PDA

Ver Versão Completa : Diesel Metropolitano x Rodoviário

Melo
02/12/2005, 19:01
Ola' Senhores,

Alguem saberia onde obter a informacao dos locais de venda deste combustivel pelo Brasil afora?

[]s

Hudson Buck
02/12/2005, 20:49
Melo,

Até onde eu sei, todo o diesel distribuído nos postos dentro das cidades é metropolitano, pelo menos nas grandes metrópoles, e o diesel distribuído nas estradas é rodoviário. A diferença esta na quantidade de enxofre que é bem menor no diesel metropolitano diminuindo a emissão de poluentes em área urbana. Em contrapartida o diesel rodoviário tem um rendimento maior, mas não sei te dizer exatamente como isso afeta o rendimento. Por experiência própria, quando abasteço na estrada o rendimento é realemente bem maior.

[ ]s

Edintruder
03/12/2005, 14:30
Normalmente quando se compra combustíveis na Br pelo 0800 se pede o combustível e o tipo, por ex, diesel tipo B é o aditivado, o tipo A é o comum, então cada posto compra comforme quer. Daí basta saber a diferença no próprio posto, porém o diesel comum ainda traz mais benefícios ao motor que esse diesel metropolitano.

Hudson Buck
04/12/2005, 22:21
Edintruder,

Não estámos falando de diesel adivado e diesel comun, mas sim de diesel vendido dentro das cidades e diesel vendido nas estradas. Até onde sei, o mesmo diesel comum, por exemplo, tem composição diferente dependendo de onde será vendido, se na área urbana ou nas estradas. Essas informações eu obtive no site de algum dos grandes distribuidores de combustível, mas não me lembro qual, pois li isso muito tempo atrás.

abraços.

_portela
05/12/2005, 09:11
Diesel metropolitano, o nome já diz, é vendido nas regiões metropolitanas.
O que há hoje é uma diferença na quantidade de enxofre entre os "Diesel Metropolitanos", coisa que irá terminar a partir de janeiro de 2006.

Hoje o Diesel Metropolitano com menos enxofre, ou seja, 500ppm é distribuído somente nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Campinas, de Sãop José dos Campos, da Baixada Santista, de Belo Horizonte e no Vale do Aço.

Me parece que para as regiões "não metropolitanas", a partir de janeiro de 2006 também haverá uma queda no teor de enxofre, dos atuais 2000-3000ppm para 1000-2000ppm, dependendo da região.

Abraço,