PDA

Ver Versão Completa : Estrago no diferencial traseiro Toyota Bandeirante

Sergio c
07/03/2014, 22:18
Após umas trilhas com o novo motor da MB 710, com turbo e intercooler, ocorreu um pequeno estrago no eixo traseiro. Meu mecânico acha que foi o pino das planetárias que quebrou e fez todo o estrago. Eu não tinha revisado o eixo traseiro ainda, ia revisar logo em seguida p colocar freios a discos também na traseira, não deu tempo.......

Carlo Pecca
07/03/2014, 22:45
Cara, que estrago!
Boa sorte no reparo.

Sergio c
08/03/2014, 10:16
Vídeo da quebra

Dimasi
08/03/2014, 14:36
Não veio o vídeo.
Motor forte + pé pesado = quebra do que não estiver 100%

Sergio c
08/03/2014, 18:16
Não veio o vídeo.
Motor forte + pé pesado = quebra do que não estiver 100%
O formato da filmagem não é aceita no portal, vou passá-lo no youtube depois transfiro p portal. Um abraço.

Sergio c
08/03/2014, 23:49
www.youtube.com/watch?v=zYG4GWqQTeY
Nos 30 segundos do vídeo se escuta um estouro, e eu achei que fosse cruzeta, mas o estrago já estava feito. Pior que eu estava na boa, bem pouco acelerado.....

mecamaniaco
09/03/2014, 01:04
www.youtube.com/watch?v=zYG4GWqQTeY
Nos 30 segundos do vídeo se escuta um estouro, e eu achei que fosse cruzeta, mas o estrago já estava feito. Pior que eu estava na boa, bem pouco acelerado.....

O culpado dessa quebra não foi a peça, o motor e nem mesmo o pé do motorista, e sim o conjunto disso junto ao uso da reduzida!

Veja o tamanho do seu pneu + o torque do motor + a multiplicação da reduzida + terreno pesado = engrenagem banguela!!!!

Isso acontece com qlqr veículo forte e que é modificado somente em alguns pontos, basta lembrar dos antigos scanias 142 v8, não tinha cambio q agüentasse.... Se vc quiser continuar usando estes pneus com este motor terá q usar engrenagens forjadas....

Outra coisa, se vc não estivesse num barro tao pesado vc não teria quabrado, já q a band ou andaria ou patinaria!

Sergio c
09/03/2014, 10:13
O culpado dessa quebra não foi a peça, o motor e nem mesmo o pé do motorista, e sim o conjunto disso junto ao uso da reduzida!

Veja o tamanho do seu pneu + o torque do motor + a multiplicação da reduzida + terreno pesado = engrenagem banguela!!!!

Isso acontece com qlqr veículo forte e que é modificado somente em alguns pontos, basta lembrar dos antigos scanias 142 v8, não tinha cambio q agüentasse.... Se vc quiser continuar usando estes pneus com este motor terá q usar engrenagens forjadas....

Outra coisa, se vc não estivesse num barro tao pesado vc não teria quabrado, já q a band ou andaria ou patinaria!
Concordo contigo, esse diferencial traseiro eu não tinha revisado ainda, e o antigo dono que me vendeu disse que tinha andado sem óleo e estragou. A coroa e pinhão vimos que era nova, mas como o meca dele deve ter visto que ele só iria usar pneus finos e pequenos trabalhos no sitio dele, deve ter deixado as mesmas planetárias, satélites e o pino, os quais devem ter sido destemperados quando andava sem óleo, esquentando bastante.
O pino estava bem gasto onde girava as satélites pequenas, acho que foi aí que começou o estrago, pois eu até sai do atoleiro e consegui sair da trilha andando, uns 150 metros, mas aí chamamos um guincho.
Na primeira passada eu estava em primeira reduzida, e, quando quebrou, em segunda reduzida, a relação é 10:37.

mecamaniaco
09/03/2014, 20:06
Concordo contigo, esse diferencial traseiro eu não tinha revisado ainda, e o antigo dono que me vendeu disse que tinha andado sem óleo e estragou. A coroa e pinhão vimos que era nova, mas como o meca dele deve ter visto que ele só iria usar pneus finos e pequenos trabalhos no sitio dele, deve ter deixado as mesmas planetárias, satélites e o pino, os quais devem ter sido destemperados quando andava sem óleo, esquentando bastante.
O pino estava bem gasto onde girava as satélites pequenas, acho que foi aí que começou o estrago, pois eu até sai do atoleiro e consegui sair da trilha andando, uns 150 metros, mas aí chamamos um guincho.
Na primeira passada eu estava em primeira reduzida, e, quando quebrou, em segunda reduzida, a relação é 10:37.

Sergio, o fato da peça ter se quebrado quando vc usava a segunda marcha, uma marcha menos multiplicada, não significa que o dano não tenha sido causado pelo uso da primeira! Outro detalhe importante é o uso de uma relação de diferencial "muito longa" para a configuração e atividade proposta, o correto seria uma 9X37, onde neste caso parte da redução seria feita pelo próprio conjunto diferencial, poupando cardã, cruzetas e outras possíveis vítimas do excesso de torque.

A maioria aqui do fórum teima em idolatrar os motores MB, sei que são ótimos para uso em pequenos caminhões e micro-ônibus, mas nas bands, em minha opinião, só trazem sofrimento e frustração, pois não tem RPM suficientes para manter boa velocidade de cruzeiro e quando preparados (apenas quando preparados), acabam forçando o conjunto mecânico em trilhas pesadas, chegando ao ponto de ocorrer desastres como o acima citado.

Motor com baixa faixa de RPM só é bom para veículos pesados em transito urbano e embarcações, no restante é só desvantagem. Não é atoa que o projeto foi deixado de lado a muito tempo atrás.

sergioband83
10/03/2014, 18:18
Sergio, o fato da peça ter se quebrado quando vc usava a segunda marcha, uma marcha menos multiplicada, não significa que o dano não tenha sido causado pelo uso da primeira! Outro detalhe importante é o uso de uma relação de diferencial "muito longa" para a configuração e atividade proposta, o correto seria uma 9X37, onde neste caso parte da redução seria feita pelo próprio conjunto diferencial, poupando cardã, cruzetas e outras possíveis vítimas do excesso de torque.

A maioria aqui do fórum teima em idolatrar os motores MB, sei que são ótimos para uso em pequenos caminhões e micro-ônibus, mas nas bands, em minha opinião, só trazem sofrimento e frustração, pois não tem RPM suficientes para manter boa velocidade de cruzeiro e quando preparados (apenas quando preparados), acabam forçando o conjunto mecânico em trilhas pesadas, chegando ao ponto de ocorrer desastres como o acima citado.

Motor com baixa faixa de RPM só é bom para veículos pesados em transito urbano e embarcações, no restante é só desvantagem. Não é atoa que o projeto foi deixado de lado a muito tempo atrás.
Ola Mecamaniaco,
não sou fã de motor algum, apenas quero ir e voltar de uma trilha como o Sergio C, acho que houve quebra devido as razoes que o Sergio C, comentou. Sempre achei que mais torque em baixa seria melhor pra trilha.
Sera que se estivesse com um 14b não teria quebrado ?

Sergio c
10/03/2014, 19:51

Olha, em uma arrancada no asfalto, em 1ª simples, se eu arrancar pisar tudo, em dez metros falta giro nesse motor, mas depois que se vai trocando de marcha ele vira um mostro. Eu pouco andei com outros motores, mas sou um fã do OM364, da gosto de escutá-lo ligado só na lenta e quando se dá uma acelerada, a bando vira p lado igual um opala 6 canecos. Esse motor, realmente, tem muito torque em baixa, em 1ª reduzida e na lenta, sobe quase em que qualquer barranco.
Hj em dia quase que todos os motores a diesel são HSD-(alta rotação), mas eu vou ficando com o meu 364 Tb intercooler heheheheheheheh

Sergio c
10/03/2014, 19:56
Ola Mecamaniaco,
não sou fã de motor algum, apenas quero ir e voltar de uma trilha como o Sergio C, acho que houve quebra devido as razoes que o Sergio C, comentou. Sempre achei que mais torque em baixa seria melhor pra trilha.
Sera que se estivesse com um 14b não teria quebrado ?
Olá Sergioband83, eu tb ouvi dizer que mais torque é melhor p trilhas, já vi jeep e F75 com AP2000, fora dos atoleiros roncam alto, mas na hora que os 4 pneus 33 entram em um lodo pegajoso e com algum bloqueio, aí se vê que falta torque.

sergioband83
10/03/2014, 21:15
Olá Sergioband83, eu tb ouvi dizer que mais torque é melhor p trilhas, já vi jeep e F75 com AP2000, fora dos atoleiros roncam alto, mas na hora que os 4 pneus 33 entram em um lodo pegajoso e com algum bloqueio, aí se vê que falta torque.
Hehehe, pode ter certeza Sergio C, vc ta montado num excelente motor e o ronco show de bola.

Sergio c
10/03/2014, 22:52
www.youtube.com/watch?v=2qQXJ5NLxtQ
Por falar em torque, olha o que um parceiro meu fez com o GM/VORTEC-V6 fez, com pneus 35, em um atoleiro leve, só deu um leve tombo no final, mas não quebrou nada.

sergioband83
11/03/2014, 21:04
Muito loko esse parceiro seu, kkkkkkkkk

Um videozinho das trilhas daqui, hehehe
http://youtu.be/VT8jfjnNYWg

sergioband83
11/03/2014, 21:05

pamonha fev2014 - YouTube (http://youtu.be/VT8jfjnNYWg)

Sergio c
11/03/2014, 23:04
Muito bom esse lugar Sergioband83, eu ainda não passei por erosões fortes, mas um dia ainda quero dar uma torcida no chassi e fazer uns riscos na lata kkkkkkk. Essa última subida é bem tentadora......
Essa é a sua band? Um abraço.

sergioband83
12/03/2014, 10:25
Olá xará,
Sua Band logo vai estar cheia de cicatrizes, vc tem sangue trilheiro kkkkkkk
sim, essa bege eh a minha Zen, brinquedo pra tudo, trilhas ou passeios hehehe
vai mais um vídeo de trilha
pamonha teste - YouTube (http://youtu.be/SM7Jbsb4-xY)

Denise Ávila
12/03/2014, 11:13

pamonha fev2014 - YouTube (http://youtu.be/VT8jfjnNYWg)

Olá SergioBand83!
Ai, ai... Fico nervosa só de olhar. Me dá um medo danado. Comprei minha LOBA pois gosto de coisas sem frescura, mas isso é demais pra mim. Acho que não tenho alma de trilheira (pelo menos não para estas radicais), sou mais expedicionária, "passeante"; menos adrenalina, mais zen. Porém admiro quem consegue.
Vi que tua Band tem um adesivo no vidro traseiro, acho que uma foto de um lobo. Um assim ia fica show na minha LOBA. Onde compraste?
Abraços,
Denise

sergioband83
12/03/2014, 15:58
Olá SergioBand83!
Ai, ai... Fico nervosa só de olhar. Me dá um medo danado. Comprei minha LOBA pois gosto de coisas sem frescura, mas isso é demais pra mim. Acho que não tenho alma de trilheira (pelo menos não para estas radicais), sou mais expedicionária, "passeante"; menos adrenalina, mais zen. Porém admiro quem consegue.
Vi que tua Band tem um adesivo no vidro traseiro, acho que uma foto de um lobo. Um assim ia fica show na minha LOBA. Onde compraste?
Abraços,
Denise
ola Denise,
Gosto tambem de passeios com Band, eh diferente, o deslocamento faz parte.
O adesivo no vidro ja eh antigo, preciso renovar, fica bem legal esteticamente, mas tem os contras na chuva, as gotas dàgua penetram nos furinhos e dificulta visibilidade na chuva. Caso queira eh um amigo que faz e sai bem baratinho, coisa entre $50,00 a $100,00. Ia ficar showw na sua Loba.
https://lh4.googleusercontent.com/pYJlwt1KS5xmhytl1nBYRba4FyR6OWr-fTLvl3_1FV0=w270-h202-p-nohttps://lh4.googleusercontent.com/7MNEiudE36zFc--qIQ3skP9zFbDCTxVs4OlaBmOkNUw=w371-h209-p-no

l

Sergio c
12/03/2014, 21:31
Boa noite meu xara, trilhar boas essas daí, mas vê-se que parece um arreião, sem pedras e raízes, por aqui tem bastante subidas e descidas com pedras e raízes, e nas partes baixas, atoleiros, segue um vídeo com um amigo de "camaro amarelo" e a minha band em um aguaceiro. Um abraço.
www.youtube.com/watch?v=DlZy5EU7mi4

sergioband83
12/03/2014, 21:59
Xara, show de bola. Ai no sul vcs tem uns arroios e charcos de fazer inveja, parabens
me diz uma coisa, vc deve ter suspiro suspensos nos diferenciais em sua Band.

as fotos do areiao não são daqui de Sampa, são dunas do Maranhão. E a outra foto eh do passeio a Patagonia.

parabens xara.

Carlo Pecca
13/03/2014, 11:06
Aos SERGIOS....,
demais esses videos e fotos. Parabéns!

Denise Ávila
13/03/2014, 11:18
ola Denise,
Gosto tambem de passeios com Band, eh diferente, o deslocamento faz parte.
O adesivo no vidro ja eh antigo, preciso renovar, fica bem legal esteticamente, mas tem os contras na chuva, as gotas dàgua penetram nos furinhos e dificulta visibilidade na chuva. Caso queira eh um amigo que faz e sai bem baratinho, coisa entre $50,00 a $100,00. Ia ficar showw na sua Loba.
https://lh4.googleusercontent.com/pYJlwt1KS5xmhytl1nBYRba4FyR6OWr-fTLvl3_1FV0=w270-h202-p-nohttps://lh4.googleusercontent.com/7MNEiudE36zFc--qIQ3skP9zFbDCTxVs4OlaBmOkNUw=w371-h209-p-no

l

Olá SergioBand83
Achei o máximo mas, com esse lance da visibilidade fiquei na dúvida. A Band, por ser alta, já compromete um pouquinho a visão da traseira. Vou pensar mais um pouco sobre isto e, conforme for, te dou um toque, tá?
Agradeço a atenção,
Denise

Sergio c
13/03/2014, 11:42
Xara, show de bola. Ai no sul vcs tem uns arroios e charcos de fazer inveja, parabens
me diz uma coisa, vc deve ter suspiro suspensos nos diferenciais em sua Band.

as fotos do areiao não são daqui de Sampa, são dunas do Maranhão. E a outra foto eh do passeio a Patagonia.

parabens xara.
Olha xara, por aqui tem de tudo, barro, atoleiros, subidas e descidas com pedra e raízes, tem o vale do Rio das Antas próximo da cidade que dá uns 8km de descida e uns 8km de subida de estrada asfaltada, mas tb tem a estrada alternativa p bandeirantes e jeeps rheheheheheh
Tu foi rodando com a band de SP até o Maranhão?

junior888
13/03/2014, 12:03
Olha xara, por aqui tem de tudo, barro, atoleiros, subidas e descidas com pedra e raízes, tem o vale do Rio das Antas próximo da cidade que dá uns 8km de descida e uns 8km de subida de estrada asfaltada, mas tb tem a estrada alternativa p bandeirantes e jeeps rheheheheheh
Tu foi rodando com a band de SP até o Maranhão?
Sergio, por aqui tem de tudo mesmo, desde trilhas leves até trilhas extremamente pesadas... Temos varias opções, hehehe..

sergioband83
13/03/2014, 12:05
Xara,
jipeiro que se preza, não põe viatura na cegonha pra passear, meu periodo de ferias sao apenas 20 dias, 3 dias pra ir, mais 3 pra voltar e sobra 14 dias pra brincar nas dunas de Fortaleza a Lencois, ja fui duas vezes
pra Patagonia foi corrido, 20 dias pra percorrer 13500km, mas da pra curtir legal. Pretendo ir de novo.

Sergio c
14/03/2014, 00:05
Xara,
jipeiro que se preza, não põe viatura na cegonha pra passear, meu periodo de ferias sao apenas 20 dias, 3 dias pra ir, mais 3 pra voltar e sobra 14 dias pra brincar nas dunas de Fortaleza a Lencois, ja fui duas vezes
pra Patagonia foi corrido, 20 dias pra percorrer 13500km, mas da pra curtir legal. Pretendo ir de novo.
Tu tem um pouco de aventura no seu sangue rsrsrsrsrrs, mais adiante ainda pretendo fazer umas viagens dessas heheheh
Até nas Frontier e nos nomes somos parecidos, eu tb tenho uma ATTACK 2012, 4x4, branca, está com 38.000 km agora, uma ótima máquina também heheheh

Sergio c
14/03/2014, 00:06
Sergio, por aqui tem de tudo mesmo, desde trilhas leves até trilhas extremamente pesadas... Temos varias opções, hehehe..
É junior, tu que é meu vizinho de serra das antas sabe bem os morros que temos por aqui, o tal dos morros dos gringos dos parreirais hehehehehehhehe

sergioband83
14/03/2014, 06:40
É junior, tu que é meu vizinho de serra das antas sabe bem os morros que temos por aqui, o tal dos morros dos gringos dos parreirais hehehehehehhehe
Qdo for aí no sul de Band, vamos conhecer essas trilhas showw

Sergio c
14/03/2014, 18:55
www.youtube.com/watch?v=n7QVsCIy72A

Olha o que um parceiro de trilha fez num sábado a tarde, com motor 314 turbo e pneus 37......

sergioband83
14/03/2014, 20:49
radical heim Xará, showwww
me diz uma coisa, passando por uns atoleiros como esse, estou tendo problemas com barro no alternador, estou usando um de 120A de GM Vectra, vcs tem alguma solução pra isso ?

Sergio c
16/03/2014, 08:10
radical heim Xará, showwww
me diz uma coisa, passando por uns atoleiros como esse, estou tendo problemas com barro no alternador, estou usando um de 120A de GM Vectra, vcs tem alguma solução pra isso ?
Olha xará, esse da band branca não sei que alternador que ele está usando, eu uso o de 90ap da MB 710 mesmo, o eletrecista elogiou ele, disse que ele é bem aberto e o barro como entra, também sai rsrsrsr. Mas a cada 6 meses, eu tiro de cima eu mesmo mando abrir o alternador e o motor de partida, geralmente é só limpeza e lubrificação, pouca coisa.
Esse do vectra eu não me lembro dele, não sei se é muito fechado.
Mas esses atoleiros com água alta nós passamos só lá de vez em quando, senão acaba tb entrando água nos diferenciais e outros problemas. Um abraço.

sergioband83
17/03/2014, 21:50
Olha xará, esse da band branca não sei que alternador que ele está usando, eu uso o de 90ap da MB 710 mesmo, o eletrecista elogiou ele, disse que ele é bem aberto e o barro como entra, também sai rsrsrsr. Mas a cada 6 meses, eu tiro de cima eu mesmo mando abrir o alternador e o motor de partida, geralmente é só limpeza e lubrificação, pouca coisa.
Esse do vectra eu não me lembro dele, não sei se é muito fechado.
Mas esses atoleiros com água alta nós passamos só lá de vez em quando, senão acaba tb entrando água nos diferenciais e outros problemas. Um abraço.
Olá xará, o do vectra fica muito barro e da muita manutenção, pensei de dar um jeito de isolar, mas ta difícil, no meu caso a manutenção eh complicada porque pra tirar o alternador tem que tirar o compressor do AC que fica em cima.
vc precisa instalar uma mangueira no respiro do diferencial e suspende-la e selar a embreagem com silicone, assim pode passar por atoleiros a vontade.
abs

Sergio c
30/03/2014, 09:15
Após as revisões dos diferenciais, instalação de freio a disco também na traseira, e, o invés de comprar planetárias, satélites, pino, caixa de satélite, estou finalizando de instalar um bloqueio a ar Micromaq na dianteira. Em testes com ar comprimido na oficina travou 100% que é um doce. Só estou na dúvida ainda se vou deixar p encher o cilindro de ar no borracheiro ou parto logo p utilizar o compressor de ar do motor OM 364. Vou decidir essa semana e após os testes, posto o resultado do bloqueio. Já deixei os dois furos no comando do bloqueio p no futuro, talvez, instalar um no eixo traseiro e deixar tudo bloqueado......

Léo_Babiski
13/04/2014, 15:28
Já testou o bloqueio? Será que aguenta esse motor turbinado?

Sergio c
15/04/2014, 09:20
Já testou o bloqueio? Será que aguenta esse motor turbinado?
Bom dia Leo, testei ela em pequenos atoleiros e com pouco barro ficando inclinada, quando da o famoso X, sendo então acionado o bloqueio, que trava 100% e não solta mais. O acionamento usa um mínimo de ar, sendo que se encher bem o cilindro, 150 libras dá umas 70 acionadas.
Não usei ele ainda em trilhas pesadas, mas vários amigos e mecânicos me alertaram que como ela é pesada na dianteira, pneus agressivos e motor bem forte, o bloqueio só deve ser usado na boa e pouca aceleração quando for passar por desníveis, pedras e raízes, comuns aqui na nossa região de serra, pois se encher o pé e a hora que der um pulo na dianteira, dizem que não sobra nada.
Me disseram ainda que dá para acelerar bem é quando o atoleiro for só de barro e meio nivelado... vou fazer mais uns testes e ver como se comporta, mas por enquanto, está muito bom. Um abraço.

Fband
15/04/2014, 14:37
Bom dia Leo, testei ela em pequenos atoleiros e com pouco barro ficando inclinada, quando da o famoso X, sendo então acionado o bloqueio, que trava 100% e não solta mais. O acionamento usa um mínimo de ar, sendo que se encher bem o cilindro, 150 libras dá umas 70 acionadas.
Não usei ele ainda em trilhas pesadas, mas vários amigos e mecânicos me alertaram que como ela é pesada na dianteira, pneus agressivos e motor bem forte, o bloqueio só deve ser usado na boa e pouca aceleração quando for passar por desníveis, pedras e raízes, comuns aqui na nossa região de serra, pois se encher o pé e a hora que der um pulo na dianteira, dizem que não sobra nada.
Me disseram ainda que dá para acelerar bem é quando o atoleiro for só de barro e meio nivelado... vou fazer mais uns testes e ver como se comporta, mas por enquanto, está muito bom. Um abraço.

Sérgio,

Podes me mandar o preço do bloqueio por MP ? Foi P&P ?

Abração !

sergioband83
15/04/2014, 21:10
Olá, Xara
seus amigos te orientaram bem, vai por eles que tudo correrá bem. E nunca puxe ou reboque de marcha ré, principalmente bloqueado.
abs

jsuttili
16/04/2014, 11:08
Tbm quero saber o preço Sérgio......... to procurando um pro meu band....

Sergio c
16/04/2014, 14:31
Boa tarde amigo, vou te mandar um relato com o preço por MP, igual a que mandei p outro toyoteiro aí de cima. Um abraço.

Sergio c
22/04/2014, 15:50
O amigo J suttilli, como vc não tem 50 post, não libera p eu te mandar uma Mp por esse forum, se puder me mande seu email particular. Um abraço.

jsuttili
22/04/2014, 16:04
ok... segue... jsuttili@hotmail.com

Sergio c
24/04/2014, 08:57
ok... segue... jsuttili@hotmail.com

Ok J Suttili, te mandei via e-mail, um abraço.

jsuttili
24/04/2014, 09:05
Show de bola.... Vlw mesmo....Sergio........ Abraço......

Alguém ai já interligou o compressor do motor num cilindro pra fazer o ar... Problemas?????

Att....

Sergioporto
24/04/2014, 09:55
Se voce for usar compressor do motor para fazer ar vai perder a funçao de fazer vácuo para o hidrovácuo do freio !
Para usar compressor vai ter que colocar válvula reguladora de pressao após compressor na linha que vai para o tanque.
Eu fiz isso mas coloquei todo sistema auxiliado àr .(freios hidroar)
Amigo meu colocou compressor do ar condicionado do Galaxie para fazer ar pois este compressor tem cárter próprio.

Sergio c
25/04/2014, 09:21
Se voce for usar compressor do motor para fazer ar vai perder a funçao de fazer vácuo para o hidrovácuo do freio !
Para usar compressor vai ter que colocar válvula reguladora de pressao após compressor na linha que vai para o tanque.
Eu fiz isso mas coloquei todo sistema auxiliado àr .(freios hidroar)
Amigo meu colocou compressor do ar condicionado do Galaxie para fazer ar pois este compressor tem cárter próprio.
Pois é xara, eu dei uma olhada p usar o compressor do motor OM 364.

Quando retirei a mangueira que sai do compressor e vai p cárter quase não saia ar, sendo que retirei a mangueira do hidrovácuo, aí sim começou a sair ar bem mais forte.

A minha idéia seria meia maluca rsrsrsrrs, colocaria uma um T na mangueira do hidro, puxaria uma pequena mangueira p dentro da band, sob o painel com uma válvula de 1/4 de volta, "torneira".
Tiraria a mangueira de saída de ar que vai p cárter e conectaria ela no cilindro de armazenamento de ar.
Quando precisasse de ar, abriria a válvula de entrada de ar na mangueira do hidrovácuo e assim encheria o cilindro, sendo que eu ficaria controlando o enchimento pelo relógio de pressão de ar instalado dentro da band, até a pressão desejada.
Claro que teria que ser com ela parada, pois ficaria sem auxilio do hidro p frear, mas o cilindro é pequeno e encheria rápido.
Um abraço.

Sergioporto
25/04/2014, 10:13
Pode ser feito .
Para fazer isso que voce falou é bom colocar um filtro pequeno para nao aspirar sujeira enquanto enche depósito e compressor do motor o máximo que ele pode encher o tanque é com 6-7 bar.

Sergio c
25/04/2014, 11:46
Pode ser feito .
Para fazer isso que voce falou é bom colocar um filtro pequeno para nao aspirar sujeira enquanto enche depósito e compressor do motor o máximo que ele pode encher o tanque é com 6-7 bar.
Pergunta de preguiça de pesquisar rsrsrsrsrsrs, 6/7 bar daria quantas libras?
A pressão máxima do reservatório é de 150 libras. Um abraço.

Essa do filtro acho que é fundamental, pois quando tirei a mangueira da saída do ar, vi que saia ar mas com uma pequena névoa de óleo, tipo respiro do motor, acho que foi por isso que os engenheiros da toy jogaram a saída p carter.

jsuttili
25/04/2014, 11:56
7 bar é +ou- 100 libras...

jsuttili
25/04/2014, 12:03
Sergio C..... Pergunta.... vc testou se quando o pedal do freio for acionado ele faz ar no compressor???? Pois se for assim vc nem precisa instalar a "torneira" pra encher... toda vez q pisa no freio vai enchendo automático.. e caso baixe muito a pressão é só ficar pisando no freio até encher..... mas acho q o cilindro vai ter q ter uma válvula de alívio... pq se não quando tiver cheio não vai fazer vácuo..... ou vai????......

jsuttili
25/04/2014, 12:06
pensando e viajando mais um pouco... talvez instalando um "T" com a torneira depois do compressor.. onde só libera o ar pro cilindro abrindo a torneira, ai não precisa da válvula de alívio... mas o "T" quando acionado, vai ter q fechar a saída de ar que vai pro motor... :parede:

Sergioporto
25/04/2014, 12:46
Voces tao mais perdido que cachorro de pobre quando cai do caminhao de mudança rsrsrsrsrrsrr
Nao faz ar pois está fazendo vácuo e compressor para de mandar o pouco de ar para o cárter quando hidrovácuo está sem ar,ou seja ,com total vácuo interno ,se hidrovácuoestiver com membrana furada,mangueira que ligada nele estiver deixando entrar ar ai vai sair ar no tubo do cárter.As válvulas da tampa do compressor tem que estar boas para fazer vácuo ,Tem duas válvulas na tampa,uma de entrada e outra de saida.
Outra, é necessário colocar válvula de retençao entre compressor e tanque para que nao retorne ar para o compressor. No caso que o xará quer fazer nao precisa mas no meu caso que tenho freio à ar se furar,escapar tubulaçao que vai do compressor ao tanque eu vou ficar totalmente sem freio pois diferentemente do freio hidrovácuo mesmo sem funcionar motor ,voce tem freio ,duro mas tem e no freio à ar ,faltou ar é um abraço à nao ser que tenha freio de emergencia,tipo manete.

Sergio c
25/04/2014, 13:25
pensando e viajando mais um pouco... talvez instalando um "T" com a torneira depois do compressor.. onde só libera o ar pro cilindro abrindo a torneira, ai não precisa da válvula de alívio... mas o "T" quando acionado, vai ter q fechar a saída de ar que vai pro motor... :parede:
Essa ideia é mais complicada, pois instalar uma válvula na saída do compressor seria mais trabalhoso e também para que saísse ar comprimido, teria que abrir a entrada de ar pela mangueira do hidrovácuo, pois senão não entra ar p ser comprimido, ficando só o vácuo, por isso aquela minha ideia e por um T com torneira na mangueira do hidro vácuo p entrar ar e depois de cheio, fecho-a novamente e volto a ter freios macios, ligando a mangueira diretamente da saída do compressor p reservatório.

Sergio c
25/04/2014, 13:48
Voces tao mais perdido que cachorro de pobre quando cai do caminhao de mudança rsrsrsrsrrsrr
Nao faz ar pois está fazendo vácuo e compressor para de mandar o pouco de ar para o cárter quando hidrovácuo está sem ar,ou seja ,com total vácuo interno ,se hidrovácuoestiver com membrana furada,mangueira que ligada nele estiver deixando entrar ar ai vai sair ar no tubo do cárter.As válvulas da tampa do compressor tem que estar boas para fazer vácuo ,Tem duas válvulas na tampa,uma de entrada e outra de saida.
Outra, é necessário colocar válvula de retençao entre compressor e tanque para que nao retorne ar para o compressor. No caso que o xará quer fazer nao precisa mas no meu caso que tenho freio à ar se furar,escapar tubulaçao que vai do compressor ao tanque eu vou ficar totalmente sem freio pois diferentemente do freio hidrovácuo mesmo sem funcionar motor ,voce tem freio ,duro mas tem e no freio à ar ,faltou ar é um abraço à nao ser que tenha freio de emergencia,tipo manete.
Pois é xara, tb tinha pensado nessa válvula de retenção, pois quando o reservatório tiver já certa pressão, o compressor não conseguirá mais enviar ar, pois a pressão dele vai ser maior que a do compressor, pois vi que a saída do compressor o ar sai a "golpes", na marcha lenta, o que daria tempo p ar retornar quando a pressão estiver mais alta.

tenho freio a disco nas 4 rodas, mas como é esse seu freio, cuicas... tem fotos????

Sergioporto
25/04/2014, 16:56
Tenho fotos sim ,amanha eu posto .Ficou pinças originais ,sómente cilindro e cuíca individual para freio dianteiro e traseiro ,se falhar um circuito tem o outro.

Sergio c
01/05/2014, 09:51
Tenho fotos sim ,amanha eu posto .Ficou pinças originais ,sómente cilindro e cuíca individual para freio dianteiro e traseiro ,se falhar um circuito tem o outro.
Conseguiu as fotos dos freios amigo?

Sergioporto
01/05/2014, 10:32
Estou terminando de colocar o cambio no lugar entao tiro as fotos ok?

Ismael Reghin Filho
12/05/2014, 01:25
O diferencial da minha Band eu quebrei no asfalto, indo pro Nortão do MT (5.600km ida e volta). Ao passar por Brasnorte, uns 10 km depois encontrei uma cobra (jararacão) atravessando o asfalto. Por ser região de fazendas e saber do perigo para os animais de criação e os trabalhadores, passei com o pé no freio, em cima dela. A danada se enrolou toda e ficou parada, o que acontece na maioria das vezes. Dei ré tentando passar em cima de novo, mas errei o bote. Daí fui bem devagarzinho até sentir o pneu da frente passando sobre ela e depois o traseiro encostando nela. Daí deu uma patinada em cima da dita cuja. A roda girou em falso sobre a cobra e quando a mesma escafedeu-se, o pneu pegou no asfalto, deu um tranco e lá se foram 2 dentes em uma planetária e 4 na outra, hahaha...

Diferente do ditado:
"Matei a cobra e mostrei o pau", eu, matei a cobra e quebrei o diferencial!!!

Sergio c
12/05/2014, 09:14
O Ismael, aí é covardia, matar a cobra com uma bandeirantes heheheheheh
Foi praga dela que tu quebrou o diferencial hehehehehehehhe

Denise Ávila
12/05/2014, 09:57
O diferencial da minha Band eu quebrei no asfalto, indo pro Nortão do MT (5.600km ida e volta). Ao passar por Brasnorte, uns 10 km depois encontrei uma cobra (jararacão) atravessando o asfalto. Por ser região de fazendas e saber do perigo para os animais de criação e os trabalhadores, passei com o pé no freio, em cima dela. A danada se enrolou toda e ficou parada, o que acontece na maioria das vezes. Dei ré tentando passar em cima de novo, mas errei o bote. Daí fui bem devagarzinho até sentir o pneu da frente passando sobre ela e depois o traseiro encostando nela. Daí deu uma patinada em cima da dita cuja. A roda girou em falso sobre a cobra e quando a mesma escafedeu-se, o pneu pegou no asfalto, deu um tranco e lá se foram 2 dentes em uma planetária e 4 na outra, hahaha...

Diferente do ditado:
"Matei a cobra e mostrei o pau", eu, matei a cobra e quebrei o diferencial!!!

Oi Ismael, achei impressionante seu relato. Mas não entendi o que fez quebrar. Vejo a turma fazer cada coisa em trilhas e uma cobra foi suficiente para quebrar o diferencial? Pode me explicar melhor?

Dimasi
13/05/2014, 01:06
Não foi a cobra, foi o tranco. A roda girando em falso e derrepente trava no asfalto é uma pancada forte no diferencial, ainda mais que a band do Ismael tá com motor fooorte.

Denise Ávila
13/05/2014, 08:53
Não foi a cobra, foi o tranco. A roda girando em falso e derrepente trava no asfalto é uma pancada forte no diferencial, ainda mais que a band do Ismael tá com motor fooorte.

Vou ficar alerta quanto a isso pois lá em Carrancas é muito comum, só que acontece com maior frequência em estrada de terra, aí acho que o tranco é menor e não chega a quebrar.
E sigo aprendendo
Brigadão !

Ismael Reghin Filho
13/05/2014, 09:30
É isso mesmo Denise.
O Dimasi explicou direitinho.
Quando patinei em cima do corpo da cobra, a roda girou em falso (material liso embaixo dela) e quando o material acabou (a cobra escafedeu-se), a roda encontrou o asfalto áspero e com o tranco, quebrou as planetárias.

P.S.
Denise, eu coloquei um post pra vc, só que não lembro onde, hehehe....
É sobre um adesivo de Lobo no vidro traseiro da sua band.
Dá uma olhada por aí, tá em algum lugar, hahaha...
Caso não encontre e queira falar sobre o assunto, coloque um post no tópico da Mafiosa, que eu lhe respondo.
Abraço 4x4.

junior888
13/05/2014, 10:55
Ismael, também achei estranho essa quebra, já fiz cada coisa com a minha em trilhas, estradas, etc e nunca quebrou nada... Deve ter quebrado por desgaste, pq quebrar um diferencial de band não é tao fácil assim...

jsuttili
13/05/2014, 11:12
O meu que quebrei 4 dentes de cada planetária, foi pq numa trilha, na saída de um rio tinha um barranco e eu dei ré e sem parar engatei primeira e soquei o pé no bucho........ ai os dentes foram pro espaço..... hehehe..... mas segundo o meu mecânico já estava bem desgastado e com folgas.. o que pode ter sido o motivo da quebra....

Sergio c
13/05/2014, 16:01
O meu que quebrei 4 dentes de cada planetária, foi pq numa trilha, na saída de um rio tinha um barranco e eu dei ré e sem parar engatei primeira e soquei o pé no bucho........ ai os dentes foram pro espaço..... hehehe..... mas segundo o meu mecânico já estava bem desgastado e com folgas.. o que pode ter sido o motivo da quebra....
Pois é, quando eu quebrei, o pneu até deu mais uma tracionada, e eu não tinha revisado ainda o eixo traseiro. Segundo meu meca, o pino estava desgastado e fez toda a lambança, sendo que na hora da quebra, tinha um mecânico junto e inclusive eu, achamos que seria a ponta de eixo, aí, continuei andando de volta p casa com a dianteira, dando mais um tranco e aí foi o resto.
Tb acho que se estiver tudo em dia e revisado, dificilmente se quebra um diferencial de bandeirante.

Denise Ávila
13/05/2014, 16:24
É isso mesmo Denise.
O Dimasi explicou direitinho.
Quando patinei em cima do corpo da cobra, a roda girou em falso (material liso embaixo dela) e quando o material acabou (a cobra escafedeu-se), a roda encontrou o asfalto áspero e com o tranco, quebrou as planetárias.

P.S.
Denise, eu coloquei um post pra vc, só que não lembro onde, hehehe....
É sobre um adesivo de Lobo no vidro traseiro da sua band.
Dá uma olhada por aí, tá em algum lugar, hahaha...
Caso não encontre e queira falar sobre o assunto, coloque um post no tópico da Mafiosa, que eu lhe respondo.
Abraço 4x4.

Oi Ismael
Eu vi e te respondi. Pra não bagunçar o tópico segue o link.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/65263-toyota-bandeirantes-vale-pena-13.html#post2133679

Bjcão

Ismael Reghin Filho
15/05/2014, 03:48
Ismael, também achei estranho essa quebra, já fiz cada coisa com a minha em trilhas, estradas, etc e nunca quebrou nada... Deve ter quebrado por desgaste, pq quebrar um diferencial de band não é tao fácil assim...

Oi Junior.

Você também deve ter razão.

Afinal de contas, a minha Band é 1987 e os diferenciais nunca tinham sido trocados nem reparados (há não ser regulagens).
Nas manutenções que fazia, sempre olhava pros diferenciais e dizia:
"Vocês ainda estão aí, né!!! Acho que vou morrer antes."

Deve ter sido as 3 coisas:
Diferencial desgastado (cabe informar que desgaste uniforme, sem fissuras).
Motor mais potente.
Tranco no asfalto.

CAPT GOTTLIEB
10/05/2020, 11:42

Nos anos 50 e 60 meu tio tinha uma boa oficina mecânica em São Paulo e certa vez chegou por lá um motorista de taxi, seu freguês, com um Chevrolet sedan 1948, em bom estado, mas com um ronco feio debaixo do assoalho. Meu tio deu uma volta e logo identificou que era no diferencial. Havia um vazamento e o motorista não ficou atento a isto. O diferencial foi aberto e estava praticamente sem óleo. As peças foram lavadas com gasolina e colocadas na bancada. Estavam inteiras, mas com inúmeras manchas azuladas. Meu tio categórico e disse que seria preciso trocar tudo: coroa, pinhão, 2 planetárias, 2 satélites, rolamentos, etc. O motorista ficou muito chateado, pois sua desatenção com o vazamento iria custar caro. Eu era adolescente e depois perguntei para meu tio porque precisava trocar tudo, além do mais todas as engrenagens estavam inteiras. Meu tio deu uma risadinha percebendo a minha inexperiência e me disse: - Este diferencial trabalhou sem óleo e taxi roda muito. Estas engrenagens esquentaram demais, talvez até chegaram a avermelhar e perderam a têmpera. Este aço está "podre"! Capisce?

Neste caso do teu JIPÃO o ex-proprietário e/ou o mecânico erraram feio. Trocaram apenas a coroa e pinhão, mas deixaram lá 4 importantes engrenagens destemperadas. Então era só uma questão de tempo, pois elas iriam quebrar. Infelizmente a falta de conhecimento fez com que o mecânico tomasse uma decisão errada ou talvez o dono do JIPÃO naquela ocasião quis economizar. Você deu azar, pois esta burrada estourou na tua mão. Coisas da vida. Certamente após o correto reparo o diferencial do teu JIPÃO deve ter ficado ótimo.

Sergio c
10/05/2020, 17:30
Ótimo relato Capitão. Sim, depois do reparo andei um bom tempo ainda antes de negociar com essa Band fechada que tenho agora, sem mais nenhum problema. .
Nos anos 50 e 60 meu tio tinha uma boa oficina mecânica em São Paulo e certa vez chegou por lá um motorista de taxi, seu freguês, com um Chevrolet sedan 1948, em bom estado, mas com um ronco feio debaixo do assoalho. Meu tio deu uma volta e logo identificou que era no diferencial. Havia um vazamento e o motorista não ficou atento a isto. O diferencial foi aberto e estava praticamente sem óleo. As peças foram lavadas com gasolina e colocadas na bancada. Estavam inteiras, mas com inúmeras manchas azuladas. Meu tio categórico e disse que seria preciso trocar tudo: coroa, pinhão, 2 planetárias, 2 satélites, rolamentos, etc. O motorista ficou muito chateado, pois sua desatenção com o vazamento iria custar caro. Eu era adolescente e depois perguntei para meu tio porque precisava trocar tudo, além do mais todas as engrenagens estavam inteiras. Meu tio deu uma risadinha percebendo a minha inexperiência e me disse: - Este diferencial trabalhou sem óleo e taxi roda muito. Estas engrenagens esquentaram demais, talvez até chegaram a avermelhar e perderam a têmpera. Este aço está "podre"! Capisce?

Neste caso do teu JIPÃO o ex-proprietário e/ou o mecânico erraram feio. Trocaram apenas a coroa e pinhão, mas deixaram lá 4 importantes engrenagens destemperadas. Então era só uma questão de tempo, pois elas iriam quebrar. Infelizmente a falta de conhecimento fez com que o mecânico tomasse uma decisão errada ou talvez o dono do JIPÃO naquela ocasião quis economizar. Você deu azar, pois esta burrada estourou na tua mão. Coisas da vida. Certamente após o correto reparo o diferencial do teu JIPÃO deve ter ficado ótimo.

CAPT GOTTLIEB
10/05/2020, 20:05
Ótimo relato Capitão. Sim, depois do reparo andei um bom tempo ainda antes de negociar com essa Band fechada que tenho agora, sem mais nenhum problema. .

Sérgio, só por curiosidade, tu falas Italiano ou dialeto Vêneto?

Sergio c
11/05/2020, 09:55
Aqui onde resido é uma região em que os habitantes são predominantemente de origem italiana, mas hj em dia tem cidadãos de todas as raças tb por aqui. . E até arrisco umas palavras no dialeto Vêneto hehe
Sérgio, só por curiosidade, tu falas Italiano ou dialeto Vêneto?