PDA

Ver Versão Completa : Barulho motor tracker

Viniciuscarmb
08/03/2014, 17:08
Pessoal, comprei a minha tracker há 2 meses, ano 2008 , a gasolina, está agora com 60.000 km e sempre foi de cidade. Consumo está em mais de 10 km / litro na estrada. O carro está muito bonito e conservado. Diferenciais tratados com molikote etc. Mas um ruido no motor, em marcha lenta, quando oscilo um pouco a rotação entre 800 a 1000 rpm., tem me incomodado. Troquei o óleo recentemente 10w 40 , mas o ruido persiste. E um barulho , tipo téc. Téc. Téc. , somente na marcha lenta. Não tive oportunidade de ouvir este ruido em outras viaturas ainda, e até um mecânico me disse ser normal, esta " castanhola" . Alguém tem esta informação se e normal em outras tracker / grand vitara ? Peço ajuda , porque realmente estou adorando o carro que me leva, a uma festa de casamento quanto uma trilha no final de semana , em qualquer lugar e com grande estilo e robustez...

João Muraro
08/03/2014, 17:50
Pessoal, comprei a minha tracker há 2 meses, ano 2008 , a gasolina, está agora com 60.000 km e sempre foi de cidade. Consumo está em mais de 10 km / litro na estrada. O carro está muito bonito e conservado. Diferenciais tratados com molikote etc. Mas um ruido no motor, em marcha lenta, quando oscilo um pouco a rotação entre 800 a 1000 rpm., tem me incomodado. Troquei o óleo recentemente 10w 40 , mas o ruido persiste. E um barulho , tipo téc. Téc. Téc. , somente na marcha lenta. Não tive oportunidade de ouvir este ruido em outras viaturas ainda, e até um mecânico me disse ser normal, esta " castanhola" . Alguém tem esta informação se e normal em outras tracker / grand vitara ? Peço ajuda , porque realmente estou adorando o carro que me leva, a uma festa de casamento quanto uma trilha no final de semana , em qualquer lugar e com grande estilo e robustez...

Olá Vinicius,

Tudo indica que deva ser a dita "pré-detonação" em função da baixa qualidade da gasolina. Comigo ocorre em torno de 2.000 a 2.500 rpm ( em torno de 90km/h). Porém quando utilizo um pouco de gasolina podium (cerca de 10% do volume do tanque) já melhora muito. E recentemente fiz a limpeza dos bicos injetores e da borboleta (TBI), melhorando muito esse sintoma. Já ouvi relatos que a descarbonização do motor/cabeçote também resolve esse problema. Mas é uma questão corriqueira na tracker, mas muito em função da baixa qualidade do nosso combustível. Observo que quando a temperatura ambiente está mais fria não ocorre essa pré detonação.

João

Octavio
08/03/2014, 21:08
Vinicius / João,
Boa noite!
Desculpe, mas não acho que seja a pré detonação, pois ela só ocorre em condições de " carga ", quer dizer, quando o motor está sendo exigido.....vc. já trocou as correias, tensores e corrente de comando? Acredito que essa pode sera a origem do barulho, ou mesmo regulagem das válvulas!

Abs!

Chuva
08/03/2014, 21:10
isso, tb pensei nas válvulas!!

eder oliveira
08/03/2014, 23:36
eu acho que esse motor não tem regulagem de valvulas, se é na lenta pode ser algum tucho hidraulico, pode ser carbonização ou o oleo que voce está usando pode não ser o adequadro e não está lubrificando a parte superior do motor. no meu também acontece, já levei ao mecanico e não souberam o diagnostico.

Chuva
09/03/2014, 07:58
uma vez fui limpar o tbi ou corpo de borboleta e achei estranha a posição dos mecânicos.

uns queriam só dar um tapinha e tirar o pó.. outros mais caros queriam abrir toda a parte de cima do motor, tirar o que der, e limpar..

se achar um mecânico disposto, esse pode ser um caminho.. limpar tudo direitinho e o cara pode te dizer se tem algum problema pela parte de cima.. quem manja msm, só de olhar, limpar, já sabe.. a média era de r$250 dilmas pra limpar.

eles não abrem o motor todo, só a parte de cima.. eu nunca abri, pretendo, mas um dia me aventuro..

boa sorte

[ ]

Viniciuscarmb
09/03/2014, 13:56
Caros João e chuva,

o ruido noto somente em marcha lenta , quando estou manobrando na garagem, seja frio ou quente. Em velocidade e marcha , não ouso nada de anormal, não bate pino em carga, nada mesmo. O meu mecânico aqui de niteroi, recomendou trocar a correia. Não troquei nada ainda, nem tensores, nem corrente de comando, vou pesquisar no manual do carro o tempo de troca destas peças. Não encontrei no manual nada relativo a regulagem de válvulas, vcs sabem onde encontrar esta informação ? Obrigado ..

vmterra
09/03/2014, 15:26
Vinicius, tenho alguns arquivos aqui guardados e coloquei disponível no google drive, segue o link do manual de reparos da Tracker Diesel, somente algumas coisas são diferente, como correia dentada, velas aquecedoras, etc.. mas lá fala sobre as válvulas Ok.

Este é o link com os arquivos em PDF:
https://drive.google.com/folderview?id=0B3sd4yKjMoN8U2V0cFVOdlRLZ3c&usp=sharing

Este é o link do Manual de Reparos
https://drive.google.com/file/d/0B3sd4yKjMoN8M0l0STZVYWUzc2c/edit?usp=sharing

eder oliveira
09/03/2014, 18:19
vinícius tente gravar o som e postar aqui.

Henrique_MudLover
10/03/2014, 16:44
Vinícius esse carro não possui correia dentada e sim corrente de comando, algum pequeno barulho é admissível, tive essa mesma experiência em minhas motos. Não tenho certeza se é exatamente igual mas o conceito é o mesmo.

Leandro Belizario
20/03/2014, 15:03
Vinícius,
Estou com a mesma situação.
Já troquei correia, rolamentos, oléo e filtro, desempenei uma polia, paertei a tampa de alumínio e nada.
Parece como se fosse barulho nos rolamentos mas não é.
Mistério total.

Elisson
21/03/2014, 10:01
barulho proveniente de esticador de corrente já mostrando fadiga.

Esse barulho começa assim e persiste até mais uns 15 mil km dependendo do uso do veículo.

A prevenção é ir comprando o kit, de preferência original que pode ser encontrado na suzucar em peças avulsas e em breve substituir antes que ele te deixe na estrada. Se já passou dos 100 mil km recomendo trocar o quanto antes. Boa sorte.

simtesch
21/03/2014, 11:51
Olá amigo, bem provável que os barulhos sejam causados pelos tuchos hidráulicos....Verifique se não tem carbonização no cabeçote....um ou mais tuchos podem estar "encrustados" com borra de óleo e causam esse ruido em marcha lenta....Tem um tópico que o pessoal filmou fazendo a desmontagem e limpeza.....Sugiro vc trocar a especificação do óleo do motor....Não tem necessidade do 10w40......No manual recomenda utilizar os 20w50 em regiões com temperaturas superiores a -10°C....Faça uma limpeza com um "flush" , troque o óleo e veja se o tucho normaliza...Tive um outro carro que aparecia esse barulho de tucho esporadicamente....depois sumia!!!!

Os tipos de óleo especificados para
motores a gasolina são de classificação APISL,
ou superior e de viscosidade:
• 5W30
• 10W30
• 10W40
• 10W50
• 15W40
• 15W50
• 20W50
Em regiões onde a temperatura for superior
a –10
oC, recomendamos o uso de óleo SAE
20W50.

Boa sorte
Simtesch

nomad
21/03/2014, 18:44
Boa noite,

A minha também faz esse barulho, somente em marcha lenta e sem carga. Parece muito rolamento. É um barulho tipo réééÉÉÉC, réééÉÉÉC, réééÉÉÉCCC, à frequência média de um e meio por segundo. Está assim desde antes dos 40.000kms, quando peguei o carro (agora tem 60.000). Fui em dois mecânicos, um trocou um rolamento e depois soltou todas as correias para o motor girar 'solto' e o barulho persistiu. O outro disse que era desgaste da corrente ou esticador e que não me preocupasse, porque ainda iria piorar muito (ficar mais barulhento) antes de quebrar.
É na parte de cima do motor, bem próximo à corrente. O que o colega @Elisson disse na primeira página me parece bem provável.
Estou sem a minha câmera aqui, senão filmava o ruído (posso fazer isso semana que vem).

João Muraro
24/03/2014, 17:51
Boa noite,

A minha também faz esse barulho, somente em marcha lenta e sem carga. Parece muito rolamento. É um barulho tipo réééÉÉÉC, réééÉÉÉC, réééÉÉÉCCC, à frequência média de um e meio por segundo. Está assim desde antes dos 40.000kms, quando peguei o carro (agora tem 60.000). Fui em dois mecânicos, um trocou um rolamento e depois soltou todas as correias para o motor girar 'solto' e o barulho persistiu. O outro disse que era desgaste da corrente ou esticador e que não me preocupasse, porque ainda iria piorar muito (ficar mais barulhento) antes de quebrar.
É na parte de cima do motor, bem próximo à corrente. O que o colega @Elisson disse na primeira página me parece bem provável.
Estou sem a minha câmera aqui, senão filmava o ruído (posso fazer isso semana que vem).

Boa tarde Nomad,

Cuidado com as recomendações do seu mecânico que disse "ainda iria piorar muito (ficar mais barulhento) antes de quebrar".....se quebrar o estrago será muito grande......pq não troca logo as peças e fica tranquilo?

Abraço,
joão

Viniciuscarmb
18/05/2014, 14:43
Prezados, apliquei o óleo shell 10w40 HX7, custo r$ 30,00 por litro e fiz a segunda troca com 7000 km agora. Percebi que houve uma redução no ruido em lenta (que parece ser dos esticadores da corrente) , sem carga. Ainda e cedo para dizer, mas foi uma melhora. Este óleo , eu pesquisei, oque tivesse o maior teor de limpeza, até mesmo quanto a borra de óleo. Daqui a uns 6000 km vou trocar o óleo e filtro novamente pelo mesmo e aviso vcs. Com isso evito ter de fazer flush, ou mesmo outra coisa desnecessária. A viatura está agora com 68000 km e excelente ... Abraço.

MARCANGIANE
19/05/2014, 20:27
Prezados, apliquei o óleo shell 10w40 HX7, custo r$ 30,00 por litro e fiz a segunda troca com 7000 km agora. Percebi que houve uma redução no ruido em lenta (que parece ser dos esticadores da corrente) , sem carga. Ainda e cedo para dizer, mas foi uma melhora. Este óleo , eu pesquisei, oque tivesse o maior teor de limpeza, até mesmo quanto a borra de óleo. Daqui a uns 6000 km vou trocar o óleo e filtro novamente pelo mesmo e aviso vcs. Com isso evito ter de fazer flush, ou mesmo outra coisa desnecessária. A viatura está agora com 68000 km e excelente ... Abraço.

caro amigo,boa noite

espero que você solucione o problema com a limpeza mais peça ao mecânico para testar a pressão de óleo do motor
pois o barulho citado por você é característico de:

1 -como foi dito antes pelos amigos TUCHO HIDRÁULICO descarregado ou carbonizado (verificar pressão de óleo)

2- carbonização da parte de lubrificação do motor

3 -baixa pressão de óleo (já que o esticador da corrente de comando usa a pressão do óleo para exercer sua função)

4 -folga nos pinos de pistão proveniente do excesso de avanço de ignição(ponto muito adiantado para gerar mais torque em baixa RPM),risco de quebra das canaletas do pistão.

quando puder poste um vídeo do ruído para vermos o mesmo.

abraço amigo e boa sorte.

PFernando
21/05/2014, 08:03
Encosta uma chave de fenda e coloca o ouvido no cabo na parte da frente do motor que você percebe se o barulho vem da corrente. A corrente com problema pode reduzir a pressão da bomba de óleo e ocasionar um problema mais grave. Já tive problema com isso. Comprei os tensores originais (são bem caros) e mantive a corrente antiga que estava boa. Se procurar na internet por Chevy Tracker tem estas peças da Chevrolet na Europa com preços melhores que as as da Suzuki.

Flavio Reis
21/05/2014, 09:46
Fernando, deu uma dica muito boa compro as peças da minha grand vitara sempre pela internet demora um pouco a chegar mais sai pela metade do preço em varios casos, ate pagando tributação sai mais barato que aqui no brasil. A dica é sempre que for procurar peças para o motor da tracker ou grand vitara coloquem o modelo do motor que no caso do gasolina é o "J20a" ja fiz compras de boas peças novas pelos sites Ebay,Amazon e rockauto sempre que for calcular o preço ja coloca a tributação porque em quase todas as minhas encomendas tributaram e mesmo assim saiu mais barato que no brasil.

dirceuximenes
21/05/2014, 10:50
Eu estou usando Mobil 5w30 e o barulho melhorou bastante, o motor está bem mais suave, principalmente na partida quando o motor esta frio.

Viniciuscarmb
23/05/2014, 22:10
Vinícius,
Estou com a mesma situação.
Já troquei correia, rolamentos, oléo e filtro, desempenei uma polia, paertei a tampa de alumínio e nada.
Parece como se fosse barulho nos rolamentos mas não é.
Mistério total.
Acho que o seu essa com ruid que o meu estava. Usa este óleo que usei, sheel hx7 do recipiente azul, troca novamente com uns 6000 km, filtro tb e veja se melhora.... Valeu..

CRISIVAN
25/05/2014, 08:05
Amigos, peço licença pra trazer um outro problema: comprei minha tk há uma semana. Ela está com 50 mil km, e tem um "grilo" chato, e muito parecido com o que tinha no meu GV. Um amigo tirou o barulho do gv e disse que era uma mangueira esbarrando. Ele foi embora da cidade e não tenho mais contato com ele. Alguma sugestão de reparo? O barulho é chato. Aparece até em asfalto.

simtesch
11/07/2014, 23:03
Pessoal,
Também tive problemas com os tensores da Tracker, no meu caso o barulho começou do nada, uma tectectec estilo motor diesel somente em marcha lenta....Minha Tracker está com 93.500km, tive que trocar todo o kit distribuição (correntes, tensores, guias,etc) Meu motor não tinha carbonização, borra, nada..!!!!Acho que pela idade mesmo.... A mão-de-obra é cara para trocar esse kit!!!Temos que considerar as horas motor em engarrafamentos, trânsito pesado,etc....Agora está com óleo Mobil 20w50 SN (Como recomenda o Manual)... Espero rodar mais uns 100 mil km para testar!!!!As correntes e engrenagens zeradas, os guias tinham sinais de desgaste...
Bom verificar!!!!

Erick_Chibanca
12/07/2014, 08:21
O meu da um barulho de rasgada no motor ao ligar pela primeira vez no dia, logo qndo troco o óleo o barulho some por alguns dias, depois volta de novo, oq poderia ser? uso óleo 5w30

mas.marco
12/07/2014, 15:15
O meu da um barulho de rasgada no motor ao ligar pela primeira vez no dia, logo qndo troco o óleo o barulho some por alguns dias, depois volta de novo, oq poderia ser? uso óleo 5w30

Erick, nada tem a ver com o óleo, acredito.

Pela 'rajada' que descreves, é o motor de arranque que demora a desacoplar.
Tem que desmontar e limpar.

Não é complicado. Tem um tópico aqui (manutenções feitas em casa) que explica como.

Digao
12/07/2014, 17:03
A minha faz um barulho de meio segundo de lata batendo na partida com motor frio, mas somente quando usava o óleo mais fino 10W40. Mudei pro 15W40 e praticamente sumiu. Em outra troca de óleo o cara colocou 10W40 por engano e o barulho voltou. Atualmente voltei pro 15W40 e quase sumiu de novo. Tente usar um óleo mais grosso.

CRISIVAN
12/07/2014, 20:18
Valeu pela dica Digao, pois me deparo com esse barulho pela manhã tbm.

Erick_Chibanca
14/07/2014, 08:50
Obrigado pela dica mas.marco e Digao, vou tentar o motor de arranque e depois o óleo, depois posto aqui pra dizer se funcionou um dos dois.

Rafa_Marques
18/07/2014, 12:57
Estou com caso parecido e inclusive sai uma pequena baforada de óleo ao ligar o motor, indicando pelo menos uma grande carbonização do cabeçote. vou fazer um flush, limpeza do carter e pescador. Pretendo filmar para enriquecer nosso forum.

eder oliveira
18/07/2014, 13:13
Estou com caso parecido e inclusive sai uma pequena baforada de óleo ao ligar o motor, indicando pelo menos uma grande carbonização do cabeçote. vou fazer um flush, limpeza do carter e pescador. Pretendo filmar para enriquecer nosso forum.

Rafa, filma mesmo, que voce vai ajudar muita gente com as mesmas duvidas.
abraço.

alexandreamiranda
29/05/2015, 12:43
Bom dia.
Tenho uma Tracker 2007 e recentemente ela começou com o barulho que parece vir da parte da frente do motor, como se fosse a corrente batendo. Um camarada fez um vídeo em que mostra a sua Tracker fazendo o mesmo barulho que a minha: https://www.youtube.com/watch?v=CKJTsGIwjtM

Eu não entendo nada de mecânica mas, pelo que andei pesquisando, tô com algumas hipóteses aqui, que podem ser totalmente infundadas devido a minha falta de experiência e de precisão dos relatos. São elas:
- Os problemas "parecidos" que encontrei (parecidos pq não tinham o som, então acho que são parecidos apenas pela descrição do barulho que a pessoa fez), parecem ter surgido após uma troca de óleo por um de baixa viscosidade (5x30, 10x30). E algumas pessoas relataram que após a troca de óleo por um de maior viscosidade (15x40, 20x50) o barulho diminuiu bastante.
- O bom funcionamento do tensor depende da pressão do óleo
- O Kit original (tensionadores, corrente, guias) custa em média R$1.800, e o paralelo R$1.100 (um pouco menos de R$1.000, no boleto). Mas ví um comentário de alguém que trocou pelo paralelo e teve o mesmo problema pouco tempo depois, pois os tensionadores parecem ter pouca qualidade.

Alguém sabe informar se esse barulho, que eu não sei se é o tectectec que o CR!CO se referia, é causado pelo tensor da corrente? Valeria a compra do kit todo ou dá p/ identificar e trocar apensas o tensionador (ou a peça) falha?

Pretendo trocar o óleo amanhã p/ descartar a hipótese do óleo fino.

Obs: já o barulho que parece de um ventilador sujo (picado mas com uma frequencia constante, que tb dá p/ notar no vídeo) parece ser problema/sujeira nos "tuchos"... Alguém confirma?

Qualquer opinião é bem vinda.
Abraço a todos!

ps: tb coloquei a pergunta em outro tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/46780-ruido-tracker-13.html#post2281528

Augusto Braga
29/05/2015, 14:10
Alexandre,

O conjunto corrente/esticadores é para durar a vida útil do motor, isto se forem feitas as trocas de óleo conforme a utilização, se for uso severo tem que trocar a cada 5000 Km .

Um bom teste é tirar a correia de acessórios e também a correia do ventilador para ver se o problema é interno ou de alguma outra coisa como esticador da correia ,etc.

abrs

eder oliveira
29/05/2015, 16:17
Alexandre, 100% de certeza de ser os tensionadores e correntes + apoiadores. Só resolvi este ruido após trocar essas peças. Não tem outra forma. A minha começou aos 60 e poucos mil, e rodei com esse ruido até a faixa dos 100 mil. Troquei e sumiu o barulho. Já rodei mais de 5 mil, com motor parecendo zero quilometro, sem ruido algum, e tomara que continue assim por mais pelo menos outros 100 mil. Aqui em bh, na concessionaria suzuki via natsu saiu muito mais em conta do que na suzucar ou na alternativa4x4. Eu paguei pelas correntes, tensionadores e apoiadores na faixa dos 1200,00 reais. As vezes voce acha que na consecionaria e mais caro, e tem muitas peças mais em conta que nessas lojas conhecidas de peças 4x4. Se voce quiser acabar com esse ruido, só trocando as peças mesmo. um abraço.

Malagutti
23/07/2015, 08:38
Alexandre, 100% de certeza de ser os tensionadores e correntes + apoiadores. Só resolvi este ruido após trocar essas peças. Não tem outra forma. A minha começou aos 60 e poucos mil, e rodei com esse ruido até a faixa dos 100 mil. Troquei e sumiu o barulho. Já rodei mais de 5 mil, com motor parecendo zero quilometro, sem ruido algum, e tomara que continue assim por mais pelo menos outros 100 mil. Aqui em bh, na concessionaria suzuki via natsu saiu muito mais em conta do que na suzucar ou na alternativa4x4. Eu paguei pelas correntes, tensionadores e apoiadores na faixa dos 1200,00 reais. As vezes voce acha que na consecionaria e mais caro, e tem muitas peças mais em conta que nessas lojas conhecidas de peças 4x4. Se voce quiser acabar com esse ruido, só trocando as peças mesmo. um abraço.

É Alexandre, concordo com o Eder, minha tk está com 70000 km e tive que trocar todo o conjunto de distribuição, os tensionadores estavam com problemas. Além disso fiquei impressionado com a quantidade de carbonização que havia no cabeçote, mandamos na retífica, tinha muitas partes entupidas de tanta borra! Sai da oficina essa semana vamos ver como fica...

Marmeleiro
27/09/2015, 20:18
Boa noite,

Boa noite,

A minha Tracker, 2008, está com o mesmo barulho, idêntico ao desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VHZn9VLO4ng. Estou quase convencido de que terei de trocar o kit de corrente de comando. Encontrei alguns kits em torno de R$ 1.000,00. O original tá custando cerca de R$ 1.800,00. Será que algum desses paralelos aguenta o tranco? Alguém já usou?
http://www.betelparts.com.br/kit-de-distribuicao-corrente-motor-gm-tracker.html
http://www.lionmotors.com.br/kit-corrente-distribuic-o-gm-tracker-2-0-16v-99-gas-j20a.html

HCRocha
28/09/2015, 12:43
Boa tarde.

Infelizmente ao final de julho desse ano, vindo de férias de minhas cidade em MG para a Bahia onde moro, no meio do trecho tive um problema com minha Tracker 2007/2008 onde um objeto furou o radiador e o flluido vazou rapidamente, nem dando para perceber qualquer alteração, e perdeu força e apagou. Por fim queimou a junta do cabeçote.
Acompanhei todo serviço dos mecânicos e as correntes e tensores,cabeçote, pistões, tuchos e válvulas estavam em boas condições e íntegros e o limpos (sem depósitos).
Motor montado, adicionado 5 litros de óleo 20w50, andei por cerca de 500 kms, com toda desconfiança, parei para dormir e pela manhã liguei o motor e apareceu esse barulho de tec tec tec que persiste até hoje e fica mais evidente em cerca de 2500 RPM. Esse mesmo barulho havia aparecido meses antes, completei o nível de óleo e parou.

Como disse, as correntes e tensores estavam íntegras e em ótimas condições.
Não teve tempo para formar depósitos carbonizados.

Farei a troca de óleo para um sintético de melhor qualidade para ver se é isso.

Sean_Pablo
28/09/2015, 19:18
Pessoal, boa noite.

Darei minha contribuição, pequena mas talvez válida.

Não sei se varia de cada tipo de oleo para o motor ou as condições que encontra-se o carro/clima.

Quando peguei a minha tracker com 73mil kms, fazia este barulho, não sei/não lembro o oleo que era utilizada pelo antigo dono.

O mecânico ressaltou utilizar 10w30 semi sintetico, uso até hoje, já fiz 3 trocas e nunca tive nenhum problema/barulho novamente.

Para quem queira testar/utilizar, está aí minha contribuição.

Gomes_Arcoverde
13/12/2015, 21:11
Salve,salve amigos do 4x4 Brasil.

Recentemente comprei um Grand Vitara 2001 1.6 com 180km rodados, como é o meu primeiro carro 4x4 e como marinheiro de primeira viagem levei a um mecânico especializado em 4x4 aqui da minha cidade - Recife-PE.
No primeiro momento realizamos a seguinte manutenção :
- Trocamos os 2 retentores da polia / Junta da tampa de tuche / jogo de veja / Filtro de Ar / Filtro de oléo / Oléo / cabo de vela / Recondicionamos a bandeja / Trocamos as duas bieleta / trocamos as buchas do estabilizador / Retentor de volante / Correia dentada / Consertamos um vazamento que tinha na caixa de direção / Filtro de combustivel / Embreagem / Rolamento do esticador da correia.
Pois bem,antes da manutenção o motor era bem barulhento , porém eu achei que após essa manutenção o motor iria ficar mais silencioso,mas não foi o que aconteceu e gostaria da opinião de vocês.
Vocês poderiam me ajudar a identificar o que seria a causa desse barulho ?
Quando faço viagens o barulho é tão incomodo que só música alta pra tirar o incomodo,rsrsrsrs,enfim...

Prazer estar nesse fórum.
Segue o link com o motor barulhento,rsrsrsrs...clique aqui (https://www.youtube.com/watch?v=y9qLlZhaL7I&feature=youtu.be)

Gomes_Arcoverde
25/12/2015, 10:21
Amigos ?
Alguém poderia me ajudar com o relato acima?

Muito obrigado

guilcm
28/12/2015, 12:55
Tenho um igual ao seu, com pouco mais de 100 mil km. Faz um barulho parecido, mas bem mais suave.
Estou comprando as juntas da tampa de válvula e outros itens para mandar abrir e regular as válvulas. Acredito que o ruído no meu caso seja folga excessiva nas válvulas.
O barulho no seu caso, além de desagradável, merece realmente uma atenção maior.
1 - Como você trocou a correia recentemente, verifique com seu mecânico se o ponto do motor está correto. Pode ter sido montado um pouco fora do ponto.
2 - verifique a folga nas válvulas, tem uma folga especificada.
3 - por último, se nenhum dos itens acima resolver, verifique se há desgaste no comando de válvulas, nos balancins, nos mancais e se não há alguma vela com a haste quebrada ou torta.
Estranho é que esses itens deveriam ser verificados pelo mecânico quando você trocou a junta da tampa. Agora, se tiver que abrir novamente, terá que trocar a junta novamente.
Quando encontrar e solucionar o problema, relate aqui pra gente....

João Muraro
30/12/2015, 12:21
Bom dia,

Verifique também se não existe nenhum desgaste no conjunto esticador/corrente de comando.

Arildo MT
30/12/2015, 17:17
Pessoal, boa noite.

Darei minha contribuição, pequena mas talvez válida.

Não sei se varia de cada tipo de oleo para o motor ou as condições que encontra-se o carro/clima.

Quando peguei a minha tracker com 73mil kms, fazia este barulho, não sei/não lembro o oleo que era utilizada pelo antigo dono.

O mecânico ressaltou utilizar 10w30 semi sintetico, uso até hoje, já fiz 3 trocas e nunca tive nenhum problema/barulho novamente.

Para quem queira testar/utilizar, está aí minha contribuição.

Quando comprei usava selenia semi sintético 15w40 fazia barulho de tucho na primeira partida de manha, após horas desligado, e após longos períodos (semanas) aumentava na primeira partida, e consumia 500 ml a cada 1000km em longas viagens, na cidade não consumia óleo, depois passei para br tecno semi 10w40, que maravilha, zero barulho, zero consumo, ficou perfeito em todas as situações, depois usei na ultima troca Ipiranga sintético 5w40, o motor ficou mais disposto, forte, econômico, porem voltaram os barulhos agora mais intensos, rodei poucos kms, vou adicionar militec e ver como fica, mas voltarei ao 10w40, não sei se a diferenças entre as marcas, porem as diferenças com as viscosidades são nítidas como interferem, então precisa encontrar um meio termo, outro detalhe, desde de que comprei a tracker (que erá bem cuidada) nunca vi sinais de bora no motor, porem ficava intrigado com a quantidade de óleo do carter na troca, no manual fala 5,4 + 200ml no filtro, porem incluindo carter e filtro só cabiam 5 l e ficava no máximo, então mesmo não vendo sinais de bora resolvi fazer flush ''caseiro'' não estou incentivando, mas funciona, (500ml de dot, 3 não ataca borrachas, vedações, porem se houver pintura do carter poderá ter problema) junto com o óleo velho antes da troca, em cada umas das 03 ultimas trocas, deixando parado em marcha lenta e acelerando a cada 5 minutos até 2.000, 3.000 rpm, voltando a lenta no total por uns 15 minutos, com medo observando a temperatura e luz de óleo, nas outras vezes com menos medo deixei mais tempos e oscilando rpm rodando por 15 a 30 km em diversas velocidades, depois coloquei óleo barato (filtrado e reaproveitado nas 03 vezes apenas pra retirar algum resíduo) colocava pra rodar de 07 a 30 dias antes de trocar denovo colocando o óleo definitivo, na primeira vez o óleo estava normal e saiu preto depois do flush, na segunda vez saiu marom, na terceira vermelho tipo verniz, então no fundo do recipiente que armazenei o óleo velho depois de 06 meses decantando ficou uns 200ml no fundo após cada troca com flush, ou seja mesmo não tendo vestígios já havia um pouco de bora interna, na ultima troca 5l ficou acima do meio e abaixo do nível máximo, precisando completar mais 300ml pra chegar no nível, então a bora ocupava lugar do óleo e cabia menos óleo.

Ricardo Passoni
29/02/2016, 20:48
Minha contribuição 2016, a minha começou com o tec tec tec em lental , lá pelos 88000 km , fui levando , hj aos 118000 parecia carro a diesel ( isso que ficou o fds todo na garagem ) , ai não teve jeito , troca imediata de kit corrente e esticadores ( R$2100,00 na css Suzuki) , portanto começou a fazer barulho perto dos 100000 km prepara o bolso rs.
Abraços

jsfarias
13/02/2017, 10:51
Meu tracker está com 85000 km e apresentou o mesmo barulho.
Estou pensando em trocar o kit de distribuição.
Com relação ao óleo, qual seria o mais indicado.
Vi que alguns usaram o br tecno semi 10w40.
É válido o uso desse óleo pela quantidade de kms rodados?

cristiano azeredo
30/07/2017, 19:34
ola amigo ja resolveu esse problema estou com o msm

Arleibl
03/11/2017, 17:57
Boa noite!
Acabei de comprar um Tracker e após rodas 700km com ele começou fazer o barulho na carrente. Como optei por abrir e conferir os tensores que já não estavam bons. Gostaria de saber se vai alguma junta entre o tensor e o motor?

pctpj
24/11/2017, 08:57
Como ficou ?

JorginhoAraujo
22/06/2018, 17:36
amigos, ressuscitando o tópico, pois tirei varias duvidas aqui, eu pensei se seria útil contar meu caso por aqui.
Depois de pesquisar como tirar esse barulho do meu carro, como o dos videos desse tópico, resolvi testar um flush que vi o amigo CHUVA aqui no fórum dizendo que fez, pois tudo me levava a crer que teria que abrir e trocar kit de correntes e todos os apetrechos que custariam uns 2k.....

Mas como estava intrigado com um motor desses beirando apenas 100k ja ter que trocar...... e na troca seria feita uma limpeza..... ou seja... bora limpar e ve no que da.

Bem por ser mais barato fui pro flush... estava usando óleo 15w40 embora eu tivesse comprado o carro com 5w30 com 57k rodados, e os mecânicos ficavam com medo de usar um oleo fino no carro..... em suma... os barulhos começaram ai, e algo em minha mente me dizia que poderia sim ser isso.
Fui me irritando com o "tec tec" do motor aumentando a cada dia, e parti pro flush.
Depois do flush e do enxuague ( processo de lavagem com óleo antes de colocar o óleo para rodar ) coloquei um Castrol Magnatec 5w30 SN top de linha com B12 Bardal ( antes usava militec que comecei a usar para tirar o barulho.... pretendo voltar a usar mas, não sabia como o carro reagiria ao 5w30 depois de 40 mil km pois o carro agora esta com 100k rodados )

Resumão, o carro esta parecendo zero novamente, e vou monitorar nos próximos dias galera, mas fica a dica : em uma oficina de confiança, antes de partir pra troca de corrente testem o flush..... da KOUBE. Produto desgraçadamente bom, o meu mecânico nunca tinha usado e ficou abismado.
Vejam videos e sigam as instruções do flush claro, e se seu carro estiver com borra saindo nas trocas de óleo pelo cárter, melhor usar outro jeito de limpeza, mas limpar antes de trocar com certeza.... é mais barato.

em.pereira
30/06/2018, 01:43
Certa vez meu Tracker começou a fazer um barulho no motor.
Eu só ouvia quando deixava o motor ligado e descia para abrir o portão da garagem.
Era aquela capa de alumínio que cobre a saída para o escapamento.

Leitamel
14/07/2020, 11:04
Voltando ao tema. Fiquei por anos achando que o barulho ao ligar era comando do motor, até que uma dia lendo no forum alguém disse que era motor de arranque, e por acaso nessa época percebi diferença no M de arranque ao ligar (primeira ligada a frio). Desmontei o arranque que estava imundo, limpei tudo, graxa azul, e montei. Acabou o barulho ao ligar, não era corrente, não era óleo errado, etc....era limpeza no M de Arranque. Fiz em casa e ficou zerado, sem trocar peça alguma.

skylucas
04/11/2022, 22:06
Tenho uma Tracker 2008, a uns dias acabei pegando uma enchente com ela e pelo q me parece entrou água pelo filtro de ar, ela tá andando de boa, não perdeu força, não apresenta água no óleo e nem acende nem uma luz de advertência porém tá fazendo muito barulho no motor tipo de válvula batendo, sera q ferrei meu motor? Queria uma opinião antes de levar ao mecânico pq aqui é muito fraco de mecânico e os q tem são fura olho

skylucas
07/11/2022, 19:03
Alguém me ajuda por favor

luizcarlosw
08/11/2022, 08:25
Alguém me ajuda por favor
É difícil dar alguma opinião só com estes dados e está tendencioso, qqr lugar que levar com esta história dirão que empenou algo de cara que sempre ocorre quando há calco hidráulico, provavelmente alguma válvula ou o comando... mas não necessariamente é uma verdade sem a análise correta, pode ter uma coincidência no meio do caminho.

O ideal seria mesmo levar para um mecânico para análise.

skylucas
10/11/2022, 20:13
Entendi, mas será q pelos dados q dei, vc acha q fica muito caro pra arrumar? Tipo, se ele ainda anda de boa provavelmente da conserto né? Quando digo q aqui são fura olho não é exagero, certa vez assim q o comprei levei ao mecânico por causa do barulho q faz na primeira batida(dos tuchos enchendo) até então como era novo com o carro achei q era defeito, aí o mecânico de cara me disse q o motor tava ferrado e q eu deveria vender o carro o quanto antes, não acreditando na palavra dele levei a outro q disse o oposto, q aquilo era normal e q o anterior só queria q eu me desfizesse do carro. Oficina aqui é complicado

skylucas
14/11/2022, 20:19
Hoje acabei notando algo q devo acrescentar. O barulho é bem forte, mas após uns 30 minutos ele praticamente desaparece

luizcarlosw
14/11/2022, 21:26
Hoje acabei notando algo q devo acrescentar. O barulho é bem forte, mas após uns 30 minutos ele praticamente desaparece
HUmm ai ja melhorou. Que óleo está usando ? Se 20w40 tenta baixar a viscosidade.

Estamos no verão e essa situação fica rara, mas no inverno em dias muito frios é "comum" a Tracker ficar fazendo um tec tec na primeira partida se estiver usando óleo grosso como 20w40 por exemplo, só baixar para 15w40 que resolve. Ela vem de fábrica usando 5w30 e aceita todas as variações entre 5w30 e 20w40, mas com o desgaste do tempo usar 5w30 pode fazer ela consumir muito óleo assim 10w40 ou 15w40 é uma boa medida.

Isso também pode ser sintoma de borra no cabeçote, se for, o ideal é levar em um mecânico para fazer um flush. É um removedor específico que põe no motor por alguns minutos para derreter as borras que estão entupindo os canais, depois tira todo o óleo + filtro e solta o cárter para limpar depósitos antes de enxer denovo.

Se fosse algo mais grave não ia parar de fazer, ia ficar batendo continuamente. No último caso se mesmo depois de baixar o óleo para 15w40 ou 10w40 e fazer o flush não resolver, podem ser tuchos gastos com problema, ai tem de trocar os tuchos mesmo.

PS: Não sou especialista só bem curioso, pelo que ja passei com meus outros casos e histórias que leio esta indicando estas direções e que são bem menos caras e fáceis de tentar que ja partir para abrir cabeçote etc...

Boa sorte.

José Carlos Soler Filho
15/11/2022, 20:25
Vinicius, boa noite. E vinha sofrendo com batida de pino (Pré Ignição) a tempos. Me diziam que era combustivel adulterado. Agora tive a chance de trocar o Kit de Corrente de Comando (Completo), e revisar totalmente o cabeçote (Descarbonização, Retentores de Válvulas, e Limpeza dos Tuchos Hidráulicos). O barulho parou, o carro está mais econômico e mais forte também. Foi a primeira intervenção no cabeçote desde 0km. Realizei essa manutenção com 290,000km. Agradeço ao pessoal sa Zezuki-RJ onde sempre faço meus serviços.