PDA

Ver Versão Completa : Coroa X Pinhao



linsmar
28/02/2014, 17:29
Pessoal boa tarde!

Gostaria Muito da ajuda de alguem que tenha instalado coroa e pinhao Motive gear 43x8.
Meu mecanico ta na duvida da profundidade do pinhao e da folga entre a coroa e pinhao já que o manual está em inglês.
A unica informacao que temos está inscrito na face do pinhao.

Parte superior da face do pinhao está o numero 154 manuscrito
parte inferior da face do pinhao está o numero 2.625 manuscrito

Na coroa tambem tem 154 manuscrito e se nao me engano também tem 0,006

Sera que unida de estao estas numeracoes?


Alguem pode me salvar ai nessa empreitada.

Obrigado.

Pablo.pinto2007
28/02/2014, 19:14
Pessoal boa tarde!

Gostaria Muito da ajuda de alguem que tenha instalado coroa e pinhao Motive gear 43x8.
Meu mecanico ta na duvida da profundidade do pinhao e da folga entre a coroa e pinhao já que o manual está em inglês.
A unica informacao que temos está inscrito na face do pinhao.

Parte superior da face do pinhao está o numero 154 manuscrito
parte inferior da face do pinhao está o numero 2.625 manuscrito

Na coroa tambem tem 154 manuscrito e se nao me engano também tem 0,006

Sera que unida de estao estas numeracoes?


Alguem pode me salvar ai nessa empreitada.

Obrigado.

Dá uma pesquisada sobre o manual do mecânico da Willys... lá tem uma página que esplica todos esses números gravados nas peças... todas as peças quando saem de fábricam "ganham" números e o número para o casal (coroa e pinhão) devem ser os mesmos, por isso vc vê o número repetido... e tem outra inscrição que mostra a medida do calço, que deve ser esse 0,006... dá uma procurada e uma lida e tenta "ensinar" seu mecânico... ou então monte seu diferencial com quem realmente entende disso... eume arrisquei a montar o meu, mas o dianteiro já está morto... então sei que não terei um diferencial para sempre (dianteiro)...

Abraços!

Pablo

linsmar
28/02/2014, 19:32
Dá uma pesquisada sobre o manual do mecânico da Willys... lá tem uma página que esplica todos esses números gravados nas peças... todas as peças quando saem de fábricam "ganham" números e o número para o casal (coroa e pinhão) devem ser os mesmos, por isso vc vê o número repetido... e tem outra inscrição que mostra a medida do calço, que deve ser esse 0,006... dá uma procurada e uma lida e tenta "ensinar" seu mecânico... ou então monte seu diferencial com quem realmente entende disso... eume arrisquei a montar o meu, mas o dianteiro já está morto... então sei que não terei um diferencial para sempre (dianteiro)...

Abraços!

Pablo


Pois é Pablo estou aqui tentando desvendar aos poucos para tentar ensinar para ele. kkkkk
Saberia me dizer que modelo é o dana 44 dos jeeps

se é dana 44-3 ou dana 44-4?

Veja esse link aqui pra ver se sai alguma ideia.
Manutenção do diferencial das picapes (http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=535)

Denis Takashi
28/02/2014, 23:16
Pessoal boa tarde!

Gostaria Muito da ajuda de alguem que tenha instalado coroa e pinhao Motive gear 43x8.
Meu mecanico ta na duvida da profundidade do pinhao e da folga entre a coroa e pinhao já que o manual está em inglês.
A unica informacao que temos está inscrito na face do pinhao.

Parte superior da face do pinhao está o numero 154 manuscrito
parte inferior da face do pinhao está o numero 2.625 manuscrito

Na coroa tambem tem 154 manuscrito e se nao me engano também tem 0,006

Sera que unida de estao estas numeracoes?


Alguem pode me salvar ai nessa empreitada.

Obrigado.

vamos por partes :

o numero 154 é para marcar o par de coroa e pinhão, para evitar que sejam montados casais diferentes ( sim, após o tratamento térmico elas passam por uma lapidação). Se montar misturado pode causar ronco no funcionamento, dificuldade de acerto e etc....

Esse 2,625 é a distancia ( em pol) do centro da carcaça até o pinhão, aquela medida com o medidor de profundidade citado no manual do mecânico . Como muitos mecânicos não possuem, o jeito é chutar uma profundidade e testar posteriormente o contato.

A coroa e pinhão são as mesmas para o 44 e 44-3 , o que muda é a caixa de satélites, que possuir rolamentos mais reforçados neste ultimo.

linsmar
01/03/2014, 00:10
vamos por partes :

o numero 154 é para marcar o par de coroa e pinhão, para evitar que sejam montados casais diferentes ( sim, após o tratamento térmico elas passam por uma lapidação). Se montar misturado pode causar ronco no funcionamento, dificuldade de acerto e etc....

Esse 2,625 é a distancia ( em pol) do centro da carcaça até o pinhão, aquela medida com o medidor de profundidade citado no manual do mecânico . Como muitos mecânicos não possuem, o jeito é chutar uma profundidade e testar posteriormente o contato.

A coroa e pinhão são as mesmas para o 44 e 44-3 , o que muda é a caixa de satélites, que possuir rolamentos mais reforçados neste ultimo.


Denis muito obrigado amigo.
Valeu mesmo, grande ajuda você me deu agora.

e esse 0,006 voce saberia? ele está na lateral da coroa.

Abraço!

linsmar
01/03/2014, 11:47
Hoje consegui traduzir o manual que veio dos States com isso encontrei a pequena folga que tem que existir entre coroa e pinhão,
Vem em milésimos de polegada e fica : de .007" à 009" transformei para centésimo de milímetro já que não tem instrumento em polegadas (vou ver se encontro caso não encontre vai ficar em centésimo de milímetros) e ficou entre 18,00 e 22,00 valores arredondados.


Por Favor se tiverem mais sugestões ou pedradas que mandem, porque são sempre bem vindas.

Abraço.:safari-rig:...

Eduardo Velo
01/03/2014, 12:47
linsmar , cuidado com essa montagem , vc tem que saber a folga do casal que vc tirou , se ele for igual a 0,006" não precisa colocar calço se for por ex. 0,008" coloca 0,002" de calço , não precisa transformar em mm , o micrometro tem medidas em mm e polegada , e os calços são em polegada ... o ajuste de folga do pinhão deve ser pelos calços entre o rolamento e a porca de ajuste do yoke , essa folga tem que ser com aperto total da porca e o pinhão tem que girar livre sem nenhuma folga ... depois o ajuste da coroa é pela tinta ou giz , aí é mais complicado pq tem que ser pelos calços de rolamento então tente ajustar a folga do casal o melhor possível pelos calços da porca do Yoke ...

abs ...

linsmar
01/03/2014, 13:15
linsmar , cuidado com essa montagem , vc tem que saber a folga do casal que vc tirou , se ele for igual a 0,006" não precisa colocar calço se for por ex. 0,008" coloca 0,002" de calço , não precisa transformar em mm , o micrometro tem medidas em mm e polegada , e os calços são em polegada ... o ajuste de folga do pinhão deve ser pelos calços entre o rolamento e a porca de ajuste do yoke , essa folga tem que ser com aperto total da porca e o pinhão tem que girar livre sem nenhuma folga ... depois o ajuste da coroa é pela tinta ou giz , aí é mais complicado pq tem que ser pelos calços de rolamento então tente ajustar a folga do casal o melhor possível pelos calços da porca do Yoke ...

abs ...

Eduardo muito obrigado pela colaboração,não vamos levar em consideraçao as medidas do antigo conjunto porque segundo
o meca o conjunto foi mal instalado e por isso houve desgaste e quebra dos dentes, em relação a profundidade do pinhao não terá problema já que veio escrito na face do pinhao 2,625 então essa será a medida até o centro da carcaça.
Esse 0,006 que veio na coroa seria a folga entre os dentes do pinhao e a coroa?
No manual diz que tem que ser .007" a .009". devo desconsiderar já que veio na coroa o valor .006"?


Abraço.

Eduardo Velo
01/03/2014, 13:54
Não , esse valor é referente a diferença entre a medida padrão da cabeça do pinhão até o centro da carcaça . 2,625" é a distância padrão da cabeça do pistão até o centro da carcaça , se o pistão tivesse um 0,00 colocaria essa medida e estaria td certo , como veio 0,006" vc tem que descontar 0,006" de 2,625" e acertar a medida com um micrometro de profundidade em 2,619" , se for - 0,006 aí vc soma 2,625" aí tem que ficar 2,631" da cabeça do pistão ao centro da carcaça ...
Se estivesse correto a medida anterior vc não teria esse trabalho todo , pq seria só tirar a diferença de umpro outro e colocar ou tirar calços ... então esse valor 0,006" não se refere a calço e sim uma referência OK ! ... é bem trabalhoso , mas se fizer td certinho vc não mexe mais com isso ... depois de acertar a medida vc ajusta o pinhão pela porca do Yoke , depois ajusta a coroa colocando e tirando calços dos rolamentos , trampinho bem chato , se vc não tiver com confiança no seu meca , leva o eixo com o casal numa mecânica especializada em diferenciais , mas se quiser encarar a empreitada segue vídeo de demonstração , está em inglês pq youtube no brasil não tem nada disso ... Jeep Wrangler Dana 30 Front Differential Aussie Locker Install - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=fEWYMuWOJws)

2 mexanicos mexeram no dif. tras. do meu engesa e as 2 vzs me ferrei , fui fazer curso na Dana e eu mesmo fiz com ferramentas emprestadas de uma oficina perto de casa , já faz 10 anos que estou rodando e nunca mais tive problema ...

qqer duvida pode perguntar , se for do meu alcance posso te dar uma mão ...

abs ...

linsmar
01/03/2014, 14:45
Não , esse valor é referente a diferença entre a medida padrão da cabeça do pinhão até o centro da carcaça . 2,625" é a distância padrão da cabeça do pistão até o centro da carcaça , se o pistão tivesse um 0,00 colocaria essa medida e estaria td certo , como veio 0,006" vc tem que descontar 0,006" de 2,625" e acertar a medida com um micrometro de profundidade em 2,619" , se for - 0,006 aí vc soma 2,625" aí tem que ficar 2,631" da cabeça do pistão ao centro da carcaça ...
Se estivesse correto a medida anterior vc não teria esse trabalho todo , pq seria só tirar a diferença de umpro outro e colocar ou tirar calços ... então esse valor 0,006" não se refere a calço e sim uma referência OK ! ... é bem trabalhoso , mas se fizer td certinho vc não mexe mais com isso ... depois de acertar a medida vc ajusta o pinhão pela porca do Yoke , depois ajusta a coroa colocando e tirando calços dos rolamentos , trampinho bem chato , se vc não tiver com confiança no seu meca , leva o eixo com o casal numa mecânica especializada em diferenciais , mas se quiser encarar a empreitada segue vídeo de demonstração , está em inglês pq youtube no brasil não tem nada disso ... Jeep Wrangler Dana 30 Front Differential Aussie Locker Install - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=fEWYMuWOJws)

2 mexanicos mexeram no dif. tras. do meu engesa e as 2 vzs me ferrei , fui fazer curso na Dana e eu mesmo fiz com ferramentas emprestadas de uma oficina perto de casa , já faz 10 anos que estou rodando e nunca mais tive problema ...

qqer duvida pode perguntar , se for do meu alcance posso te dar uma mão ...

abs ...


Mais uma vez muito obrigado meu caro amigo Eduardo.
Você vai me tirar do sufoco com essas irformações.

Se eu estivesse pertinho daí ia deixa esse trampo com você, "hehehe", mas estou no interior da Bahia.
Como é difícil as coisas por aqui vai ter que ser esse mexanico mesmo porque especializada por aqui nem no sonho.
Segunda feira vou transmitir as informações pro mexanico acho que ele vai se cagar todo.kkkk.

abs.

linsmar
01/03/2014, 14:49
Quer dizer que quando vem .006 tem que somar?
e quando vem .006" tem que diminuir?

no meu caso veio 0.006

linsmar
01/03/2014, 15:15
Eduardo, lembrando que essa grafia 0,006 veio na coroa e nao no pinhao.

abs

Eduardo Velo
01/03/2014, 15:45
Não é isso , 0,006" positivo significa que o pinhão tem que ficar 0,006" acima do 0,00 que seria a medida padrão e - 0,006 ( negativo ) significa que vc tem que deixar o pinhão 0,006" mais pra baixo da medida padrão ... , vc não mencionou se é positivo ou negativo o 0,006 por isso fiz esse comentário OK !

Denis Takashi
01/03/2014, 18:34
Não é isso , 0,006" positivo significa que o pinhão tem que ficar 0,006" acima do 0,00 que seria a medida padrão e - 0,006 ( negativo ) significa que vc tem que deixar o pinhão 0,006" mais pra baixo da medida padrão ... , vc não mencionou se é positivo ou negativo o 0,006 por isso fiz esse comentário OK !

Eduardo,

Desculpa 'meter o bedelho', mas se não me engano no manual da Motive gear vem explícito que a distancia pinhão- centro da carcaça é este 2,625 mesmo, diferentemente do Dana que tem a inscrição de +-1 ,0 e etc, para ter de converter com aquela tabela do manual do mecanico. Na pior das hipóteses o linsmar posta uma foto do manual pra tirar nossa duvida

O fato é que mesmo com a medida conseguida através da ferramenta de profundidade, sempre é bom analisar o pattern, já que durante o tempo pode ocorrer de terem trocado os mancais do diferencial, e pelo fato deles serem mandrilhados montados no lugar, um novo par pode apresentar diferenças de medida.

Eduardo Velo
01/03/2014, 19:05
Denis , seria mesmo uma boa ver o manual , se não for Dana realmente teria que seguir outra receita ...
Se for pra manter 2,625 então o 0,006 já faz parte do conjunto descontando essa medida , pode ser isso mesmo ... , não vai facilitar a vida do meca pq ele vai ter que ajustar de qqer maneira , mas tem que saber qual medida colocar ...

linsmar
01/03/2014, 20:42
Denis e Eduardo.

está aqui alguns trechos do manual que consegui traduzir, mal traduzido mas tá aí. Hehehe.

10- cada anel e pinhão é pre-rum e marcado na face do pinhão com sua configuração de profundidade apropriada chamada distância cheking. Esta dimensão é a linha de centro do eixo da face do pinhão. uma ferramenta de investigacao deve ser usada para medir a distância de verifica. profundidade do pinhão é ajustada pela adição da subtração distância shim. ficar + /-002 da dimensão de pinhão


11uma vez que a profundidade do pinhão é conseguida usando uma coleira nova paixão ou pacote de correção de pré-carga (DANA).conjunto rolamento pinhão pré-carga para 15 polegadas-libras rotativos torque com rolamentos usados e quilos de 25 polegadas com rolamentos novos. uma vez que situa-se a pré-carga, instalar a porca do pinhão selo e loctite

12-uma vez instalado o pinhão, posição engrenagem de anel e transportadora em habitação para verificar a folga. cada engrenagem de anel e pinhão é desenvolvido para executar em. 007"a. 009" reação da moda de rua de engrenagem.


Das coisas que existe no manual esses quisitos são os mais relevantes.

linsmar
01/03/2014, 20:52
Pelo o que eu entendi o resultado final da profundidade tem que ser 2.625.
é isso mesmo ?
e pra chegar a isso teria que variar os calços entre + ou -.002

Eduardo Velo
01/03/2014, 23:18
Pelo que entendi , o ajuste deve ser na medida 2,625 com tolerância de 0,002" , os calços devem ser colocados pra chegar nessa medida , o 0,006 na cabeça do pinhão é a referencia que deve ser usada qdo tiver que fazer alguma troca de coroa e pinhão .
As folgas entre 0,007 e 0,009 são relativos a folga entre coroa e pinhão .
A pre carga que é comentado seria um aperto , depois gira bem o conjunto e aperta novamente , 1o com 15 libras / polegada2 depois 25 libras/polegada2 ...

Boa empreitada ...
abs ...

linsmar
01/03/2014, 23:24
Pelo que entendi , o ajuste deve ser na medida 2,625 com tolerância de 0,002" , os calços devem ser colocados pra chegar nessa medida , o 0,006 na cabeça do pinhão é a referencia que deve ser usada qdo tiver que fazer alguma troca de coroa e pinhão .
As folgas entre 0,007 e 0,009 são relativos a folga entre coroa e pinhão .
A pre carga que é comentado seria um aperto , depois gira bem o conjunto e aperta novamente , 1o com 15 libras / polegada2 depois 25 libras/polegada2 ...

Boa empreitada ...
abs ...

Eduardo esse 0,006 esta escrito na lateral da coroa e nao no pinhao.
será que esta relacionando aos calços laterais?

Eduardo Velo
02/03/2014, 06:59
No pinhão tem que ter um numero tb ... esse na Coroa é pq ela está 0,006 maior no diam. pq essa medida é sempre referente a distancia da cabeça do pinhão até o centro da carcaça ...

linsmar
03/03/2014, 11:59
Sistema C&P montado com sucesso, Quero agradecer a todos que colaboraram com o tópico,
E que possamos estar sempre juntos compartilhando nossas ideias e experiências.

Eduardo e Denis fica um abraço em especial à vocês.

ótimo carnaval a todos!! :safari-rig:...