PDA

Ver Versão Completa : Miniatura de Engesa



Eteval
22/12/2003, 17:59
PessoALL,

alguem sabe se existe miniatura de Engesa à venda??
onde e quanto??

Caso negativo, a galera de Sampa (cidade maravilhosa, que tem de tudo :wink: ), teria como pesquisar se alguem pode começar a fabricar?? Acho que a saída seria muito boa. :wink:

grande abraço

Luiz Claudio
22/12/2003, 18:25
Fala Eteval,

Aqui em Sampa nós temos um encontro semanal no Ibirapuera. Na última quinta tinha um expositor (não me lembro qual era) que estava vendendo essas miniaturas de Engesa feito em resina, só que bem ruinzinhas. O preço eu não vi, mas parece que é um cara de Osasco que faz.

Um abraço

Eduardo Chaves
22/12/2003, 21:11
PessoALL,

Maquetes em resina vc encontra neste link, é só encomendar o modelo...
http://www.maquetesoffroad.hpg.ig.com.br/

Ou se contentar com um modelo em papel, mas com vários detalhes, segue o arquivo em anexo...

[]'s...

Andre 4x4
23/12/2003, 14:54
Ou se contentar com um modelo em papel, mas com vários detalhes, segue o arquivo em anexo...
[]'s...

Valeu Eduardo

Vou montar esse e ficar admirando-o até comprar o meu, heheheh

Vou tomar a liberdade e redesenha-lo no Corel Draw, ai pede-se ampliar até o tamaho que quiser, sem perder a qualidade.
Mas isso é para o ano que vem, ok

Abraço e Boas Festas

Andre

SILVIO
28/01/2004, 12:37
Ha!ha!! EU TENHOO!! :lol: :lol: :lol: ....he..he..


Pessoal, apresento-lhes a minha mais nova viatura, na verdade eu ganhei, o segundo melhor presente que ganhei em toda minha vida...(o primeiro foi meu filhote, que por sinal já tomou posse do brinquedinho).
Confesso que me senti uma criança de 5 anos ao ganhar o brinquedo. Estava tão radiante que só não dormi com o carrinho debaixo do travesseiro pq a d. encrenca ia taca-lo na minha cabeça :D :D

Aí está ele.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1b4307d50769851141843f478130f9a3.jpg[img]
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/faa44b20c5208acfbd9e6f647349f83c.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/8dbcdc9cc7bcc4e85e6f2260309545f1.jpg[img]

Só peço não fiquem com inveja 8) , prometo não esquecer dos6, já estou vendo com um amigo meu que trabalha com isso, em fazermos um molde e começar a produção. :wink:

Mas, enquanto v6 podem montar a sua própria viaturinha da cor que quizer, basta entrar no http://mudway.com.sapo.pt/news/mini/mini.htm

zortea
31/10/2008, 14:50
Boa tarde pessoal...

bom o assunto é o seguinte: eu já fiz miniaturas do Gurgel, Candango e Toyotona, e agora chegou a vez do Engesa, as medidas da carroceria eu já consegui, pelo menos as da parte externa(achei um Engesa estacionado perto da firma e tirei as medidas que eu precisava, mas só da parte externa, afinal ele estava fechado), e agora eu to precisando de algumas medidas do chassis dele, para facilitar eu já consegui aqui mesmo no fórum uma foto de um chassis "pelado", e já marquei as medidas que eu vou precisar...

Eduardo Velo
04/11/2008, 18:53
Ve se te ajuda ... pelo menos serve de modelo ... rsrs ...

abs ...

negreira
04/11/2008, 19:26
miniatura de gurgel

Ralado/SP
05/11/2008, 18:34
Zortea,

Tenho um fase 1, serve as medidas dele?? Caso a resposta seja positiva, amanhã eu te passo essas medidas do chassi do meu. Pois estou a caminho da mecânica.


Abraçones

Ralado

zortea
06/11/2008, 07:40
Ralado, serve sim, afinal esse vai ser o primeiro Engesa que eu faço, então é melhor começar com o fase 1 né... e eu gostaria também de umas fotos do teu Engesa...
bom aqui tem umas fotos da Toyotona que eu estou fazendo(ainda tenho que reformar o teto dela) e de dois Gurgéis que eu fiz, um é a versão de serviço e o outro é um X12-TL que vai ganhar uns sapatos novos em breve, ainda tem uma versão mais braba dele que é um X12 de trilha.
todas essas miniaturas são feitas á partir de chapas de estireno, mas caso alguem se interesse por elas, as versões de venda são feitas em resina, mas o nivel de detalhes é o mesmo...
bom agora uma outra questão: a motorização deste modelo como eu não tenho um poderoso 6 canecos da Chevrolet para colocar lá dentro, vou colocar um V8 que tá sobrando lá na minha caixa de sucatas de miniaturas, a caixa de transferencia vai ser uma do CJ7 Renegade...
ah sim esqueci de pedir também as medidas dos braços tensores da suspensão dele e a altura das molas, apesar de que ele vai ser um pouco mais alto, é bom saber a altura padrão...
na hora em que eu começar vou colocando os progressos da viatura aqui...

muito obrigado pessoal...

negreira
06/11/2008, 08:24
muito obrigado pessoal...

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
parabéns amigo
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:


suas miniaturas são de excelente qualidade!

Cilon Carlos Heck
06/11/2008, 20:32
Zortea, por que tu não vai lá na CINFEL e pega as medidas do fase 1, 2 ou 3 com o Edson? Ele deve te passar na boa. É muito mais fácil e rápido.

maxdelta
06/11/2008, 20:53
Ve se te ajuda ... pelo menos serve de modelo ... rsrs ...

abs ...

Esse engesa de paperkraft vc pegou em que site? Tem como me dizer? Adoro paperkraft!

Luca
06/11/2008, 22:44
Esse engesa de paperkraft vc pegou em que site? Tem como me dizer? Adoro paperkraft!
Max,
Eu ia perguntar o mesmo ao Edú Velo. Acho que ele tirou da caixa de Sucrilhos Kellogs, quando era criança. :D

fpc3
07/11/2008, 14:26
essa aqui é rarissima, quem fazia nao faz mais segundo o dono da miniatura.

zortea
07/11/2008, 16:54
Bom, então já tá na hora de termos uma nova versão do F1, não sei o material que foi usado no Engesa dessas fotos, mas o meu começa em Estireno e depois vai ser feito em resina para quem se interessar em ter uma miniatura do F1(depois eu faço as outras versões).
Fpc3 vc não tem mais detalhes sobre essas miniaturas, a do JPX está muito bem feita bem como a do Engesa apesar de eu achar que a suspensão está um pouco rebaixada...
ah sim, amanha vou lá na Cinfel dar uma olhada e tirar mais umas medidas que eu ainda não tenho(interior, frente, grade, etc...)
depois é só passar o bixão no AutoCad e pronto para picotar o estireno...

Ralado/SP
07/11/2008, 17:23
Zortea,

vamos as medidas:
seguindo a foto onde vc havia marcado as medidas, da direita pra esquerda
vão entre as longarinas:53cm
perfil das longarinas: 6x12cm ( é um retângulo na vertical )
parte reta superior onde vai motor e susp. dianteira: 50cm
parte diagonal dianteira do chassi 64cm
parte reta baixa da chassi: 84cm
outras medidas seguindo a foto....
parte diagonal traseira do chassi: 64cm
parte reta superior onde vai tanque e susp. traseira: 74cm

Estou no agurado da evolução do projeto.....

Abraçones

Ralado

Ralado/SP
07/11/2008, 17:30
Zortea

Já ia esquecendo.... vi que vc utiliza umas fotos como referência, me mande por MP seu e-mail que te passo umas fotos boas pra usasr de gabarito.


FPC3

vamos infernizar a vida do cara que fazia essas miniaturas... quem sabe ele se anima novamente, vivo atrás de miniaturas de engesa, mais são raras...


All,

Essas miniaturas de papel ( desculpea ignorância, mas não sei escrever em inglês e teria que voltar pra ler como é o nome correto ) são muito legais, pra quem curte, entre no GURGEL800, lá tem várias miniaturas e dá acessso à outras fontes.

Abraçones

Ralado

Cilon Carlos Heck
07/11/2008, 22:26
A CINFEL não abre aos sábados. Tem de ir durante a semana.

zortea
10/11/2008, 11:36
Ralado, já te mandei a MP, e as longarinas do chassis do Engesa já estão devidamente desenhadas, agora vou ter que dar um jeito de ir lá na Cinfel e tirar mais umas medidas, agora vai ser do posicionamento das travessas e detalhes da fixação da suspensão(braços, molas, tensores e amortecedores), além é claro das medidas do interior, grade dianteira e um pouco mais pra a frente, dos parachoques também, aí depois de tudo isso devidamente desenhado, passo á fase de cortes no estireno começando pelo chassis...
fiquem ligados que o andamento do projeto vai ser mostrado por aqui...
valeu pessoal...

zortea
13/11/2008, 15:25
Boa tarde pessoal, ontem estive na Cinfel, e consegui não apenas tirar as medidas que eu precisava(frente e algumas da parte interna) como tive acesso ao projeto de um Engesa 4 portas, é um Hummer nacional e tem que ser feito, já entrou na lista logo na sequencia do F1, aliás uma duvida que eu acho que já matei mas espero a opinião dos nobres colegas de forum aqui...
é o seguinte, tá com cara que a diferença entre o F1 e o F2 é o bocal do tanque que trocou de lado, mas acho que deve ter mais diferenças(motorização? suspensão? painel?...) já que aparentemente nas medidas eu não achei muita diferença(to usando como base as medidas de um F1 camuflado que eu achei na rua perto de uma oficina que mexe com DKW)...
Bom aguardo a opinião dos colegas...
quanto ao andamento vou prosseguir com os desenhos ainda hoje, depois é que vou partir para o estireno...

CAVESO
13/11/2008, 16:12
Zortea,

O fase 2 é 25 cm maior que o fase 1 e 25cm menor que o fase 3.

As portas são diferentes, bocal de tanque do lado oposto, tampa traseira abre para o lado (e não para baixo como o fase 1) e limpadores na parte de baixo do quadro...

Basicamente são essas as diferenças...

Eduardo Velo
14/11/2008, 07:51
... tampa traseira abre para o lado (e não para baixo como o fase 1) e limpadores na parte de baixo do quadro... Basicamente são essas as diferenças...

No F1 ainda - a tampa tras. é menor , o painel int. é bi-partido , painel frontal é tri-partido , estabilizadora , posição das alavancas ... tem mais diferenças que só da pra saber estando proximo e observando todos os detalhes ... o dificil é achar F1 , F2 e F3 originais pra tirar essas dúvidas ... rsrs ... esse painel frontal tri-partido por ex. quem faz reforma já muda , pq desalinha as 3 peças muito fácil

abs ...

zortea
14/11/2008, 10:04
Beleza Caveso, mas agora mais uma duvida: esses 25cm que o F2 é maior que o F1, são no entre-eixos ou concentrados na traseira, é que no caso de ser na traseira tudo bem, estica-se a traseira do bixo e tudo bem, no entre-eixos eu tenho que aumentar o chassis dele, agora com relação ás portas, bom, vou esperar o Jackson da Cinfel me passar os desenhos(agora vai vir também os desenhos dos braços da suspensão...), tá certo que são do F2, mas acho que já vai me ajudar bastante...
sem falar que vem os desenhos do F4 junto, aí sim é que eu vou poder desenvolver uma linha completa do Engesa, ou seja jipe, perua e pickup(tanto com caçamba curta como com caçamba longa)...
valeu pessoal...

CAVESO
14/11/2008, 21:41
25 cm maior no entre-eixos e consequentemente na lataria...

Marcos Petri
15/11/2008, 21:11
Véio,

Tem idéia de quanto vai ficar essa chibanga ?

Gostaria de encomendar um F-I, na cor bege (ou café com leite, ou ainda cor de leão) com capota de lona preta e pneus mud 33".

Assim que tiver algo concreto dá um toque, oK ?

Quando tiver algo, favor enviar e-mail para mpetri30000@yahoo.com.br.

Brigadão e boa sorte.

Petri

guilhermeabreu
17/11/2008, 00:06
CAVESO

Acho que vc se equivocou nas medidas do chassi do F-1 para o F-2 .

Qdo estive aí com vc , lembro de ter tirado as medidas do entre-eixo do seu F-2 e do meu F-1 . O ENGESA F-2 é 25 cm mais comprido do que o F-1 , MAS NO ENTRE-EIXO É SÓ 12,5 cm MAIOR . E não 25 cm como vc citou , digo no entre-eixo .

Esta sumido eim ????????????? Qdo que o seu vai andar ???????????? Se vc não vem aqui para me mostrar eu vou aí de novo , é só combinarmos .

ABRAÇÃO

CAVESO
17/11/2008, 00:16
CAVESO

Acho que vc se equivocou nas medidas do chassi do F-1 para o F-2 .

Qdo estive aí com vc , lembro de ter tirado as medidas do entre-eixo do seu F-2 e do meu F-1 . O ENGESA F-2 é 25 cm mais comprido do que o F-1 , MAS NO ENTRE-EIXO É SÓ 12,5 cm MAIOR . E não 25 cm como vc citou , digo no entre-eixo .

Esta sumido eim ????????????? Qdo que o seu vai andar ???????????? Se vc não vem aqui para me mostrar eu vou aí de novo , é só combinarmos .

ABRAÇÃO

Grande amigo Guilherme Abreu!!!!!!!!

Rapaz, juro que não lembrava que o entre-eixos era 12,5......tenho medido tanto meu engesa para fazer alguns acessórios que tô embaralhando tudo e trocando as bolas.....rsss

Estou meio sumido, enrolado com a faculdade e dando uma arrancada final no engesa..

Já dei uma amarelada nele (veja no tópico dele no frota) e tá indo...

Em breve nos veremos....

zortea
17/11/2008, 11:25
Marcos, ainda não tenho idéia do preço da mini, mas vai dar pra fazer do jeito que vc quer, ah sim qual é o diametro(em cm) do pneu 33(desculpe a "inguinorança"), é que eu já tenho uns pneus que vieram em uma outra miniatura e pela foto que eu vi em um outro tópico os dois são bem parecidos, de repente até dá certo né...
Caveso, agora eu entendi um lance, como o aumento da carroceria se deu em medidas iguais no entre-eixos e na traseira, com isso a proporção do jipe se manteve igual, bom, agora numa dessas eu to com as medidas de carroceria do F2(conseguidas na Cinfel) e com as medidas do chassis do F1, bom, vou fazer primeiro a carroceria e depois eu ajusto o chassis, o resultado é que vai sair um F2 primeiro e depois um F1 e o F4(vou acabar inventando alguma pickup em cima dessas máquinas)

Gustavo Engeseiro
23/07/2009, 23:42
Aquelas miniaturas que o Fernardo postou lá atras , são minhas , as do JPX e Engesa.
Eu mandei fazer o Engesa , depois o JPX e ai , eu ligei para o cara e ele disse que não fazia mais... :discordo: Eu ainda queria fazer da minha F-75 , e não deu tempo...:odedo:
E quanto ao zortea disse que a suspenção parecia rebaixada , é porque estava em cima da minha cama , no meio dos cobertores... Devia ser umas 3Hrs. da manhã...
Bom , aqui vão mais fotos...
A ultima é da minha coleção de 4x4's , ou pelo menos uma parte dela , os maiores...!

CAVESO
23/07/2009, 23:58
Poxa, um artista desses e parou de fazer...PQP!!!!!!!

Tenho algumas miniaturas engesa aqui também, depois posto as fotos!

Gustavo Engeseiro
24/07/2009, 00:21
Poxa, um artista desses e parou de fazer...PQP!!!!!!!

Tenho algumas miniaturas engesa aqui também, depois posto as fotos!

Pois é , eu também não entendo esses caras , ele disse que não estava dando muito dinheiro , e parou de faze-las...
Ele fazia direitinho , eu vi varias fotos , e olha que ele era da Bahia! :lol: :mrgreen: :lol:
Brincadeira a parte da Bahia , nada contra.

CAVESO
25/07/2009, 00:54
Fotos de minhas miniaturas...

Foto 1: meus dois engesas - O da direita (resina) comprei na garra4x4 e o de plástico é uma raridade: achei no mercado livre um cara vendendo só uma unidade que foi fabricada pela Matel em larga escala aqui no Brasil. Paguei 15,00 pela relíquia, novo, no plástico.
Penso em pintar os dois de amarelo. Que vocês acham??????

Foto 2: minha frota offroad

Gustavo Engeseiro
25/07/2009, 01:01
Muito bonitas as suas miniaturas!
Parabéns!:concordo:
Eu tenho uma miniatura de um Willys , eu não essa é do meu pai , é um trofeu , parecida com esse Engesa bege!
Vou tirar fotos dela , ai posto aqui!

Gustavo Engeseiro
25/07/2009, 01:04
Puts , :putz: , eu tinha uma foto dela aqui... :parede:

fpc3
27/07/2009, 22:22
pessoal, aqui vai a de papel, é so imprimir e recortar.da pra colorir com as canetinhas dos filhos.

fpc3
27/07/2009, 22:26
Pois é , eu também não entendo esses caras , ele disse que não estava dando muito dinheiro , e parou de faze-las...
Ele fazia direitinho , eu vi varias fotos , e olha que ele era da Bahia! :lol: :mrgreen: :lol:
Brincadeira a parte da Bahia , nada contra.

Gustavo, se vc passar o contato dele quem sabe a gente consegtue atenta-lo financeiramente pra fazer um lote de replicas pra nos ein...O Caveso organiza isso tranquilamente.

Gustavo Engeseiro
27/07/2009, 22:31
Pois é , mas , um dia eu liguei lá para falar com ele , e o telefone não existia mais...:putz:
O cara sumiu , ninguem mais sabe dele , mas , se tiver alguma informação eu falo para vocês!
Abs. :concordo:

fpc3
03/08/2009, 01:30
YouTube - Miniaturas antes da "trilha"

cRiPpLe_rOoStEr
03/08/2009, 04:40
Fotos de minhas miniaturas...

Foto 1: meus dois engesas - O da direita (resina) comprei na garra4x4 e o de plástico é uma raridade: achei no mercado livre um cara vendendo só uma unidade que foi fabricada pela Matel em larga escala aqui no Brasil. Paguei 15,00 pela relíquia, novo, no plástico.
Penso em pintar os dois de amarelo. Que vocês acham??????

Foto 2: minha frota offroad

esse de resina me lembrou umas miniaturas que eu vi para vender em florianópolis... mas as que eu vi em florianópolis tinham uma coloração mais "pontilhada" parecida com a areia do fundo de algumas praias da região...

Marden Silva Soares
27/01/2023, 21:59
Olá a todos!!
Por gentileza, vocês tem algum contato de alguém que constrói miniaturas do Engesa sob encomenda?
Gostaria de presentear alguém muito querido que tem boas lembranças de infância com esse Jipão.
Desde já muito obrigado!