PDA

Ver Versão Completa : Problema com aceleração da Ranger.

w.andreatta
21/02/2014, 11:40
:shock:

Olá!

Primeiramente, digo que pesquisei no fórum e na net, mas não encontrei nada a repeito! :O

Bom, notei que minha Ranger está bem acelerada ao ligar, independente de motor/clima quente/frio.

Com isso... o motor de arranque tem "reinado".
Pedi ao eletrecista que o retirasse e desse uma geral => está em perfeito estado! ;)
Então ele me atentou para o fato do motor estar ligando muito acelerado (2mil RPM) e que isso estava fazendo com que o motor de arranque não conseguisse "voltar" a tempo, gerando o ruido!

Eis que vos pergunto:
O que poderia ser!?
O que pode ser feito por mim!?
E como fazer!?

Tenho disposição, disponibilidade, ferramentas e são para lavar as mãos!
Agradeço a quem puder ajudar!

Abraços!

_montanha_
21/02/2014, 14:23
Não sei como é essa aí, mas a minha está assim e é o atuador de marcha lenta que ta doido, comprei outro e continua a mesma coisa e segundo o meca é pq o que eu comprei não é o original. Já o seu pode ter estragado também.

zanottao
21/02/2014, 22:39
Não sei como é essa aí, mas a minha está assim e é o atuador de marcha lenta que ta doido, comprei outro e continua a mesma coisa e segundo o meca é pq o que eu comprei não é o original. Já o seu pode ter estragado também.

Montanha , ja tentou retirar os cabos da bateria, e conecta los de novo, para ver se corrige o defeito do atuador, acho meio dificil, ser pq não e original, o meu não e e não deu problema.

E que o modulo guarda a falha do antigo, e se colocar o novo o modulo não entende a peça nova. Por isso tentando zerar o modulo deixando por uns 45 minutos desconectado os dois cabos da bateria

Danilo1985
22/02/2014, 10:10
Comprei a minha recentemente e acontece isso na partida com o motor frio por alguns segundos e depois volta ao normal. Achei que isso era normal do carro, ou não é normal?

Na seu caso o motor fica direto em 2 mil rpm ou só brevemente?

zanottao
22/02/2014, 12:05
Comprei a minha recentemente e acontece isso na partida com o motor frio por alguns segundos e depois volta ao normal. Achei que isso era normal do carro, ou não é normal?

Danilo e normal, ela ficar acelerada, qdo e ligada com o motor frio, ou depois de um tempo parada.

Ela faz isso para reconhecer, todos os componentes e para aquecer o motor, como os antigos afogadores, mais a injeção que faz isso hj, um afogador eletronico digamos, fica por um tempinho depois volta pro giro normal, mais tb não pode subir muita coisa .

vitorff
23/02/2014, 07:34
A minha Sport 2008 faz isso também... acredito que seja normal delas..

Abs

w.andreatta
24/02/2014, 08:35

Ao ligar, o giro sobe até 2mil RPM... depois de alguns segundos, estabilixa em menos de 1mil RPM!

O problema é o motor de arranque que "engasga".

Acredito que essa aceleração "prematura" não seja tão normal assim... não fariam algo pradanificar o arranque! :O

_montanha_
24/02/2014, 10:05
Montanha , ja tentou retirar os cabos da bateria, e conecta los de novo, para ver se corrige o defeito do atuador, acho meio dificil, ser pq não e original, o meu não e e não deu problema.

E que o modulo guarda a falha do antigo, e se colocar o novo o modulo não entende a peça nova. Por isso tentando zerar o modulo deixando por uns 45 minutos desconectado os dois cabos da bateria

Zanottao, então, troquei por um desses atuadores de Mercado Livre, é novo e tal, mas o mecânico disse que a impedância dele não bate com o do original, então mesmo apagando o erro ele volta. Acredito que seja o tal do atuador do fiesta antigo, que se aproxima bem do original da ranger, mas não fica lá grandes coisas.

miguelcps
24/02/2014, 10:30
Zanottao, então, troquei por um desses atuadores de Mercado Livre, é novo e tal, mas o mecânico disse que a impedância dele não bate com o do original, então mesmo apagando o erro ele volta. Acredito que seja o tal do atuador do fiesta antigo, que se aproxima bem do original da ranger, mas não fica lá grandes coisas.

Nao seria ideal importar um dos EUA, eu comprei um no Ebay na época que tive uma Explo 97/98 e nunca mais tive problema, dá uma pesquizada, segue um link pra ajudar, troca informaçoes com o vendedor antes pra ele te enviar o correto.

Brand New Idle Air Control Motor Fits Ford Mazda 4 0L V6 IAC Valve | eBay (http://www.ebay.com/itm/BRAND-NEW-IDLE-AIR-CONTROL-MOTOR-FITS-FORD-MAZDA-4-0L-V6-IAC-VALVE-/171236540214?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Make%3AFord%7CModel%3AExplorer&hash=item27de7e3f36&vxp=mtr)

lincolnjb
24/02/2014, 17:12

Olá!

Primeiramente, digo que pesquisei no fórum e na net, mas não encontrei nada a repeito! :O

Bom, notei que minha Ranger está bem acelerada ao ligar, independente de motor/clima quente/frio.

Pedi ao eletrecista que o retirasse e desse uma geral => está em perfeito estado! ;)
Então ele me atentou para o fato do motor estar ligando muito acelerado (2mil RPM) e que isso estava fazendo com que o motor de arranque não conseguisse "voltar" a tempo, gerando o ruido!

Eis que vos pergunto:
O que poderia ser!?
E como fazer!?

Abraços!

Amigo, faça uma limpeza no atuador de marcha lenta e se o problema continuar troque o atuador.

Deise o carro esfriar.
Desligue os cabos da bateria por 5 minutos (reset de memoria da centralina).
Religue os cabos da bateria.
Ligue o carro e não mexa no acelerador até o carro estar totalmente aquecido.
desligue o carro e religue novamente.
Rode por alguns minutos sem acelerar.

Pronto

w.andreatta
25/02/2014, 10:44
Amigo, faça uma limpeza no atuador de marcha lenta e se o problema continuar troque o atuador.

Deise o carro esfriar.
Desligue os cabos da bateria por 5 minutos (reset de memoria da centralina).
Religue os cabos da bateria.
Ligue o carro e não mexa no acelerador até o carro estar totalmente aquecido.
desligue o carro e religue novamente.
Rode por alguns minutos sem acelerar.

Pronto

Olá amigo!
Agradeço a dica! ;)

Mas... confesso que, se tive alguma ilustração ou algum passo a passo de como fazer, ajudaria e muito a não fazer alguma coisa errada que possa comprometer as coisas! :)

Abraços!

_montanha_
25/02/2014, 16:05
Nao seria ideal importar um dos EUA, eu comprei um no Ebay na época que tive uma Explo 97/98 e nunca mais tive problema, dá uma pesquizada, segue um link pra ajudar, troca informaçoes com o vendedor antes pra ele te enviar o correto.

Brand New Idle Air Control Motor Fits Ford Mazda 4 0L V6 IAC Valve | eBay (http://www.ebay.com/itm/BRAND-NEW-IDLE-AIR-CONTROL-MOTOR-FITS-FORD-MAZDA-4-0L-V6-IAC-VALVE-/171236540214?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Make%3AFord%7CModel%3AExplorer&hash=item27de7e3f36&vxp=mtr)

Dá até raiva de tão facil de barato que é ter uma camionete dessas lá eheheh

Vou dar uma pesquisada e ver se aprendo a importar, realmente quem tem um carro desses hoje é imprescindível saber importar algumas pecinhas.
Valeu pelo link

ederopala
03/03/2014, 21:42
carra a minha estava assim trokei a valvula termostatica ke estava fudida nao pode fikar sem e deve ter entrada de ar falso na dimensao

w.andreatta
12/03/2014, 12:46
RESOLVIDO!

Automático do motor de arranque... a peça foi trocada e o problema parou! :)

Abraços!

_montanha_
12/03/2014, 14:15
RESOLVIDO!

Automático do motor de arranque... a peça foi trocada e o problema parou! :)

Abraços!

Rapaiz, eu apostava em qualquer outra coisa, menos isso aí... Mas se deu certo né

w.andreatta
14/03/2014, 15:22
Rapaiz, eu apostava em qualquer outra coisa, menos isso aí... Mas se deu certo né

Pois é... meu mechanico fez a limpeza dos sensores e do TBI com descarbonizante, troquei as velas (que são de Iridium e m,e custaram 45dilmas cada uma! :O rsrs), aí ja troquei disco, pastilha, filtros e fluidos...!

E no fim, era o automático do motor de arranque o problemático!

Fica a dica para quem estiver com problemas parecidos...

Só achei estranho ela ligar com RPM em 2mil... :O mas depois baixa! hehe

Agradeço a quem se interessou pelo assunto!

Abraços!

lincolnjb
23/04/2014, 10:26
Olá amigo!
Agradeço a dica! ;)

Mas... confesso que, se tive alguma ilustração ou algum passo a passo de como fazer, ajudaria e muito a não fazer alguma coisa errada que possa comprometer as coisas! :)

Abraços!

Vá até o tópico (((EXPLORER`s` e RANGER`s`- Tudo o que precisamos saber sobre elas. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/120867-explorer-s-e-ranger-s-tudo-o-que-precisamos-saber-sobre-elas.html)))) e procure entre os anexos o documento (((Limpando os componentes da TBI))))).

Desligue o cabo positivo da bateria.
Desmonte e realize a limpeza completa dos componentes como descrito no tutorial.
Limpe os contatos elétricos de cada componente como descrito no tutorial.
Monte tudo novamente no lugar.

Ligue o cabo da bateria.
Ligue e deixe o carro esquentar sem acelerar.
O RPM vai oscilar enquanto o carro esquenta - a centralina vai fazer ajustes em relação às novas dimensões dos componentes que foram limpos.
Depois de aquecido desligue o carro e deixe esfriar.
Ligue o carro novamente (frio) e vai ver que tudo voltou ao normal. (1000/1200 rpm frio e 600/700 RPM quente).

Se ele tem 2000 Rpm frio ou mais de 700 Rpm quando quente procure por uma entrada de vácuo na admissão.
Se ao ligar e após aquecer o Rpm não mudar (sempre abaixo de 900 rpm) pode trocar o ATUADOR DE MARCHA LENTA que está danificado.

Abraços do Lincoln

ricktuza
05/07/2014, 10:38
Ola amigos , sou novo no forum, recentemente adquiri uma ranger 2010 xlt diesel, linha primeira caminhonete diesel, e estou me deparando com um problema que muito me incomoda, ela funciona tudo normal, nal falha nem nada, mas quando ando com ela devagar e vou reduzir marcha ou aumentar marcha ela demora um pouco a responder o acelerador, " se for passar de primeira pra segunda e REPICAR o acelerador , ela nao repica, parece que fica "pastoso " o pedal, e com ela parada pode ficar repicando que atua na hora e bem preciso. so da o defeito com ela andando, ja levei em três mecanicos e nada, foi passado o scaner as três vezes e ta tudo normal sem codigos de erros. Alguem ja se deparou com uma bucha assim , Me ajudem . Obrigadom
(sou tec em eletronica e ja desmontei o sensor de embreagem e esta perfeito.) Obrigado

RcSala
06/07/2014, 10:26
Ola amigos , sou novo no forum, recentemente adquiri uma ranger 2010 xlt diesel, linha primeira caminhonete diesel, e estou me deparando com um problema que muito me incomoda, ela funciona tudo normal, nal falha nem nada, mas quando ando com ela devagar e vou reduzir marcha ou aumentar marcha ela demora um pouco a responder o acelerador, " se for passar de primeira pra segunda e REPICAR o acelerador , ela nao repica, parece que fica "pastoso " o pedal, e com ela parada pode ficar repicando que atua na hora e bem preciso. so da o defeito com ela andando, ja levei em três mecanicos e nada, foi passado o scaner as três vezes e ta tudo normal sem codigos de erros. Alguem ja se deparou com uma bucha assim , Me ajudem . Obrigadom
(sou tec em eletronica e ja desmontei o sensor de embreagem e esta perfeito.) Obrigado

É assim mesmo. Teu carro esta normal, a programação da ranger inibe o "repicar" do acelerador que nada mais faz que gastar combustível.

W Santos lima
12/03/2019, 17:25

Boa tarde amigo sou novo no forum👏 tenho uma ranger 3.0 4x4 cs 2012 e estou com o mesmo problema que vc mencionou😫 pedal perde a sensibilidade mais é só com o carro em movimento 😑 com ele parado o acelerador fica normal😒 vc conseguiu arrumar ? Já estou doido com isso👍 obrigado

W Santos lima
12/03/2019, 17:28
Boa tarde amigo 👍 a ranger 3.0 Power stroke não tem esse mecanismo ok👍 falo isso pois estou com o mesmo problema mencionado, e minha caminhonete repicava o acelerador normalmente 👍 agora que parou devido a algum problema que não estou conseguindo solucionar👏

SAVIII
05/04/2019, 08:28
Boa tarde pessoal, estou com um problema semelhante em minha Ranger limited 2007, comprei ela a pouco tempo de um senhor de muita idade, sendo que ficou aproximadamente 2 anos parada na garagem. O problema que tenho me aparenta ser no acelerador eletrônico, pois andando e fazendo marcha por exemplo de 2º para 3º quando retomo o pé no acelerador ela meio que acelera sozinha e se eu deixar ela vai no máximo, ai solto um pouco o pé e ela da uma soluçada e fica normal, se eu enfiar o pé ela vai normalmente com força total. Acelerando ela parada e devagar até 1500 rpm ela acelera com sensibilidade, depois disso ela pula para 2500 rpm como se houvesse um buraco na aceleração. Já passamos o scaner e não aparece nenhum erro e aqui no interior de santa catarina ninguém quer mexer nela para saber realmente o problema, os 3 mecas que fui só querem trocar peças que eu acredito que nada tem a ver com o problema. Até se fosse mais barato eu mesmo compraria o acelerador eletrônico e trocaria, mas está mais de R$400,00 um usado de ferro-velho. Enfim amigos, se alguém pudesse pelo menos notar em suas ranger aquele relato na aceleração com ela parada para que eu pudesse confirmar ser o acelerador eletrônico, fico agradecido.

paulorl
05/04/2019, 15:24
Boa tarde pessoal, estou com um problema semelhante em minha Ranger limited 2007, comprei ela a pouco tempo de um senhor de muita idade, sendo que ficou aproximadamente 2 anos parada na garagem. O problema que tenho me aparenta ser no acelerador eletrônico, pois andando e fazendo marcha por exemplo de 2º para 3º quando retomo o pé no acelerador ela meio que acelera sozinha e se eu deixar ela vai no máximo, ai solto um pouco o pé e ela da uma soluçada e fica normal, se eu enfiar o pé ela vai normalmente com força total. Acelerando ela parada e devagar até 1500 rpm ela acelera com sensibilidade, depois disso ela pula para 2500 rpm como se houvesse um buraco na aceleração. Já passamos o scaner e não aparece nenhum erro e aqui no interior de santa catarina ninguém quer mexer nela para saber realmente o problema, os 3 mecas que fui só querem trocar peças que eu acredito que nada tem a ver com o problema. Até se fosse mais barato eu mesmo compraria o acelerador eletrônico e trocaria, mas está mais de R$400,00 um usado de ferro-velho. Enfim amigos, se alguém pudesse pelo menos notar em suas ranger aquele relato na aceleração com ela parada para que eu pudesse confirmar ser o acelerador eletrônico, fico agradecido.

Amigo, já tentou procurar pelo "manual de serviço" da sua ranger? Pode ser que vc ache na internet, ai talvez tenha nele instruções de como você possa testar esse sensor.

alx1001
06/04/2019, 01:31
É assim mesmo, não tem problema nenhum.
A sensibilidade do potenciômetro tem uma "fase" que aumenta mais.
Em todas as minhas ranger eletrônicas era assim.

SAVIII
06/04/2019, 11:19
É assim mesmo, não tem problema nenhum.
A sensibilidade do potenciômetro tem uma "fase" que aumenta mais.
Em todas as minhas ranger eletrônicas era assim.

Obrigado pela resposta amigo, com seu auxílio posso começar descartando a falha no acelerador eletrônico e deixa a gastar mais de 400 reais. Um amigo me indicou um mecânico que trabalha com esses motores eletrônicos, vou levar nele e se possível postarei os resultados. Mas antes vou fazer uma limpeza no tanque para descartar a hipótese de entupimento nas peneiras.

fabriziomartins
22/04/2019, 07:54

Olá!

Eis que vos pergunto:
O que poderia ser!?
E como fazer!?

Abraços!

Espero e creio que já tenha sido resolvido, mas pode servir de ajuda para Outros donos de ranger 2.3 Duratec

O problema quase sempre é causado pelo desgaste do disco da borboleta que é feito de material sintético e que deixa passar ar falso...aí o ideal é mandar usinar um disco de alumínio.

SAVIII
24/04/2019, 13:36
Boa tarde pessoal, fiz a limpeza do tanque essa semana, apesar de haver muita sujeira e a peneira estar bem entupida ainda não é a causa do meu problema. Marquei recall na concessionaria e vou solicitar que deem uma olhada nesta falha.

SAVIII
27/04/2019, 13:22
Boa tarde, fiz o recall dos air bags e deixei a ranger na ford 2 dias fazendo o diagnóstico. Bem, a concessionaria condenou a bomba de alta e o bico injetor número 1, o valor do serviço foi assustador e ficou em meros R$16.000,00 (dezesseis mil reais). Com certeza não mandei executar uma vez que a Ford não concerta as peças, simplesmente coloca tudo novo. Na segunda vou atrás de um bombeiro para orçar o serviço e posto o resultado.

alx1001
30/04/2019, 00:14
Qual o km da sua caminhoneta?
Condenar a bomba de alta é complicado, pois vc diz que acelerando fundo ela vai normal.
Mandaria ver toda a tubulação do tanque.
Vc disse que ela ficou parada bastante tempo, o diesel pode criar bactérias que "entopem" o sistema de alimentação.
Veja também os filtros e a vazão da bomba.

SAVIII
02/05/2019, 09:16
Está com 160.000 km, segundo a Ford originais, o tanque foi limpo a poucos dias, filtro novo também. O mecânico da Ford, me garantiu que fez todos os testes de vazão e pressão. Como falei, ela tem força total nas aceleradas, ultrapassagens e subidas, o problema está em andar normalmente, fazendo marchas, parece que depois de engatar a marcha ela acelera sozinha, dai solta o acelerador, ela da uma tossida e fica normal. Ainda tenho suspeita no acelerador eletrônico pelo comportamento pois isso ocorre entre 1500 e 2500 rpm.

Inbert
31/05/2019, 10:04
Recentemente comprei uma XL 11/12 estava com a manutenção ruim, tive que abrir a caixa, arrumar o 4x4, trocar os cubos dianteiros , um pivô, dois pneus, óleos, filtros, lavar o tanque, etc.
Ela anda bem, tem força, como ainda não troquei todas as borrachas e amortecedores, não arisco muito, mas vi que vai fácil a 150 km/h.

Porem tem um problema que não estou conseguindo resolver, ela corta demais na lenta, especialmente em segunda e terceira marcha, quando está andando dentro da cidade em ruas que não pode acelerar, ou na estrada, quando na subida fica atras de um caminhão, e 20 ou 30 Km por hora, em segunda marcha, vai saltando o tempo todo, tem que compensar na embreagem. Mas quando acelera para fazer a ultrapassagem vai embora sem problema nenhum. Morro em um serra, uns 850 mts acima do nível do mar, e a cidade fica a uns 300 mts, então quase todo dia vou a cidade, e quando volto com carga sobe tranquilo. Apesar de ter subida bem forte, (estrada do interior), não precisa colocar primeira em nenhum lugar, mesmo com 500 Kg na caçamba. Já passei scaner em pelo menos duas mecânicas, o funcionamento dos bicos é normal, e não acende a luz da ignição, ou seja tudo normal. Dai os mecânicos daqui querem tirar os bicos, mas como já li que isso é difícil, quero esgotar todas as possibilidades antes. Se alguém tiver uma dica agradeço. Até se tiver um mecânico bom aqui em Juazeiro do Norte, agradeço a dica. O marcador diz que tem 80 mil Km, mas olhando o estado das molas da suspensão na traseira, deve ter muito mais do que isso.

Inbert
09/06/2019, 17:43
Troquei de posto de combustível e coloquei um aditivo qualquer, aqui só achei um em um posto. Parece que melhorou, ficou mais suave.
Hoje coloquei um pouco de óleo lubrificante no diesel, vamos ver como fica, mas parece que tem dois bicos úmidos, visivelmente não se vê, mas tem algo vazando.

carlosss
20/06/2019, 09:46
Troquei de posto de combustível e coloquei um aditivo qualquer, aqui só achei um em um posto. Parece que melhorou, ficou mais suave.
Hoje coloquei um pouco de óleo lubrificante no diesel, vamos ver como fica, mas parece que tem dois bicos úmidos, visivelmente não se vê, mas tem algo vazando.

Cara eu adquiri uma 3.0 2011 topssima, com 89mil km original... passei raster nela no dia tudo ok nada anormal!!! Percebi com 15 dias de uso, quando vou manobrar, passar uma lombada o acelerado da uma falhada, ela da giro no motor mas um giro mais fraco . Levei novamente no mecânico e deu desregulagem de 2 bicos, estao ajustando mas eu acredito que nao seja este problema. ja troquei filtro de combustível e o mecânico disse que pressão de bomba dela esta ok! Em alta rotação ela nao falha, um veneno, mas quando estou usando em minima rotação ela "perde" acelerador...

carlosss
26/06/2019, 17:26

Cara veja minha situação vou descrever um pouco extenso

! comprei uma 3.0 2011 top com 88mil km original.... levei mecanico no dia, testei, andei com ela, passei o raster estava tudo OK nada a fazer. Depois de uns 10 dias, eu abri o difusor de escapamento e percebi a mesma falha no acelerador quando vai repicar,sempre quase parando ou manobrando o veiculo, em alta roação nao tem "defeito" algum.. Bom levei no mecanico uma desregulagem nos bicos, sendo que 10 dias atras eu conferi... blza, ai começa o medo.

Primeiro trocamos o filtro de diesel, e nada.. Ai o mecanico quis mexer nos bicos e mandamos no bombista. conseguiram tirar 2 bicos apenas, outros 2 nao sairam de jeito nenhum e ficamos com medo de danificar ou quebrar.. Entao limpamos 2, ajustamos os outros, colocamos no lugar e o carro nao pegava de jeito nenhum. mecanico queria mexer na bomba de alta que nao estava dando pressao suficiente para ligar. Bem ele tirou limpou e estava tudo ok, com bastante sujeira mas nada quebrado..colocamos de volta o carro ligou, ficou bala, fui conferir com ele, tudo verde os bico pelo raster tudo Ok...Ai fui testar ela sobre a falha, e estava la ela, como antes.

Ai conversei com bombista ele me passou algumas informações iguais o pessoal comentou, que e eletronico, que nao aceita repicar e tambem como ela foi remapeada, pode causar interferencia, e nenhum momento acende luz de painel nada..

Resumindo, acabei fazendo coisas que um dia seria necessario mas essa falha que era unica coisa que havia de "defeito" no carro e algo meio normal, fica mais nitido com escapamento aberto, devido ao barulho, a gente pisa no acelerado, ele da giro no motor mas parece que com uma potencia menor!!! tudo isso ficou 900 reais, achei que ficariam mais caro!

Oque acontece que eu vejo videos na youtube e as mesmas rtanger 3.0 pessoal repicando e ela atendendo, ,mas conclui que nao deve ser nenhum defeito!

bertinetti
08/07/2019, 19:06
Boa noite a todos , pessoal adquiri uma Ranger 3.0 2009 com 70.000km , camionete muito nova , realizei algumas viagens com ela e tudo ok, há alguns dias começou a cortar a aceleração em 2000 rpm, não falha, nem desliga, apenas limita a aceleração, e as falhas que geram são no modulo e acelerador , após desligar o carro e liga-lo novamente o problema é resolvido, e ocorre novamente com mais frequência quando o tanque esta com 1/4 mais ou menos, alguém já teve algo parecido que possa me ajudar ?

Renato canal
11/07/2019, 18:59
Boa noite!
Tenho uma ranger XLT 3.0 2011 e quando vou passar num quebra molas, e reduzo de terceira para segunda, ela fica murcha, com o giro lento e só acelera quando vou soltando a embreagem. Praticamente tenho que acelerar com a embreagem. Piso no acelerador e venho soltando a embreagem. Aí ela acelera. Mas passo o scanner e não acusa nada, mesmo assim uso a opção de limpar erros, aí pra minha surpresa ela fica perfeita, 100%, volto a ter controle total do acelerador. Mas no dia seguinte volta o mesmo problema. Observação: já troquei sensor de embreagem e pedal de acelerador. Se vocês tiverem alguma novidade posta aí. Valeu!

Inbert
22/08/2019, 09:28
Resolvi o problema da minha, era uma válvula de controle de pressão que fica na bomba injetora. Troquei, ficou outro carro, ficou ótima.

JRoberto
23/08/2019, 07:26
Resolvi o problema da minha, era uma válvula de controle de pressão que fica na bomba injetora. Troquei, ficou outro carro, ficou ótima.

Como você testou essa válvula e pode dizer quanto pagou?
Abraços!

carlosss
23/08/2019, 13:22

Amigo, qual nome correto? e a pcv? a pcv fica na bomba ou no common rail?

Seria esta??

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-775356335-valvula-reguladora-da-bomba-ranger-30-pcv-a2c59506225-_JM?matt_tool=14302715&matt_word=&gclid=EAIaIQobChMIlsql8beZ5AIVhgeRCh2yHwzoEAQYASAB EgKw6_D_BwE

Inbert
03/09/2019, 09:25
Desculpa a demora, não olho sempre o forum.

Foi essa mesmo, veio nesta caixinha mesmo, VDO. aqui custou 750,00 mais 180 de mão de obra.
É a que fica na injetora, não sei se a do comman rail é igual.

Inbert
03/09/2019, 09:28
Como você testou essa válvula e pode dizer quanto pagou?
Abraços!

O mecânico tinha uma de teste, ele tirou a minha e colocou a dele e o problema desapareceu. Ele falou que essa válvula não gera erro em nenhum lugar, esse é o problema, dai não aparece no scaner.

Aqui em Fortaleza custou 750,00 mas acima já postaram a foto de uma com link do mercado livre, com preço menos, e com a mesma caixinha escrito VDO na caixinha.

Inbert
03/09/2019, 09:29
Foi essa mesmo, veio nesta caixinha mesmo, VDO. aqui custou 750,00 mais 180 de mão de obra.
É a que fica na injetora, não sei se a do comman rail é igual.

Amigo, qual nome correto? e a pcv? a pcv fica na bomba ou no common rail?

Seria esta??

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-775356335-valvula-reguladora-da-bomba-ranger-30-pcv-a2c59506225-_JM?matt_tool=14302715&matt_word=&gclid=EAIaIQobChMIlsql8beZ5AIVhgeRCh2yHwzoEAQYASAB EgKw6_D_BwE

carlosss
09/09/2019, 16:25
Solução do problema com falha de aceleração potência fraca e carro falhando!

Vou resumir rapidamente, comprei uma ranger 3.0 2011 com 90mil km original a 4 meses atrás

Começou minha luta para descobrir o que tinha o carro que falhava e não tinha muita força, acelerador parecia pesado e o carro penava pra atingir 120km/h

Dentro de todo esse tempo, limpei tanque, mandei limpar bico, troquei válvula pcv, troquei sensor de temperatura, troquei filtro diesel, chequei o MAP, levei na Ford para diagnostico e nada nem ninguém sabia o que era, diziam que o carro não tinha nada!

Até que... por ela apresentar aquele barulho de corrente, como todos dizem que é normal na 3.0, eu resolvi trocar o kit inteiro, apesar de estar com 90mil km.

Pronto, corrente estava com uma folga mínima, mas isso foi suficiente para desalinhar o ponto do motor, ou seja, motor estava fora de ponto com a corrente levemente folgada

Comprei tudo MWM, todas as peças que mencionei foram originais MWM, desmontei tudo, limpamos e montamos motor no ponto ficou top, outro carro, ficou leve para andar, giro sobe mais leve, turbina aciona mais fácil , carro mudou totalmente, parou as falhas no acelerador, a bruta ficou forte!

Ou seja, precisamos buscar todas informações precisas por conta própria, deixar na mão de qlq mecânico, pessoal só quer tirar dinheiro e mexer em peças caras, que não tem nada a ver com o problema

Fica a dica para a geral!

Renato canal
26/05/2020, 22:40
Pra quem interessar, esse problema relatodo na ranger era devido ao aterramento da central frouxo!

Renato canal
26/05/2020, 22:51
Boa noite!
Tenho uma ranger XLT 3.0 2011 e quando vou passar num quebra molas, e reduzo de terceira para segunda, ela fica murcha, com o giro lento e só acelera quando vou soltando a embreagem. Praticamente tenho que acelerar com a embreagem. Piso no acelerador e venho soltando a embreagem. Aí ela acelera. Mas passo o scanner e não acusa nada, mesmo assim uso a opção de limpar erros, aí pra minha surpresa ela fica perfeita, 100%, volto a ter controle total do acelerador. Mas no dia seguinte volta o mesmo problema. Observação: já troquei sensor de embreagem e pedal de acelerador. Se vocês tiverem alguma novidade posta aí. Valeu!

Problema resolvido: era o aterramento da central frouxo.

JRoberto
27/05/2020, 07:14
Problema resolvido: era o aterramento da central frouxo.

Valeu pelo retorno e informação! :concordo:

serginhosapo
08/06/2020, 16:07
Boa tarde amigo! Vc conseguiu resolver o problema? Tenho uma 2011 com 62.000 km originais e apresenta esse defeito, módulo e pedal,desligou volta o normal,logo apresenta o defeito, liguei hj na Ford,380 reais um pedal novo.

serginhosapo
10/06/2020, 11:10
boa noite a todos , pessoal adquiri uma ranger 3.0 2009 com 70.000km , camionete muito nova , realizei algumas viagens com ela e tudo ok, há alguns dias começou a cortar a aceleração em 2000 rpm, não falha, nem desliga, apenas limita a aceleração, e as falhas que geram são no modulo e acelerador , após desligar o carro e liga-lo novamente o problema é resolvido, e ocorre novamente com mais frequência quando o tanque esta com 1/4 mais ou menos, alguém já teve algo parecido que possa me ajudar ? tenho uma ranger 2010/2011 que apresenta o mesmo problema, com o tanque cheio ou 1/4 vc conseguiu resolver amigo. Agradeço

Bruno_Baia
29/07/2021, 07:54
Bom dia amigos, tenho uma Ranger 3.0 2011, com 190 mil km e de uns dias pra cá, ela vem apresentando o seguinte defeito: O carro funciona e anda normal, sem nenhum problema, do nada ela corta o acelerador, o acelerador fica morto, e ela segura 1500 RPM, paro o carro em um local seguro, desligo e quando ligo novamente o problema some e o carro volta ao normal, com o rodar, o problema se repete.

Já passei o scanner, o mesmo não apresenta nenhuma falha, uma vez apareceu "-Erro de tensão na entrada do sensor". Mas não informa qual o sensor e nem o código do erro.
Levei em alguns mecânicos e nenhum deles tem nem noção do que seja, ficam apenas dando opinião e manda substituir peças.

Alguém já passou por isso ou tem noção de que se trata?
Agradeço desde já

Pedro Sylvestre
21/09/2021, 13:25
Bom dia amigos, tenho uma Ranger 3.0 2011, com 190 mil km e de uns dias pra cá, ela vem apresentando o seguinte defeito: O carro funciona e anda normal, sem nenhum problema, do nada ela corta o acelerador, o acelerador fica morto, e ela segura 1500 RPM, paro o carro em um local seguro, desligo e quando ligo novamente o problema some e o carro volta ao normal, com o rodar, o problema se repete.

Já passei o scanner, o mesmo não apresenta nenhuma falha, uma vez apareceu "-Erro de tensão na entrada do sensor". Mas não informa qual o sensor e nem o código do erro.
Levei em alguns mecânicos e nenhum deles tem nem noção do que seja, ficam apenas dando opinião e manda substituir peças.

Alguém já passou por isso ou tem noção de que se trata?
Agradeço desde já

Boa tarde amigo,

Vá a um bom auto elétrico de sua confiança e peça para ele fazer uma revisão no chicote da injeção eletrônica e na própria ECU do veículo, 90% de chances do problema estar aí. E ainda comente para ele dar atenção especial para o chicote que vai para o sensor MAP que fica no coletor de admissão, já vi s fios rompendo bem naquela região mais de uma vez.

Renatoderesende
16/01/2024, 17:54
Bertinetti, boa tarde. Por favor me ajude, minha ranger tbm perde aceleração e fica na lenta, se desligo e ligo de novo fica normal mas dá defeito logo após, caso algum colega tenha tido este defeito peço ajuda tbm

Sidnei Fernandes das Neve
16/05/2024, 19:44
Bertinetti, boa tarde. Por favor me ajude, minha ranger tbm perde aceleração e fica na lenta, se desligo e ligo de novo fica normal mas dá defeito logo após, caso algum colega tenha tido este defeito peço ajuda tbm
Estou com o mesmo problema e vou começar trocando o acelerador para ver. Comprei hoje e posto o resultado assim que chegar e eu trocar.

16/05/2024, 19:46

Vou trocar o acelerador pra mim e ver. Posto aqui o resultado

26/05/2024, 22:21
Troquei hoje o acelerador, e ficou pior que eu esperava. Com o novo acelerador, ela não passa de 2.800 RPM. Devolvendo amanhã o acelerador para o vendedor. Sigo na jornada pela solução do problema.