs
Marco - Troller Prata 3.2 TGV
Humberto Baldisseri
16/03/2014, 12:05
O normal não é baixar nada!
GPBarbosa
16/03/2014, 19:32
estive na CCS este fds. Foi aberta a tampa do motor e retirada a válvula EGR para constatar o obvio: presença de água.
agora é aguardar a conceituada MWM reparar a cagada q fez na fábrica...
Estou até vendo meu motor todo desmontado...
BrazPeres
17/03/2014, 22:39
estive na CCS este fds. Foi aberta a tampa do motor e retirada a válvula EGR para constatar o obvio: presença de água.
agora é aguardar a conceituada MWM reparar a cagada q fez na fábrica...
Estou até vendo meu motor todo desmontado...
Amigo, o meu já tá fora da viatura mas ainda não foi finalizado por falta de ferramental especializado; isto mesmo a CSS não tem ainda ferramental para travar o motor para desmontagem. ( primeiro da fila )
Já perdi a graça com a brincadeira e não sei como vai ficar a viatura e nem se o reparo vai dar certo.
veja fotos de como anda e se prepare pois comigo iniciou assim mesmo.
Vamos desmontando; remontar será o grande desafio.
455196 455198
homerohermida
17/03/2014, 22:50
Desesperador!
Vinicius.goncalvesmoreira
18/03/2014, 11:17
O meu, 3.2, 13/13, também tá com 16.000 km.
Nos últimos 7 dias rodei, na estrada, 2.500 km, numa velocidade média de 85/90 km/h.
O bugão, relativamente ao consumo, fez 10.8 km/l. Estou até contente com o consumo - em alguns trechos a média foi de 11.8 km/l.
O LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO, SE BAIXOU MUITO NESSE TRECHO, FOI MAIS OU MENOS 200 ML.
Não entendo nada de mecânica diesel: é normal baixar 200 ml após uma longa viagem? Foram 2500 km em quase 30 horas de estrada.
Abraços.
O sistema é fechado não é pra baixar nada! Se baixa é pq tem vazamento em algum lugar!
Abraço
O normal não é baixar nada!
Só pra constar, o meu não baixa nada.
Logo quando eu tirei a viatura da concessionária retirei toda a aguá que la estava (original com aquele aditivo verde). Lavei várias vezes todo o sistema com água deionizada e reabasteci utilizando o aditivo próprio fabricado pela MWM misturado a água deionizada na proporção de 50%/50%.
Até agora está tudo ok :(, mas to cabreiro:shock:
GPBarbosa
18/03/2014, 20:57
Qual a quilometragem das vtr's que estão baixando o nível?
O meu está na casa dos 33mil km.
O meu está com 15mil km
Humberto Baldisseri
18/03/2014, 21:35
O meu está com 10.300 km
O meu está com 15mil km
GPBarbosa
18/03/2014, 22:42
Amigo, o meu já tá fora da viatura mas ainda não foi finalizado por falta de ferramental especializado; isto mesmo a CSS não tem ainda ferramental para travar o motor para desmontagem. ( primeiro da fila )
Já perdi a graça com a brincadeira e não sei como vai ficar a viatura e nem se o reparo vai dar certo.
veja fotos de como anda e se prepare pois comigo iniciou assim mesmo.
Vamos desmontando; remontar será o grande desafio.
455196 455198
Braz pelo que entendi eles estão removendo o motor para poder verificar os selo da bomba d'água, certo?
Paulo Peitudo
19/03/2014, 18:04
Vixe Maria! Então a coisa vai ser feia. Vou continuar de olho! O meu tá com 16.500 km.
Abç.
O sistema é fechado não é pra baixar nada! Se baixa é pq tem vazamento em algum lugar!
Abraço
BrazPeres
20/03/2014, 19:08
40.000 Km Amigo.
BrazPeres
20/03/2014, 19:23
Braz pelo que entendi eles estão removendo o motor para poder verificar os selo da bomba d'água, certo?
Barbosa,
Foi retirado o motor pois a tampa traseira tem que ser removida bem como a bomba d´água para verificação e troca dos selos. A água foi identificada vazando para dentro do motor na proximidade da bomba atrás da tampa portanto só uma remoção geral para analisar melhor o maldito defeito.( e pra isso tem que remover o motor )
O Motor tá na UTI da CSS por falta de ferramental para travar o motor para desmontagem e não perder o ponto; um absurdo uma CSS não ter treinamento e nem ferramental para fazer o serviço e mesmo assim ser credenciada para tal.
Não consigo um canal melhor que o 0800 da FORD para cobrar uma posição sobre o assunto.
- UMA VERGONHA O ATENDIMENTO DA TROLLER ; já mandei 3 emails em 8 dias e nenhuma resposta.( atendimento.troller@atento.com.br ) email fornecido pelo 0800.Melhor seria naoatendimento.merdadetroller@
- Estou muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito decepcionado com a Troller do qual fui apaixonado por 5 viaturas e nunca pensei em ter um problema tão difícil de resolver.
É tão difícil quanto resolver problemas de telefonia por telefone; ISTO É UMA VERGONHA como disse o Boris Casoy.
Neste momento estou tentando um carro reserva daqueles 1.0 ( legal né ) e só podem fornecer por 3 dias.( vc compra um troller 4x4 pra trabalhar e recebe um 1.0 ).
É tanta indignação que não cabe no forum; abraço a todos.
Humberto Baldisseri
20/03/2014, 19:33
Estamos todos afundando no mesmo barco!
Barbosa,
Foi retirado o motor pois a tampa traseira tem que ser removida bem como a bomba d´água para verificação e troca dos selos. A água foi identificada vazando para dentro do motor na proximidade da bomba atrás da tampa portanto só uma remoção geral para analisar melhor o maldito defeito.( e pra isso tem que remover o motor )
O Motor tá na UTI da CSS por falta de ferramental para travar o motor para desmontagem e não perder o ponto; um absurdo uma CSS não ter treinamento e nem ferramental para fazer o serviço e mesmo assim ser credenciada para tal.
Não consigo um canal melhor que o 0800 da FORD para cobrar uma posição sobre o assunto.
- UMA VERGONHA O ATENDIMENTO DA TROLLER ; já mandei 3 emails em 8 dias e nenhuma resposta.( atendimento.troller@atento.com.br ) email fornecido pelo 0800.Melhor seria naoatendimento.merdadetroller@
- Estou muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito decepcionado com a Troller do qual fui apaixonado por 5 viaturas e nunca pensei em ter um problema tão difícil de resolver.
É tão difícil quanto resolver problemas de telefonia por telefone; ISTO É UMA VERGONHA como disse o Boris Casoy.
Neste momento estou tentando um carro reserva daqueles 1.0 ( legal né ) e só podem fornecer por 3 dias.( vc compra um troller 4x4 pra trabalhar e recebe um 1.0 ).
É tanta indignação que não cabe no forum; abraço a todos.
GPBarbosa
20/03/2014, 20:43
Humberto e Braz vcs poderiam me enviar um e-mail para gp-babosa@hotmail.com. Assim poderemos conversar melhor, trocar telefones e etc.
Obrigado
BrazPeres
20/03/2014, 21:03
Humberto e Braz vcs poderiam me enviar um e-mail para gp-babosa@hotmail.com. Assim poderemos conversar melhor, trocar telefones e etc.
Obrigado
brazperes@gmail.com
Humberto Baldisseri
20/03/2014, 21:14
humbertobaldisseri@yahoo.com.br
Obrigado
Na Trilha Sertões de Goiânia tem 2 com o mesmo problema. Inclusive um de um amigo meu. Troller comprado em out/2013 com 10.000km. O meu (o mais rodado da turma 18.000km) e o de mais 2 amigos, por enquanto, não tiveram os sintomas ainda, pois na minha visão todos vão ter.
BrazPeres, vi agora que vc também é de Goiânia. A Trilha Sertões é uma vergonha de CCS. A última que aconteceu comigo foi quando fiz a revisão de 10.000km. Disseram que trocaram todos os filtros, oleo, calço do cambio e fizeram alinhamento e balanceamento. Quando fui pegar o carro perguntei cadê as peças trocadas eles me falaram que jogaram fora. Moral da estoria, tive de alinhar e balancear o carro novamente, o calço do cambio quebrou depois de 2000km e fico me perguntando se realmente trocaram os filtros.
telles0808
21/03/2014, 13:23
BrazPeres, vi agora que vc também é de Goiânia. A Trilha Sertões é uma vergonha de CCS. A última que aconteceu comigo foi quando fiz a revisão de 10.000km. Disseram que trocaram todos os filtros, oleo, calço do cambio e fizeram alinhamento e balanceamento. Quando fui pegar o carro perguntei cadê as peças trocadas eles me falaram que jogaram fora. Moral da estoria, tive de alinhar e balancear o carro novamente, o calço do cambio quebrou depois de 2000km e fico me perguntando se realmente trocaram os filtros.
Calma, calma, vamos com calma.
O calço do câmbio deu problema no seu ou isso é geral? O ideal é pedir as peças usadas já na OS. Mas isso não impede de pegarem qquer uma e te entregar, dizendo que são as suas.
Quem aqui não perdeu as esperanças ainda? =(
Se esse tipo de problema (baixar a água) vier a ocorrer depois dos 2 anos de garantia, vai ter muita gente com processos de vício oculto, entre outros.
Já dá até para ver...
GPBarbosa
21/03/2014, 20:01
Diagnóstico MWM é q a bomba d'água precisa ser trocada.
amanha vou até a CCS obter informações mais detalhadas...
MineiroEng
21/03/2014, 20:53
Na Trilha Sertões de Goiânia tem 2 com o mesmo problema. Inclusive um de um amigo meu. Troller comprado em out/2013 com 10.000km. O meu (o mais rodado da turma 18.000km) e o de mais 2 amigos, por enquanto, não tiveram os sintomas ainda, pois na minha visão todos vão ter.
Infelizmente o meu é o proximo da fila que está a espera de respostas na CSS Trilha Sertões em Goiania.
Estive na CSS e vi o carro do Braz todo desmontado e mecânicos muito mal preparados para resolver o problema, a falta de confiança que nos passam é tremenda, parece que nem se quer tem a ideia do que realmente estão fazendo.
Tirei até algumas fotos do carro Braz e o meu que ainda se encontra da mesma maneira esperando encontrar alguma solução.
Agora a pergunta é, se conseguiram reparar e qual a confiança no carro depois deste desmanche?
Muito revoltante!
Braz se puder passar seu email pra gente conversar, o meu é fabriciolima.eng@gmail.com
Martin427
21/03/2014, 21:05
Não serve de consolo, mas... Tirar e colocar o motor em um carro com tanto espaço no cofre quanto o Troller é um trabalho bastante simples. Qualquer pessoa com mínima vivência em mecânica, um cérebro funcional e ferramental adequado consegue fazer isso sem nenhum contratempo.
Quanto a desmontagem/montagem do motor, tendo em mãos o manual de serviço (que a concessionária com certeza tem) e seguindo o passo a passo, também não tem nenhum grande trauma. O motor 3.2 é um tanto complexo, mas pelo que vi nas fotos e em alguns Troller desmontados na Trilha 4x4 de Campinas, os sistemas que são mais chatos (i.e., o EGR e a bomba de alta pressão) saem "num bloco só". Não tem dificuldade tira-los e coloca-los de volta. Eu ficaria preocupado caso algum um desses sistemas fossem desmontados, mas obviamente isso não vai acontecer pois não tem nenhuma relação com o vazamento de água.
Sugiro aos que estão com esse problema 2 coisas: passem frequentemente na concessionária (dia sim dia não, se possível) para acompanhar de perto o serviço e exijam que seja mostrado exatamente onde estava o problema. Isso tende a evitar que a concessionária caia na tentação de montar o motor de novo sem ter identificado onde estava realmente o vazamento.
abraço,
Martin
Engº Gil
21/03/2014, 21:47
Diagnóstico MWM é q a bomba d'água precisa ser trocada.
amanha vou até a CCS obter informações mais detalhadas...
Será que vem ai mais um RECALL
BrazPeres
22/03/2014, 08:22
Fabricio,
Concordo com seu ponto de vista em relação a CSS, o pessoal é legal mas falta conhecimento técnico, ferramental etc..
Depois do desmanche encontramos o local com problema; vedação da tampa traseira. O problema é que pra chegar lá fez foi criado um quebra cabeça que agora vai ter que montar.
Não consegui NADA, realmente NADA junto a Troller/Ford pelo 0800 - UMA VERGONHA DE ATENDIMENTO. Não responderam NENHUM email que enviei e falar com 0800 é alimentar raiva; entendo sr; pois não sr; está sendo feito o reparo sr; eles não sabem de nada, nada mesmo pois vou todos os dias na Css acompanhar o andamento e o 0800 não sabe nem o que está sendo feito.
455773455774
Caso queira mais detalhes - brazperes@gmail.com
Pelo que entendi, se for só a bomba d'água, o problema é simples. Mas, pelo que vi, pra trocar a bomba d'água desse motor é igual nos MWM 2.8. Tem que arrancar o motor fora.
Calma, calma, vamos com calma.
O calço do câmbio deu problema no seu ou isso é geral? O ideal é pedir as peças usadas já na OS. Mas isso não impede de pegarem qquer uma e te entregar, dizendo que são as suas.
Quem aqui não perdeu as esperanças ainda? =(
Se esse tipo de problema (baixar a água) vier a ocorrer depois dos 2 anos de garantia, vai ter muita gente com processos de vício oculto, entre outros.
Já dá até para ver...
Telles, como diz o velho ditado "a esperança é a última que morre". Gosto muito do carro só que a falta de profissionalismo da CCS juntamente com os problemas desanima um pouco.
Ps. Na Trilha Sertões eles não geram OS. Eu acho que a questão do calço é específico do meu Troller.
GPBarbosa
22/03/2014, 17:20
Será que vem ai mais um RECALL
Gil até agora eu estou perplexo com td q está acontecendo, achei q já estava calejado, mas depois de ver o meu parcialmente desmontado na CCS deu vontade de chorar.
Bráz o seu então e desolador!!!!!!!! o meu foi desmontado parcialmente.
da vontade de mandar fazer um outdoor na porta do salão do automóvel com estas fotos!!!!!!!!!!!!!
Meu troller está com quase 15kkm.
Notei agora um vazamento na caixa de transmissão. É água que vaza. (não sei se isso tem alguma relação)
Enfim, fui olhar o reservatório do arrefecimento e tudo estava normal. Sempre um pouco acima do máximo, inclusive.
Eis que vendo a foto dos senhores eu percebo... O líquido do meu reservatório é completamente transparente!
Todo mundo que olha acha que está vazio, mas basta duas batatinhas e da pra ver o nível da água!
Vejo que o líquido do reservatório de vocês é verde!
Alguém me explica isso? Nunca mexi nisso nem notei se já foi verde algum dia... Nunca abri a tampa sequer.
Engº Gil
23/03/2014, 23:53
Notei agora um vazamento na caixa de transmissão. É água que vaza. (não sei se isso tem alguma relação)
Enfim, fui olhar o reservatório do arrefecimento e tudo estava normal. Sempre um pouco acima do máximo, inclusive.
Eis que vendo a foto dos senhores eu percebo... O líquido do meu reservatório é completamente transparente!
Todo mundo que olha acha que está vazio, mas basta duas batatinhas e da pra ver o nível da água!
Alguém me explica isso? Nunca mexi nisso nem notei se já foi verde algum dia... Nunca abri a tampa sequer.
Parolim, segue algumas considerações;
Líquido de arrefecimento: Composto de uma mistura de água destilada com aditivos anti-oxidantes (previne a corrosão dos elementos metálicos do sistema), anti-congelantes (previne a formação de cristais de gelo quando o liquido atinge aproximadamente 0ºC, e consequente aumento interno de pressão), e em alguns casos mais específicos algicidas (previne o desenvolvimento de algas) ou anti-bacterianos. Sua função é efetuar a troca de calor, ele ganha calor quando passa pelo motor a explosão (http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_a_explos%C3%A3o) e perde calor ao passar no radiador.
A cor característica na maioria das vezes é rosa, mas pode-se encontrar também o líquido na cor verde.
Assim a conclusão é se o liquido que você observa e transparente então deve ser água pura, ou seja sem o liquido de arrefecimento.
A grande pergunta e porque.
Martin427
24/03/2014, 09:13
O fluído da MWM original (o que você compra na concessionária) é extramamente concentrado, e, segundo a embalagem, 1L é suficiente para 30 de água. Ou seja, no Troller, o "ideal" seria usar pouco mais de 1/3 do frasco, pois são 11L de água. Algumas concessionárias colocam 1 frasco inteiro, mas nunca passa disso.
Eu já acho pouco um frasco inteiro, quanto mais 1/3 de frasco. A água fica completamente transparente.
Por mais que essa seja a recomendação do fabricante do aditivo, o fato é que praticamente todos os trollers que eu vejo na concessionária tem a água do radiador com cor de ferrugem e o reservatório completamente sujo.
Por isso, eu ignoro solenemente a recomendação do fabricante do aditivo MWM e uso 2 frascos no meu carro. A água fica verdinha e se mantém limpa por quanto tempo ela ficar lá - ou seja, de 30 a 40 mil km, que é o prazo de troca estipulado.
Abraço,
Martin
Bom dia a todos.
Assim que tirei da CCS observei que o liquido do deposito era verde claro, mas com o tempo foi ficando transparente. Na 1º revisão questionei isso e o responsável pela garantia ligou na hora para a fábrica e a resposta foi que o tipo de fluido que utilizam tende a acontecer isso com o tempo mas a propriedade não é afetada. Não sei se isso procede, mas até o momento continua transparente, sem indicio de ferrugem.
Na época da troca vou exigir o da MWM que uso a bastante tempo e nunca mudou de cor, sempre verde.
Abçs,
Helio.
Fabio_Roberto
24/03/2014, 13:09
Bom dia a todos.
Assim que tirei da CCS observei que o liquido do deposito era verde claro, mas com o tempo foi ficando transparente. Na 1º revisão questionei isso e o responsável pela garantia ligou na hora para a fábrica e a resposta foi que o tipo de fluido que utilizam tende a acontecer isso com o tempo mas a propriedade não é afetada. Não sei se isso procede, mas até o momento continua transparente, sem indicio de ferrugem.
Na época da troca vou exigir o da MWM que uso a bastante tempo e nunca mudou de cor, sempre verde.
Abçs,
Helio.
Para informação eu troquei o liquido, coloquei original MWM, era verde, bem clarinho, depois de 3 semanas fui olhar e estava rosa, vermelho... era tudo menos verde...
Este foi o produto..
456140
o 456172
Boa noite Fabio,
Não conheço o anticorrosivo que vc postou, mas este acima é o que já uso a bastante tempo e não muda de cor, sempre verde.
Helio.
Fabio_Roberto
25/03/2014, 11:50
o 456172
Boa noite Fabio,
Não conheço o anticorrosivo que vc postou, mas este acima é o que já uso a bastante tempo e não muda de cor, sempre verde.
Helio.
Hélio
Aqui o verso da embalagem, é da MWM, só ser for um genérico e eu não to sabendo..kkkkk
456321456322
Newton Guerra
25/03/2014, 20:19
Fábio, pela foto o fabricante é a Radiex. Num teste do Inmetro ele foi "reprovado com louvor", é água pura (93%), totalmente fora das normas do Inmetro:
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/aditivo_radiadores.pdf
Eu gosto muito do Paraflu, uso há 14 anos no Vitara e não tem nenhum sinal de corrosão no sistema. Não sei se pode ser usado no bloco do MWM.
Abraço
homerohermida
25/03/2014, 21:53
Fábio, pela foto o fabricante é a Radiex. Num teste do Inmetro ele foi "reprovado com louvor", é água pura (93%), totalmente fora das normas do Inmetro:
Eu gosto muito do Paraflu, uso há 14 anos no Vitara e não tem nenhum sinal de corrosão no sistema. Não sei se pode ser usado no bloco do MWM.
Abraço
Eu também não sei se pode, mas uso há 12 anos em todos os veículos que tive (inclusive meu último Jeep durante 10 anos), com água super mineralizada da bica! No Troller, uso desde maio de 2011. Nunca tive problemas de corrosão, furo em radiador, troca de bomba ou válvula.
Fabio_Roberto
26/03/2014, 11:39
Abraço
Po fiquei de cara, vou trocar urgente.... essas merdas nem deveriam vender... só da prejuízo... e tempo perdido..
Valeu meu amigo.. abraço!
telles0808
26/03/2014, 13:33
Este verde que vem por padrão no TGV é de qualidade?
GPBarbosa
27/03/2014, 18:59
e ai pessoal alguma novidade?
para o meu lado a única novidade é fui obrigado a devolver o carro alugado e estou sem previsão de qdo o meu 3.2 volta para casa.
Isto é PADRÃO troller de qualidade e respeito com os consumidores.
Paulo Peitudo
29/03/2014, 02:41
No meu caso, a água continua baixando. Pra onde vai, não sei. Durma-se com um barulho desses.
GPBarbosa
01/04/2014, 21:30
e hj completam 3 semanas que estou sem o meu troller e sem veículo reserva.
Pensem bem antes de adquirir um troller zero!!!!!!!!!!!
Detalhe não existe previsão de entrega, visto que para o nível de capacitação do pessoal da troller É MUITO COMPLEXO definir quando uma peça sairá de um lugar e chegará no outro.
BrazPeres
01/04/2014, 21:33
Vivendo o mesmo drama amigo, sem carro, sem solução. Amanhã vou ao Procom tentar alguma coisa, vou postando as novidades.
Peço aos amigos com o mesmo problema que postem sua indignação na pagina da troller no facebook pois unidos venceremos.
https://www.facebook.com/TrollerBrasil
Paulo Peitudo
02/04/2014, 01:08
Pra onde essa PORRA DE ÁGUA tá indo, afinal?
BrazPeres
02/04/2014, 07:44
Pra onde essa PORRA DE ÁGUA tá indo, afinal?
Paulo, no meu caso ela está indo pra dentro do motor e misturando com o óleo. Tem alguns amigos que relatam vazamentos em outros lugares mais o mais sério é no meu caso que tem que remover o motor pra tentar arrumar o vazamento.
Leia o Forum desde o inicio que poderá ajudar no seu problema. Boa Sorte.
Paulo Peitudo
06/04/2014, 01:33
Braz, no meu caso a água está vazando na junção câmbio/motor, embaixo do bugão. A água mina ali bem devagarinho, mas o bichão tá bebendo 1 litro ou mais a cada 300 km. Estou preocupado porque o danado tem 9 meses de vida, com 17.500 km rodados. É muito cedo para aparecer um problema desse. Vou agendar na CCS.
Abç.
Paulo, no meu caso ela está indo pra dentro do motor e misturando com o óleo. Tem alguns amigos que relatam vazamentos em outros lugares mais o mais sério é no meu caso que tem que remover o motor pra tentar arrumar o vazamento.
Leia o Forum desde o inicio que poderá ajudar no seu problema. Boa Sorte.
Paulo Peitudo
06/04/2014, 19:10
O meu tá com 17.800 km.
Perdendo de 1 a 2 litros por dia.
Já encontrei onde está pingando.
Colocar mais um na lista.
Troller 3.2 com 19.000 km.
+ou- 500ml a cada 1.000Km.
O meu tb está vazando oleo entre o motor e cambio.
Alguma relação com a agua ??
GPBarbosa, favor entrar em contato: leonardo_cestari@yahoo.com.br
Paulo Peitudo
08/04/2014, 01:35
Léo, o meu começou assim.
Sumindo água bem devagar. Agora, quando paro o bichão na garagem, a água acumula no chão. Na junção câmbio/motor virou goteira, água quente. Mas é água, não é óleo. Levantei o bichão na oficina de um cabra entendido. Ele - de primeira - falou: _ É selo. Não entendo nada disso. O pior é que esse camarada me disse, antes da compra: _ Rapá, compra isso não. Vai ser dor de cabeça. Compre uma Frontier.
Tá aí a cagada.
Ele vai na prancha pra CCS.
GPBarbosa
08/04/2014, 22:37
amanhã, completando 29 dias sem a vtr, o mesmo será devolvido.
Finalmente a bomba d'água chegou, foi montada, testada e está pronto.
Para testar tem rally no sábado, vamos ver como vai ser...
Paulo Peitudo
09/04/2014, 21:32
Via-crúcis... Tá na CCS.
CALMA pessoal, se serve de consolo pra vocês a minha Ranger 2013 também "bebe" água !!
O pessoal da Center Ford aqui de Curitiba (pasmem) disse que é "normal" este "tipo" de motor, que posso ficar tranquilo, mesmo tendo que colocar na média 2 litros de aditivo a cada 10 dias !!!!!!!!!
Já não sei mais o que fazer, o pior é que NÃO consigo descobrir para onde está indo o liquido !!! ISSO VAI DAR MERDA LOGO LOGO !!!!!!!!
Newton Guerra
10/04/2014, 11:41
CALMA pessoal, se serve de consolo pra vocês a minha Ranger 2013 também "bebe" água !!
O pessoal da Center Ford aqui de Curitiba (pasmem) disse que é "normal" este "tipo" de motor, que posso ficar tranquilo, mesmo tendo que colocar na média 2 litros de aditivo a cada 10 dias !!!!!!!!!
Já não sei mais o que fazer, o pior é que NÃO consigo descobrir para onde está indo o liquido !!! ISSO VAI DAR MERDA LOGO LOGO !!!!!!!!
Alcione, fale para o pessoal assinar um papel falando que é normal consumir água assim. É o fim da picada o tratamento que nós consumidores recebemos de algumas autorizadas. Na hora que fundir um motor por causa disso vão tirar o deles da reta.
Boa sorte!
telles0808
10/04/2014, 13:16
Sem comentários a respeito de um peão que fala uma asneira tamanha. Se quiser, posso te indicar um advogado, pois você provavelmente vai precisar, logo logo.. =(
Paulo Peitudo
10/04/2014, 16:09
A água, bem como o aditivo, devem estar indo para dentro dos cérebros dos engenheiros, isso para não dizer que pode estar indo pro C do declarante...
GPBarbosa
10/04/2014, 19:20
E este é o futuro motor do troller 2014!!!!!!!!!!
Paulo Peitudo
13/04/2014, 02:49
Barbosa,
Tiraram o seu motor para reparo?
GPBarbosa
13/04/2014, 15:13
Barbosa,
Tiraram o seu motor para reparo?
Não.
Existem dois problemas relacionado ao desaparecimento de água do 3.2.
1. um tampinha de merda que foi mal fixada. Este é o problema simples de se resolver, da trabalho mas é fácil de identificar.
2. o do meu e o de alguns outros onde os "especialistas" não conseguem identificar onde é a causa.
Portanto se o seu está sumindo água torça para encontrar uma marca embaixo do motor (q não é ar condicionado).
O meu ficou exatos 29dias parado, pois é me devolveram 1 dia antes de completar 30 (interessante né!!!!).
E É CLARO QUE O PROBLEMA CONTINUA...
Amanhã segunda-feira, ele volta para onde não deveria ter saído.
Paulo Peitudo
13/04/2014, 17:25
Valeu, Barbosa.
No meu, há uma marca de vazamento no encontro câmbio/motor.
Por ora, parece ser a tal borracha/tampinha que vc mencionou.
A bem da verdade, ninguém sabe o que está acontecendo; nem mesmo aqueles que vcs chamam de "engenheiros".
Humberto Baldisseri
13/04/2014, 20:26
Barbosa, o meu aconteceu isso tbm, ficou 52 dias na CCS e não resolveram o problema.
BrazPeres
14/04/2014, 21:53
Amigos,
Criei este Forum no início do meu problema que está todo relatado nas paginas anteriores. Noto que o problema está generalizado com o 3.2 e a dona Ford/Troller não faz nada pra resolver o problema, joga tudo pro 0800 e acaba com nossa paciência.
O Meu foi devolvido com 30 dias ( sempre assim ) e claro está uma MERDA; não dá partida a frio nem com benzedeira, o motor fica trepidando até aquecer e voltei na CSS por 2x e tive que escutar cada coisa inacreditável até que teria que jogar wd40 na entrada de ar do snorquel para dar partida; hoje perdi realmente a paciência e resolvi rebocar o danado pra famosa CSS Trilha Sertões de GYN ( foto anexo ).
Resumindo.:
40 dias de muita dor de cabeça
todos te olhando com a cara de ( sabia que isto não prestava )
tive que alugar carro, andar de táxi, perder tempo no 0800, mandar muitos a PUTA QUE PARIU e...
Vendi o laranjão (10 mil de prejuízo ) alem do desgaste emocional e riscos que corri.
Hoje apesar da raiva matinal pela falta de partida vi meu quinto troller ir embora embarcado e sinceramente não tenho nenhuma saudade desta MERDA de Troller/Ford. ( Pedi o guincho no 0800 as 8:30 e só consegui embarcar as 14:45 / chegou na css as 16:30 ) - Eficiência total.
Agradeço aos que solidarizaram comigo mas estarei navegando em outras águas ( agora de Pajero Dakar ); não sei se vou ser feliz mas minha saúde não aguentava mais a falta de respeito da Troller. Vai com Deus MERDA de carro. Num belo dia de chuva deveria ir boiando igual Merda msm...
459306 459307 459308
Marcelo-HPE
14/04/2014, 22:14
Trepidando até aquecer e ruim de pegar , possívelmente durante a remontagem ,deixaram o motor fora do ponto .
Amigo vc deu ele em negócio na Pajero Dakar ou conseguiu vender ???
Abração e boa sorte !!
GPBarbosa
17/04/2014, 19:02
Pronto para o feriado
MineiroEng
18/04/2014, 00:42
Hoje completei meus 30 dias de vtr na css, e atá agora encontrasse todo desmontado ainda.
DESILUSÃO
O meu está com 19500 km. Nunca completei mas vou ficar de olho.
....só uma pergunta, esse problema começou pós recall ou já vinha acontecendo?
Lembro que tiveram carros que após o recall, os motores dos mesmos vazaram óleos pelos bicos, e foi constado que faltava anel de vedação. O que eu quero dizer é nem todos nem todos os mecânicos das ccs são competentes para efetuar a manutenção dos troller's. Se colocaram os bicos sem vedação imagino o que fizeram com o resto do motor.
GPBarbosa
21/04/2014, 17:51
....só uma pergunta, esse problema começou pós recall ou já vinha acontecendo?
Lembro que tiveram carros que após o recall, os motores dos mesmos vazaram óleos pelos bicos, e foi constado que faltava anel de vedação. O que eu quero dizer é nem todos nem todos os mecânicos das ccs são competentes para efetuar a manutenção dos troller's. Se colocaram os bicos sem vedação imagino o que fizeram com o resto do motor.
Jota,
no meu foi bem depois do recall.
e antes disso nunca precisei fazer qqr manutenção envolvendo sistema de arrefecimento.
portanto ou é defeito de um lote de peças (e mais uma vez fui sorteado) ou mais um problema de projeto em que logo logo vem o kit gambiarra.
Estranho, muito estranho. Muitos carros na Trilha Sertões com problemas. Vc pode ter certeza em vez de melhorar essa turma vai aacabar com a viaturas de vc´s. Quando levo o carro para revisão, acompanho toda retirada e trocas das pessas.
GPBarbosa
21/04/2014, 19:57
Com certeza o problema de vazamento de água não tem relação com manutenção.
tanto no meu caso quanto no do pessoal da trilha sertoes os pobres mecânicos não tem culpa.
a culpa é dos "engenheiros" mesmo, que projetaram essa meleca de motor 3.2.
sem dúvidas o PIOR motor no mercado atualmente,
TCHEIGOR
21/04/2014, 23:40
pessoal, não esqueçam que o aditivo do líquido do arrefecimento que a MWM usa é falcatrua, tem até um tópico sobre isso. Pode ser uma simples corrosão de algum selo, depois de trocado e posto o aditivo correto, acredito que ficará normal.
GPBarbosa
22/04/2014, 19:57
pessoal, não esqueçam que o aditivo do líquido do arrefecimento que a MWM usa é falcatrua, tem até um tópico sobre isso. Pode ser uma simples corrosão de algum selo, depois de trocado e posto o aditivo correto, acredito que ficará normal.
Rapaz andei pelo menos 100mil km com um FIAT uno q NUNCA viu aditivo de radiador e nem por isso a corrosão foi tão acentuada, portanto acho impossível a questão do fluido ter causado o problema atual.
GPBarbosa
11/05/2014, 15:12
Amigos,
Criei este Forum no início do meu problema que está todo relatado nas paginas anteriores. Noto que o problema está generalizado com o 3.2 e a dona Ford/Troller não faz nada pra resolver o problema, joga tudo pro 0800 e acaba com nossa paciência.
O Meu foi devolvido com 30 dias ( sempre assim ) e claro está uma MERDA; não dá partida a frio nem com benzedeira, o motor fica trepidando até aquecer e voltei na CSS por 2x e tive que escutar cada coisa inacreditável até que teria que jogar wd40 na entrada de ar do snorquel para dar partida; hoje perdi realmente a paciência e resolvi rebocar o danado pra famosa CSS Trilha Sertões de GYN ( foto anexo ).
Resumindo.:
40 dias de muita dor de cabeça
todos te olhando com a cara de ( sabia que isto não prestava )
tive que alugar carro, andar de táxi, perder tempo no 0800, mandar muitos a PUTA QUE PARIU e...
Vendi o laranjão (10 mil de prejuízo ) alem do desgaste emocional e riscos que corri.
Hoje apesar da raiva matinal pela falta de partida vi meu quinto troller ir embora embarcado e sinceramente não tenho nenhuma saudade desta MERDA de Troller/Ford. ( Pedi o guincho no 0800 as 8:30 e só consegui embarcar as 14:45 / chegou na css as 16:30 ) - Eficiência total.
Agradeço aos que solidarizaram comigo mas estarei navegando em outras águas ( agora de Pajero Dakar ); não sei se vou ser feliz mas minha saúde não aguentava mais a falta de respeito da Troller. Vai com Deus MERDA de carro. Num belo dia de chuva deveria ir boiando igual Merda msm...
459306 459307 459308
tmb "resolvi" o meu problema essa maneira.
Daniel.Shimomoto
29/05/2014, 22:51
Galera dos Troller bebedores de água;
Li o teopico inteiro e vi que alguns problemas são questões de selos internos e outros estão sem explicação. Vocês já foram analisar se essa fuga de água não se relaciona com furo no EGR Cooler?
Nos EUA, a Ford enfrentou problema parecido com a mesma empresa (Maxxforce, divisão de motores da NAVISTAR e dona da International Engines e MWM) na F-250 e o problema era o desaparecimento de água que ia para a camara de combustão via EGR.
Se não estou errado, algumas Amaroks apresentam esse mesmissimo problema
Abraços
GPBarbosa
30/05/2014, 06:46
Sim foram verificados, inclusive tem fotos de EGR aberto aqui no tópico.
infelizmebte este problema ainda não tem solução!!!!!!!!!!!!
Daniel.Shimomoto
02/06/2014, 08:33
Esse motor 3.2L da International Engines South America foi a pior porcaria que uma empresa conseguiu fabricar.
Dá quase que para dizer que é o "Powerstroke 6.0 brasileiro" em se tratando de problemas.
E esses problemas estão acabando com o nome MWM International, bem como o da International Engines - Navistar: Hoje a linha de produtos da empresa são os problemáticos 3.2L, o V8 6.4L (que não foi para frente e só é empregada em onibus escolar da International Truck), o NGD9.3L (outro fiasco - um VW Constellation equipado com esse motor tem valor de mercado inferior a de um truck alguns anos mais antigo), e mesmo os Maxxforce 4.1A e 3.9A não são bem vistos em função do elevadissimo consumo de combustivel em aplicações agricolas (que hoje se resume a 2 modelos da Massey Ferguson - chegou a ser de toda a linha 200 de 4 cilindros!)
Uma pena!
navalito
22/12/2014, 13:47
Esse motor 3.2L da International Engines South America foi a pior porcaria que uma empresa conseguiu fabricar.
Dá quase que para dizer que é o "Powerstroke 6.0 brasileiro" em se tratando de problemas.
E esses problemas estão acabando com o nome MWM International, bem como o da International Engines - Navistar: Hoje a linha de produtos da empresa são os problemáticos 3.2L, o V8 6.4L (que não foi para frente e só é empregada em onibus escolar da International Truck), o NGD9.3L (outro fiasco - um VW Constellation equipado com esse motor tem valor de mercado inferior a de um truck alguns anos mais antigo), e mesmo os Maxxforce 4.1A e 3.9A não são bem vistos em função do elevadissimo consumo de combustivel em aplicações agricolas (que hoje se resume a 2 modelos da Massey Ferguson - chegou a ser de toda a linha 200 de 4 cilindros!)
Uma pena!
Amigos resolveram o problema? como?
O meu comecou com esse problema agora depois de 50k km
Eu resovi o "meu" problema vendendo e tomando 20 conto de prejuizo.
Quando vejo uma merda de uma loja da Troller troco de calçada.
Esse lixo de empresa e TODOS os seus funcionários não merecem o respeito do seu cliente.
Paulo Peitudo
22/12/2014, 23:30
navalito, tudo bem?
No meu caso o problema surgiu com 16.000 km.
O problema foi resolvido, por enquanto, na Trilha Vip, em Ribeirão Preto.
Era uma tampinha. O meu fez 30.000 km, hoje; o problema desapareceu.
Abç.
Amigos resolveram o problema? como?
O meu comecou com esse problema agora depois de 50k km
navalito
23/12/2014, 11:44
Paulo,
sabe me dar maiores explicações? seria selo interno entre o bloco e o cabeçote?
Obrigado, iria viajar agora no final do ano e a Troller não vai me trocar isso agora. Pretendo trocar no meu mecânico mesmo..
Obrigadão, abss
navalito, tudo bem?
No meu caso o problema surgiu com 16.000 km.
O problema foi resolvido, por enquanto, na Trilha Vip, em Ribeirão Preto.
Era uma tampinha. O meu fez 30.000 km, hoje; o problema desapareceu.
Abç.
Paulo Peitudo
24/12/2014, 00:56
Navalito, beleza?
Não entendo nada de mecânica. No meu caso, a CCS conseguiu resolver o problema sem retirar o motor. Vi uma tampinha de ferro colada com silicone, num motor desmontado. Fui informado de que o problema foi nela. Com certeza não foi selo. OBS: no meu caso, não houve mistura de óleo com líquido de arrefecimento. A água pingava no chão da minha garagem. Com o seu, a água está sumindo?
Paulo,
sabe me dar maiores explicações? seria selo interno entre o bloco e o cabeçote?
Obrigado, iria viajar agora no final do ano e a Troller não vai me trocar isso agora. Pretendo trocar no meu mecânico mesmo..
Obrigadão, abss
navalito
24/12/2014, 09:16
Obrigado Paulo,
Meu vazamento parece que é no retentor da bomba dágua que fica no fundo do motor ao lado do bloco, por isso não vejo agua no chão. Depois das festas vou em um mecanico bom para resolver. abss
Navalito, beleza?
Não entendo nada de mecânica. No meu caso, a CCS conseguiu resolver o problema sem retirar o motor. Vi uma tampinha de ferro colada com silicone, num motor desmontado. Fui informado de que o problema foi nela. Com certeza não foi selo. OBS: no meu caso, não houve mistura de óleo com líquido de arrefecimento. A água pingava no chão da minha garagem. Com o seu, a água está sumindo?
Paulo Peitudo
24/12/2014, 20:54
Blz, boa sorte, lá.
Abç.
Paulo Peitudo
29/12/2014, 02:24
Navalito, tudo bem?
Descobriu o que houve com o jipe?
Parece até piada, infelizmente, o meu, hoje, seguiu para a CCS na prancha (guincho).
Motivo? Líquido de arrefecimento baixando loucamente. Água vazando, caindo no chão da garagem. Revisão de 30.000 realizada há menos de 1 mês.
Após 30.000 km, o problema aparece pela segunda vez. PELA SEGUNDA VEZ O BICHÃO FOI PRA CCS NA PRANCHA. QUE DEUS ME AJUDE NA SOLUÇÃO DESSE ENROSCO. Gosto muito do carro, porém, não recomendo para ninguém. Abç.
Kátia Silene, Kátia Sirene, Kitola e Paulo Peitudo são a mesma pessoa.
Como Kátia Silene, foi suspenso; como Kitola, foi banido; e agora vem com essa de Paulo Peitudo.
Esssa pesoa não é proprietária de troller, nunca foi e acredito que nunca será.
Paulo Peitudo
09/01/2015, 01:31
Para o Jota, toda e qualquer pessoa que relate um ponto negativo do TGV DEVE SER BANIDA. Para ele é fake, etc, etc.
Deve temer desvalorização do bem. Só pode ser isso.
Para mim, JotaN é Armindo Neto, que já foram paulosergio e teretroller.
Aqui, aprendi a confiar no IDOSO, no Barbosa, e demais azedos que lutaram pelo recall.
Abç.
Kátia Silene, Kátia Sirene, Kitola e Paulo Peitudo são a mesma pessoa.
Como Kátia Silene, foi suspenso; como Kitola, foi banido; e agora vem com essa de Paulo Peitudo.
Esssa pesoa não é proprietária de troller, nunca foi e acredito que nunca será.
Paulo Peitudo
09/01/2015, 01:34
Navalito, consertou o bichão?
Deu tudo certo?
Cara, o meu tá rodando novamente.
Cuidado, não fale mal da mecânica da viatura.
Vão acabar dizendo que vc é fake, Katia Silene, Katia Sirene, Paulo Peitudo, etc.
ABÇ.
welerson
27/01/2015, 11:16
Oi Paulo, tudo bem? dia 29 vc comentou que seu troller estava consumindo muita água e havia sido encaminhado para a concessionaria . qual era o problema dele? foi dificil concertar?
Paulo Peitudo
27/01/2015, 22:53
Prezado welerson, tudo bem?
Foi tranquilo. Creio que era algum pequeno vazamento - fissura.
A CCS intercedeu, arrumaram rapidinho, o bichão tá na garantia, e retirei a viatura em dois dias.
O meu tá com 33.000 km. Rodando normal. Sem problemas. Não sei o que ocorreu com o Navalito. Acho que o dele também foi corrigido. Boa sorte.
Oi Paulo, tudo bem? dia 29 vc comentou que seu troller estava consumindo muita água e havia sido encaminhado para a concessionaria . qual era o problema dele? foi dificil concertar?
TCHEIGOR
28/01/2015, 01:35
Ué mas não te falaram qual era o problema? E vc não questionou?
Seria de muita ajuda a todos se fosse postada qual a causa ou origem do defeito.
Descobre isso aí e contribua para o forum!
Prezado welerson, tudo bem?
Foi tranquilo. Creio que era algum pequeno vazamento - fissura.
A CCS intercedeu, arrumaram rapidinho, o bichão tá na garantia, e retirei a viatura em dois dias.
O meu tá com 33.000 km. Rodando normal. Sem problemas. Não sei o que ocorreu com o Navalito. Acho que o dele também foi corrigido. Boa sorte.
Paulo Peitudo
29/01/2015, 01:11
Ué mas não te falaram qual era o problema? E vc não questionou?
Seria de muita ajuda a todos se fosse postada qual a causa ou origem do defeito.
Descobre isso aí e contribua para o forum!
TCHEIGOR, relataram uma pequena fissura no radiador.
Foi consertado e agora tá normal.
Abç.
Bom dia pessaol!
O meu troller ta baixando agua alem do normal, dei uma volta ontem de uns 100 km, sem muito esforco, estava no nivel, olhei agora de manha esta abaixo do minimo, olhei o oleo esta normal. O que pode ser isso, nao ha indicios de vazamentos.
Fiz um recall ha muito tempo do selo da bomba dagua.
Alguem pode da uma ideia do que seja?
tormenta
03/08/2015, 12:03
Bom dia pessaol!
O meu troller ta baixando agua alem do normal, dei uma volta ontem de uns 100 km, sem muito esforco, estava no nivel, olhei agora de manha esta abaixo do minimo, olhei o oleo esta normal. O que pode ser isso, nao ha indicios de vazamentos.
Fiz um recall ha muito tempo do selo da bomba dagua.
Alguem pode da uma ideia do que seja?
Olá amigo, no meu caso o vazamento era parecido com o seu, mesmo após confirmar que o não havia água misturando com óleo, selos comprometidos, microfuros no radiador, mangueiras ou reservatório de expansão com a válvula da tampa comprometida, a água continuava sumindo sem explicação.
Depois de um post lá no Troller Faceclub do Facebook de um caso parecido e solucionado, mandei pra oficina verificar se o vazamento não vinha de uma bocharra de vedação de um pescoço que ficava atrás do motor, que era o caso do rapaz que postou no Facebook. Problema encontrado!
Mas no meu caso o pescoço estava sofrendo tanta pressão por montagem inadequada que havia trincado sua fixação, deixando uma folga significativa, vazando água. Trocada a peça, tudo perfeito até hoje, mais de 10 mil Km rodados.
Segue um álbum de fotos para você ter noção de qual peça estou falando:
http://imgur.com/a/YKjmD
Apesar do que falam contra este motor, foi fácil encontrar essa peça em diferentes distribuidores da MWM. Acabei comprando em SP pelo frete para o RJ via SEDEX ser mais em conta e rápido.
Foi preciso fazer um trabalho para realinhar todas as peças na remontagem. Aquela base da última foto do álbum precisou ser deslocada 1mm para fora para aliviar a tensão no pescoço e não danificá-lo novamente.
Fiz tudo fora da garantia pois não tenho paciência para o péssimo serviço da Trilha Rio e pelas mentiras de "falta peça, só daqui a 3 meses, mais 1 mês parado, tem que trocar também peça XYZ, etc", sendo que bastou uma ligação pra confirmar que existia a peça sim a pronta entrega em mais de uma distribuidora. Somando tudo, o reparo levou 5 dias úteis e foi preciso desmontar apenas o que está demonstrado nas fotos. A peça levou 1 dia útil para vir de SP para o RJ por SEDEX e custou mais ou menos 500 reais com o frete (não me lembro mais exatamente).
Ola amigo, vai ser muito util este post.
vou verificar isto com base nas fotos.
desde ja obrigado.
PS. Tem um grupo de whats app só de TGV. Tem uns sumindo agua tb, vou passar esta informação.
Ola amigo novamente.
TEm o grupo do whats se for interesse em entrar segue contato do adm.
eduardodesaa@hotmail.com
Att
Olá amigo, no meu caso o vazamento era parecido com o seu, mesmo após confirmar que o não havia água misturando com óleo, selos comprometidos, microfuros no radiador, mangueiras ou reservatório de expansão com a válvula da tampa comprometida, a água continuava sumindo sem explicação.
Depois de um post lá no Troller Faceclub do Facebook de um caso parecido e solucionado, mandei pra oficina verificar se o vazamento não vinha de uma bocharra de vedação de um pescoço que ficava atrás do motor, que era o caso do rapaz que postou no Facebook. Problema encontrado!
Mas no meu caso o pescoço estava sofrendo tanta pressão por montagem inadequada que havia trincado sua fixação, deixando uma folga significativa, vazando água. Trocada a peça, tudo perfeito até hoje, mais de 10 mil Km rodados.
Apesar do que falam contra este motor, foi fácil encontrar essa peça em diferentes distribuidores da MWM. Acabei comprando em SP pelo frete para o RJ via SEDEX ser mais em conta e rápido.
Foi preciso fazer um trabalho para realinhar todas as peças na remontagem. Aquela base da última foto do álbum precisou ser deslocada 1mm para fora para aliviar a tensão no pescoço e não danificá-lo novamente.
Fiz tudo fora da garantia pois não tenho paciência para o péssimo serviço da Trilha Rio e pelas mentiras de "falta peça, só daqui a 3 meses, mais 1 mês parado, tem que trocar também peça XYZ, etc", sendo que bastou uma ligação pra confirmar que existia a peça sim a pronta entrega em mais de uma distribuidora. Somando tudo, o reparo levou 5 dias úteis e foi preciso desmontar apenas o que está demonstrado nas fotos. A peça levou 1 dia útil para vir de SP para o RJ por SEDEX e custou mais ou menos 500 reais com o frete (não me lembro mais exatamente).
Onde voce fez o serviço? Qual foi a oficina ou o mecanico?
jacobjorge
08/08/2015, 21:39
Fiz recall e trocaram dois selos do motor. Um deles precisou tirar o motor fora para ter acesso. Parece que a origem do problema é má vedação do selo na montagem da mwm. Segundo me informaram este motor foi adaptado de uma região fria e teve parte da circulação de água quente isolada, pois no brasil não seria necessário. A MWM vedou com "cuspe" e por isto está dando problema. Trocaram os dois selos e já rodei 15000km sem novos problemas.
Estou com esse problema em troller 3.2 13/14.
Tem dia que não cai nada mas tem dia que cai dois litros. Ainda não levei em nenhum mecanico, estou empurrando com a barriga e andando com um galão de 5L.
Se tiver que tirar o motor ferrou...
homerohermida
25/09/2015, 22:25
Estou com esse problema em troller 3.2 13/14.
Tem dia que não cai nada mas tem dia que cai dois litros. Ainda não levei em nenhum mecanico, estou empurrando com a barriga e andando com um galão de 5L.
Se tiver que tirar o motor ferrou...
De um amigo meu, tiraram a caixa de marcha pra consertar.
Alguém recomenda alguma oficina no rio?
homerohermida
12/10/2015, 00:19
Alguém recomenda alguma oficina no rio?
Pra mod 2013 TGV?
Spectreman
12/10/2015, 20:30
Homero, blz?
Parceiro, quanto deve estar custando um pneu 32, 11,5, R15?
Tá beirando milão?
Abç.
Pra mod 2013 TGV?
homerohermida
12/10/2015, 21:44
Homero, blz?
Tá beirando milão?
Abç.
Com certeza! Paguei aproximadamente 950 reais há 9 meses.
VOVÔ DO TROLLER
13/10/2015, 19:49
Homero, blz?
Tá beirando milão?
Abç.
Dá uma pesquisada na www.torrezanpneus.com.br (http://www.torrezam.com.br) . Eles costumam ter bom preço. Abs. Válter
pra mod 2013 tgv?
13/14 tgv...
homerohermida
14/10/2015, 21:42
13/14 tgv...
Todos que conheço, levam na Concessionária pra mexer no motor.
brcbiker
01/12/2015, 14:54
Obrigado Paulo,
Meu vazamento parece que é no retentor da bomba dágua que fica no fundo do motor ao lado do bloco, por isso não vejo agua no chão. Depois das festas vou em um mecanico bom para resolver. abss
Ola Navalito.
Sabe me indicar um bom mecanico em Sao Paulo? Troquei recentemente o selo da parte de tras do motor, que diminuiu realmente o vazamento. Mas apos 400Km vi que baxou mais ou menos dois dedos abaixo do nivel minimo. Suspeito de bomba de agua ou de radiador, mas queria outra opiniao. Pela CCS e muito papo, e a garantia demora demais a responder, quando nao responde negativamente.
Obrigado
Fabio_Roberto
01/12/2015, 17:14
Ola Navalito.
Sabe me indicar um bom mecanico em Sao Paulo? Troquei recentemente o selo da parte de tras do motor, que diminuiu realmente o vazamento. Mas apos 400Km vi que baxou mais ou menos dois dedos abaixo do nivel minimo. Suspeito de bomba de agua ou de radiador, mas queria outra opiniao. Pela CCS e muito papo, e a garantia demora demais a responder, quando nao responde negativamente.
Obrigado
Amigo mecanico Bom que so conserta Troller e sabe tudo desse jipe na minha opinião é o Marcio da T4 interlagos. 11-5667-4386
brcbiker
02/12/2015, 18:14
Amigo mecanico Bom que so conserta Troller e sabe tudo desse jipe na minha opinião é o Marcio da T4 interlagos. 11-5667-4386
Show. Muito obrigado Fabio.
Pedro Rocha
03/12/2015, 17:48
Ola Navalito.
Obrigado
Pode ser que tenha ficado um pouco de ar no sistema e depois de você ter rodado as bolhas subiram para o tanque de expansão. Eu completaria e ficava de olho pra ver se tá baixando mesmo foi apenas o ar devido a uma purga mal feita.
Flavioaj
02/08/2016, 16:05
Boa Tarde amigo,
Gostaria de saber se conseguiu resolver seu problema de baixa no nível da água. Estou com um problema parecido e estive na concessionaria Troller e me disseram que deveria deixar o carro para análise. Como está fora da garantia, vou optar por uma boa oficina de radiadores...
VOVÔ DO TROLLER
02/08/2016, 21:25
[QUOTE=Fabio_Roberto;2334808]Amigo mecanico Bom que so conserta Troller e sabe tudo desse jipe na minha opinião é o Marcio da T4 interlagos. 11-5667-4386[/QtUOTE
Também recomendo o Márcio.
VOVÔ DO TROLLER
11/08/2016, 20:14
O meu T4, 3.0, depois da última troca da água do radiador começou a baixar o nível do reservatório. Nos últimos 30.000 km, antes da troca, não abaixou absolutamente nada. Acredito que quando foi feito a limpeza do sistema,antes de colocar a água com aditivo, deve ter dado alguma zebra. Já foi um litro de água, depois de 1.000 km rodados. As outras 2 vezes que isso ocorreu, foi micro furo no radiador. Acredito que deve ter aparecido outro. Se soubesse nem tinha trocado a água. Vamos para a "labuta" novamente para tentar estancar o eventual vazamento. Abs. Válter
Nelson_Puridiesel
04/04/2017, 14:38
Boa tarde amigos.
Se me permitem, a questão de fluidos para arrefecimento é muito mais complexo do que parece. O mercado oferece uma enormidade de produtos, alguns muito bons porém de alto custo (base monoetilenoglicol) e a grande maioria de baixo custo (base de sais) que danificam todo o sistema de arrefecimento. Algumas marcas "originais" oferecem produtos a base de sais, que danifica o sistema.
Gostaria que voces pudessem acessar a pagina Puridiesel - Otimizador de Combustivel - Aditivo para Radiador (http://www.puridiesel.com.br) e verificar informações e especificações do produto MAX FLUID, orgânico, biodegradável, e de extrema eficiência. Este produto é isento de monoetileno e sais.
Duvidas poderão ser dirimidas no próprio site ou através dos e-mail's e telefones de contato
Saudações...
André Luís Nunes
08/03/2020, 13:41
Problema antigo, com muitas respostas. Mesmo assim quero registrar o meu perrengue aqui para que outros possam encontrar o defeito mais rápido. O meu TGV 3.2 começou a apresentar água no óleo em julho/19 mas como eu estava muito corrido não podia parar (uso o jipe só no trabalho), fui trocando o óleo, colocando militec e cuidando até poder parar pra mexer. Comecei pelo trocador de calor, bomba d'água e turbina. Tudo funcionando bem. Pedi para tirar o motor e BINGO, nos dois selos traseiros do motor estavam vazando água, resultados de reposições de água passados de outros donos, que colocavam qualquer água no reservatório, sem nenhum aditivo. Aproveitei pra revisar tudo logo pra não ter mais surpresas. Para repor (se for preciso) só uso água de ar condicionado com aditivo para radiador. Mas já fez um mês do conserto e ainda não baixou nada.
GPBarbosa
10/04/2020, 10:30
Problema antigo, com muitas respostas. Mesmo assim quero registrar o meu perrengue aqui para que outros possam encontrar o defeito mais rápido. O meu TGV 3.2 começou a apresentar água no óleo em julho/19 mas como eu estava muito corrido não podia parar (uso o jipe só no trabalho), fui trocando o óleo, colocando militec e cuidando até poder parar pra mexer. Comecei pelo trocador de calor, bomba d'água e turbina. Tudo funcionando bem. Pedi para tirar o motor e BINGO, nos dois selos traseiros do motor estavam vazando água, resultados de reposições de água passados de outros donos, que colocavam qualquer água no reservatório, sem nenhum aditivo. Aproveitei pra revisar tudo logo pra não ter mais surpresas. Para repor (se for preciso)só uso água de ar condicionado com aditivo para radiador. Mas já fez um mês do conserto e ainda não baixou nada.
Opa André, o problema dos dois selos foi de fabricação. O meu TGV com menos de 6 meses (portanto só rodou com água com aditivio - ah sou eng. químico e sei da importância dos aditivos) e perdia muiiiita água...
No meu caso o reparo foi feito em garantia.
miguel mattos
02/07/2023, 10:22
Bom dia trolleiros. Outro dia notei que água do líquido de arrefecimento estava baixando. Vi um pingo parado na cor vermelha no parafuso na altura valvula termostatica. Poderia ser o tubo plástico que vai dentro da carçada da valvula termostatica ou o selo frontal do motor com vazamento. Enfim desmontei a frente e vi que o selo estava integro mas troquei e coloquei a válvula termostatica nova, colocando um tubo de metal ao invés do de plástico. A carcara da tampa de distribuição estava com pouquissica ferrugem e bloco do motor também. Troller é 2007. Limpei e montei tudo. Coloquei novamente água e notei e dei uma voltas, a noite na garagem olhei de baixo e notei que a água estava oleosa e vi que saia da troca do trocador de calor. Tirei a peça e vi que a junta estava toda esbagaçada. Comprei a junta original. Coloquei e nos dois primeiros dias não tava apresentando vazamento. Ontem rodei 100km e chegando em casa resolvi da uma olhada. Junto a junta está umedecido tanto na parte que passa o oleo do motor com na parte que circula a água do arrefecimento. Alguém já teve essa experiência? troquei somente a junta externa do trocador de calor e pelo jeito não resolvi o problema.