Ver Versão Completa : LUZ DE RE CONTINUA SEM ACENDER
Prezados,
A minha luz de ré não estava acendendo, verifiquei tudo, e inclusive vocês me ajudaram a saber aonde era o sensor de ré.....
Eu retirei o sensor de ré, e quando apertei ele, as luzes acenderam !!! eu não queria acreditar que o problema era dentro do cambio, então comprei outro sensor.... e não funcionou.....
A minha dúvida é : terei de tirar o cambio fora para arrumar este sensor ?? alguem já teve um problema parecido ??
Por favor.... uma luz !!!
Obrigado !!
Gera
vc comprou outro sensor original ?
abrir o cambio só por causa da luz de ré, acho bobagem...
vai numa auto eletrica e peca p/ colocarem uma chave no painel p/ acender a luz de ré.. dai quando vc der ré acione a chave..
no dia em que vc tiver que mexer no cambio por outro problema dai vc arruma o da ré..
T+
Eu comprei o original da Besta....
mas acho que vou ter que acabar concordando com vc.. mexer no cambio só por isso é loucura.... :( :( :(
mas quem te falou que o original da besta é igual ? alias.. a que estava instalada no seu vitara era a original suzuki? vai ver alguem já tentou adptar antes e nao deu certo...
das adaptaveis eu sei que a cebolina de ré do caminhao VW até 1985 serve, só precisa levar num torneiro p/ desbastar ums 3mm na base e fica 100%
T+
mandiares
02/12/2005, 07:38
Quof
O sensor de ré da Besta e Topic não são plug'n play. A altura do sextavado deve ser reduzida de 2 a 3 mm para permitir que o pino entre em contato com a superfície da extensão dentro da cxa. de marcha. Compare as duas peças a partir da base do sextavado e vc. vai ver que a distancia até o pino esférico do sensor original é maior. Fazendo assim vc. vai perceber o quanto precisa ser retirado na usinagem. Alem do que a rosca é identica com passo 1,25 o que é bem difícil de encontrar nas auto peças nacionais.
Boa Sorte
aahhh entao sao iguais as do caminhao VW até 1985... precisa fazer a mesma coisa..
alias.. a do caminhao VW vc encontra com facilidade(qualquer loja de pecas de caminhao/onibus) e custa uns 20,00
Putz.... Obrigado pela informação !!!!!! vou checar a altura e passar o esmeril !!!! ehehehehe
Aviso se funcionou !!!
Abraços e muito obrigado !!
PS: Eu li aqui neste forum que o sensor da re da topic e besta é PNP..
Eguinaldo
02/12/2005, 16:26
Eu tenho um interruptor debaixo do painel, quando quero acendo a luz de ré por ele.
Às vezes eu esqueço de apagar.........
ehhehe....... se for mesmo problema no cambio, a saida vai ser usar a chave....
mandiares
06/12/2005, 14:57
guof,
Retire a sensor, engate a ré e com o auxilio da lanterna verifique se a extensão de tranbulador fecha o furo onde instala o sensor.
pessoal, minha luz de ré tb nao acende, levei num cara e ele disse que o interruptor de ré precisa ser trocado, alguem me da uma luz por favor??
abraço procês, JÔ :wink:
JOSE CANDIDO
13/12/2005, 12:45
Ola Jo ....
Quando vc for fazer a revisao , como te falei, opte: ... o Edmur troca ..... pode ser o original (uns 90 reais) ou esse ai que o Fabiano deu a dica ....
Aguarde o nosso amigo dizer se conseguiu adaptar esse outro ai ...
Abs
pessoal, fiz um teste numa oficina que levei hoje e com um outro interruptor funcionou, so que o tamanho nao era o certo, faltou um " pedacinho" pra encostar expontaneamente o interruptor( entenderam?) to com a cabeça meio cansada hoje...rs.. :?
a luz acendeu!!! mas nao ficou, so quando o eletricista apertava a cebolinha!nao foi tudo,mas ja valeu uma parrrtee..
:)
agora vou comprar a cebolinha do caminhao..rs..quase que falo que vou comprar o caminhao!! :lol:
agora to esperando o fabiano me dar a dica, ou vcs, sobre um torneiro que ja fez este serviço, pra facilitar e nao ficar complicando ne!
valeu povo, abraço procês
JÔ
Leva no Edmur que ele dá um jeito de levar no torneiro... E já instala pra vc!!!
[s] :concordo:
JOSE CANDIDO
15/12/2005, 14:47
é ... leva no edmur que ele resorrrrve ....
O Rafa, eu acho que agente devia ganhar uma grana com ele .... agente sempre manda nele ... cacacacaca
Inté ...
Hehe...
Até que eu choro muito desconto com ele... Nada de negociar com o "turco" do Dudu... hehe :parede:
Quando o serviço é bom e confiável temos que indicar mesmo, né não??? :concordo:
[s]
Alexandre Chaves
15/12/2005, 19:57
Quando o serviço é bom e confiável temos que indicar mesmo, né não???
É isso aí Rafa!
Acho que confiança é tudo...
Srs,
Eu medi os dois interruptores..... tem uma diferença sim..... estava tão "irritado" com este assunto que joguei o alternativo fora ( 14,00 ) e comprei um original usado ( 50,00 ) ..... FUNCIONOU !!!!
Obrigado a todos que me ajudaram e fizeram eu conhecer um pouco mais do Vitarinha....
ABraços
Gera
mas DESDE O INICIO foi dito que a cebolinha do caminhao VW nao é plug,n play, PRECISA de ajustes, coisa que qualquer torneiro pé de chinelo faz e no muito lhe cobra 15,00...
comprou um usada por 50,00 e tá funcionando?? BLZ... rese p/ ela continuar assim muito tempo... senao vc jogou R$64,00 no lixo ( 14,00 da generica e 50,00 da original usada)
só como exemplo, a JOBH ( que tem um vitara) seguiu a dica e tá feliz e satisfeita com sua luz de ré funcionado... hehheh
T+
Fabil,
ehehe... é verdade amigo.... mas eu tinha comprado uma da topic, e percebi que até a rosca era diferente.... e como não estou tendo muito tempo ( olha só o tempo que demorei para resolver isso ), já comprei uma usada e troquei......
eu ainda sou "junior" na questão Vitara, ou newbie, como dizem dizem os informáticos... ou seja, ainda vou dar umas cabeçadas......
Mas agradeço muito a ajuda que estou tendo !!
Abraços
Gera
JOSE CANDIDO
22/12/2005, 15:31
cacacacacacacaacca ....
pessoal to feliz messss..minha luzinha de ré ta perfeita!
segui as dicas que o fabiano me deu, comprei uma de caminhao vw, senao me engano agora 7530 até 86, fui num torneiro que logo passo o telefone dele pra vcs! e puff..ta bacaninha!
paguei 15 reais pelo interruptor! ficou xuxu!
abraço procês, JÔ
thejpedros
27/04/2014, 22:21
Galera, a luz de ré não está ascendendo.
luz de freio ok
lanterna ok
lâmpadas ok
fusíveis (aparentemente) ok
ligações ok
Alguém sabe oq pode ser?
preciso ver isso, logo chega minha vistoria e ainda não arrumei alguém que resolva.
Obrigado.
rodrigo.hoffman
27/04/2014, 23:28
Galera, a luz de ré não está ascendendo.
luz de freio ok
lanterna ok
lâmpadas ok
fusíveis (aparentemente) ok
ligações ok
Alguém sabe oq pode ser?
preciso ver isso, logo chega minha vistoria e ainda não arrumei alguém que resolva.
Obrigado.
Pode ser a cebolinha da ré ou algum fio rompido.. O meu tb nao acendia e era um fio que vai ligado na cebolinha..
Dá uma verificada ai..
[ ]´s
thejpedros
28/04/2014, 13:37
Pode ser a cebolinha da ré ou algum fio rompido.. O meu tb nao acendia e era um fio que vai ligado na cebolinha..
Dá uma verificada ai..
[ ]´s
Perdoe a ignorância... mas,
cebolinha? Não conheço.
Ivo Paris
28/04/2014, 21:11
É um interruptor elétrico que fica parafusado no câmbio, mas não sei exatamente onde, tem que olhar os esquemas do manual mecânico.
rodrigo.hoffman
29/04/2014, 08:55
É um interruptor elétrico que fica parafusado no câmbio, mas não sei exatamente onde, tem que olhar os esquemas do manual mecânico.
Exatamente..
Abrindo o capo e olhando por trás do coletor de escape (entre o motor e o paniel corta fogo), vc vai ver ele bem próximo a capa seca. Tem dois fios ligados nele..
[ ]´s
thejpedros
29/04/2014, 09:52
vou procurar.
rodrigo.hoffman
21/02/2015, 23:21
Pra ficar registrado ai outro interruptor de re que pode ser adaptado no vitara.. A vantagem e que custa R$ 15,00 e um ajuste na rosca (afinar e acertar o passo) que custou mais R$ 10,00.. Total de R$ 25,00 e bem mais barato que os mais de R$ 80,00 do original.. E se encontra em praticamente qualquer autopeças, pois é de gol/santana/royale, etc..
Além de acertar a rosca é necessário tb um pequeno ajuste do pino do interruptor, que tem que ser encurtado um pouco.. No mais é só engatar os fios e ter de volta as luzes acendendo..
Segue as fotos..
[ ]´s