Ver Versão Completa : Consumo grand cherokee
JSCASTRO 4X4
20/02/2014, 14:40
Prezados amigos e colegas deste fórum.
Estou recém ingressando posto que adquiri recentemente uma GRAND CHEROKEE 1999 PRATA.
Muito conservada, estou satisfeito com a aquisição. Porém, apesar de 100% da manutenção em dia, até troca de todos os óleos recentemente, ela está fazendo uma média muito baixa.
Antes da aquisição, pesquisei muito, inclusive este fórum foi decisivo para a aquisição dela. No fórum, as informações eram de 5 na cidade e 8 Km/l na BR, porém, estou fazendo entre 3 3,5 na cidade e 6 a 6,5 na BR.
Penso que talvez sejam os pneus, pois ela está com quatro pneus MISTO, já com meia vida de uso, MICHELIN LTX ALL TERRAIN 245, 75, R16, ou seja, maiores que os originais. Será que pode dar uma diferença tamanha?
Desde já grato.
Pneus maiores que o original influenciam sim no consumo e também na marcação da kilometragem, porem a qualidade da gasolina e a situação de velas e cabos, bicos também. A minha é uma 5.2, motor maior e mais antigo que o da sua, porem esta com os pneus originais 225/70r16, e na pista se andar de boa 100-110km/h, ja consegui por 8,3km/l nela. Ja na cidade, se for pequena igual a minha, o consumo é por ae mesmo, andando normal (vai e para a cada 100 metros)
Prezados amigos e colegas deste fórum.
Estou recém ingressando posto que adquiri recentemente uma GRAND CHEROKEE 1999 PRATA.
Muito conservada, estou satisfeito com a aquisição. Porém, apesar de 100% da manutenção em dia, até troca de todos os óleos recentemente, ela está fazendo uma média muito baixa.
Antes da aquisição, pesquisei muito, inclusive este fórum foi decisivo para a aquisição dela. No fórum, as informações eram de 5 na cidade e 8 Km/l na BR, porém, estou fazendo entre 3 3,5 na cidade e 6 a 6,5 na BR.
Penso que talvez sejam os pneus, pois ela está com quatro pneus MISTO, já com meia vida de uso, MICHELIN LTX ALL TERRAIN 245, 75, R16, ou seja, maiores que os originais. Será que pode dar uma diferença tamanha?
Desde já grato.
Da média de 3,5 Km/l para 5 Km/l dá 42% à mais de autonomia.
O tamanho dos pneus não influenciam tudo isso.
Você não falou se a sua Cherokee é Laredo (seis cilindros) ou Limited (8 cilindros), o que dá uma diferença bem significativa.
Se for a Laredo, realmente, a média é de 5 e 8 Km/l na cidade e estrada, respectivamente.:concordo:
Esqueci do motor, ja fui em cima do V8, pelas medias, que pelo menos na pista penso estarem baixas mesmo para a V8, agora se for L6, deve estar com algum problema ae
JSCASTRO 4X4
21/02/2014, 18:34
Obrigado Vgraf. Acredito que é esta a maior influencia, senão a única. Mas, será que há como chegar a 5,5 na cidade?
JSCASTRO 4X4
21/02/2014, 18:36
É a LIMITED, 08 CILINDROS.
JSCASTRO 4X4
21/02/2014, 18:42
Mas é baixa demais a média dela! E na BR a média 6 é andando em torno de 110, 120 KM/H. O pneu maior marca a velocidade menor do que realmente está, não é? Embora que de 70 para 75 não é muita diferença na altura, a maior diferença fica por conta da largura, 245, e a condição A/T.
AlexNogueira
22/02/2014, 00:12
Mas é baixa demais a média dela! E na BR a média 6 é andando em torno de 110, 120 KM/H. O pneu maior marca a velocidade menor do que realmente está, não é? Embora que de 70 para 75 não é muita diferença na altura, a maior diferença fica por conta da largura, 245, e a condição A/T.
Sendo o V8 4.7L ou 5.2L não está muito fora da realidade... "Cavalo que corre é cavalo que bebe". Veja as velas, injetores sujos, cabos, as 4 sondas lambdas, catalisadores... mais simples, calibragem dos pneus e se tem algum freio agarrando (bote a mão e compare a temp das rodas). Passe um scanner para ver se tem algum erro guardado na memoria. Nao sei se a sua tem o teste da chave para ver erros.
Como vc mede? enchendo o tanque até destravar a bomba, sempre na mesma bomba, mesmo posto?
5,5 na cidade acho bem dificil em. Esta sua Cherokee é blindada??
JSCASTRO 4X4
22/02/2014, 13:54
não é blindada.
JSCASTRO 4X4
22/02/2014, 14:00
Eu meço, na bomba com a mesma quantidade de desativamentos nos abastecimentos, e pelo computador de bordo, o qual, neste último abastecimento andei unicamente na cidade, está marcando 27,7 l a cada 100 km, ou seja, 3,61 km/l. O que achei interessante, é que o tanque suporta sem sair pelo suspiro umas dez "destravadas", comportando mais de dez litros após a primeira destravada, muito ao contrario dos carros mais novos, a exemplo do fusio 2010 que tenho, o qual, por sugestão do manual, encho até a segunda destravada. E insistir é perder gasolina pelo suspiro. Já a cherokee parece que não enche nunca. Então, como abasteço sempre no mesmo posto, estipulei o enchimento até a terceira "destravada".
JSCASTRO 4X4
22/02/2014, 14:04
As pastilhas de freio, estão muito desgastadas, já encomendei e estão para chegar, vou trocar das quatro rodas.
JSCASTRO 4X4
22/02/2014, 14:22
Antes de eu adquirir minha cherokee, um conhecido aqui de minha cidade, abastecia a sua grand 2000, com 70% de etanol e 30% de gasolina, dizendo que estava no próprio manual. Na minha grand 99, não consta isso! Será que elas comportam este abastecimento "flex", ou exclusivamente etanol? O custo de abastecimento seria bem menor.
Desconheço Cherokee Flex, com exceção de algumas mais novas, acho que +- 2010 para cima serem E85. Pode ser que ele esteja andando, mas tenha feito alguma alteração nos bicos injetores ou tenha instalado modulo flex, para injetar mais combustivel e reprogramar o sistema. Ja pensei nesta hipótese, mas acho que nao compensa, pois apesar de ser mais barato na hora de abastecer, acho que a longo ou medio prazo possa trazer complicações no motor e seus derivados, magueiras, bomba, tanque, etc.... É so ver na tampa de abastecimento, que por ex. na minha, é para apenas gasolina sem chumbo.
AlexNogueira
22/02/2014, 22:03
Eu meço, na bomba com a mesma quantidade de desativamentos nos abastecimentos, e pelo computador de bordo, o qual, neste último abastecimento andei unicamente na cidade, está marcando 27,7 l a cada 100 km, ou seja, 3,61 km/l. O que achei interessante, é que o tanque suporta sem sair pelo suspiro umas dez "destravadas", comportando mais de dez litros após a primeira destravada, muito ao contrario dos carros mais novos, a exemplo do fusio 2010 que tenho, o qual, por sugestão do manual, encho até a segunda destravada. E insistir é perder gasolina pelo suspiro. Já a cherokee parece que não enche nunca. Então, como abasteço sempre no mesmo posto, estipulei o enchimento até a terceira "destravada".
eu recomendo fazer um teste: passe a fazer na primeira destravada, sempre na mesma bomba, e use o odometro parcial para medir a quilometragem, ESQUEÇA o computador de bordo... compare os resltados fazendo assim.
JSCASTRO 4X4
23/02/2014, 14:01
eu recomendo fazer um teste: passe a fazer na primeira destravada, sempre na mesma bomba, e use o odometro parcial para medir a quilometragem, ESQUEÇA o computador de bordo... compare os resltados fazendo assim.
Vou fazer, e quando as peças chegar agora no final do mes, já vou aproveitar e pedir um check-up geral, principalmente em velas e cabos. Aproveitando o ensejo, tenho pensado em comprar uma mais nova, vejo que o amigo tem uma HEMI, ela é confiável, dá manutenção, o consumo é o mesmo? Sei que ela tem o sistema que trabalha com quatro cilindros, ativando os demais quando "exigido". Quais os anos que ela foi fabricada?
AlexNogueira
23/02/2014, 22:47
Vou fazer, e quando as peças chegar agora no final do mes, já vou aproveitar e pedir um check-up geral, principalmente em velas e cabos. Aproveitando o ensejo, tenho pensado em comprar uma mais nova, vejo que o amigo tem uma HEMI, ela é confiável, dá manutenção, o consumo é o mesmo? Sei que ela tem o sistema que trabalha com quatro cilindros, ativando os demais quando "exigido". Quais os anos que ela foi fabricada?
A melhor combinação que ja fizeram, com o HEMI 5.7 e a Quadradrive II, depois inventaram um motor "mais fraco", "Pentamerda", como os americanos chamam, por causa da redução de poluentes, bla,bla,bla... e acrescetaram ainda mais frescuras eletronicas...
Como tem muito mais componentes eletronicos é mais sujeito a falhas... só troquei um sensor do abs, R$200, recondicionei o motor de arranque e estou trocando as 4 molas e amortecedores, porque é blindada e um traseiro ficou ruim... desgaste normal pela idade... As molas e amortecedores são mais por cuidado extra, já tem 110.000km. Tambem por isso vou trocar o conjunto da bomba de gasolina, antes que me deixe na mão, já passaram MILHARES de litros de gasolina por ela...
Eu iria comprar uma 2004 mas mudei de ideia por conta dos avanços que fizeram na WK: motor, tração, suspensão, outro carro... e mais economico, de 3 a 5 na cidade e mais de 12 na estrada (4 cilindros desligados). Tem TUDO aqui... WKJeeps.com - 2005-2010 Jeep Grand Cherokee (http://www.wkjeeps.com)
JSCASTRO 4X4
24/02/2014, 00:15
A melhor combinação que ja fizeram, com o HEMI 5.7 e a Quadradrive II, depois inventaram um motor "mais fraco", "Pentamerda", como os americanos chamam, por causa da redução de poluentes, bla,bla,bla... e acrescetaram ainda mais frescuras eletronicas...
Como tem muito mais componentes eletronicos é mais sujeito a falhas... só troquei um sensor do abs, R$200, recondicionei o motor de arranque e estou trocando as 4 molas e amortecedores, porque é blindada e um traseiro ficou ruim... desgaste normal pela idade... As molas e amortecedores são mais por cuidado extra, já tem 110.000km. Tambem por isso vou trocar o conjunto da bomba de gasolina, antes que me deixe na mão, já passaram MILHARES de litros de gasolina por ela...
Eu iria comprar uma 2004 mas mudei de ideia por conta dos avanços que fizeram na WK: motor, tração, suspensão, outro carro... e mais economico, de 3 a 5 na cidade e mais de 12 na estrada (4 cilindros desligados). Tem TUDO aqui... WKJeeps.com - 2005-2010 Jeep Grand Cherokee (http://www.wkjeeps.com)
Que ano é a sua? QUais anos que estão fazendo até doze na estrada? Um colega do meu moto clube, tinha uma limited 2011, fazia 10, andando forte nela. Será que compensa uma HEMI, 2004 OU 2005?
AlexNogueira
24/02/2014, 05:27
Que ano é a sua? QUais anos que estão fazendo até doze na estrada? Um colega do meu moto clube, tinha uma limited 2011, fazia 10, andando forte nela. Será que compensa uma HEMI, 2004 OU 2005?
A minha é 2006.
As WK só chegaram em 2005, com o motor 4.7 normal ou o HEMI 5.7 opcional. Tinha tambem a esportiva SRT 6.1.
Em 2011 passaram a ser WK2 (e ainda são até 2014, com o facelift feito pela FIAT). Incluiram o motor Pentastar V6 que os americanos reclamam e a opção de suspensão a ar e seleção de terreno. Os gringos dizem que foi o fim da Grand Cherokee, com a venda da Chrysler... :( E agora o modelo 2014 virou FIAT de vez... :(
Só um detalhe: com o motor V8 é melhor ESQUECER o consumo de gasolina... Ele VAI BEBER... EXIGE gasolina de alta qualidade, o manual do HEMI recomenda 89 octanas, ou seja, Podium, ou no mínimo VPower (que só tem 85). O sistema MDS do HEMI faz até mais de 12 mas com piloto automático, estrada plana, sem ultrapassagens... Se pensar em encostar no acelerador os 8 cilindros SOCAM com força, rsrsrs...
Pablo.pinto2007
24/02/2014, 13:01
Aí é outro nível!!!!
Pablo.pinto2007
06/03/2014, 10:52
A minha faz de 5 - 5,5km/l na cidade e chegou a fazer 8,9km/h em rodovias planas com o piloto automático ligado.
Amigo qual é a sua?
A minha fiz uma medida grosseira... fez 7 e alguma coisa na estrada (até 100km/h) e deve tá dando em torno dos 5 na cidade!!!
Pablo
eu já tive uma Limited 2000, atualmente tenho uma 5.7 HEMI Overland... realmente o MDS que desliga 4 dos 8 cilindros em baixas rotações é uma grande vantagem sobre as 4.7, mas o problema é dirigir uma cheroka com 330 cavalos a 110km/h, brincadeira né?!... eu fiz de SP a BH na Fernão Dias uns 7km/l a 110km/l, mas acima de 140km/h ela é gulosa mesmo, dá uns 5km/l ou até menos... na minha opinião, quem se propõe a ter um V8 não deve preocupar com consumo, senão vai sofrer muito... eu moro no interior, só uso a Overland em rodovia, pois ter um V8 em grandes centros para uso diário é complicado... de qualquer forma, o motor HEMI 5.7 na cidade é bem mais econômico que a 4.7 por causa do MDS...
complementando, estou surpreso com o consumo da minha cherokee overland 5.7 no trânsito urbano, deve estar em torno de uns 7 a 8km/l sem arrancadas bruscas e dirigindo só na maciota... deve ser por causa do sistema MDS e o meu jeito de dirigir na cidade... mas na estrada não consigo dirigir este monstro abaixo de 140km/h, seria um tédio... portanto, na rodovia estou levando o consumo dela abaixo de 5km/l, mas não estou nem aí, comprei o carro pra pisar mesmo, senão teria carro 1.0 - com esta cherokee vc viaja(quando a rodovia permite) em velocidade de cruzeiro a 160km/h sem perceber... o som do carro(Boston Premium Audio - original) é perfeito, suspensão muito silenciosa, ninguém percebe o funcionamento do V8... acredito que não deixa nada a desejar em relação aos grandes SUVs importados no quesito conforto, nível de ruído e desempenho...
Tá valendo a pena abastecer com Podium a 3,70.........
AlexNogueira
27/04/2014, 14:08
Já tem por R$4 no Rio... Saindo a R$1 por km rodado... O.o
Pablo.pinto2007
27/04/2014, 15:18
complementando, estou surpreso com o consumo da minha cherokee overland 5.7 no trânsito urbano, deve estar em torno de uns 7 a 8km/l sem arrancadas bruscas e dirigindo só na maciota... deve ser por causa do sistema MDS e o meu jeito de dirigir na cidade... mas na estrada não consigo dirigir este monstro abaixo de 140km/h, seria um tédio... portanto, na rodovia estou levando o consumo dela abaixo de 5km/l, mas não estou nem aí, comprei o carro pra pisar mesmo, senão teria carro 1.0 - com esta cherokee vc viaja(quando a rodovia permite) em velocidade de cruzeiro a 160km/h sem perceber... o som do carro(Boston Premium Audio - original) é perfeito, suspensão muito silenciosa, ninguém percebe o funcionamento do V8... acredito que não deixa nada a desejar em relação aos grandes SUVs importados no quesito conforto, nível de ruído e desempenho...
Rapaz!!! Posso até tá falando besteira... mas eu acho até a minha que é uma 1997 mais confortável que muito SUV moderno, imagine a sua que é moderna... dá de pau nesses japoneses... o carro americano é outro nível!!!
Pablo
AlexNogueira
27/04/2014, 15:48
Concordo contigo, mas vamos lembrar que nosso carro é MUITO ALTO e tem a suspensão MUITO MACIA, ao gosto americano... Uma manobra de emergencia em alta velocidade e a espaçonave vai embora... Os sistemas de segurança não vão dar conta... O próprio Manual repete várias vezes que "os sistemas não anulam as Leis da Física", rsrsrs...
O modelo esportivo é a SRT 6.1L, mais baixa e com suspensão mais dura. Eu estou trocando as molas (originais Mopar) e colocando amortecedores Bilstein reguláveis menos macios, esperando melhorar esse ponto.
Concordo contigo, mas vamos lembrar que nosso carro é MUITO ALTO e tem a suspensão MUITO MACIA, ao gosto americano... Uma manobra de emergencia em alta velocidade e a espaçonave vai embora... Os sistemas de segurança não vão dar conta... O próprio Manual repete várias vezes que "os sistemas não anulam as Leis da Física", rsrsrs...
O modelo esportivo é a SRT 6.1L, mais baixa e com suspensão mais dura. Eu estou trocando as molas (originais Mopar) e colocando amortecedores Bilstein reguláveis menos macios, esperando melhorar esse ponto.
sem dúvida colega... outro dia mesmo, na rodovia, passei o maior aperto com um carro na minha frente que iniciou uma ultrapassagem sendo que eu também já tinha iniciado, dei um golpe na direção da cheroka para desviar do maluco e quase perdi o controle... o carro realmente é muito alto e a suspensão não permite manobras bruscas... minha próxima aquisição será uma SRT8, para ficar mais "tranquilo" rsrsrsrs...
a gasolina Podium só é interessante para carros com alta taxa de compressão, acima de 11:1, abaixo desta proporção não há benefício, acho que nem na SRT8 compensa...
AlexNogueira
28/04/2014, 18:28
a gasolina Podium só é interessante para carros com alta taxa de compressão, acima de 11:1, abaixo desta proporção não há benefício, acho que nem na SRT8 compensa...
O manual recomenda octagem de 89, aceitando também 87, para o motor HEMI. A Podium tem 95 de octanagem e a V-Power tem 91 (ela é aditivada Premium). Uma vantagem da Podium, mesmo em baixa compressão, é que ela tem menos enxofre (30ppm) do que as gasolinas comum e aditivada (50ppm). É o enxofre que "suja" o motor e os bicos injetores. Os aditivos limpam, mas quanto menos enxofre melhor.
De Olho no Combustivel - Hotsite - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/deolhonocombustivel/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjY1NfNzcPIwMLSzNLA0 9_Pw9LcxDXwEC_INtREQCu4ryx/?PC_7_235MFFH2089690IONH97FH2085000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/produtos/automotivos/gasolina/gasolina+podium/gasolina+podium+de+a+a+z)
O manual recomenda octagem de 89, aceitando também 87, para o motor HEMI. A Podium tem 95 de octanagem e a V-Power tem 91 (ela é aditivada Premium). Uma vantagem da Podium, mesmo em baixa compressão, é que ela tem menos enxofre (30ppm) do que as gasolinas comum e aditivada (50ppm). É o enxofre que "suja" o motor e os bicos injetores. Os aditivos limpam, mas quanto menos enxofre melhor.
De Olho no Combustivel - Hotsite - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/deolhonocombustivel/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjY1NfNzcPIwMLSzNLA0 9_Pw9LcxDXwEC_INtREQCu4ryx/?PC_7_235MFFH2089690IONH97FH2085000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/produtos/automotivos/gasolina/gasolina+podium/gasolina+podium+de+a+a+z)
sob o ponto de vista do enxofre concordo, mas o custo de se abastecer um V8 com esta gasosa é impraticável...
Eu uso na minha regularmente um tanque de gasolina aditivada por 2 de comum, só que em posto de bandeira Shel, Ipiranga e Petrobras, e de boa reputação, assim mesmo tenho minhas duvidas, pois depois do aumento da adição do % do alcool, ficou ainda mais gastona e tanto faz adt ou comum. Uso Podium na A3 180T.
Eu uso na minha regularmente um tanque de gasolina aditivada por 2 de comum, só que em posto de bandeira Shel, Ipiranga e Petrobras, e de boa reputação, assim mesmo tenho minhas duvidas, pois depois do aumento da adição do % do alcool, ficou ainda mais gastona e tanto faz adt ou comum. Uso Podium na A3 180T.
eu também uso a Podium no meu outro carro, num Honda Si, aí sim, a mudança de comportamento é bem sensível com as octanas extras, pois geram uns 5 cv a mais que deixam o carrinho bem mais nervoso...
marcelo Marques28
01/05/2014, 16:23
A minha é wj v8 porem blindada e com escape flowmaster, eu so uso podium ou vpower e fica na casa dos 4km na cidade e uns 7 a 8km na estrada a 110km , se colocar comum ai vai pra 3 ou menos fácil, a minha esta com 93 mil e agora vou trocar sondas e velas, talvez de uma melhorada mas acho difícil. abs
henrique 2500
06/05/2014, 21:20
tive uma 5.7 2005, idela seria ter um ronco de v8!!! os escape delas nao permite!!! tirar o limitador dela seria bom tb rsrsr rapidinho da os 180!!!
Emilio Carlos
04/04/2015, 23:52
Henrique e companheiros, a Grand Cherokee V8 5.7, todas tem esse sistema de desligar 4 cilindros?
Uma ano 2005 5.7 obrigatoriamente é com esse recurso?
Não pode instalar um "silencioso" FLOWMASTER SUPER44 nessas cherokee por qual motivo?
Grato a todos.
Uma das características da Cherokee 5.7 é o seu conforto e silêncio... quanto a velocidade final, passa dos 200 fácil em quinta marcha... colocar ronco na 5.7 vai quebrar a harmonia deste belo SUV... mas enfim, gosto é gosto e não se discute. Eu pretendo comprar uma SRT8 em 2016, esta sim, eu quero com muito barulho.
Henrique e companheiros, a Grand Cherokee V8 5.7, todas tem esse sistema de desligar 4 cilindros?
Uma ano 2005 5.7 obrigatoriamente é com esse recurso?
Não pode instalar um "silencioso" FLOWMASTER SUPER44 nessas cherokee por qual motivo?
Grato a todos.
o sistema MDS foi criado em 2004, sofreu uma calibração em 2006.
Applications:
2005- Chrysler 300C
2005- Dodge Charger
2005- Dodge Magnum
2005- Jeep Grand Cherokee
2006- Dodge Durango
2006- Dodge Ram (1500 only)
2006- Jeep Commander
2007- Chrysler Aspen
2009- Dodge Challenger
http://en.wikipedia.org/wiki/Multi-Displacement_System
Colega, como a sua faz mais de 12 km na estrada??? Quais condições? A minha nao passa de 6,5...7.... O sistema MDS é automático, correto? Ou tem que habilitar? Peguei aminha a pouco tempo, mas nao estou vendo diferenca na reducao de consumo com as outras V8 4.7 (sem MDS)por exemplo...Vlw e forte abcs!!!
Antonio Evalderick
14/09/2018, 08:53
Bom dia, tenho uma Grande Cherokee Laredo 6 Cilindros ano 1997, Ocorre que ela está faz 3.75 Km com um litro de Gasolina, gostaria de saber qual o verdadeiro consumo dela. Pois já troquei os cabos de velas,as velas a tampa do distribuidor o rotor do distribuidor, a bomba de gasolina e a de pressão, mandei limpar os bicos e o TBI e mesmo assim ela no meu ver continua com o alto consumo ?