Conectar

Ver Versão Completa : Brinquedo novo! Ford Ranger 2.5 xl 4x4 dísel

RHB
15/02/2014, 09:26
Oque os amigos me dizem desta camionete uso urbano e viagens tem 111000 e teve um dono só gostaria de saber de vcs que a possuem se realmente é boa !

RHB
15/02/2014, 10:49
Oque devo ficar de olho nela; motor aguenta quanto de quilometragem sempre tive carro espero a ajuda de vocês ! vai ser minha primeira 4x4 ! ano 2002 111000 km

drosssor51
15/02/2014, 19:45
RHB...... parabéns pela compra...... as Rangers são belas picapes.

ano 2002...com motor maxion 2.5... (não é 2.8???).
Estou aprendendo de rangers ainda..

Minha recomendação é somente caprichar na manutenção preventiva..... e não exigir mais que o motor pode lhe oferecer.

Uma geral nos lubrificante... motor, câmbio, CT, diferencial, fluido de freio, fluido de radiador, óleo da DH (alguns dizem que não se troca) e algum outro que esqueci.....kkk

Filtros... ar, óleo do motor, óleo combustível...etc.

CORREIA DENTADA...!!!!!!!

Engraxe o bicos... and be happy...!!

Parace muita coisa.. mas é um carro com seus 12 anos... se quiser que ele dure mais 12... tem que fazer...

Logo o pessoal das rangers.. passam ai para dizer mais sobre ela.... dicas de donos mesmo...

abç

P.S. . Cade as fotos ???

rfdex
15/02/2014, 20:33
Troque: correia dentada e todos os tensores; óleos, fluídos e filtros.

Verifique: pastilhas e lonas de freio; terminais e pivôs de suspensão e/ou direção; vazamentos diversos.

Em seguida, depois que seu bolso respirar, aprofunde a vistoria, como situação da embreagem, bomba dágua, alternador, ar-condicionado (se tiver), etc.

Curta a pickup! E não esqueça de ir postando as manutenções e histórias para nós, sempre lembrando das fotos!

RHB
16/02/2014, 14:01
possivelmente pegarei ele ainda esa semana vai ser minha primeira 4x4 ela é de segundo dono correias filtros o mara me mostro tudo e notas da revisão de fim de ano ele é 2001 modelo 02 o motor sei que é 2.5 aparente mente muito bem cuidada

RHB
17/02/2014, 20:39
continuo na pesquisa das Rangers vi que o pessoal fala muito do botão 4x4 tem velocidades para o 4x4 disseram tambem que pra desengatar o 4x4 as rodas deve estar alinhadas isso procede?

duardobruno
19/02/2014, 09:09
Super pickup RHB! Mas caia em cima de manutenção, principalmente a correia dentada. Já tive uma. Principais problemas:
Correia dentada
Turbina
Bomba d'agua
Dono descuidado.
Ah! Prepare os ouvidos... 2.5 é ruim e tal ..... pesquise. Não é o que dizem não, mas por causa da má fama é pior um pouco pra revender que a 2.8.

RHB
25/02/2014, 20:53
Normal ele ficar ruim de dirigir com o 4x4 engatado andando de ré?

RHB
26/02/2014, 19:09
452975 ai a foto da viatura e qual pneus recomendam?

RHB
26/02/2014, 19:11
oque
seria isso?

TarsoDL
27/02/2014, 08:19
Bom dia e bem vindo ao mundo das rangers.

não mexe na estética dela não, ta bonitaça assim pelo visto esse pneu é o 33" 12,5.

e tu sendo um cara cuidadoso, que não tenha o pé muito pesado nas viajens, não irá te incomodar tão cedo.
comprei a minha com 140mil km, já rodei 25mil km e troquei pouca coisa nela, pois também era muito bem cuidada.

abs.

Rubens Linhalis
27/02/2014, 10:03
Pessoal..

Aproveitando o topico pra uma duvida. A Ranger 2.5 (deisel) é o mesmo motor da Land Rover, tendo como base o ano 2000. Sendo assim, compartilham dos problemas?

Ex:

1 - Todos falam que a Ranger 2.5 é lenta e etc.. assim a Land Rover Defender também é então?

2 - No tópico da Land Rover Defender há uma "paranoia" em relação a sensor de temperatura. Na Ranger é necessário esses mesmo cuidado de adicionar um novo sensor ou não é necessário?

3 - Na Land Rover Defender, o alternador é um "calcanhar de aquiles". Na Ranger tambem ou é outro alternador ?

abraços

Rubens

duardobruno
27/02/2014, 10:33
Pessoal..

Ex:

1 - Todos falam que a Ranger 2.5 é lenta e etc.. assim a Land Rover Defender também é então?

2 - No tópico da Land Rover Defender há uma "paranoia" em relação a sensor de temperatura. Na Ranger é necessário esses mesmo cuidado de adicionar um novo sensor ou não é necessário?

3 - Na Land Rover Defender, o alternador é um "calcanhar de aquiles". Na Ranger tambem ou é outro alternador ?

Aproveitando o topico pra uma duvida. A Ranger 2.5 (deisel) é o mesmo motor da Land Rover, tendo como base o ano 2000. Sendo assim, compartilham dos problemas?

abraços

Rubens

1- Acho que a diferença fica por conta da relação de marchas e diferencial, que na Ranger permite alcançar melhor desenvoltura na estrada. Mas 2.5 não é lenta não. Dá um tapinha na bomba injetora e calibra o turbo pra ver se ela não larga muito carro 1.8 pra trás. Toda vida eu defendi isso. A teoria é que o motor 2.5 Maxion, ficou queimado pela S10, usado, acho que até 2000. Na S10 não havia intercooler, fazendo com que o carro perdesse rendimento. Daí o motorista agoniado, andava de pé em baixo. Daí motor HSD, se tochar o pé, ele vai embora mesmo. Na Ranger, já era intercoolado, assim, rendia mais e não havia necessidade de esfolar o motor. Entao com a devida manutenção, não é um MWM 229 ou um Maxion S4T plus, mas aguenta bem.

2- Tem um preocupação com temperatura sim. Mas acho que isso é com todo motor, principalmente diesel.

3- Cara, nunca tive problema com alternador. Acho que o da Ranger dá conta do recado.

Rubens Linhalis
27/02/2014, 10:37
1- Acho que a diferença fica por conta da relação de marchas e diferencial, que na Ranger permite alcançar melhor desenvoltura na estrada. Mas 2.5 não é lenta não. Dá um tapinha na bomba injetora e calibra o turbo pra ver se ela não larga muito carro 1.8 pra trás. Toda vida eu defendi isso. A teoria é que o motor 2.5 Maxion, ficou queimado pela S10, usado, acho que até 2000. Na S10 não havia intercooler, fazendo com que o carro perdesse rendimento. Daí o motorista agoniado, andava de pé em baixo. Daí motor HSD, se tochar o pé, ele vai embora mesmo. Na Ranger, já era intercoolado, assim, rendia mais e não havia necessidade de esfolar o motor. Entao com a devida manutenção, não é um MWM 229 ou um Maxion S4T plus, mas aguenta bem.

2- Tem um preocupação com temperatura sim. Mas acho que isso é com todo motor, principalmente diesel.

3- Cara, nunca tive problema com alternador. Acho que o da Ranger dá conta do recado.

Valeu duardobruno ,

É o que penso mesmo.

E sobre a tração 4x4 da ranger. Aguenta ou da problema?
Li/ouvi algumas coisas sobre o motor (elétrico) de acionamento da 4x4, que por ser raramente usado em muitos casos, não funciona quando se precisa. É isso mesmo?

abraços

duardobruno
27/02/2014, 10:47
Valeu duardobruno ,

É o que penso mesmo.

E sobre a tração 4x4 da ranger. Aguenta ou da problema?
Li/ouvi algumas coisas sobre o motor (elétrico) de acionamento da 4x4, que por ser raramente usado em muitos casos, não funciona quando se precisa. É isso mesmo?

abraços

É isso mesmo. Se vc não quer que sua tração dê problema, é só usar, sempre que puder. NUNCA use no asfalto seco, dependendo da chuva e do asfalto, tem cara que liga. Mas o bom mesmo é só ligar em piso de terra ou cascacalho, ou ainda na lama mesmo. Entrou na estrada de terra, liga o 4x4 high. Realmente tem uns probleminhas na tração eletrônica. Eu vejo assim: Eletrônica + lama = problema. Tb tem em muitas camionetes, não só na Ranger. Mas por exemplo, eu comprei o Caveirão (minha F1000 4x4) exatamente pq ele tem o engate do 4x4 por alavanca (uma raridade em F1000). No caso da Ranger, hoje em dia vc pode mandar instalar um easy traction. Pesquise na internet. É um engate do 4x4 por alavanca (manual), que promete resolver esse problema. Tem pra várias pickups, inclusive pra Ranger. O legal é que não fica parecendo coisa engembrada. Fica como se fosse original de fábrica.
Abco.

Rubens Linhalis
27/02/2014, 12:08
É isso mesmo. Se vc não quer que sua tração dê problema, é só usar, sempre que puder. NUNCA use no asfalto seco, dependendo da chuva e do asfalto, tem cara que liga. Mas o bom mesmo é só ligar em piso de terra ou cascacalho, ou ainda na lama mesmo. Entrou na estrada de terra, liga o 4x4 high. Realmente tem uns probleminhas na tração eletrônica. Eu vejo assim: Eletrônica + lama = problema. Tb tem em muitas camionetes, não só na Ranger. Mas por exemplo, eu comprei o Caveirão (minha F1000 4x4) exatamente pq ele tem o engate do 4x4 por alavanca (uma raridade em F1000). No caso da Ranger, hoje em dia vc pode mandar instalar um easy traction. Pesquise na internet. É um engate do 4x4 por alavanca (manual), que promete resolver esse problema. Tem pra várias pickups, inclusive pra Ranger. O legal é que não fica parecendo coisa engembrada. Fica como se fosse original de fábrica.
Abco.

Além de usar, alguma manutenção preventiva nesse sistema de traçãoo eletrônica pra não ter problema por algum tempo (anos)?? Ex: refazer o chicote, abrir e fazer limpeza do motor eletrico

Easy traction pra Ranger R$1.800,00 , mais R$ 200,00 para instalação.

abraços

duardobruno
27/02/2014, 13:27
Preventiva eu não conheço não, mas uma boa limpeza com um profissional competente não deve fazer mal. Importante é, ao menos 1 vez ao mês, ligue a tração. Nem que seja no asfalto EM LINHA RETA, sem forçar. Ande 1km com ela ligada e desligue. Pra desligar as rodas livres automáticas, dê uma rezinha de 3 a 4 metros pra desengatar tudo, depois de tirar a tração. NUNCA faça manobras com o 4x4 ligado. Se vc não fizer muita trilha em lama e trechos de muita água, acredito que não venha a dar problema tão cedo. A minha deu problema na CT 1 semana antes de vender, troquei por uma usada e passei pra frente. Mas conheço muitas que nunca deram problema tb.

Rubens Linhalis
27/02/2014, 14:25
Preventiva eu não conheço não, mas uma boa limpeza com um profissional competente não deve fazer mal. Importante é, ao menos 1 vez ao mês, ligue a tração. Nem que seja no asfalto EM LINHA RETA, sem forçar. Ande 1km com ela ligada e desligue. Pra desligar as rodas livres automáticas, dê uma rezinha de 3 a 4 metros pra desengatar tudo, depois de tirar a tração. NUNCA faça manobras com o 4x4 ligado. Se vc não fizer muita trilha em lama e trechos de muita água, acredito que não venha a dar problema tão cedo. A minha deu problema na CT 1 semana antes de vender, troquei por uma usada e passei pra frente. Mas conheço muitas que nunca deram problema tb.

Quanto ao uso da tracao, ok. Tive willys por 15 anos e a 2 anos tenho a Tracker.

Me fala sobre esse problema na CT. Que problema foi esse? Como aconteceu (quebrou)? Quanto custou p trocar a CT? só pra ter uma ideia.

abraços

duardobruno
27/02/2014, 14:32
Eu não me lembro bem. Sei que começou a estralar e acionava a CT sozinha. Daí começou a não entrar o 4x4 direito. Então eu deixei o imbecil do cara da Smaff (concessionária) testar o carro pra comprar. O idiota ligou a tração e ficou rodando com ela sem acoplar direito. Moeu a CT. Daí só me liguei nisso quando já tinha comprado a CT usada pra trocar. Qdo fui entregar o carro, falei isso e empurrei o valor do conserto no preço que o carro tava no negócio.

Rubens Linhalis
27/02/2014, 17:13
Eu não me lembro bem. Sei que começou a estralar e acionava a CT sozinha. Daí começou a não entrar o 4x4 direito. Então eu deixei o imbecil do cara da Smaff (concessionária) testar o carro pra comprar. O idiota ligou a tração e ficou rodando com ela sem acoplar direito. Moeu a CT. Daí só me liguei nisso quando já tinha comprado a CT usada pra trocar. Qdo fui entregar o carro, falei isso e empurrei o valor do conserto no preço que o carro tava no negócio.

Blz ! Valeu !

drosssor51
27/02/2014, 18:40
452975 ai a foto da viatura e qual pneus recomendam?

:palmas::palmas::palmas:

Ta lindona.. Parabéns... !

RHB
27/02/2014, 20:33
Pessoal..

Ex:

abraços

Rubens
Velho de lenta não tem nada eu to gostando muito dela e econômica ! os pneus da foto vendi era muito grande coloquei os BF 31 !

RHB
09/03/2014, 20:44
Pesso ajuda de vcs como é o nome do suporte do filtro do dísel pois o mesmo tem sinal de vazamento!

RHB
27/03/2014, 19:58
Pessoal me ajuda ai minha Ranger piro ! primeiro quebra um Y de plastico na saída do reservatório de água resolvido ai paro de Marcar a velocidade e a luz do ABS fico acesa velocímetro é por sensor né?

RHB
27/03/2014, 21:34
Pesso ajuda de vcs como é o nome do suporte do filtro do dísel pois o mesmo tem sinal de vazamento!
resolvido com a troca da peça!

duardobruno
28/03/2014, 09:29
Pessoal me ajuda ai minha Ranger piro ! primeiro quebra um Y de plastico na saída do reservatório de água resolvido ai paro de Marcar a velocidade e a luz do ABS fico acesa velocímetro é por sensor né?
Manda um eletricista dar uma olhada no sensor de velocidade que fica na caixa marchas. Manda bater um limpa contato em tudo.

RHB
28/03/2014, 12:49
duardo eu mesmo ja fiz isso sou mecânico linha leve mas na caixa so achei o cebolinha do ré o tava tirei aquela tomada enorme que tem e também passei limpa contato! ai liguei na agencia eo cara disse que deve ser o sensor do ABS que é o mesmo sensor de velocidade! isso procede?

duardobruno
28/03/2014, 14:00
duardo eu mesmo ja fiz isso sou mecânico linha leve mas na caixa so achei o cebolinha do ré o tava tirei aquela tomada enorme que tem e também passei limpa contato! ai liguei na agencia eo cara disse que deve ser o sensor do ABS que é o mesmo sensor de velocidade! isso procede?

Rapazzzzzzz vamos pedir ajuda aos universitários, mas acho que o cara da agência viajou completamente. Realmente, se vc tirar as rodas traseiras tem os sensores do ABS, que podem estar dando problema sim, mas interferirem no velocimetro, acho difícil. Mas não sei, Ranger surpreende a gente. Vamos deixar os colegas opinarem.

RHB
28/03/2014, 21:20
é quele disse que a ranger 2001 /2002 o abs é lido no diferencial também!