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Ver Versão Completa : Freelander 2 HSE - Durabilidade pneu aro 19



agardim
17/02/2014, 00:06
Olá a todos que possuem ou conhecem este carro...

Estou adquirindo uma Freelander 2 HSE usada com 34.000Km e fiquei surpreso com o nível avançado e irregular de desgaste dos pneus, principalmente os da frente. (A HSE usa o pneu 235/55 19).

Pela análise que fiz, os pneus como estão aguentam mais uns 10.000 Km no máximo.

A pergunta portanto é: É normal estes pneus rodarem apenas 44.000 Km (aproximadamente) e já precisarem ser trocados? Estou achando muito pouco.

Não acredito que possa ter ocorrido "adulteração" no odômetro do carro... mas creio que possam ter colocado pneus velhos para colocar o carro à venda.

Obrigado!

RDY
17/02/2014, 09:25
Olá a todos que possuem ou conhecem este carro...

Estou adquirindo uma Freelander 2 HSE usada com 34.000Km e fiquei surpreso com o nível avançado e irregular de desgaste dos pneus, principalmente os da frente. (A HSE usa o pneu 235/55 19).

Pela análise que fiz, os pneus como estão aguentam mais uns 10.000 Km no máximo.

A pergunta portanto é: É normal estes pneus rodarem apenas 44.000 Km (aproximadamente) e já precisarem ser trocados? Estou achando muito pouco.

Não acredito que possa ter ocorrido "adulteração" no odômetro do carro... mas creio que possam ter colocado pneus velhos para colocar o carro à venda.

Obrigado!

Qual a marca dos pneus?

neilsonhenriques
17/02/2014, 09:45
Estou adquirindo uma Freelander 2 HSE usada com 34.000Km e fiquei surpreso com o nível avançado e irregular de desgaste dos pneus, principalmente os da frente. (A HSE usa o pneu 235/55 19).


Rapaz, eu não conheço carro pesado que gaste pouco pneu e é sempre os da frente. Provavelmente o dono não fez o rodizio.

O FL2 deve chegar perto de uns 55.000 km com o mesmo jogo, desde que devidamente calibrados e rotacionados a cada 10.000 km.

No meu antigo FL1, troquei o jogo (coloquei o original Continental lá pelos 50.000 km) uma vez só nos 70.000 km em que fiquei com ela e entreguei o carro com os pneus em excelente estado.

Imagino que a FL2, tendo pneus com o perfil mais alto, deva durar um pouco mais. Isso aí foi só desmazelo do dono antigo.

agardim
17/02/2014, 09:45
Olá. É pneu Pirelli. Só não vou recordar o modelo.

Aproveitando, consegui uma lista de pneus nesta medida que estou colocando abaixo. Alguém recomendaria algum deles em especial quanto a custo x beneficio, ou é tudo a mesma coisa?

235/55R19 101V Parada Spec-X Yokohama
235/55R19 101W Latitude Sport Michelin
235/55R19 101V SP Sport 270 Dunlop
235/55R19 105V Scorpion Verde Pirelli (XL)
235/55R19 101W Excellence Goodyear
235/55R19 105W Ziex ZE-912 Falken (XL)
235/55R19 101W Eagle Excellence Goodyear
235/55R19 105V Versado CUV Toyo
235/55R19 101H City Venture Confort KL33 Kumho
235/55R19 104V ContiCrossContact UHP Continental
235/55R19 101W Dueler H/P Sport Bridgestone
235/55R19 105V ContiCrossContact UHP Continental
235/55R19 101V Geolandar SUV Yokohama

Troller-a-vista
17/02/2014, 09:58
com certeza esses pirellis ja foram trocados, em média esses pneus nao duram 25 30 mil km...

muito motor + muito peso + ruas ruins = pneu morre rapidinho.

nao tem segredo, e npormalmente esses pneus ja sao feitos pra nao durarem muito. 44 mil km com certeza ja foram trocados 1x e esta indo pra segunda.

agardim
17/02/2014, 19:09
Nossa, que prejuízo! Trocar os 4 pneus fica no mínimo 4000 reais, para não durar nem 30000 km? Não imaginava que era assim não.

Renato Franco
17/02/2014, 20:10
Nossa, que prejuízo! Trocar os 4 pneus fica no mínimo 4000 reais, para não durar nem 30000 km? Não imaginava que era assim não.Amigo,Durabilidade de pneus depende: 1) modo de condução; 2) tipo de uso; 3) cuidado do dono; 4) qualidade do produto, nesta ordem. Com a Disco 3, tenho conseguido, com pezinho de moça (minhas pastilhas de freio, para ter uma ideia, duraram 105 mil km), e rodízios constantes, 50.000 km na marra com os pneus aro 19". Talvez vc consiga um pouco mais com a Fl 2 por ser um carro mais leve, mas não acredito que muita coisa, no máximo 60 kkm no aro 19". Portanto, 44.000 km está bastante razoável, se o carro for de uso urbano e não tão bem cuidado. Quanto ao custo, esqueça os de "grife". Vá para os Maxxis e Kumho, que são de excelente qualidade pela metade do preço. Hoje só ando com aro 17", cuja durabilidade é bem maior. Abraços.

Troller-a-vista
17/02/2014, 20:57
o que o amigo de cima falou esta correto, calma, pé de moça, etc, td isso conserva pneu...

mas esses carros tem muito peso, muito motor, e nego nao costuma andar levinho.

Lembrando que qto maior o aro, mais gasta o pneu, pq esse tem menos area pra deformar, aquece mais rapido, sofre algumas mudancas na borracha tb... mas enfim... fica lindo :) uuhuhuhuh

o q vc pode fazer, é comprar um pneu com velocidade inferior a indicada, e consequentemente nao passar da velocidade do pneu (fazer isso numa LR é meio crueldade mas...). ou comprar pneus at ou mais off.. enfim.. em questao de pneu nao existe milagre, ganha ali, perde aqui...

ate mesmo a 100km/h em estrada, andando tranquilo, o pneu nao gruda corretamente, ele esta sempre escorregando ou se preferir, dando burn out... nao existe contato perfeito. nem na f1 ! qto maior a velocidade mais ele derrapa. Ai ja viu neh"?

agardim
17/02/2014, 21:15
Amigo,Durabilidade de pneus depende: 1) modo de condução; 2) tipo de uso; 3) cuidado do dono; 4) qualidade do produto, nesta ordem. Com a Disco 3, tenho conseguido, com pezinho de moça (minhas pastilhas de freio, para ter uma ideia, duraram 105 mil km), e rodízios constantes, 50.000 km na marra com os pneus aro 19". Talvez vc consiga um pouco mais com a Fl 2 por ser um carro mais leve, mas não acredito que muita coisa, no máximo 60 kkm no aro 19". Portanto, 44.000 km está bastante razoável, se o carro for de uso urbano e não tão bem cuidado. Quanto ao custo, esqueça os de "grife". Vá para os Maxxis e Kumho, que são de excelente qualidade pela metade do preço. Hoje só ando com aro 17", cuja durabilidade é bem maior. Abraços.
Obrigado pelas dicas Renato. Realmente a Disco 3 eu acho que tem bem mais peso, e portanto acho que tem ainda mais desgaste mesmo. Se durar 50 ou 60k km ótimo, ai é "justo" vamos dizer assim.
Ótima dica também sobre a marca... pra mim se eu comprasse um Michellin de 1600 reais duraria o dobro.. já que não é assim, vou nesses mais "baratinhos" mesmo. Minha preocupação era com segurança, tipo estourar na estrada... mas se são de boa qualidade, então é neles que eu vou.
Por mim eu até colocava aro 17, mas nem quero imaginar quanto custa uma roda disso. hehehe. Deixa a 19 mesmo.
Abraço!

agardim
17/02/2014, 21:21
o que o amigo de cima falou esta correto, calma, pé de moça, etc, td isso conserva pneu...

mas esses carros tem muito peso, muito motor, e nego nao costuma andar levinho.

Lembrando que qto maior o aro, mais gasta o pneu, pq esse tem menos area pra deformar, aquece mais rapido, sofre algumas mudancas na borracha tb... mas enfim... fica lindo :) uuhuhuhuh

o q vc pode fazer, é comprar um pneu com velocidade inferior a indicada, e consequentemente nao passar da velocidade do pneu (fazer isso numa LR é meio crueldade mas...). ou comprar pneus at ou mais off.. enfim.. em questao de pneu nao existe milagre, ganha ali, perde aqui...

ate mesmo a 100km/h em estrada, andando tranquilo, o pneu nao gruda corretamente, ele esta sempre escorregando ou se preferir, dando burn out... nao existe contato perfeito. nem na f1 ! qto maior a velocidade mais ele derrapa. Ai ja viu neh"?

Agradeço as dicas amigo... realmente comprar pneu de velocidade inferior não acho que seja o caso. Ai é sacanagem mesmo.
Vou trocar, colocar desses mais baratos que o amigo Renato citou ai acima, e vamos ver o que dá. Vou dirigir normalmente, sem pé de moça mas também sem apostar corrida com ninguém. hehehe
Colocar pneu AT ou mais off foi a primeira coisa que pensei, mas pesquisei em tudo quando é lugar e não achei nada a respeito nessas medidas da FL2 HSE... só achei 100% asfalto mesmo.
Abraço!

agardim
17/02/2014, 21:47
Rapaz, eu não conheço carro pesado que gaste pouco pneu e é sempre os da frente. Provavelmente o dono não fez o rodizio.

O FL2 deve chegar perto de uns 55.000 km com o mesmo jogo, desde que devidamente calibrados e rotacionados a cada 10.000 km.

No meu antigo FL1, troquei o jogo (coloquei o original Continental lá pelos 50.000 km) uma vez só nos 70.000 km em que fiquei com ela e entreguei o carro com os pneus em excelente estado.

Imagino que a FL2, tendo pneus com o perfil mais alto, deva durar um pouco mais. Isso aí foi só desmazelo do dono antigo.

Olá Neilson, obrigado pelas dicas e informações.

Como eu disse para o amigo acima, se durar 50.000 km é "justo". Agora durar 34.000 achei pouco demais. O carro em si está super bem conservado e bem cuidado, só os pneus mesmo que acho que ficaram largados.
Abraço!

Troller-a-vista
18/02/2014, 08:16
qto as marcas e a experiencia do amigo de cima.... bom, experiencia cada um tem o seu.

Eu nao pago metade do preco num michelin pra por marca "generica" nem ferrando.

Pneu é a primeira e UNICA coisa que esta em contato com o solo, a é UNICA coisa que te segura no chao e nao sobrevoando por aí... Sua vida depende 100% dos pneus, uns 70% dos freios e quase nada das babas eletronicas. Freio, pneu, roda, são os ítens mais preciosos, esteja vc num 147 ou num aston martin. E óbvio, quanto maior a cavalaria e peso, maior pressão os pneus recebem.

Entre pirelli, goodyear, firestone, barun, bf, kumho, maxxis, etc, iria no mais barato (ta acho que pirelli e firestone nao uso nem por decreto marcial mas...), agora pensando em conforto, durabilodiade e SEGURANCA, tem que ser bridgestone e michelin, sem sombras de dúvidas.

Ja andei algumas vezes numa FR, aadoro esse carro, é empolgante, sensato, justo, forte, e nao é um trambolho. Pensar um carro desses sem uns pneus a altura pra mim é bobagem.

Pra mim do melhor pra pior Michelin < Dunlop (mas é quase impossivel achar dunlop no brasil, esquece)< bridgestone< continental (continental a linha mais alta as vezes é melhor que bridgestone)< resto.

agardim
18/02/2014, 09:19
Troller-a-vista, sua opinião é válida e vou considerar na hora da compra. Achei um pneu que tem bons comentários e bom preço, o Falken Ziex ZE-912, porém voce não citou ele em seu comentário. Já ouviu falar deste?

Troller-a-vista
18/02/2014, 10:13
nunca ouvi falar... onde leu comentarios?

comentar ate papagaio comenta, usar de verdade, ser atento pra pneus, exigente ja é outra coisa.

vc costuma ficar junto do mecanico? do cara q alinha e balanceia pneu? troca ideia?

moro em ribeirao preto, e aqui quase todos me conhecem, a cidade tem 650 mil habit. imagina o qto de oficina nao existem?

eu sou chato, crica, tenho meus macetes, enfim... gosto de brincar na coisa.

primeira coisa que um pneu precisa ter é acabamento. e isso hj em dia só vejo em michelin e bridgestone (e isso nas linhas mais altas, pq algumas de entrada fabricadas aqui no mercosul sao tao ruins qto as outras marcas). O acabamento é a uniformidade do pneu, ou seja, vc poe na roda, gira no balanceador e ele gira uniforme e nao oval ou quadrado como a grande maioria. Isso se reflete em frenagem melhor, grip, curvas mais aderentes e principalmente necessidade de pesos menores pra balancear, ou seja, seu carro como tempo mantem td direito nao inves de trepidar, qto mais trepida mais vai destruindo td no carro. Fora o conforto total

Depois eu vejo quantidade de borracha, já parou pra analisar? Michelin e bridgestone tem mais de 1 dedo de altura os sucos, eqto pirelli, goodyear , continental, bf, etc tem pouco mais de 60% da altura dos dois... é muita diferenca.

Da pra notar tb a questao do acabamento dos sucos, sucos retos, sem acabamento, tendem a colar uns nos outros qdo em curvas ou alta velocidade, isso deixa o resultado dos grip e do escoamento de agua bem debilitado, ainda que seja um pneu agressivo, qdo as bordas dos sucos sao chanfradas isso nao ocorre, ou ocorre em menor grau, sinal disso é vc andar com um michelin na agua, é impressionante parece q eh igual andar no seco.

Conforto: borracha macia gasta mais rapido, entao pra resolver isso, colocam mais borracha... qto mais borracha mais conforto, logo, temos 2x mais conforto num mesmo pneu. em janeiro coloquei 1 par de michelin atras do meu fiesta, e continuei usando os pirelli originais na frente, qdo instalei, ainda fiquei olhando se tinha algum problema com a suspensao traseira pois ao passar em buracos sentia uma pancadinha aparecendo, um barulho seco, pneu novo, sumiu td, literalmente ficou mais macio o carro, e com menor ruido. As curvas a traseira esta agarrando muito mais que a dianteira. Nao vejo a hora de trocar os dianteiros. Carro mais macio, melhor de curva, mais silencioso, mais pregado no chao, e a km eh quase o dobro do pirelli original. preço? 10% a mais...achei barato!

Enfim, tem muita coisa a respeito de pneu, da uma olhada no proprio forum sobre michelin versus bf... Tem bons relatos, mas nao preenda a relatos de internet, nego nao sabe nem calibrar e fala muita porcaria.

De uma passada em quem trabalha com isso, comece a perguntar, pergunte de km, conforto, ruido, grip, chuva, qualidade, resistencia... ai vc tira por base...

nao posso falar dos falken, nunca vi, nem ouvi.

Renato Franco
18/02/2014, 19:25
qto as marcas e a experiencia do amigo de cima.... bom, experiencia cada um tem o seu.Eu nao pago metade do preco num michelin pra por marca "generica" nem ferrando.Pneu é a primeira e UNICA coisa que esta em contato com o solo, a é UNICA coisa que te segura no chao e nao sobrevoando por aí... Sua vida depende 100% dos pneus, uns 70% dos freios e quase nada das babas eletronicas. Freio, pneu, roda, são os ítens mais preciosos, esteja vc num 147 ou num aston martin. E óbvio, quanto maior a cavalaria e peso, maior pressão os pneus recebem.Entre pirelli, goodyear, firestone, barun, bf, kumho, maxxis, etc, iria no mais barato (ta acho que pirelli e firestone nao uso nem por decreto marcial mas...), agora pensando em conforto, durabilodiade e SEGURANCA, tem que ser bridgestone e michelin, sem sombras de dúvidas.Ja andei algumas vezes numa FR, aadoro esse carro, é empolgante, sensato, justo, forte, e nao é um trambolho. Pensar um carro desses sem uns pneus a altura pra mim é bobagem.Pra mim do melhor pra pior Michelin < Dunlop (mas é quase impossivel achar dunlop no brasil, esquece)< bridgestone< continental (continental a linha mais alta as vezes é melhor que bridgestone)< resto.Amigo,Até a pouquíssimo tempo atrás pensava exatamente como vc. O problema é que isso é puro preconceito. As marcas que vc chama de "genéricas" estão MELHORES que muitas nossas conhecidas, como Pirelli, Firestone e Goodyear, verdadeiras porcarias. É só vc comparar o índice treadwear de um Kumho com um desses que poderá ver. Mudei meu pensamento com a experiência (como sempre). Meu pai adquiriu um Azera, que veio com pneus Kumho originais. Está com 65.000 km, são pneus macios, silenciosos, de excelente dirigibilidade, e ainda tem muita borracha, com um motorzão de 265 CV puxando, e com aro 17". Já andei muito com Michelin, e meu antigo Jetta, com 100 cv a menos, não rodava tanto com um jogo de pneus Michelin no aro 16"!!! Todos eles usam compostos de sílica, e não tem nada de "genérico". Genérico, hoje, são os Pirelli, Goodyear, Firestone, Bridgestone e outras porcarias que tais...O fato é que essas "grifes" só estão sobrevivendo no mercado por conta de consumidores conservadores, que tem medo de conhecer o novo (e mais eficiente). Os carros coreanos todos saem de fábrica com pneus nacionais (deles, óbvio), e hoje já são padrão de qualidade em todo o mundo, cutucando até mesmo os alemães (os franceses e americanos já estão na poeira faz tempo...).Abraços.

Troller-a-vista
18/02/2014, 20:13
Renato: pirelli, firestone, goodyear, pra mim é genérico ha pelos menos 18 anos!

bridgestone, michelin, nao. Sao primeira linha no mundo inteiro.

Explicitamente pirelli eu tenho birra completa, troquei 8 CONJUNTOS de 4 pneus em menos de 1 ano num carro que tive, toda vez ele ovalavam a ponto do carro parecer torto, claro usei a garantia... Só parou qdo usei michelin...

Kumho nunca usei, mas em nenhum lugar seja com especialistas, com foruns gringos, com testes, com pessoas que trabalham no ramo ouvi dizer que estao no nivel de michelin, podem estar perto , mas no mesmo nivel ainda noa ouvi falar.

Fato que a michelin latina é bem inferior a michelin europeia... mas convenhamos, ainda é melhor do que temos por aqui.

Acredito em vc qdo diz sobre a km do teu jetta... veja, tive um UNO (carro mais leve nacional na epoca) com pirelli p4, durou menos de 30 mil, tive um ka com os mesmos pneus porcaria e duraram 46 mil... Mesmo uso, mesmas pessoas dirigindo, mesmo piso. Mas a suspensao do uno é mil vezes mais dura que o ka, em especial a traseira, veja mesmo sendo tracao dianteira a traseira do uno comia mais rapido! pq? regulagem... Pode ser que o teu jetta seja parecido com isso. Andei pouco no jetta.

Meu ex-vectra com bridgestone andei sem manutencao alguma por 68milkm... só troquei os da frente pq comeram errado (falta de alinhamento), os traseiros ja devem estar com quase 89 mil e ainda rodam bem ainda...

Meu goodyear do fiesta (nao lembro ql eh... mas eh gps alguma coisa), nao durou 30 mil km! Andando na maciota....

Enfim, km é um bom indicio do pneu? SIM... Mas nem de longe é o unico indicio.

Conforto, grip, estabilidade, ruido, na chuva, é o que mais me importa. Tive 4 maxxis num corsa, estava ainda longe do TWI e o carro desgovernou ha 60km/h numa curva, piso levemente molhado (ja estava secando) ... rodopiei , bati frente e traseira. os maxxis duraram algo perto de 60 mil km... Preferiria que tivessem agarrado e durado metade...

De qqr forma, o treadwear nao deve ser levado em consideracao maxima, o treadwear nao eh uma grandeza fixa, do tipo :

100 roda pouco, 300 roda muito.

O treadwear leva um pneu da marca (escolhido pela montadora) como referencia de testes, logo por exemplo meu michelin hj se nao estou enganado tem 420 de treadwear e seguramente fara entre 60 e 80 mil cuidando bem... Ja o goodyear tem se nao me engano treadwear 600 e nao durou 30 mil.

Entao nao eh uma base muito confiavel.

Eu usei maxxis qdo eles chegaram no brasil, tava comecando minha vida profissional e qria algo barato pq ia trocar o carro... o carro ficou por muito tempo ainda.. Entao precnceito eu nao tenho... Usei continental qdo retornaram ao brasil, mesmo sabendo q era um pneu classe A pras rodas maiores e esportivos , nao tinha confianca no pneu pra medidas populares.

De todos os pneus q usei os ais silenciosos da ordem do melhor pro pior foram : michelin < continental< maxxis< goodyear< firestone< pirelli< bridgestone (linha potenza III faz um barulho alto, inclusive eles falam isso qdo vao vender o pneu... )

enfim... entre pirelli e cia e um kumho, iria no kumho...entre um kumho e um yokohama, iria no yoko, entre um yoko e um toyo, iria de yoko... entre toyo e hancook, iria de toyo... mas podendo pagar por qqr um iria de michelin :)

PS: os brisgestone dueler linha SUV etc, duram em media 25 a 30 mil... nao sei se tem aro 19, mas eh bom saber...

Renato Franco
18/02/2014, 20:44
Troller-a-vista, sua opinião é válida e vou considerar na hora da compra. Achei um pneu que tem bons comentários e bom preço, o Falken Ziex ZE-912, porém voce não citou ele em seu comentário. Já ouviu falar deste?O Falken é um pneu "segunda linha", com compostos mais simples (e mais baratos) da Dunlop.

Renato Franco
18/02/2014, 20:52
Olha, não disse que são necessariamente MELHORES que os Michelin em todos os aspectos, mas, em uma relação custo x benefício, vencem de longe, pois custam menos da metade de um Michelin com medida equivalente (embora a Michelin venha barateando algumas medidas, tipo aro 16"). O que disse é que os Kumho, que adotei como exemplo, pelo Azera de meu pai, são pneus excelentes, muito melhores que os genéricos, inclusive Bridgestone (os originais do Jetta vieram com Bridgestone, e troquei com 65.000 km, no osso, pus Michelin, e vendi com 120.000 km em estado razoável). Por favor, não compare a suspensão do Jetta com Uno e outras coisas, é outro padrão de carro (não confundir com o Jetta "novo" flex imitação do Golf nacional com eixo rígido traseiro), dotado de suspensão multilink, igual das BMs e MBs (a mesma que vem na versão turbo atual, e que vai para os USA). Abraços.

CGAUER
19/02/2014, 16:05
Yokohama ou Michelin/BF Goodrich.

Depois o resto.

agardim
19/02/2014, 16:27
Já vou descartar o Falken então... na verdade pneu dessa medida no Brasil, pelo que estou vendo, não tem muito o que escolher não... tem poucas opções e mesmo entre as poucas não é qualquer lugar que acha.

Renato Franco
19/02/2014, 23:49
Yokohama ou Michelin/BF Goodrich.

Depois o resto.


Concordo plenamente. Para os usuários da elite das Land Rovers, as Defenders, só mesmo Yokohama, Michelin ou BF.

Já a segunda divisão, daqueles que usam tranqueiras descartáveis, como Freelanders, Discos e RRs, podem se virar muito bem com o "resto".

Abraços.

neilsonhenriques
20/02/2014, 11:04
Yokohama ou Michelin/BF Goodrich.

Depois o resto.

Tenho que concordar contigo Clemente.

Já usei Yokohama para estrada e foi o melhor que já vi. Não são baratos, mas duram MUITO e na chuva são mais eficientes do que qualquer outro que já tive oportunidade de usar. Pena que o perfil dele pra Discovery seja 101% asfalto.

Os BF A/T estou usando agora no TR4. Já rodei uns 30.000 km com eles. Acho que irão durar uns 250.000 km. O pneu tá novo ! Juro ! Ainda tem cabelinhos na lateral ! Feliz é o Renato que pode ter uma D3 equipada com eles.

De resto, já usei todas as outras marcas conhecidas com razoável satisfação, mas essas duas são realmente de excelência.

agardim
26/02/2014, 20:09
Os BF A/T da minha TR4 eu já rodei 65.000Km com eles e estão inteiros ainda. Mais de meia vida. Isso é pneu para a vida toda. Por isso que eu estava estranhando o da Freelander durar tão pouco.

Renato Franco
26/02/2014, 21:05
Amigo Agardim

Não existe BF/AT disponível no aro 19, ao menos no Brasil, e, mesmo se existisse, jamais duraria isso, pela própria "arquitetura" do pneu. Abraços.

vitorbg
08/07/2014, 14:29
Alguém sabe dizer quanto de pressão que se coloca para calibrar os pneus 235/55 R19 Continental da Free 2? Não acho em lugar algum.