PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas sobre recursos de trações Tracker e TR4

marcaoz
23/02/2014, 17:13
Olá Pessoal! Como vão? Em paz?
Postei um tópico tempos atrás (Recurso das picapes modernas!) e recebi muita informação dos colegas Eduardo Alemão, André de Jesus, Renato Fraga, Imperador, Sem Loção, Tcheigor e muitos outros.
Agora preciso de uma orientação para poder ajudar um amigo que não entende nada de 4x4 (não que eu entenda muita coisa mas pelo menos tenho paciência pra buscar informações).
Ele pretende gastar uns 25000 pra pegar um 4x4 e a escolha está entre um tracker e um tr4.
Por gosto, por economia de combustível e por preço ele iria no tracker mas pela necessidade talvez o tr4 seja mais eficiente (apesar de ser difícil achar um bom por esse preço).
A necessidade é pra embarcar e desembarcar uma lanchinha nas margens de rios pois sempre aparece um local com barro muito liso ou muito fofo (daqueles que uma roda afunda e patina e daí a outra perde força).
Numa situação dessa, com uma roda ou até duas patinando (uma em cada eixo) o tracker não ficaria em desvantagem, por não ter bloqueio de diferencial (sem considerar a existência do sistema LSD)?
Penso assim pelo fato do tr4 possuir o bloqueio central mas peço que me corrijam se não for tão simples assim.
Caso seja realmente uma vantagem do tr4 o bloqueio central o que seria necessário instalar no tracker para deixá-lo equivalente (considerando a situação descrita acima)?
Apenas um bloqueio no eixo traseiro já seria suficiente? Ou para considerar que o tracker estará em igualdade de recursos seria necessário instalar bloqueio nos dois eixos?
E aí começam as contas e as dúvidas!
-Para instalar um bloqueio confiável (ARB, se não me engano) em um eixo quanto ficaria?
- O eixo do tracker aceita esse acessório?
- É um equipamento durável, que dificilmente requer reparos?
- No final da fritada o tracker não ficaria mais caro (sem contar com o tempo e o trabalho dispendido) ou no mesmo preço de um tr4 do mesmo ano?
Desculpe-me por tantas perguntas mas fazer um negócio pensando que será vantajoso e depois descobrir que não é bem assim, é muito frustrante.
Caso possam ajudar-me novamente agradeço imensamente.
Abraços.

diogo ludovico
23/02/2014, 20:17
Vamos lá parceiro.
Voce está fazendo um pouco de confusão quanto aos bloqueios existente nos dois carros.
A questão é que o tracker, é o chamado 4x4 part time, onde se tem 4x2 (tração traseira), o 4x4 Hight (tração nas 4 rodas, com distribuição de 50% da força para cada eixo) e o 4x4 Low (reduzido). Quanto ao bloqueio no diferencial traseiro (LSD)não tenho certeza se ele tem, mas se tiver é um diferencial de deslizamento limitado, que dependendo do torque limita o giro da roda transferindo parte do torque para a roda que tem aderencia. Funciona como um bloqueio 75%.
A TR4, tem 4 posições de tração, sendo o 4x2 para asfalto seco, 4x4 H (4x4 para pisos com aderencia), 4x4 HLcc (4x4 com 50% da força p cada eixo) e 4x4 LLcc (4x4 reduzido).
A TR4 possui um diferencial central, o que permite que ela rode em 4x4 mesmo no asfalto seco, já que o diferencial central permitirá que os eixos rodem em velocidades diferentes nas curvas, o que não ocorre no tracker.
Assim, para reboque de barco e cargas a TR4 tem a vantagem de se poder usar o 4x4 no asfalto para ajudar a estabilidade e tração do conjunto.
Quanto a instalação de bloqueios nos eixos, os preços são parecidos, mas encontra-se mais facilmente para a TR4.

Olá Pessoal! Como vão? Em paz?
Postei um tópico tempos atrás (Recurso das picapes modernas!) e recebi muita informação dos colegas Eduardo Alemão, André de Jesus, Renato Fraga, Imperador, Sem Loção, Tcheigor e muitos outros.
Agora preciso de uma orientação para poder ajudar um amigo que não entende nada de 4x4 (não que eu entenda muita coisa mas pelo menos tenho paciência pra buscar informações).
Ele pretende gastar uns 25000 pra pegar um 4x4 e a escolha está entre um tracker e um tr4.
Por gosto, por economia de combustível e por preço ele iria no tracker mas pela necessidade talvez o tr4 seja mais eficiente (apesar de ser difícil achar um bom por esse preço).
A necessidade é pra embarcar e desembarcar uma lanchinha nas margens de rios pois sempre aparece um local com barro muito liso ou muito fofo (daqueles que uma roda afunda e patina e daí a outra perde força).
Numa situação dessa, com uma roda ou até duas patinando (uma em cada eixo) o tracker não ficaria em desvantagem, por não ter bloqueio de diferencial (sem considerar a existência do sistema LSD)?
Penso assim pelo fato do tr4 possuir o bloqueio central mas peço que me corrijam se não for tão simples assim.
Caso seja realmente uma vantagem do tr4 o bloqueio central o que seria necessário instalar no tracker para deixá-lo equivalente (considerando a situação descrita acima)?
Apenas um bloqueio no eixo traseiro já seria suficiente? Ou para considerar que o tracker estará em igualdade de recursos seria necessário instalar bloqueio nos dois eixos?
E aí começam as contas e as dúvidas!
-Para instalar um bloqueio confiável (ARB, se não me engano) em um eixo quanto ficaria?
- O eixo do tracker aceita esse acessório?
- É um equipamento durável, que dificilmente requer reparos?
- No final da fritada o tracker não ficaria mais caro (sem contar com o tempo e o trabalho dispendido) ou no mesmo preço de um tr4 do mesmo ano?
Desculpe-me por tantas perguntas mas fazer um negócio pensando que será vantajoso e depois descobrir que não é bem assim, é muito frustrante.
Caso possam ajudar-me novamente agradeço imensamente.
Abraços.

Francisco Oliva
23/02/2014, 21:38
Olá pessoal, estou comprando uma tr4 e estou com uma dúvida que ninguém soube explicar. A tr4 tem bloqueio central, mas esse bloqueio bloqueia, o eixo dianteiro, traseiro ou ambos?

marcaoz
23/02/2014, 23:05
Olá Diogo. Boa noite!
É sobre essa posição 4x4 HLcc que eu posso estar fazendo confusão pois não tenho experiência com esses carros.
Eu achava que ela distribuísse 50% da força para cada eixo e também 50% para cada roda, como se o veículo tivesse um bloqueio em cada eixo.
Não é assim que funciona?
Nessa posição, caso alguma roda perca aderência o diferencial vai mandar mais potência para ela ou 50% para cada roda?
Grato. Abraços.

sptracker
24/02/2014, 10:41
Tracker não tem bloqueio como já foi falado, mas para seu amigo o que vai importa são os pneus e não se tem bloqueio nos diferenciais. Pelo preço que se paga e os benefícios, não vale a pena instalar.

Luis Artur - SP
24/02/2014, 16:32
TR4 tem diferencial central (entre os eixos) pois roda com a tração integral em terreno com aderência. O Tracker roda nestes pisos (asfalto ex.) em 4x2, dai o fato da TR4 ter o bloqueio, entretanto ambos não possuem bloqueio dos diferenciais entre rodas. Como ja foi dito, ao meu ver, com boas botas AT ele tira a lancha com qquer um dos dois.
Pras duas viaturas, se as duas rodas do mesmo lado caírem em uma vala por exemplo, ai nem pneu bom resolve, rs

marcaoz
25/02/2014, 09:16
Bom dia Pessoal! Grato pela ajuda!
Eu realmente estava equivocado com o funcionamento do bloqueio do diferencial central.
Eu achava que o tr4 sairia duma situação como essa mencionada pelo Luis ou de um "X", por exemplo.
Agora entendi que qualquer dos dois precisam do bloqueio de diferencial individual.
Grato. Abraços.

marcaoz
25/02/2014, 20:24
Pessoal, vou aproveitar o tópico pra tirar mais uma dúvida.
A opção do colega pelo tracker devia-se também à facilidade em encontrar peças de reposição, imaginando-o como um puro Chevrolet.
Agora a dúvida é: pra gente que mora na divisa do MS, quem tiver um tracker vai ter a mesma dificuldade em encontrar peças de quem tem um Suzuki grand vitara?
Ou o tracker ainda tem muitas peças gm, de carros tipo S10, por exemplo?
Ajudem-nos em mais essa aí, por favor.
Abraços.

sptracker
26/02/2014, 10:15
Pessoal, vou aproveitar o tópico pra tirar mais uma dúvida.
A opção do colega pelo tracker devia-se também à facilidade em encontrar peças de reposição, imaginando-o como um puro Chevrolet.
Agora a dúvida é: pra gente que mora na divisa do MS, quem tiver um tracker vai ter a mesma dificuldade em encontrar peças de quem tem um Suzuki grand vitara?
Ou o tracker ainda tem muitas peças gm, de carros tipo S10, por exemplo?
Ajudem-nos em mais essa aí, por favor.
Abraços.

Para Tracker na internet é fácil encontrar peças, concessionária GM esquece, muito caro. Na pasta da Suzuki tem um tópico de peças substitutas para o carro, o que pode ajudar ainda mais em uma emergência.

JeepOta
26/02/2014, 15:50
Me corrijam se eu estiver errado. A diferença da Tracker é que não tem a opção de desbloqueio central. Acionando-se a opção 4x4, o eixo central estará bloqueado. A Tracker em situação 4x4 é exatamente igual ao TR4 com bloqueio central acionado, mas a TR4 sem acionar o bloqueio central, em algumas situações pode se comportar exatamente igual a um carro 4x2 com tração traseira. Ex: Em uma erosão, os dois pneus dianteiros e um traseiro em terreno firme e um pneu traseiro no ar. Se não acionar o bloqueio central da TR, só o pneu que está no ar vai girar e a viatura não vai sair do lugar. É isso mesmo?

rdassis
23/04/2014, 12:04
Se a moda pega !!!

http://www.youtube.com/watch?v=CBbd4Y48Qlw