Conectar

Ver Versão Completa : Meu primeiro 4x4 - GV 99/00 com 75 m/km!

raphael.albrecht
05/03/2014, 23:38
Olá pessoal do forum!

A algum tempo estava atrás de um Suzuki, Vitara ou GV, duas ou quatro portas, avaliei alguns Samurais e Sidekick's para iniciar no trecho.

Pois bem, fiz algumas incursões e não estava conseguindo fechar negócio, inclusive havia desistido da compra por outros motivos.

Eis que estou de férias e um conhecido que sabia da minhas itenções me avisou de um GV a venda. Achei o bendito e já está em casa!!! :dance:

Ficha técnica da viatura:

Ano 99/00
- 75 mil rodados, acredito que são originais pelo historico do carro;
- Placa A tirada em Curitiba;
- Todos os licenciamentos e manuais (10 anos com o primeiro dono, 3 com o segundo e agora eu!);
- 4 pneus novos totalmente para cidade. Estou estudando a compra de um segundo jogo de rodas e pneus 50/50;
- Bancos de couro novos;
- Tudo funcionando, de ar até retrovisores, alarme com levantamento de vidros;
- O motor estava com ronco de rolamentos e esticador, aproveitado para trocar a correia, ficou zero;
- Velas trocadas;
- Oleo de motor trocado;
- Toda a parte 4x4 em otimo estado funcionando bem, inclusive acredito que o carro nunca viu barro.

O que vou fazer nas proximas semanas:
- Troca das bieletas da suspensão/barra que estão com folgas;
- Troca de um braço da direção está com folga;
- Dois amortecedores traseiros.
- Falta troca de oleo de caixa e diferenciais, por precaução;

O que estou fazendo agora e preciso de apoio:
- Meia luz do farol, como trocar se o acesso é horrivel? Tem que desmontar a grade e depois os farois?
- Tentei achar no forum algo, mas não consegui.
- Luz de ré não acende. Parte eletrica e lampadas ok, acredito ser uma tal "perinha". Onde devo procurar? Proximo a caixa? Por baixo ou por dentro do carro proximo as alavancas?

Com isto ela fica zerada, só viajar.

Uma foto da viatura do passeio que fiz em familia no final de semana em Morretes, trilhas leve para moderada para sujar ela. :razz:
453633

A leitura do forum foi muito importante para ajudar na escolha.

Agora é só arrumar esses detalhes e aproveitar.

Abraços!

André Bussade
06/03/2014, 00:32
Foi um achado heim! Parabéns!
Qual motor dele?
Tem manual? Lá deve ter essas orientações...
Se não achar nada vejo amanhã em casa nos arquivos que "coleciono" há algum tempo algo sobre.

Abraço!

Olá pessoal do forum!

A algum tempo estava atrás de um Suzuki, Vitara ou GV, duas ou quatro portas, avaliei alguns Samurais e Sidekick's para iniciar no trecho.

Pois bem, fiz algumas incursões e não estava conseguindo fechar negócio, inclusive havia desistido da compra por outros motivos.

Eis que estou de férias e um conhecido que sabia da minhas itenções me avisou de um GV a venda. Achei o bendito e já está em casa!!! :dance:

Ano 99/00
- Todos os licenciamentos e manuais (10 anos com o primeiro dono, 3 com o segundo e agora eu!);
- 4 pneus novos totalmente para cidade. Estou estudando a compra de um segundo jogo de rodas e pneus 50/50;
- Bancos de couro novos;
- O motor estava com ronco de rolamentos e esticador, aproveitado para trocar a correia, ficou zero;
- Velas trocadas;
- Oleo de motor trocado;
- Toda a parte 4x4 em otimo estado funcionando bem, inclusive acredito que o carro nunca viu barro.

- Meia luz do farol, como trocar se o acesso é horrivel? Tem que desmontar a grade e depois os farois?
- Luz de ré não acende. Parte eletrica e lampadas ok, acredito ser uma tal "perinha". Onde devo procurar? Proximo a caixa? Por baixo ou por dentro do carro proximo as alavancas?

Uma foto da viatura do passeio que fiz em familia no final de semana em Morretes, trilhas leve para moderada para sujar ela. :razz:
453633

Abraços!

André Bussade
06/03/2014, 00:39
Pneu para ele é bem limitado na medida original.
O que mais gostei durante todo período que estamos com ele foi Yokohama geolandar G021. Fica bonito, boa qualidade e pegada Off leve/moderada.

Elisson
06/03/2014, 10:03
Olá pessoal do forum!

Ano 99/00
- Bancos de couro novos;
- Velas trocadas;
- Oleo de motor trocado;

453633

Abraços!

Olá Raphael, parabéns pela aquisição.

Recomendo atenção especial para válvula termostática e a ventolina viscosa. Trocando esses itens você garante o motor sempre na condição desejada de temperatura.

A ventolina viscosa, caso seja complicado achar a original você poderá comprar a da besta GS 2.7 e apenas refazer os furos de encaixe no torneiro a partir da ventolina original.

Caso queira original, procura suzucar ou alternativa em SAMPA.

São medidas preventivas que se eu tivesse tomado assim que comprei o veículo não teria perdido 2 cabeçotes e agora o bloco inteiro por sucessivas falhas de mecânicos inexperientes com a VTR.

Não se espante, mas pelo ano do veículo são medidas preventivas essenciais para que você não tenha surpresas indesejáveis. Se puder e quiser incluir um novo radiador também recomendo. Por fora ele pode estar novo, mas a mistura água e aditivo com o tempo corroem que só a beleza.

Se tiver como verificar antes de efetuar a troca é uma boa.

E com relação as suas dúvidas segue abaixo:

R - Isso aqui é simples demais. Por trás do farol é só guiar a mão na direção da famigerada. Como ela é uma lâmpada do tipo "pingo" você tem que girar ela em um dos sentidos e puxar. Com carinho, claro. Se não conseguir retira a grade pra puder tirar o farol. A grade é toda de encaixa e salvo engano são 4 pinos: 1 de cada lado extremo do farol e dois centralizados bem alinhados com o inicio de cada extremidade dos mesmos.
Acredito que se observar com cautela não será necessário retirar os faróis. Pega uma lanterna boa e analisa com cuidado.

R - Pode ser um simples mal contato, no meu acontece vez ou outra. A cebola da ré só é acessível por baixo do veículo, e salvo engano ela fica na parte superior esquerda do meio pra trás; e do meio pra frente do lado direito a cebola da 4x4. Talvez seja apenas mal contato ou algum fio rompido. Um bom eletricista resolve.
É um bom carro, depois desse com certeza não irá querer voltar pra carros baixos ou de outra marca devido ao conforto e segurança.
Se surgirem outras dúvidas, pode mandar msg privada que fui uma cobaia aqui na minha região com o meu e tenho apanhado bastante e aprendido bastante também.

Boa sorte.

raphael.albrecht
10/03/2014, 00:21
Foi um achado heim! Parabéns!
Qual motor dele?
Tem manual? Lá deve ter essas orientações...
Se não achar nada vejo amanhã em casa nos arquivos que "coleciono" há algum tempo algo sobre.

Abraço!

Olá André. O motor dele é 2.0 16v...

No manual diz que para a troca da meia luz "confie isto a sua revenda de confiança", fala serio.

Esse final de semana foi corrido e não tive tempo de trabalhar na grade para arrumar, durante a semana vou tentar.

raphael.albrecht
10/03/2014, 00:23
Pneu para ele é bem limitado na medida original.
O que mais gostei durante todo período que estamos com ele foi Yokohama geolandar G021. Fica bonito, boa qualidade e pegada Off leve/moderada.

Por isso no futuro a ideia é pegar outro jogo de roda, aro 15, e montar pneus 50/50. Mantem o mesmo diametro e evita pegar muito por dentro. Até porque não quero nesse momento montar qualquer lift nela.

raphael.albrecht
10/03/2014, 00:26
Recomendo atenção especial para válvula termostática e a ventolina viscosa. Trocando esses itens você garante o motor sempre na condição desejada de temperatura.

Devidamente revisadas! Ja sabia desse calo dos suzukis. Vou somente revisar o radiador, mas ja rodei na estrada por cerca de duas horas, com transito, e tudo foi bem.

E com relação as suas dúvidas segue abaixo:

R - Isso aqui é simples demais. Por trás do farol é só guiar a mão na direção da famigerada. Como ela é uma lâmpada do tipo "pingo" você tem que girar ela em um dos sentidos e puxar. Com carinho, claro. Se não conseguir retira a grade pra puder tirar o farol. A grade é toda de encaixa e salvo engano são 4 pinos: 1 de cada lado extremo do farol e dois centralizados bem alinhados com o inicio de cada extremidade dos mesmos.
Acredito que se observar com cautela não será necessário retirar os faróis. Pega uma lanterna boa e analisa com cuidado.

Vou tentar, obrigado pelas dicas!!!

R - Pode ser um simples mal contato, no meu acontece vez ou outra. A cebola da ré só é acessível por baixo do veículo, e salvo engano ela fica na parte superior esquerda do meio pra trás; e do meio pra frente do lado direito a cebola da 4x4. Talvez seja apenas mal contato ou algum fio rompido. Um bom eletricista resolve.
É um bom carro, depois desse com certeza não irá querer voltar pra carros baixos ou de outra marca devido ao conforto e segurança.
Se surgirem outras dúvidas, pode mandar msg privada que fui uma cobaia aqui na minha região com o meu e tenho apanhado bastante e aprendido bastante também.

Boa sorte.

Vou deixar ela na proxima semana em um bom eletrecista, estou preocupado com itens basico de segurança que não funcionam. Obrigado novamente!!!

raphael.albrecht
17/04/2014, 10:38
Atualizando o historico da Viatura:

- Troca das bieletas da suspensão/barra que estão com folgas; - FEITO
- Troca de um braço da direção está com folga; - FEITO
- Dois amortecedores traseiros. - Pendente
- Falta troca de oleo de caixa e diferenciais, por precaução; - FEITO

Bom, esse item foi uma odisséia. Vou tentar resumir como fiz para trocar a meia luz:
1 - Removi a grade dianteira soltanto as presilhas superiores. Acabei quebrando duas, já vou providenciar no meu latoeiro outras duas.
2 - Com cuidado e com ajuda de uma chave de fenda média, solta as presilhas que prendem na parte inferior das lanternas a grade.
3 - Com a grade solta, os parafusos das lanternas ficam aparentes. Pensei, agora tá facil... aham...
4 - Após soltar os parafusos, me deparei com um pino de metal preso com uma bucha o farol na lata. Com calma e ajuda de uma chafe de fenda, puxei os farois para frente soltando.
5 - Farois soltos, hora de dar uma geral, trocar as meia luz e limpar

Resultado do desmonte:
459577

- Luz de ré não acende. Parte eletrica e lampadas ok, acredito ser uma tal "perinha". Onde devo procurar? Proximo a caixa? Por baixo ou por dentro do carro proximo as alavancas? - FEITO, era só um conector solto.

É isso, aos poucos vou contando aqui o que estou fazendo nela.

Abraços!

Elisson
17/04/2014, 11:00
Essa parte da resolução dos pequenos detalhes é o máximo. Melhor ainda quando se tem as ferramentas adequadas. Aconselho comprar um kit de ferramentas bom já que vc tem a disposição pra mexer no carro.

Hoje o que pouco que sei de mecânica infelizmente aprendi na prática com meu GV, mas não me arrependo um minuto de tê-lo adquirido.

Boa sorte.

MARCANGIANE
17/04/2014, 11:13
Parabéns amigo,seu carro é EXTRA difícil de achar um assim

vai te proporcionar muitas alegrias.

abraço

mbm4x4
17/04/2014, 11:49
Parabéns amigo pela nova gv.
Ta filé mesmo.

danielreisp
28/04/2014, 19:40
Opa me interessei pela troca do sensor de temperatura e dos óleos da caixa e diferencial. Como arrumou e quanto ficou? Poderia dar mais detalhes???

Obrigado.

raphael.albrecht
04/05/2014, 11:23
Opa me interessei pela troca do sensor de temperatura e dos óleos da caixa e diferencial. Como arrumou e quanto ficou? Poderia dar mais detalhes???

Obrigado.

Olá Daniel. O sensor de temperatura e toda a parte de refrigeração foram avaliados pelo mecânico e não foram mexidos. Como o carro sempre foi cuidado não foi preciso fazer nada.

Os oleos de diferencial foram trocados, mas estavam em bom estado. Gastei 80 reais de oleo, mais mão de obra.

Update:
- A 15 dias atrás fui e voltei até Guaraqueçaba, litoral do paraná. 100km de estrada de chão. A viatura se comportou bem. Na volta passei em alguns alagados, e quando acionava luz alta, queimava o fusivel de meia luz. Passou uns dias e o problema resolveu, devia ter algum contato molhado.

- A troca dos amortecedores será com essa promoção da Zezo. http://www.zezo4x4.com.br/Produto-PROD-P-SUZUKI-Pecas-amortecedor-Traseiro-Suzuki-Vitara-Shibumi-cada-versao-2200-2358.aspx
Como eu estou SEM amortecedor traseiro, vou fazer um teste e posto aqui os resultados.

- Uma maquina do vidro eletrico traseiro esquerdo parou de funcionar. Vou levar em um conhecido dar uma olhada.

Abraços!

danielreisp
06/05/2014, 23:04
Beleza Rafael, eu ainda não troquei os fluidos, pois estou focado em resolver meu problema de arrefecimento.

Hoje troquei o Radiador, e ainda essa semana a válvula termostática, espero que seja suficiente, pois senão será a vez da hélice...

Eu achei bacana seu tutorial para desmontar os faróis, o meu farol esquerdo entrou água... estou doido para desmontar e secar mas não tive tempo ainda, mas tenho que arrumar, pois perder um farol desses...é uma facada desnecessária...rs

Abrs!
Um achado a viatura hein! custei a achar a minha e ela estava com 175milKM ! e muito conservada.

Romulo Ferrari
13/05/2014, 17:34
Pessoal, me desculpem mudar um pouco do assunto, mas....
Também sou novo no segmento grand vitara.
Parabéns pela viatura!
Vcs possuem o manual do GV 2.5 V6 em pdf???
Caso alguem tenha, pode me enviar, por favor:
rd_info@hotmail.com

Obrigado!

raphael.albrecht
11/02/2015, 11:00
Olá pessoal!

Depois de um ano de comprada, quase ser vendida por outros problemas, finalmente hoje ela ganhará seu primeiro grande upgrade!

Como precisava trocar os amortecedores traseiros e as molas, e queria subir a viatura, ela vai ganhar molas e amortecedores novos, sem calços na traseira, na dianteira os calços e subir duas polegadas!

Aproveitando o upgrade, ela vai receber pneus colossus MUD, 235/70 16, novos.

Assim que ficar tudo pronto, posto algumas fotos. To ansioso. :p

Ah, estou fazendo tudo isto na loja Colossus 4x4, em curitiba.

Abraços!

raphael.albrecht
23/02/2015, 10:31
Bem amigos foristas,

Finalmente o upgrade da viatura saiu. Depois de muito pesquisar, perguntar, fazer cálculos de orçamentos, ta ai a GV com duas polegadas de suspensão e pneus Colossus Mud.

Fiquei impressionado com o resultado, gostei bastante do serviço.

Algumas fotos para mostrar o resultado.

Abraços!

493652493659493660

Vellasco
24/02/2015, 20:40
Ae Raphael ta bunitão o carro hein, parabéns.
Meu amigo vc não comentou sobre isso então aí vai a dica, procure aqui no fórum o que o pessoal faz de lift de 2" pq no vitarinha além de mexer nos amortecedores e molas é necessário também calçar o cardã e o pivô da bandeja.

abraço,

raphael.albrecht
25/02/2015, 11:10
Ae Raphael ta bunitão o carro hein, parabéns.
Meu amigo vc não comentou sobre isso então aí vai a dica, procure aqui no fórum o que o pessoal faz de lift de 2" pq no vitarinha além de mexer nos amortecedores e molas é necessário também calçar o cardã e o pivô da bandeja.

abraço,

Ola Vellasco!

O mecânico que fez o trabalho nao comentou sobre estes pontos, vou consulta-lo.

Abraço!

LFC
25/02/2015, 19:01
Ola Vellasco!

O mecânico que fez o trabalho nao comentou sobre estes pontos, vou consulta-lo.

Abraço!

O cardã vc pode colocar um espaçador de 10mm, mas não tem bandeja no eixo traseiro para calçar não. O que se faz é um espaçador para a barra Panhard (aquela tranversal), mas nem é imprescindível.
Raphael: pinta os aros de grafite.
Abs,
LFC

raphael.albrecht
25/02/2015, 19:31
O cardã vc pode colocar um espaçador de 10mm, mas não tem bandeja no eixo traseiro para calçar não. O que se faz é um espaçador para a barra Panhard (aquela tranversal), mas nem é imprescindível.
Raphael: pinta os aros de grafite.
Abs,
LFC

LFC, a barra foi extendida sim. Isso ele fez. O cardão não foi comentado.

Eu gosto das rodas assim hahahah, combina com a cor do carro. Quem sabe futuramente umas rodas Daytona, ai sim pretas!

LFC
26/02/2015, 14:01
LFC, a barra foi extendida sim. Isso ele fez. O cardão não foi comentado.

Eu gosto das rodas assim hahahah, combina com a cor do carro. Quem sabe futuramente umas rodas Daytona, ai sim pretas!

Tá certo.
As rodas vc encontra na Marisco (USWheel), mas vc tem que ver se vai esbarrar na cx de ar e por dentro da caixa de roda pq o pneu que vc comprou é largo. Bom seria vc testar antes.
Abs,
LFC

raphael.albrecht
28/07/2015, 15:15
Pessoal, algo aconteceu de anormal no ultimo fim de semana.

Subindo um morro relativamente liso e com o carro pesado, a tração 4x4 reduzida em determinado momento parou de funcionar.

Primeiro notei que a traseira começou a entortar e o carro não ia. Um amigo desceu e falou que nada girava na frente.

Desengatei, dei uma pequena ré para o sistema trabalhar, engatei novamente e deu certo. Eis que finalizando a subida acontece o mesmo.

Fiz o mesmo procedimento, e ela voltou a engatar.

O que será que pode ter acontecido?

Depois disso tudo funcionou normalmente. Não houve barulho nenhum que denunciasse problema. Tenho usado a 4x4 quase todo final de semana e isto não tinha ocorrido até então.

Os fatores diferentes era o carro carregado de gente. E a alavanca do 4x4 parecia mole. Ela tem uma certa resistencia quando sai do neutro para reduzida.

Valeu!