PDA

Ver Versão Completa : óleo na turbina!



Alcantara
05/03/2014, 23:31
Boa noite. Até que em fim comprei meu primeiro troller. é um 2009/2010 único dono e aparentemente muito bem zelado. Está com 57.000,00 km originais. Estou inicialmente um pouco assustado com as reações na estrada(pois tenho uma triton 2012 at e é muuuito diferente), mas estou satisfeito. Está chipado para 240 cv(anda muito bem). Levei ele numa mecânica diesel para ver o que é um vazamento de óleo na entrada da turbina(logo depois que sai do filtro de ar. O mecânico de turbina me explicou que não me preocupasse porque era do óleo que sai do suspiro do motor(mangueira que sai do cabeçote do motor e entra no mangote que liga o filtro de ar à turbina). Fiquei meio encabulado com a resposta dele e resolvi postar aqui para solicitar aos companheiros do fórum. Detalhe: A mangueira que sai do turbo para o intercooler é diferente da mangueira do troller 2010/2010 de um amigo(que é azul e tem uns anéis de ferro). Detalhe: Ele fumaça bastante quando pisa fundo, é normal?
Anexei a foto da turbina e do mangote que é diferente no meu carro(mangote preto) e no carro do amigo(mangote azul).
Obs: Também tem um barulho muito chato no painel(um "treco-treco"), que está me irritando demais.
Agradeço a ajuda

Paulo Cowboy
06/03/2014, 09:27
De fato esse oleo na turbina é pq o respiro do cabeçote é ligado na admissão de ar antes da turbina, então os vapores de oleo produzidos vão para a turbina, tambem estranhei no começo e até levei numa oficina especializada em turbinas, onde me falaram q era normal...
Quanto a fumaça, ela é preta? Se sim é normal em carros chipados, pois se injeta mais diesel do q o normal e o motor não consegue queimar tudo, por isso a fumaça preta, é diesel não queimado totalmente.... pra diminuir isso eu costumo ir de boa ate uns 2000 RPM e só depois pisar pra valer... dai queima melhor e não fumaceia mto...
Ja a mangueira, ate 2011 se não me engano o original é a azul em 2 partes com o cotovelo, que nos carros chipados costuma dar problema, o meu ja soltou umas 2 vezes a mangueira ali no cotovelo, nos modelos 2012 se não me engano desenvolveram essa mangueira preta q dispensa o maldito cotovelo... provavelmente o antigo dono teve esse problema de a mangueira soltar ali e resolver colocar a peça nova... eu pretendo fazer isso tb caso o meu solte de novo....

Espero ter ajudado... :D

Alcantara
06/03/2014, 12:20
Muito obrigado, paulo!
Liguei para o ex dono e ele me confirmou a suas afirmações sobre o mangote. E quanto a turbina, fui a autorizada onde me deram a sua mesma explicação!!
Valew mesmo!!!

Alcantara
10/03/2014, 01:02
de fato esse oleo na turbina é pq o respiro do cabeçote é ligado na admissão de ar antes da turbina, então os vapores de oleo produzidos vão para a turbina, tambem estranhei no começo e até levei numa oficina especializada em turbinas, onde me falaram q era normal...
Quanto a fumaça, ela é preta? Se sim é normal em carros chipados, pois se injeta mais diesel do q o normal e o motor não consegue queimar tudo, por isso a fumaça preta, é diesel não queimado totalmente.... Pra diminuir isso eu costumo ir de boa ate uns 2000 rpm e só depois pisar pra valer... Dai queima melhor e não fumaceia mto...
Ja a mangueira, ate 2011 se não me engano o original é a azul em 2 partes com o cotovelo, que nos carros chipados costuma dar problema, o meu ja soltou umas 2 vezes a mangueira ali no cotovelo, nos modelos 2012 se não me engano desenvolveram essa mangueira preta q dispensa o maldito cotovelo... Provavelmente o antigo dono teve esse problema de a mangueira soltar ali e resolver colocar a peça nova... Eu pretendo fazer isso tb caso o meu solte de novo....

Espero ter ajudado... :d
será que não tem como vedar essa babação de óleo na turbina de jeito nenhum?

RcPM
10/03/2014, 06:54
Alcantara,

No meu 2010 veio essa porcaria sintética azul também e volta e meia escapava a mangueira. De tanto apertar, acabou danificando.
Eu troquei a mangueira do meu no inicio de 2012 utilizando as abraçadeiras originais (veja este tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/103765-magueira-turbo-intercooler.html ).
Nestes 2 nunca mais mexi e não tive vazamento de óleo.

Olhando as suas fotos penso que a abraçadeira é larga demais e está apertando parcialmente em cima do ressalto na ponta da turbina ou esta desalinhada em cima da mangueira/ressalto dando passagem para o óleo.

Sugiro desmontar a mangueira, comprar 2 abraçadeiras da mesma largura das originais, limpar bem por dentro e montar de novo, tomando o cuidado de alinhar a abraçadeira fora do ressalto. Detalhe, a mangueira é bem justa e precisa forçar para encaixar.

[]'s
Reinaldo

Este vazamento não é comum

Paulo Cowboy
10/03/2014, 11:55
A minha original escapou 2 vezes, dai tambem acabou danificando porque eu apertei bastante pra não soltar e eu acabei trocando por outra, nunca mais escapou, comprei um pedaço numa loja de turbina, o diametro não é exatamente o mesmo, entrou um pouco folgado, mas com a abraçadeira original ficou bem firme, nunca mais deu problema.
E o melhor, esse toquinho de mangueira original custa R$90 e no pedaço q comprei paguei R$30... :euforico:

Alcantara
10/03/2014, 17:21
Alcantara,

No meu 2010 veio essa porcaria sintética azul também e volta e meia escapava a mangueira. De tanto apertar, acabou danificando.
Eu troquei a mangueira do meu no inicio de 2012 utilizando as abraçadeiras originais (veja este tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/103765-magueira-turbo-intercooler.html ).
Nestes 2 nunca mais mexi e não tive vazamento de óleo.

Olhando as suas fotos penso que a abraçadeira é larga demais e está apertando parcialmente em cima do ressalto na ponta da turbina ou esta desalinhada em cima da mangueira/ressalto dando passagem para o óleo.

Sugiro desmontar a mangueira, comprar 2 abraçadeiras da mesma largura das originais, limpar bem por dentro e montar de novo, tomando o cuidado de alinhar a abraçadeira fora do ressalto. Detalhe, a mangueira é bem justa e precisa forçar para encaixar.

[]'s
Reinaldo

Este vazamento não é comum
Reinaldo,
você viu que o vazamento é bem no pé da turbina. Não é na mangueira não...:pensativo:... Tô começando a ficar preocupado, pois comprei esse carro ha 6 dias... Será que vai ser turbina?

Alcantara
11/03/2014, 09:55
Alguém pode ver isso pra mim??????

Paulo Cowboy
11/03/2014, 16:17
Alcantara... consegue ver por onde o oleo ta saindo?? o meu sai em cima, na junção da mangueira com a turbina e escorre ate la embaixo... isso é "normal".. agora se ta vazando embaixo... dai acho meio estranho... teria q dar uma olhada... pq ali teoricamente não teria como vazar esse oleo com a turbina em condições normais...

Alcantara
11/03/2014, 18:04
Alcantara... consegue ver por onde o oleo ta saindo?? o meu sai em cima, na junção da mangueira com a turbina e escorre ate la embaixo... isso é "normal".. agora se ta vazando embaixo... dai acho meio estranho... teria q dar uma olhada... pq ali teoricamente não teria como vazar esse oleo com a turbina em condições normais...

Rapaz, pior é que é ali do pé da turbina mesmo... bem na entrada dela!!! Também tem um pouquinho de cima vindo da mangueira. ..