Ver Versão Completa : Motor foi pro saco
OliverThies
14/02/2014, 16:14
Pessoal,
Ontem vindo de viagem logo após um pedágio dei uma esticada um pouco mais forte no motor( perto de 5mil rpm) e acho que ferrei alguma coisa.
O motor passou a fazer um barulho estranho como algo solto lá dentro e ficou meio fraco.
Consegui chegar em um posto e chamei o guincho....o carro agora está no mecânico que abriu a tampa de válvulas e não viu nada de anormal.
Só o óleo que aparenta estar fino demais, quando puxa a vareta ele escorre.
Acho que pelo menos 1 biela entortou.
Vamos ver semana que vem de fato o que aconteceu.
Não quero nem pensar no prejuizo!
Abs!
Pessoal,
Ontem vindo de viagem logo após um pedágio dei uma esticada um pouco mais forte no motor( perto de 5mil rpm) e acho que ferrei alguma coisa.
O motor passou a fazer um barulho estranho como algo solto lá dentro e ficou meio fraco.
Consegui chegar em um posto e chamei o guincho....o carro agora está no mecânico que abriu a tampa de válvulas e não viu nada de anormal.
Só o óleo que aparenta estar fino demais, quando puxa a vareta ele escorre.
Acho que pelo menos 1 biela entortou.
Vamos ver semana que vem de fato o que aconteceu.
Não quero nem pensar no prejuizo!
Abs!
Esse óleo fino, tens ideia de o porquê não?
OliverThies
14/02/2014, 16:53
não imagino...
O óleo é 10w30 original toyota, nao era p escorrer né?
451075
não imagino...
451075
Rapaz, acredito que não... O do meu carro, motor diesel, não escorre. E do meu antigo Civic tb não escorria não. A cor do óleo tá normal?
Acompanhando e torcendo para seu prejuízo não ser grande.
Abraço.
Ronaldo Petri
14/02/2014, 17:27
Estranho heim. Quando estraga alguma coisa no motor numa esticada dessa é porque alguma coisa já vinha ruim lá dentro. Antes de acontecer notava algum barulhinho estranho?
não imagino...
451075
Estamos na torcida para que tudo se resolva da melhor forma possível! Um forte abraço.
OliverThies
15/02/2014, 09:28
Estranho heim. Quando estraga alguma coisa no motor numa esticada dessa é porque alguma coisa já vinha ruim lá dentro. Antes de acontecer notava algum barulhinho estranho?
O único barulho estranho que eu notei nesses tempos era da corrente de comando, mas isso pelo que ví pelos fóruns da vida é bem comum nesse motor.
Tanto é que os gringos andam até 300.000 milhas sem trocar.
Alguém tem experiencia com esses Master Rebuild Kit que vende lá fora?(não é coisa da china...são peças de qualidade do mercado americano)
Vem quase tudo p fazer o motor, juntas, pistoes, bronzinas, bomba de oleo etc...
Quais peças precisam ser originais?
Ronaldo Petri
15/02/2014, 12:55
Eu não conheço alguém que tenha comprado o kit, mas tem um forum americano que é muito forte, derrepente alguém por lá possa indicar os melhores kits Toyota 4Runner Forum - Largest 4Runner Forum (http://www.toyota-4runner.org/)
Meu motor é igual ao seu, está com 230mil, estou programando uma parada para o final do ano ou no ano que vem para abrir o motor e dar um geral.
Com certeza se comprar original não vai ter problema, mas no estados unidos tem muita coisa de qualidade sem ser original, mas é bom ter uma referência. Mas uma coisa importante é levar num mecânico que vc tem certeza que fará uma bom serviço. Pois se não, pode colocar a peça que for que não ficará bom.
OliverThies
15/02/2014, 21:14
Eu não conheço alguém que tenha comprado o kit, mas tem um forum americano que é muito forte, derrepente alguém por lá possa indicar os melhores kits Toyota 4Runner Forum - Largest 4Runner Forum (http://www.toyota-4runner.org/)
Meu motor é igual ao seu, está com 230mil, estou programando uma parada para o final do ano ou no ano que vem para abrir o motor e dar um geral.
Com certeza se comprar original não vai ter problema, mas no estados unidos tem muita coisa de qualidade sem ser original, mas é bom ter uma referência. Mas uma coisa importante é levar num mecânico que vc tem certeza que fará uma bom serviço. Pois se não, pode colocar a peça que for que não ficará bom.
Vou dar uma olhada lá...obrigado pela referencia!
guilhermeabreu
15/02/2014, 23:31
Caro OLIVER
Nestes meus 60 anos de sofrimento em fazer motor ( NÃO FAÇO MAIS MOTR EM MEUS CARROS ) , te digo que seu motor foi pro saco e se vc for fazer uma meia sola pq o mecânico falou que só fazendo isto vai resolver ( ficar bom ) e vai gastar pouco , pode ter certeza que depois vc vai ter que abrir para trocar mais outra coisinha e seu carro nunca mais será igual além do que vai gastar muito mais no final de tudo isto fora as aporrinhações e carro vivendo na oficina , se eu fosse vc trocaria de motor , ou de carro , ou faria ele completo de uma só vez com peças todas originais com mecânico de referência .
Meus 0,02% de colaboração .
Infelizmente acho que vc esta FÚ@#$%¨&*ZILADO$$$$$$$$$$$$$$
elmestizo
16/02/2014, 14:56
ops..
Eu só faria o motor com 100% das peças originais. Pode colocar no orçamento algo em torno de 10k para ficar zero bala para outros 200mil km...
Tomara que não seja nada grave em seu motor, esse "motorzinho" é mto valente!!
Abrass
Troller-a-vista
16/02/2014, 15:07
sendo franco... se for pra ficar com o carro = 100% original e pronto. se for pra arrumar e vender=meia sola e pronto. ou vende ele assim mesmo, muita gente compra.
OliverThies
16/02/2014, 16:43
Fala Dr. Guilherme.
Tomara que eu não tenha problemas!
Talvez o motor a gasolina seja mais simples esse processo e menos propício a erros, tomara!
Mas vou fazer tudo da melhor forma!
OliverThies
16/02/2014, 17:18
Acho que até terça eu tenho a resposta do que realmente quebrou.
A parte de válvulas está parecendo nova, nada de borra e tudo limpinho.
O que tiver que fazer vou fazer bem feito e ponto.
10k eu vou para Miami e busco tudo da marca AISIN e ainda faço um passeio.
Vamos ver o que vai dar!
Obrigado pela ajuda!
OliverThies
17/02/2014, 16:33
Dei um pulo lá no mecânico e já desmontaram algumas coisas.
O cárter estava no chão e me mostraram algumas coisas que estavam dentro dele.
A segunda peça parece ser da bomba de óleo(part 15103-75020)
A primeira não sei dizer.
451536451537
Troller-a-vista
17/02/2014, 16:46
aaaiiiii doi no coracao
Sergioporto
17/02/2014, 16:58
Dei um pulo lá no mecânico e já desmontaram algumas coisas.
O cárter estava no chão e me mostraram algumas coisas que estavam dentro dele.
A segunda peça parece ser da bomba de óleo(part 15103-75020)
A primeira não sei dizer.
451536451537
A primeira parece ser uma bronzina .Espero que nao pois uma bronzina sair do lugar ai o estrago é grande !
guilhermeabreu
17/02/2014, 19:31
OLIVER
Como falei e infelizmente acertei no meu prognostico , a 1ª foto é Bronzina sim ( Casquilho ) , para ela estar solta deve ter quebrado a biela ou ter soltado o cavalete de fixação da biela e outras coisas mais , realmente o seu motor foi pro saco , INFELIZMENTE , fico triste por vc .
Não tome decisões precipitadas , analisa bem antes de fazer alguma coisa , ou seja : analisa bem o caminho a seguir antes de ir gastando a grana suada de cada dia .
Abraço
Eu faria tranquilamente o motor, ainda mais à gasolina, com esses Rebuild Kit que vende nos EUA. Na rockauto.com acha-se boas peças. Eu tenho uma opinião um pouco divergente da adotada aqui no fórum, não vou detalhar demais como fiz noutros tópicos, mas eu não fico ostentando bandeira de peça genuína porque achar peça original na mesma qualidade das vendidas quando nossos veículos foram fabricados, não acharemos mais... Entre na rockauto.com, compre um master rebuild kit e pau na máquina meu amigo! O código do Master Rebuild Kit na Rockauto.com é EK939M. Custando U$ 439,79 + U$ ~150,00 de frete. Saudações
O código do Master Rebuild Kit na Rockauto.com é EK939M. Custando U$ 439,79 + U$ ~150,00 de frete.
Caramba!!!!
Se esse kit for bom e resolver, achei barato....
Abraço.
OliverThies
18/02/2014, 10:49
Pior que a foto n. 1 não é uma bronzina não. Creio ser alguma capa de rolamento ou retentor.
Teve um cara no forum gringo que usou esse Rebuild kit da DNJ em um 22RE e está tranquilo.
Acho que hoje o meca termina de desmontar a parte de baixo.
Oliver, tive um experiencia parecida com a sua quando tive que fazer o motor da minha sw4 2.4 gasolina. Depois dá uma olhada no tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/110335-pecas-para-motor-da-sw4-95-2-4-gasolina.html
No Brasil só tinha as peças originais com preços impagáveis. Acabei por comprar tudo na rockauto. Dai surgiu outro problema: cada peça tinha de umas 10 marcas diferentes. Depois de pesquisar escolhi quase tudo da marca back/arnley e sealed power.
Não tive nenhum problema. Mais de um ano depois e com 12 mil km rodado com o novo motor, ele ainda está zerado. Uma coisa legal foi que junto com a peças veio um papel falando o pais de origem de cada uma. Acho que é para justamente informar que não são chinesas. No caso das minhas peças quase todas era dos EUA e algumas do Japão. Se lembrar posto uma foto do papel depois.
Na época o frete das peças ficou em 400 dólares e ficava mais barato eu mandar trazer via fedex do que ir buscar em Miami. De qualquer forma buscar lá também é uma boa opção, porque ainda dá para faz um passeio. Apenas lembre que peças de carro não são consideradas bagagem, ou seja, você sempre deve declarar certinho, independente do valor. Além disso a TSA sempre cisma e abre sua bagagem para ver o que tem dentro. Hehe.
Minha conclusão é que vale a pena sim fazer o motor. Pegue com o mecânico a lista das peças e comece a pesquisar. Utilize o manual de serviço para pegar certinho o nome das peças. Talvez não chegue a precisar do kit master de rebuild, que inclui por exemplo um jogo de pistões. Talvez dê para usar os seus. Vai ter quase tudo na rockauto. O que não tiver, sempre se acha no ebay. No meu caso não tinha as bielas na rockauto, mas tinha no ebay. Aproveite e troque logo outros itens como as bombas de agua e oleo, sensores de agua e oleo, kit de corrente, embreagem, etc.
Não fique triste com a situação. Depois que o carro estiver OK ele vai te dar muitas alegrias (se já não deu). O meu me deu/dá bastante e continuo investindo nele.
Ronaldo Petri
18/02/2014, 19:44
Poxa rapaz,é uma pena mesmo. Agora o negócio é arrumar, fazer um trampo bem feito e ficar com ela por muito tempo ainda. Depois que já tiver a lista das peças que vai precisar, antes de ir gastando e com calma põe tudo na ponta do lápis e compara com o preço da concessionária com as importadas (com frete e impostos). Recentemente comprei um filtro de conbustivel original na concessionária e comparei com um da rockauto de boa qualidade e acabava saindo o mesmo preço considerando frete e impostos. Mas derrepente por vir várias coisas no mesmo frete até valha a pena.
OliverThies
20/02/2014, 17:21
Oliver, tive um experiencia parecida com a sua quando tive que fazer o motor da minha sw4 2.4 gasolina. Depois dá uma olhada no tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/110335-pecas-para-motor-da-sw4-95-2-4-gasolina.html
No Brasil só tinha as peças originais com preços impagáveis. Acabei por comprar tudo na rockauto. Dai surgiu outro problema: cada peça tinha de umas 10 marcas diferentes. Depois de pesquisar escolhi quase tudo da marca back/arnley e sealed power.
Não tive nenhum problema. Mais de um ano depois e com 12 mil km rodado com o novo motor, ele ainda está zerado. Uma coisa legal foi que junto com a peças veio um papel falando o pais de origem de cada uma. Acho que é para justamente informar que não são chinesas. No caso das minhas peças quase todas era dos EUA e algumas do Japão. Se lembrar posto uma foto do papel depois.
Na época o frete das peças ficou em 400 dólares e ficava mais barato eu mandar trazer via fedex do que ir buscar em Miami. De qualquer forma buscar lá também é uma boa opção, porque ainda dá para faz um passeio. Apenas lembre que peças de carro não são consideradas bagagem, ou seja, você sempre deve declarar certinho, independente do valor. Além disso a TSA sempre cisma e abre sua bagagem para ver o que tem dentro. Hehe.
Minha conclusão é que vale a pena sim fazer o motor. Pegue com o mecânico a lista das peças e comece a pesquisar. Utilize o manual de serviço para pegar certinho o nome das peças. Talvez não chegue a precisar do kit master de rebuild, que inclui por exemplo um jogo de pistões. Talvez dê para usar os seus. Vai ter quase tudo na rockauto. O que não tiver, sempre se acha no ebay. No meu caso não tinha as bielas na rockauto, mas tinha no ebay. Aproveite e troque logo outros itens como as bombas de agua e oleo, sensores de agua e oleo, kit de corrente, embreagem, etc.
Não fique triste com a situação. Depois que o carro estiver OK ele vai te dar muitas alegrias (se já não deu). O meu me deu/dá bastante e continuo investindo nele.
r0d eu adoro meu carro e concordo com sua forma de pensar.
Com relação ao mercado de peças americano, acho que eles estão uns 30 anos na nossa frente.
Recebi orçamento desse kit da rockauto via importadora fica 2400 e chega em 2 semanas.
Eu achei um valor razoável por se tratar de uma importação garantida.
OliverThies
20/02/2014, 17:23
Poxa rapaz,é uma pena mesmo. Agora o negócio é arrumar, fazer um trampo bem feito e ficar com ela por muito tempo ainda. Depois que já tiver a lista das peças que vai precisar, antes de ir gastando e com calma põe tudo na ponta do lápis e compara com o preço da concessionária com as importadas (com frete e impostos). Recentemente comprei um filtro de conbustivel original na concessionária e comparei com um da rockauto de boa qualidade e acabava saindo o mesmo preço considerando frete e impostos. Mas derrepente por vir várias coisas no mesmo frete até valha a pena.
Tem que pesquisar mesmo, a bomba de óleo está mais barata na toyota por incrível que pareça...
Eu tenho costume de pesquisar muito antes de fazer as coisas. E as vezes até pago por mais tranquilidade..
Perder grana é uma coisa, pagar 20 ou 30% a + por uma tranquilidade é outra!
OliverThies
20/02/2014, 17:33
Bom pessoal,
A história mudou um pouco de figura...
Bom que eu fiquei mais confiante com esse motor da Hilux, ruim pq eu acho que vou gastar mais kkkkk.
O motor está todo desmontado e dá para saber exatamente o que ocorreu.
452125
Vcs devem imaginar o que é isso né?
452126
Não posso culpar o mecânico que recentemente fez uma revisão no meu carro, mas não volto lá tão cedo.
Deixar uma chave quebrar e cair dentro do motor é algo imperdoável.
Fiquem tranquilos, o mecânico que abriu o motor é outro.
Agora o lado que me dói.
Vou ter que retificar o bloco, e o comando do bloco(nem sabia que existia essa peça, se souberem o partnumber por favor me digam)
452127452128452129
Os próximos passos agora são.
Levar o bloco e esse comando na retifica para ver se dá jeito.
Pegar as medidas que estão os anéis, casquilhos.
Comprar as peças.
É isso ai, devagar a hilux volta a ativa para tirar onda das ecosport.
elmestizo
20/02/2014, 17:38
Ops..
Li esses dias que alguém comprou um bloco novo, talvez valha a pena!!!
r0d eu adoro meu carro e concordo com sua forma de pensar.
Com relação ao mercado de peças americano, acho que eles estão uns 30 anos na nossa frente.
Recebi orçamento desse kit da rockauto via importadora fica 2400 e chega em 2 semanas.
Eu achei um valor razoável por se tratar de uma importação garantida.
Se você comprar na rockauto não precisa de importadora. Você pode fazer tudo sozinho. Dificilmente terá problema.
Sobre o motor, quando vi a foto da chave, chega doeu meu coração. Só matando o mecânico que fez isso.
Esse comando é chamado de "balance shaft". Eles giram junto com a corrente de sincronismo contra balanceando as vibrações do motor e deixo ele "mais liso". Você pode ver ele no diagrama aqui:
ToyoDIY.com (http://www.toyodiy.com/parts/p_U_1997_TOYOTA_4RUNNER_RZN180L-GKMSKA_1301.html)
Pesquisando sobre essa peça não achei ela na rockauto nem no ebay. Achei estranho e continuei procurando. Descobri que a maioria dos gringos simplesmente não trocam essa peça. Simplesmente deletam ela. O motor pode rodar sem eles, aumentando um pouco a vibração. Para isso, basta usar o kit abaixo. Como ultima opção talvez um torneiro possa fazer um kit desses para você. Pesquise por "3rz balance shaft delete" que você vai achar muita coisa.
Balance Shaft Removal Kit - 3RZ (http://www.lceperformance.com/Balance-Shaft-Removal-Kit-3RZ-p/1015050.htm)
http://www.lcengineering.com/LCInstructions/1015050%203RZ%20Balance%20Shaft%20Removal%20Kit%20 Instructions.pdf
Boa sorte na empreitada. Nos deixe atualizados.
Amigo, quando comprei peças pela rockauto, optei pelo envio via FEDEX EXPRESSO, chegou em 4 dias após eu comprar!!! Saudações
OliverThies
20/02/2014, 19:32
r0d valeu pela força cara...vai ajudar muito essa info...vou pesquisar sobre esse procedimento (Balance shaft Delete)
rfdex, pelas minhas contas não vale a pena importar eu mesmo pela rockauto.
Eu sempre importo peças para carro mas das últimas vezes sempre estou sendo tributado.
Numa conta rápida aqui o custo sairia 2200,00 vs 2400 da importadora porém com todo conforto e sem problemas.
Já tive um relógio para guidão de moto taxado num valor absurdo ( o produto custou U$ 60,00 com frete e me taxaram em 180,00) e para não entrar com recurso e blablabla acabei pagando....
Mas no caso do motor acho que não vale a pena.
Outra info, não sei pq mas a Fedex não está na lista de opções de envio p mim(entregando em sp capital), mas se tivesse sairia mais caro!
então manda brasa amigo. E se puder, disponibilize para nós o canal dessa importadora! Abraço
Troller-a-vista
20/02/2014, 21:38
cara perae....
q tipo de revisao eh essa que o cara deixa cair uma chave dentro do carro??? o mecanico abriu teu motor pra q??? trocou o que???
e pra ter descido pra parte debaixo, ele atravessou o motor... como fez isso?? ou pior... como recolocaram as peças ??? nao ta batendo direito isso.
De qqr forma, eu iria direto no mecanico e soltaria os cachorro no cara, conta pra ele pagar 100% e processo judicial!
OliverThies
21/02/2014, 00:57
cara perae....
q tipo de revisao eh essa que o cara deixa cair uma chave dentro do carro??? o mecanico abriu teu motor pra q??? trocou o que???
e pra ter descido pra parte debaixo, ele atravessou o motor... como fez isso?? ou pior... como recolocaram as peças ??? nao ta batendo direito isso.
De qqr forma, eu iria direto no mecanico e soltaria os cachorro no cara, conta pra ele pagar 100% e processo judicial!
Pois é, eu tbm nao entendi direito como aconteceu.
Não vou culpar ninguém pois essa ponta de chave poderia já estar no carter faz tempo.
As únicas coisas que fiz depois que comprei o carro foi a revisão e uma troca de óleo.
Pode ser que isso nem tenha figurado na ocorrência do problema, mas quem garante?
Que M meu amigo! Espero que tudo se resolva da melhor forma possível, na torcida pelo breve retorno da VTR, um forte abraço.
OliverThies
22/02/2014, 16:28
Só p atualizar
vou fazer o tal do balance shaft removal
recebi orçamento de 3400 p roletar os comandos mas deixa quieto, achei muito caro e meu dinheiro não é capim kk
Vou comprar juntas, anéis, casquilhos, bomba de oleo, bomba dagua e todas correias..
Pelo q pesquisei esse é o único ponto fraco do 3rz, por outro lado vai ficar um pouco mais forte sem o comando!
Vai conseguir aproveitar o virabrequim, bielas e pistao? O que encareceu fazer meu motor foi justamente esses itens.
OliverThies
24/02/2014, 12:56
Vai conseguir aproveitar o virabrequim, bielas e pistao? O que encareceu fazer meu motor foi justamente esses itens.
Vou aproveitar sim, tá tudo zerado...Só zuou o comando mesmo.
O bolso agradece rs...
OliverThies
27/02/2014, 20:25
Peguei o bloco na retifica hj.
453077453078453080
comando isolado.
Juntas do motor marca TAKAO e do cabeçote original.
Bronzinas de biela, mancal e anéis novos.
Tá ficando bom! No kit para tinha uma peça triangular. Você mandou ela fazer também? A retifica ja conhecia essa receita de isolar o comando? E aquele pequeno cilindro de metal não deveria ter saído? Vide anexo.
OliverThies
27/02/2014, 22:15
Tá ficando bom! No kit para tinha uma peça triangular. Você mandou ela fazer também? A retifica ja conhecia essa receita de isolar o comando? E aquele pequeno cilindro de metal não deveria ter saído? Vide anexo.
Por incrível que pareça, nas 2 retificas que fui por aqui me recomendaram esse procedimento.(estou no litoral norte de São Paulo)
O pessoal da capital indicava colocar rolamento no bloco( mas achei o custo muito alto sem resultado garantido )
O mecânico disse que esse procedimento é muito comum no motores a diesel, e que já fez algumas vezes isso sem problemas.
Esse kit da lce dá uma embelezada na gambiarra mas pelo que vimos não é necessário. O que precisa ser feito mesmo é tapar a passagem de óleo para não baixar a pressão. No bloco 3rz são 2 buracos bem ali nos casquilhos do comando. A corrente de comando já é lubrificada em outros pontos do seu percurso, por isso creio que seja dispensável o kit.
Estou dizendo tudo isso olhando e acompanhando o processo, posso estar deixando alguma coisa de lado pois não tenho conhecimento técnico suficiente, acho que até agora tenho sido fiel na transcrição do ocorrido hehe.
Vamos ligar o motor amanhã hehe, não vejo a hora pois é complicado ficar sem a viatura.
No final de tudo vou colocar os gastos para ficar como referência para os próximos.
Legal! Esperamos o resultado.
Vamos ligar o motor amanhã hehe, não vejo a hora pois é complicado ficar sem a viatura.
No final de tudo vou colocar os gastos para ficar como referência para os próximos.
Bom dia Oliver,
Na espectativa!
Um abraço,
Edu
OliverThies
28/02/2014, 19:18
Hj ligamos o motor
Agora só falta uns pequenos detalhes...
segunda já pego a viatura
http://youtu.be/DXgGT0ERagM
Hj ligamos o motor
Agora só falta uns pequenos detalhes...
segunda já pego a viatura
http://youtu.be/DXgGT0ERagM
Que diferença com um pequeno conector desligado.:mrgreen:
Funcionou muito bem.:palmas:
Ronaldo Petri
01/03/2014, 13:48
Legal, bom saber que já está funcionando novamente. Depois fala como ficou com o carro andando. Se possível o custo total e os contatos, pois posso acabar precisando também.
Abraço
OliverThies
01/03/2014, 17:30
Acabei colocando correias novas tbm.
453234
Essas eu já tinha comprando faz um tempinho só estava esperando a hora para colocar.
Pronto meu amigo, agora é ser feliz!
sandro_ventania
02/03/2014, 20:05
Muito bacana...o motor continua sereno! Depois conta na prática o que achou! Feliz por você!!
OliverThies
04/03/2014, 00:47
Segue os valores:
jg de junta completo 500
jg de anéis 390
Bronzina de mancal 330
bronzina biela 80
fornecedor cic peças
retifica 280( banho químico e isolamento do comando de contra balanço)
Mão de obra 1890,00
Custo total 3470,00
como está o carro:
O motor parece mais liso com funcionamento bem linear
Tenho a impressão que ficou um pouco mais forte parecendo até que o giro do motor sobe mais rápido. Não sei se é por causa da remoção dos comandos ou se pela troca de anéis.
O consumo ainda não notei diferença pois só rodei 300kms e gastei meio tanque, não da para fazer um comparativo.
a parte boa disso tudo é que agora sei que meu motor é 0km e deve rodar ainda centenas de milhares de quilômetros como um toyota.
imagino que meu motor já estava comprometido com essa questão do comando e uma hora ou outra iria dar esse problema como se vê com frequência lá fora( EUA, Europa), por lá tem gente que faz esse procedimento que fiz de forma preventiva, eu não tive essa sorte.
Quando rodar 1000km vou trocar o oleo( 10w30) e fazer um reaperto.
qualquer problema posto aqui!!!!
Ai Oliver, to acompanhando o tópico. Se puder me passar os contatos das oficinas, retifica etc. dps, pq em breve precisarei fazer meu motor tb. Abrc
Muito bom Oliver! Agora é só continuar curtindo...
Parabéns, agora é relaxar e curtir.
Abraço.
Ronaldo Petri
04/03/2014, 22:19
Que bom amigo, agora é só curtir.
OliverThies
05/03/2014, 13:14
Ai Oliver, to acompanhando o tópico. Se puder me passar os contatos das oficinas, retifica etc. dps, pq em breve precisarei fazer meu motor tb. Abrc
O mecânico e a retífica são de uma cidade pequena no litoral norte de são paulo, se quiser te passo os contatos.
Comprei as peças na CIC CIC - Peças para Vans, Pick-Ups e Importados (http://www.cicpecas.com.br/) porém se você souber as medidas do seu motor recomendo importar aquele master rebuild kit da DNJ engine Components via rockauto, vai sair mais barato!
O que eu recomendo fortemente é a remoção (ou troca dos casquilhos) daquele comando de contrabalanço, a quantidade de pessoas que tiveram o mesmo problema que o meu por ai é gigantesca.
De quebra você ganha uns pocotós(cv)
OliverThies
05/03/2014, 13:15
r0d, Zani, Ronaldo.
Valeu pela força...
Estou satisfeitíssimo com o resultado, precisando de algo é só falar!
O mecânico e a retífica são de uma cidade pequena no litoral norte de são paulo, se quiser te passo os contatos.
Comprei as peças na CIC CIC - Peças para Vans, Pick-Ups e Importados (http://www.cicpecas.com.br/) porém se você souber as medidas do seu motor recomendo importar aquele master rebuild kit da DNJ engine Components via rockauto, vai sair mais barato!
O que eu recomendo fortemente é a remoção (ou troca dos casquilhos) daquele comando de contrabalanço, a quantidade de pessoas que tiveram o mesmo problema que o meu por ai é gigantesca.
De quebra você ganha uns pocotós(cv)
Bom, ja estou em SP, mas meu motor pifou faltando 50 Km p chegar. Vim guinchado. Meu modelo é o 3vze...acho q vou tentar vender assim como ta...nao tenho grana p fazer o motor, e tão cedo não terei.
Bom, ja estou em SP, mas meu motor pifou faltando 50 Km p chegar. Vim guinchado. Meu modelo é o 3vze...acho q vou tentar vender assim como ta...nao tenho grana p fazer o motor, e tão cedo não terei.
O que aconteceu? Voce ia para SP justamente para arrumar o motor? Qual o problema que deu?
O que aconteceu? Voce ia para SP justamente para arrumar o motor? Qual o problema que deu?
Cara, eu nao levei em mecanico, pq teria q abrir o motor, como nao tenho grana nem p guinchar ele ate o mecanico...mas creio q tenha fundido o motor, fez uma barulheira, o carro parou e saiu uma fumaça. Olhando agora p cofre nao da p ver nada.
elmestizo
09/03/2014, 09:05
Putz.... que fod@.. boa sorte!
Cara, eu nao levei em mecanico, pq teria q abrir o motor, ... Olhando agora p cofre nao da p ver nada.
Esperamos que em breve você possa resolver o problema.
Abraço.
Cara, eu nao levei em mecanico, pq teria q abrir o motor, como nao tenho grana nem p guinchar ele ate o mecanico...mas creio q tenha fundido o motor, fez uma barulheira, o carro parou e saiu uma fumaça. Olhando agora p cofre nao da p ver nada.
Sei bem como é esse sentimento. Meu conselho é não ficar de cabeça quente. Com calma procure um mecânico competente para avaliar os danos e depois compre as peças devagar. Se não tiver grana agora e puder deixar o carro parado, espere se capitalizar. Boa sorte e nos deixe informados.
OliverThies
13/03/2014, 00:06
A título de curiosidade, fiz 180km hj de estrada e fiz a média de 10km/l andando a 120km/h
Na cidade a média foi 6.5 no trânsito.
O consumo está muito bom, na cidade parece q melhorou um pouco, na estrada nem tanto.
Ronaldo Petri
13/03/2014, 01:31
O consumo da minha gira em torno disso também.
Percebeu alguma diferença em relação a vibração do motor, ou alguma outra coisa?
OliverThies
13/03/2014, 08:33
O consumo da minha gira em torno disso também.
Percebeu alguma diferença em relação a vibração do motor, ou alguma outra coisa?
Cara, está vibrando menos que antes.
Porém creio que se pegar uma 0km e comparar com a minha com certeza a nova vai vibrar menos..Eu só noto alguma vibração quando o carro ainda está frio e em marcha lenta. De resto nada!
Depois vou fazer um vídeo sobre isso.
Alguém saberia indicar alguma boa oficina em SP para fazer o motor da sw4?
OliverThies
15/03/2014, 14:29
O motor toyota é simples de fazer manutenção.
tem o João que o pessoal indica e mais uns tal de Alex.
mas nesse caso acredito que qualquer mecânico caprichoso e limpo vai fazer bem feito pois esse motor não tem erro
guilhermeabreu
18/03/2014, 19:59
Amigos
O meu amigo Jumaro Siqueira comprou o cabeçote AMC na IMPAVE e vai aí as fotos do cabeçote :
guilhermeabreu
18/03/2014, 22:53
amigos
o meu amigo jumaro siqueira comprou o cabeçote amc na impave e vai aí as fotos do cabeçote :
errata :
E vão aí as fotos
sandro_ventania
19/03/2014, 23:38
errata :
E vão aí as fotos
Larga mão desse preciosismo todo dr...rsrsrsrs!
guilhermeabreu
21/03/2014, 13:59
Larga mão desse preciosismo todo dr...rsrsrsrs!
Grande SANDRO_VENTANIA
Rsrsrsrsrsrsrs . É que estava pensando em escrever uma coisa e acabei escrevendo outra e qdo reli , ví a mancada que dei , mas sou péssimo em portugues , por isto fiz esta correção , não sou de preciosismo neste assunto de língua protuguesa não .
Abração
Boa tarde, eu penso que a segunda foto é 1 pedaço de chave sextavada, que devia estar a muito tempo no fundo do carter.
Olá desculpa a resposta atrasada, eu estava na página 2 e respondi sem ler o resto, foi mal
OliverThies
25/03/2014, 16:37
Boa tarde, eu penso que a segunda foto é 1 pedaço de chave sextavada, que devia estar a muito tempo no fundo do carter.
Realmente, também penso o mesmo.
Algum mecânico cavalo não sei como deixou cair lá com o dono anterior.
sgrul1,
Alguma novidade com o motor?
sgrul1,
Alguma novidade com o motor?
Ola Rodrigo, eu mandei ela p sady motores, ainda nao abriram o motor. Semana q vem devo saber o tamanho da facada :shock:
Assim q abrirem vou tentar tirar fotos do motor.
OliverThies
28/03/2014, 09:28
Ola Rodrigo, eu mandei ela p sady motores, ainda nao abriram o motor. Semana q vem devo saber o tamanho da facada :shock:
Assim q abrirem vou tentar tirar fotos do motor.
Boa sorte amigo.
Quando liguei na Sady para conversar sobre o meu bloco eles pediram 3700 para roletar os comandos...
Sai correndo kkkk
Boa sorte amigo.
Quando liguei na Sady para conversar sobre o meu bloco eles pediram 3700 para roletar os comandos...
Sai correndo kkkk
Credo. O pré-orçamento p mim ficou dentro do que esperava, o duro é q o orçamento definitivo só sai dps q abre o motor...p mim pesou o fato de poder parcelar e que o serviço td é um pacote, eu não teria como comprar peças, pagar mecânico, pagar retifica e usinagem...isso td pode sair mais barato mas desde q vc pague a vista. Bom agora so me resta rezar...:parede:
Se puderem rezem por mim ai...
elmestizo
28/03/2014, 11:32
amém... kkkk
OliverThies
28/03/2014, 14:12
com certeza seu motor vai ficar zerado!!
Vou por o meu a prova nas próximas semanas...tenho uma viagem de +- 3000kms programada para o sul do brasil.
Vamos ver!!!
Ola amigos, as noticias não são nada boas. O motor não tem condições de ser retificado. Bloco, virabrequim, foi td p espaço. Acho q vou desistir da viatura e vendê-la do jeito q está mesmo...ja não tenho mais animo nem condições $$ p ficar correndo atras de motor, adaptações e etc...não veio em um momento bom (se é q existe momento bom p isso)
Rubens Linhalis
02/04/2014, 12:18
Ola amigos, as noticias não são nada boas. O motor não tem condições de ser retificado. Bloco, virabrequim, foi td p espaço. Acho q vou desistir da viatura e vendê-la do jeito q está mesmo...ja não tenho mais animo nem condições $$ p ficar correndo atras de motor, adaptações e etc...não veio em um momento bom (se é q existe momento bom p isso)
Que merda heim cara..
Bom, que seja feito o que te deixar mais em paz. Boa sorte no desfecho.
calhiandro
02/04/2014, 13:16
Sinto por você, às vezes, há coisas que não dão certo. Fosse você vendia e comprava um carro popular mesmo, tem peças em toda esquina, não quebra, nem dar dor de cabeça, além de ser fácil de ajeitar.
Muito boa sorte!
guilhermeabreu
02/04/2014, 14:20
SGRUL
Meus sentimentos , mas NÃO ABAIXE A CABEÇA , vc SÓ TEM 35 ANOS , não ha nada que dure para sempre , venda como esta que a sua hora ainda vai chegar , eu cheguei aos 60 anos para comprar o meu carro dos sonhos , que é uma SW4 2008 e estou feliz igual a pinto no lixo , não fique triste que o tempo passa voando , a 18 meses atras eu nem podia sonhar em comprar este carro mas derrepente começou a chover$$$$$$ em minha horta e logo deu pra comprar a SW4 .
Paciência meu amigo e não sofra por causa de bens materiais , ELES VÃO E DEPOIS VOLTAM MELHORES AINDA .
Forte abraço
F. Oliveira
02/04/2014, 16:59
Que merda..sinto por este problema...mas fica a pergunta: compensa vender como está?
Amigo, respire fundo e toque o barco. Decisão deve ser tomada com calma. Pressa só atrapalha... Abraço
Compartilho com a maioria de que vale mais à pena vender a VTR no estado e depois pegar outra inteira hehhehe, levanta a cabeça e não desanime, tudo na vida acontece por um motivo, boa sorte e um forte abraço.
Pessoal, pedi um laudo técnico p Sady Motores, explicando o que exatamente tem no motor que o impossibilita de realizar a retífica, e me responderam que não fazem laudo técnico. Pode isso? Não da p retificar pq não e pronto? Não deveria ter um critério?
As pessoas que estão interessadas em comprar querem detalhes, saber da biela, da rebimboca, e única informação é q estragou td.
Leva este carro em outro lugar!
sandro_ventania
06/04/2014, 19:37
Pessoal, pedi um laudo técnico p Sady Motores, explicando o que exatamente tem no motor que o impossibilita de realizar a retífica, e me responderam que não fazem laudo técnico. Pode isso? Não da p retificar pq não e pronto? Não deveria ter um critério?
As pessoas que estão interessadas em comprar querem detalhes, saber da biela, da rebimboca, e única informação é q estragou td.
Se todo o restante do carro está bom, bem conservado...vale a pena comprar outro motor inteiro. Você terá certeza de ter carro para mais algumas décadas. Vai que voce compra outro e tem uma bomba relógio dentro?
guilhermeabreu
06/04/2014, 19:53
Se todo o restante do carro está bom, bem conservado...vale a pena comprar outro motor inteiro. Você terá certeza de ter carro para mais algumas décadas. Vai que voce compra outro e tem uma bomba relógio dentro?
X2 as suas palavras .
Acho que todos aqui sabem o que acho de fazer motor de carro , NÃO FAÇO MOTOR EM MEUS CARROS NUNCA MAIS , e esta opinião do SANDRO_VENTANIA cai bem no meu conceito , se vc gosta do carro , o carro é bom e vc não tem GRANA HOJE , espere junta a grana pra comprar um BOM MOTOR num desmanche e contiua com o seu carro favorito .
De todos os carros que tive até hoje e ter feito motores de vários +- uns 10 motores , SÓ FICOU BOM O DA SW493 QDO O FIZ PELA 1ª VEZ , ficou igual a um motor 0k , os restantes nunca ficaram a contento , SEMPRE FUMAÇANDO E/OU BAIXO DESEMPENHO .
Acho muito radical comprar outro motor. O motor é feito para ser refeito, principalmente os de nossos veículos (mais antigos!). Se não ficou bom, certamente foi mecânico que não entende de diesel ou qualidade de peças. Fosse assim 60% dos caminhões que rodam no país não estariam rodando, a frota de Mercedes antiga mesmo (1960-1990) certamente já fizeram seus motores algumas vezes...
Alguém tem uma sugestão de motor para sw 93? O 3vze não to encontrando aki em SP...seria difícil adaptar p exemplo o vortec 4.3 v6 da blazer? P por um diesel, casaria com o cambio? Alguem q conhece a mecânica dessa 93 poderia dar uma sugestão? Alguma oficina capaz aki em SP? Grato pelas opiniões, sigo aguardando. Abrc
guilhermeabreu
06/04/2014, 21:42
Alguém tem uma sugestão de motor para sw 93? O 3vze não to encontrando aki em SP...seria difícil adaptar p exemplo o vortec 4.3 v6 da blazer? P por um diesel, casaria com o cambio? Alguem q conhece a mecânica dessa 93 poderia dar uma sugestão? Alguma oficina capaz aki em SP? Grato pelas opiniões, sigo aguardando. Abrc
SGRUL
Um motor que eu colocaria e já colocaram na SW4 e fácil de encontrar e muito bom é o MWM 2.8 da S-10 , tenho um ENGESA que adaptei este motor . Aqui no forum tem um tópico do amigo que fez isto , ele mesmo fez .
Aí em SP tem o PERIGOSO ( Bene ) de São José dos Campos que trabalha com adaptações muito bem , o cara é um gênio .
Abraço
SGRUL
Um motor que eu colocaria e já colocaram na SW4 e fácil de encontrar e muito bom é o MWM 2.8 da S-10 , tenho um ENGESA que adaptei este motor . Aqui no forum tem um tópico do amigo que fez isto , ele mesmo fez .
Aí em SP tem o PERIGOSO ( Bene ) de São José dos Campos que trabalha com adaptações muito bem , o cara é um gênio .
Abraço
Ola Guilherme, tem o contato dele ou sabe quem tem? Vc acredita q o mwm casa com o cambio original dela?
Abrc
Amigo, eu usaria o GM 2.4 MPFI (tem opção de gasolina ou então flex). Não é tão beberrão e vai dar conta tranquilamente de empurrar a SW. Procure na net por Rogério Bacellar (foi o criador do kit de adaptação do motor AP para o Lada Niva). É um gênio em adaptação, serviço de primeira mesmo, limpo. Pode falar que o Raphael, do Niva a diesel de Brasília, o indicou. Peça solução para ele, certamente ajudará da melhor forma. Ele é de SP. Os contatos eram esses: 11 9535 5400 ou 11 6952 9078. Tenta aí. Um abraço!
guilhermeabreu
07/04/2014, 13:34
Ola Guilherme, tem o contato dele ou sabe quem tem? Vc acredita q o mwm casa com o cambio original dela?
Abrc
SGRUL1
Vai lá então :
Amigos daqui vivem perguntando o endereço da PERIGOSO PREPARAÇÕES , vai aqui :
PERIGOSO PREPARAÇÕES
São José dos Campos/SP
Bene
12 3929-4089
Rua Lamartine Babo, 88 - Vila Ester
Especializado em adaptações e upgrades pesados
Tem tb esta opção que o Rafael colocou aí .
Sugiro a vc dar um pulo lá e ver as obras de arte que o BENE faz com os carros . É pertinho de vc e vc vai ver ao vivo e a cores , as coisas que ele faz e troca idéia com ele .
O MWM casa com a sua nescessidade para este carro mas o motor não casa com o cambio , o cambio aguenta bem este motor , PARA ADPTAR vc tem que fazer um FLANGE para este acoplamento , já tem uma pessoa aqui do forum que já fez isto , tem um tópico só sobre esta adaptação , mas acredito que o BENE tb será capaz de fazer esgte flange , mas não custa perguntar ao amigo daqui que fez , é só procurar aqui nesta mesma página .
Qto ao motor tem desmanche aí em SP , mas aqui no ES em Cachoeiro de Itapemirim tb tem e foi lá que o FRANZLANA daqui do forum comprou um motor para adptar no ENGESA dele por indicação minha . Motor documentado e tudo mais .
Abraço
SGRUL,
Se trocar o motor, vai precisar também trocar o cambio e talvez a reduzida. Se trocar o motor, cambio e reduzida, talvez tenha que trocar a relação dos diferenciais. Cheguei a analisar esses cenários quando a minha deu problema.
Será que realmente não dá para aproveitar o bloco? Ele rachou? Quebrou? Realmente uma boa retifica não consegue consertar? Pergunto isso, porque fora o bloco, dá para trazer tudo dos EUA, e no final você vai manter as características originais do carro. Se você conseguir aproveitar o bloco, cabeçotes, virabrequim e bielas, dá para importar o restante das peças por um preço razoável.
Fazendo uma conta de padaria rápida com uns itens que lembro de cabeça:
-Jogo de juntas, pistões e bronzinas - 260 usd
-Kit de sincronismo e bomba de água - 150 usd
-Bomba de óleo - 60 usd
-Velas e cabos - 40 usd
Total de 510 usd + 100 usd de frete. Convertendo para reais a 2,5 e incluindo o IOF fica uns 1650 reais. Incluindo a taxa de importação (60%) fica por uns 2600 reais.
SGRUL,
Será que realmente não dá para aproveitar o bloco? Ele rachou? Quebrou? Realmente uma boa retifica não consegue consertar? Pergunto isso, porque fora o bloco, dá para trazer tudo dos EUA, e no final você vai manter as características originais do carro. Se você conseguir aproveitar o bloco, cabeçotes, virabrequim e bielas, dá para importar o restante das peças por um preço razoável.
458287458288
O bloco quebrou d p notar na foto ali...o virabrequim esta lascado, assim como tampa de válvula etc. Não da p aproveitar nada...
Não tenho condições de correr atras de motor, adaptações pq isso td custa dinheiro, e no momento não tenho. Além do que não conheço nada aqui em SP e tb nao entendo de mecânica...então complica mto a minha situação. Vou tentar vender, mas o duro é que nessa hora quem tem interesse tenta te depenar, deprecia td o que pode...mas vou ter que enfrentar essa.
Resolvi sair p dar uma olhada em algum carro...pensei em usar a grana q peguei emprestada p dar de entrada em outra vtr e financiar o restante. Não tem como, pois como estou sem renda. P piorar meu nome foi protestado em Porto Velho pela procuradoria geral do estado, por algo que recebi indevidamente. Como nunca trabalhei no estado, e nunca recebi nada, deve ser algum tipo de golpe em q usaram meu nome. Ja liguei p todos os numeros dessa tal procuradoria e nenhum funciona. P quem conhece Porto Velho sabe q la é terra de ninguem. Bem desculpem o desabafo é q as vezes alguem tem alguma ideia boa. Abrc e mais uma vez agradeço o apoio de tds.
calhiandro
07/04/2014, 21:36
Meu amigo, o conselho que te dou é comprar um carrinho popular mesmo com o dinheiro que conseguir na venda do carro. Olha aqui em casa possuímos Fiat Uno desde de 1995, pense num carro bom que não tenho do que reclamar, acho que juntando a família: pai, mãe, e irmãos deve ter passado mais ou menos uns 15 unos pelas nossas mãos. Em tempo carro popular hoje em dia está a troco de banana, as lojas de usados estão abarrotadas. Tem outra, pegando um carro popular, é mesmo que cheque, você vende a hora que quiser, manutenção barata e bastante liquidez. Se você optar por um carro popular, não precisa ser necessariamente um fiat uno, tem milhares de opções.
Forte abraço e boa sorte.
SGRUL1
Vai lá então :
Amigos daqui vivem perguntando o endereço da PERIGOSO PREPARAÇÕES , vai aqui :
PERIGOSO PREPARAÇÕES
São José dos Campos/SP
Bene
12 3929-4089
Rua Lamartine Babo, 88 - Vila Ester
Especializado em adaptações e upgrades pesados
Tem tb esta opção que o Rafael colocou aí .
Sugiro a vc dar um pulo lá e ver as obras de arte que o BENE faz com os carros . É pertinho de vc e vc vai ver ao vivo e a cores , as coisas que ele faz e troca idéia com ele .
O MWM casa com a sua nescessidade para este carro mas o motor não casa com o cambio , o cambio aguenta bem este motor , PARA ADPTAR vc tem que fazer um FLANGE para este acoplamento , já tem uma pessoa aqui do forum que já fez isto , tem um tópico só sobre esta adaptação , mas acredito que o BENE tb será capaz de fazer esgte flange , mas não custa perguntar ao amigo daqui que fez , é só procurar aqui nesta mesma página .
Qto ao motor tem desmanche aí em SP , mas aqui no ES em Cachoeiro de Itapemirim tb tem e foi lá que o FRANZLANA daqui do forum comprou um motor para adptar no ENGESA dele por indicação minha . Motor documentado e tudo mais .
Abraço
Dr, o carro dele é automático. Acho que esse cambio não "conversa" com outro motor...
458287458288
O bloco quebrou d p notar na foto ali...o virabrequim esta lascado, assim como tampa de válvula etc. Não da p aproveitar nada...
Não tenho condições de correr atras de motor, adaptações pq isso td custa dinheiro, e no momento não tenho. Além do que não conheço nada aqui em SP e tb nao entendo de mecânica...então complica mto a minha situação. Vou tentar vender, mas o duro é que nessa hora quem tem interesse tenta te depenar, deprecia td o que pode...mas vou ter que enfrentar essa.
Resolvi sair p dar uma olhada em algum carro...pensei em usar a grana q peguei emprestada p dar de entrada em outra vtr e financiar o restante. Não tem como, pois como estou sem renda. P piorar meu nome foi protestado em Porto Velho pela procuradoria geral do estado, por algo que recebi indevidamente. Como nunca trabalhei no estado, e nunca recebi nada, deve ser algum tipo de golpe em q usaram meu nome. Ja liguei p todos os numeros dessa tal procuradoria e nenhum funciona. P quem conhece Porto Velho sabe q la é terra de ninguem. Bem desculpem o desabafo é q as vezes alguem tem alguma ideia boa. Abrc e mais uma vez agradeço o apoio de tds.
Sgrul1,
Realmente o motor quebrou feio... Nesse caso só outro, que pode ser um do mesmo ou uma adaptação.
Como você está apertado, vende ela do jeito que se encontra e pegue temporariamente um popular. Quando você se capitalizar novamente, parta para outra viatura desse porte.
Walter da Camper
07/04/2014, 23:31
A solução mais viável para esse carro é encontrar um motor original em desmanche.
Pode-se negociar para pagar um preço menor só no bloco, já que existe procura pelos periféricos (alternador, BI, compressor, DH).
Se tiver como conseguir a grana, vale à pena investir para colocar a vtr em pé para vender por um preço justo, já que o preço das SW4 gasolina está em alta.
Boa sorte.
458287458288
458287458288
Amigo sempre existe uma solução, vai com calma, pensando bem uma opção seria guardar a VTR e não vendê-la agora, vai juntando a grana e procurando um bloco do seu motor, sugiro abrir um tópico na seção de compra dos classificados aqui no fórum, no site do bomnegócio e olx que são gratuitos, pode demorar mas vai conseguir e enquanto isso vai capitalizando, não desista do seu sonho ! Meu conselho é esse! Um forte abraço e também pesquisarei aqui no RJ e qualquer novidade posto aqui ok!
Rubens Linhalis
08/04/2014, 12:12
SGRUL,
Link do mercado livre de uma sucata de sw4 V6 94-95 .. se o cara tiver e vender só o motor..
Sucata Toyota Hilux Sw4 93 94 95 96 - Peça Ducar Auto Parts - Ano 1995 - 100000 km - no MercadoLivre (http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-491499253-sucata-toyota-hilux-sw4-93-94-95-96-peca-ducar-auto-parts-_JM)
SGRUL,
Link do mercado livre de uma sucata de sw4 V6 94-95 .. se o cara tiver e vender só o motor..
Sucata Toyota Hilux Sw4 93 94 95 96 - Peça Ducar Auto Parts - Ano 1995 - 100000 km - no MercadoLivre (http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-491499253-sucata-toyota-hilux-sw4-93-94-95-96-peca-ducar-auto-parts-_JM)
Eu mandei mensagem perguntando...vamos aguardar. Valeu Rubens.
OliverThies
09/04/2014, 22:22
Fala pessoal,
Cheguei de viagem ontem..fiz o batizado do motor em grande estilo.
Foram aproximadamente 4000kms com a SW4 e gostaria de postar alguns dados para vocês.
O percurso, tirando as andanças dentro das cidades, foi São Paulo, Cuririba - PR, Urubici - SC, Gramado - RS, Foz do Iguaçu - PR, São Paulo.
Consumo:
Melhor Tanque: 11km/l andando pianinho sem AC
Pior Tanque: 8.5km/l ( Na volta com AC ligado e andando forte entre 110 e 140)
Média geral ficou em 9,5km/l andando normal com AC
Considerações:
O motor realmente é muito econômico e tem desempenho satisfatório nas rodovias. O custo benefício chega a ser surpreendente.
O GPS me sacaneou e acabei pegando 20km de estrada de chão com muitas pedras, o carro aguentou tranquilamente.
O único porém( ou característica desse projeto de motor) que vale a pena citar é a falta de torque que se nota muito em grandes subidas onde acaba se exigindo muito do motor para fazer ultrapassagens. ( pensei até em por um turbo mais p frente, quem sabe)
Serra do corvo branco.
https://www.youtube.com/watch?v=vJMJR4US3wk
Pedacinho de estrada
https://www.youtube.com/watch?v=6Hq0lg6QrNs
458723458724
Gostaria de deixar registrado um elogio para o Sul do Brasil.
Cultura regional muito presente, educação nota 1000, civilidade acima da média e por fim e não menos importante a terra de vocês é muito, muito bonita!!!
Voltarei sempre!
Parabéns OliverThies!
Também fiz uma viagem assim quando terminei de fazer o motor da minha. Igual a você deu tudo certo e a viagem de 3000 km foi super tranquila.
OliverThies
24/07/2014, 01:39
Fala galera, alguns meses depois da minha aventura com o motor e olha eu aqui novamente.
Semana passada na estrada( como sempre ) após abusar um pouco do motor percebi que havia um falhamento, fui mais um pouquinho e cheguei em casa.
No dia seguinte, oficina...
1. Desmontaram a tampa de válvulas, tudo ok.
2. Removeram o cabeçote ( na minha frente ) e a junta estava passando compressão entre o segundo e terceiro cilindro( literalmente estourada ) ou seja queimou a junta. Não misturou água no óleo nem vice versa, simplesmente queimou.
3. Quando abri o motor não mandaram plainar o cabeçote, foi a justificativa do mecânico para tal problema que não deveria acontecer.
4. Comprei juntas originais Toyota mandei plainar o cabeçote e fazer uma checagem, e após o ok da retífica fizeram a montagem.
5. Ao funcionar o motor pela primeira vez e dar umas aceleradas( isso foi o mecânico que me disso pois eu nao estava) ouviram um barulho, resultado......Quebrou meu comando de válvulas do lado do escapamento.
O mecânico me pediu por telefone (viajo a semana toda, normalmente com o carro e agora to me fudendo de busão) para comprar outro comando, porém olhando relatos na internet encontrei muitas pessoas com o mesmo problema e que simplesmente trocaram o comando e tiveram o mesmo problema logo em seguida.
O comando na toyota está custando módicos 2500 reais, estou com o cú na mão de comprar e quebrar novamente.
E ai, troco de mecânico? Estou vendo se acho um cabeçote completo para colocar no lugar do meu, ai com isso eliminaria qualquer problema.
O que acham?
elmestizo
24/07/2014, 08:10
Oliver,
A junta não queima a toa e o comando também não quebra a toa. Provavelmente foi uma reação em cadeia. O ideal é fazer uma boa inspeção para ver se não ficou nada de fora. Trocar de mecanico nessa altura do campeonato, eu não acho que seja um bom negócio (óbvio se vc confiar nele).
Abrass
guilhermeabreu
24/07/2014, 08:29
fala galera, alguns meses depois da minha aventura com o motor e olha eu aqui novamente.
Semana passada na estrada( como sempre ) após abusar um pouco do motor percebi que havia um falhamento, fui mais um pouquinho e cheguei em casa.
2. Removeram o cabeçote ( na minha frente ) e a junta estava passando compressão entre o segundo e terceiro cilindro( literalmente estourada ) ou seja queimou a junta. Não misturou água no óleo nem vice versa, simplesmente queimou.
3. Quando abri o motor não mandaram plainar o cabeçote, foi a justificativa do mecânico para tal problema que não deveria acontecer.
4. Comprei juntas originais toyota mandei plainar o cabeçote e fazer uma checagem, e após o ok da retífica fizeram a montagem.
5. Ao funcionar o motor pela primeira vez e dar umas aceleradas( isso foi o mecânico que me disso pois eu nao estava) ouviram um barulho, resultado......quebrou meu comando de válvulas do lado do escapamento.
O mecânico me pediu por telefone (viajo a semana toda, normalmente com o carro e agora to me fudendo de busão) para comprar outro comando, porém olhando relatos na internet encontrei muitas pessoas com o mesmo problema e que simplesmente trocaram o comando e tiveram o mesmo problema logo em seguida.
O comando na toyota está custando módicos 2500 reais, estou com o cú na mão de comprar e quebrar novamente.
E ai, troco de mecânico? Estou vendo se acho um cabeçote completo para colocar no lugar do meu, ai com isso eliminaria qualquer problema.
O que acham?
Mais uma historinha triste relatada , como falei :
" NUNCA MAIS FAÇO MOTOR EM MEUS CARROS "
Já vi este filme : agora vai trocar o comando , depois vai dar outra coisa , daí troca o radiador , depois foi a BI , depois foi a termostática e vai garan a vai grana , vais grana , vai grana até vc FICAR COM NOJO DO CARRO .
Rubens Linhalis
24/07/2014, 10:59
Fala galera, alguns meses depois da minha aventura com o motor e olha eu aqui novamente.
4. Comprei juntas originais Toyota mandei plainar o cabeçote e fazer uma checagem, e após o ok da retífica fizeram a montagem.
5. Ao funcionar o motor pela primeira vez e dar umas aceleradas( isso foi o mecânico que me disso pois eu nao estava) ouviram um barulho, resultado......Quebrou meu comando de válvulas do lado do escapamento.
O que acham?
Putamerda heim Oliver.. que sacanagem isso. Uma pena mesmo.
Cara, voce usou um kit nao orginal na primeira montagem depois da "retifica" nao foi? Sera que nao foi esse o problema da junta ter estourado/queimado?
Essa do comando de valvula quebrar eu nunca li/ouvi. Isso não esta com cara de serviço mau feito ?
Poste o que for acontecendo !
abraços!
OliverThies
24/07/2014, 14:32
Então Rubens,
Eu pensei ser isso também...mas pelo que vi da junta olhando ela na mão me pareceu de boa qualidade, inclusive melhor do que a original....mas original é sempre original...
O mecânico garantiu que a junta só queimou pq o cabeçote estava levemente empenado, não tinha marca nenhuma de corrosão somente a quebra da parte metálica entre o segundo e terceiro cilindro.
Liguei agora para ele e o mesmo me garantiu que colocando o comando novo tudo vai funcionar, junta original montada, parafusos novos originais, torque certo, até a junta da tampa de válvulas coloquei original....bom vamos ver....
Eu cuido do carro da melhor forma possível mas essas piças dão um desânimo danado...ainda mais que só tenho esse carro para usar no dia dia....e tenho viajado muito...trabalho a 200km da minha casa...durmo alguns dias na cidade onde trabalho e alguns faço bate e volta( Caraguatatuba x São Paulo )
Segue a foto do comando.
471798
Rubens Linhalis
24/07/2014, 15:02
Então Rubens,
Eu pensei ser isso também...mas pelo que vi da junta olhando ela na mão me pareceu de boa qualidade, inclusive melhor do que a original....mas original é sempre original...
O mecânico garantiu que a junta só queimou pq o cabeçote estava levemente empenado, não tinha marca nenhuma de corrosão somente a quebra da parte metálica entre o segundo e terceiro cilindro.
Liguei agora para ele e o mesmo me garantiu que colocando o comando novo tudo vai funcionar, junta original montada, parafusos novos originais, torque certo, até a junta da tampa de válvulas coloquei original....bom vamos ver....
Eu cuido do carro da melhor forma possível mas essas piças dão um desânimo danado...ainda mais que só tenho esse carro para usar no dia dia....e tenho viajado muito...trabalho a 200km da minha casa...durmo alguns dias na cidade onde trabalho e alguns faço bate e volta( Caraguatatuba x São Paulo )
Segue a foto do comando.
471798
Vamos ver entao Oliver.. tomara que de tudo certo. Estou na torcida aqui!
Muito estranho o modo como o camando de valvula quebrou, literalmente o eixo do comando quebrou.
Agora, convenhamos.. vc é pé de chumbo né cara?!?! kkkkkk..
Na viagem que aconteceu a "queima" da junta, vc andou muito tempo (horas) a 140km/h ?? Acredita que se tivesse mantido os 100..110 a junta não teria queimado?
abraço!
OliverThies
24/07/2014, 16:24
Muito estranho o modo como o camando de valvula quebrou, literalmente o eixo do comando quebrou.
Na viagem que aconteceu a "queima" da junta, vc andou muito tempo (horas) a 140km/h ?? Acredita que se tivesse mantido os 100..110 a junta não teria queimado?
abraço!
Pois é cara....as 2x que aconteceram foi por imprudência minha principalmente na forma de usar o carro.
Acho que rodei uns 60km desta forma..
Creio que se eu tivesse andado normal o problema não aconteceria, ou levaria bons quilômetros para ocorrer( isso se o cabeçote estivesse mesmo empenado).
Ou vou comprar um comando novo na toyota ou um cabeçote completo...estou procurando ainda...
É amigo, o pé possivelmente causou isso! Que sirva de lição para você e demais né. Espero que consiga logo resolver. Abraço
elmestizo
24/07/2014, 21:51
Não creio que seja o pé... se não ultrapassou o giro, o carro não esquentou, não faltou oleo ou agua... é fadiga de material!!!
OliverThies
24/07/2014, 22:08
O estranho é que aquela parte ali não tem força nenhuma...estou trabalhando com a idéia de que já estava para quebrar....
Bom...vamos vendo...
guilhermeabreu
24/07/2014, 23:10
A minha história da última vez que bati o motor foi qdo perdia a hora para ir ao trabalho e andei 60km a 140km/h sem folgar o pé a água estava no nível normal e o ponteiro nem mexeu do lugar NÃO TINHA AINDA O RACETRONIX , e qdo chegeui no destino e deixei ele em marcha lenta como pe o recoendado , o motor estava fazendo um barulho crec-crec-crec , daí sentí o KRAL em mim , ou seja : Bati o motor sem que ele estivesse sem água ou superaquecido , fadiga de material ??? Não acredito , ou foi né pois não aguentou andar neste rítmo .
calhiandro
25/07/2014, 08:15
Com o relato de vossos senhores, chegamos a conclusão que esses motores seja gasolina, sejá disel não aguenta pé. Boa sorye si na solução dos problemas.
OliverThies,
Acho que vale a pena consultar outro mecânico.
Será que o comando quebrou porque o mecânico não montou o cabeçote no sincronismo certo? Ou errou o torque dos mancais do comando?
OliverThies
25/07/2014, 09:29
Pois é r0d....
Nessa altura do campeonato tenho pensado nisso, mas ainda não sei o que fazer....
Penso também que possa haver alguma referência com o problema anterior, pois foi do mesmo lado que o comando de contra balanço abriu o bico.
Em fim, vou desenrolar da melhor forma....nem que eu tenha que deixar o carro parado por um tempo...Mas vou fazer para não quebrar...
Sonhador
25/07/2014, 10:39
Ja li aqui no forum que tem alguns expecialistas nas hilux assim como o João da sollo e outros sempre citados aqui no forum , alguem ja pensou em ir ter uma conversa com esses expecialistas ??
Ate para saber as retificas que eles indicam ... e nessas retificas trocar alguma informação.
pois li em alguma parte do forum falando sobre retifica de motores , que tem retificas que condenaram conjuntos novos por desconhecer a medida nos motores Toyota , so depois de apresentarem manuais de manutenção que os caras admitiram estarem errados.
Eu acho um absurdo um motor de um veiculo dessa qualidade não poder andar a 140 km/h , se fosse erro de projeto isso ja seria bem conhecido.
feitosac
25/07/2014, 10:48
Pois é r0d....
Nessa altura do campeonato tenho pensado nisso, mas ainda não sei o que fazer....
Penso também que possa haver alguma referência com o problema anterior, pois foi do mesmo lado que o comando de contra balanço abriu o bico.
Em fim, vou desenrolar da melhor forma....nem que eu tenha que deixar o carro parado por um tempo...Mas vou fazer para não quebrar...
Oliver,
Eu levaria o conjunto no João da Sollo4wd e trocaria uma idéia com ele, e conforme deixaria para ele fazer o novo serviço.
Já que vai investir $$$ de novo preferia pagar mais uma mão de obra com o profissional certo.
Abs.
A questão é a seguinte, se for obedecido o manual de reparo, ou seja, montagem correta, com torque correto, sincronismo, etc não é para dar problema...
Rubens Linhalis
25/07/2014, 11:10
Oliver,
Eu levaria o conjunto no João da Sollo4wd e trocaria uma idéia com ele, e conforme deixaria para ele fazer o novo serviço.
Já que vai investir $$$ de novo preferia pagar mais uma mão de obra com o profissional certo.
Abs.
Oliver,
Concordo com o Feitosa. Vc ja levou prejuizo, vai ter que gastar mais, e com qual garantia? Ao menos gasta um pouco mais e faz em um lugar renomado.
Sonhador
25/07/2014, 11:23
Oliver,
Concordo com o Feitosa. Vc ja levou prejuizo, vai ter que gastar mais, e com qual garantia? Ao menos gasta um pouco mais e faz em um lugar renomado.
Como o Rubens citou bem acima ..."A GARANTIA " imagino que o João da sollo seja uma garantia de qualidade e com certeza ja avisaria sobre todas a restrições de utilização do motor , e ele ja diria macetes sobre esse motor , e responder essas duvidas sobre a utilização do veiculo ...
Pena que o João não faz parte do forum !!
Não conheço o João mas pelo que o pessoal ja falou dele , e uma pessoa bem prestativa.
calhiandro
25/07/2014, 11:48
Como o Rubens citou bem acima ..."A GARANTIA " imagino que o João da sollo seja uma garantia de qualidade e com certeza ja avisaria sobre todas a restrições de utilização do motor , e ele ja diria macetes sobre esse motor , e responder essas duvidas sobre a utilização do veiculo ...
Pena que o João não faz parte do forum !!
Não conheço o João mas pelo que o pessoal ja falou dele , e uma pessoa bem prestativa.
Pois é concordo com o sonhador, acho um absurdo um motor desses não poder andar a 140km/h, qualquer motor de mil cilindradas faz isso e roda mais de 400.000 kms.
OliverThies
25/07/2014, 12:10
Eu tbm acho...motor tem que aguentar pau...a 140 o carro está perto de 3800 giros....nem de longe perto do limite do motor.
Com relação a levar o carro no João, havia conversado com ele meses atrás e ele me disse que não possui experiência/costume de trabalhar com esse motor a gasolina. O negócio dele é Diesel.
Ainda estou analisando a troca do meca...mas ainda tem custo do guincho e outras coisas...
Estou pensando em comprar algum motor usado para remover o comando, e caso dê algum problema eu já terei todas as peças comigo.
Vale lembrar que troquei todas as bronzinas, anéis...bruni os cilindros( que estavam perfeitos )
O carro não fuma, nem apresenta nada que possa condenar o motor ou mesmo justificar tal problema...
Até antes do ocorrido, eu estava super satisfeito com o motor, consumo X potência...Não posso culpar o mecânico por uma coisa que possa não ser culpa dele...É foda.... é mas tenho que ter bom senso.
Bom vamos indo...acho que até semana que vem eu já desenrolei o que vou fazer!
Ronaldo Petri
26/07/2014, 01:24
Que chato meu amigo. Eu também acho que não tem nada a ver com o pé, o que é 3800 rpm para um motor desse. Uma dúvida, será que o fato de você ter sacado aqueles comandos pode ter influenciado em alguma coisa nessa quebra?
Esse motor é difícil de achar, mas se caso você encontrar e estiver bom acho que compensa trocá-lo inteiro e guardar o seu como doador. Uma vez apareceu um que tava bom aqui no forum para vender com câmbio e tudo, se me lembro bem o dono tava pedindo uns 3 mil pelo conjunto.
Torcendo para voltar a funcionar logo.
Abraço
Sonhador
26/07/2014, 08:01
Sera que não teria como adaptar um motor mais moderno na hilux? um tipo P&P ou com o minimo de adaptações?
Sonhador
26/07/2014, 08:05
O João disse preferir trabalhar com diesel , mas ele não tem ninguem que possa indicar que trabalhe com gasolina ??
Sera que ele não sabe falar sobre essa questão de andar a 140 km/h ?
Alem do João sera que que não tem outra pessoa que entenda bem de hilux ? mesmo sendo de outro estado que possa ajudar a solucionar essas duvidas?
Ronaldo Petri
26/07/2014, 23:40
Sera que não teria como adaptar um motor mais moderno na hilux? um tipo P&P ou com o minimo de adaptações?
Eu penso nisso sempre, seria ótimo. O que seria bom mesmo é se o 2.7 gasolina das hilux modernas fossem p&p. Daria para comprar um na caixa e ter um carro para o resto da vida.
Eu acho desnecessário trocar este motor. Se pretende trocar de mecânico, sugiro que busque algum mecânico que mexa com Corolla. Certamente ele saberá mexer no motor e talvez até tenha distribuidor/fornecedor de peças. Abraço
OliverThies
27/07/2014, 15:27
Fala Ronaldo,
Antes eu estava pensando que a quebra anterior poderia ter influenciado, agora acredito que não.
Com o comando na mão deu p ver claramente que o mesmo não tem nem riscos, está perfeito. me parece que foi manuseio inadequado mesmo ou aperto excessivo da peça que tem na ponta. Se o comando tivesse quebrado no meio, ai sim eu pensaria que foi algo relacionado ao outro problema.
Amanhã vou passar numa empresa que fabrica comandos em São Paulo ( indeco.com.br ) e ver o valor de um comando novo, se não valer a pena vou de toyota mesmo!
Se tivesse um motor usadinho eu compraria, nem que seja para tirar as peças e fazer um estoque. O problema é encontrar...
Tem um no ML mas o cara é do RS ai complica..
roazambuja
27/07/2014, 19:35
Eu acho desnecessário trocar este motor. Se pretende trocar de mecânico, sugiro que busque algum mecânico que mexa com Corolla. Certamente ele saberá mexer no motor e talvez até tenha distribuidor/fornecedor de peças. Abraço
Oliver, seguindo a linha do Rafael, acho que vc poderia conversar com o Alex, da MAC Motors (2691-1169). Ele mexe muito com os Corollas, sendo famoso no clube do Corollas, mas também tem se mostrado muito bom com as Hilux (a minha V6 ta lá, por sinal). Tenho certeza que ele pode ajudar.
Boa sorte.
Fico na torcida.
Rodrigo
OliverThies
27/07/2014, 22:19
Oliver, seguindo a linha do Rafael, acho que vc poderia conversar com o Alex, da MAC Motors (2691-1169). Ele mexe muito com os Corollas, sendo famoso no clube do Corollas, mas também tem se mostrado muito bom com as Hilux (a minha V6 ta lá, por sinal). Tenho certeza que ele pode ajudar.
Boa sorte.
Fico na torcida.
Rodrigo
Vou ligar para ele amanhã!
Valeu pelo toque!
OliverThies
28/07/2014, 13:12
Salve, pessoal....
Passei na indeco hj...vou mandar fazer um comando novo....o custo saiu menos da metade de um comando novo.
Rubens Linhalis
28/07/2014, 13:45
Salve, pessoal....
Passei na indeco hj...vou mandar fazer um comando novo....o custo saiu menos da metade de um comando novo.
Legal Oliver.. bom saber dessa alternativa.
E a montagem? Manterá o meca?
OliverThies
28/07/2014, 16:49
Legal Oliver.. bom saber dessa alternativa.
E a montagem? Manterá o meca?
Bom mesmo viu....essa empresa trabalha muito com a linha pesada...o comando da hilux acho que vai ser mole....
Acho que agora não tem jeito...só falta isso p fechar o motor...Gosto de acreditar nas pessoas, tomara que eu não me arrependa...
O meca é bom e honesto... vamos ver o que vai dar....
Para resolver meu maior problema ( ficar a pé) vou comprar um carrinho popular, ai com isso posso fazer as manutenções na hilux mais tranquilo....se quebrar compro lá fora e espero chegar a peça...
Rubens Linhalis
28/07/2014, 17:51
Eu penso nisso sempre, seria ótimo. O que seria bom mesmo é se o 2.7 gasolina das hilux modernas fossem p&p. Daria para comprar um na caixa e ter um carro para o resto da vida.
Alguem sabe mais informação sobre isso? Nunca tinha pensado.. mas acho que é algo bem possível.
O código do 2.7 antigo é 3RZ-FE , e esse novo 2.7 VVTI ?
Achei esse anuncio do motor e cambio auto por 5.5k .. Imagina, colocar um conjunto desse que maneiro!
Motor e cx automática hilux 2010 gasolina - Peças e acessórios - Caxangá, Recife | bomnegócio.com (http://pe.bomnegocio.com/grande-recife/veiculos/pecas-e-acessorios/motor-e-cx-automatica-hilux-2010-gasolina-33316965)
calhiandro
28/07/2014, 19:46
Alguem sabe mais informação sobre isso? Nunca tinha pensado.. mas acho que é algo bem possível.
Achei esse anuncio do motor e cambio auto por 5.5k .. Imagina, colocar um conjunto desse que maneiro!
Motor e cx automática hilux 2010 gasolina - Peças e acessórios - Caxangá, Recife | bomnegócio.com (http://pe.bomnegocio.com/grande-recife/veiculos/pecas-e-acessorios/motor-e-cx-automatica-hilux-2010-gasolina-33316965)
Acho que o dorderf, mora em Recife, fala com ele. Se ele tiver tempo livre, ele da uma olhada.
Ronaldo Petri
28/07/2014, 20:44
5.5, se tiver bom tá barato heim. Só que as modernas não é 4x4, então acredito que o câmbio não daria certo. Mas se o motor encaixasse nos nossos câmbios seria um sonho.
Rubens Linhalis
28/07/2014, 21:01
5.5, se tiver bom tá barato heim. Só que as modernas não é 4x4, então acredito que o câmbio não daria certo. Mas se o motor encaixasse nos nossos câmbios seria um sonho.
Ronaldo,
De 2012 ou 2013 em diante a Toyota voltou a vender a Hilux 2.7 4x4.. só na versão automática.
Acho que devemos pesquisar, eu vou colocar na lista de "estudo" sobre essa adaptação. Acho que é boa alternativa.. esse motor não deve ter boa revenda, nem para peças, por isso o preço deve ser bom.
Ronaldo Petri
28/07/2014, 21:11
Legal, vou pesquisar também.
OliverThies
28/07/2014, 22:14
Pois é pessoal,
Seria muito legal ter uma receita de swap para nossos motores. Será que não rola fazer uma adaptação com o nosso câmbio mesmo?
Esse problema que tive agora me fez ficar um pouco preocupado, ja pensou se estourar o bloco, imagina o trampo para achar um bom!
Rubens Linhalis
28/07/2014, 22:28
Pois é pessoal,
Seria muito legal ter uma receita de swap para nossos motores. Será que não rola fazer uma adaptação com o nosso câmbio mesmo?
Esse problema que tive agora me fez ficar um pouco preocupado, ja pensou se estourar o bloco, imagina o trampo para achar um bom!
Entao,
Acho que é uma saída real essa de substituirmos o 3rz-fe pelo novo VVti. É tudo Toyota, mesmo tamanho, mesma cilindrada, potencia parecida. Acredito que a similaridade é maior que nos pensamos.
Como essa hilux nova com motor 2.7 é chamada lá fora? Tacoma né?
Pensando em algo rápido, se conseguirmos um numero de chassi de uma hilux nova, da pra pesquisar o ID das peças e verificar com as nossa...
Tem uma 2.7 VVTI sendo vendida (sucata) no Mercado Livre. Abraço!
Rubens Linhalis
28/07/2014, 23:37
Entao,
Pesquisei um pouco, a parece que o nome do motor novo 2TR-FE . Não achei muita coisa nas pesquisas sobre mudar o 3rz-fe para o 2tr-fe, pois os amaricamos tem esse motor 3rz-fe novo ainda (saíram ate 2004). Entao, se vao fazer alguma mudança é para 4cc para o 6cc.
Li em um outro fórum gringo que a parte "FE" do nome do motor refere-se ao bloco, ou seja, os 2TR e 3RZ possuem o mesmo bloco. Mas não li tudo e não da pra saber se é verdade o que o cara falou.
A coisa esta ficando interessante!
Ronaldo Petri
28/07/2014, 23:45
Extraí da net essa explicação:
"Essa sigla, VVTi, significa Variable Valve Timing Intelligence. Traduzindo é: Inteligência de Variação do Tempo de abertura das Válvulas. Esse termo é utilizado pela Toyota para o sistema de variação do tempo de abertura das válvulas de admissão do motor. Esse sistema faz com que o motor apresente uma melhora nas respostas em baixa rotação, pois nessa faixa o motor tende a aspirar uma grande quantidade de ar em relação ao combustível, tornando a mistura pobre. Assim, o sistema faz com que o tempo de abertura das válvulas de admissão seja menor, diminuindo a quantidade de ar, o que vai melhorar a mistura. Já em altas rotações o sistema faz justamente o contrário, aumenta o tempo de abertura da válvula de admissão de ar e, em conseqüência, a potência final."
Ronaldo Petri
29/07/2014, 00:00
Será que modernizaram o cabeçote e o restante é igual?
Sonhador
29/07/2014, 08:34
Oliver
Chegou a conversar com essa empresa que fara seu comando sobre a quebra de seu comando?
sobre se andar a 140 KM/h tem algo a ver com as quebras?
Sonhador
29/07/2014, 08:36
Sera que ninguem conhece alguem que trabalhe em concessionaria ou manutenção das viaturas para saber se a diferença e muita?
Rubens Linhalis
29/07/2014, 09:20
Será que modernizaram o cabeçote e o restante é igual?
Li mais algumas coisas ontem, e os relatos são esses: O bloco é o mesmo, só mexeram na parte de cima do motor o qual modernizaram.
Vou continuar pesquisando..
OliverThies
29/07/2014, 22:05
Não conversei com o pessoal técnico...a empresa é bem grande...
Meu meca disse que não teria problema algum fazer isso...se a temperatura não subir e não ficar andando no giro máximo não teria problemas. Porém, na minha opinião esse motor é muito grande p girar a 5.500 rpm..
Na viagem que fiz pro sul rodei muito tempo acima de120km/h e não deu nada...Subi todas aquelas serras tuchando o pé!
como quem tem cu tem medo...não vou mais passar dos 120km/h...
OliverThies
29/07/2014, 22:06
Ví um cabra no fórum gringo falando de colocar o cabeçote vvti no 3rzfe, mas ninguém comentou nada...parece que os furos de lubrificação e água batem.
elmestizo
30/07/2014, 08:11
até pode ser igual, mas lembrem-se que tem a eletronica embarcada.
Acho que a mundança não é tão simples!!!
Rubens Linhalis
30/07/2014, 09:45
como quem tem cu tem medo...não vou mais passar dos 120km/h...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.. esse eu nunca tinha ouvido!
Rubens Linhalis
30/07/2014, 09:48
até pode ser igual, mas lembrem-se que tem a eletronica embarcada.
Acho que a mundança não é tão simples!!!
Será que o VVTI tem muito mais eletrônica do que os 3rz-fe ?
Nos fóruns gringos vi alguns casos de substituírem os antigo 22RE pelo VVTi..
Muitos gringos fazem a troca do 22RE por um 3RZ-FE. Dentre os swaps possíveis, esse é um que dá pouca dor de cabeça.
Agora não achei nada nos forums gringos sobre um swap "com pouca dor de cabeça" de um 3RZ-FE por outro motor. Geralmente eles tiram o 3RZ-FE para colocar um monstro v6 ou v8.
Acho que a troca de um 3RZ-FE por um 2TR-FE deve ser tão cheia de "dor de cabeça" (ou taxa de aporrinhação, como o dr. guilherme diz) como a troca por qualquer outro motor.
OliverThies
01/08/2014, 14:14
Só p movimentar o tópico hehe...
As peças que usei para fechar o motor antes de quebrar o comando.
472773
Comprei o sensor de temperatura do painel e da injeção....
Juntas originais
472774
O Comando vou pegar só na terça....depois disso o motor vai rugir como um leão
472775
Rubens Linhalis
01/08/2014, 14:32
472773
Juntas originais
472774
Oliver ! Fé em Deus que vai funfar!!!
Que peças são essas? E esses sensores, pq trocou? Preventiva?
OliverThies
01/08/2014, 14:36
Fala Rubens,
O sensor de temperatura da água estava já meio quebrado ai aproveitei para comprar, como não sabia qual era comprei os 2 kkk...
As outras: junta do cabeçote original, parafusos originais, junta da tampa de válvulas original, filtro, e anéis de vedação da tampa de válvulas tudo original.
Falando em peças, esses dias comprei várias peças na autorizada. Diferença mínima em relação à Ponta Porã, fora que divide em 3X. Comprei a mangueira inferior e superior do radiador por R$ 130,00, junta da tampa de válvula por R$ 70,00. É sempre interessante entrar em contato com a autorizada antes de efetuar uma compra.
OliverThies
01/08/2014, 15:28
Concordo dorderf...
Uns dos senão o maior diferencial desse carro é a rede de concessionárias....isso ajuda muito!!!
Você acha peças para carros com mais de 20 anos sem problemas! até hj foi tudo muito rápido..
Rubens Linhalis
01/08/2014, 15:42
Falando em peças, esses dias comprei várias peças na autorizada. Diferença mínima em relação à Ponta Porã, fora que divide em 3X. Comprei a mangueira inferior e superior do radiador por R$ 130,00, junta da tampa de válvula por R$ 70,00. É sempre interessante entrar em contato com a autorizada antes de efetuar uma compra.
Paguei 90 na superior e 115 na inferior. Sera que tem muita diferença de preço entre CSS? Aqui no ES só temos uma CSS, todas as lojas são do mesmo grupo.
Paguei 90 na superior e 115 na inferior. Sera que tem muita diferença de preço entre CSS? Aqui no ES só temos uma CSS, todas as lojas são do mesmo grupo.
Rubens, será que as mangueiras da diesel e da gasolina tem a mesma especificação? Talvez a diferença esteja aí. Agora acredito que o preço não seja tabelado.
Aproveitei e comprei a tampa de válvula tbm. Caro foi a mangueira que manda ar do compartimento do filtro pro motor: mais de 400 pila. Mas como é peça fundamental e parece ser de excelente qualidade, fui de original.
guilhermeabreu
01/08/2014, 16:55
472773
Juntas originais
472774
472775
PÔHHHHHHHHH OLIVER
VC ESTA É DE SACANAGEM CARA
Se for como este LEÃO vc estará FUD!@#$%¨&*()IDO
Não achou um LEÃO ? Leão mesmo ???????
Fiquei triste .
Abraço
Rubens Linhalis
01/08/2014, 17:03
Oliver,
Acabei de pegar na Toyota o jogo de juntas completo do motor. Nao vou trocar tudo, só algumas coisas, mas como demora a chegar (esse foi uns 30 dias) , resolvi comprar o kit logo, assim, caso precise já esta a mão.
472787
Rubens Linhalis
01/08/2014, 17:09
PÔHHHHHHHHH OLIVER
VC ESTA É DE SACANAGEM CARA
Se for como este LEÃO vc estará FUD!@#$%¨&*()IDO
Não achou um LEÃO ? Leão mesmo ???????
Fiquei triste .
Abraço
Dr Guilherme, mais ou menos assim! kkkkkkkkkkkkkkkk
Motor 4cc :
472789
Motor V6:
472790
OliverThies
01/08/2014, 17:24
O Rubens entendeu bem kkkk
OliverThies
01/08/2014, 17:32
Doutor, nao fique triste...
Fiz isso pois estou precisando rir um pouco...
É rir para não chorar...
F. Oliveira
03/08/2014, 14:34
Ânimo, meu povo!!! Kkkkkkkkkkkk
agora comédia esses cachorros! Kkkkkkkkk
guilhermeabreu
03/08/2014, 21:34
ÉHHHHHHHHHHHHHHHH
Este leãozão aí V6 é bom demais .
Junior Broska
03/08/2014, 23:37
abraço!
Como eu sempre falo para todos os chegados e também aos "não chegados"... Caminhonete não foi feita pra voar! Quer andar com o pé no fundo, compra uma Ferrari, Corvette, F-40, etc. Por isso, o que mais cuido é com a rotação do motor. Não precisa andar com ela baixa, mas também não se deve "esgoelar" o coitadinho... Kkk!!!
valtervf
04/08/2014, 22:24
Ola a todos, sou novo no fórum, e me desculpem alguma falha, mas vamos la:
Comprei minha primeira Hilux Sw4 3.0 v6 Motor 3vz-e, com 197 mil km, ja rodei mas de 10 mil km e ate agora nao apareceu nenhum problema que eu nao conhecia. Ela baixa uma media de 1L oleo a cada 1500 km e esta começando a fumar. Estive lendo em alguns fóruns sobre a Sw4 japa e em alguns tópicos sobre pecas, estou usando todas as pecas da suspencao da Hilux a diesel (trw) ate agora nao tive problemas.
Enfim que eu gostaria de uma ajuda e' em relação a troca do motor.
Gostaria de saber se alguém do forum ja conseguiu adaptar o motor da hilux 3.0 turbo diesel? se tiver alguém tem como me passar algumas dicas e ou orientações?sobre o motor tem que fazer mudar muita coisa no chassi para colocar o novo motor? Em relação ao cambio? Somente a flange serve para continuar a usar o cambio aut? e ou tem que passar para cambio mecanico? E em relação a parte elétrica e' somente a troca de chicotes e central?
Estou pesquisando muito e não estou achando nada muito concreto, um vendedor do ML me cobrou 25 mil reais para colocar motor e cambio da d4d.
Gostaria de poder trocar o moto por diesel mas se o valor for ficar esse mesmo acho que terei que comprar as pecas pelo Ebay que o kit completo do motor 3vz-e fica em torno de 900 dolares mas a parte da retifica.
obrigado....
Eu não trocaria o motor, apenas retificaria.
Também acho que é melhor retificar. Dará menos "dor de cabeça"...
Rubens Linhalis
05/08/2014, 17:08
Acredito que retifica mesmo..
Talvez de pra rodar muito com o carro mesmo fumando. Em alguns fóruns gringo, eu vejo os caras fazendo toda a preparação nas 4runner.. fazendo muita trilha, e quando aparece uma foto do motor, ta aquele bloco todo melado, todo zuado.. mas ainda continuam descendo a lenha.
Tudo bem.. lá é tudo mais barato e se muita coisa de boa qualidade, talvez joguem o motor fora e comprem um "novo"..
mas de qualquer forma, retifica no seu.
Essa questão de motor sujo de óleo, etc é coisa para leigo ver. Pessoal tende a comparar utilitário, principalmente o visual do cofre do motor, com o de um popular 0km. Abra o capô de qualquer caminhão ou ônibus e veja. Até baixar determinada quantia óleo eu considero normal, conhecendo o funcionamento de um motor, o que envolve a montagem, sincronismo e encaixe de muitas partes móveis. Meus carros não baixam, mas já tive carro que baixa óleo e funcionava perfeitamente. E nunca me preocupei porque era pouco e não apresentava qualquer outro sintoma. Quem aqui é mais velho lembra dos Santanas 2.0, que salvo engano o manual do carro já dizia que era normal baixar X de óleo a cada 1000km. Abraço
feitosac
05/08/2014, 18:36
Baixar óleo é normal, até o manual da SW4 fala isso, .... mais velhos ... lembrei do meu Passat TS 1977, bebia 1,5l a cada 1000km , nunca me deu problema ehehe.
Abs.
elmestizo
05/08/2014, 18:43
Ola a todos, sou novo no fórum, e me desculpem alguma falha, mas vamos la:
Comprei minha primeira Hilux Sw4 3.0 v6 Motor 3vz-e, com 197 mil km, ja rodei mas de 10 mil km e ate agora nao apareceu nenhum problema que eu nao conhecia. Ela baixa uma media de 1L oleo a cada 1500 km e esta começando a fumar. Estive lendo em alguns fóruns sobre a Sw4 japa e em alguns tópicos sobre pecas, estou usando todas as pecas da suspencao da Hilux a diesel (trw) ate agora nao tive problemas.
Enfim que eu gostaria de uma ajuda e' em relação a troca do motor.
Gostaria de saber se alguém do forum ja conseguiu adaptar o motor da hilux 3.0 turbo diesel? se tiver alguém tem como me passar algumas dicas e ou orientações?sobre o motor tem que fazer mudar muita coisa no chassi para colocar o novo motor? Em relação ao cambio? Somente a flange serve para continuar a usar o cambio aut? e ou tem que passar para cambio mecanico? E em relação a parte elétrica e' somente a troca de chicotes e central?
Estou pesquisando muito e não estou achando nada muito concreto, um vendedor do ML me cobrou 25 mil reais para colocar motor e cambio da d4d.
Gostaria de poder trocar o moto por diesel mas se o valor for ficar esse mesmo acho que terei que comprar as pecas pelo Ebay que o kit completo do motor 3vz-e fica em torno de 900 dolares mas a parte da retifica.
obrigado....
esse motor foi o pior motor que a toyota já fez... eu trocaria!
guilhermeabreu
05/08/2014, 18:52
esse motor foi o pior motor que a toyota já fez... eu trocaria!
X2 as palavras do ELMESTIZO , todos aqui falam que este é o pior motor que a TOYOTA fez , fazer um motor deste é sofrimento demais .
Se for para trocar, eu já optaria por uma versão nacional. Sem dúvida seria um 2.4 Flex da GM, que tem aos montes nos desmanches. Motor barato de comprar e de manutenção simples. Acredito que não seja muito difícil instalá-lo na Toyota! Abraço
Rubens Linhalis
08/08/2014, 11:50
Juntas originais
E ai Oliver.. noticias?
OliverThies
08/08/2014, 23:01
Fala Rubens....
Consegui pegar o comando hj, já levei para o mecânico...
O carro deve finalmente sair do estaleiro na segunda....
Agora vai eim hehehe!
Depois vou postar umas fotos de comandos e virabrequim que ví por lá...um maior que o outro....hehehe
OliverThies
11/08/2014, 22:57
Bom galera....acho que agora vai....motor montadinho, comando de válvulas no devido lugar e funcionando lisinho, juntas originais, cabeçote plainado....
Andei hj como teste uns 50km e tudo certo...dei umas aceleradas ( mas nem tanto ) e o motor está bem forte!
Nesse meio tempo acabei comprando um carrinho p ir e voltar ao serviço, pego estrada( as vezes 1000km por semana), e a SW4 vai desfilar somente em expedições, finais de semana e idas ao sítio, com todo respeito que ela merece..
Pensei por algumas vezes me desfazer mas não tem como....no momento que entrei nela e liguei o motor já fiquei todo sorridente.....posição de direção encaixa perfeitamente, não bate nos buracos....e todo o resto que vocês já sabem...
Bom espero finalizar por aqui e só voltar para ir atualizando a km com a Verdona hehehe....
Agradeço a todos que torceram por mim...
Ps: assim que eu a lavar mando fotos
guilhermeabreu
11/08/2014, 23:03
Bom galera....acho que agora vai....motor montadinho, comando de válvulas no devido lugar e funcionando lisinho, juntas originais, cabeçote plainado....
Andei hj como teste uns 50km e tudo certo...dei umas aceleradas ( mas nem tanto ) e o motor está bem forte!
Nesse meio tempo acabei comprando um carrinho p ir e voltar ao serviço, pego estrada( as vezes 1000km por semana), e a SW4 vai desfilar somente em expedições, finais de semana e idas ao sítio, com todo respeito que ela merece..
Pensei por algumas vezes me desfazer mas não tem como....no momento que entrei nela e liguei o motor já fiquei todo sorridente.....posição de direção encaixa perfeitamente, não bate nos buracos....e todo o resto que vocês já sabem...
Bom espero finalizar por aqui e só voltar para ir atualizando a km com a Verdona hehehe....
Agradeço a todos que torceram por mim...
Ps: assim que eu a lavar mando fotos
GRANDE OLIVER
Estou feliz por vc , como vc falou que é só prazer em dirigir , NÃO JUSTIFICA VENDER .
Abração e boa sorte com a VERDONA .
OliverThies
12/08/2014, 22:24
Valeu Dr...
Ronaldo Petri
16/08/2014, 07:30
É isso aí Oliver, bem melhor ter um carrinho para surrar no dia a dia, eu também sou adepto, agora é só curtir. Realmente não dá coragem de se desfazer de um carro desse. A propósito a minha 2.7 completou 230 mil sem abrir o motor, acho que agora a sua vai longe.
Abrç.
OliverThies
18/08/2014, 13:39
Fala r0d....
Está muito boa...
Só rodei 200km depois de ter fechado o motor, mas não vi nada de anormal...
Como prometido vou colocar umas fotos aqui...
474455
474458
474459
474454
calhiandro
18/08/2014, 16:41
Oliver, bela viatura. Muito conservada. A proposito o willys que está na frente da sw4 é seu? Qual a configuração desse willys?
Grande abraço
OliverThies
18/08/2014, 17:10
Oliver, bela viatura. Muito conservada. A proposito o willys que está na frente da sw4 é seu? Qual a configuração desse willys?
Grande abraço
Opa...
Obrigado pelo elogio, o jipe é do meu cunhado...muito gente boa....
Acho que está com motor de opala 4 cilindros e cambio de chevete + um jogo de pneus 235/75r16 se não me falha a memória. O jipinho é muito valente por sinal....topa qualquer parada!
calhiandro
18/08/2014, 17:22
Opa...
Obrigado pelo elogio, o jipe é do meu cunhado...muito gente boa....
Acho que está com motor de opala 4 cilindros e cambio de chevete + um jogo de pneus 235/75r16 se não me falha a memória. O jipinho é muito valente por sinal....topa qualquer parada!
Ótimo conjunto motor de opala + câmbio de chevette. Willys é bom.de mais. Já possui um.
Obrigado pelas informações.
OliverThies
26/08/2014, 12:44
Olá pessoal,
Vim com a hilux para o trabalho hoje.
Coloquei no tanque 60,00 reais com a gasolina a 2.90, deu quase 10km/l isso andando sempre no limite da estrada 80 tamoios /120 ayrton senna
O motor agora me pareceu mais áspero que antes e com um pouco mais de torque, talvez seja só impressão ou algo relacionado a retífica no cabeçote.Se sair acelerando em rua de terra o bicho cavoca fácil fácil....
Um comportamento que não notava antes é um leve "soquinho" ao andar em baixa rotação com o pé bem de leve....Na lenta e quando acelera normal isso não ocorre.
Vou trocar as velas e cabos, pode ser isso...
Para não passar batido...fotinho do consumo...
475281
OliverThies
26/08/2014, 13:07
Por falar em cabos...tem alguma opção nacional boa e barata para os cabos de vela?
elmestizo
26/08/2014, 13:35
Oliver,
uma dica, que as vezes faz a diferença: troque a bomba de combustivel!!!
Rubens Linhalis
26/08/2014, 15:58
Por falar em cabos...tem alguma opção nacional boa e barata para os cabos de vela?
RockAuto Parts Catalog (http://www.rockauto.com) .. kkkkk
Bom saber que o carro esta 100%. Pelo visto o comando de valvula que mandou fazer deu certo ne?
Rubens Linhalis
26/08/2014, 16:03
Oliver,
uma dica, que as vezes faz a diferença: troque a bomba de combustivel!!!
O problema é o preço, pelo que pesquisei é bem cara a bomba de combustível. Talvez fazer um teste de pressão da bomba evita gastos desnecessários.
OliverThies
26/08/2014, 16:21
Estou apostando mais em algum sensor com mau contato, pois antes de montar o cabeçote não estava assim...
Já encomendei 4 velas, vou pegar tbm os cabos na rockauto agora...Se não for isso pelo menos já fica zerado!
A bomba eu acho que não é, pelo menos esse sintoma não parece ser bomba...mas vale a pena fazer a medição...vou providenciar...
OliverThies
26/08/2014, 16:36
Comprei....agora é torcer para não ser tributado ( roubado) pela receita hehe....
Rubens Linhalis
26/08/2014, 17:23
Comprei....agora é torcer para não ser tributado ( roubado) pela receita hehe....
Esquece.. vai ser pego. Acho que estao taxando todos!!!
Vou pagar uma baba de imposto p retirar umas peças e depois devo importar o coletor e sonda lambda..
Queria muito ter esse computador de bordo que vc tem.. o preço podia ser melhor...rs
Rubens Linhalis
26/08/2014, 17:31
Outra coisa Oliver..
O pessoal das Sw4 a diesel colocam aquele alarme sonoro de temperatura de agua. Colocam o sensor no em algum lugar no bloco que tem uma leitura mais precisa.
Para o modelo do nosso motor, é indicado esse sensor adicional?
abraços!
OliverThies
26/08/2014, 21:21
Outra coisa Oliver..
O pessoal das Sw4 a diesel colocam aquele alarme sonoro de temperatura de agua. Colocam o sensor no em algum lugar no bloco que tem uma leitura mais precisa.
Para o modelo do nosso motor, é indicado esse sensor adicional?
abraços!
Fala Rubens,
Eu acho legal ter esse medidor avulso sim, o que o scangauge mostra coletado a partir da Ecu do carro é bem legal mas eu gostaria de ter algo mais confiável.
Pelo menos para usar por um tempo e avaliar.....Quanto ao painel é o que eles falam mesmo...
Meu motor quando fica quente marca de 80 a 85 graus....já vi chegar a quase 90 numa subida muito muito grande lá no sul..mas o tal do ponteiro fica no mesmo lugar....
OliverThies
26/08/2014, 21:26
Tem esse aqui que sai mais em conta....porém tem menos funções....
UltraGauge, OBD II Scan Tool & Information Center (http://www.ultra-gauge.com/ZC/)
Não é querendo te deixar mais aguçado....mas essa ferramentinha é muito legal....vale cada centavo..
Eu dei sorte pois um amigo conseguiu trazer para mim na mala.
Eu uso o Dashdaq, que alem de tudo LOGA em SD os dados....
Ronaldo Petri
27/08/2014, 15:51
Oliver, sobre os cabos, na época que troquei os meus, eu achei nacional por encomenda da maxcabos, nem da ngk encontrei por aqui. Preferi não arriscar e acabei comprando originais na ccs, paguei 400 reais o jogo, a marca original é Sumitomo (made in japan).
Da ngk ou acdelco que são marcas boas, acho que vc vai encontrar só lá fora. Vale lebrar que os cabos originais da minha foram trocados a primeira vez por mim, com 220 mil km.
Eu uso um medidor de temperatura com alarme na minha. AS temperaturas são iguais ao que o OliverThies falou. É uma prevenção.
OliverThies
30/08/2014, 23:55
Hoje completei 1000kms.....
Bora rodar mais!!!
Uma curiosidade....
Peguei uma reta aqui a 60km/h de quinta marcha direto...rodei 10km +- e consegui fazer 13km/l :torcendo:
Rubens Linhalis
01/09/2014, 07:38
Hoje completei 1000kms.....
Bora rodar mais!!!
Uma curiosidade....
Peguei uma reta aqui a 60km/h de quinta marcha direto...rodei 10km +- e consegui fazer 13km/l :torcendo:
Show Oliver !
Pelo visto o motor voltou a urrar como um leoa heim..rs
OliverThies
01/09/2014, 11:34
Show Oliver !
Pelo visto o motor voltou a urrar como um leoa heim..rs
kkkk voltou heheheh...
Sonhador
01/09/2014, 22:18
e qto saiu a brincadeira dessa vez?
OliverThies
02/09/2014, 22:42
e qto saiu a brincadeira dessa vez?
Troquei os pivos inferiores e superiores + a brincadeira com o cabeçote...
Acho que foi uns 3 mil...só de pivo foram 1500 reais...
Ainda tô pagando essa conta, vou levar ela comigo até o final do ano hehe.
Sonhador
03/09/2014, 08:28
a brincadeira do motor não deve ter saido tão cara pq o mecanico ja tinha mexido no motor antes.....
ou ele deu um bom desconto?
Rubens Linhalis
03/09/2014, 08:29
Troquei os pivos inferiores e superiores + a brincadeira com o cabeçote...
Acho que foi uns 3 mil...só de pivo foram 1500 reais...
Ainda tô pagando essa conta, vou levar ela comigo até o final do ano hehe.
Os pivos foram por segurança ou ja estava com folga ou algo parecido? ou foi o "já que" de quando mexeu na caixa de direcao?
OliverThies
03/09/2014, 11:41
a brincadeira do motor não deve ter saido tão cara pq o mecanico ja tinha mexido no motor antes.....
ou ele deu um bom desconto?
Ficou da seguinte forma.
MO Pivos 300,00
MO Cabeçote 600,00
Retifica 300,00
Pelo trampo que dá retirar o cabeçote acho que ficou bom!
OliverThies
03/09/2014, 11:45
Os pivos foram por segurança ou ja estava com folga ou algo parecido? ou foi o "já que" de quando mexeu na caixa de direcao?
Por segurança Rubens...
Os pivos estavam intactos...com exceção do superior do lado do motorista que tinha a coifa rasgada...
Sonhador
10/09/2014, 19:42
Oliver
Qdo desmontaram seu motor pela primeira vez , para verificarem o Carter eles tiraram todo motor ou retiraram por baixo mesmo?
Estou com problema no meu motor , e corro o risco de tbem ter de retificar , o mec ainda esta verificando .
talvez eu precise de umas dicas e conselhos..
Rubens Linhalis
11/09/2014, 08:59
Oliver
Qdo desmontaram seu motor pela primeira vez , para verificarem o Carter eles tiraram todo motor ou retiraram por baixo mesmo?
Estou com problema no meu motor , e corro o risco de tbem ter de retificar , o mec ainda esta verificando .
Sonhador,
Na revisão do Pacato eu pedi para tirarem o carter para limpeza e verificação. Falaram que nao é tao simples tirar o carter devido ao diferencial dianteiro. Acabei não mexendo nisso agora.
Mas vamos ver o que o Oliver fala.. com certeza tem mais experiencia.
Sonhador
11/09/2014, 13:47
Rubens
Como Comentei no forum que abri sobre a hilux sem força , o mecanico disse que por baixo tem duas travessas , mas ele acha que tera de suspender o motor para poder abrir o carter .
e caso o carter esteja limpo ele disse que tera de mandar para retifica.
Rubens Linhalis
11/09/2014, 16:48
Rubens
Como Comentei no forum que abri sobre a hilux sem força , o mecanico disse que por baixo tem duas travessas , mas ele acha que tera de suspender o motor para poder abrir o carter .
e caso o carter esteja limpo ele disse que tera de mandar para retifica.
Entendi Sonhador..
Pelo que olhei um tempo atras o carro no elevador, é ruim mesmo o acesso ao carter. Espero que nao precise de retifica!
Sonhador
11/09/2014, 18:45
tbem torcendo para isso , estou aguardando os orçamentos , primeiro para abrir o carter , e o mec ja vai sondar preço da retifica , mas se tiver de abrir quero ver se faço como oliver e tirar balanceiros ja por prevenção.
OliverThies
11/09/2014, 19:07
Oliver
Sonhador,
Infelizmente no meu teve que sacar o motor fora para mexer.
Esse carro não tem muito espaço para trabalhar, o meca reclamava bastante
É só tirar a barra de direção e o amortecedor de direção, que o cárter sai muito fácil.
OliverThies
18/09/2014, 17:19
Pessoal, fiz a troca dos cabos de vela hoje.
Comprei na rockauto cabos da Denso, encaixaram como uma luva e o motor ficou redondo!!!!
Com certeza os meus estavam com problemas....
477797
OliverThies
07/10/2014, 13:52
A viatura está bala!!!
Fiz uma pequena trilha esse fds e não fez feio não....
Estrada da limeira ( São Sebastião)
479779
Já se foram 5mil kms...
Sonhador
13/01/2015, 18:03
Deixei minha Hilux na retifica para fazer o motor que estava sem força , ainda estão esperando o motor sair do banho quimico para terminar de fazer o levantamento do motor , mas o dono da retifica , ja falou que o que estragou o motor ,foi o balanceiro que travou e girou e foi gastando o balanceiro e o bloco , dando passagem de oleo e diminuindo a pressão do oleo e a lubrificação no motor.
Comentei com o pessoal da retifica em eliminar o Balanceiro , eles não gostaram muito da ideia , pelo que comentaram so fizeram isso em L200 diesel , mas somente desligaram , não eliminaram....
Recomendaram retificar o bloco onde gastou e colocar um tipo de rolamento no balanceiro ....
Alguem sabe algum site onde mostre esse procedimento detalhadamente ?
OliverThies
14/01/2015, 11:52
Deixei minha Hilux na retifica para fazer o motor que estava sem força , ainda estão esperando o motor sair do banho quimico para terminar de fazer o levantamento do motor , mas o dono da retifica , ja falou que o que estragou o motor ,foi o balanceiro que travou e girou e foi gastando o balanceiro e o bloco , dando passagem de oleo e diminuindo a pressão do oleo e a lubrificação no motor.
Comentei com o pessoal da retifica em eliminar o Balanceiro , eles não gostaram muito da ideia , pelo que comentaram so fizeram isso em L200 diesel , mas somente desligaram , não eliminaram....
Recomendaram retificar o bloco onde gastou e colocar um tipo de rolamento no balanceiro ....
Alguem sabe algum site onde mostre esse procedimento detalhadamente ?
Sobre o rolamento, foi uma opção que me ofereceram na época, mas ficaria no mínimo 3000....ai não botei fé e acabei não fazendo....
Praticamente todos os motores do mercado americano que passam por retífica tem esse comando removido.....
Eu fiz a remoção somente isolando( a retífica isolou com um material, parece um plástico) a saída de óleo que fica ali nas bronzininhas e removendo todos os componentes do comando...Pode ser utilizado tbm as próprias bronzinas viradas....mas o bloco precisaria estar ok...Se vc somente desligar com o bloco comido vai baixar a pressão de óleo...
Tem um kit na internet que ajuda a fazer isso....mas não achamos necessário na época...
http://www.lcengineering.com/LCInstructions/1015050%203RZ%20Balance%20Shaft%20Removal%20Kit%20 Instructions.pdf
Pesquisa por balance shaft delete...
Fica tranquilo que o motor fica normalzinho....
Pelo que andei em uma outra hilux constatei que a minha acabou ficando até mais potente....
A única coisa que vc vai perceber é uma leve vibração em marcha lenta, e se abusar muito do giro( não recomendo )
De resto só alegria...
Não deixe de comprar juntas originais, incluindo aqueles 4 anéis que fazem a vedação nas velas entre o cabeçote e a tampa de valvulas.......esqueci o nome...
OliverThies
14/01/2015, 11:57
Mais 1 coisa.....
Não deixe de plainar seu cabeçote....
Faça mesmo se o mecânico falar que não precisa....compre tbm parafusos do cabeçote originais....
Sonhador
14/01/2015, 13:24
Oliver
A retifica que mandei fazer e uma oficina referencia , trabalha com as concessionarias aqui da baixada santista , e são detalhista , senti que qdo falei de eliminar o contrabalanço eles não gostaram pela questão de mudar as caracteristicas do motor , apesar de fazer a mudança no contrabalanço com o rolamento.
Escolhi essa oficina pela questão da qualidade deles , o conserto não vai sair barato , porem tenho certeza da qualidade do serviço e dos materiais usados .
Sonhador
14/01/2015, 13:49
Achei esse texto que fala bem sobre essa questão do contrabalanço.
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http://www.santacruzimportedtruckservice.com/tacoma-2-7-balance-shaft-precautions/&prev=search
http://www.santacruzimportedtruckservice.com/tacoma-2-7-balance-shaft-precautions/ (http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http://www.santacruzimportedtruckservice.com/tacoma-2-7-balance-shaft-precautions/&prev=search)
Cristian Fay
14/01/2015, 14:48
Descobri a pouco, um amigo que indicou, nao sei se para voces vale a pena, mas acredito que se comprar bastante coisa, vale a pena ate pedir para ser entregue em Pedro Juan Caballero, que é divisa seca com Brasil, em Ponta Porã, para mim que moro em Cascavel-PR com certeza vale a pena pedirem para entregar em Ciudad del Este:
verificar Site: é tipo um redicionador, e para o Paraguai
https://paraguaybox.zendesk.com/hc/es/articles/200848807--C%C3%B3mo-comprar-en-Amazon-
Voce pede a mercadoria na loja e da um endereço de entrega em Miami, e eles se encarregam de trazer para o Paraguai, por uma taxa de US$ 17,00 por Kg, e se for para entrega no interior do Paraguai, cobram mais US$ 1,00 por kg, e vem via aérea.
Ate pelo frete que é dentro do USA vale a pena.
Eu ainda nao comprei nada, mas quando começar a mecher na minha viatura, vou eperimentar.
Abraço.
Parece muito bom mesmo. Mas em qual endereço entregaria em Ciudad del Este? A empresa possui filiar lá para o produto ficar armazenado até ser coletado? Abraço
Cristian Fay
15/01/2015, 08:40
Raphael, eles possuem uma filial lá, acessa o site, tem endereço. Eu fiz uma conta no site, e agora ja tenho o "endereço de CDE", voce pode selecionar para receber nas diversas filiais deles no Paraguai. Vi que voce pode alterar o local de recebimento, tipo, em uma compra voce quer receber em Ciudad Del Este, e em outra compra voce quer recebem em Pedro Juan Caballero (Ponta Porã- MS), tem tambem um local que voce autoriza alguem para retirar em seu nome (pode escolher entre autorizar para apenas uma retirada ou para retirar sempre). Estou precisando comprar algumas coisas, mas agora estou sem $$$$, vou comprar algumas coisas baratas para começar, para ver se da certo.
Recebi um e-mail deles, se quiser que eu retransmita, me passa seu e-mail.
Abraço.
Poxa que show. Meu mail é o login aqui seguido do @gmail.com. Em breve estarei testando e comprando também. Em Pedro Juan acho que é até mais fácil pelo fato de ser fronteira seca né. Abraço.
calhiandro
15/01/2015, 22:31
Raphael, eles possuem uma filial lá, acessa o site, tem endereço. Eu fiz uma conta no site, e agora ja tenho o "endereço de CDE", voce pode selecionar para receber nas diversas filiais deles no Paraguai. Vi que voce pode alterar o local de recebimento, tipo, em uma compra voce quer receber em Ciudad Del Este, e em outra compra voce quer recebem em Pedro Juan Caballero (Ponta Porã- MS), tem tambem um local que voce autoriza alguem para retirar em seu nome (pode escolher entre autorizar para apenas uma retirada ou para retirar sempre). Estou precisando comprar algumas coisas, mas agora estou sem $$$$, vou comprar algumas coisas baratas para começar, para ver se da certo.
Recebi um e-mail deles, se quiser que eu retransmita, me passa seu e-mail.
Abraço.
E para chegar no interior do Brasil tem como?:mrgreen: Pernambuco, por exemplo.
Cristian Fay
16/01/2015, 13:23
E para chegar no interior do Brasil tem como?:mrgreen: Pernambuco, por exemplo.
Para o Brasil acredito que nao tenha como não.
Att.
OliverThies
17/01/2015, 21:25
Se funcionar logo compro algumas paradas...o que eu precisarei trocar nos próximos 40mil km acredito ser a embreagem..... Só estou esperando baixar o dollar.
O esquema seria descolar uma boa alma p despachar p gente do Brasil.
olá colegas boa tarde.
ressuscitando o tópico, me digam:
Qual a diferença do motor diesel da SW4 de 1998,1999,2000 para as mais atuais?
Penso em comprar uma 1998; porém diesel.
Tive uma 98 2.7 gasolina, mas vendi no inicio do ano, estava muito boa, me arrependi; porém como já tenho uma aberta 2010 gasolina e necessitava de um carro pequeno pro dia dia, resolvi vender.
Necessitava de 4 pneus novos, embreagem já dando sinais, etc.
e o desanimo foi quando me pediram 1600 numa sonda lambda original. ai não teve jeito.
Mas me deu muitas alegrias, e se achasse uma TOP compraria, apesar de desconhecer ate então sobre este problema crônico neste motor, do contrabalançante.
1- Em diesel com bom custo beneficio o que acham?
2- Este problema que relataram no tópico, tem como saber se esta com problemas ou será uma surpresa?
abs
Olá Oliver ... você conhece alguém que tem a capa de mancal do comando de válvula do sw4 3rzfe 2.7 a gasolina 1997? Quebrou a minha ... talvez tenha que trocar os comandos tbem ... serve tbm um cabeçote usado ... grato.
Acho que vou aproveitar e fazer o motor ... fazer só a parte de cima é complicado ... tudo vai depender de eu achar o mancal e/ou um cabeçote usado e/ou a retifica corrigir tudo! Achei um mecânico honesto e competente ... 28 anos trabalhando com toyotas!
Sonhador
10/09/2016, 19:31
Va em uma Boa Retifica , pois todos reclamam de motores retificados , eu quando mandei retificar meu motor foi feita em uma retifica referencia em minha cidade , para evitar dor de cabeça , eles fizeram tudo ... levei o veiculo , eles desmontaram retificaram e montaram o motor...devolveram funcionando
alguns itens foram trocados por garantia.... Bomba de agua ... embreagem .... assim economizei em mão de obra ...
eu comprei algumas Peças na epoca na Concessionaria Sorana e na epoca eles davam desconto de 20% nas peças para veiculo mais antigos , saiu mais barato do que comprar peças paralelas.
Grato Sonhador ... esse mecânico, Jobson, trabalha há 25 anos na Toyota, ele tem a retifica certa para o serviço, o meu problema maior é achar uma das capas que fixa o comando de válvulas, quebrou pq o mecânico do antigo proprietário montou errado, tem uma sequencia certa. O impressionante é que eu fiquei 2 anos rodando ... essa semana o cabeçote e todas peças de cima irão para retifica e eles informarão se tem jeito de soldar a peça quebrada e se os comandos não riscaram demais ... nas piores opções vou pedir ajuda para o OLIVER, li que ele mandou fazer na Ideco ...
esqueci de pedir, vc pode, por favor, me passar uma lista das peças e os valores? Grato
Va em uma Boa Retifica , pois todos reclamam de motores retificados , eu quando mandei retificar meu motor foi feita em uma retifica referencia em minha cidade , para evitar dor de cabeça , eles fizeram tudo ... levei o veiculo , eles desmontaram retificaram e montaram o motor...devolveram funcionando
alguns itens foram trocados por garantia.... Bomba de agua ... embreagem .... assim economizei em mão de obra ...
eu comprei algumas Peças na epoca na Concessionaria Sorana e na epoca eles davam desconto de 20% nas peças para veiculo mais antigos , saiu mais barato do que comprar peças paralelas.
Sonhador
10/09/2016, 22:07
Aqui esta a minha Saga :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/142371-hilux-sem-forca.html
Bom dia! Já aconteceu de quebrar a capa do comando de alguém?536003536004
Supercharger
13/09/2016, 19:59
Isso aí tem cara de não ser um partnumber... Tem cara de ser parte integrante do cabeçote inteiro...
Valeu Sonhador...
Aqui esta a minha Saga :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/142371-hilux-sem-forca.html
É isso mesmo Supergharger ... estou na esperança de encontrar alguém que tenha trocado o cabeçote, ou que a retifica solde ...
Isso aí tem cara de não ser um partnumber... Tem cara de ser parte integrante do cabeçote inteiro...