Conectar

Ver Versão Completa : Diesel para Motor 3.0 Tdi

Caiogaucho
21/02/2014, 19:31
Qual o Diesel mais indicado para Motor 3.0 do Troller 2010? Comum, aditivado ou S10???

O S10 poder ser utilizado? Já vi relatos que o S10 acarreta menor rendimento em motores anteriores às novas regulamentações anti-poluentes.

Enfim, oque é verdade e mito a respeito da utilização do S10???

abs

homerohermida
21/02/2014, 20:09
O mais indicado eu não sei… mas eu uso qualquer diesel… para falar a verdade, o único que nunca coloquei foi o podium.
No mais, S10, S50, comum ou aditivado.

Caiogaucho
21/02/2014, 21:05
Deem uma olhada no link:

Diesel S10 e suas diferenças para o Diesel S50 | Petropuro (http://www.petropuro.com.br/blog/index.php/biodiesel/diesel-s10-e-suas-diferencas-para-o-diesel-s50/)

abs

edgar_lopes
22/02/2014, 02:05
Ele bebe bem qualquer um, só alegria ao acelerar o NGD.

Glaicon
22/02/2014, 07:52
Qual o Diesel mais indicado para Motor 3.0 do Troller 2010? Comum, aditivado ou S10???

O S10 poder ser utilizado? Já vi relatos que o S10 acarreta menor rendimento em motores anteriores às novas regulamentações anti-poluentes.

abs
O que para muitos era mito é que, de fato, o S 10 lubrifica menos a bomba injetora.
Isso é conseqüência do próprio refino do diesel.
Palavra da própria PETROBRÁS.
Leiam as páginas 09 e 10.
Para o Troller com sistema eletrônico de injeção creio que isso não seja problema.
Agora, para as viaturas antigas, com bomba mecânica, é preferível usar o S500.:concordo:

John1532Jr
22/02/2014, 10:11
Glaicon,

Não é bem assim. No próprio documento que você anexa, existe a informação sobre lubricidade, e que diz o seguinte:

O Diesel S-10 puro tem lubricidade inferior ao S-500.
A adição de 2% de biodiesel ao diesel S-10 puro recupera a lubricidade do mesmo.
No Brasil existe por imposição aos produtores (diga-se Petrobrás) a adição de 5% (cinco por cento) de biodiesel ao diesel puro

Ou seja, a quantidade de biodiesel adicionada ao combustível é mais do que o suficiente para manter a lubricidade do mesmo dentro dos padrões corretos.

Agora, é extremamente importante que se utilize combustível não contaminado, seja ele S-10, S-50, S-500 ou S-1800. O que vai estragar a bomba ou entupir o sistema não é o combustível original, e sim os contaminantes que existirem nele.

Daí a importância de se abastecer o veículo em postos confiáveis e com grande rotatividade de combustível.

JRoberto
22/02/2014, 10:40
Quando abasteço com o S-10, noto uma ligeira queda na potência do motor, comparado com o S-500. Os postos são de confiança, já os conheço a muitos anos sem nenhum tipo de reclamação.
Acho que isso se deve ao S-10 ser mais solvente, soltando as impurezas do tanque e ir obstruindo o filtro, dai tendo que limpar o tanque e o sistema de combustível para poder usa-lo. Por isso acho que não compensa o uso em veículos fabricados antes de 2012, além do comum ser mais barato.

[]'s

Marcelopi
22/02/2014, 11:08
Alguem poderia me explicar o por que de se abastecer um 3.0 com S10 ????

Juro que não consigo entender !!!

- Mais caro
- O que tem de comprovado em durabilidade de motor com ele ???? O S500 tá aí na praça e é super comprovado.
- Consciência Ecológica ??? "Chipa" o 3.0 com quase 300 cv e abastece com S10 para desencargo de consciência ??? rsrsrsrsrs
- Gostar de novidade ??? Querer sempre o melhor ( embora sem saber muitas vezes o que é melhor ) ???

Eu nunca abasteci e nem vou abastecer meu T4 3.0 com S10 .... Só abasteço caso não encontre o S500.

tratroller
22/02/2014, 11:16
Pois é o que tem de mito depois do s10 ser oferecido nem se fala, peguei o ultimo lote do 3.0 com medo de ser obrigado a usar o s10 no 3.2 , como me falaram na css, parece que isso é mentira também, eu notei tbm que usando s10 gasta mais, agora quando uso o aditivado gasta menos.
aproveitando pra falar de consumo, a autonomia do tanque é de cerca de 600km na estrada, se apertar o pé faz 7km/l a mesma media da cidade, quando digo aperta o pé é fazer media de 140km/h em estradas sem lei nem radar, não se aplicam a estradas de sp, Agora se tirar muuuito o pé só relando no acelerador faz 9.8 km/l.

Glaicon
23/02/2014, 09:08
Glaicon,

Não é bem assim. No próprio documento que você anexa, existe a informação sobre lubricidade, e que diz o seguinte:

O Diesel S-10 puro tem lubricidade inferior ao S-500.
A adição de 2% de biodiesel ao diesel S-10 puro recupera a lubricidade do mesmo.
No Brasil existe por imposição aos produtores (diga-se Petrobrás) a adição de 5% (cinco por cento) de biodiesel ao diesel puro

Ou seja, a quantidade de biodiesel adicionada ao combustível é mais do que o suficiente para manter a lubricidade do mesmo dentro dos padrões corretos.

Agora, é extremamente importante que se utilize combustível não contaminado, seja ele S-10, S-50, S-500 ou S-1800. O que vai estragar a bomba ou entupir o sistema não é o combustível original, e sim os contaminantes que existirem nele.

Daí a importância de se abastecer o veículo em postos confiáveis e com grande rotatividade de combustível.
Sim, Jhon, eu li o texto todo, inclusive essa informação.
Mas você acredita na eliminação do problema de baixa lubricidade com a adição de 5% de biodiesel?
Eu não!:mrgreen:
Se a minha viatura usa bomba injetora mecânica, que é o modelo que, proporcionalmente mais sofre desgaste com o S10, ficarei com o tradicional.
Quanto ao Troller, bem como às viaturas mais modernas com sistema de injeção eletrônica, o mais recomendável é o uso deste combustível, para que não haja entupimento da válvula EGR.
Quanto à alegação do S10 proporcionar maior consumo, eu discordo, pois ele possui mais cetanos por litro, o que deveria gerar maior explosão com a mesma quantidade de combustível.
Creio que muitos utilizam eventualmente o S10 e acabam forçando mais a viatura para "sentir o resultado", porém, prejudicando o consumo.
É igual ao fulano quando experimenta a gasolina pódium e acelera imaginando milagres.
Só mesmo fazendo o uso constante para aferir precisamente a autonomia.
Para encerrar, na qualidade de dono de uma viatura com 15 anos de idade e 260.000 Km´s rodados, continuarei com o S500.:concordo:

gmilani
23/02/2014, 11:46
Bom, vou deixar meu pitaco.... rodei com uma ranger 2010 3.0 NGD até os 135mil km (troquei recentemente por uma frontier 0km) nos ultimos 50-70 mil km andei EXCLUSIVAMENTE com S50, e depois com S10, mas pq??? na ranger é nitido o aumento de potencia em rpm's mais baixas, o turbo enche mais rápido, e a média fica em quase 1 kml a mais (mais economico), vale lembrar que minha range nao era chipada, e andava 90% em estradas e em velocidades normais (SP+radar) 110-120....
outra coisa.... trocava o filtro de oleo diesel a cada 20-30 mil km (e trocava por estar de saco cheio dele, pois estava LIMPOOOOO)
Sinceramente este negocio de poluir menos nao me pega, dane-se, pois tem muito neguinho andando com kombi, scania 111, 1113, e coisas do tipo poluindo MUITOOOOOO, e nao serei eu a salvar o mundo usando S10!!!
Tive troller, mas na epoca nao tinha s10, mas, por ser o mesmo motor da ranger, pode ser que se perceba uma melhora, NA ranger era nitida a diferença de desempenho e consumo, pois algumas vezes fui obrigado a colocar s500 (nao tinha s10), e ficou muito claro pra min a diferença do s10.
outra coisa NITIDA... a cor do oleo do motor!!!! ele demora muito mais a ficar preto, coisa que com s 500, basta trocar o oleo, e ligar a VTR, pronto ja ta preto!!! Depois de umas 2 trocas de oleo, verifiquei que nao ficava preto antes dos 5000mil km, ou seja, suja menos o motor, o que deve aumentar a vida util dele, pois o oleo esta sempre mais limpo.

abraço

Caiogaucho
24/02/2014, 20:57
E s eu alternar, um tanque com comum e o próximo com S 10? Considerando que rodo 170km/dia. Esta alternância e com giro rápido do tanque não seria positivo?

abs

AndréAngra
25/02/2014, 13:13
Eu to usando o S10, pois percebi uma melhora na performance do carro...e já estou usando a mais de ano sem problemas..
O 2.8 para mim é meio fraco, e com o S10 ele fica mais esperto.....quanto esse papo de ecochato, caguei e andei!!

Alguns falam nessa questão do poder de lubricidade do S10 ser inferior ao do S500.....mas enfim.....muito se fala, mas pouco se fala com base teórica...

No arquivo que o Glaicon enviou, na página 9 e 10, se fala na perda da Lubricidade do S10, tanto pelo processo de refino que ele sofre, quanto pelo tipo de Petróleo que dá origem ao S10.....mas que essa perda de Lubricidade é facilmente corrigida com aditivos melhoradores de lubricidade ou a adição de Biodiesel.......
Ou seja, o fantasma da "perda" da BI por falta de lubrificação do S10, caiu por terra!!!
Tudo bem, moramos em um país corrupto por natureza, e pode ser que o S10 não esteja recebendo esses aditivos......mas estou arricando e servindo de laboratório para o futuro.....rsrsrs

Caiogaucho
25/02/2014, 13:31
André,

Duas dúvidas:
1. O aditivo STP se for adicionado junto com o S 10, compensaria alguma deficiência da lubricidade?
2. Em alternar um tanque de S 10 e outro de comum, também não amenizaria esta "falta" de lubricidade??

abs

AndréAngra
25/02/2014, 15:14
Caio, eu usava o Teccon10 como aditivo em cada tanque....
Comprei uns 4 litros daquela bagaça e usei com o S500....mas depois que passei a usar o S10, parei de usar....
Não conheço bem o STP, mas não se preocupe muito com esse lance da Lubricidade do combustível, abasteça sempre em postos de bandeira confiáveis, que sempre vai ter combustível de 1ª!!! (Principalmente Shell e BR)
E o S10, como dito anteiormente, na sua fabricação (refino) já recebe aditivos que compensam a sua baixa lubricidade.....coloque o S10 e seja feliz!!!

Fabio_Roberto
25/02/2014, 15:49
Caio, eu usava o Teccon10 como aditivo em cada tanque....
Comprei uns 4 litros daquela bagaça e usei com o S500....mas depois que passei a usar o S10, parei de usar....
Não conheço bem o STP, mas não se preocupe muito com esse lance da Lubricidade do combustível, abasteça sempre em postos de bandeira confiáveis, que sempre vai ter combustível de 1ª!!! (Principalmente Shell e BR)
E o S10, como dito anteiormente, na sua fabricação (refino) já recebe aditivos que compensam a sua baixa lubricidade.....coloque o S10 e seja feliz!!!

André

Não querendo causar polemica , mas ja causando, essa coisa de combustível melhor esta variando muito conforme o carro, existem opiniões diferentes com o mesmo motor. A minha é uma delas, no meu 2.8 com Diesel S10 fica uma porcaria, o carro fica fraco, consome mais e fumaça quase a mesma coisa, então... acho que tem que ser experiencia própria...

Na minha opinião não vale a pena...

Glaicon
26/02/2014, 06:50
Eu to usando o S10, pois percebi uma melhora na performance do carro...e já estou usando a mais de ano sem problemas..
O 2.8 para mim é meio fraco, e com o S10 ele fica mais esperto.....quanto esse papo de ecochato, caguei e andei!!

Alguns falam nessa questão do poder de lubricidade do S10 ser inferior ao do S500.....mas enfim.....muito se fala, mas pouco se fala com base teórica...

No arquivo que o Glaicon enviou, na página 9 e 10, se fala na perda da Lubricidade do S10, tanto pelo processo de refino que ele sofre, quanto pelo tipo de Petróleo que dá origem ao S10.....mas que essa perda de Lubricidade é facilmente corrigida com aditivos melhoradores de lubricidade ou a adição de Biodiesel.......
Ou seja, o fantasma da "perda" da BI por falta de lubrificação do S10, caiu por terra!!!
Tudo bem, moramos em um país corrupto por natureza, e pode ser que o S10 não esteja recebendo esses aditivos......mas estou arricando e servindo de laboratório para o futuro.....rsrsrs
A minha descrença é pelo fato de apenas 5% de um outro combustível (biodisel) ser o suficiente para equacionar as outras 95 partes do combustível.
Ou seja, esse biodiesel é milagreiro?
Veja pelo texto que eles não colocam um aditivo propriamente dito; só outro combustível.
Daí a minha desconfiança.:concordo:

AndréAngra
26/02/2014, 10:11
André

Não querendo causar polemica , mas ja causando, essa coisa de combustível melhor esta variando muito conforme o carro, existem opiniões diferentes com o mesmo motor. A minha é uma delas, no meu 2.8 com Diesel S10 fica uma porcaria, o carro fica fraco, consome mais e fumaça quase a mesma coisa, então... acho que tem que ser experiencia própria...

Na minha opinião não vale a pena...

Fábio, tenta o S10 da Shell....e claro, que seja de um posto bom!!
Com o da BR não percebi nenhuma diferença, mas o da shell, parece que está fazendo milagre no 2.8....rsrsr
Aqui perto do meu trabalho, reabriu um posto, e o cara saiu da BR e foi para a Shell...colocou uns fltros novos para S10 e colocou tanques novos......o combustível saí perfeito!!!

AndréAngra
26/02/2014, 10:25
A minha descrença é pelo fato de apenas 5% de um outro combustível (biodisel) ser o suficiente para equacionar as outras 95 partes do combustível.
Ou seja, esse biodiesel é milagreiro?
Veja pelo texto que eles não colocam um aditivo propriamente dito; só outro combustível.
Daí a minha desconfiança.:concordo:

Parece pouco, mas dependendo de "como" esses 5% é adicionado (durante refino ou sob alta temperatura) é mais do que suficiente.....mas se for apenas por simples mistura, daí fica dificil acreditar mesmo....rsrsrsr

O fato é que to usando direto...vamos ver até quando vai a durabilidade do 2.8 mwm só com S10.....Teste de Campo...rsrsr

Caiogaucho
26/02/2014, 10:32
Como indaguei acima, minha dúvida é: se eu alternar ora um ora outro, considerando que rodo bastante durante a semana, tem algum problema? A "eventual falta de lubricidade" não seria compensada com esta alternância?????

abs

Rordo
26/02/2014, 12:07
Caio, mas os dois tem octanagens diferentes certo? li isso em algum lugar...

Se sim, acho que voce está forçando o motor a se adaptar a cada vez que troca de tipo de diesel.
Acredito que estas adaptações podem causar desgaste sim...

A não ser que esta diferença de octanagem seja desprezível....

Só uma hipótese...

AndréAngra
26/02/2014, 12:29
Rordo, a octanagem é um indice de resistencia a detonação em motores do Ciclo Otto...por tanto, não se aplica na preocupação do Caio!!

Caio, acredito não ter problema....e de fato a falta de lubricidade seria compensada com esses abastecimentos alternados....

Sandrãobh
26/02/2014, 13:24
Rordo, a octanagem é um indice de resistencia a detonação em motores do Ciclo Otto...por tanto, não se aplica na preocupação do Caio!!

Caio, acredito não ter problema....e de fato a falta de lubricidade seria compensada com esses abastecimentos alternados....

Mas, se o do Caio é 3.0 não terá problemas com lubricidade, pois a bomba dele não é mecânica!!

O meu 2.8 com S10 (Ipiranga), andando por volta de 110 km/h deu mais de 11 km/l... Com o s500 só dá 10 km/l....

abç.

Rordo
26/02/2014, 14:14

Certo, fiz confusão....na verdade octanagem se aplica somente a gasolina, uma propriedade dela...
Para o diesel seria o número de Cetanos, como equivalente da octanagem...

E o teor de Cetanos implica na regulação do momento/taxa de compressão em que ocorre a explosão do diesel dentro do motor....
Logo também afeta toda cinética da combustão...pois ele adianta ou atrasa a explosão.

Só a opinião de um burro! hehe

Antes eu abastecia só com o S500, e a cada 3 meses usava 2 tanques seguidos de s10. (gasto 1 tanque por semana +-)
De vez em quando uso o aditivo power diesel, sempre após os dois tanques de s10.

Agora vou direto de S10, pois notei que ele faz menos barulho por falta de lubrificação, um probleminha comum no 3.0
Também estou usando um óleo do motor diferente, um semi sintético, ao invés do óleo recomendado pela montadora.
Praticamente não escuto mais o tal barulho, que era um tanto raro, mas acontecia a cada 3-4 dias, e por uns 10 segundos...depois parava.

Jorgao
26/02/2014, 19:56
Como indaguei acima, minha dúvida é: se eu alternar ora um ora outro, considerando que rodo bastante durante a semana, tem algum problema? A "eventual falta de lubricidade" não seria compensada com esta alternância?????

abs

Caio, bote o que quiser no seu 3.0. Não tem restrição de tipo de diesel! O meu está com 200 mil km e já usei S1800, S500, S50 e S10. Vez ou outra paro em um posto que só oferece o S10 e eu não recuso. Só tomo o cuidado de abastecer em postos de procedência. Quando não conheço a região, procuro posto que abastece muitos caminhões. A primeira bez que você abastecer com S10, ou usar aditivo, dependendo do estado de limpeza do teu tanque, o filtro irá entupir rapidamente. Mas, isso só deve ocorrer 1 ou 2 vezes, sem danos. A luz da injeção acende devido a restrição do fluxo de combustível (sujeira entupindo o filtro). Basta trocar, e pisar fundo.

Obviamente, a maior parte do tempo usei S500, mas já abasteci com S1800 na fazenda do meu amigo. Ficou fumaçando fedorento pra cacete! O troller 3.0 da fazenda dele só usa (a maior parte do tempo) S1800, diesel dos tratores, e S500 abastecido em estrada, qualquer posto. E só teve problema aos 409 mil km, 1 bico travou. Não sei se foi culpa do diesel, pois os outros bicos estão perfeitos. Hoje está com mais de 600 mil km rodados. Tenho até uma foto do painel mostrando a km do jipão perto dos 600 mil km.

AndréAngra
27/02/2014, 12:22
Certo, fiz confusão....na verdade octanagem se aplica somente a gasolina, uma propriedade dela...
Para o diesel seria o número de Cetanos, como equivalente da octanagem...

E o teor de Cetanos implica na regulação do momento/taxa de compressão em que ocorre a explosão do diesel dentro do motor....
Logo também afeta toda cinética da combustão...pois ele adianta ou atrasa a explosão.

Só a opinião de um burro! hehe

Antes eu abastecia só com o S500, e a cada 3 meses usava 2 tanques seguidos de s10. (gasto 1 tanque por semana +-)
De vez em quando uso o aditivo power diesel, sempre após os dois tanques de s10.

Agora vou direto de S10, pois notei que ele faz menos barulho por falta de lubrificação, um probleminha comum no 3.0
Também estou usando um óleo do motor diferente, um semi sintético, ao invés do óleo recomendado pela montadora.
Praticamente não escuto mais o tal barulho, que era um tanto raro, mas acontecia a cada 3-4 dias, e por uns 10 segundos...depois parava.

Nem sabia dessa dos Cetanos.....
Vou ler a respeito!!! :curtir:

Caiogaucho
27/02/2014, 13:43
Olha o que recebi de informações da Petrobras:

486718: ORIENTAÇÃO TÉCNICA [REF:41071135825]

De:SAC Técnico <sateclie@br-petrobras.com.br>
Adicionar contato (http://mail.terra.com.br/mail/index.php?r=message/show&Message%5Buid%5D=49119&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%3C1811573754.1393438006487.JavaMail.satecli e%40br-petrobras.com.br%3E&Message%5Bmark_read_flag%5D=&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MailBox%5Bmailbox_id%5D=INBOX&numberOfMessages=200&messagePageIdx=14#)
Bloquear contato

Para:bechuetijunior@terra.com.br
Exibir todos destinatários

Data:Qua 26/02/14 15:06

Prezado Sr. Antônio,
A Petrobras Distribuidora tem compromisso com a qualidade em todos os níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento aos nossos clientes.

Em atendimento à sua consulta, informamos que o Sr. pode utilizar normalmente o diesel S-10 no seu veículo, com os seguintes benefícios:

- Propicia, para os veículos fabricados desde o dia 1° de Janeiro de 2012 que possuem as novas tecnologias de motores EGR (Recirculação de Gases de Exaustão)e SCR (Redução Catalítica Seletiva), redução de até 80% das emissões de material particulado (MP) e de até 98% das emissões de óxidos nitrosos (NOx).
- Melhora a partida a frio e reduz a emissão de fumaça branca.
- Diminui a formação de depósitos e a ocorrência de desgastes no motor.

Para os veículos fabricados antes da data citada, pode também ser utilizado, sem que cause nenhum problema, pelo contrário diminui também a formação de resíduos no motor, melhora a partida a frio, reduz a incidência de contaminantes no lubrificante, dentre outros benefícios.

Não há necessidade de limpeza do tanque de combustível, pois não há incompatibilidade química entre o S-10 e os demais tipos de diesel. Nos casos de motores que utilizam diesel de baixa qualidade ou ficam inativos por muito tempo, recomenda-se fazer uma limpeza no sistema de alimentação de combustível(tanque, bomba de combustível, bicos, etc.) com troca do filtro de diesel, afim de evitar que o novo combustível dissolva as incrustações e cause falhas de alimentação. A tendência para o consumo de combustível é que este permaneça constante.

Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Atenciosamente,

Paulo Cesar
Engenheiro Mecânico
Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800-728 9001 / sac@br-petrobras.com.br
Petrobras Distribuidora S/A

abs

Rordo
27/02/2014, 18:48
Acho que toda esta discussão de se é ou não é bom, só acontece por um motivo:
R$ 0,30 a mais no preço do diesel!!
Acabo gastando R$ 80,00 a mais por mês só por causa dessa frescurada de S10...(e isso que o meu nem tem ARLA)

Mas como somos todos apaixonados por esse carro, se não nem estaríamos em um blog discutindo motores, acabo usando a porra do S10...

TOMARA QUE COMPENSE UM DIA! mas é difícil, pois teria que fazer muito bem pra pagar isso por mês.

Paixão é paixão....não gasto isso com minha nega véia kkkkk

AndréAngra
28/02/2014, 13:20
Bom, se um engenheiro mecanico da BR disse que pode usar sem problemas......sigo usando o S10, hoje mesmo já foi mais um tanque cheio de S10....
Fica pouco mais caro....e vale a pena!!!

Caiogaucho
28/02/2014, 13:44
Após leitura, re-leitura, artigos, etc, etc, enquanto tiver o Diesel comum, vou alternando ora um tanque de um ora um tanque de outro. Quando finalizar o fornecimento do comum, limpo o tanque, bicos, etc, e dê-lhe S-10.

Alguem já utiliza ou utilizou o TECCOM? Lí que ajuda a evitar os "ditos malefícios" do S 10 com relação à formação de umidade, "bactérias" e outros bichitos mais!!!!

Abs

Bom, se um engenheiro mecanico da BR disse que pode usar sem problemas......sigo usando o S10, hoje mesmo já foi mais um tanque cheio de S10....
Fica pouco mais caro....e vale a pena!!!

AndréAngra
01/03/2014, 09:05
Caio, utilizei o Teccom por 1 ano e meio, mas isso vale mais para carro que fica muito tempo parado!!
O teccom funciona como um recuperador de Diesel que fica parado por muito tempo, daí aparece humidade e acumula bactérias....

Se utlizar o carro diariamente, fazendo uns 2 ou 3 abastecimentos por mes, só com Diesel bom, nem precisa!!!

Caiogaucho
02/03/2014, 19:48
André,

No meu caso, uso diáriamente e abasteço duas vezes por semana!

Quando tinha um Defender 90, utilizava o STP diesel para cada dois tanques. O que vc acha?

Abs

Caio, utilizei o Teccom por 1 ano e meio, mas isso vale mais para carro que fica muito tempo parado!!
O teccom funciona como um recuperador de Diesel que fica parado por muito tempo, daí aparece humidade e acumula bactérias....

Se utlizar o carro diariamente, fazendo uns 2 ou 3 abastecimentos por mes, só com Diesel bom, nem precisa!!!

Danilo Garcia
10/05/2018, 08:56
Uso somente o s10 na ranger 2009 3.0 e nunca tive problema, mas vou experimentar o s500 depois de ler as msgs. O s10 aqui em SBC esta 3.70 e eu também gostaria de ver como o carro anda no s500.

JAIME
31/05/2018, 18:27
Alguem poderia me explicar o por que de se abastecer um 3.0 com S10 ????

Juro que não consigo entender !!!

- Mais caro
- O que tem de comprovado em durabilidade de motor com ele ???? O S500 tá aí na praça e é super comprovado.
- Consciência Ecológica ??? "Chipa" o 3.0 com quase 300 cv e abastece com S10 para desencargo de consciência ??? rsrsrsrsrs
- Gostar de novidade ??? Querer sempre o melhor ( embora sem saber muitas vezes o que é melhor ) ???

Eu nunca abasteci e nem vou abastecer meu T4 3.0 com S10 .... Só abasteço caso não encontre o S500.

Esta situação se dá simplesmente quando não existe o diesel comum para abastecer. Aqui em minha cidade so tem S10. Abasteço na estrada. Já tive em situação de viagem que não tinha diesel comum e tive que colocar S10 mais caro.

VOVÔ DO TROLLER
31/05/2018, 20:08
Esta situação se dá simplesmente quando não existe o diesel comum para abastecer. Aqui em minha cidade so tem S10. Abasteço na estrada. Já tive em situação de viagem que não tinha diesel comum e tive que colocar S10 mais caro.

Uma das vantagens de usar o S10 é que o filtro de combustível dura bem mais é quem tem garagem fechada, o fumacê e o cheiro fica menor. Abs

Paulo Ricardo Claus
19/10/2018, 09:49
Olá pessoal. Recentemente comprei um Troller 3.0 2011 com 48000 km. Segundo o antigo dono, ele sempre usou o Diesel S-10. Porém quando esse diesel entrou na reserva eu completei com o S-500. Depois desse abastecimento dirigi uns 200 km até que numa serra o troller perdeu a força e cortou o ar condicionado. Ele é reprogramado em 240 CV, e numa serra onde eu acho que ele subiria em quinta, subiu em terceira. Chegando la no fim da serra parei e desliguei o motor. Quando liguei novamente o problema estava resolvido.
Dito isso minha pergunta é a seguinte. O troller está se adaptando ao S-500? Quanto tempo vai demorar a se adaptar? Isso vai acontecer novamente? É prejudicial ao motor? Devo trocar o filtro?

Sergio c
19/10/2018, 12:24
Pelo que eu entendo seu Troller entrou em "modo de segurança", podendo ser por outros motivos e talvez nem seja pela troca do tipo de diesel. Se a ECU do motor interpretar qualquer problema que possa danificar seriamente o motor, aciona o modo de segurança, cortando a potência.
Olá pessoal. Recentemente comprei um Troller 3.0 2011 com 48000 km. Segundo o antigo dono, ele sempre usou o Diesel S-10. Porém quando esse diesel entrou na reserva eu completei com o S-500. Depois desse abastecimento dirigi uns 200 km até que numa serra o troller perdeu a força e cortou o ar condicionado. Ele é reprogramado em 240 CV, e numa serra onde eu acho que ele subiria em quinta, subiu em terceira. Chegando la no fim da serra parei e desliguei o motor. Quando liguei novamente o problema estava resolvido.
Dito isso minha pergunta é a seguinte. O troller está se adaptando ao S-500? Quanto tempo vai demorar a se adaptar? Isso vai acontecer novamente? É prejudicial ao motor? Devo trocar o filtro?

VOVÔ DO TROLLER
19/10/2018, 12:43

Será que o diesel que vc abasteceu não estava com alguma sujeira? Há postos que não fazem a manutenção dos filtros e tem pouca venda. Aí junta diesel velho com impureza no tanque do posto . É treta na certa.

P.S. nunca é bom deixar na reserva para completar , pois parte da a sujeira do fundo do tanque vai acabar chegando no motor e pode ferrar com bicos injetores e outros componentes do sistema de injeção .

Walter da Camper
19/10/2018, 13:13
Eu apostaria que seu carro entrou em modo de segurança por aquecimento.
Carro recém-adquirido...curtindo a potência do motor chipado subindo uma serra...
É por isso que normalizou em seguida. Esse tipo de ocorrência não deixa falha memorizada na ECU, simplesmente entre em modo de segurança para proteger o motor e, ao esfriar ou desligar, volta ao normal.

Esse motor possui 2 sensores de temperatura: 1 para o painel e outro para a ECU. O do painel é tão letárgico que enquanto a temperatura real do motor varia entre 95 e 115°C ele nem se mexe. Sei disso porque instalei termômetro digital no cabeçote do meu Troller.

Se isso ocorrer com frequência muito elevada ou sob pouca demanda de potência, significa que o rotor de plástico da sua bomba d'água está com aletas quebradas. É muito comum de acontecer e tem trolleiro que troca a bomba preventivamente a cada 40mil Km. A minha, com 100mil eu abri pra ver, estava quebrada e tinha sinais de já ter sido trocada pelo antigo dono.

Esse é um dos poucos pontos fracos desse excelente motor e mesmo assim nunca deixa na mão. Mesmo com o rotor 100% quebrado ainda circula água suficiente para voltar pra casa andando.

Paulo Ricardo Claus
19/10/2018, 15:24
Será que o diesel que vc abasteceu não estava com alguma sujeira? Há postos que não fazem a manutenção dos filtros e tem pouca venda. Aí junta diesel velho com impureza no tanque do posto . É treta na certa.

P.S. nunca é bom deixar na reserva para completar , pois parte da a sujeira do fundo do tanque vai acabar chegando no motor e pode ferrar com bicos injetores e outros componentes do sistema de injeção .

Abasteci num posto Shell. E tinha fila de caminhões para abastecer naquelas bombas.

Paulo Ricardo Claus
19/10/2018, 16:14
Eu apostaria que seu carro entrou em modo de segurança por aquecimento.
Carro recém-adquirido...curtindo a potência do motor chipado subindo uma serra...
É por isso que normalizou em seguida. Esse tipo de ocorrência não deixa falha memorizada na ECU, simplesmente entre em modo de segurança para proteger o motor e, ao esfriar ou desligar, volta ao normal.

Esse motor possui 2 sensores de temperatura: 1 para o painel e outro para a ECU. O do painel é tão letárgico que enquanto a temperatura real do motor varia entre 95 e 115°C ele nem se mexe. Sei disso porque instalei termômetro digital no cabeçote do meu Troller.

Se isso ocorrer com frequência muito elevada ou sob pouca demanda de potência, significa que o rotor de plástico da sua bomba d'água está com aletas quebradas. É muito comum de acontecer e tem trolleiro que troca a bomba preventivamente a cada 40mil Km. A minha, com 100mil eu abri pra ver, estava quebrada e tinha sinais de já ter sido trocada pelo antigo dono.

Esse é um dos poucos pontos fracos desse excelente motor e mesmo assim nunca deixa na mão. Mesmo com o rotor 100% quebrado ainda circula água suficiente para voltar pra casa andando.

Eu acho que ocorreu sob pouca demanda de potência. Eu vinha atrás de uma fila, daÃ* entrei num trevo onde começaria a serra, e logo no inÃ*cio dela já entrou em modo de segurança.
Onde fica esse rotor de plástico? É fácil de verificar?

Gustavo D
21/10/2018, 22:04

Paulo, esse motor não "se adapta" ao diesel. É uma eletrônica muito simples. Preventivamente, pode trocar a bomba d'água e o líquido de arrefecimento. Monoetilenoglicol orgânico (Petronas Coolant UP concentrado é uma boa opção) + água desmineralizada em proporção 50% / 50% aproximadamente. Chipado, pode ser que forçando muito ainda entre em modo de segurança. Houve uma mudança no radiador do Troller 2009/2010/2011 em comparação com os antigos. Tem menos aletas que os anteriores. Salvo engano, os antigos tinham 8 aletas e os novos apenas 4. Isso dá diferença principalmente nos chipados.

Sobre o diesel S10, cuidado. Eu relutei por anos em acreditar que haveria algum problema em usar esse diesel. Conversando com um Tenente chefe de oficina com 30 anos de mecânica no exército, comecei a ficar com um pé atrás. Mas, depois de ouvir um General reclamando em reunião de oficiais dos problemas causados pelo envelhecimento do S10 no tanque das viaturas, estou evitando colocar no meu Troller. Não só consome mais, como estraga mais rapidamente e entope bicos, rail, e válvulas da bomba injetora/alta pressão. Não deixe o diesel S10 envelhecer no seu tanque.

Walter da Camper
22/10/2018, 13:20
O rotor de plástico é a bomba dágua. Fica atrás da polia do ventilador, na frente do motor.

Durante os 3 anos que tive um Troller 2010, por duas vezes ele entrou em modo de segurança sem motivo aparente. Em ambas estava na estrada próximo a caminhões. A única explicação coerente que encontrei foi uma possível interferência causada por rádio PX com antena mal instalada, emitindo sinais espúrios de radiofrequência que ao ser captada pelo chicote elétrico, foi interpretada como sinal de falha pela ECU. Lembrando que a carroceria de fibra não faz a função de blindagem eletrostática como nos carros de lata.

Eu acho que ocorreu sob pouca demanda de potência. Eu vinha atrás de uma fila, daÃ* entrei num trevo onde começaria a serra, e logo no inÃ*cio dela já entrou em modo de segurança.
Onde fica esse rotor de plástico? É fácil de verificar?

Paulo Ricardo Claus
23/10/2018, 20:13
Obrigado Gustavo e Walter. Logo que eu encostar numa oficina irei pedir para dar uma olhada na bomba d'água.

charlles barth
28/10/2018, 13:53

abs

Olá amigos eu sempre recorro a experiência de vocês quando da algum B.O na viatura. Fiz um teste de Guarapuava PR até Itajaí SC usando S10 a média de 90 kmh fez uma média de 16.9 e na volta subindo a serra 15.1.

Pedro Sylvestre
22/03/2020, 16:44
Agora que já convivemos há um bom tempo com o Diesel S-10 (bem mais tempo desde que este tópico foi aberto) o pessoal pode dar sua opinião aqui com mais propriedade né.

Mas sendo objetivo na pergunta, com qual Diesel o Troller 3.0 vai tender a fazer uma melhor média de consumo, S-10 ou S-500?

Gustavo D
22/03/2020, 17:00
Agora que já convivemos há um bom tempo com o Diesel S-10 (bem mais tempo desde que este tópico foi aberto) o pessoal pode dar sua opinião aqui com mais propriedade né.

Mas sendo objetivo na pergunta, com qual Diesel o Troller 3.0 vai tender a fazer uma melhor média de consumo, S-10 ou S-500?

Pedro, meu 3.0 me parece muito mais econômico com o S500.
Com S10, aparenta melhora na partida a frio (em clima bem frio).

VOVÔ DO TROLLER
22/03/2020, 22:18
Pedro, meu 3.0 me parece muito mais econômico com o S500.
Com S10, aparenta melhora na partida a frio (em clima bem frio).

O meu também é um 2010 3.0 é tenho a impressão que fica mais e econômico no S500, apesar de soltar mais fumaça.

Sergio c
23/03/2020, 08:08
E há pouco tempo diziam que o motor alimentado com o S10 seria mais econômico que com o S500. Vai saber agora....