Ver Versão Completa : Dúvidas Tracker 2008
Henrique_MudLover
04/03/2014, 22:29
Boa noite, sou novo por aqui mas não nas trilhas, já comi muita lama de moto e jeep willys.
Comprei essa semana uma Tracker 08 com 41.000km e depois de revirar o carro atrás de alguma manutenção vi que será apenas pastilhas de freio e as correias do ar condicionado, direção hidráulica e hélice (aparentemente são originais ainda).
Como de praxe eu troquei o óleo e filtro de óleo mas estou com dúvida em relação ao óleo da caixa de transmissão e dos diferenciais, preciso trocar com quantos km?
O carro está muito justinho, sem nenhum barulho e muito bom de dirigir mas gostaria de saber o que costuma se fazer com essa quilometragem.
Se alguém puder me passar algumas dicas sobre esse carro agradeceria muito!
Assim que o carro estiver revisado pretendo encarar alguma terra!
Valeu, abraço!
Fala Henrique, primeiramente parabéns pela viatura, um excelente carro! 41K seu carro é Zero!!!!
Quanto a manutenção, já trocaria os filtros de ar da Cabine, filtro de combustível e velas!! Não sei o quanto já leu aqui no fórum mas esse carro tem um cuidado especial no parafuso das bobinas das velas que enferrujam e isso faz com que eleve o consumo!
Quanto aos óleos segue a tabela de quilometragem do manual da tracker!
453511
Qualquer dúvida sobre o carro é só falar, o pessoal aqui é 100%
Henrique_MudLover
05/03/2014, 12:44
Primeiramente muito obrigado por responder!
O carro realmente está bem novo, estou gostando bastante, ele nunca rodou em terra (uma pena para o antigo dono), ontem já tive a oportunidade de estrear o carro em uma pequena enchente embaixo da ponte cidade jardim. Quase todos os carros passando devagar pela faixa esquerda e eu não tive dúvida em colocar a viatura pra nadar.
Os óleos eu só estou com dúvida em relação ao que li no site quando se diz Gl04 ou Gl05. No Manual não menciona nada, devo usar para eixos e transmissão o óleo com sigla Gl04?
Quantos as bobinas vou verificar os parafusos.
Valeu pela recepção!
Abraço
Então... vamos lá
A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa.
A especificação API GL-5 é designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas (choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais).
A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão ao invés do GL-4 irá gerar problemas de engate e “arranhamento” durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças.
Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas.
Então iria de GL-4 na Transmissão e no restante, Caixa de Transferência 4x4, Eixo dianteiro 4x4 e eixo traseiro GL-5
Todos os óleos 80w90. Isso seria a minha opinião, mas vamos esperar mais e ver a opinião de outros colegas.
Terra nosso teacher!! kkk
Então pra resumir, tudo 80w90
Cambio - GL4
Resto (4x4, diferenciais) - GL5
Confere, "roger"?
Vou fazer isso segundona tb!! kkk Cotei e não passaria de 200 Dilmas..
[ ]s
Henrique_MudLover
05/03/2014, 17:38
Agora entendi, mas sem querer ser chato..rs no manual o óleo para a transmissão e caixa de transferência não são os mesmos (no caso GL-4)?
Hoje estive na Suzucar para comprar as pastilhas de freio e lá me falaram que não há necessidade de realizar a troca antes de 60.000km pois o carro não foi utilizado em trilhas. Apesar de concordar com a teoria dele prefiro gastar a tal "200 Dilmas" como nosso amigo Chuva falou e GARANTIR que não terei problemas.
Abraço
PS: para constar comprei Pastilhas Japonesas marca Daiwa R$112,00 (mais macia)
É esse óleo é barato.... hehehehe Cofere!!!
GL-4 e GL-5 são somente especificação API que nada mais é que quantidade de aditivos e detergentes que possui junto ao óleo assim como o nosso óleo do motor API SJ / SL / SM / SN
No caso seriam todos 80w90 com a diferença do API blz?
É bom trocar assim você já fica tranquilo e tem certeza que está tudo zero! E se seguir o manual ele pede a troca com 40K
OKz!!! Vlw Terra!
Vou lá então! o cara do posto BR disse que tinha tudo! Vou dar essa sua aula nele e vamos ver!! kkk
[ ]s
kkkkkkkkk... O pior que a maioria dos vendedores de auto peças não sabem o que estão vendendo só sabem o básico tipo especificação de óleo mesmo só sabem que é 5w30 10w40 e por aí vai. Agora pergunta sobre o API do óleo... ninguém sabe teve vendedor que me perguntou o que era ainda!
No caso do Óleo do motor pegue sempre o API SN que é o que possui mais aditivos e detergentes autolimpante é o que tem de melhor e mais novo no mercado hoje!
Ahhh comprei todos os protetores da Sigma 4x4.. fechei hoje tudo com frete saiu por 974,00 todos eles galvanizado branco pra durar mais!
legal Terra!!
Depois poe as super fotos ai pra gente ver!!
[ ]
Henrique_MudLover
05/03/2014, 21:00
Valeu denovo Terra, desculpe a ignorância! Hahaha
Mudando um pouco de assunto me diz onde compro com preços bons os hacks, estribos e quebra mato?
Tem alguma marca melhor pra isso?
Abraço
Rapaz.... eu comprei na casa das capotas
http://loja.casadascapotas.com.br/loja/busca.php?loja=103567
Preços muito bons, os estribos e o quebra mato são mais salgadinhos, até terá de ver para qual fim seria a sua necessidade deles, se será só enfeite ou para proteção realmente!
simtesch
05/03/2014, 21:55
Olá amigo,
Com relação ao óleos, caixa de marchas e caixa de transferência o 75W90... Vem de fábrica com este óleo( Achei na BR por R$32,00 litro sintético)OU 80W90....Nos diferenciais obrigatoriamente os 80W90....Menciona a troca com 40.000km caixa e diferenciais 30.000km se não me engano....
Abs
Roland
sptracker
06/03/2014, 06:51
Não entendi a pergunta, se é que foi uma pergunta.
Esquece essa troca no manual, leva em uma oficina para olharem as condições do óleo e o nível, as vezes pode estar com o óleo bom. Maior problema é carro que entra muito na área, pois pode contaminar.
Olá amigo,
Com relação ao óleos, caixa de marchas e caixa de transferência o 75W90... Vem de fábrica com este óleo( Achei na BR por R$32,00 litro sintético)OU 80W90....Nos diferenciais obrigatoriamente os 80W90....Menciona a troca com 40.000km caixa e diferenciais 30.000km se não me engano....
Abs
Roland
Sim... esse é a especificação de viscosidade do óleo que sai de fabrica, porém a recomendação é que se utilize o 80w90 após primeira troca!
Com relação a quilometragem olha lá a tabela que postei que mostra condições normais e condições severas!
Agora quanto a substituição vai da consciência de cada proprietário! Eu mesmo verificando o nível e aparentemente vendo que o óleo está bom, faço a troca, pois passados os 40k o mesmo começa a perder propriedades, tanto pela rodagem quanto pelo tempo! Então eu prefiro gastar 200,00 e trocar tudo do que ter problemas futuros e ter que abrir alguma caixa e gastar muito mais! Sigo rigorosamente as trocas
Pois somente olhar para o óleo, cheirar e passar o dedo para ver a viscosidade não é nenhum teste padrão que o qualifica! faça as trocas nos períodos indicados e não terá problemas!
MARCANGIANE
06/03/2014, 10:03
bom dia amigo
parabéns pela aquisição, uma tracker 2008 com 41mil km é difícil de achar fique tranquilo com os óleos de caixa,diferencial etc.
particularmente não trocaria deixaria o original.
a minha está com 70mil km só irei trocar com 80mil km e de preferência o óleo original que a suzuki usa.
antes pensava que óleo era tudo igual mais tem uma pequena diferença em durabilidade,fluidez,resistência a temperatura
de trabalho, etc.
quanto a correia do AC e a da ventoinha só troque se estiver ressecada ou rachada pois as originais são MITSUBISHI e são ultra duráveis.
abraço.
Esteves Junior
06/03/2014, 10:37
Então... vamos lá
A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa.
A especificação API GL-5 é designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas (choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais).
A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão ao invés do GL-4 irá gerar problemas de engate e “arranhamento” durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças.
Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas.
Então iria de GL-4 na Transmissão e no restante, Caixa de Transferência 4x4, Eixo dianteiro 4x4 e eixo traseiro GL-5
Todos os óleos 80w90. Isso seria a minha opinião, mas vamos esperar mais e ver a opinião de outros colegas.
Resposta Sensacional. Digno de instrutor.
parabéns
Henrique_MudLover
06/03/2014, 16:52
Cara eu vou acabar trocando pois sou o segundo dono, mas conheço o primeiro.
Eu fiquei com esse assunto na cabeça e olhei no manual da TR4 2011 que tem em casa e vi que lá eles recomendam a troca com 80.000km, e ainda por cima o volume de óleo é um pouco menor em todos os reservatórios. Eu sei que o carro é diferente mas a durabilidade do óleo não poderia mudar, certo ou errado Dr. Terra?
Cara eu vou acabar trocando pois sou o segundo dono, mas conheço o primeiro.
Eu fiquei com esse assunto na cabeça e olhei no manual da TR4 2011 que tem em casa e vi que lá eles recomendam a troca com 80.000km, e ainda por cima o volume de óleo é um pouco menor em todos os reservatórios. Eu sei que o carro é diferente mas a durabilidade do óleo não poderia mudar, certo ou errado Dr. Terra?
Depende muito da especificação de cada óleo, mas provavelmente a TR4 deve ter especificação parecida com a Tracker
O tempo depende também da garantia de funcionamento do fabricante. A mitsubishi garante os 80k.. ótimo!! A GM garante 40K, sou adepto nesse caso que é melhor pecar pelo excesso e fazer a troca nos 40k já que a montadora orienta! Não é uma regra e como disse a montadora não obriga, ela orienta, então vai de cada um, eu sigo o manual!
João Muraro
06/03/2014, 18:23
Depende muito da especificação de cada óleo, mas provavelmente a TR4 deve ter especificação parecida com a Tracker
O tempo depende também da garantia de funcionamento do fabricante. A mitsubishi garante os 80k.. ótimo!! A GM garante 40K, sou adepto nesse caso que é melhor pecar pelo excesso e fazer a troca nos 40k já que a montadora orienta! Não é uma regra e como disse a montadora não obriga, ela orienta, então vai de cada um, eu sigo o manual!
Boa noite Terra,
E com relação as especificações do óleo do motor? Até hoje não observei um concesso, pois tem quem utilize o óleo mineral (20w50), outros preferem o semi-sintético (10w30...- eu utilizo esse atualmente) e tem também a opção pelos sintéticos. Como fica essa questão ???
João
Henrique_MudLover
06/03/2014, 21:13
Eu concordo com você, sempre sigo o manual mas a dúvida sempre fica...rs
Henrique_MudLover
06/03/2014, 21:19
Boa noite Terra,
E com relação as especificações do óleo do motor? Até hoje não observei um concesso, pois tem quem utilize o óleo mineral (20w50), outros preferem o semi-sintético (10w30...- eu utilizo esse atualmente) e tem também a opção pelos sintéticos. Como fica essa questão ???
João
João, boa noite, sou novo aqui mas vou dar um pitaco...eu troquei recentemente o óleo da minha tracker e coloquei o 5w30 sn, sintético e desde outros carros que tive eu não deixo chegar em 10.000km, troco sempre com 7.000km.
Pode parecer excesso mas se pensarmos que principalmente em são Paulo ficamos parados nos trânsito o motor fica ligado sem rodar por muito tempo.
Eu particularmente prefiro óleos sintéticos pelos aditivos e propriedades que normalmente possuem mas tanto óleos minerais e óleos semi-sintéticos oferecem confiabilidade desde que sejam utilizados de forma correta com trocas regulares.
Aguarda a resposta do Terra que provavelmente virá com mais dados técnicos! rs
João Muraro
06/03/2014, 21:45
João, boa noite, sou novo aqui mas vou dar um pitaco...eu troquei recentemente o óleo da minha tracker e coloquei o 5w30 sn, sintético e desde outros carros que tive eu não deixo chegar em 10.000km, troco sempre com 7.000km.
Pode parecer excesso mas se pensarmos que principalmente em são Paulo ficamos parados nos trânsito o motor fica ligado sem rodar por muito tempo.
Eu particularmente prefiro óleos sintéticos pelos aditivos e propriedades que normalmente possuem mas tanto óleos minerais e óleos semi-sintéticos oferecem confiabilidade desde que sejam utilizados de forma correta com trocas regulares.
Aguarda a resposta do Terra que provavelmente virá com mais dados técnicos! rs
Boa noite Henrique,
Com relação ao período de troca é por aí mesmo, ou seja em condições de utilização mais "dura"....como engarrafamentos, baixa rotação, pouca quilometragem entre percursos, poeira, etc....o manual recomenda inclusive a troca com 5.000 km, é o que estou fazendo, contudo a questão de qual óleo (sintético , semi ou mineral) para mim é a incógnita.
Normalmente utilizo os produtos da Petrobras e onde faço a troca (posto-escola), quando olhamos a recomendação do "sistema" deles e que provavelmente foi repassada pelo fabricante do automóvel, a recomendação é o óleo mineral 20w50.
João
Henrique_MudLover
06/03/2014, 22:36
Boa noite Henrique,
Com relação ao período de troca é por aí mesmo, ou seja em condições de utilização mais "dura"....como engarrafamentos, baixa rotação, pouca quilometragem entre percursos, poeira, etc....o manual recomenda inclusive a troca com 5.000 km, é o que estou fazendo, contudo a questão de qual óleo (sintético , semi ou mineral) para mim é a incógnita.
Normalmente utilizo os produtos da Petrobras e onde faço a troca (posto-escola), quando olhamos a recomendação do "sistema" deles e que provavelmente foi repassada pelo fabricante do automóvel, a recomendação é o óleo mineral 20w50.
João
João, dá uma olhada lá na primeira página que o Terra postou a página do manual com a tabela e lá fala de vários tipos de óleo que podem ser utilizados e no final cita que pode ser superior, ou seja, um óledo 5w30 Sn pode ser considerado um óleo superior, entre outros.
Abs
Vamos lá novamente!!! hehehehe
Essa do motor é POLEMICA..... cada um segue a sua receita de bolo. Mas vamos ver se a gente chega em um denominador comum.
Nossa... eu acho que vou escrever um bocado aqui agora!! Mas vamos tentar entender primeiro as diferenças entre Mineral, Semi-Sintético e Sintético.
Os óleos de base mineral são formulados com óleos básicos derivados do petróleo. São formados de hidrocarbonetos e são classificados como parafínicos, naftênicos ou aromáticos de acordo com a composição química, origem do petróleo e com os processos de refino e por aí vai....
Os óleos semi-sintéticos são uma mistura de bases minerais e sintéticas, em proporções variadas. Assim eles possuem características intermediárias de acordo com o percentual de cada base. Esse tipo tem melhor resistência à oxidação que os óleos minerais. Quanto maior for o teor de base sintética em um óleo semi-sintético maior será sua resistência à oxidação.
Os óleos sintéticos tem composição química bem definida, diferente do mineral eles são obtidos a partir de reações químicas de polimerização de insumos provenientes da indústria petroquímica (Parece a mesma coisa, mas não é). O processo de fabricação requer cuidados especiais. Os óleos sintéticos possuem maior estabilidade e mantêm suas propriedades por um período mais longo que os óleos minerais. Por isso a maioria podem ser substituídos a cada 10k.
Agora um detalhe importante da diferença é que o benefício oferecido pelo óleo sintético está na lubrificação mais eficiente garantindo um aumento na vida útil do motor, e nunca na extensão do período de troca. Devido a sua estabilidade térmica e à oxidação, podem trabalhar sob temperaturas mais elevadas que os óleos minerais. Além disso a película lubrificante é mais resistente se mantendo mesmo nas condições mais severas de carga.
Só pra não misturar muito as coisas resolvi separar os posts!!
Agora vamos partir para as especificações do carro segundo fabricante!
Olhando aquela tabela na página 1 o fabricante diz que pode ser utilizado de 10w30 a 20w50 com API SF até SN que é o mais superior disponível hoje no mercado!
Dentre essas opções o manual indica o 20w50 para temperaturas superior a -10ºC
Só pra entender o que significa esse código:
Existem duas classificações: uma feita a partir da viscosidade, e outra do tipo de serviço. A primeira classificação é descrita na embalagem após a sigla SAE... mas pulando isso tudo vamos para o que interessa!!!
Todos aqui usamos óleos multi-viscosos que são aqueles que têm bom desempenho tanto em baixas quanto em altas temperaturas e são descritos por dois números: um seguido da letra W (de winter, inverno em inglês), e outro na sequência - por exemplo, 5W30 ou 10W40. Quanto maior for o segundo valor, mais viscoso é o produto, e quanto mais quente o motor, menos viscoso o óleo.
segue uma tabelinha com relação
453866
Então depois dessa embolação toda, eu estou agindo da seguinte maneira:
Nosso Paí é de clima tropical e temperaturas elevadas, principalmente aqui no ES até o nordeste não existe inverno!! Porém não achei necessário o 20w50, até porque só temos esse óleo mineral e com API até SM no máximo.
Então estou indo de Lubrax Semi-sintético 15w40 API SN - atendendo uma gama excelente dentre a faixa de temperatura!
Para o pessoal do Sul, clima frio... pode-se optar para óleo de menos viscosidade tranquilamente e para o pessoal que tem verão e também tem inverno rigoroso o ideal seria casar uma especificação SAE que trabalhe dentro da temperatura de inverno e verão para que não tenha que usar um tipo no inverno e outro no verão!
Pra mim o Semi-sintético 15w40 é o que melhor se ajusta a todo tipo de clima do nosso país trabalhando na faixa -15ºC até 50ºC.
Acho que é isso aí!!!
Agora vou dormir... hehehehe
João Muraro
07/03/2014, 10:03
Só pra não misturar muito as coisas resolvi separar os posts!!
Agora vamos partir para as especificações do carro segundo fabricante!
Olhando aquela tabela na página 1 o fabricante diz que pode ser utilizado de 10w30 a 20w50 com API SF até SN que é o mais superior disponível hoje no mercado!
Dentre essas opções o manual indica o 20w50 para temperaturas superior a -10ºC
Só pra entender o que significa esse código:
Existem duas classificações: uma feita a partir da viscosidade, e outra do tipo de serviço. A primeira classificação é descrita na embalagem após a sigla SAE... mas pulando isso tudo vamos para o que interessa!!!
Todos aqui usamos óleos multi-viscosos que são aqueles que têm bom desempenho tanto em baixas quanto em altas temperaturas e são descritos por dois números: um seguido da letra W (de winter, inverno em inglês), e outro na sequência - por exemplo, 5W30 ou 10W40. Quanto maior for o segundo valor, mais viscoso é o produto, e quanto mais quente o motor, menos viscoso o óleo.
segue uma tabelinha com relação
453866
Então depois dessa embolação toda, eu estou agindo da seguinte maneira:
Nosso Paí é de clima tropical e temperaturas elevadas, principalmente aqui no ES até o nordeste não existe inverno!! Porém não achei necessário o 20w50, até porque só temos esse óleo mineral e com API até SM no máximo.
Então estou indo de Lubrax Semi-sintético 15w40 API SN - atendendo uma gama excelente dentre a faixa de temperatura!
Para o pessoal do Sul, clima frio... pode-se optar para óleo de menos viscosidade tranquilamente e para o pessoal que tem verão e também tem inverno rigoroso o ideal seria casar uma especificação SAE que trabalhe dentro da temperatura de inverno e verão para que não tenha que usar um tipo no inverno e outro no verão!
Pra mim o Semi-sintético 15w40 é o que melhor se ajusta a todo tipo de clima do nosso país trabalhando na faixa -15ºC até 50ºC.
Acho que é isso aí!!!
Agora vou dormir... hehehehe
Valeu Terra,
Comecei utilizando o mineral 20w50, antes de completar 5.000km migrei para o semi-sintético 10w40 e na próxima troca já estava inclinado a utilizar o semi 15w40. Depois das suas ponderações vou utilizar ele mesmo, com trocas a cada 5.000km.
Grato,
João