Ver Versão Completa : Bomba da direcao hidraulica
AE !!
PEsquisei muito aki pelo forum, existem muitas descrições sobre este tema...
Mas alguem tem fotos de uma bomba de direcao hidraulica adaptada em um CJ com BF...
Só pra ver a posição adequada e esquema das polias...\
[]'s desgovernados
Pagani,
Vai ter que pegar sua bomba e uma correia e posicionar ela para que a correia caiba... A minha eu estou usando uma correia igual a do alternador (só que um pouco mais larga).
No meu caso, usar a mesma correia me salvou de ficar sem alternador em Castelhanos, quando cheguei na praia à correia do alternador quebrou, e como não tinha outra usei a da direção.
[ ]´s
BLZ !!!
Vi q vc colocou uma polia dupla na bomba dágua... temos que respeitar o diametro original dela, ou podemos colocar uma com dimenções um pouco diferentes?
VLW
Fala Ribon!
Dê mais alguns detalhes sobre fixação, algum problema que tenha encontrado. :pensativo:
leovalle
01/12/2005, 21:39
O meu CJ tinha uma adaptação bem parecida com essa. A polia virou dupla e se tiver bem alinhado funciona belezura. No caso do meu carro, usei a bomba do santan, coma polia v da fiorino, que é um pouco maior e tocava o setor do ômega, que é bem parecido com o do Opala, só que as mangueiras saem do lado contrário.
[]'s
Melancia
01/12/2005, 23:10
Pagani,
Vai ter que pegar sua bomba e uma correia e posicionar ela para que a correia caiba... A minha eu estou usando uma correia igual a do alternador (só que um pouco mais larga).
No meu caso, usar a mesma correia me salvou de ficar sem alternador em Castelhanos, quando cheguei na praia à correia do alternador quebrou, e como não tinha outra usei a da direção.
[ ]´s
Fala grande Ribon, vamos chover no molhado.. qual é esta caixa que vc está utilizando por dentro do cofre.. estou doido para colocar uma hidraulica, mas por fora eu nem curto.. se vc puder me informar eu agradeço.
Abraços
Melancia
Alexandre Vaz Ferreira
01/12/2005, 23:36
Aqui vai uma foto da minha, quando usava o Bf,mas não aparece muito bem. A peça que suporta a bomba do santana também serve de suporte para o reservatório, foi o Berga que fez, ficou 10 :dance: , mas como tirei do jeep to negociando esse suporte e a polia dupla com a correia com um amigo aqui, se não der rolo podemo negociar, é só colocar fixado pelos parafusos do cabeçote :wink:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/5a25e6f1afb60bc406a8b73886507a06.jpg
[]s
obs: vou tirar mais fotos amanhã
Pessoal,
Infelizmente estou sem maquina digital e não tenho como tirar mais fotos.
Mais vamos lá:
Bomba hidráulica do Dodge(Não recomendo, pois segundo uma conversa que tive com o Carlos-Rural4x4, esta bomba é muito antiga e não se encontra mais reparo para ela... Se der problema tem que jogar fora e comprar outra);
Bomba recomendada - Opala, VW ou outras bombas modernas (tem que ver se a pressão da bomba é compatível com a caixa);
A caixa que uso é do Dodge Dart (modelo ZF, tomem cuidado que sai nos Dodges outra bomba, e a mesma não presta), esta ZF, tem o mesmo reparo usado no Omega, Opala, S-10 e etc.
Para este tipo de adaptação que fiz, tb pode ser usado a caixa do Landau, que por ventura eu tenho uma a venda... Se alguem quiser é só falar.
Segue fotos da adaptação que o Kmoretto fez no jipe dele, foi as fotos que me baseia para fazer o meu... Mais ficou totalmente diferente no final.
DSC02738 - > em verde o parafuso que permite ajustar a correia, em amarelo a fixação do suporte da bomba.
DSC02739 - > visão superior da bomba e da caixa.
DSC02741 - > visão inferior da fixação ( solda ) do suporte da caixa na longarina.
DSC02744 - > visão de cima, observe perto da mangueira do radiador como ficou próxima do radiador a fixação.
Qualquer duvida é só perguntar.
[ ]´s
Estou usando no meu caso a polia dupla do Opala... É usada se não me engano nos Opalas com Ar.
[ ]´s
AE !!
VLW, agora eh so comecar a montar...
Amanhã inicio a brincadeira...
[]'s desgovernados (ainda)
Alexandre Vaz Ferreira
02/12/2005, 17:44
As fotos que fiquei devendo :concordo:
Alexandre Vaz Ferreira
02/12/2005, 17:50
Mais duas :concordo:
Melancia
03/12/2005, 01:35
As fotos que fiquei devendo :concordo:
Fala grande Alexandre, e aí vamos negociar as peças ou o seu colega ficou com elas ???
Abraços
Melancia
Alexandre Vaz Ferreira
03/12/2005, 11:48
Fala grande Alexandre, e aí vamos negociar as peças ou o seu colega ficou com elas ???
Semana que vem fico sabendo, então se falamo :concordo: .
Mas se não der negócio :roll: acho que pelas fotos da bem pra copiar...fica vontade :concordo:
um abração
Otimas Informaçoes !
Caso alguem tenha fotos da bomba e suporte para moto OPALA 4cc , agradeço !
[]´s
Valmor
Valmor,
No seu caso é mais "simples", procure a bomba e suporte para seu motor.
Vai ficar muito melhor que tentar adaptar uma...
[ ]´s
Valmor,
No seu caso é mais "simples", procure a bomba e suporte para seu motor.
Vai ficar muito melhor que tentar adaptar uma...
[ ]´s
Elmer_Jeep
03/12/2005, 21:52
Pra contribuir com o tópico, na segunda feira vou tentar postar fotos de BF com bomba hidráulica de opala, já adaptamos em vários aqui na minha oficina.
[]'s
Melancia
08/12/2005, 23:46
E aí RR ??? saem estas fotos ou não :dance: :dance: ... estou no aguardo
Abraços
Melancia
Elmer_Jeep
09/12/2005, 10:20
E aí RR ??? saem estas fotos ou não :dance: :dance: ... estou no aguardo
Abraços
Melancia
E ae gente boa.
To devendo as fotos, desculpe o atraso.
Vou tirar algumas aqui e torcer pra conexão permitir o up-load... :evil:
[]'s
Então... vou tentar descrever a minha sem fotos, ainda.
Tá presa igualzinho o alternado, só que do lado dele. A polia dupla vai no alternador e dele para a bomba (santana). Deu pra entender ?
Inclusive usa-se o mesmo suporte para esticar a correia da primeira foto para esticar a correia da bomba tb.
Bomba e alternadores lado a lado? E você prende a bomba como Chicão?
Nero,
Da mesma forma que o alternador, só que um pouco mais alongado pra caber ... é assim no sistema original do opala 6 cilindros se não me engano, só que do outro lado do motor...
Preciso tirar fotos mesmo ...
Elmer_Jeep
10/12/2005, 10:34
As fotos.
Vou tentar enviar uma em cada postagem pois aconteceu de quando eu tava carregando a quinta foto a página expirou... :evil:
Elmer_Jeep
10/12/2005, 10:43
:D
Elmer_Jeep
10/12/2005, 10:56
:D
Elmer_Jeep
10/12/2005, 11:18
O suporte é bem parecido com o das fotos anteriores, apenas está em outro motor que estava sendo desmontado no momento das fotos.
Melancia
10/12/2005, 13:05
Grande RR, agora ficou Bala, obrigadão pelas fotos, isso vai me ajudar muito; agora as famosas e chatas perguntas:
1- O Suporte vai preso ao motor somente pelos dois parafusos superiores do cabeçote ??? ou tem algum parafuso encondido ali em baixo ?
2 - A bomba é do Opala mesmo né ? as polias da bomba também são as originais ?
3 - A polia da Bomba d´agua dupla é a do opala também ? Cabe direitinho no jeep ou tem que retrabalhar ?
4- Vcs acham melhor eu manter os terminais originais do Jeep ou troca tudo pelo da Band, fazendo as buchas para inverter o Cônico do munhão.
5- Tem como inverter o cônico do munhão e continuar utilizando do terminal do Jeep ?
Desculpem o monte de pergunta em série, mas é o que falta para eu fechar que direção vou colocar no Jeeponga ? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Obrigado
Melancia
Melancia
14/12/2005, 14:13
Puxa, acho que eu assustei o pessoal com tanta pergunta junto :(
Dei uma pesquisada e achei algumas respostas;
1 - O suporte parece que realmente só vai preso nos dois parafusos do cabeçote
2 - ainda não confirmado, mas parece que é tudo original do Opala
3 - sem resposta ainda... estou com uma ventoinha plastica em casa, que deve ser do opala, mas a furação não bate... tem que refurar a polia ou troca-se a frente dela ??
4- Existem bastante tópicos falando sobre isso; desconsiderar.. :oops:
5- um bom torneiro é capaz de tudo neste mundo :concordo:
Obrigado
Melancia
Tem que esperar o Elmer responder mesmo ... é que ele anda ocupado arrumando o jeep dele ... logo mais ele posta alguma coisa ...
Elmer_Jeep
14/12/2005, 16:13
Pô melancia, desculpa a demora aí, fui lá no pátio perguntar do mecânico e esqueci de voltar com a resposta... :oops:
Grande RR, agora ficou Bala, obrigadão pelas fotos, isso vai me ajudar muito; agora as famosas e chatas perguntas:
1- O Suporte vai preso ao motor somente pelos dois parafusos superiores do cabeçote ??? ou tem algum parafuso encondido ali em baixo ?
Somente pelos parafusos do cabeçote.
2 - A bomba é do Opala mesmo né ? as polias da bomba também são as originais ?
Sim, bomba e polia originais opala.
3 - A polia da Bomba d´agua dupla é a do opala também ? Cabe direitinho no jeep ou tem que retrabalhar ?
Não, aqui usamos outra polia de bomba d'agua do BF, retirando o centro da que vai ficar na parte externa e fazendo a união das duas com solda.
4- Vcs acham melhor eu manter os terminais originais do Jeep ou troca tudo pelo da Band, fazendo as buchas para inverter o Cônico do munhão.
Terminais e barra da band :wink: , não é obrigatório mas vc pediu uma opinião...
5- Tem como inverter o cônico do munhão e continuar utilizando do terminal do Jeep ?
Sim :mrgreen:
Acho q tá respondido.
[]'s e boa sorte.
Melancia
14/12/2005, 22:26
Aeeeee.. Agora sim vai para frente o negócio aqui. E galera, obrigadão pelas respostas.. quero juntar o máximo de informação pois não tenho muito tempo de ir ao torneiro, tenho apenas os sábados de manhã livres.. :putz: .. aí não dá para fazer muitas tentativas e erros..;) tem que sair de primeira, se não só sabado que vem.. :parede: :parede: .
Obrigado novamente
Melancia
Pedro Freitas
15/12/2005, 00:41
fiz a minha do monza, aproveitei e adaptei para usar com somente 1 correia... depois posto fotos.. caso venha arrebentar a correia na trilha, arrebente só uma :twisted:
[]'s
Melancia
15/12/2005, 11:56
Opaa.. mais fotos serão bem vindas.. ficarei no aguardo.. :concordo: :concordo: :concordo:
Alexandre Vaz Ferreira
22/12/2005, 12:12
Mais umas fotos do suporte e a polia dupla após ter retirado do Bf :concordo:
Obs: já foi vendido pro Sérgio (Melancia)
[]s
AE !!
Tô de volta....
Tenho uma ultima dúvida antes de ligar tudo, o suporte ficou muito bom (modestia parte), tudo encaixa q eh uma beleza...
Agora...
Na caixa do opala rem dois parafusos um grande e outro pequeno, eu estou usando a bomba do santana com reservatorio externo.
Entao fiz a seguinte conexao:
- mangueira do parafuso (caixa) grande na bomba, e mangueira parafuso pequeno (caixa) no reservatorio e tem uma outra mangueira conectada da bomba para o reservatório.
Outra dúvida:
Na caixa do opala existe um tipo de sensor uma caixinha pequena e esta esta com um pequeno fazamento, existe alguma junta entre esta peca e a caixa :?: ou eh so apertar melhor os parafusos...
[]´s qse hidraulicos...
AE !!
Mais um probleminha...
Fui efetuar o teste da direcao hj, polias OK, tudo blzinha,
Com o motor ligado ao movimentar o volante o mesmo da uma pancada e fica bobo eh so encostar nele novamente q da o mesmo tranco e vira pra direita e esquerda...
O que pode ser :?:
Ainda tenho duvida qto aa mangueiras onde entrea o oleo e onde sai...
HELP ai galera...
[]´s sem direcao
Pow, vc sabe que tive a mesma dúvida na minha caixa VW ?!
Só que no caso da VW aparentemente não tinha diferença, ficava uma rosca do lado da outra. A diferença ficava por conta dos terminais mesmo... veja se não é o caso.
vavarusso
21/11/2011, 20:03
Meu caro Elmer e foristas em geral voces poderiam dizer passo como é feita a uniao das duas polias do virabrequim do bf, para rodar bomba de DH.
Valeu!
EduardoLang
21/11/2011, 20:10
Manda fazer uma chaveta maior e um prolongador da cabeça do vira. Encaixa a segunda polia e troca o parafuso. É só alegria ! !
ABS
Charles_Curitiba
21/11/2011, 20:50
AE !!
Mais um probleminha...
Fui efetuar o teste da direcao hj, polias OK, tudo blzinha,
Com o motor ligado ao movimentar o volante o mesmo da uma pancada e fica bobo eh so encostar nele novamente q da o mesmo tranco e vira pra direita e esquerda...
O que pode ser :?:
Ainda tenho duvida qto aa mangueiras onde entrea o oleo e onde sai...
HELP ai galera...
[]´s sem direcao
HAHAHAHAH..VOCE INVERTEU AS MANGUEIRAS....A MESMA COISA ACONTECEU COMIGO HAHHHAHAH..fique ffrio amigo, basta trocar a posição delas na bomba, mas se tiver terminal ai já sabe né..mais $$$$$ pra gastar
antonio umino
21/11/2011, 22:22
Manda fazer uma chaveta maior e um prolongador da cabeça do vira. Encaixa a segunda polia e troca o parafuso. É só alegria ! !
ABS
Eduardo. Prolongar a polia e fazer uma nova chaveta?
Como?. Sim tenho visto duas polias no vira. como é possivel? vc tem fotos.
Também estou adaptando Direção Hidraulica Vc tem fotos da colocação da bomba e da polia?
Agradeço por me informar Ok. abraços.
vavarusso
22/11/2011, 15:14
Kd o Elmer!!! Elmer ou quem souber. Como fazer a montagem das duas polias originais do bf (vira) para rodar a bomba DH. Ou outra solução....
Charles_Curitiba
22/11/2011, 20:39
e para mudar todas as polias para polia dentada? ai voce usaria somente 1 correia...não dá?
vavarusso
23/11/2011, 08:53
e para mudar todas as polias para polia dentada? ai voce usaria somente 1 correia...não dá?
Olá charles, a bomba eletrica tá dificil!!!!!! Polias dentadas ficaria a mesma coisa, pois eu tambem poderia usar uma única correia em "V". Mas vc me deu uma ideia de usar uma unica correia V. Vou analisar. Valeu!!!
Charles_Curitiba
23/11/2011, 22:52
Olá charles, a bomba eletrica tá dificil!!!!!! Polias dentadas ficaria a mesma coisa, pois eu tambem poderia usar uma única correia em "V". Mas vc me deu uma ideia de usar uma unica correia V. Vou analisar. Valeu!!!
cara eu achei um maluco no ML que talvez faça um preço melhor, esse é o link
https://questions.mercadolivre.com.br/buyer?item=MLB210854352#
veja que eu já truquei ele no preço, esses caras sabem que não vende por esse preço imagina, um clio 97 hoje vale num pau brabo 10 mil como que vão pedir R$ 1.000,00 só na bomba? se voce contactar ele lembre de dizer que voce tera que revisar e vai gastar mais R$ 150,00, 300,00 esta muito bem pago. tenta lá boa sorte amigo
vavarusso
24/11/2011, 19:29
Preciso de alguém que me ensine como fazer uma polia dupla do vira do bf usando 2 polias originais do bf. Edison Chivante kd vc?
antonio umino
24/11/2011, 19:39
Vavarusso.... Consegui uma polia dupla da bomba de agua do opala. acho que vai dar certo. Para adaptar no motor BF 161 ou 184, tem que refurar o furo da helice. Ainda não chegou. Mas vai ser P&P.... agora como colocar a bomba no motor??? voce sabe? andei vendo uns topicos. so que a minha bomba é da S 10. se não me engano..Outra coisa a minha bomba veio com a polia chata. sem o V.....Vou pensando em como fazer o suporte..
Um abraço. vamos nos falando. ok.
vavarusso
24/11/2011, 19:41
Vavarusso.... Consegui uma polia dupla da bomba de agua do opala. acho que vai dar certo. Para adaptar no motor BF 161 ou 184, tem que refurar o furo da helice. Ainda não chegou. Mas vai ser P&P.... agora como colocar a bomba no motor??? voce sabe? andei vendo uns topicos. so que a minha bomba é da S 10. se não me engano..Outra coisa a minha bomba veio com a polia chata. sem o V.....Vou pensando em como fazer o suporte..
Um abraço. vamos nos falando. ok.
Antonio na bomba d'agua é mais fácil, mas dizem que a estraga.
antonio umino
24/11/2011, 20:17
É na bomba de água, acho que não pode apertar muito a correia. Pois tem a helice pra refrigerar o radiador.....
Na polia do Vira seria melhor. Mas como ainda não chegou vou ver. O certo é colocar na polia do Virabrequim....
Então estou pensando fazer virar do virabrequim para a bomba de agua e na bomba de oleo da caixa e da bomba de agua para o alternador.... no fim da na mesma. Vamos ver se alguem tem a solução para fazermos a polia dupla no virabrequim...
Tenho um motor do Maverick. que estou montando para a Pickup. a polia do virabrequim é diferente. quase maciça, mas o sistema é o mesmo. com chaveta e parafuso. bom é isto. um abraço.
Charles_Curitiba
24/11/2011, 20:54
na bomba dágua estraga mesmo, por isso troquei a minha pela eletrica, quebrou 2 vezes, não chegou a andar 200km e a bomba d água era nova. Como não consegui uma solução para a polia do virabrequim tropeçei na eletrica.
Tbém tava neste dilema da polia pra tocar a bomba da hidraulica. Só que meu motor é um Falcon.
Dai achei jogada em ferro velho uma polia que encaixou perfeito na polia do vira, só aparafusar no lugar e pronto fez-se uma polia dupla!!
Mas num foi tão facil assim, toda polia parecida eu catava e levava pra casa, essa fo a 5ª ou 6ª que eu tentei colocar lá, tenho agora um monte de polia sobrando...ehehehe.... e essa que deu certo eu num faço a minima ideia de que motor seja...
na bomba dágua estraga mesmo, por isso troquei a minha pela eletrica, quebrou 2 vezes, não chegou a andar 200km e a bomba d água era nova. Como não consegui uma solução para a polia do virabrequim tropeçei na eletrica.
oi Charles!
Bomba elétrica? Qual?? tem fotos?
abraço!
Charles_Curitiba
03/12/2011, 23:33
o Furst desculpe a demora só vi agora, eu pus do Clio, tem algumas fotos no topico "diferença de instalação de dh", é do clio ano 96 a 99 é a mesma bomba. se não conseguir me manda uma mp que mando as fotos abração