Ver Versão Completa : TR4...muitas dúvidas
marcus74
17/02/2014, 17:18
Boa tarde pessoal.
Primeiro me apresentando, sou marcus, sempre tive carros sedan e por motivos de mudança de cidade vou ter que me desfazer do meu jetta 2.5 170cv 5 cilindros 6 marchas automático, e comprar um carro alto, pois aqui só tem estrada de chão ou calçamento.
Minha dúvida é. Não curto muito caminhonete, nem SUV, pois gosto de entrar queimando nas curvas e curto carro com bom motor de resposta. Resolvi optar pela TR4 pois me parece um suv(nao sei se é...ou se é jipe..ou caminhonete) menorzinho e forte.
Minha dúvida é...o que devo olhar no carro antes de comprar? Estou de olho em uma TR4 2009 FLEX 4x4 automática com 60.000 rodados. Existe alguma coisa em particular, que é bom eu olhar antes de comprar? Esse carro tem algum problema cronico? O consumo do jetta é 7 na cidade e 10 na estrada. O consumo do TR4 é parecido?
O seguro do Jetta ficou em R$2.050 pela Mafre....o do TR4 é mais ou menos nessa faixa? tenho 39 anos.
Muito obrigado pelas respostas.
Att.
Marcus
Dr Márcio
17/02/2014, 21:38
Fala Marcus
TR4 é jipe sim, (Documento diz: Utilitário/Misto/Jipe)
Antes de mais nada tem bastante coisa no fórum, só ter tempo e paciência :D
Dicas comuns pra qualquer carro, levar um mecânico de confiança, andar no carro, trocar todas as marchas, reduções (4x4), se possível levar o carro onde tenha macaco hidráulico e levantar o carro, procurar por pancadas e avarias inferiores, assim como buracos de "santo antônio" (indicio que o carro foi surrado em trilha ou usado para tal), olhar nível do óleo e condições gerais do motor (se o cara não cuida nem do nível do óleo imagine o resto), o motor desses carros são muito silenciosos quando o carro estiver parado. Se tiver essa opção peça pra passar um scanner para olhar se a km é real, olhe o estado do volante e pedais, se tiver gasto indica alteração de kilometragem. Observe se a pintura tem aspecto de laranja, indicativo de sinistro. dá uma olhada na proteção do motor e na proteção que dissipa calor, tem que estar bem novinha, ou indica uso em trilhas. Observe pontos de ferrugem.
Alguns falam de entrada de poeira pelas borrachas de vedação das portas, a minha nunca apresentou isso. Outros defeitos? até agora nenhum. A única coisa que todo mundo sabe é que bebe um bocado, principalmente as AT. As MT bebem por volta de 7-8 na cidade (dependendo de transito, uso de Ar e carga transportada, ando muito só então a minha faz 8) na estrada já cheguei a fazer 11 (mas além do que já disse pra cidade, depende do seu pé, para ter essa marca andei em velocidade de cruzeiro 110km/h)
O carro é excelente, vale muito a pena dá um giro (test-drive), a tração é muito boa, o torque é muito bom, mas não é um carro de "correr", falam mal do câmbio AT, mal-escalonado, manco, falta 1 marcha, hehe. Se for manter original, não terá muitas opções de pneus (é apertado por outros que não o 225, 70 R16).
Espaço interno é pequeno (principalmente para quem vai atrás), vc acostumado a Jetta, vai sofrer igual a mim que era acostumado tbm a sedãs. A mala tbm é pequena (é um Jipe).
ótima visibilidade, ótima dirigibilidade, ótimo som até mesmo o original, freios excelentes, um pouco duro (é um Jipe) mas n deixa a desejar em conforto, Ar-condicionado gela muito bem.
Sobre seguro, aí vem a pancada com relação ao Jetta, hehe. Fiz o meu recentemente, 50k sinistros, roubo, furto, incêndio, colisão, vidros completo, reboque sem limite de km, tenho garagem fechada, solteiro e mais de 3 anos habilitado. R$ 3.300.
mas isso vc compensa em 0 de manutenção até agora em quase 1 ano e mais de 20.000km rodados hehehe, só preventiva, pneus e gasolina.
Tenha em mente todos os carros tem prós e contras
espero ter ajudado
Muitos podem discordar, mas só sabe o que é ter uma TR4 quem tem :D Abraço
Boa tarde pessoal.
Primeiro me apresentando, sou marcus, sempre tive carros sedan e por motivos de mudança de cidade vou ter que me desfazer do meu jetta 2.5 170cv 5 cilindros 6 marchas automático, e comprar um carro alto, pois aqui só tem estrada de chão ou calçamento.
Minha dúvida é. Não curto muito caminhonete, nem SUV, pois gosto de entrar queimando nas curvas e curto carro com bom motor de resposta. Resolvi optar pela TR4 pois me parece um suv(nao sei se é...ou se é jipe..ou caminhonete) menorzinho e forte.
Minha dúvida é...o que devo olhar no carro antes de comprar? Estou de olho em uma TR4 2009 FLEX 4x4 automática com 60.000 rodados. Existe alguma coisa em particular, que é bom eu olhar antes de comprar? Esse carro tem algum problema cronico? O consumo do jetta é 7 na cidade e 10 na estrada. O consumo do TR4 é parecido?
O seguro do Jetta ficou em R$2.050 pela Mafre....o do TR4 é mais ou menos nessa faixa? tenho 39 anos.
Muito obrigado pelas respostas.
Att.
Marcus
SergioMedeiros
17/02/2014, 21:45
pois gosto de entrar queimando nas curvas e curto carro com bom motor de resposta.
E optou pela TR4??? O consumo realmente vai ser igual ao do Jetta... mas motor forte? Acho que ainda não andou em uma, certo?
saulo_borges
17/02/2014, 22:27
Entrar queimando nas curvas e motor de resposta??? Tá olhando o carro errado...
Quanto ao seguro o meu foi por volta de R$ 1.500,00.
guinhote
17/02/2014, 22:56
Entrar queimando nas curvas e motor de resposta???
Não vai ter toda essa resposta o motor... e entrar rápido na curva, somente com o 4x4 ligado.... 4x2 esquece..... mas nem com o 4x4 ligado vai conseguir a estabilidade de seu jetta...
SergioMedeiros
18/02/2014, 10:41
Hahahahahahahhahaha....
Pessoal, vamos parar com o bullying aí!!! Daqui a pouco nosso amigo não vai sair do Jetta 2.5 170cv 5 cilindros 6 marchas automático tiptronic teto solar aro 18 couro direção hidraulica trava vidro abs airbag e sensor de ré.
zé dedão
18/02/2014, 10:41
Se quer correr com o carro, siga meu conselho NÃO compre um jipe/SUV. Aprenda a dirigir o Jetta em estradas de chão e calçamento.
Carlo Pecca
18/02/2014, 11:34
MARCUS 74
Sou jipeiro, tenho uma Band/90 e meu vizinho de apartamento uma TR4/2008. Já andei muitas vezes na TR4 do meu vizinho e posso afirmar: é muito confortável, silenciosa e bebe pra KCT! No teu caso, velocidade e alta performa-se em curvas com motor forte, é melhor continuar com o JETTA e colocar suspensão pneumática de forma que quando estiver no asfalto, baixa a suspensão e " pau na maquina", e..., quando for para terra batida ou "par@alelipipedo" coloca a suspensão pra cima e anda bem "calmo", BLZ?
marcus74
18/02/2014, 11:59
Opa pessoal...muito obrigado pelas respostas. Então...acho que me expressei mal. Eu disse que gosto de carro com bastante estabilidade, que tenha bom motor e que seja bom de curvas. Sei que neste tipo de veículo(TR4), principalmente em relação a entrar forte em curvas eu irei PERDER essa característica, até porque o fundamento de um jipe é maleabilidade e não estabilidade em curvas. Mas esta realmente ruim levar quase meia hora pra fazer 2.5km com o jetta...pois apesar de não raspar nada o carro, eu sinto na alma, cada buraco e pedra que passo por cima. Apenas por isso pensei em trocar o Jetta.
Os demais colegas que tem o carro, o seguro tb ficou na mesma faixa de preço? Nossa...assustei com esses 3.000. O jetta quando fiz o seguro o carro valia 50.000 e ficou em 2.000 o seguro.
O TR4 automático, são quantas marchas pra frente? Ele esfola demais a ultima? Por exemplo no Jetta...andando a 140km...o motor fica em 2.500rpm..bem silencioso... No TR4 ele estica demais a marcha?
Eu vou sabado testar o TR4...vou testar o 4x4....e pelo que eu li bastante aqui no forum...ele não pode fazer barulho nenhum né? Quando a acustica interna...o carro é silencioso? ou é cheio de tec...tec...cri...cri..?
Abração
Marcus
Eu vou sabado testar o TR4...vou testar o 4x4....e pelo que eu li bastante aqui no forum...ele não pode fazer barulho nenhum né? Quando a acustica interna...o carro é silencioso? ou é cheio de tec...tec...cri...cri..?
Abração
Marcus
O banco de traseiro acho que é interiço, então acho que não tem tantos barulhos.
marcus74
18/02/2014, 16:21
Hoje dei uma olhada....será que as 2008/2009 tb conseguem fazer isso?
https://www.youtube.com/watch?v=s3nIr0BaC3o
SergioMedeiros
18/02/2014, 16:25
Se colocar uma mulher no volante e mandar sentar o pé é bem capaz das 2008/2009 fazerem essa cagada também.
Hoje dei uma olhada....será que as 2008/2009 tb conseguem fazer isso?
https://www.youtube.com/watch?v=s3nIr0BaC3o
Kkkkk Marcus tenho uma 2005 AT, falam que é a mais beberona, rsrsrs, tenho feito na cidade entre 6.5 a 7 km por litro (AC - Ligado), fiz 2 trilhas (Nivel Médio) com ela com pneu AT e para minha surpresa foi muito mais do que eu esperava, pois eu tive Niva, Vitara, Samurai e Engesa ambos preparados e mecanicos, e a minha TR4 é automática, apesar de estar a pouco tempo com ela 2 meses, estou pensando em pegar uma mais nova no final desse ano, pois o carro é simplesmente muito bom e forte.
451789
saulo_borges
18/02/2014, 16:45
Marcus,
Melhor fazer como eu. Tenho uma TR4 para off e um Azera para on. Aí num tem indecisão. E ambos são pura alegria... saudades só tenho do Marea 2.4...
marcus74
18/02/2014, 16:59
To com uma dúvida cruel. Automático ou Manual. O Jetta é o primeiro carro automatico meu...e é uma MARAVILHA...o esquema do piloto automático é simplesmente fantástico...sem falar que tenho a possibilidade do tiptronic. A versão automática do TR4 eu tb consigo manipular as marchas ou não? Em questão de consumo dá muito diferença do automático para o manual?
marcus74
18/02/2014, 17:00
Marcus,
Melhor fazer como eu. Tenho uma TR4 para off e um Azera para on. Aí num tem indecisão. E ambos são pura alegria... saudades só tenho do Marea 2.4...
Eheheh, bem que eu gostaria de ter um sedan e um offroad....mas minha realidade é bem diferente... Mas obrigado pela dica... :)
To com uma dúvida cruel. Automático ou Manual. O Jetta é o primeiro carro automatico meu...e é uma MARAVILHA...o esquema do piloto automático é simplesmente fantástico...sem falar que tenho a possibilidade do tiptronic. A versão automática do TR4 eu tb consigo manipular as marchas ou não? Em questão de consumo dá muito diferença do automático para o manual?
Poxa Marcus ai vc já está pedindo de mais (Tiptronic na TR4), rsrsrsrsr pode esquecer toda a mordomia do Jetta na Tr4) mas uma coisa eu posso te confessar, não tem preço vc andar com a TR4 na areia, lama e assim vai, eu moro aqui em Floripa e com esse calor que estava fazendo aqui, o que eu via de carros atolados na areia e eu passando sem problema algum não tinha preço, claro que ajudei alguns, rsrsrsr, abraços
Dr Márcio
18/02/2014, 17:12
meu amigo.... fiquei imaginando o calço hidráulico nesse vídeo aksokaoskoak Marcus digita "TR4" no youtube tem vídeo de trilha pra caramba lá e um bocado com TR's de 2005 em diante. A minha é bastante silenciosa... Quanto ao seguro, dá uma simulada na internet que vc tem ideia... tinham simulações de seguro para a minha de até 7mil... o mais em conta custo benefício pra mim foi o da porto seguro. Sobre a automática, são 4 marchas, o pessoal fala que o câmbio é "indeciso" mal escalonado no sentido de a primeira ser curta e a segunda o carro fica quase morrendo... 140km 2500 RPM? hehe esqueça isso... o carro é pesado, é um Jipe (tem torque alto, não velocidade) 120km vc beira os 4000 giros. (comparando só o giro, ele é quase de um motor 1.0, que dava quase isso tbm a 120km no meu antigo classic)
li sua ultima postagem antes de postar... é melhor então vc andar nos dois e fazer sua avaliação... eu particularmente gosto do carro na minha mão, quanto ao consumo a diferença é cerca de 10 15% mais... se uma MT faz 7 ou 8 na cidade, uma AT faz de 6 a 7.
marcus74
18/02/2014, 17:35
Poxa Marcus ai vc já está pedindo de mais (Tiptronic na TR4), rsrsrsrsr pode esquecer toda a mordomia do Jetta na Tr4) mas uma coisa eu posso te confessar, não tem preço vc andar com a TR4 na areia, lama e assim vai, eu moro aqui em Floripa e com esse calor que estava fazendo aqui, o que eu via de carros atolados na areia e eu passando sem problema algum não tinha preço, claro que ajudei alguns, rsrsrsr, abraços
Eu vi em uma foto que na manete do cambio automático tem um botão do lado...é para o que aquilo?
SergioMedeiros
18/02/2014, 18:11
Eu vi em uma foto que na manete do cambio automático tem um botão do lado...é para o que aquilo?
OverDrive. Se apertar o botão ele desliga o over drive e só vai até a terceira marcha. O OD não é bem a quarta marcha, mas sim uma marcha de cruzeiro, onde a rotação cai bastante quando ela entra, mas o carro perde muito torque.
que passo por cima. Apenas por isso pensei em trocar o Jetta.
Os demais colegas que tem o carro, o seguro tb ficou na mesma faixa de preço? Nossa...assustei com esses 3.000. O jetta quando fiz o seguro o carro valia 50.000 e ficou em 2.000 o seguro.
O TR4 automático, são quantas marchas pra frente? Ele esfola demais a ultima? Por exemplo no Jetta...andando a 140km...o motor fica em 2.500rpm..bem silencioso... No TR4 ele estica demais a marcha?
Abração
Marcus
Eu não ando a 140km/h com a minha, o consumo fica alto. A melhor relação velocidade-consumo na estrada que encontrei foi 110km/h que o consumo fica na casa dos 9km/l (estrada reta, pouca subida e pouca ultrapassagem. Sei que tudo influencia no consumo da TR4)
A RPM a 140por hora vai ficar acima dos 3000 giros! ( acho que chega a 4000rpm) E o barulho do vento muito alto, principalmente o causado pelo turbilhonamento dos retovisores.
Meu seguro ficou 2400 na Itau. Bônus 8
Lorena lopes
19/02/2014, 11:55
Bom dia, to comprando uma tr4, vi uma com 141 mil km , essa km é muito alta? quantos km aguenta esse motor? segundo o dono todas as revisoes feitas e carro muito conservado.
marcus74
19/02/2014, 13:36
Bom dia, to comprando uma tr4, vi uma com 141 mil km , essa km é muito alta? quantos km aguenta esse motor? segundo o dono todas as revisoes feitas e carro muito conservado.
Boa pergunta....tb não sei. Pessoal ai que tem...o motor, sendo bem cuidado, aguenta até que KM antes de fazer o motor?
SergioMedeiros
19/02/2014, 14:28
Particularmente acho alta para motor a gasolina.
Quanto a duração, tudo vai de como foi conduzido até hoje. Pode durar de 50.000Km até 300.000Km ou mais.
Vantil Jr
19/02/2014, 15:32
a minha Tr é 2003 esta com 82.000Km sou o terceiro dono ... unica coisa q acho estranho é q ela dá uma baixadinha de óleo ... porém não esta fumaceando .... não sei por onde isso sai !!!!
Tive uma 2005 e vendi com 110 mil km. Nunca tive problema de nada. Fazendo todas as revisões dentro do programado, acredito que dure a vida toda.
tiagosapucaia
20/02/2014, 11:20
Opa pessoal...muito obrigado pelas respostas. Então...acho que me expressei mal. Eu disse que gosto de carro com bastante estabilidade, que tenha bom motor e que seja bom de curvas. Sei que neste tipo de veículo(TR4), principalmente em relação a entrar forte em curvas eu irei PERDER essa característica, até porque o fundamento de um jipe é maleabilidade e não estabilidade em curvas. Mas esta realmente ruim levar quase meia hora pra fazer 2.5km com o jetta...pois apesar de não raspar nada o carro, eu sinto na alma, cada buraco e pedra que passo por cima. Apenas por isso pensei em trocar o Jetta.
Abração
Marcus
Marcus
Esta questão do seguro é mesmo uma M*
Compartilhando: no meu caso, o seguro custou 3.100 - depois de muitas pesquisas, choradeiras e etc
Para teres uma idéia: se eu fosse fazer o seguro de um Fluence 0km (que tem fipe maior) o valor seria inferior a 2 mil reais.
É absurdo e não dá pra entender. Não acredito que uma Pajero tenha sinistralidade tão superior a um sedan 2.0 a ponto de justificar tal diferença.
Olá Lorena temos um grupo em Floripa, estamos em + ou - umas 07 TR4 no grupo, estou te passando o link da pagina, http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/16096-encontros-em-floripa.html, agitamos encontros e passeios......
AirtonLieuthier
22/02/2014, 20:45
Abração
Marcus
Peguei uma 06/07 AT...pra quem tinha um Civic 2000 MT, estou estranhando um pouco o consumo, mas pro tamanho do carro e como anda, não posso reclamar muito...rodei 168 km e estou na metade do tanque, andando basicamente 60% cidade e 40% rodovia, até 100 km/h no máximo. Deve estar fazendo uns 8 km/l nessa média (cidade/estrada).
A minha está com 89 mil km...motor bem silencioso, carro sem barulhos (os famoso tec tec).
O seguro fechei no Itaú...saiu R$ 2261, bônus classe 7 (tenho 41 anos). Varia muito de lugar pra lugar...é bom pesquisar.
O motor tem resposta boa...não é carro pra sair fritando...
Estou satisfeito com o carro por enquanto.
Abraços