Ver Versão Completa : Freio tracker ruim na lama
João Muraro
24/02/2014, 22:18
Boa noite,
O freio da minha tracker fica muito ruim quando preciso aciona-lo na lama ou em terreno muito encharcado. Isso é normal?
Grato,
João
Rainer 89
24/02/2014, 22:43
João,
A tracker usa freio a tambor na traseira é comum a frenagem ficar prejudicada em veículos com esse sistema após passagem por alagados e lama.
Esse link fala sobre isso e a manutenção preventiva do sistema de freio traseiro.
Vitara Cabrito (http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/Limpeza%20freios.htm)
Att,
Oi Joao,
A minha freia bem nessa situação. Se a sua no seco freia bem talvez seja o atrito entre a pastilha e o disco que não está legal qdo molha. Talvez pastilha acabando ou disco com dente, ACHO, tem q ver as peças.
O que acontece pra mim é o contrario: qdo tá muito seco e pó escorregadio o ABS quebra as pernas..
O carro simplesmente não freia! Principalmente nas subidas, qdo tem q parar, sai girando as 4 rodas, trepidando pedal e indo pra tras perigosamente.. (se eu virar o volante me fodo)..
ABS atuando mas não para! Só depois de umas bombadas.. me disseram q é normal.. meio perigoso e preferiria q não tivesse abs esse carro.
[ ]
João Muraro
24/02/2014, 23:05
Oi Joao,
A minha freia bem nessa situação. Se a sua no seco freia bem talvez seja o atrito entre a pastilha e o disco que não está legal qdo molha. Talvez pastilha acabando ou disco com dente, ACHO, tem q ver as peças.
O que acontece pra mim é o contrario: qdo tá muito seco e pó escorregadio o ABS quebra as pernas..
O carro simplesmente não freia! Principalmente nas subidas, qdo tem q parar, sai girando as 4 rodas, trepidando pedal e indo pra tras perigosamente.. (se eu virar o volante me fodo)..
ABS atuando mas não para! Só depois de umas bombadas.. me disseram q é normal.. meio perigoso e preferiria q não tivesse abs esse carro.
[ ]
Chuva,
Percebo o ABS atuando...o pedal treme, mas a eficiência fica péssima....sinto como não tivesse freio.....em situação de subida forte, como vc enfrentou, nunca passei por essa situação.
João Muraro
24/02/2014, 23:09
João,
A tracker usa freio a tambor na traseira é comum a frenagem ficar prejudicada em veículos com esse sistema após passagem por alagados e lama.
Esse link fala sobre isso e a manutenção preventiva do sistema de freio traseiro.
Vitara Cabrito (http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/Limpeza%20freios.htm)
Att,
Rainer,
O link é bem ilustrativo e interessante, mas não sei se o sistema de freio traseiro do vitara é o mesmo da tracker.
O Sistema é o mesmo porém só a forma de abrir pra ter acesso as sapatas que é diferente, pois não tem os prisioneiros!
452685452686
Rubens Linhalis
25/02/2014, 09:03
Oi Joao,
[ ]
É.. acho que deveria ter a opcao de desligar o ABS...
João Muraro
25/02/2014, 09:25
Rubens,
Pelo que estou percebendo, essa é uma deficiência do freio ABS da tracker.....nunca tive tive carro com freio ABS, portanto pergunto: todo carro que vem com esse sistema tem essa deficiência ( não pode ver terreno com água nem excesso de poeira) ou só é exclusividade da tracker? Se for é uma grande falha do projeto.
João
Oi Joao,
tenho uma fileder com abs tb acho que deve ser a mesma bósnia!
não tem como por esse carro de passeio na mesma situação, mas os sintomas menores já antecipam o desfecho.. o sistema tenta frear tanto indo pra frente quanto pra trás e a trepidação grande no pedal surge. o pedal no fundo fica tb sem ação até que se aperte e bombe umas 2 vezes.. mas o foda é ter tempo pra esses segundos..
A fielder deve ser pior ainda o efeito já que tem freio a disco nas 4 rodas..
a questão seria: não tem como desligar abs na tracker de uma forma simples e se ter um freio básico antigo normal?
[ ]
Dá uma olhadinha nesse tópico! não é do nosso carro mas é funcional!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50381-abs-no-off-road-melhor-desligado.html
MarceloBlum
25/02/2014, 10:03
Rubens..
e se agente retirar o fusível do ABS? desta forma os freios continuariam normal e acabariam nossos problemas :)
pelo que vi no manual, pagina 9-18, é o fusível Nro2, que fica no cofre do motor....
João Muraro
25/02/2014, 10:08
Dá uma olhadinha nesse tópico! não é do nosso carro mas é funcional!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50381-abs-no-off-road-melhor-desligado.html
Valeu Terra,
Esse tópico diz tudo....então o jeito é tirar o fusível do ABS antes de enfrentar estradas com baixa aderência (barro, areia)...prefiro fazer isso do que as "gambiarras" propostas no link.
Agora fica uma dúvida importante....em caso de muita chuva no asfalto, como o ABS se comporta? Será que perde a eficiência com relação a distância da frenagem?
João
PUTZ! Q SHOW!! VLW PELA BUSCA!!
Vou testar é hoje!!! kkk
[ ]s
MarceloBlum
25/02/2014, 11:40
Boa noite,
O freio da minha tracker fica muito ruim quando preciso aciona-lo na lama ou em terreno muito encharcado. Isso é normal?
Grato,
João
Sobre o pedido inicial, realmente já notei perda de eficiência quando entro em áreas alagadas, principalmente o freio fica mais duro e não funciona...
acredito que a solução seria freio a disco na traseira..
alguém já fez ou conhece alguém que fez a gambiarra ou se é fácil de alterar?
Tem um cara daqui do fórum que fez e postou o procedimento, faz tempo mas não lembro se tem fotos.. parece que dá, mas é gambi sim.. kkk, acho q era disco da suprema, ou algum outro carro grande. [ ]
MarceloBlum
25/02/2014, 13:39
Tem um cara daqui do fórum que fez e postou o procedimento, faz tempo mas não lembro se tem fotos.. parece que dá, mas é gambi sim.. kkk, acho q era disco da suprema, ou algum outro carro grande. [ ]
aqui tem mais algumas informações:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/87765-freio-traseiro-disco-tracker.html
a saída seria utilizar o mesmo conjunto da roda dianteira, mas é muita gambi pelo jeito.. kkkk
ainda mais pra ficar sem freio de mão..
melhor deixar assim!
Abraços,
Marcelo
dirceuximenes
25/02/2014, 14:32
Troquei as lonas do freio traseiro, como ainda não andei em lama não sei dizer, mas na areia não senti dificuldade, mas tb não anda tão rápido.
MarceloBlum
25/02/2014, 14:53
Troquei as lonas do freio traseiro, como ainda não andei em lama não sei dizer, mas na areia não senti dificuldade, mas tb não anda tão rápido.
Dirceu.. a unica dificuldade que senti foi em trechos de água, onde a roda ficava no mínimo 70% submersa.. ou seja.. enchia o tambor de água..
umas 4 ou 5 bombeadas no freio e ele já começava a voltar ao normal..
logo não é nenhum "problema"
O Sistema é o mesmo porém só a forma de abrir pra ter acesso as sapatas que é diferente, pois não tem os prisioneiros!
452685452686
Boa noite a todos. Se alguém tiver fotos ou vídeos das sapatas, molas e regulagem ficaria muito grato porque comprei minha tracker e não tinha nada nem curtinho de freio comprei a maioria das peças porém tem algumas reguladores que não estao coerentes. Desce já obrigado.
José Carlos Soler Filho
29/11/2019, 23:41
Marcelo. Se retirar o fusível principal do funcionamento do ABS, o ABS vai para de atuar, prejudicando o funcionamento do conjunto. Já q nos sistemas de ABS, não existe válvula equalizadora para o controle de travamento dos freios traseiros, numa situação extrema de travamento. Já q no processo de frenagem, o peso do veículo fica na parte dianteira, fazendo o conjunto traseiro travar as rodas prematuramente, por isso nos carros antigos existe essa válvula equalizadora. No caso dos veículos modernos, equipados com ABS, o ABS é quem controla essa diferença. Acho q se chama EBD (Eletronic Brake Distribuition). Epero ter ajudado.
José Carlos Soler Filho
30/11/2019, 00:37
João, não tira o fusível do ABS não! Ele é quem faz a função da válvula equalizadora nos carros antigos. Em situação extrema, as rodas traseiras travam. Por isso a válvula equalizadora! No caso dos carros modernos equipados com ABS, o ABS é quem equilibra a frenagem, não deixando as rodas traseiras travarem prematuramente.