Ver Versão Completa : problemas modulo GEM Ranger ano 98
ola pessoal,
tenho uma renger 98 diesel e após um serviço elétrico em uma oficina, a traça 4x4 não aciona mais e o luz fica piscando no painel!
Isso pode ter ocorrido a um curto durante o serviço, ou realmente o modulo GEM pifou, como diagnosticado pelo eletricista?
alguém pode me ajudar, pois preciso saber se a oficina pode ter uma parcela de responsabilidade neste ocorrido? já que terei que trocar o modulo?
abraço
Serjão
Douglas Souza
12/02/2014, 23:13
Trocar somente o motor elétrico que aciona a tração! Tive 2 problemas desse e é somente o motor elétrico da tração, o sintomas são: luzes da tração piscando no painel as vezes.
Obrigado Douglas pela orientação, mas parece que na oficina já verificaram tal motor elétrico da tração, e disseram que estava tudo ok... na verdade mexeram em tudo... sistema elétrico, vácuo, e por ultimo foram verificar o modulo GEM, e segundo eles foi avaria no modulo GEM, o que mais me preocupa é que o carro foi para oficina para concertar uma deficiências no ar condicionado, que estava saindo somente pelas saídas do parabrisa, e também para tal que uma tal de ventoinha não estava acionando, e o responsável começou a mexer em toda fiação, fio por fio para tentar solucionar o problema, resultado, não conseguiu achar onde era o problema, fez uma ligação direta para a ventoinha ficar ligada continuamente e depois disso quando fui sair, fiquei sismado depois de mexer em toda parte elétrica tudo estaria funcionando, minha acionei a tração, e não acionava mais, e logo depois ficava piscando as luzes do painel!
O que preciso saber se alguém souber, se pode ter ocorrido algum curto e outro coisa que tenha afetado tal modulo GEM, depois desta ação com o ar condicionado... pois tudo estava funcionando normal, e agora terei um prejuízo com tal troca do GEM.. é possível ter causado este dano devido a uma mal serviço deste eletricista?
agradeço imensamente se alguém puder me orientar...
Serjão
Imperador!
13/02/2014, 11:25
Acho difícil ter sido esse módulo GEM... Nunca vi uma Ranger que esse módulo tenha estragado...
ok se alguém tiver alguma outra considerações e orientações... fico no aguardo!
abraço
Sergio
duardobruno
14/02/2014, 08:57
Acho difícil ter sido esse módulo GEM... Nunca vi uma Ranger que esse módulo tenha estragado...
Pois eu fui um felizardo que tive o mesmo problema na minha ex Ranger 2001. Jibóia, verifica se a luz interna, o limpador de parabrisa e as setas tb pararam de funcionar. Se parar o 4x4, o limpador de parabrisa e a parte interna do carro... amigão.... É MÓDULO GEM SIM!
Mas, na época do meu sofrimento, lembro que me deram a idéia de achar alguém com um módulo igual, outra ranger, pra testar com o módulo dele. Se tiver um amigo que tenha ranger, faça isso. Boa sorte, pq um módulo desse aí não é barato não. Abco.
Ah! Só um conselho (eu sei: conselho se fosse bom.....):
Troca de eletricista, pega uma segunda opinião, pq na minha época pra trocar o módulo GEM ficou, se não me engano uns R$ 1.500,00. E realmente é difícil achar um eletricista que saiba mexer com essa porra. Pra mim... adoro Ranger... mas uma de suas fraquezas é o MALDITO MÓDULO GEM.
Amigos Obrigado por todas as orientações, depois de mais de 10 dias o carro na oficina, testando todas as citações, testamos um motor da tração Ok, testamos um modulo emprestado como sugerido, aparentemente volto a funcionar, mas quando fui testar não acionava mais. estávamos já ficando loucos sem alternativas, quando pedia a ele para recolocar meu modulo GEM e dar o reset na bateria, para ver se pelo menos a luz parava de piscar no painel... deu certo! ai levantamos o carro para saber o que estava acontecendo, pois o modulo acionava o motor, mas o diferencial não girava com a tração 4x4, foi quando demos um "soco" na roda em no sistema da tração, e não é que voltou a funcionar... parece que devido ao carro ter atolado no mês passado em uma lama sinistra, fico alguma sujeira encalacrada na tração ou algo que esta impedindo tal acionamento... enfim foi um bicho de sete cabeça que acabou até o momento bem, sem muito prejuízo!
Este fórum te ajudo muito nas soluções dos problemas, aproveito agradecer mais uma vez todos que se esforçaram em me ajudar!
Abraço