PDA

Ver Versão Completa : Suspensão com amortecedor Rancho



haundrich
22/12/2003, 01:04
Pessoal

Instalei o amortecedor de MB-608 no meu engesa diesel, curso 26 cm, ficou bom.
Mas...

Tenho intenção para o ano que vem colocar amortecedores reguláveis e comando interno.

Andei pesquisando na net, mas pouco se fala sobre a escolha do amortecedor regulável (ou seja, controlar a pressão) em função do curso.

Alguém que tem esse equipamento instalado no seu engesa, pode passar suas experiências?

Além disso, alguém já andou trocando as molas originais por molas maiores? Tipo, está andando com curso maior que 26cm?

Eduardo Chaves
22/12/2003, 15:43
Flávio,

Seja bem vindo ao nosso fórun... :lol:

Pq optou pelo amortecedor do MB608 ? O curso dele é superior ao original ?

Sobre o controle interno dos rancho, esqueça, pelo que tenho visto por aí, a maioria abomina o uso deles, inclusive o Bill, parece que dá mais problema que praticidade...

[]'s...

haundrich
24/12/2003, 16:49
Valeus pela reposta, Eduardo

Sobre os amortecedor de MB-608,.. bemm.. foi assim.
Quando o meu engesa chegou, ele estava com amortecedores de Toyota.
E os mesmos estavam com um prolongador. Percebi isso depois que começou a estourar os dianteiros (nem fiz trilha ainda). Como aqui na região não há quem conheça sobre esta viatura (devo ser o único que possui um engesa num raio de 150kms) então não podia contar com pessoas experientes no assunto ENGESA. E tava sem manuel também.
Daeh, com a suspensão desmontada, trocando buchas e tal, peguei a régua e medi o que poderia ser o curso dele e botei a mão na massa. Vasculhei a loja, atra's dos amortecedores de F4000, conforme um site. Encontrei os do mercedinho, são , senão me engano, 4 cms a mais de curso.
Na dúvida, acabei ficando com os do mercedinho.
Um experiente mecânico de maringá me informou depois que os da F4000 traseiros são mais macios que o do mercedes.
Não sei como te confirmar isso.
Mas estou notando que ficou mais para asfalto o comportamento dele. Poderia ficar mais macio ainda na estrada de terra.
Daeh então o bicho da lama me pegou e agora tô afim dos Ranchos..
abraço
Flávio

NeRo
25/12/2003, 08:52
Olá Haundrich

Dos Ranchos eu "ovo" que são os melhores... a questão da regulagem deixo com os "Prós".
Tive que trocar os meus e percebi que opções não faltam... me indicaram os da F-250, do Mercedes 1113, F-4000. acabei optando por estes últimos por recomendação do mecânico.
Da F-4000, ainda não tenho muitos parâmetros de jipe pra comparar já que nunca tive um, em questão de dirigibilidade está bom... mas o bicho é molinho mesmo...
Mas uma dúvida, esse acerto de dureza não se faz nas molas tb?

[]s

haundrich
25/12/2003, 22:34
Caro NeRO

Feliz Natal !

Sua observação em relação a dureza de molas é importante.
A suspensão na verdade trabalha como um conjunto: Molas e amortecedores. Um completa o outro. Até ai nenhuma novidade.

Mas cada um tem uma função, tentarei explicar (podem dar bronca se eu estiver errado):
A mola tem o trabalho de manter o veículo suspenso sobre os eixos, de acordo com seu peso e solicitações (imagine os 1600 kgs do Boi fazendo montanha russa. As molas tem suportar uma baixada sem sacanear muito com os batentes...). Você pode colocar molas para 4 toneladas de peso, e então o seu jipe de 1600kgs fica duro e, a posição de trabalho vai ficar alta, quase estrangulando o amortecedor, o que não é o ideal.
O ideal eh projetar molas que com o veículo em repouso fiquem entre 40 a 50% do curso (molas helicoidais)( a base de observações).
Até porque precisa sobrar curso para o pneu alcançar o fundo do buraco.

Tudo isso para poder diferenciar o seguinte: Enquanto a mola realiza o trabalho de sustentar e, também absorver regularidades do terreno, e como sendo um equipamento elástico, ela tende a devolver a energia mecânica absorvida pelo impacto e devolver em sentido contrário. Ocorre então o rebote, ou a ressonância. E ai entra os amortecedores, limitando esta ressonância. Quem nunca viu uma roda de um carro em movimento com amortecedor vencido?

Quanto menor a ressonância, maior tempo fica o pneu grudado no chão, melhor desempenho.

Eu tenho duas opções, ou vc faz molas duras ou utiliza amortecedores específicos.

A diferença vai aparecer no quebra-molas por exemplo. Com molas mais duras, o jipe pode dar um salto. Com molas originais do engesa, ele pode passar pelo quebra mola com muito conforto (meu objetivo).

Para o mesmo exemplo acima, no caso de molas originais, mais moles, se vc usar amortecedores duros, em vez de ser confortável, ele acaba transmitindo um pouco do impacto para a carroceria (acho que é isto que está acontecendo com os MB608) e diminuir sua vida útil do mesmo (acho que isso não acontece no meu caso, se tratando de amortecedor de caminhão), Fica até bom para asfalto, se tratando de um utilitário. Andei fazendo umas curvas com ele no asfalto, e fiquei surpreso.. Parecia o meu kadett ipanema, com certo exagero, nem chegou a cantar pneu ou algum sintoma de instabilidade (Só precisou de um pouco mais de sangue frio, devido a ausência de barra estabilizadora, he he he esfria saco..)

Para isso que os Rancho tem as regulagens de macio para até duro.

E o trabalho dos amortecedores não é limitar o trabalho das molas e sim, limitar a velocidade vertical da suspensão. Vc pode ver: Se vc forçar um amortecedor vagarosamente, ele permite seu curso. Se vc tentar fazer isso rapidamente, simulando um impacto, ele faz oposição ao movimento.

E é justamente esta oposição a velocidade de movimento que determina um amortecedor mais duro ou mais mole.

E isso tudo muda muito, quando se trata de andar no asfalto, onde se requer absorver pequenas irregularidades, mas com grande velocidade de curso.

Meu objetivo é manter as molas do engesa, que são confortáveis, e obter essa variação de dureza da suspensão, já que existe equipamento disponível, os amortecedores Rancho. E utilizo o Ursus em viagem também, que já começa a justificar o investimento.

um abraço engeseiro

Flávio

haundrich
25/12/2003, 22:40
Olá Haundrich

..... em questão de dirigibilidade está bom... mas o bicho é molinho mesmo...
Mas uma dúvida, esse acerto de dureza não se faz nas molas tb?

[]s
NeRO

O seu jipe está equipado com barra estabilizadora?

Aliás, até é uma dúvida que tenho: Engesa sai de fábrica com barra estabilizadora? O meu não tem nenhuma marca de que houve algum suporte de barra estabilizadora no chassis. Nem mesmo sinal de esmirilhado, coisa parecida.

No entanto, nas longitudinais dianteiras, existe até um suporte próprio para isso.
Eu vi um F1 com barra estabilizadora. Usa justamentes estes suportes nas longitudinais, mas tem uma base soldada no chassis onde são fixados os coxins. Coisa que o meu não tem.

abraços helicoidais

Flávio

NeRo
26/12/2003, 08:18
Oi amigo!

Quanto a barra estabilizadora tenho que deixar pros "heavy users" mas ano que vem receberei manuais do Boi e tiraremos essa dúvida. Mas acho que o meu não tem, dependendo da situação, com o Boi alinhado e balanceado eu senti umas tremidas (na estrada, descida suave a 80km/h, curva leve à esquerda, toque leve de freio, a direção trepidou).

Tive um Kaddet! É o melhor carro para viajar e tb o melhor para se amassar o protetor do cárter! :-D

Fiz o teste das lombadas eu diria que meu passa com nota 7 mas tenho que me acostumar com a inclinação lateral dele. (Não é defeito do jipe, é do motorista mesmo). Meu Fusca Pluto faz 9,5 nas lombadas. :-D

[]s chegando a conclusão que o problema é o NeRo e não o Boi.
Feliz Ano-Novo!

NeRo
26/12/2003, 08:27
Amigo... Só uma observação... Eu iria com o maior prazer checar a barra estabilizadora e te responder, se o Boi ficasse na minha garagem... mas ele não passa pela porta e fica guardado em estacionamento.
E tô na correria pra fazer as malas, com direito a barraca no meio da sala e tudo o mais!
:-D

haundrich
26/12/2003, 09:49
Caro Nero

Antes de mais nada, feliz ano novo e excelente acampamento.

He he he também estou com o mesmo problema de garagem...mas é um problema até bão de ter... Se eu não resolvesse mudar do meu ap, tava a fim de comprar briga no condomínio por causa de um calombo de um telhado de garagem de um certo morador engeseiro que ira construir ali para caber o jipe dele, k k k k

Sua direção trepidou. Eu também sinto isso, de leve, na minha direção.
E está tudo novo de bucha embaixo. Utilizei buchas de silverado. E estou por enquanto com pneus 31" pol.

Acho que estou com folga excessiva nos rolamentos dianteiros. Vou fazer um pequeno ajuste, para ver como fica.

Feliz Ano Novo

Alemão/ F II
28/12/2003, 17:11
Olá Amigo !
Percebi que vc instalou buchas da Silverado ?
Sei que o assunto é outro mas me tire esta dúvida PLEASE.



Ronaldo Alemão 4X4
F II na reforma em breve rodaremos no Danado

Feliz 2004 :lol: :lol:

haundrich
28/12/2003, 18:28
Percebi que vc instalou buchas da Silverado ?
Sei que o assunto é outro mas me tire esta dúvida PLEASE.

:lol: :lol:

Fala Ronaldo Alemão

Seguinte: Entre trocar buchas por as de poliuretano (nada comum na minha região), estive na Motomec, de Maringá. O Sr. Mott, um experiente mecânico especializado em 4x4 (vc precisa ver a máquina que ele está aprontando agora) e ele me mostrou um F1 com as buchas de silverado que havia instalado.

As vantagens foram: O carro ficou firme, as buchas são mais baratas (13 a 18 reais, da marca Axios (outras não vale a pena). Segundo o Sr. Mott, está naquele F1 há dois anos e nenhum sinal de que precisa de substituição.

As buchas de silverado são menores no diâmetro externo e maiores no diâmetro interno. Então vc tem de fazer duas buchas de aço para cada bucha de silverado. Qualquer torneiro faz. Fica caro porque são 16 peças para fazer. E cortar a bucha de silverado no comprimento correto.

Somando tudo fica em torno de 700 reais.

Tive que fazer aqui na minha cidade mesmo, por causa da correria, não vou pegar férias, então não deu para fazer com o Sr. Mott. Mas ficou bom. Acho que valeu a pena. Falta saber o quanto vai durar agora.

[ ]'s

Eduardo Chaves
29/12/2003, 16:06
Flavio,

O jogo de buchas de PU saem aproximadamente L$ 500, qual seria a vantagem das buchas da Silverado, visto o custo mais elevado e a mão-de-obra... :roll:

[]'s...

haundrich
29/12/2003, 16:12
Caro Eduardo Chaves

Acabei optando pela buchas de silverado, porque vi o engesa que está com elas já a dois anos e nem sinal de cansaço nelas.
Vou experimentar.
Daqui dois anos te direi o resultado (ou antes, he he he)
Qualquer coisa, volto para as Poliuretano.

[ ]

Alemão/ F II
04/01/2004, 16:27
Caro haundrich !
Aqui na minha cidade ( Santo André-SP ) também as buchas de PU ficam cerca de 450 a 500 latinhas . Até então não tinha ouvido dizer que as de Silverado dariam no Engesa.
Valeu pela dica !
OBS : Tenho dúvidas no tempo de uso das buchas PU , fica aí mais uma dúvida no ar ...!!! :lol: :lol:



Ronaldo Alemão
Na espera de ficar pronto meu DANADO ......
Abraços...aos Engeseiros do País

Eduardo Velo
04/01/2004, 18:00
Rapaziada , to chegando de paraquedas nesse papo , tentei entender de que buchas estão falando , mas não consegui .
As dos amortecedores originais (F 4000) custam 2 latinhas cada , como vão 16 são 32 latinhas , o difícil é achar essas buchas encontrei só na Av. D Pedro I n. 1050 em S. André , coloquei 1 arruela de cada lado pra não ficar com folga .
Agora se for dos braços articulados , sai por 250 latinhas o jogo na Garra 4x4 , é idêntico ao original com buchas de aço interno/externo só que PU em vez de borracha , das Panhard sai por 75 latinhas as 4 tbm com buchas de aço igual a original . Coloquei na Jabira , tive q colocar com uma gambi , apertando um parafuso com chapa pra poder entrar , entra sob pressão , fica show ...
Alemão essas buchas de PU com as buchas internas de aço dividas tbm , devem durar uns 20.000 km , qdo desmontei as buchas traseiras só pra verificação percebi que , como a bucha de aço interna é dividida força a ovalidade da bucha de PU (internamente) , o que não deve acontecer com essa que coloquei agora com buchas de aço inteiras na capa e no parafuso ...

[]s...

haundrich
04/01/2004, 23:14
Pessoal

Seguinte:

As buchas que seguram a barra longitudinal ao chassis, continuei utilizando da F4000, borracha pura. Muito mais macio. Não sei até quando vai a durabilidade destas, ainda.

As buchas que me refiro, (buchas de silverado) são justamente as das barras longitudinais, que "seguram" o eixo. Acabei optando experimentar estaspor ter deduzido o seguinte fato:

Enquanto as de PU e as originais possuem diâmetro externo grande e diâmetro interno pequeno, me corrijam se eu estiver errado, a chance de elas acabarem "cisalhando" ou ficando ovais no diâmentro interno são maiores do que se eu tiver diâmetro externo menor e interno maior.

Compliquei? veja a figura abaixo: Resumindo, a bucha proposta distribui melhor a pressão recebida e cede menos, havendo então menor desgaste do que a original.

Isso significa não só a de silverado, mas quem fabricar em PU nestas proporções, acredito fortemente que terá o mesmo resultado: o aumento da durabilidade das buchas.

Termino esta dizendo que ainda está em teste. Não estou afirmando nada, até o presente momento.

Agora, permanece uma dúvida, quem sabe alguém possa me responder: Por que a Engesa projetou as buchas deste tamanho?

Questiono por achar que nunca um "baque" seja tão grande a ponto de excursionar toda aquela borracha. Porque se ela fizer isso, acaba cortando a borracha de uma vez.

[ ]'s engeseiro

haundrich
04/01/2004, 23:22
tá aqui a figura..

Eduardo Chaves
05/01/2004, 15:05
Haundrich,

Eu acho que desta forma vai limitar mais a torção do eixo, será quase nula, ao passo que no diâmetro original há mais folga quando se exige uma torção maior...

Pelo menos foi o que sempre entendi destas buchas... :roll:

[]'s querendo mais detalhes da torção do Engesa...

haundrich
05/01/2004, 16:47
Caro Eduardo Chaves

Também cogitei sobre esta buchas limitarem a torção do eixo. Mas eu vi que quem absorve e dá liberdade para torção do eixo é a bucha de F4000 que liga a longitudinal ao chassis. Ela trabalha tranquilo ali e garante a articulação do eixo.

Espero eu não estar enganado.

[ ] embuchados
Flávio

Eduardo Velo
05/01/2004, 18:31
Haundrich , esse tipo de bucha de borracha da F 4000 é como a original da Engesa , elas tbm estouram , apesar de absorver um pouco mais impacto .
A bucha que prende o braço articulado a carroceria original é de borracha e estoura tbm , estou usando de PU e dá articulação boa igual a de borracha , quem limita é o amortecedor ...
As buchas de PU bi-partidas não coloco mais , pq duram pouco mesmo .

[] ...

Alemão/ F II
08/01/2004, 21:38
Fala Edu !
Estou acabando aquele tapa geral no meu , pena que as latinhas tb se foram fazer o que .. ......
Agradeço pelo toque da relação do dif. diant. mas vou ter que deixar pra mais tarde...
Sobre as buchas notei que tá uma folga legal e vou ter que troca-las, por isso devo ir até SBC falar com o pessoal da Garra , e com certeza vai ter que ser de PU mesmo , sem dúvida
:lol: :lol:



Ronaldo Alemão ....
Agora vai .....com o DANADO

Eduardo Velo
09/01/2004, 08:58
Ronaldo , liga pro Rodrigo (Garra 4x4) te trazer as buchas no Poli , ele não costuma trazer , só se pedir . Fone 6909 5220 , ou entra no site e pede via e.mail www.garra4x4.com.br .
As buchas que coloquei no meu são iguais as originais com luvas de aço por dentro e por fora , pede essa , não pega a bipartida que é a maior furada , come até o parafuso ...
Pelo jeito que o Engesão tá indo , nesse ano ainda vamos descer a Est. da Petrobras e ainda acampar na Serra da Bocaina ...
Se precisar de alguma ajuda me dá um toque que pego mais 2 engeseiros que me ajudam qdo mexo na Jabira pra gente rachar a cabeça juntos ...

[]s torcendo pra circular mais 1 Rinoceronte em 2004 ...

Alemão/ F II
11/01/2004, 00:14
Fala Edu...
Meu rinoceronte está querendo colocar a ponta do chifre pra fora da garagem ....
E por falar em ajuda , depois que eu comprar as buchas com o Rodrigo , vou pedir o seu help.... pra colocar...:lol: hehehe


Sinto cheiro de poeira no ar...

Giovani
11/01/2004, 15:40
Caro Eduardo Chaves

Também cogitei sobre esta buchas limitarem a torção do eixo. Mas eu vi que quem absorve e dá liberdade para torção do eixo é a bucha de F4000 que liga a longitudinal ao chassis. Ela trabalha tranquilo ali e garante a articulação do eixo.

Espero eu não estar enganado.

:D Fala Flávio!!!

:D Bão, agora sou eu quem caiu de pára-quedas por aqui... No T-Rex, fizemos uma cópia da suspensão do Engesa. Usamos a bucha da F-1000 mais nova, similar à da F-4000 e Engesa, que prende o tirante ao chassi. Na outra ponta, onde é fixo o eixo, tinhamos usado uma de borracha, macia. Em menos de 500 Km elas estouraram. Então instalamos as buchas da Silverado. Ficou 10! E não limitam a torção, pois a torção se dá pelas buchas da F-1000. Fazendo um teste, subindo uma rampa com uma roda apenas, vc verá o tirante torcendo em relação ao eixo, isso se deve ao fato das buchas serem muito moles, não que esse movimento seja necessário. Fizemos o mesmo teste com as buchas da Silverado e a torção, curso de suspensão, etc. não sofreu alterações, sendo a única diferença, o tirante não torcer mais em relação ao eixo. Sem problemas... :wink:
:D Ah, isso melhora as arrancadas, pois a força vai direto para as rodas, não sendo mais uma parte perdida nessas buchas, que faziam a carcaça do eixo girar, um pouco só, mas girava... :wink:
[]'s

haundrich
12/01/2004, 10:23
Caro Paraquedista Giovani

Valeus pela sua aterrissagem aqui neste tópico, he he he.

Realmente a viatura ficou mais firme, não só na arrancada como naquela freadinha básica...

Se fosse para mim fazer de novo, eu terminaria por colocar uma arruela grossa de tecnil em cada lado da bucha, evitar que o tirante fique raspando no suporte (se é que isso mesmo ocorre), e tornar o acabamento mais apresentável .

Acho que esse detalhe vai aumentar ainda mais a vida útil.

A propósito, quando vc colocou estas buchas?

[ ] embuchados

Flávio

Eduardo Chaves
12/01/2004, 15:56
PessoALL,

Vcs poderiam enviar fotos de perto, destas buchas da silverado instaladas ???

[]'s curiosos...

Giovani
12/01/2004, 21:30
A propósito, quando vc colocou estas buchas?


:D Fala Flávio!!!

:D Fazem 15 dias... :lol: :lol: :lol:

[]'s


PessoALL,

Vcs poderiam enviar fotos de perto, destas buchas da silverado instaladas ???

:D Fala Eduardo!!!

:D Já tiramos... Tô esperando o Brother me enviar... :wink:
[]'s

haundrich
24/01/2004, 08:40
[]'s


PessoALL,

Vcs poderiam enviar fotos de perto, destas buchas da silverado instaladas ???


[]'s
Demorei , mais voltei

Vc quer a foto das buchas montadas na barra?
Eu não tenho fotos durante a montagem. Só o aspecto final.

FLávio

Eduardo Chaves
25/01/2004, 14:43
Blz Flávio...

Mas de perto, para observar melhor os detalhes... :wink:

Valew...

[]'s...

haundrich
01/02/2004, 12:06
Blz Flávio...

Mas de perto, para observar melhor os detalhes... :wink:

Valew...

[]'s...

Caro Eduardo Chaves

Demorou, mas está aqui.. Nada como sumir com os cabos usb da máquina...he he he
Tentei buscar o máximo possível do foco, e tá meio sujinho,... mas acho que dá para ter uma idéia..

haundrich
01/02/2004, 14:47
a foto da bucha está aqui

billj
02/02/2004, 10:06
Bão, pode até funcionar para o seu propósito, mas aquela bucha limite o curso da suspensão sim....... Está fazendo com que o eixo se torna uma gigante barra estabilizadora.

O Engesa (e Suzuki no Samuca heliciodal) usou buchas grandes nos braços longitudinais exatamente para proporcionar movimento nestes locais. Com a configuração que você adotou, está muito limitado este movimento, portanto o curso fica prejidicado.

Agora, como falei, pode até atender suas necessidades. Mas que está indo contra o projeto original, está.

BTW, o Troller utilize o mesmo conceito, só que é muito pior no seu desenho. As buchas do eixo estão posicionados 90 graus ao braço, completamente errado. Deveriam estar em linha!!!

Outra, a posição das panhards e amortecedores também deixam muito a desejar. E nem fala daquelas "torres" para as molas............ :roll: :roll:

O cara que projetou aquela suspensão não sabia o que estava fazendo, tantos erros que tem. :roll: :shock:

Eduardo Chaves
02/02/2004, 19:03
Blz Bill,

Era exatamente o que tinha imaginado, que iria limitar o curso... :roll:

Realmente a melhor solução para as buchas, são as de PU...

[]'s sem almoço grátis... :wink:

NeRo
03/02/2004, 19:18
O cara que projetou aquela suspensão não sabia o que estava fazendo, tantos erros que tem.

Oi Bill

Onde a suspensão do Troller é mais prejudicada pelos erros, no off-road ou na estrada?

[]s contentes por ter um Engesa

billj
04/02/2004, 08:13
O cara que projetou aquela suspensão não sabia o que estava fazendo, tantos erros que tem.

Oi Bill

Onde a suspensão do Troller é mais prejudicada pelos erros, no off-road ou na estrada?

[]s contentes por ter um Engesa


Off-road. Me parece que ele até vai bem, desde que não exige muito da suspensão, tanto em curso de uma roda referente a outra do mesmo eixo quanto o movimento do eixo inteiro.

Os problemas principais são que as panhards são curtas demais referente a bitola dos eixos e que as buchas dos braços longitudinais estão posicionadas de forma incorreta.

Uma outra coisa que suspeito (não posso afirmar com certeza sem ter um desenho do carro) é que o Troller tem uma puta quantidade de anti-squat, algo que poderia ser prejudicial em arrancadas fortes em subida.........

Agora, não vai pensando que o Engesa é muito melhor, porque não é......... :P Alias, qualquer suspensão desse conceito (2-link with panhard) tem lá seus problemas que não tem como resolver. Inclusive a minha do Spider. Por isso estou a trocando........

Abraços,

haundrich
07/02/2004, 11:56
Caro Bill

Dei mais uma pesquisada sobre o que foi escrito a respeito da limitação da torção do eixo, em função do uso de buchas que não são de poliuretano.

Não consegui "enxergar" onde estaria a limitação do curso.

Nada como um desenho para tentar dirimir dúvidas.

Veja a figura abaixo:
O sistema 1 de fixação da barra longitudinal é o correspondente a meu engesa. Foi onde estudei para verificar se haveria limitação da torção do eixo, antes de me utilizar de buchas menores como as da silverado. Então verifiquei que este sistema permite o giro livre da longitudinal, por causa daquele "pino" com bucha de F4000 suportado no chassis. Então supostamente não estaria dependendo das buchas.

No sistema 2, que não é engesa , seria o tipo de sistema de fixação de longitudinal que ficaria limitado com o uso de buchas de silverado, e que, talvez fosse essa questão.

Gostaria de entender melhor o que está acontecendo

[ ] 's jipeiros
Flávio

Eduardo Velo
07/02/2004, 14:12
Haundrich , que alivio , pensei que só eu tava pensando assim , tbm não vejo a limitação , uso buchas de PU ,mas no formato das originais de borracha que é quase igual a que vc colocou .
Apesar do aperto no parafuso , o braço cede bastante e não limita a torção , o que acontece no meu é desgaste das buchas em diagonal , deixei os 2 braços na mesma medida pra tentar solucionar o problema .

[]s...

billj
09/02/2004, 14:52
Eu estou falando das buchas localizadas no eixo, não as do chassis!!!

De qualquer maneira, essas que você desenhou também limite o curso, embora muito menos. Por não ter giro, não podem acompanhar a angulação do eixo quando um lado desce........

haundrich
10/02/2004, 11:13
Eu estou falando das buchas localizadas no eixo, não as do chassis!!!
.

Bill

Exatamente , não fugimos do assunto!! Estamos falando das buchas que amarram a longitudinal ao eixo.

E entendo o que vc falou que buchas menores irão prejudicar o curso do eixo.

Mas na figura acima, desenhei as buchas que amarram a longitudinal ao chassis.

Com isso, eu queria demonstrar que por causa da característica destas buchas que ligam a longitudinal ao chassis, é que elas permitem que o eixo trabalhe livre, mesmo utilizando buchas menores no eixo. Porque elas fazem a barra longitudinal acompanhar o movimento de torção do eixo, mesmo utilizando as buchas de silverado, que cederiam menos em relação ao eixo.

Eu deveria ter feito o desenho completo, com as buchas do eixo também, para ilustrar melhor. Acho que é isso.

[ ] 's jipeiro

Flávio

billj
10/02/2004, 21:43
Eu estou falando das buchas localizadas no eixo, não as do chassis!!!
.

Bill

Exatamente , não fugimos do assunto!! Estamos falando das buchas que amarram a longitudinal ao eixo.

E entendo o que vc falou que buchas menores irão prejudicar o curso do eixo.

Mas na figura acima, desenhei as buchas que amarram a longitudinal ao chassis.

Com isso, eu queria demonstrar que por causa da característica destas buchas que ligam a longitudinal ao chassis, é que elas permitem que o eixo trabalhe livre, mesmo utilizando buchas menores no eixo. Porque elas fazem a barra longitudinal acompanhar o movimento de torção do eixo, mesmo utilizando as buchas de silverado, que cederiam menos em relação ao eixo.

Eu deveria ter feito o desenho completo, com as buchas do eixo também, para ilustrar melhor. Acho que é isso.

[ ] 's jipeiro

Flávio

Sorry. mas que você desenhou PIORA a articulação do eixo, pois você fixou rigido a barra no sentido vertical.......... :?

EDIT: Esse aí em cima não ficou claro. Você fixou o ponto pivô no sentido vertical, assim restrinjindo ainda mais o curso do eixo.........

Acho que não está visualizando corretamente o que acontece quando torce um eixo apoiado com "radius arms", ou barras longitudinais. Amanhã farei um desenho..........

Abraços,

billj
11/02/2004, 07:57
Dá uma olhada no desenho anexo. É isso que acontece quando uma suspensão "radius arm" torce. Assim, dá para perceber o porque das buchas grandes no eixo........

Na figura superior, o eixo está no plano. Aqui as buchas são todas alinhadas, fazendo um ângulo "X' com o chão.

Na figura inferior, um lado do eixo está em baixo. Viu que aconteceu com o ângulo das buchas com o chão?!? Pois é, mudou para "Y"....... E essa mudança é absorvida totalmente pelas buchas do eixo.........

Sacou agora?!?! :wink:

haundrich
11/02/2004, 08:21
Sorry. mas que você desenhou PIORA a articulação do eixo, pois você fixou rigido a barra no sentido vertical.......... :?

EDIT: Esse aí em cima não ficou claro. Você fixou o ponto pivô no sentido vertical, assim restrinjindo ainda mais o curso do eixo.........



Pessoal

Só reiterando.... O desenho do Sistema 1 é o sistema REAL do engesa, conforme textos anteriores, que aliás, NUNCA será modificado no meu engesa F2.

o Sistema 2 é hipotético, e só foi colocado como desenho ilustrativo.
" SERIA ... " um sistema de onde poderia ser prejudicial o uso de buchas pequenas, da maneira que eu entendi. Nunca foi, nem foi, e nunca será executado.

[ ]'s jipeiros

Flávio

haundrich
11/02/2004, 08:37
Bill

Quando você fala em torção do eixo, você quer dizer torção radial no eixo (Ex: no sentido de rotação / tração das rodas, quando o motor do veículo é solicitado, o eixo tende a girar contrário ao sentido das rodas)
.... ou ....
torção do eixo em relação ao sentido das buchas (Ex: a uma roda entrar num buraco e a outra não) ????

[ ] 's jipeiros

Flávio

haundrich
11/02/2004, 08:53
Bill

Pelo seu desenho, deu para entender que quando o eixo desce e a barra longitudinal acompanha o movimento para baixo. o centro das buchas fica deslocado para baixo. ok?

[ ] 's jipeiros

haundrich
11/02/2004, 09:09
Bill..

Se for assim, vc está chegando ao ponto que estou querendo dizer:
A bucha sofre torção sim, se a barra longitudinal trabalhar somente na vertical.

Mas como no engesa (desenho do sistema 1) , ela além de trabalhar verticalmente para cima e para baixo, ela também cede de forma a permitir uma torção radial (giro).

Desta maneira, a bucha não será tão solicitada.

Acho que entramos em concenso. Espero.

[ ]'s jipeiros

Flávio

billj
11/02/2004, 09:21
Bill..

Se for assim, vc está chegando ao ponto que estou querendo dizer:
A bucha sofre torção sim, se a barra longitudinal trabalhar somente na vertical.

Mas como no engesa (desenho do sistema 1) , ela além de trabalhar verticalmente para cima e para baixo, ela também cede de forma a permitir uma torção radial (giro).

Desta maneira, a bucha não será tão solicitada.

Acho que entramos em concenso. Espero.

[ ]'s jipeiros

Flávio


Concenso nada........ :P

O fato que a bucha do chassis libere o braço para girar não alivia em nada o que acontece no eixo. A mudança de ângulo que mostrei no desenho continua da mesma forma. Agora, dependendo do uso, pode ser suficiente um curso limitado desta forma. Caso contrário, a única saída é de articular um dos braços longitudinais, assim aliviando a destorção das buchas.

Eu estudie para K7 este sistema "radius arm", pois é exatamente igual o que tenho atualmente no Spider. E é exatamente por estas limitações que estou a tirando.........

haundrich
11/02/2004, 10:37
Bill

Valeus pela sua mão nesse assunto.

Minha próxima troca de buchas serão as buchas de poliuretano, voltando ao projeto original, de buchas maiores.

[ ]'s Valeus

Flávio

billj
11/02/2004, 10:44
Bill

Valeus pela sua mão nesse assunto.

Minha próxima troca de buchas serão as buchas de poliuretano, voltando ao projeto original, de buchas maiores.

[ ]'s Valeus

Flávio


Beleza, fiquei contente em saber que finalmente consegiui entender o conceito........... :wink:

NeRo
15/02/2004, 10:56
Acho que entramos em concenso. Espero.

[ ]'s jipeiros

Flávio

Eu espero que não! :)
Isso tudo tá legal "dimais" :)

[]s

dptucunduva
17/03/2004, 16:03
Bill e All, reativando o tópico.

E se a gente trocar as buxas barra/chassi por heim joints (acho que são chamadas de rótulas aqui)????

Existiria problemas de falta de absorsão de impactos ou algo assim???

Isso seria possível? Elas aguentariam o tranco? Eu tenho visto suspensões gringas 4-link, tudo com heim joints...

billj
17/03/2004, 16:28
Bill e All, reativando o tópico.

E se a gente trocar as buxas barra/chassi por heim joints (acho que são chamadas de rótulas aqui)????

Existiria problemas de falta de absorsão de impactos ou algo assim???

Isso seria possível? Elas aguentariam o tranco? Eu tenho visto suspensões gringas 4-link, tudo com heim joints...

Na suspensão do Engesa (2-link / panhard), se foram substituídas as buchas por heim joints, a suspensão ia travar totalmente. Totalmente mesmo, não mexeria nada....... São exatamente a deformação das buchas que permite a suspensão trabalhar, por isso as buchas são bem grandes. Uma suspensão 4-link é diferente, o movimento não resulta de deformação dos pivôs, então eles podem ser rígidos.......

Agora, na 2-link / panhard até tem jeito de ganhar bem mais curso, fazendo uma articulação num dos braços longitudinais. Tive isso na suspensão antiga do Spider e torcia uma barbaridade, muito mais que qualquer Engesa por aí. Já dei (ops) essa dica para alguns Engeseiros por aí, mas como são todos de bunda mole, ninguém queria "arriscar"....... :roll: :D

Abraços,

dptucunduva
17/03/2004, 16:42
Na suspensão do Engesa (2-link / panhard), se foram substituídas as buchas por heim joints, a suspensão ia travar totalmente. Totalmente mesmo, não mexeria nada....... São exatamente a deformação das buchas que permite a suspensão trabalhar, por isso as buchas são bem grandes. Uma suspensão 4-link é diferente, o movimento não resulta de deformação dos pivôs, então eles podem ser rígidos.......

Bill,

Tá blz. Num entendi pque isso mas vou olhar mais.

NeRo
17/03/2004, 17:56
Já dei (ops) essa dica para alguns Engeseiros por aí, mas como são todos de bunda mole, ninguém queria "arriscar"....... :roll: :D

HERESIA :shock:

O Engesa é perfeito em seus defeitos! :D
Compra um Engesa bagaceira :D Monta e depois mostra pra gente :lol:

Eu até era bunda-mole mas de tanto DAR :x , angariando fundos pra arrumar o meu... tá ficando durinha! :wink:

[]s

Henrique Josino
17/03/2004, 23:14
Agora, na 2-link / panhard até tem jeito de ganhar bem mais curso, fazendo uma articulação num dos braços longitudinais. Tive isso na suspensão antiga do Spider e torcia uma barbaridade, muito mais que qualquer Engesa por aí. Já dei (ops) essa dica para alguns Engeseiros por aí, mas como são todos de bunda mole, ninguém queria "arriscar"....... :roll: :D


A articulação no braço seria algo assim???

[]'s

billj
18/03/2004, 16:30
Agora, na 2-link / panhard até tem jeito de ganhar bem mais curso, fazendo uma articulação num dos braços longitudinais. Tive isso na suspensão antiga do Spider e torcia uma barbaridade, muito mais que qualquer Engesa por aí. Já dei (ops) essa dica para alguns Engeseiros por aí, mas como são todos de bunda mole, ninguém queria "arriscar"....... :roll: :D


A articulação no braço seria algo assim???

[]'s

Sim, é exatamente isso que estou falando.......

Ricardo Cubas
18/03/2004, 19:50
Algum engesa aqui do forum tem essa articulação nos braços longitudinais
???

Se tem, tem fotos ???

Abraços com expectativa.

billj
19/03/2004, 09:57
Algum engesa aqui do forum tem essa articulação nos braços longitudinais
???

Se tem, tem fotos ???

Abraços com expectativa.


Não é Engesa, mas o conceito e exatamente o mesmo.......

Marcelo
19/03/2004, 17:39
Olá Bill,

Estava lendo esse tópico e achei muito interessante, porém ficou uma dúvida: :roll: :roll:
Naquele ponto, onde a barra anti-torção está presa ao chassis, há alguma bucha? Como fica essa barra quando há torção axial nela? Tem uma bucha no eixo que faz essa função? :?: :?: :?:

Não entendo nada de suspensão, só queria aprender um pouquinho mais... :wink:

[s] aprendendo,

billj
22/03/2004, 10:54
Olá Bill,

Estava lendo esse tópico e achei muito interessante, porém ficou uma dúvida: :roll: :roll:
Naquele ponto, onde a barra anti-torção está presa ao chassis, há alguma bucha? Como fica essa barra quando há torção axial nela? Tem uma bucha no eixo que faz essa função? :?: :?: :?:

Não entendo nada de suspensão, só queria aprender um pouquinho mais... :wink:

[s] aprendendo,

Lá tem uma rótula para permitir uma certa rotação do braço. As buchas de PU no eixo também podem torcer um pouco, então a combinação dessas duas é suficiente para não forçar nada ou estourar as buchas

Abraços,

Marcelo
22/03/2004, 11:59
Valeu Bill!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[s] aprendidos,

haundrich
09/07/2004, 16:19
Caro Bill

Quando a Rancho especifica amortecedores 0"pols e 3"pols, isso serve para quem modificou as molas helicoidais, trocando-as por molas compridas mais 3"pols?


Aproveitando o assunto, é possível confeccionar molas helicoidais com ação progressiva? (na medida que a mola é comprimida, sua componente k elástica se altera, enrijencendo gradualmente)?

Em outras palavras, deseja-se obter comportamento semelhante a aqueles sistemas de feixe de molas que possuem "estágios"..: Ex: Vazio / Carregado. em molas helicoidais.

Flávio - Voltando a ativa no fórum, ainda que precariamente...

billj
09/07/2004, 19:30
Sim e sim............. :wink:

Abraços,

haundrich
12/07/2004, 07:43
Sim e sim............. :wink:

Abraços,

Quem fabrica esse tipo de molas?

Flávio

billj
12/07/2004, 11:50
Você fornecendo as especificações, Molas Falbo em Santo Andre faz.......

Abraços,

haundrich
28/08/2004, 11:20
Você fornecendo as especificações, Molas Falbo em Santo Andre faz.......

Abraços,

Obrigado pela sua informação, Bill

Entrei em contato com a Falbo. Neste momento estou checando o diâmetro do fio ideal para as molas para engesa, uma vez que ele no momento não dispõe destas medidas.
E estou verificando a possibillidade de fazer molas com um K que tenha curva logarítma para estas molas.

Abraços

haundrich
29/08/2004, 21:47
Curiosidade:

O pessoal que pratica rockrawller nos EUA, usa que tipo de molas (se o "K" é constante ou logaritmo) e qual o comprimento e o curso obtido, em média?
E os amortecedores, quais utilizados? Dupla ou simples ação?

[ ]'s

billj
30/08/2004, 09:19
Nos jipes para rockcrawling, tem basicamente 04 tipos de mola:

- Feixe. O "K" é constante até o limte elástico do conjunto.

- Helicoidal com amortecedor seperado. O "K" é constante até o limte elástico do conjunto.

- Coilover com molas dupla ou tripla. O "K" se altere em pontos distintos conforme o setup inicial do conjunto. O resultado aproxima uma curva logarítma.

- Air Shox. Curva logarítma cuja características depende do steup inicial.


Os coilovers leva vantagem dos Air Shoxs em ter uma capacidade de carga maior. Os Air Shox são mais baratos, menores em diâmetro e mais suave na transição de constante de mola......

Abraços,

haundrich
30/08/2004, 09:40
- Air Shox. Curva logarítma cuja características depende do steup inicial.



wwoow os seus famosos air shox !
Em qual k eles começam e qual k eles terminam e qual o curso total?
O sistema, pelo nome, me leva a crer que é pneumático?

[]'s

billj
30/08/2004, 13:43
- Air Shox. Curva logarítma cuja características depende do steup inicial.



wwoow os seus famosos air shox !
Em qual k eles começam e qual k eles terminam e qual o curso total?
O sistema, pelo nome, me leva a crer que é pneumático?

[]'s

dianteiro........

billj
30/08/2004, 13:49
traseiro........

haundrich
31/08/2004, 09:10
Bill


Muito interessante esse sistema. Estou lendo mais sobre esse esquema dos Air Shox.

Bill, qual o peso total do Spider agora e qual o peso vc descontou nos eixos e pneus e rodas ?

[ ]'s

haundrich
31/08/2004, 09:40
Agora estou com um problema por falta de conhecimento

Os amortecedores traseiros acabaram de perder ação.
Acredito que isso foi devido ao uso de molas fracas (de pampa, fio 13,5mm)., porque estava testando esse sistema para ter idéia de como ficará as novas molas.

Os amortecedores que estava usando seão de MB608. Fechados, possuem pouca diferença para os de F4000...

O que me preocupa é que estava dando batente metálico no amortecedor.
Não deveria dar batente nas borrachas de caminhão VW para protegê-los?

Tenho que descobrir isso antes de colocar Rancho RS9000 ou similares..
[ ]s

haundrich
31/08/2004, 09:48
Outra pergunta;

Descobri que a maior abertura permitida pela barra longitudinal traseira é de 40cms . A mola de pampa de 50 cms entrou na marra.

Isso significa que não adianta mudar o sistema de molas e amortecedores que meu curso continuará limitado pela barra (se passar de 40cm, medido de cima em baixo na posição da mola), entorta o parafuso de fixação ao chassis.

Pelas próximas semanas estarei colocando a mola de 45cms, com fio mais grosso.

O que o pessoal costuma fazer nesses casos?

Wallace
31/08/2004, 10:00
Se deu batente no amortecedor foi isso que danificou o mesmo.
Amortecedor não pode dar final de curso nunca... nem aberto nem fechado.
Que barra é essa?
Se for uma barra estabilizadora o ideal e desconectar quando for para um off-road mais pesado.

billj
31/08/2004, 10:02
Wallace e Bill


Muito interessante esse sistema. Estou lendo mais sobre esse esquema dos Air Shox.

Bill, qual o peso total do Spider agora e qual o peso vc descontou nos eixos e pneus e rodas ?

[ ]'s


Estou estimando que tem 230 kilos em cima de cada Shox traseiro e 260 kilos em cada dianteiro, com o jipe carregado para trilha/Trial. Estes valores batem razóavalmente bem com o cálculo teórico para os Shox....

Quanto pesa o jipe inteiro, não sei......

haundrich
31/08/2004, 10:52
Se deu batente no amortecedor foi isso que danificou o mesmo.
Amortecedor não pode dar final de curso nunca... nem aberto nem fechado.
Que barra é essa?
Se for uma barra estabilizadora o ideal e desconectar quando for para um off-road mais pesado.

Wallace

Não é barra estabilizadora. É a barra longitudinal traseira do engesa.
Uma imagem vale por mil palavras:

Estou te mandando uma cotação de amortecedores.

Falouws

haundrich
31/08/2004, 11:54
Aqui está ilustração do outro problema, o do batente em cima do amortecedor.
Neste momento estou fazendo medições.

haundrich
02/09/2004, 10:23
Se deu batente no amortecedor foi isso que danificou o mesmo.
Amortecedor não pode dar final de curso nunca... nem aberto nem fechado.
Que barra é essa?
Se for uma barra estabilizadora o ideal e desconectar quando for para um off-road mais pesado.

Ontem coloquei o Ursus no barranco e munido de trena e régua, parti para as medições pessoalmente.
Enquanto eu estava preocupado com os amortecedores, durante as medições verifiquei as borrachas de batente traseiras com as dianteiras.
Conclusão: Ele veio com essas borrachas traseiras menores do que deveriam ser.

Valeu pela atenção.

[ ]'s - Conhecendo mais a viatura..