Ver Versão Completa : Sw4 4Runner 1993 V6 Aut. só anda reduzida. Dicas??
Boa noite.Adquiri uma Hilux Sw4 4Runner japa 1993, V6 e automática.Sou eu meu mecânico e o preço pago foi bem convidativo, apesar do defeito.Bem, o problema é que ela só anda reduzida, se colocar no 4x4 high ela não anda e no 4x2 também não anda.Estou desmontando já a tração, mas tive uma surpresa hj a tarde ao tirar a tampa traseira da tração. O óleo do câmbio hidráulico começou a sair, portanto, o acionamento da tração é hidráulico junto com o câmbio. Mas a boa notícia é que, ao esgotar o fluido, ele me pareceu estar muito preto e misturado com óleo de câmbio comum, inclusive o cheiro, logo que esvaziei, liguei o motor e ele ameaçou partir, mas como estava vazio e aberto a tampa, terminou de jogar o óleo pra fora e não rodou mais.Bem, amanhã vou comprar o óleo novo, mas se alguém tiver experiência nesse assunto e tenha já ouvido fala de um problema assim e puder ajudar, agradeço.Vlw!!
F. Oliveira
16/02/2014, 10:25
Acompanhando!
Jonnhy Bravo
16/02/2014, 10:39
Isso não está me cheirando à tração não! Isso está parecendo motor! Motor fraco, sem força! Já verificou a taxa de compressão e se todos os cilindros estão funcionando?
elmestizo
16/02/2014, 14:50
1o. sem oleo no cambio, não ligue o motor, vai torrar os discos do CA!!!
2o. se anda em reduzida e não anda em 4x2 ou 4x4H o problema só pode estar na caixa de tração
Boa noite.
Vamos atualizar.
Hj tive que desmontar o coletor pois tinha instalado nela um kit flex, e o funcionamento estava uma caca, desmontei e retirei o kit, depois funcionei e melhorou bastante.
Fiz o check nela e o erro deu 24, 32 e 41, sinal TPS, sensor de temp do ar e VAF.
Bem, o TPS esta funcionando perfeitamente, incluindo o idle.
O sensor de temp do ar nem sequer encontrei, rsrs.
O VAF está "aparentemente" funcionando no meter, mas meio irregular, não estou confiando muito nele, mas foquei nos outros erros e não consegui encontrar o problema do Tps, tem 5v, o idle funciona, a resistência varia normalmente, enfim, só não testei se o sinal está chegando na ECU pois o dia acabou.
Mas refiz toda a elétrica interior que estava uma zona, luzes, som original, limpei e acabei tudo.
Só não mexi no câmbio hj pois não comprei o fluido, mas amanha vou comprar e colocar pra ver se funciona.
Acho que colocaram oleo de cambio comum nele, eu acho.
Bem, alguém tem alguma dica ae?
Ela é pouco rodada, 108 mil milhas, creio que não seja nada grave, pois é extremamente nova e conservada, só mecheram bastante no motor, a fiação tava bem zuada, mas hj refiz bastante coisa, inclusive o esquema do vácuo que tinha bastante coisa errada.
Bem, continuo no aguardo.
Obrigado.
Não deixe de nos atualizar. Gosto muito de acompanhar essas "restaurações... hehe.
Eu precisei arrumar a minha por esses dias. Foi praticamente toda reformada, conversor de torque, discos de tração trocados. O mecânico me disse o mesmo que tu constatou, td hidráulico. A princípio parece td bem.
Vou te passar o contato, de repente o mec pode te dar alguma dica, já que acabou de mexer na minha (coisa de uns 10 dias)
51 3325 3063
rscambio@rscambio.com.br
O nome dele é EDI.
Eu precisei arrumar a minha por esses dias. Foi praticamente toda reformada, conversor de torque, discos de tração trocados. O mecânico me disse o mesmo que tu constatou, td hidráulico. A princípio parece td bem.
Vou te passar o contato, de repente o mec pode te dar alguma dica, já que acabou de mexer na minha (coisa de uns 10 dias)
51 3325 3063
rscambio@rscambio.com.br
O nome dele é EDI.
Opa, mto obrigado, ja enviei uma msg a ele e amanha tento ligar.
Certeza q ele pode me ajudar sim.
A minha é igual a sua, a sua é 93 tb? v6?
Obrigado cara, estou com ela parada e doido pra dar uma volta, rsrs.
O motor preciso resolver a falha tb, caso alguém tenha alguma dica, fico grato.
Ele acelera até 2000 rpm e dá tipo um cut off, corta o giro e volta.
Aparentemente ignicao ok, pressao de comb ok, tps ok, vaf meia boca. Será q encontro vaf fácil pra comprar? Esse meu arece já ter sido aberto, vou desmontar depois pra verificar.
Obrigado.
http://imageshack.com/a/img545/7641/jylr.jpg
Estava dando um trato na elétrica no cofre, tava bem zuado.
Terminei tarde, fiz o interior tb, ficou zero km.
http://imageshack.com/a/img849/9185/85cq.jpgQuando terminei, só deu pra tirar foto no escuro.O check engine está aceso por causa dos erros. Estava sem a lampada, provavelmente ao instalarem o kit flex retiraram ela pra não dar problema.Vlw.
Costumam nas lojas de revendas de automóveis, tirarem os fusíveis do abs e air bag, dê uma checada, boa sorte!
Dê uma olhada no site rockauto.com que tem praticamente todas as peças desse motor, e entregam rápido no Brasil.
elmestizo
17/02/2014, 08:51
Sgrul1 Qto gastou para fazer o cambio?
Vá mandando umas fotos pra gente...
Sgrul1 Qto gastou para fazer o cambio?
Vá mandando umas fotos pra gente...
Parceiro...R$ 6.600 quase me enforquei. Sou metido a musico, vendi tds meus equips.
Uma outra c$#@ q fiz, foi medir o óleo após rodar. Esperei uma hora com motor parado e mesmo assim a vareta mostra um pinguinho de nada!! Me apavorei e coloquei mais óleo com medo de fundir. Medi hj cedo e está acima do nível. Dando uma pesquisada, parece q esses V6 baixam mesmo o óleo qdo estão quentes...
|Eu já tava achando q teria q retificar...agora vou trocar novamente o óleo, deixar no nível correto e ver se esta td ok.
Ah uma outra coisa, se alguém tiver o MANUAL da SW4 ¨(4Runner) 3vze estou precisando muito. Pode ser xerox mesmo, eu pago o envio e o valor das copias. Grato
verminose
17/02/2014, 14:19
Parabéns pelo veiculo
a minha e do mesmo ano e tive um problema parecido.
tinha duas valvulas sem funcionar.
o mecanico abriu o motor fez os dois cabeçotes por desencargos de conciencia e pronto.
está quase do jeito q quero.
este link tem quase todos os desenhos do carro.
1990 to 1995 Toyota 4Runner OEM Repair and Wiring Manuals (http://library.worldtracker.org/Car%20Manuals/Toyota%204Runner%201990-1995%20Approved/contents.htm)
espero ter ajudado
abç
Parabéns pelo veiculo
a minha e do mesmo ano e tive um problema parecido.
tinha duas valvulas sem funcionar.
o mecanico abriu o motor fez os dois cabeçotes por desencargos de conciencia e pronto.
está quase do jeito q quero.
este link tem quase todos os desenhos do carro.
1990 to 1995 Toyota 4Runner OEM Repair and Wiring Manuals (http://library.worldtracker.org/Car%20Manuals/Toyota%204Runner%201990-1995%20Approved/contents.htm)
espero ter ajudado
abç
Não consegui abrir o link, vou tentar mais tarde p ver se á problema na rede. Entao o meu motor ta dando uma fumaçada, o mec acha q é p causa do excesso de óleo q eu tinha colocado, e acha q não vale a pena abrir o motor...
Não sei hj testei e me pareceu bom.
Costumam nas lojas de revendas de automóveis, tirarem os fusíveis do abs e air bag, dê uma checada, boa sorte!Obrigado, essa não tem nem airbag nem abs, mas do restante tem tudo.. até piloto aut.Vlw
Parabéns pelo veiculoa minha e do mesmo ano e tive um problema parecido.tinha duas valvulas sem funcionar. o mecanico abriu o motor fez os dois cabeçotes por desencargos de conciencia e pronto.está quase do jeito q quero.este link tem quase todos os desenhos do carro.1990 to 1995 Toyota 4Runner OEM Repair and Wiring Manuals (http://library.worldtracker.org/Car%20Manuals/Toyota%204Runner%201990-1995%20Approved/contents.htm)espero ter ajudadoabçObrigado pelos manuais, já os tenho e uso muito, tudo o que faço me baseio neles.Só acho uma pena não ter a cor dos fios, pq apanhei bastante pra acertar os fios do som, o padrão é bem diferente de todos.Vlw.
Alguem saberia me dizer qual a especificação do óleo recomendado para o motor 3vze? Qtos litros?
4,5 litros com o filtro. A viscosidade no manual gringo é 10w30, mas acho que da para usar um 15w40 no lugar sem problema:
http://library.worldtracker.org/Car%20Manuals/Toyota%204Runner%201990-1995%20Approved/FSM/95toypdf/95rmsour/1995/954runne/ma/maint.pdf
4,5 litros com o filtro. A viscosidade no manual gringo é 10w30, mas acho que da para usar um 15w40 no lugar sem problema:
http://library.worldtracker.org/Car%20Manuals/Toyota%204Runner%201990-1995%20Approved/FSM/95toypdf/95rmsour/1995/954runne/ma/maint.pdf
É eu coloquei o 15w40 mas louco de medo. Agora fico mais tranquilo.
Sobre aditivos p motor...eu não quis colocar. Acham que é uma boa? Recomendam algum?
elmestizo
18/02/2014, 12:48
eu uso oleo 5w40
O manual indica o 5w30, cita que se usar o 10w30 tem dificuldade na partida a frio, mas isso deve ser frio mesmo, la do canada, abaixo de zero.
vlw.
O manual indica o 5w30, cita que se usar o 10w30 tem dificuldade na partida a frio, mas isso deve ser frio mesmo, la do canada, abaixo de zero.
vlw.
Posso ter entendido errado, mas parece q o 5W30 seria p atuar em uma faixa de temp de aprox. -29 C° até +4 C° e o 10W30 p uma faixa de -18 C° até 38 C°. Seria isso...?
Posso ter entendido errado, mas parece q o 5W30 seria p atuar em uma faixa de temp de aprox. -29 C° até +4 C° e o 10W30 p uma faixa de -18 C° até 38 C°. Seria isso...?
Exato,, na minha Sw4 96 2.7 eu usava o 10w30, a partida logo depois da primeira troca melhorou muito. Devia ter óleo mineral 20w50 no motor, depois da troca a partida ficou bem rapidinha.
Eu penso da seguinte maneira. Se o fabricante indica um óleo tão fino, é quase uma água, é porque os dutos internos do motor são pra esse tipo de óleo, se vc usa um mais espesso, há dificuldade em lubrificação, refrigeração, enfim, uso sempre o mais indicado, lendo o manual ele indica o 5W30, e cita que haverá dificuldade na partida a frio com o outro óleo que pode ser usado também, o 10W30.
Mas pessoal, ninguém aí conhece algum especialista em câmbio automático pra dar alguma dica??
Ele roda certinho em reduzida, mas se selecionar 4X4 alto ou 4x2 ela só ameaça partir, até se move um pouco, mas não roda. Faz um barulho tipo "embreagem patinando" mas não sai.
O motor não tem nada a ver pois se seleciona D ela já sai andando em reduzida mesmo em marcha lenta, apesar das falhas.
No check interno da ECU não cita nada sobre algum erro que possa impossibilitar o uso em 4x2, não encontrei nenhuma ligação do câmbio com a ECU.
Já estou começando a cogitar a hipótese de trocar esse conjunto motor, câmbio e tração por um motor de opala 4cil injetado, que tenho muita experiência, câmbio de chevette e tração de jeep. Faço as adaptações e fico com um Jeep de Luxo. Mas isso seria a última decisão, pretendo deixar tudo original primeiro.
Aguardo idéias.
Vlw.
Mas pessoal, ninguém aí conhece algum especialista em câmbio automático pra dar alguma dica??
Ele roda certinho em reduzida, mas se selecionar 4X4 alto ou 4x2 ela só ameaça partir, até se move um pouco, mas não roda. Faz um barulho tipo "embreagem patinando" mas não sai.
O motor não tem nada a ver pois se seleciona D ela já sai andando em reduzida mesmo em marcha lenta, apesar das falhas.
Vlw.
Se como tu mesmo disse, o motor não tem nada a ver, não vejo pq partir p outro...
Sobre ela patinar, acontecia comigo so na ré, e a solução era reduzida, dps começou a patinar sempre ate q parou...
Um mecânico chegou a falar sobre uma "cinta" no conversor de torque que poderia estar com mta folga...como meu cambio acabou reformando td até a tração acabou q só me preocupei com o resultado.
Entendi, mas a sua parou de rodar em 4x2 e vc conseguia rodar só em reduzida como no meu caso?
O que quero saber é o seguinte, com certeza vou desmontar tudo, tirar o câmbio fora e ver onde está o problema, claro, vou começar a desmontar pela traseira pois tenho certeza que o problema é na tração, pois as marchas entram todas no tempo certinho, sem trancos ou estalos, mas gostaria de saber se alguém que tenha experiência, as vezes, pode dar alguma dica pra que eu possa reparar sem desmontar tudo, exemplo, solenóides que posso acessar externamente, entendeu? Ou, se posso desmontar somente a tração e deixar o câmbio no lugar, enfim, estou esperando um pouco pra desmontar por falta de tempo, e nesse meio tempo vou tentando juntar mais conhecimento possível pra quando desmontar fazer o trampo direto.
entendeu?? O fato de pensar em trocar conjunto motor e câmbio seria no caso de ter que gastar 6000, 7000, aí meu amigo, esquece, tiro tudo e instalo um 4cil de opala e conjunto cambio e tração de jeep, adapto e fico com um conjunto súper econômico e confiável, mas, como disse, gostaria muito mesmo de deixar original, apesar desse motor ser meio problemático, mas como o uso vai ser bem pouco, e com certeza vou ter que deixar tudo limpo denovo, visto a caca que fizeram, vou ter como primeira opção manter o original.
Se puder tirar alguma informação do pessoal que fez o serviço no seu, eu tentei contato mas não responderam, estou no trabalho o dia todo e não consegui ligar, eu ficaria agradecido se pudesse ajudar, pergunte a ele se as embreagens da tração são quantas, se tem alguma bomba só pra tração, se existe alguma solenóide externa, o que não encontrei. Estou procurando o manual de serviço só do câmbio com vista explodida mas não encontrei, só encontrei o assembly com passo a passo pra montar e desmontar, mas não peguei a fundo ele ainda.
Novamente agradeço. vlw!!
Como vai? Tenho um problema assim. Estou trabalhando nele. De cara eu posso te falar para abrir a caixa de transferência.
Ocorre que neste câmbio a caixa de transferência é integrada, ou seja, ela trabalha junto com a caixa de velocidades.
As embreagens que saem para o eixo cardã estão queimadas. Provavelmente se você acelerou muito, o suporte e o cubo das embreagens estão comprometidos. O conjunto fica em aproximadamente R$3500,00. Os meus eu mandei recuperar.
Se a sua viatura tem motor 3VZE o câmbio é o A340H, pode ir desmontando a caixa de transferência e verificando os conjuntos de embreagens. Este fim de semana vou abrir a caixa de velocidades novamente, pois, este dano é só o resultado do defeito. Se precisar dos arquivos do câmbio A340H eu tenho todos. Só não consigo postar, pois são muito grandes.Terei que mandar via e mail. Depois comunico sobre o resultado da procura do defeito.
Muita paz para todos.
Só pra constar.
O óleo da caixa de transferência deste câmbio é o Dexron II, se colocar outro ferra tudo.
Como vai? Tenho um problema assim. Estou trabalhando nele. De cara eu posso te falar para abrir a caixa de transferência.
Ocorre que neste câmbio a caixa de transferência é integrada, ou seja, ela trabalha junto com a caixa de velocidades.
As embreagens que saem para o eixo cardã estão queimadas. Provavelmente se você acelerou muito, o suporte e o cubo das embreagens estão comprometidos. O conjunto fica em aproximadamente R$3500,00. Os meus eu mandei recuperar.
Se a sua viatura tem motor 3VZE o câmbio é o A340H, pode ir desmontando a caixa de transferência e verificando os conjuntos de embreagens. Este fim de semana vou abrir a caixa de velocidades novamente, pois, este dano é só o resultado do defeito. Se precisar dos arquivos do câmbio A340H eu tenho todos. Só não consigo postar, pois são muito grandes.Terei que mandar via e mail. Depois comunico sobre o resultado da procura do defeito.
Muita paz para todos.
Boa noite monken, estou desmontando agora tudo, realmente é tudo junto, a caixa da transmissão tem um corpo de valvulas separado inclusive né?
Bem, o meu é o 3VZE e o cambio A340H, identico ao seu. O problema seu aí é igual ao meu? Só roda reduzida e do resto só ameaça?
Vou ter que retirar o cambio completo ou posso descer só a transmissão? Já estou com as travessas, suporte, tudo fora, cardãns, logo vou tentar tirar só a transmissão. Mas este tópico vai ser útil pra muita gente com certeza, percebi que é um problema crônico este, já é o terceiro aqui.
Bem, vai falando as novidades ae, e eu vou falando aqui.
Se puder deixando as dicas, estou desmontando, qualquer informação será muuuuuiiiito bem vinda, inclusive os manuais de serviço do cambio, se puder enviar pro eclypx@hotmail.com eu agradeço.
Vlw
Boa noite Eclipx.
Eu ja desmontei a transferencia 2 vezes. Foi aí que eu vi que estava consertando só a consequencia. Você consegue desmontar a transferência no carro mesmo, só tem que tomar um cuidado extra na montagem, pois, os aneis de vedação são como aneis de segmento e tendem a escorregar (posto que é uma montagem na horizontal) e quando você coloca o cubo de embreagens de volta pode cortar os anéis. Quando for colocar, passe bastante oleo nos canais e anéis para que fiquem no lugar e não deslizem para baixo. A propósito tenho o manual de serviço completo para este carro, mas, só consigo mandar via e mail. Outra coisa, cuidado ao desmontar o corpo de válvulas. Se abrir do lado errado vão cair as esferas. Eu acho que fotografei a posição delas depois de muita demora para descobrir a posição correta. Se for procurar nos sites americanos este carro é o 4RUNNER 1990.
Até mais.
Esqueci de dizer que quando se troca as embreagens ele volta a andar, mas, basta forçar a aceleração que elas queimam novamente.
Opss.... O carro é o 4RUNNER 1991
Boa noite Eclipx.
Eu ja desmontei a transferencia 2 vezes. Foi aí que eu vi que estava consertando só a consequencia. Você consegue desmontar a transferência no carro mesmo, só tem que tomar um cuidado extra na montagem, pois, os aneis de vedação são como aneis de segmento e tendem a escorregar (posto que é uma montagem na horizontal) e quando você coloca o cubo de embreagens de volta pode cortar os anéis. Quando for colocar, passe bastante oleo nos canais e anéis para que fiquem no lugar e não deslizem para baixo. A propósito tenho o manual de serviço completo para este carro, mas, só consigo mandar via e mail. Outra coisa, cuidado ao desmontar o corpo de válvulas. Se abrir do lado errado vão cair as esferas. Eu acho que fotografei a posição delas depois de muita demora para descobrir a posição correta. Se for procurar nos sites americanos este carro é o 4RUNNER 1990.
Até mais.
Esta online ai ne?
Bem, tirei a tampa do corpo de valvulas, mas o que quero saber é se tiro a parte traseira da transmissao somente ou desço tudo com o corpo de valvulas junto.
Por favos, envie no meu email.. eclypx@hotmail.com os manuais vao ajudar muito.
O seu defeito era como o meu? So andava em reduzida? Ou nem andava em modo nenhum?
Aguardo.
Se tiver com whatsapp ae, adicione o (18) 98140-9025 ai conversamos melhor, estou num tablet e mexendo agora no carro.
Não precisa tirar o câmbio não. Basta desmontar a transferência.
Retire a tampa da transferência apenas para remove o parafuso que prende o suporte central e depois feche novamente por causa de entrada de pó.
Com relação a folga da cinta, não é a cinta de lock up do conversor não. Embora seja bom mandar para a revisão. O meu foi todo desmontado e foi trocada a cinta de lock up por R$600,00.
A cinta a que alguém se referiu é a cinta do power lock pow. Se o avanço do atuador for superior a 3mm ela deve ser trocada.
Para retirar o câmbio compre dois parafusos M12X100mm corte a cabeça deixando uns 50mm depois da rosca faça uma fenda na ponta devidamente chanfrada e coloque nos furos da caixa onde houver rosca de 12mm. Isto é para não empenar a ponta do centro do conversor. Com os parafusos guia no lugar remova os parafusos que prendem o conversor de torque (são 6 parafusos). Então é só afastar a caixa o suficiente para remoção. O resto do procedimento você como mecânico já sabe :
desconectar tudo, abaixar um pouco a parte de trás do câmbio, etc...
O que foi feito na minha:
-Kit Banner cambio - discos, juntas, retentores...
-Cinta Câmbio
-Filtro e óleo cambio
-Oleo de tração
-Discos tração
-Engrenagem bomba de óleo
-Reforma conversor de torque
-Reparo tambor de tração
Exatamente como foi o procedimento não sei dizer pq não entendo de mecânica, além do fato de a oficina ficar em Porto Alegre a 260 Km da minha cidade, não tive como acompanhar de perto.
Espero q consiga resolver e o tópico sirva p ajudar os proprietários desse modelo.
Eu apesar da "pancada" que levei to com fé q a viatura vai me atender.
Pela lista do sgrul1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/41538.html)é exatamente o que estou fazendo na minha.
Os discos de tração são os discos que queimaram na minha.
A única coisa que não fiz foi trocar a cinta do power lock pow, que acredito ser a causa do problema.
Este final de semana vou abrir o câmbio para trocar a danada.
Depois eu relato o resultado.
Boa tarde.
Primeiramente gostaria de agradecer ao Bernardo Monken por ter ligado pra mim hj, trocamos várias informações importantes.
Vou fazendo as fotos e postando conforme faço o reparo.
Vou tentar trocar apenas a embreagem da tração, se der pau denovo, desmonto tudo.
Logo posto as fotos.
Obrigado a todos.
Free factory service manual downloads - Toyota 4Runner Forum - Largest 4Runner Forum (http://www.toyota-4runner.org/classic-t4rs/35863-free-factory-service-manual-downloads.html)
Todos os manuais de serviço, muito bom pra quem gosta de dar a manutenção.
E se eu eliminar o sistema, a caixa de tração com um eixo simples ligando um lado a outro da caixa, vou ter um sistema de 4h e 2h, visto que continuarei com o sistema de distribuição e isolamento do dif. dianteiro, eu estava analisando o sistema e tem jeito de fazer, aí rodo com ela até ter grana pra comprar as peças pra consertar. O que acham?
Vou postar as fotos daqui a pouco.
Vlws
Não, porque você vai mudar uma parte do sistema e pode com isto danificar outra.
E este não é o defeito, e sim o resultado final do defeito.
Tem que corrigir a causa e não o sintoma.
Elton Santos
22/02/2014, 21:44
Ah uma outra coisa, se alguém tiver o MANUAL da SW4 ¨(4Runner) 3vze estou precisando muito. Pode ser xerox mesmo, eu pago o envio e o valor das copias. Grato
Olá meu xirú!
Você já conseguiu o manual? O manual mecanico está neste site 1990 to 1995 Toyota 4Runner OEM Repair and Wiring Manuals (http://library.worldtracker.org/Car%20Manuals/Toyota%204Runner%201990-1995%20Approved/contents.htm)
Visto ser muito grande não tive coragem ($):discordo: de imprimir. Tenho também o manual de proprietário eu tenho, caso vc queira uma copia posso irar e te mandar via correio.
Abraço.
HILUX SW4 V6, JAPA, 1995
Olá meu xirú!
... Tenho também o manual de proprietário eu tenho, caso vc queira uma copia posso irar e te mandar via correio.
Abraço.
HILUX SW4 V6, JAPA, 1995
Bah valeu Elton Quero sim. Daí tu me passa os valores do xerox e do correio e te deposito.
http://imageshack.com/a/img594/2475/44be.jpg
Ai esta o eixo que fixei nesta engrenagem que vem do cambio e trabalha na reduzida.
Bem, já terminei o trabalho e vou explicar o que fiz.Retirei as embreagens da vel comum da tração, retirei também da reduzida, fixei o eixo principal da caixa na engrenagem que engata no eixo do câmbio e encaixa nas engrenagens da reduzida. Em resumo, liguei o eixo do câmbio direto ao eixo da caixa, transferindo tudo do câmbio direto pro cardã.Montei as embreagens da tração, portanto, continuo com tração 4x4, porém sem reduzida.Já estou rodando com a 4runner desde sábado, estou terminando de resolver os erros da injeção, que já está sem acender o check mas preciso trocar um sensor, pra poder rodar mesmo sem falhas, mas o câmbio e o funcionamento ficou perfeito.Vou passando as novidades.Ah, o fato de não passar de 2000rpm era o Tps, tinha fio invertido, mas já consertei.Vlws
Continue nos deixando informados.
Boa tarde.Pronta, ficou show, agora pra finalizar 100% preciso comprar o sensor Maf, Vaf, ele foi aberto e quebraram o mecanismo, consegui fazer uma gambiarra, mas não está bom, do restante acertei tudo, tps, sensor temp do ar, tirei o kit flex, acertei o chicote da ignição.. acertei a elétrica interna, consertei luzes, som, alarme, vidros, travas, retrovisores, enfim, lavei e poli, cristalizei e agora só preciso comprar o vaf.Vou rodar bastante com ela, vamos ver quanto tempo dura meu serviço, se durar bastante, o que eu tenho quase certeza, será uma ótima opção pra quem tem essa sw4, pois pelo que percebi.. esse é um problema crônico.Vou passando as novidades.Vlw
TCHEIGOR
26/02/2014, 00:14
Ela rodava no GNV? O MAF costuma quebrar quando dá o backfire (aquele estouro) do kit gás.
Então, não tem indicios de ter rodado com gnv, mas parece que foi mechanico mesmo, abriram pra ver como era dentro, rsrs.
Eu refiz a ponta que corre na trilha e ficou mea boca, danificaram a trilha, ai quando o ponteiro chega na trilha danificada ele acende o check, mas depois apaga, mas eu vou ver se coloco um original ou outro de outro carro, como a grana ainda não saiu, preciso esperar um pouco, mas pra que nem tinha esperança, já estar rodando com ela, é uma vitória.
Já vou postar as fotos.
Vlw.
Pintura original, selada, muito boa de tudo, impecável de interior.
http://imageshack.com/a/img203/1380/ka5r.jpg
http://imageshack.com/a/img809/138/0afq.jpg
Estava calculando as médias de consumo todo preocupado, só depois de um tempo lembrei que ela marcaem milhas.
Muito bonita! Parabéns.
Quanto a MAF, uma nova é bem carinha. Se você conseguir consertar a sua, melhor. Uma nova na rockauto custa 230 dólares, já com frete incluso.
Estava calculando as médias de consumo todo preocupado, só depois de um tempo lembrei que ela marcaem milhas.
É isso mesmo, inclusive o velocímetro. Tem 2 marcações uma externa e maior em milhas e uma interna, menor em Km. Cuidado com os pardais...
Bem, já terminei o trabalho e vou explicar o que fiz.Retirei as embreagens da vel comum da tração, retirei também da reduzida, fixei o eixo principal da caixa na engrenagem que engata no eixo do câmbio e encaixa nas engrenagens da reduzida. Em resumo, liguei o eixo do câmbio direto ao eixo da caixa, transferindo tudo do câmbio direto pro cardã.Montei as embreagens da tração, portanto, continuo com tração 4x4, porém sem reduzida.
Olá EclypX,
parabéns pela restauração!
Agora esclarece uma coisa, onde estava o defeito dela andar só em reduzida?
Pois retirando a reduzida e conectando direto o cambio ao cardan ficou ok em 4x4h e 4x2, como pode?
Um abraço,
Edu
Olá EclypX,
parabéns pela restauração!
Agora esclarece uma coisa, onde estava o defeito dela andar só em reduzida?
Pois retirando a reduzida e conectando direto o cambio ao cardan ficou ok em 4x4h e 4x2, como pode?
Um abraço,
Edu
Boa tarde.
Pra explicar certinho, eu precisaria desenhar, mas basicamente é assim.
São duas caixas automaticas, uma com 4 velocidades e outra com 2 velocidades e um acionamento da tracao dianteira.
Bem, o cambio de 2 velocidades, recebe a rotação por meio de um eixo, o que eu fiz foi, analizando o sistema, eliminei todo sistema do segundo cambio de 2 velocidades, passando a trabalhar como um alongamento do eixo que vem do cambio. Dessa forma, eliminei a reduzida e trabalho com a tracao 4x2 e 4x4 normal, pois mantive o sistema de selecao da tracao dianteira. Já estou rodando ha alguns dias, ficou normal o funcionamento.
O eixo foi travado e algumas partes ficaram fora visto perderem a funcao, porem o sistema de travamento eé reversível, se eu comprar as peças, consigo montar novamente tudo como no original.
VLW
Ah, o defeito era na embreagem da velocidade normal do segundo cambio, no caso, a caixa da tracao, como cada velocidade de um cambio automatico tem suas embreagens, o kit de embreagem da velocidade normal, queimou, mas o da reduzida não, por isso só andava em reduzida.
VLW
Boa tarde.
Pra explicar certinho, eu precisaria desenhar, mas basicamente é assim.
São duas caixas automaticas, uma com 4 velocidades e outra com 2 velocidades e um acionamento da tracao dianteira.
Bem, o cambio de 2 velocidades, recebe a rotação por meio de um eixo, o que eu fiz foi, analizando o sistema, eliminei todo sistema do segundo cambio de 2 velocidades, passando a trabalhar como um alongamento do eixo que vem do cambio. Dessa forma, eliminei a reduzida e trabalho com a tracao 4x2 e 4x4 normal, pois mantive o sistema de selecao da tracao dianteira. Já estou rodando ha alguns dias, ficou normal o funcionamento.
O eixo foi travado e algumas partes ficaram fora visto perderem a funcao, porem o sistema de travamento eé reversível, se eu comprar as peças, consigo montar novamente tudo como no original.
VLW
Muito legal a sua solução.
http://imageshack.com/a/img196/7176/lwva.jpg
Parachoque pintado, ficou moderninha.
Preciso batizar ela.
TCHEIGOR
02/03/2014, 00:48
http://imageshack.com/a/img196/7176/lwva.jpg
Parachoque pintado, ficou moderninha.
Preciso batizar ela.
Tá inteiraça mesmo einh! Lisinha e alinhada. Aquelel V6 na grade é bonito tbem heeheh, parabéns pela máquina!
Opa, obrigado.
O v6 ali é original..ela é bem original de frisos e emblemas, os tapetes dela tb tem as inscricoes 4runner tb, eu gostei bastante do carro.
Vlw
Consumo gasolina, 6,5km/l uso misto, metade cidade e metade estrada.Alguém faz melhor essa média?Vlw
A minha é por aí, fiz uns 7,5 a 100 km/h na estrada...com gasolina uruguaia
A minha é por aí, fiz uns 7,5 a 100 km/h na estrada...com gasolina uruguaiaAh, entao esse consumo esta bom, pq o vaf ainda esta ruim, mas consegui quase consertar ele, o funcionamento esta quase perfeito.Preciso arrumar uns pneus 31" pra por nela, mas o $$ ta curto. Sera que encontro alguem aqui com uns usados barato? Qto eu pago em 4?
Esse consumo está ótimo! Minha 4 cilindros só faz 7 km/l no uso urbano.
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05/03/2014, 17:53
R0d, como está seu consumo na estrada? Sei que "vareia" muito, mas é sempre bom comparar.
A minha tem feito religiosamente 7km/l na cidade, e na estrada, fez no carnaval 9.2 com A/C ligado. Quando viajo sozinho e sem ar (não gosto, ligo para os passageiros) já fiz 10 km/l.
[]´s
Gustavo.
O consumo na estrada é esse mesmo, uns 9 km/l.
Fiz uma viagem nesse carnaval e ela fez os mesmos 9 km/l, andando entre 120 e 130.
Já fiz 10 km/l uma vez indo para BH, mas estava andando muito tranquilo, entre 100 e 110 km/h. Depois dessa vez nunca mais.
O pior consumo aconteceu num trecho muito grande de subida de serra e ela fez 5 km/l.
Apenas registrando uma curiosidade, eu troquei todas as buchas da suspensão e isso deixou o carro mais firme e estável, permitindo pegar maiores velocidades com mais segurança. Eu nunca tinha andando acima de 140 km/h, porém na ultima viagem senti o carro permitir alcançar mais de 140 km/h. Mesmo assim fico com "dó" e ando no máximo a 120, hehe.
R0d, como está seu consumo na estrada? Sei que "vareia" muito, mas é sempre bom comparar.
A minha tem feito religiosamente 7km/l na cidade, e na estrada, fez no carnaval 9.2 com A/C ligado. Quando viajo sozinho e sem ar (não gosto, ligo para os passageiros) já fiz 10 km/l.
[]´s
Gustavo.
O consumo na estrada é esse mesmo, uns 9 km/l.Fiz uma viagem nesse carnaval e ela fez os mesmos 9 km/l, andando entre 120 e 130.Já fiz 10 km/l uma vez indo para BH, mas estava andando muito tranquilo, entre 100 e 110 km/h. Depois dessa vez nunca mais.O pior consumo aconteceu num trecho muito grande de subida de serra e ela fez 5 km/l.Apenas registrando uma curiosidade, eu troquei todas as buchas da suspensão e isso deixou o carro mais firme e estável, permitindo pegar maiores velocidades com mais segurança. Eu nunca tinha andando acima de 140 km/h, porém na ultima viagem senti o carro permitir alcançar mais de 140 km/h. Mesmo assim fico com "dó" e ando no máximo a 120, hehe.Sobre consumo das 4cil, minha Sw4 97 2.7 16v fazia esta mesma média.. 10 rodovia com ar e 7 cidade.Voltando as novidades.Depois de montado o cambio e tracao da 4runner, nao tinha testado ainda, sabia que funcionaria, mas enquanto nao visse destracionar as 4 rodas na lama nao estariacontente.Bem, aproveitando que choveu bastante essa semana, peguei ela hj e resolvi me enfiar na lama, numa rua de terra daqui, estava praticamente uma lagoa, eu entrei 4x2 ate parar no meio, joguei 4x4 e quase morro de emocao, destracionou tudo bonito, a bixa foi afundando, rsrs.Joguei uma re, e fui indo um pouco pra frente e um pouco pra traz ate sair, ela ficou com lama ate o teto, mas funcionou bonito a tracao, eu mesmo pensei que nao sairia.Sinceramente, controlando bem o pe, nem senti falta da reduzida, ela foi saindo de boa, isso pq os pneus estao praticamente lisos, imaginem com um jogo de 33" cravudos, nao ia ter nem graca.Bem, depois vou fazer um video dela na lama e posto aqui.Mas estou rodando bastante com ela e aguentou bem o tranco ate agora.VLW
O consumo na estrada é esse mesmo, uns 9 km/l.
Fiz uma viagem nesse carnaval e ela fez os mesmos 9 km/l, andando entre 120 e 130.
Já fiz 10 km/l uma vez indo para BH, mas estava andando muito tranquilo, entre 100 e 110 km/h. Depois dessa vez nunca mais.
O pior consumo aconteceu num trecho muito grande de subida de serra e ela fez 5 km/l.
Apenas registrando uma curiosidade, eu troquei todas as buchas da suspensão e isso deixou o carro mais firme e estável, permitindo pegar maiores velocidades com mais segurança. Eu nunca tinha andando acima de 140 km/h, porém na ultima viagem senti o carro permitir alcançar mais de 140 km/h. Mesmo assim fico com "dó" e ando no máximo a 120, hehe.
Sobre estabilidade, pra mim, essas hilux antigas fazem curvas como carros normais, sao muito estáveis, ja andei bastante de Sw4 das novas, pajeros, elas sao bem piores de curvas, quase rodei uma pajero sport uma vez, cantou pneu em uma curva que eu fazia diariamente com minha sw4, com a minha 97 eu já bati 180 tranquilamente, rodovia boa e logico, mas nunca senti cambalear nao, essa eu ja bati 140 normal a ultima vez que testei, mas roda como carro pequeno, tranquilo. Se sentiu diferenca, deveria estar bem fraco de buchas mesmo, pq normalmente elas sao muito estaveis.
Viajei com uma blazer uma vez e quase capotei a 120 pq a bixa pulou a frente numa ondulacao na pista, essas gm pulam muito, a s10 em curva de nivel indo pra fazenda me da medo, parece que so a frente tem molas, ja com as Sw4, sem comparacao, gosto muito delas.
Vlw
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/369850d1347358577-hilux-sw4-2-7-gasolina-2012-09-06-13.09.54.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/vendem-se-veiculos/387477d1369626875t-hilux-sw4-97-4x4-7lugares-couro-airbag-completa-linda-2012-12-31-14.03.12.jpgAmava essa Sw4, tenho varios videos dela em Castelhanos, saudades.
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07/03/2014, 00:09
Sobre a estabilidade comentada pelo R0d e a Blazer pulando a frente comentada pelo EclypX: Na minha SW4 aconteceu ambos... Quando comprei, era macia, macia, parecia um Landau. Achei que era característica do carro. Na revisão pós compra, a suspa estava toda 100% de buchas e pivôs e os amortecedores (Corven, hidráulicos, argentinos) não apresentavam vazamento, logo não suspeitei de nada. Como dirijo devagar, ficou assim por muitos meses.
Um dia entretanto, passei em uma depressão na pista em velocidade um pouco maior, e foi como o EclypX disse da Blazer: a frente pulou umas três vezes antes de parar, se fosse uma curva tinha mifu. Só aí vi que os amortecedores dianteiros não seguravam quase nada.
Troquei-os pelos KYB com nitrogênio (Gas-Adjust) e virou outro carro, anda sobre trilhos agora.
Fiz o caminho parecido com o do EclypX, só que com número de cilindros invertido, rsrsrs: tinha uma SW4 97 tipo a dele, só que V6, e fui para uma 94, 4cil. Ele tinha uma 97 4cil e foi para uma 94 V6.
Ainda sobre amortecedores: na minha V6 tinha amortecedores Procomp nos 4 cantos. Era uma coisa de louco, nunca tive um carro tão estável. Nesta agora, até cogitei-os, mas só deu ($$) para os KYB. Pelo menos foi uma escolha pensada, são da lista "improved handling" da Rockauto.
Saudações,
Gustavo.
Agora que você falou do amortecedor é que eu lembrei que troquei todos junto com as buchas. Coloquei Skyjackers com nitrogênio. Isso explica porque eu achei o carro melhor.... hehehehe.
Agora que você falou do amortecedor é que eu lembrei que troquei todos junto com as buchas. Coloquei Skyjackers com nitrogênio. Isso explica porque eu achei o carro melhor.... hehehehe.Viu só como o pessoal aqui entende? Mataram a charada sem nem saber, rsrs.Qto pagaram nos 4 amortecedores? E que marcas?Vlw
São Skyjacker Nitro, sendo N8022 para traseira e N8052 para dianteira. Todos são 2 polegadas maiores que os originais para comportar o lift. Foram 40 dólares cada. Como trouxe na bagagem, não paguei frete, mas deixei os 60% da receita federal...
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08/03/2014, 12:43
Os meus foram KYB Gas-Adjust KG5474 na dianteira (USD 37,90 cada) e KG5475 na traseira (USD 17,27 cada). São para a altura original, não tenho planos de lift para esta viatura.
Bom dia.
E falando em dinheiros brasilinos? O custo final de um kit desse hj?
Os meus estao bem firmes, eu precisaria primeiro de pneus, mas poderia ja ir pensando.
Obrigado
http://www.youtube.com/watch?v=h6ZX5GEbMQY&feature=share&list=UUBfJYcMwISw7t4OB_LPQykw
Video testando barro
Boa tarde.Fiz uma viagem de 400km com ela, fez 6,5. Depois disso dei uma acertada, vou fazer outra média.Vlw
Bom dia. Só pra atualizar, como tinha o sensor maf aberto, consertei e aproveitei a opção de ajuste da mola e acertei ela com álcool, alterei a pressão pelo regulador original por vácuo e a posição do tps.. Hj faço médias acima de 6km/l na rodovia com álcool puro com funcionamento liso e melhor desempenho do que antes. Tirei uns vazamentos da tampa de valvulas e da vareta do cambio, dei mais um trato na lata e uso ela todo final de semana, vou precisar de um injetor, pois nestes ultimos dias mais frios ela demora a pegar cedo, mas ficou espetacular.Hj cedo assisti o Vrum no SBT e no teste a Ranger nova 2.5L no álcool fez média de 4.5km/l manual e 4x2, portanto, abortei a compra da Pandoo que ia por pra gerenciar os bicos e vou rodar assim pra ver onde chega. Fiz algumas viagens pequenas.. 150.. 200km, sempre com médias acima de 5,5km/l.Caso alguem queira as alteracoes que fiz, eu passo e pode fazer o mesmo.Vlw
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