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Ver Versão Completa : Tração da s10 não desliga – com fotos e video



LÂMPADA MÁGICA
20/02/2014, 07:09
Olá amigos do fórum,

Li muito por aqui sobre o quanto de problemas que a tração da S10 tem ai de repente a minha acabou também dando um defeito.

É uma S10 99 diesel motor maxxion 2.5 particularmente eu gosto muito dela e tem sido de grande valia, mas como vou ao sitio algumas vezes preciso da tração nos dias de chuva e para subir em terrenos mais íngrimes, (não faço trilha, hehehe) Então na verdade eu acabo usando pouco pois na cidade eu não ligo nunca mesmo, mas realmente eu preciso que a tração esteja funcionando.

Lí em alguns tópicos sobre problemas bem parecidos e muito me ajudou a chegar até onde cheguei mas acabei parando na ignorância de um cara que não é mecânico, e não sei se fiz certo abri um novo tópico pois os outros eram pelo menos de 2010 e neste eu acrescentei umas fotos e um vídeo que espero ajude a outros colegas com problemas parecidos.

Eu acabei precisando usar a tração e ela não funcionou ai depois de ler aqui no fórum fui verificar as mangueiras do vácuo, foi quando descobri que havia uma mangueira que estava desconectada do hidrovácuo ai pensei !!! Nossa muito fácil !!! fui lá e liguei a mangueira. Pensando que o problema estava resolvido andando com o carro descobri que mesmo NÃO acionando a tração pelos botões a tração estava engatada....O que acontece basicamente é que se eu ligo a mangueira a coifa (não sei se chama assim) aciona e puxa o cabo ligando a tração.
Alguns detalhes:

Tem as fotos da coifa....Retirei a coifa e ela está normal sem furos;

452044 452045
A parte elétrica dos botões aparenta estar em ordem pois qdo aperto há o som de ligar e desligar em baixo do carro; apenas o botão do HO que fica piscando;

O cardan da tração aciona quando eu ligo os botões e pára quando eu desligo:

Mesmo o cardan da tração em movimento as rodas dianteiras não estão tracionadas isso através dos botões.

Tem essa foto da conexão lá de perto do hidrovácuo, ela estava isolada em uma saída e não sei pra que serve...

452047 452046

E tem o vídeo dos meus testes iniciais...se alguém puder ajudar agradeço muito.


https://www.youtube.com/watch?v=nH1eetBy87Y

Com esses detalhes é possível encontrar uma solução?

Na verdade fiquei pensando em duas situações:

Se descobrir que é uma solução muuuuiiito cara e que possa ser crônica, se eu quiser acionar a tração eu devo descer do carro e ligar a mangueira no hidrovácuo;

Ou acabar por fazer uma ligação mecânica apenas puxando o cabo manualmente...vamos ver.

abraços

rfdex
20/02/2014, 17:14
Rapaz, instala o sistema de engate manual nisso ai e arranca essa porcariada de fios, sensores e botões!

LÂMPADA MÁGICA
21/02/2014, 06:46
Rapaz, instala o sistema de engate manual nisso ai e arranca essa porcariada de fios, sensores e botões!

é pensei nisso e estou muito disposto a fazer se o conserto for muito salgado. Vi em outra postagem aqui no forum que parece que tem um selenoide que algumas vezes emperra porém não consigo encontrar o bicho aqui no carro e tbm não achei nenhum esquema elétrico do sistema de tração...se alguém tiver agradeço tbm.

Fico pensando se alguém já fez isso pois o que ja vi que existe para Ranger mas não vi nada para S10....

Talvez não seja tão difícil de fazer e até já tenho algo em mente, mas resta a dúvida: Aparentemente há dois estágios no engate até porque existe o Hi e Ho...E a outra questão de desengate se seria apenas retornando o cabo ....mas estou estudando o caso

vamos aguardar outras respostas dos colegas

rfdex
21/02/2014, 12:53
Vou pedir para um colega, expert nessas caixas, se manifestar aqui. Aguardemos a posição dele. Saudações.

Edintruder
21/02/2014, 13:12
Não consigo ver o vídeo aqui no trabalho.

Esse vácuo é para liberar apenas o sistema de roda livre que fica no diferencial dianteiro. O sistema de engate da caixa e todo controlado por sistema elétrico, desprovido de vácuo.

Mas verifica de onde parte o solenoide de comando para o vácuo que chega no atuador. Creio que esteja com problema no solenoide apenas.

Mas podes andar com o sistema dianteiro acoplado sem problemas pois sem esforço não gera desgaste. A Ranger não utiliza mais RL desde 2001, sem dizer que esse sistema pode ser utilizado com caixa 4x4 full time sem problemas.

Vou tentar abrir o vídeo pelo celular para opinar melhor, mas se fosse minha eu deixava isso conectado e nem perdia o sono.

LÂMPADA MÁGICA
24/02/2014, 06:50
Vou pedir para um colega, expert nessas caixas, se manifestar aqui. Aguardemos a posição dele. Saudações.


Obrigado, vamos aguardar

LÂMPADA MÁGICA
24/02/2014, 06:54
Não consigo ver o vídeo aqui no trabalho.

Esse vácuo é para liberar apenas o sistema de roda livre que fica no diferencial dianteiro. O sistema de engate da caixa e todo controlado por sistema elétrico, desprovido de vácuo.

Mas verifica de onde parte o solenoide de comando para o vácuo que chega no atuador. Creio que esteja com problema no solenoide apenas.

Mas podes andar com o sistema dianteiro acoplado sem problemas pois sem esforço não gera desgaste. A Ranger não utiliza mais RL desde 2001, sem dizer que esse sistema pode ser utilizado com caixa 4x4 full time sem problemas.

Vou tentar abrir o vídeo pelo celular para opinar melhor, mas se fosse minha eu deixava isso conectado e nem perdia o sono.


E ai Ed, blz?

Então cara aqui na minha região não consegui ainda encontrar ninguem que mexe com tração, tem meu eletricista mas eu precisaria de um esquema eletrico do sistema e não acho em lugar nehum....

E não sei se é minha S10 ou sei llá, mas qdo ando com ela com a tração engatada a dirigibilidade fica horrível (asfalto).

Esse selenóide fica onde, vc saberia?

grato

csirani
03/03/2014, 09:03
Esse selenóide fica onde, vc saberia?

Troquei de uma s10 2001. É uma espécie de um interruptor que fica na caixa de transferência, que quando o motorzinho aciona o cardão dianteiro na CT, aciona ele também. Dê uma olhada nisso, talvez na 99 seja similar.

kel borsatto
03/03/2014, 20:11
boa noite amigos, sou novato no forum, tenho uma duvida sobre o interruptor da traçao da s-10 que fica na caixa de transferencia. quando aciono o 4x4 o interruptor libera ar puxando a selenoide, mas quando desligo 4x4 a selenoide nao volta. sera que pode ser o interruptor d tres vias que esta com defeito.se alguem souber me ajude... obrigado

Junior-L200Power
03/03/2014, 20:41
To com problema na tração da S10 tbm...
Tá vazando óleo do diferencial por aquela válvula que fica no diferencial dianteiro...
Alguém sabe o nome daquela válvula praq eu possa comprar outra?!
Vou ter que comprar um motor de tração novo e essa válvula do diferencial dianteiro...
Essa bosta de s10 só me dá dor de cabeça viu....
Hoje pra ajudar moeu o câmbio todo andando normalmente na rua...pqp!!

Abraço galera!!

LÂMPADA MÁGICA
05/03/2014, 07:13
Troquei de uma s10 2001. É uma espécie de um interruptor que fica na caixa de transferência, que quando o motorzinho aciona o cardão dianteiro na CT, aciona ele também. Dê uma olhada nisso, talvez na 99 seja similar.


Valeu Irani vou verificar sim, até vi o valor uns 280,00, se for só isso excelente !!!

obrigado

Marcio_ts
30/03/2014, 22:00
A minha tava invertida o plug das mangerinhas com isso tava desse msm jeito com a roda livre acionada direto. Tinha acontecido isto porque mandei substituir o atuador da embreagem e o mecânico inverteu as mangueiras.

AlexandreL200
02/03/2017, 11:10
A minha tava invertida o plug das mangerinhas com isso tava desse msm jeito com a roda livre acionada direto. Tinha acontecido isto porque mandei substituir o atuador da embreagem e o mecânico inverteu as mangueiras.
Valeu...salvou meu dia kkkk obrigaduuuu

Rafael Muniz Inácio
07/03/2018, 08:16
Fazendo uma pesquisa aqui porque estou com quase o mesmo problema, queria saber como é esse engate manual

Marcos Vales
10/07/2018, 21:27
A minha tava invertida o plug das mangerinhas com isso tava desse msm jeito com a roda livre acionada direto. Tinha acontecido isto porque mandei substituir o atuador da embreagem e o mecânico inverteu as mangueiras.

Amigo a minha está com as mangueiras todas desligada... você pode me auxiliar na ligação? tipo, existem tres mangeiras em cima da caixa de redução... mais as tres estão soltas... gostaria de sua ajuda para saber, onde cada uma é ligada! Obrigado

ddlouco
03/09/2018, 20:58
Amigo a minha está com as mangueiras todas desligada... você pode me auxiliar na ligação? tipo, existem tres mangeiras em cima da caixa de redução... mais as tres estão soltas... gostaria de sua ajuda para saber, onde cada uma é ligada! Obrigadovamos la e simples vou te explicar,uma e ligada junto com suspiro da caixa de transferencia outra vem da bomba de vacuo e ligada no interrupitor 3 pinos ela sincroniza a ativação da traçao entra a caixa de transferencia e o diferencial dianteiro ai e facil de vc testar tire o interruptor 3 pinos e asopre numa ponta aperto a esfera do fundo e veja em qual delas vai sair o ar,ai liga a que vem do vacuo na outra saida para diafragma acionador do cabo do diferencial dianteiro,pronto abraços.