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Ver Versão Completa : Fui fazer o Teste Drive no TR4....minhas impressões



marcus74
23/02/2014, 09:37
Pessoal, fui fazer o teste drive no TR4.

Minhas impressões.

TR4 2008 FLEX, 4x4 Prata.

Sai de casa e rodei 240km até chegar em Foz do iguaçu, onde o TR4 estava.

Seguinte, tirando as diferenças ja citadas em relação ao Jetta(no outro tópico que eu abri), acho que o carro vai atender a minha atual necessidade(Andar constantemente em estradas com calçamento e cascalho, buraco, pedras e terra)

Só fiquei com uma dúvida em relação ao 4x4. Na primeira posição(primeira marcha debaixo pra cima do câmbio do 4x4) ele acende as rodas de baixo no painel. Eu senti que ele tinha mais 2 posições(duas marchas), uma no meio e outra acima. Porém quando eu passava na segunda marcha, não acendia nada no painel(do 4x4)...e quando eu passava para a 3 marcha, ele acendia as 4 luzinhas(4 rodas) e as dianteiras ficavam piscando. Está certo isso? Fiquei meio cabreio do sistema não estar funcionando direito.

Eu arranquei apenas com as duas luzes de baixo funcionando...e senti o carro normal. Quando ficaram as 4 luzes acessas, eu arranquei de novo e senti que o carro PUXOU mais. Não sei se foi impressão minha. Pena que fui fazer o teste em Foz do iguaçu e não tinha nada alem de asfalto pra eu testar o carro. Ai sai passando por cima de umas calçadas em uma rua abandonada que achei e achei uma rua cheia de buraco e acelerei valendo, inclusive passando com tudo por umas lombadas e o TR4 APARENTEMENTE não sentiu nada. Deu pra ver que o carro é forte mesmo.

Achei o espaço interno pequeno, não sei...tipo me senti um pouco esmagado(tenho 1.83m de altura, 95kg). Senti o banco um pouco desconfortável(de couro) e penso que em viagens longas pode me incomodar um pouco. Gostei da altura do carro e da visão ampla que ele dá ao dirigir. Não achei o motor fraco não. Não tem a puxada dos 170cv do jettão, mas acho que puxou bem até. Só fiquei triste que tem apenas 4 marchas...ou seja...na última vai esguelar o motor pra chegar aos 130...140km/h.

Achei o rádio bem ruim..e os alto falantes nem se fala.

O espaço atrás do banco do motorista é bem reduzido e senti que o meu sogro e minha sogra(foram no banco de trás) ficaram um pouco "soltos", tipo balançando demais. A altura em relação ao forro do teto achei excelente. Não raspei a cabeça de jeito nenhum.

O medidor de gasolina estava na reserva(marcador acesso)...comecei a andar...e o mesmo medidor, começou a piscar. Achei melhor ir no posto de gasolina e coloquei 4 litros. O marcador nem mexeu e continuou na reserva...mas parou de piscar. Não se se está certo.

No cambio tinha um número 2, que eu não sei pra que serve. Apenas coloquei no D(drive) que é o mesmo do jetta...e sai andando. Gostei dos freios. Senti segurar bem. Pisei fundo e não senti o ABS(aqueles chutinhos que o abs dá), mas as rodas não travaram. Balancei bemmmmm o carro de um lado pro outro(tipo aquecimento de pneu da formula1) e senti o carro na mão. Gostei dessa segurança. O cambio senti as trocas de marchas, coisa que no jetta é bem suave ou seja não nota-se as trocas de marchas, nem pisando fundo. Já no TR4 dá aquele "tranquinho" quando troca, mas nada que incomode.

O que mais me deixou, vamos dizer, "grilado", foi o espaço dentro...sei la...me senti, tipo prensado, esmagado...mas acho que é por falta de costume.

Na volta pra casa, por uma coincidência do destino...tinha uma TR4 na minha frete(na pista dupla) e fiquei cuidando o carro andar. O cara da minha frente estava a uns 120km/h...e eu percebi que o TR4 estava balancando bastante...tipo..de um lado para o outro. Enquanto o jetta estava colado no chão(o meu não é rebaixado)...digo bem estavel...o TR4 ficava tipo um barco na água, que balança de um lado para o outro. É assim mesmo?

Desculpem tantas perguntas mas na minha trajetória com carros(fusca, corsa, astra, focus, palio, peugeot 206 + cbr600rr, palio e agora o jetta...eu JAMAIS dirigi uma caminhonete ou SUV ou nada.

Sexta fiz um teste drive uma TUCSON e achei o carro bonitão, espaçoso, masssssss muito plastico por dentro...o cambio achei horrível, parece uma colher de mexer tacho com polenta kkkk. Era uma GL 2.0

Bom pessoal, foi isso. Resumindo...minha esposa gostou mais da TUCSON(Entenda-se não gostou do "jipinho" como ela chama o TR4)...e eu quero muito o TR4....só não sei se vou me adaptar.

Att.
Marcus

Pirillo
23/02/2014, 10:23
bom dia macus

tenta fazer um test drive num troller!!!!
por incrivel que parece acho ele mais espacoso na frente, acho que o que vc disse das luzes do cambio esta meio esquisito , o numero 2 e a segunda marcha , a terceira vc consegue reduzir ou travar nela usando um botao que tem do lado da manopla do cambio.
abracos

RValle
23/02/2014, 13:12
Amigo, tive uma TR4 após ter um Civic.

Comparar com o Jetta não tem como... é oooouuutra proposta.

Sim, ela é minúscula por dentro. Se você gosta de andar com mais passageiros... sei não. Eu vendi a minha pois meus pais ficavam muito apertados lá atrás. Isso que eu tenho 1,78m de altura. Sempre que entrava um passageiro, eu tinha que botar o meu banco pra frente. Imagino você com mais de 1,80... não ficou parecendo um gafanhoto sentado ali? eheheheh... joelho quase na direção né?

Sim, ela é bem estável. Quando comprei, achava que teria que andar devagarito nas curvas, mas não é que a diaba parece que anda em trilhos? Eu ia pra serra com ela, 130 km de curvas, e ela ia muito bem.

Motor é fraco na minha opinião. Pra quem tava acostumado com Jetta, é bem diferente mesmo, vc terá que pisar mais. É questão de costume.

Luzes da tração: não tem erro e é nessa ordem:

1- as duas luzes de trás são as normais, 4x2. Se estão acesas, ótimo, o carro tá normal aí. Não pode é ficar piscando.
2- luzes de trás normais e as da frente piscam alguns segundos, depois ficam acesas. Agora você está 4x4. É normal ele ficar meio "agarrado" para sair. Você pode engatar essa tração rodando até 100km por hora. Sugiro usar isso em auto estradas em dias de chuva forte, pois eu acho a traseira dela muito levinha.
3- As luzes de trás e da frente acesas e uma no meio fica piscando e depois fica acesa. Essa vc só usará se tiver no meio da lama, pra desatolar mesmo. Ele trava as 4x4 rodando ao mesmo tempo. Só engate essa tração com o carro parado. Não recomendado para ficar andando direto pois pode danificar o diferencial. É só pra sair do atoleiro mesmo.
4- A última, ficam todas acesas também, mas essa você usa no "L" que você vê no câmbio automático. Além de travado você fica com a marcha reduzida... sobre até árvore, meu querido. Uso dela? Próximo a zero. Eles indicam isso para situações que você precisa sair da inércia sem patinar. Tipo piso muito inclinado, neve, cascalho, essas coisas... mas é só pra sair dessa parte, não é pra ficar andando com essa marcha.

Tem um adesivo na porta que ensina a fazer tudo isso, bem como o bom e velho manual do carro.

Cara, Tucson é maior sim, mas não sei se aguenta o tranco que você quer... A Troller que o colega indicou também é um tanque de guerra, mas se você quer algum espaço para passageiro, é bem pequeno.

Mas, se você gostou do carro, eu gosto muito da TR4, só não voltei para ela pois eu queria um carro com espaço interno melhor.

Abração!

marcus74
24/02/2014, 08:38
Então...to pensando aqui no que eu faço(Não é fácil convencer a patroa ehehe). Alguem que tem a 2010...o espaço interno é o mesmo? ou deu uma "melhorada", inclusive no conforto?

A questão dela andar na estrada tipo balançando de um lado para o outro...é normal?

Att.
Marcus

neilsonhenriques
24/02/2014, 09:56
Bom pessoal, foi isso. Resumindo...minha esposa gostou mais da TUCSON(Entenda-se não gostou do "jipinho" como ela chama o TR4)...e eu quero muito o TR4....só não sei se vou me adaptar.


Marcus,

Em 2004 eu tinha um Golf confortline alemão, aquele com motor 2.0 mexido do Audi A4. Um canhão ! Eu fazia em 45 minutos um trajeto que levo 1:30 pra fazer com o Discovery com o pé embaixo. Praticamente não freiava o Golf.

Esse carro foi roubado aqui no Rio de Janeiro e minha mulher enchia o saco pra gente ir pra lugares como São Tomé das Letras, Visconde de Mauá (antes do asfalto) e etc. Acabei comprando um TR4.

Carro péssimo ! Apertado, não anda (mesmo !), o câmbio é uma bosta e bebia quase o dobro do Golf (15,4 km/l na estrada).

O TR4 é tão ruim que já estou no meu segundo (agora um 2009) e minha mulher também tem um 2013. :mrgreen:

Você vai se adaptar e amar o jipinho se usá-lo para o que ele foi desenvolvido: porrada.
O TR4 vai te levar onde o Jetta jamais sonharia em ir.

Abraço,
Neilson

marcus74
24/02/2014, 10:50
Marcus,

Em 2004 eu tinha um Golf confortline alemão, aquele com motor 2.0 mexido do Audi A4. Um canhão ! Eu fazia em 45 minutos um trajeto que levo 1:30 pra fazer com o Discovery com o pé embaixo. Praticamente não freiava o Golf.

Esse carro foi roubado aqui no Rio de Janeiro e minha mulher enchia o saco pra gente ir pra lugares como São Tomé das Letras, Visconde de Mauá (antes do asfalto) e etc. Acabei comprando um TR4.

Carro péssimo ! Apertado, não anda (mesmo !), o câmbio é uma bosta e bebia quase o dobro do Golf (15,4 km/l na estrada).

O TR4 é tão ruim que já estou no meu segundo (agora um 2009) e minha mulher também tem um 2013. :mrgreen:

Você vai se adaptar e amar o jipinho se usá-lo para o que ele foi desenvolvido: porrada.
O TR4 vai te levar onde o Jetta jamais sonharia em ir.

Abraço,
Neilson

Neilson...em relação ao 2010...ele é maior internamente, ou a mesma coisa do modelo antigo.

neilsonhenriques
24/02/2014, 11:17
Neilson...em relação ao 2010...ele é maior internamente, ou a mesma coisa do modelo antigo.

Marcus,

Os bancos dianteiros do novo modelo (2010 >) são bem mais confortáveis. De resto, mesma coisa. O novo também é um pouco mais confortável na estrada por causa das rodas 17" que prendem mais o carro no chão, mas não se acha pneus para uso misto (A/T) pra elas.
O meu 2009 pula igual um cabrito louco que fumou crack (igual ao 2005 que tive), principalmente depois de trocar os pneus para os maravilhosos BF Goodrich A/T que fazem o carro subir até em pau de sebo, mas mandam o conforto (acústico principalmente) pra casa do baralho.

Se tem uma coisa que você vai aprender aqui no fórum é que não dá pra ganhar todas. Você vai ter que abrir mão de alguma coisa pra ter outra. Caso eu estivesse na sua posição, hoje, pra escolher um carro:

Muito confortável, muito seguro, anda igual a um Jetta e é extremamente capaz no off-road: Pajero Full ou Discovery, e vai pagar caro.

Algum conforto, relativamente seguro e boa capacidade off-road: Trailblazer, Dakar ou SW4.

Excelente na trilha: Jimny (mais barato), Troller (caro) ou Wrangler (caro pra baralho), mas são desconfortáveis e/ou apertados e/ou inseguros.

Com algum conforto na cidade, alguma segurança e razoável capacidade off-road: TR4 ou Grand Vitara 3, mas não são bons nem na estrada e nem na cidade. (andam pouco e bebem muito)

É uma Escolha de Sofia o tempo todo e só com muito dinheiro você resolve todos os problemas.

Abraço,
Neilson

marcus74
25/02/2014, 15:19
Queria uma opinião de quem teve uma 2009< e quem comprou depois uma modelo novo.

Vale a pena? Vale a diferença de valor? Eu to com uma 2008 pra fechar...o cara quer 37.000. ( Não precisaria voltar nada) 85.000km

E pra pegar uma 2010..(modelo novo) eu ja teria que voltar 10.000 do valor do meu carro. 54.000km

Vale a pena? 10.000 pra pegar um modelo novo? 2010?

Poison
25/02/2014, 17:17
O marcus, pq não vai de pajero full 3p?

neilsonhenriques
25/02/2014, 17:57
Vale a pena? Vale a diferença de valor? Eu to com uma 2008 pra fechar...o cara quer 37.000. ( Não precisaria voltar nada) 85.000km

E pra pegar uma 2010..(modelo novo) eu ja teria que voltar 10.000 do valor do meu carro. 54.000km


Prós da 2010:
- Bancos dianteiros (bem) mais confortáveis
- Possibilidade de colocar uma central multimídia sem alterações no console do carro
- É um pouco mais forte. Pouca coisa
- Melhor no asfalto por causa do aro 17
- Faróis bem mais eficientes e com farol de milha (a 2008 tem um farol "auxiliar" escroto que quase nunca usei)

Contras da 2010:
- As rodas 17 não possuem pneus All Terrain, só pra asfalto

Se for pra usar no barro, eu compraria uma 2009 <. Em todos os outros casos, o modelo novo é melhor. Eu pagaria os 10 paus.

marcus74
25/02/2014, 20:14
O marcus, pq não vai de pajero full 3p?

Ola Poison...porque é bem mais cara. Meu carro ta financiado. Vou transferir o financiamento para o TR...ai só pega até 2005...e pajero full 2005 é bem mais cara né?

Abração

marcus74
25/02/2014, 20:17
Prós da 2010:
- Bancos dianteiros (bem) mais confortáveis
- Possibilidade de colocar uma central multimídia sem alterações no console do carro
- É um pouco mais forte. Pouca coisa
- Melhor no asfalto por causa do aro 17
- Faróis bem mais eficientes e com farol de milha (a 2008 tem um farol "auxiliar" escroto que quase nunca usei)

Contras da 2010:
- As rodas 17 não possuem pneus All Terrain, só pra asfalto

Se for pra usar no barro, eu compraria uma 2009 <. Em todos os outros casos, o modelo novo é melhor. Eu pagaria os 10 paus.

Puxa...Neilson...bem esclarecedor. Acho que ta me convencendo einh...eheh....Mas tipo..com os pneus que ela vem...lama nem pensar? Pois onde eu vou descer...as vezes dá um barro brabo..la no sogro.

Poison
25/02/2014, 21:45
Puxa...Neilson...bem esclarecedor. Acho que ta me convencendo einh...eheh....Mas tipo..com os pneus que ela vem...lama nem pensar? Pois onde eu vou descer...as vezes dá um barro brabo..la no sogro.

da pra ir Marcus, mas vc não vai ter muit aopçao de pneus mais pro OFF, uma opçao é comprar um joguinho de rodas 16 ;)

neilsonhenriques
25/02/2014, 22:42
Puxa...Neilson...bem esclarecedor. Acho que ta me convencendo einh...eheh....Mas tipo..com os pneus que ela vem...lama nem pensar? Pois onde eu vou descer...as vezes dá um barro brabo..la no sogro.

Rapaz, eu acho que fiquei tão acostumado a performance alienígena dos BF A/T e que ando metendo o pau em tudo que é pneu. Nem na Discovery eu tenho confiança de ir pro barro depois que calcei o TR4 com os BF tamanha é a segurança que eles passam. Pode parecer bobeira, mas a diferença é gritante, abissal, aberrante.

Por exemplo: passei num atoleiro com o meu TR4 como se fosse asfalto liso. Na semana seguinte, passei no mesmo atoleiro com a TR4 da minha mulher e a bicha deslizou tanto que acabei indo pro barranco. Por sorte o estribo não deixou a lataria sofrer nada. Mas pelo menos pra mim ficou mais que provado a superioridade dos BF A/T e quando esses Pirellis ATR do TR4 2013 forem pro espaço (não duram nada !), vou comprar um jogo de rodas aro 16 da TR4 2009 pra botar no carro da minha mulher também.

Se você pegar o modelo novo, como disse o Poison, o caminho é substituir as rodas 17 pelas 16 e usar um pneu decente. Com os Pirelli ATR eu seria irresponsável se te dissesse pra ficar tranquilo e ir pra casa do seu sogro.

Washington JÚNIOR
26/02/2014, 08:19
Marcus,

Caso eu estivesse na sua posição, hoje, pra escolher um carro:

Muito confortável, muito seguro, anda igual a um Jetta e é extremamente capaz no off-road: Pajero Full ou Discovery, e vai pagar caro.

Algum conforto, relativamente seguro e boa capacidade off-road: Trailblazer, Dakar ou SW4.

Excelente na trilha: Jimny (mais barato), Troller (caro) ou Wrangler (caro pra baralho), mas são desconfortáveis e/ou apertados e/ou inseguros.

Com algum conforto na cidade, alguma segurança e razoável capacidade off-road: TR4 ou Grand Vitara 3, mas não são bons nem na estrada e nem na cidade. (andam pouco e bebem muito)

É uma Escolha de Sofia o tempo todo e só com muito dinheiro você resolve todos os problemas.

Abraço,
Neilson

Neilson, concordo em parte com você. Só não concordo pela sua discriminação com relação ao Pajero Sport, que não se encontra na sua lista.

Marcus, eu passei anos apaixonado pela TR4. Porém, quando fui pra comprar de verdade, a minha família já tinha crescido, hehehe. E, de repente, eu me vi sem a MENOR CONDIÇÃO de comprar um carro que não cabia nem a mala da minha mulher, rsrsrs, quanto mais as tralhas das crianças. Daí, parti para meu Pajerão Sport e te falo que foi a melhor coisa que fiz. Espaço de sobra, conforto, OFF-ROAD de verdade, enfim, não dá pra comparar. Se você quer as características de espaço, conforto e off road, pode ir tranquilo de Pajero Sport. Já que sua faixa de preço está por volta dos R$ 35 a R$ 40 mil, pega os importados, de motor 2.8. A manutenção é praticamente a mesma dos 2.5, só que vai te dar mais prazer. Eu na época fiquei com medo, por causa do ano e tal, mas hoje vejo que, de certa forma, é besteira isso de ano, quando se trata de um veículo forte que nem o Pajero. E sem querer ser bairrista, dá uma olhada também nos X-Terra, são ótima opção também. Hilux também são ótimas, mas aí o $$$ já é mais salgado...

Sds.

marcus74
26/02/2014, 09:27
Neilson, concordo em parte com você. Só não concordo pela sua discriminação com relação ao Pajero Sport, que não se encontra na sua lista.

Marcus, eu passei anos apaixonado pela TR4. Porém, quando fui pra comprar de verdade, a minha família já tinha crescido, hehehe. E, de repente, eu me vi sem a MENOR CONDIÇÃO de comprar um carro que não cabia nem a mala da minha mulher, rsrsrs, quanto mais as tralhas das crianças. Daí, parti para meu Pajerão Sport e te falo que foi a melhor coisa que fiz. Espaço de sobra, conforto, OFF-ROAD de verdade, enfim, não dá pra comparar. Se você quer as características de espaço, conforto e off road, pode ir tranquilo de Pajero Sport. Já que sua faixa de preço está por volta dos R$ 35 a R$ 40 mil, pega os importados, de motor 2.8. A manutenção é praticamente a mesma dos 2.5, só que vai te dar mais prazer. Eu na época fiquei com medo, por causa do ano e tal, mas hoje vejo que, de certa forma, é besteira isso de ano, quando se trata de um veículo forte que nem o Pajero. E sem querer ser bairrista, dá uma olhada também nos X-Terra, são ótima opção também. Hilux também são ótimas, mas aí o $$$ já é mais salgado...

Sds.

Bom dia Junior...me diz uma coisa...eu vi uma Pajero Sport HPE 3.5 V6....ela é muitooooo beberrona? Ela tem só 4 marchas? Eu li em algum lugar isso. Dá muita diferença entre essa V6...e a 2.8 na questão de consumo x manutenção? Tenho visto umas Pajero dessa V6 2008...na faixa de 45 mil....e fiquei na dúvida se estaria pegando uma BOMBA..por ser V6

paulosergio
26/02/2014, 10:12
Bom dia Junior...me diz uma coisa...eu vi uma Pajero Sport HPE 3.5 V6....ela é muitooooo beberrona? Ela tem só 4 marchas? Eu li em algum lugar isso. Dá muita diferença entre essa V6...e a 2.8 na questão de consumo x manutenção? Tenho visto umas Pajero dessa V6 2008...na faixa de 45 mil....e fiquei na dúvida se estaria pegando uma BOMBA..por ser V6

Bom dia Marcus74, eu posso passar um pouco da experiencia da pajero 3.5 que eu tive. Era uma sport 07, o meu primeiro 4x4 embora nao me lembre de ter que usar o 4x4 dela. Mas a MINHA opiniao que é um excelente motor e nao gasta muito mais que uma TR4, só que voce estará com 200 cv e muito espaco. Pela minha idade da para imaginar como ando, portanto eu falo que comigo a minha fazia 6 km/l na cidade e em estrada fazia 8,0 a 9,0 km/l e ja cheguei a fazer 10 km/l, mas haja paciencia para ficar a 90 km/h. Belissimo carro. Só a troquei por uma triton porque na epoca eu morava em Rondonia e o preco da gasolina lá é impraticavel até mesmo para quem usa uno mille.

Washington JÚNIOR
26/02/2014, 12:46
Bom dia Junior...me diz uma coisa...eu vi uma Pajero Sport HPE 3.5 V6....ela é muitooooo beberrona? Ela tem só 4 marchas? Eu li em algum lugar isso. Dá muita diferença entre essa V6...e a 2.8 na questão de consumo x manutenção? Tenho visto umas Pajero dessa V6 2008...na faixa de 45 mil....e fiquei na dúvida se estaria pegando uma BOMBA..por ser V6

O Paulo Sérgio já disse tudo! :palmas:

O consumo da TR4 não é nada animador. Se você tá com coragem de comprar uma TR4, "desapega" logo desse negócio de combustível e compra uma V6, hahaha. Anda muuuuuito e tem espaço de sobra, além de conforto superior.

Eu mesmo já pensei seriamente em trocar a minha numa V6, mas nunca achei preço bom na minha. E como sou muito cuidadoso já gastei demais nela para "entregar". Assim, vou ficando com ela. Mas gostaria de mais disposição no motor, com certeza. E, HOJE, tenho a consciência de que pagaria essa diferença $ na bomba de combustível tranquilo.

Abçs.

neilsonhenriques
26/02/2014, 14:12
Neilson, concordo em parte com você. Só não concordo pela sua discriminação com relação ao Pajero Sport, que não se encontra na sua lista.


Washington,

Eu não gosto da Pajero Sport e não indicaria a compra dela. Dirigi uma numa viagem longa e fiquei todo quebrado, por causa da posição do banco do motorista e da suspensão que pula demais, principalmente na traseira.

Por favor, não estou querendo ofender você ou qualquer outro proprietário de Pajero Sport. É só uma opinião particular e é claro, não é a verdade absoluta.

Agora, uma coisa que vocês falaram é importantíssima. O consumo da TR4 e da Pajero Sport V6 não deve ser coisa muito diferente. Talvez valha a pena partir logo para um carro maior e com motor decente, porque a TR4 não anda nada e bebe horrorores, todos os modelos.

Abraço, :concordo:
Neilson

marcus74
26/02/2014, 15:33
Bom....vou ver o que eu consigo...e em breve postarei Fotos.

Obrigado a todos os amigos pelas respostas que foram fundamentais para a escolha.

G3PARA
26/02/2014, 15:35
o que me dizem da TR4 frente ao Duster...

qual seria mais negócio?

marcus74
26/02/2014, 15:45
o que me dizem da TR4 frente ao Duster...

qual seria mais negócio?

Na MINHA opinião...eu fujo de Renault

Poison
26/02/2014, 15:47
o que me dizem da TR4 frente ao Duster...

qual seria mais negócio?

cara acho que não tem negocio...o duster é maior e deve consumir menos. e só.
Duster é carro urbano, tipo ecosport

mfonseca1
26/02/2014, 15:55
cara acho que não tem negocio...o duster é maior e deve consumir menos. e só.
Duster é carro urbano, tipo ecosport

E aqui no RJ os preços são equivalentes, para um carro que não tem reduzida....

neilsonhenriques
26/02/2014, 16:18
o que me dizem da TR4 frente ao Duster...


Pra que você vai usar o carro ?

Se for pra viagens a trechos off-road, TR4.
Se for pra andar na cidade e vez ou outra pegar uma estrada de chão, Duster.

O Duster deve ser (bem) mais confortável (espaço interno, porta malas, qualidade do acabamento) que o TR4, além de andar mais. Mas nem de longe vai ter a mesma qualidade do sistema 4x4 do TR4, um dos melhores do mercado, além da robustez da suspensão.

O TR4 4x4 possui câmbio automático. Acho que o Duster 4x4 é câmbio manual. Enfim, há quem prefira manual e quem prefira automático.

marcus74
26/02/2014, 18:44
Eu praticamente perdi todo o T de comprar a automática, só por causa de ser 4 marchas e a última ficar esguelando. Acho que o cambio manual deve ser bem mais tranquilo nessa questão do aproveitamento do motor.

Artur Aranha Filho
26/02/2014, 20:17
Eu praticamente perdi todo o T de comprar a automática, só por causa de ser 4 marchas e a última ficar esguelando. Acho que o cambio manual deve ser bem mais tranquilo nessa questão do aproveitamento do motor.
marcus74 se vc quer um meio termo entre asfalto e terra, um carro que é maior que o TR4 e muito bom é o Grand Vitara, tenho os dois mas o TR4 é minha paixão

saulo_borges
26/02/2014, 21:13
Eu praticamente perdi todo o T de comprar a automática, só por causa de ser 4 marchas e a última ficar esguelando. Acho que o cambio manual deve ser bem mais tranquilo nessa questão do aproveitamento do motor.

Marcus,

A marcha que falta na TR4 AT não é a 5a e sim a que ficaria entre a 1a e a 2a.

G3PARA
26/02/2014, 21:50
Na MINHA opinião...eu fujo de Renault


cara acho que não tem negocio...o duster é maior e deve consumir menos. e só.
Duster é carro urbano, tipo ecosport

o uso do carro seria mais viagens... e toda semana 90km de chão...

curto o estilo jeepão da TR4, mas os comentarios sobre consumo me assustam...


tenho um punto 1.6 16v e hoje faço em média 9km/l a 10km/l na estrada, isso andando entre 120~140

marcus74
26/02/2014, 22:11
o uso do carro seria mais viagens... e toda semana 90km de chão...

curto o estilo jeepão da TR4, mas os comentarios sobre consumo me assustam...


tenho um punto 1.6 16v e hoje faço em média 9km/l a 10km/l na estrada, isso andando entre 120~140

Eu tb to assustado....só estou na esperança que como eu moro em uma cidade que não tem transito nenhum (atravesso a cidade e não cruzo nenhum carro) vá fazer um pouco melhorrrrrr

G3PARA
26/02/2014, 23:43
moro em cidade pequena... então tudo é perto.

o uso sera mais viagens, media de 400km por semana, desses 90 de estreada de chão

Marcelo-HPE
27/02/2014, 20:45
A minha TR4 4x4 AT está fazendo 7km/l cravados na cidade sempre com ar ligado , a dica é acelerar até 2000 rpm e deixar o cambio AT trabalhar.
abs.

Washington JÚNIOR
27/02/2014, 21:30
Washington,

Eu não gosto da Pajero Sport e não indicaria a compra dela. Dirigi uma numa viagem longa e fiquei todo quebrado, por causa da posição do banco do motorista e da suspensão que pula demais, principalmente na traseira.

Por favor, não estou querendo ofender você ou qualquer outro proprietário de Pajero Sport. É só uma opinião particular e é claro, não é a verdade absoluta.

Agora, uma coisa que vocês falaram é importantíssima. O consumo da TR4 e da Pajero Sport V6 não deve ser coisa muito diferente. Talvez valha a pena partir logo para um carro maior e com motor decente, porque a TR4 não anda nada e bebe horrorores, todos os modelos.

Abraço, :concordo:
Neilson

Tranquilo amigo Neilson, entendi perfeitamente sua opinião, assim como tem um monte de gente que não compra mais Hilux por causa do pula-pula, mas eu compraria numa boa, hehehe. Mas, se eu fosse o Marcus, como ele precisa de espaço e o orçamento não é muito avantajado, faria uns testes antes nas Pajero antes de adquirir uma TR4, que é um carro ótimo, mas como você mesmo lembrou consome muito e tem pouco espaço. Então, é ótimo por quê? Porque é 4x4 de verdade. Agora, vai precisar de um 4x4 de verdade?:safari-rig:

Várias coisas têm que ser avaliadas, Marcus.

Abçs. :concordo:

leojaz
28/02/2014, 00:16
Esse lance de reclamarem do consumo de um carro 4x4 automático gasolina é sem fundamento. Se o camarada souber comandar o cambio fará na cidade consumo na casa dos 6,5 a 7 km/l.
Na estrada mantendo 110km/h, consumo na casa dos 8,5 a 9km/l.
Tenho certeza que as Mit V6 consomem mais nos dois trajetos. Ainda vou descobrir sobre as Toyotas ( acho que tem Hilux 4x4 gasolina).
Agora me digam qual o consumo de um sedan de mesmo preço, motor 2.0 (as vezes menor) e 4x2?!
No meu trabalho sou o único com 4x4, os demais com vectra GT, cerato, focus e civic'09. Nenhum tem consumo muito melhor que a TR4, o cerato faz 5,5!!! O mais econômico é o civic que faz 8 e nesse caso é MT.
E digo mais, nem os carros diesel da Mit são maravilhas em consumo, perguntem aos donos de Pajero Sport HPE e Full. Na cidade fazem 7 a 8 com óleo.
Conselho, encha o tanque, passe o cartão que junta ponto e paga só mês que vem, vai pra lama ( no meu caso duna) e SEJA FELIZ! Não há dinheiro que pague a felicidade de um 4x4 sujo depois da trilha!

marcus74
28/02/2014, 09:41
O jetta...é 170 cv....5cc....e faz 7 na cidade....e 11 na estrada. Detalhe que são 6 marchas....talvez isso ajude um pouco

mfonseca1
28/02/2014, 10:09
Leojaz,

Concordo inteiramente com a sua opinião.

E como já li inúmeras vezes aqui no forum, se você quer um carro econômico, compra um celta e seja feliz.

Mas se quiser uma viatura 4x4 não reclame do consumo, dos preços das peças, etc...

marcus74
28/02/2014, 10:20
Duvidaaaaaaa..

Galera...rapidamente.

O que acham Tem duas Pajero TR4...ambas 09/09....uma prata e uma preta. Ambas com 95.000km.

A prata é manual e não tem estribo, mas está com protetor do step tipo da mesma cor do carro com o simbolo da MIT(parece que o protetor é de fibra..bem bonito. e é de SP.

A preta é automática, tem estribo lateral e é do PR, mas tem um rasgo no banco de couro e o protetor do step é uma lona, tipo das Ecosport.

A automática, terá um consumo(teóricamente falando) numa cidade sem transito algum...de uns 6...enquanto a manual faria uns 7.5? mais ou menos isso?

Outro detalhe...a manual, a última marcha esguela menos o motor? ou acima de 130km/h(velocidade média que eu dirijo nas estradas), as duas vão ficar com o mesmo RPM?

Vou comprar ou uma ou outra....

Opiniões são bem vindas.

neilsonhenriques
28/02/2014, 11:22
Mas, se eu fosse o Marcus, como ele precisa de espaço e o orçamento não é muito avantajado, faria uns testes antes nas Pajero antes de adquirir uma TR4, que é um carro ótimo, mas como você mesmo lembrou consome muito e tem pouco espaço.

Concordo totalmente contigo Washington, o Marcus deve fazer um test drive na Pajero Sport. O consumo não vai ter grande diferença, mas a potência do motor e o espaço (o TR4 é um pouco maior que caixa de fósforo), sem sombra de dúvidas, vai ser outro mundo. Também acho que a Pajero Sport é muito mais capaz e robusta para off-road do que o TR4 a nível de suspensão, variedade de pneus, vão livre e etc.


Agora me digam qual o consumo de um sedan de mesmo preço, motor 2.0 (as vezes menor) e 4x2?!

Quando me referi ao altíssimo consumo do TR4, fiz comparando o consumo com outros 4x4 porque se for colocar outros modelos na balança, já tive um Golf 2.0 (motor de Audi A4) lá pelos idos de 2002 que já fazia 11 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada. Isso comigo dirigindo, de pé embaixo.

Mas vou piorar a situação.

O meu TR4 AT 2009 (e o meu antigo 2005 também) consome a mesma coisa do que o Discovery 3 na estrada e é só um pouco mais econômico no trânsito da cidade, só que o Land Rover é V8, 299 cavalos, 4.4, 32 válvulas, tração integral e pesa 3 toneladas.
O Freelander 1 (também já tive um) é mais econômico do que o TR4. E é um V6.

Outra coisa, o TR4 só faz perto de 10 km/l na estrada andando com pé de vento, a mais ou menos 100 km/l. Se passar de 2.500 rpm, pode preparar o bolso. Andar a mais de 3.000 rpm (120 ... 140 km/l), é só pra magnata do petróleo.

Como na minha opinião, o alto custo com combustível compensa pelas outras coisas boas que ele tem, beleza. Porém, o colega que está procurando informações, pode não achar a mesma coisa e considerar que consumo alto é inaceitável.



E como já li inúmeras vezes aqui no forum, se você quer um carro econômico, compra um celta e seja feliz

Pois é. Isso é o tipo de opinião que não acrescenta nada à discussão porque o Marcus já deve imaginar que o Celta ou um Uno Mille é mais econômico do que um 4x4.
Vez ou outra leio isso aqui no fórum e acho muito deselegante falar isso pra algum colega que quer tomar uma decisão e está confiando nas opiniões dos proprietários.

Não entendo porque falar de consumo virou um assunto tão delicado.



Outro detalhe...a manual, a última marcha esguela menos o motor? ou acima de 130km/h(velocidade média que eu dirijo nas estradas), as duas vão ficar com o mesmo RPM?


130 km/h ? O TR4 não é pra isso.

Duas coisas: ele não oferece segurança nenhuma nessa velocidade; o consumo vai cair pra uns 6 km/l.

Como curiosidade, experimente fazer um test drive e, estando a 130 km/h, meta o pé no freio. Mas se prepara no volante porque é iminência de acidente porque o peso vai todo nas rodas da frente e o carro fica solto, sem controle nenhum da traseira.

Tanto o AT (abastecido com álcool) quanto o MT chegarão a 130 km/h. Óbvio que o MT com 5 marchas será mais eficiente.

Sobre as viaturas, esse protetor de estepe é uma verdadeira porcaria. Você vai descobrir isso quando estiver no barro e tiver que trocar o pneu. Nem a lona presta.