Conectar

Ver Versão Completa : De Samurai no Chile

Daniel Engelbrecht
19/02/2014, 20:55
Vou compartilhar um pouco da última aventura, que consistiu numa viagem ao norte da Argentina e deserto do Atacama no bom e velho Suzuki Samurai. Foram cerca de 6 mil kms rodados, com direito a vulcões, dunas, um pouco de neve a 4.895 metros acima do nível do mar, travessias de rios, lhamas, vicunhas e alpacas, penhascos e as mais belas paisagens que já vi.
A trip envolveu meu Samurai, uma TR-4 e uma Hilux SW4, e durou exatos 18 dias. Aproveitamos as capacidades offroad dos veículos para percorrer estradas não pavimentadas, incluindo a Ruta 40 no trecho entre a Ruta 52 e Cachi, onde possivelmente estão as mais belas paisagens. Na Ruta 40 também atingimos a maior altitude que se pode chegar de carro.
Seguem algumas fotos.

jcdorini
19/02/2014, 21:33
Daniel,

Tenho vontade de fazer essa viagem entrando na Argentina via Foz do Iguaçu/PR, pois sou de São Paulo.
Além das fotos, belas por sinal, tem como passar algumas dicas e principalmente as maiores dificuldades encontradas?
Grande abraço.

JC Dorini/SP.

Daniel Engelbrecht
20/02/2014, 01:02
JC Dorini,
É uma viagem que vale muito a pena. São paisagens muito diferentes do que temos no Brasil.
Até o Atacama dá para ir com qualquer carro. É possível fazer todo o trajeto em asfalto. Mas o legal é explorar caminhos não pavimentados, onde se escondem muitas belezas.
Nosso planejamento era cruzar a cordilheira pelo Paso Sico na ida e retornar pelo Paso Socompa, ambos não pavimentados. Mas como houve um problema com a SW4, optamos em usar o Paso Jama, que é totalmente asfaltado. No final isso acabou se mostrando a melhor opção, pois encontramos brasileiros que tinham ido pelo Paso Sico e reclamaram que a estrada era muito chata. Disseram que foram quase 300 km de costelas na pista - levaram quase 12 horas para passar.
Na volta nós passamos pelo Paso Jama e entramos na Ruta 40, em direção a San Antonio de Los Cobres. Foi a melhor ideia que tivemos, pois passamos por uns trechos maravilhosos, como uma vale repleto de pedras gigantes. Vale muito a pena percorrer esse trecho da Ruta 40.
O trecho entre San Antonio de Los Cobres e Cachi é mais complicado, praticamente uma trilha. Depois de subir a 4.895 metros, tem umas 6 travessias de rios, todas com muitas pedras. Numa dessas travessias um dos carros quebrou a barra de direção, ao bater numa pedra. Tive que continuar sozinho com o samurai para ir buscar ajuda. No final deu tudo certo. Mas não recomendo ir sozinho. No mínimo 2 carros para garantir, pois o lugar é muito deserto.
Uma dica importante é não vacilar com o combustível. O samurai e a TR4 tinham pouca autonomia, então tivemos que ter bastante atenção. Meio tanque é tanque vazio - é bom parar para encher. Os postos, principalmente na cordilheira, são distantes e às vezes não tem gasolina. Teve 2 postos que paramos e não tinha gasolina.
Espero ter ajudado.

Rainer 89
20/02/2014, 09:38
Daniel,

Apesar da estrada não ser das melhores o Passo de Sico é um dos mais bonitos se não o mais bonito caminho para cruzar a cordilheira, vale muito a pena passar por ele. Já fiz quatro expedições com meus pais para a Argentina e Chile duas para o norte Argentino e Atacama e duas para Patagonia. E um dos lugares que mais me marcou foi o Passo de Sico. Uma curiosidade sobre este Passo é que tem um ponto que se passa a mais de 5000 metros de altitude.

Att,

Daniel Engelbrecht
20/02/2014, 12:03
Na próxima vamos por lá.
Mas o que me surpreendeu muito foi o trecho da Ruta 40 entre o Paso Jama e San Antonio de Los Cobres. Foi a estrada mais bonita que já percorri.

jorgeffn
20/02/2014, 20:42
Vou compartilhar um pouco da última aventura, que consistiu numa viagem ao norte da Argentina e deserto do Atacama no bom e velho Suzuki Samurai. Foram cerca de 6 mil kms rodados, com direito a vulcões, dunas, um pouco de neve a 4.895 metros acima do nível do mar, travessias de rios, lhamas, vicunhas e alpacas, penhascos e as mais belas paisagens que já vi.
A trip envolveu meu Samurai, uma TR-4 e uma Hilux SW4, e durou exatos 18 dias. Aproveitamos as capacidades offroad dos veículos para percorrer estradas não pavimentadas, incluindo a Ruta 40 no trecho entre a Ruta 52 e Cachi, onde possivelmente estão as mais belas paisagens. Na Ruta 40 também atingimos a maior altitude que se pode chegar de carro.
Seguem algumas fotos.

Muito Bacana!!!!!
Parabéns pela aventura!!!!!:palmas::palmas:

abs!!!

ronaldofx
20/02/2014, 21:21
Nossa Daniel muito legal mesmo essa aventura!
vc subiu as fotos para um flickr da vida fiquei muito curioso em poder ver mais!
A primeira coisa que imaginei foi quanto ao tanque de GAS do Samurai, por um acaso vc não pensou em levar algum galão reserva (existe isso que seja oficial e seguro?).
Vcs acampavam para o descanso?
[]s
e parabéns pela aventura!

Ronaldo Pucci
EEK

Brüner
21/02/2014, 00:19
Opa Daniel, parabéns pela aventura e obrigado por compartilhar!
Eu estou quase de malas prontas, irei de Suzuki Jimny eu e um amigo, data de saída prevista para 3 de maio ou dia 19...
Será que fica complicado passar fazer esse roteiro no mês de maio?
Se por acaso tiver flickr ou outro lugar onde possa ver outras fotos, se importaria de compartilhar?
Grato, grande abraço!

Augusto Braga
21/02/2014, 07:04
Fala Daniel ,

Bonita Aventura !

Abrs

Daniel Engelbrecht
21/02/2014, 21:45
Nossa Daniel muito legal mesmo essa aventura!
vc subiu as fotos para um flickr da vida fiquei muito curioso em poder ver mais!
A primeira coisa que imaginei foi quanto ao tanque de GAS do Samurai, por um acaso vc não pensou em levar algum galão reserva (existe isso que seja oficial e seguro?).
Vcs acampavam para o descanso?
[]s
e parabéns pela aventura!

Ronaldo Pucci
EEK

Ronaldo,
todos os carros levaram galões para combustível extra. Usaríamos para fazer a travessia pelo Paso Socompa, que acabamos mudando de ideia. Acabou que não foi necessário usar os galões.
Aliás, tem que ter muito cuidado com galões de combustível, pois a polícia argentina implica com isso e você fica sujeito a ter que dar um "regalo" para ser liberado. Encontrei um grupo de Santa Maria (RS) em Salta que entrou na Argentina transportando diesel em galões nas picapes. Foram parados pela polícia e tiveram que dar dinheiro para os policiais para poderem seguir.
Eu mesmo fui parado pela Gendarmeria e o policial perguntou o que havia no galão que estava dentro do carro. Eu disse que estava vazio e nunca havia sido usado. Ele abriu para cheirar e como realmente não tinha nada, me liberou.
Em relação a acampamento, levamos barracas, isolantes térmicos e sacos de dormir caso houvesse uma eventualidade, mas acabamos ficando sempre em hotéis e pousadas. Quando um dos carros quebrou a barra de direção, pensamos que teríamos que usar os apetrechos de camping, mas conseguimos resolver o problema a tempo de chegar numa pousada.

Esse fim de semana vou organizar as fotos e mandar para o flickr. Nunca usei, mas chegou a hora de aprender.

Daniel Engelbrecht
21/02/2014, 21:51
Opa Daniel, parabéns pela aventura e obrigado por compartilhar!
Eu estou quase de malas prontas, irei de Suzuki Jimny eu e um amigo, data de saída prevista para 3 de maio ou dia 19...
Será que fica complicado passar fazer esse roteiro no mês de maio?
Se por acaso tiver flickr ou outro lugar onde possa ver outras fotos, se importaria de compartilhar?
Grato, grande abraço!

Brüner,
acredito que em maio o frio deve ser mais intenso. E isso significa muito frio mesmo. No passeio aos geisers, no Atacama, que é realizado de madrugada, pegamos -5 graus, por exemplo, e isso porque é verão. Em maio já será quase inverno, a friaca provavelmente será maior.
Ouvi uma história de que o rio que corta diversas vezes a Ruta 40 entre San Antonio de Los Cobres e Cachi congela no inverno e acontecem acidentes quando carros e motos tentam passar. Me contaram isso no Hotel de las Nubes, mas não sei se é verdade.

zé dedão
22/02/2014, 20:33
Quanto a documentação necessária para veículo e condutor. Tem alguma dica ou documento especial?

EdioSC
22/02/2014, 21:04
Parabens pela viagem. Fiz o Passo Jama de XT600 em 2007, realmente o noroeste argentino é espetacular!!!
O Samurai foi bem? não deu aquecimento na regiao do Chaco? o tanque de 30 litros deu conta? qual a media de consumo que ele fez? q velocidade vcs viajavam?

Abraços

Daniel Engelbrecht
22/02/2014, 23:49
Quanto a documentação necessária para veículo e condutor. Tem alguma dica ou documento especial?
Para usar o carro basta o documento do carro e a carteira de motorista. Se alguma outra pessoa for dirigir o carro sem a presença do proprietário, tem que ter também uma autorização para dirigir, que pode ser obtida nos consulados dos países que serão visitados.
Para entrar nos países do mercosul precisa de documento de identidade com menos de 10 anos de emissão ou passaporte.
É obrigatório fazer o seguro carta verde para o veículo. Quando fui para o Uruguai e a Argentina cobraram na entrada. No Chile não pediram, mas também é necessário.

Daniel Engelbrecht
23/02/2014, 00:02
Parabens pela viagem. Fiz o Passo Jama de XT600 em 2007, realmente o noroeste argentino é espetacular!!!
O Samurai foi bem? não deu aquecimento na regiao do Chaco? o tanque de 30 litros deu conta? qual a media de consumo que ele fez? q velocidade vcs viajavam?

Abraços

Achei espetacular o noroeste argentino. Arrisco a dizer que as mais belas paisagens estavam ali.
Não tive problemas significativos com o samurai, mas no Chaco realmente foi um pouco chato. Estava fazendo entre 40 e 43 graus. Queríamos manter uma velocidade entre 100 e 110 km/h, mas tanto o samurai quanto a SW4 começaram a trabalhar com o motor em temperatura acima do normal. Demos uma aliviada no pé, fazendo esse trecho em velocidade em torno de 90 km/h a 95 km/h e aí foi bem. Na volta a temperatura na região estava mais baixa (algo em torno dos 33 graus) e aí foi tudo normal. Em San Salvador de Jujuy troquei uma cruzeta que começou a fazer barulho e foi só.
No alto da cordilheira achei o desempenho do carro melhor do que o esperado. Tinha lido que poderia haver perda de potência, mas foi quase imperceptível. O carro está com um módulo Aspro para a i.e., que fez muito bem a compensação da diminuição do oxigênio. Na verdade, o motorista ficou bem pior do que o carro. heheeh
O tanque é de 42 litros. Fiz poucas aferições do consumo, dando entre 8,5 km/l e 9 km/l. Foi bem parecido com a TR4 que foi junto, e cujo tanque é de tamanho similar. Parávamos para abastecer e sempre dava valores muito próximos, com um pouquinho mais de economia em favor do samurai.

EdioSC
23/02/2014, 15:22
pq os Japas fizeram um carro mais off road com 42 litros e o Vitara, que seria mais urbano, com um tanquinho de 30 litros...eh pacaba!!!!
show de bola ler seu relato, és no minimo corajoso em fazer esta viagem com um carro deste ano....eu acho que iria com meu Sandero 2009 ao Vitara 97....so pelo fato de me parecer mais confiavel!!!!
media ate boa, a XT600 na epoca chegou a fazer 13 km/l, e no brasil ela fazia 18 km/l.
to pensando em daki uns 5 anos no maximo ir pro ushuaia... ou pelo menos ate a peninsula valdez!!!!

Daniel Engelbrecht
23/02/2014, 16:53
pq os Japas fizeram um carro mais off road com 42 litros e o Vitara, que seria mais urbano, com um tanquinho de 30 litros...eh pacaba!!!!
show de bola ler seu relato, és no minimo corajoso em fazer esta viagem com um carro deste ano....eu acho que iria com meu Sandero 2009 ao Vitara 97....so pelo fato de me parecer mais confiavel!!!!
media ate boa, a XT600 na epoca chegou a fazer 13 km/l, e no brasil ela fazia 18 km/l.
to pensando em daki uns 5 anos no maximo ir pro ushuaia... ou pelo menos ate a peninsula valdez!!!!

Edio, é tudo uma questão de manutenção. Em 2012 eu havia feito uma super revisão do motor do samurai, em que foi totalmente desmontado e remontado com todo o cuidado, ficando tão próximo de um 0km quanto possível. Na ocasião, ainda aproveitamos para modernizar o comando da injeção eletrônica. Antes da viagem foi feita uma revisão de outros componentes, como freios, suspensão, eixos etc., coisas que dificilmente dão problema no samurai. Não foi preciso trocar nenhuma peça antes da viagem, somente os óleos. E nenhum problema foi registrado, à exceção de uma cruzeta, facilmente substituída. E olha que o samuraizinho ainda desatolou S10 no Atacama e ajudou a puxar o carro que quebrou a barra de direção dentro do rio.
Manter o carro com peças originais e sem gambiarras e improvisações certamente é mais custoso, mas a confiabilidade é muito maior.
Eu quero daqui uns 3 anos voltar ao Atacama. Se tiver companhia para offroad, volto de samurai mesmo. Se estiver sozinho e/ou o planejamento for algo mais light, dá para ir com qualquer outro veículo. Um SUV seria de ótimo tamanho, daria para fazer a totalidade dos passeios e seria só excluir os trechos mais radicais, como as travessias de rios.
Ushuaia também é uma boa pedida. De repente combinamos no futuro.
Para o ano que vem estou cogitando ir para o Pantanal. Vamos ver se aparece companhia.

Daniel Engelbrecht
23/02/2014, 16:58
Uma coisa que está me intrigando: tem certeza que o tanque do Vitara só cabe 30 litros? Meu irmão tinha um Vitara 93 e tenho quase certeza que cabia mais.

jorgeffn
23/02/2014, 18:31

O tanque do Vitara tem 42 litros de capacidade!

abs!!!

EdioSC
23/02/2014, 21:27
olha, nunca medi a totalidade do tanque, mas o ex-dono falou q são 30 litros, e se for 42l o marcador não funciona nem um pouco ou ele esta fazendo 7 km/l. o que me leva a crer em 30 l é que estes dias estava marcando 1/4 de tanque, coloquei 50 reias e o ponteiro foi alem do maximo!!!
podemos combinar de viajar junto sim, eu não tenho vontade de voltar ao Atacama, mas o noroeste argentino sim. Na viagem de moto em 2007 os meus planos eram ir por San Antonio de los Cobres e passo Sico, ver o trem das nuvens e outros pontos, mas como eram 450 km sem posto teria que levar 10 litros de gasolina de reserva e não tinha espaço para isso e alem disso os meus alforjes estavam rasgando, acho que não aguentariam a estrada de chao, sem contar que a moto pifava mto lah em cima!!! tbm faltou o salar de yuni, entre outros!!!
Agora essa do pantanal dependendo do mes eu toparia, pretendes fazer a transpantaneira? faz tempo que penso em ir pra lah!!!! vais so de camping?
ali no sul de minas tbm tem mto estradao bonito!!!!!

Brüner
24/02/2014, 18:07
Opa Daniel, obrigado pelas dicas, vou procurar algo sobre o Rio...
Uma pergunta sobre os galões, dentro do carro, sei que é proibido, mas e fora do carro, tipo no rack do teto? É proibido também?
Pois devido a baixa autonomia do Suzuki, estou pensando em levar um tanque de motor de poupa, que é baixo, diferente de um galão, não dando muita bandeira, ainda pretendo envolver ele com uma lona...

Daniel Engelbrecht
24/02/2014, 21:38
olha, nunca medi a totalidade do tanque, mas o ex-dono falou q são 30 litros, e se for 42l o marcador não funciona nem um pouco ou ele esta fazendo 7 km/l. o que me leva a crer em 30 l é que estes dias estava marcando 1/4 de tanque, coloquei 50 reias e o ponteiro foi alem do maximo!!!
podemos combinar de viajar junto sim, eu não tenho vontade de voltar ao Atacama, mas o noroeste argentino sim. Na viagem de moto em 2007 os meus planos eram ir por San Antonio de los Cobres e passo Sico, ver o trem das nuvens e outros pontos, mas como eram 450 km sem posto teria que levar 10 litros de gasolina de reserva e não tinha espaço para isso e alem disso os meus alforjes estavam rasgando, acho que não aguentariam a estrada de chao, sem contar que a moto pifava mto lah em cima!!! tbm faltou o salar de yuni, entre outros!!!
Agora essa do pantanal dependendo do mes eu toparia, pretendes fazer a transpantaneira? faz tempo que penso em ir pra lah!!!! vais so de camping?
ali no sul de minas tbm tem mto estradao bonito!!!!!

Edio, meu plano para o pantanal é ir até Bonito, ficar uns dias por lá, depois pegar a estrada-parque e ir até Corumbá - tudo no MS. Depois, iria para algum hotel fazenda no meio do pantanal, nesses que só dá para chegar de 4x4 (na época da seca, pois na cheia só de avião).
A transpantaneira fica no MT, é uma volta bem maior.
Olhando no mapa do GPS, verifiquei que dá para cruzar o pantanal de sul a norte por trilhas. Não sei se é viável, mas seria espetacular se fosse possível. Aí daria para chegar na transpantaneira sem ter que dar uma volta imensa.

Daniel Engelbrecht
24/02/2014, 21:42
Opa Daniel, obrigado pelas dicas, vou procurar algo sobre o Rio...
Uma pergunta sobre os galões, dentro do carro, sei que é proibido, mas e fora do carro, tipo no rack do teto? É proibido também?
Pois devido a baixa autonomia do Suzuki, estou pensando em levar um tanque de motor de poupa, que é baixo, diferente de um galão, não dando muita bandeira, ainda pretendo envolver ele com uma lona...

Brüner,
levar os galões fora do carro eu não posso afirmar que é proibido. O problema é que na Argentina é comum haver policiais corruptos. Tem que tomar cuidado para que não inventem que é proibido. Meu amigo levou o galão dele no bagageiro da TR4. Nenhum policial falou nada.
Já o pessoal de Santa Maria estava com galão na parte de trás da caminhonete, em tese fora do veículo, e arrumaram encrenca.
Talvez a autonomia do Jimny não seja suficiente se você for pelo Paso Sico - não sei, teria que calcular bem. Mas pelo Paso Jama com certeza dá.

EdioSC
27/02/2014, 13:28
Edio, meu plano para o pantanal é ir até Bonito, ficar uns dias por lá, depois pegar a estrada-parque e ir até Corumbá - tudo no MS. Depois, iria para algum hotel fazenda no meio do pantanal, nesses que só dá para chegar de 4x4 (na época da seca, pois na cheia só de avião).
A transpantaneira fica no MT, é uma volta bem maior.
Olhando no mapa do GPS, verifiquei que dá para cruzar o pantanal de sul a norte por trilhas. Não sei se é viável, mas seria espetacular se fosse possível. Aí daria para chegar na transpantaneira sem ter que dar uma volta imensa.

Bonito, Hotel Fazenda!!!??? nem sei o que é isso...kkkkk... acho q o nosso perfil aventureiro não eh o mesmo!!!!rs.... se eu for pro pantanal vou passar longe de Bonito, se não é capaz deles cobrarem so pra passar perto!!!!!
eu costumo viajar mai$$$$ economicamente, se é que vc me entende!!! rs..... pra ir ao pantanal e afins, gostaria de já ter minha Camping World.... vamos ver se é possivel!!!!! cruzar o MT por trilhas seria bom!!!!!
Abraços

diegotmc
27/02/2014, 18:41
O tanque do Vitara tem 42 litros de capacidade!

abs!!!

No manual sim...
Já na pratica, rodei uma vez até quase não sobrar nada (já falhava ao fazer curva). Enchi até a boca e deu 35 litros...

Daniel Engelbrecht
28/02/2014, 21:03
Bonito, Hotel Fazenda!!!??? nem sei o que é isso...kkkkk... acho q o nosso perfil aventureiro não eh o mesmo!!!!rs.... se eu for pro pantanal vou passar longe de Bonito, se não é capaz deles cobrarem so pra passar perto!!!!!
eu costumo viajar mai$$$$ economicamente, se é que vc me entende!!! rs..... pra ir ao pantanal e afins, gostaria de já ter minha Camping World.... vamos ver se é possivel!!!!! cruzar o MT por trilhas seria bom!!!!!
Abraços

Ahh, mas tenho certeza que em Bonito deve ter campings. Além disso, o fato de ir de carro já elimina o gasto com o transporte até as atrações. As vans e Lands que levam os turistas são caríssimas. Só não tem como escapar da entrada nos pontos turísticos. Mas todo mundo que já foi diz que vale a pena, que o lugar é muito show.

EdioSC
01/03/2014, 20:51
Concordo que deva ser lindo!!! mas locais mto turisticos, mesmo sendo lindos, não fazem meu perfil, gosto de lugares solitarios, onde pouca gente chega, e que ainda não esta capitalizada, tipo Urubici há 10 anos atras, qdo fomos pra lah a primeira vez de moto... ninguem conhecia, tinha 3 ou 4 pousadas, podia-se ir em qquer cachoeira sem pagar nada.... se comia quase de graça...bobear, pudia-se dormir na casa dos habitantes de lah. Tem poucos lugares assim ainda, mas em SC se procurar acha um ou outro perdido!!!! principalmente lah pro oeste!!!!

Joao Baeta
04/03/2014, 19:11
:arrow:Daniel,
Que viagem hein? :palmas:
Estou com muita vontade de fazer essa bela viagem....
Meu carro dia dia consegue fazer esse caminho numa boa? :pensativo:
E: Tiguan 2.0 TSI 4x4....
Ele adora pegar estradas!

Alysson Souza Aguiar
05/03/2014, 15:41
Simplesmente fantástica a tua aventura, o Samurai deu um ar magnífico para a paisagem, estás de parabéns mesmo. Pretendo fazer a Carretera Austral de Jimny e mais outras coisas no caminho em 2015. Abração e mais uma vez parabéns, lindas fotos e viatura.

Seguem algumas fotos.

Daniel Engelbrecht
09/03/2014, 22:32
Que viagem hein? :palmas:
Estou com muita vontade de fazer essa bela viagem....
Meu carro dia dia consegue fazer esse caminho numa boa? :pensativo:
E: Tiguan 2.0 TSI 4x4....
Ele adora pegar estradas!

João,

tranquilíssimo fazer a viagem de Tiguan.
Com um carro mais alto, dá para ir a todas as atrações principais do Atacama e do norte da Argentina.
Do roteiro que fizemos, acho que ficaria complicado apenas pegar o trecho da Ruta 40 entre San Antonio de Los Cobres e Cachi, por causa dos rios cheios de pedras para atravessar.
No Atacama, tem muitas estradas e trilhas com erosões e areia, que demandam veículos 4x4, mas não é obrigatório pegar nenhuma delas para chegar nas atrações.

Achei essa foto de uma das travessias de rio na Ruta 40. Dá para ver que o problema não era a profundidade, mas sim as pedras escondidas pela água. Uma caminhonete que passou por nós tinha estourado o peito de aço numa pedra e nós nos enroscamos numa que deu certo trabalho.
Na cidade tinham nos dito para evitar esse caminho, mas fomos teimosos. :smile:

José Ricardo M. Rubião
09/03/2014, 23:08
Caro Daniel, o seu Samurai é totalmente original? Quais as medidas dos pneus que usou na jornada? Eu estou muito indeciso entre pegar um Samurai 1998, um Jimny 4all ou um 4sport. O problema com o Samurai é por ele ser muito antigo e começar a dar dor de cabeça, pois na minha região - Uberlãndia - não conheço alguém de confiança para fazer o que você fez - desmontar o motor inteiro e remontar novamente - para ter certeza que a viatura não me fará nenhuma surpresa desagradável.

Edio, é tudo uma questão de manutenção. Em 2012 eu havia feito uma super revisão do motor do samurai, em que foi totalmente desmontado e remontado com todo o cuidado, ficando tão próximo de um 0km quanto possível. Na ocasião, ainda aproveitamos para modernizar o comando da injeção eletrônica. Antes da viagem foi feita uma revisão de outros componentes, como freios, suspensão, eixos etc., coisas que dificilmente dão problema no samurai. Não foi preciso trocar nenhuma peça antes da viagem, somente os óleos. E nenhum problema foi registrado, à exceção de uma cruzeta, facilmente substituída. E olha que o samuraizinho ainda desatolou S10 no Atacama e ajudou a puxar o carro que quebrou a barra de direção dentro do rio.
Manter o carro com peças originais e sem gambiarras e improvisações certamente é mais custoso, mas a confiabilidade é muito maior.
Eu quero daqui uns 3 anos voltar ao Atacama. Se tiver companhia para offroad, volto de samurai mesmo. Se estiver sozinho e/ou o planejamento for algo mais light, dá para ir com qualquer outro veículo. Um SUV seria de ótimo tamanho, daria para fazer a totalidade dos passeios e seria só excluir os trechos mais radicais, como as travessias de rios.
Ushuaia também é uma boa pedida. De repente combinamos no futuro.
Para o ano que vem estou cogitando ir para o Pantanal. Vamos ver se aparece companhia.

Joao Baeta
09/03/2014, 23:25
:arrow:Riacho de 15 cm de altura?
Mas daria a pe e verificar as pedras... :pensativo:

Joao Baeta
09/03/2014, 23:29
Caro Daniel, o seu Samurai é totalmente original? Quais as medidas dos pneus que usou na jornada? Eu estou muito indeciso entre pegar um Samurai 1998, um Jimny 4all ou um 4sport. O problema com o Samurai é por ele ser muito antigo e começar a dar dor de cabeça, pois na minha região - Uberlãndia - não conheço alguém de confiança para fazer o que você fez - desmontar o motor inteiro e remontar novamente - para ter certeza que a viatura não me fará nenhuma surpresa desagradável.

:arrow:Mas na sua região tem muita S10... Ranger...F250...Etc...
Com certeza mexe 4x4.....
Mas tem que saber a referencia de oficina de 4x4...! :concordo:

José Ricardo M. Rubião
10/03/2014, 07:23
Gente que mexe é fácil de arranjar. Difícil é encontrar gente que entende de verdade. Tipo, eu nunca vi um mecânico usar relógio comparador para substituir rolamento de roda, que é o correto. Esse lance de só no olho, não existe. Hoje, tenho muito mais pena do meu dinheiro e do carro.

:arrow:Mas na sua região tem muita S10... Ranger...F250...Etc...
Com certeza mexe 4x4.....
Mas tem que saber a referencia de oficina de 4x4...! :concordo:

MATOSWR
10/03/2014, 18:45
Muito boa essa aventura de Samurai..hoje mesmo tava vendo um programana TV de um cara que foi do Brasil ao Alasca de fusca a mais de 40anos. Essa viagem para o Alasca também já foi feita de Jeep overland. Isso faz pensar que a galera as vezes perde a noção do que é aventura. Tem gente que gasta centenas de reais no carro, compra 0km, coloca snorkel, pneu mud, redução, suspensao modificada, intala radio px e por garantia um py, uma barraca de teto...e tal, tudo isso pra ir para o Chile, andando quase que 99% no asfalto. rs Vou deixar mais meu jimny em casa e viajar mais com meu samuca 94!!

EdioSC
10/03/2014, 21:14
Muito boa essa aventura de Samurai..hoje mesmo tava vendo um programana TV de um cara que foi do Brasil ao Alasca de fusca a mais de 40anos. Essa viagem para o Alasca também já foi feita de Jeep overland. Isso faz pensar que a galera as vezes perde a noção do que é aventura. Tem gente que gasta centenas de reais no carro, compra 0km, coloca snorkel, pneu mud, redução, suspensao modificada, intala radio px e por garantia um py, uma barraca de teto...e tal, tudo isso pra ir para o Chile, andando quase que 99% no asfalto. rs Vou deixar mais meu jimny em casa e viajar mais com meu samuca 94!!

é isso ai!!!!! onde fica a aventura se tudo correr 100% ???? o q vamos contar aos netos???? que fomos viajar de carro novo so em pista pavimentada????? no sufoco sempre aparece um anjo pra ajudar!!!!

MATOSWR
10/03/2014, 21:26
Assim é mais barato ir de avião rsrs O risco engrandece a conquista!

Daniel Engelbrecht
16/03/2014, 15:00

José Ricardo,

meu samurai está com pneus 30' x 9,5' MUD. Não é de longe o pneu ideal para viagens, mas eu não estava afim de comprar um jogo novo, então foi com esse mesmo. O motor é o original, mas nesse processo de desmontar, revisar e montar, foram feitas umas melhorias, aumentando a potência. Assim dá para usar os 30' sem maiores problemas.
Qnd eu me mudei para Caxias do Sul, descobri por acaso a oficina que fez a revisão do motor do carro. Eles fazem preparação de carros de corrida e restauração de carros de colecionadores. Claro que não é a oficina mais barata que existe, mas a qualidade do serviço e os equipamentos para testes que eles têm são excelentes.
Para viagens, o Jimny seria melhor, na minha opinião.

Daniel Engelbrecht
16/03/2014, 15:04
é isso ai!!!!! onde fica a aventura se tudo correr 100% ???? o q vamos contar aos netos???? que fomos viajar de carro novo so em pista pavimentada????? no sufoco sempre aparece um anjo pra ajudar!!!!

É verdade, sempre vai ter gente que ajude. Qnd precisamos puxar a TR que quebrou a barra de direção conseguimos um trator para ir buscar. Eram indígenas, que falavam um mistura de espanhol com outra coisa. E mesmo assim deu tudo certo. Depois 2 motoqueiros também apareceram para ajudar. E ainda trocaram uns dólares por pesos com a gente, fazendo 1 por 12!

João,

acabamos entrando na água em algumas partes. Não era só 15cm, batia no meio da coxa numas partes. O duro é enfrentar a temperatura da água a 4.300m de altitude e o frio que estava fazendo.

Joao Baeta
16/03/2014, 22:21
João,

acabamos entrando na água em algumas partes. Não era só 15cm, batia no meio da coxa numas partes. O duro é enfrentar a temperatura da água a 4.300m de altitude e o frio que estava fazendo.

E so conferir com pedaço de pau...... Heheheh! :mrgreen:
Mas o Samurai foi e voltou sem dar pio? :pensativo:

alexvale2001
17/03/2014, 09:14
Fala Daniel, bão??

Algum ciclista te parou lá no Vale de La Luna??

Era eu uai!! rsrsr :)

Bom saber que em tua viagem deu tudo certo. A nossa tb foi show.

Voltamos pelo pacífico. Antofagasta, Mano del Desierto, Taltal, Bahia Inglesa, Copiapó e atravessamos pelo Paso San Francisco.

Show!!!:euforico:

inté...

Daniel Engelbrecht
17/03/2014, 22:25
Alex, lembro de vc sim!!!
Foi tudo tranquilo?
Muito show aquela região. Já estou pensando em voltar daqui uns anos!

João,
cheguei em casa com um farol queimado e semana passada um rolamento de roda começou a roncar. No geral correu tudo muito bem.

Victorktá
26/03/2014, 15:37
Daniel Engelbrecht (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/4943.html),

Show d+!!

Daniel mora perto do bairro Cruzeiro?