Conectar

Ver Versão Completa : Comprtamento estranho após a troca do retentor do cambio

rbrunato
30/11/2005, 11:47
Pessoal, depois de trocar o retentor do cambio do meu vitara 3D auto, o carro passou a ter um comportamento muito estranho.
- Quando vou sair ele está xôxo e às vezes perde potencia e depois volta ao "normal".
- O "normal" é bem mais fraco do que sempre foi.
- Ele demora para reduzir, antes, logo que eu pisava ele já reduzia, agora ele esta meio bobo e demora para reduzir (por volta de 2 a 5 segundos).
- Às vezes ele não reduz quando piso e quando reduz, é apenas para a segunda marcha, dificilmente reduz para a primeira.
- Normalmente quando entrava na lama ou atravessava algum rio, no momento em que o carro sentia o atrito maior ele reduzia, isto não acontece mais com o meu. Agora ele fica com a rotação lá em baixo e faltando força. Reduzir que é bom... nada.
- O consumo aumentou.
- Se eu reduzir no cambio, ele funciona.

Vou postando aqui conforme me lembre de outras coisas estranhas.

Gasoso
30/11/2005, 13:07
Que retentor vc trocou... o que precisou abrir para trocar o retentor..... parece que algo deu algo errado no seu serviço, mas tente explicar mais para podermos ajudar melhor....
além disso, verifique logo se o óleo da transmissão está no nível e se naum está aluminizado ou cobreado ou com limalhas.... se estiver com qualquer uma destas broncas REBOQUE para a oficina imediatamente.... se naum.... pode ir rodadando e procurando o problema com calma....
Outra pergunta, ele apresenta o defeito igual quando está frio e quando está quente?

[]s

rbrunato
30/11/2005, 13:19
Vamos lá.
- Troquei o retentor do cambio, aquele que tem de retirar o cambio para trocar.
- O fluido está um pouco (bem pouco) acima do nível e sua aparência é normal
- frio ou quente o comportamento é o mesmo.
- Quando da troca do retentor, meu macenico informou que o fluido estava com cheirando queimado, mas antes da troca o comportamento do carro estava normal.

edvaldo
30/11/2005, 13:54
pergunte ao seu mecânico qual procedimento ele usou na desmontagen e re-montagem do câmbio, eu acredito que ele tenha encavalado a engrenagem da bomba de oleo, isso se dá a montagem errada do câmbio, se estiver asssin em poucos dias ele vai começar a vazar todo oleo do câmbio, devido a quebra dessa engrennagem.

estou falando isso pq já vendi muitas dessas engrenagens(bomba de oleo), e sempre por montagens errada.

verifique isso.

abs

rbrunato
01/12/2005, 07:48
Vou verificar isso ainda hoje a amanhã eu posto a resposta.

Gasoso
01/12/2005, 12:29
rbrunato,
Ainda naum consegui entender qual retentor vc trocou... :shock:
se para trocar este retetentor a câmbio foi apenas removido e naum desmontado, vc DEVE ter trocado o retentor do Volante....
Se foi este retentor, ele não interfere no funcionamento do câmbio... portanto, seu problema deve estar relacionado a montagem do câmbio e principalmente a ligação dos sensores do mesmo....
:pensativo: QUEM MANDA A INFORMAÇÃO PARA O CÂMBIO MUDAR DE MARCHAS??? Procure por este senhor veja se ele está trabalhando... se naum, dê uma justa causa nele e "contrate" outro....
Naum sei se teu câmbio é 3 ou 4 marchas, mas se naum me falha a memório, se for 3 é mecânico (vácuo) e se for 4 é eletrônico... então verifique também todos os conectores e mangueiras... procure por mal contatos / mangueiras vazando, furadas ou entupidas....

Se nada disto resolver :shock: , pode ser que ao trocar o óleo, alguma sujeira estacionada em algum canto do câmbio moveu-se e travou em alguma válvula por exemplo... isto quer dizer que o ideal seria abrir para fazer uma limpeza e eventualmente trocar os discos.... o bom de se abrir um câmbio antes dele lascar completamente é que aí só trocando os discos resolve-se o problema muito bem.... se vc forçar a barra, a coisa pode piorar e o prejuízo é bem maior.... 8) mas naum sonhe em abrir nada antes de ter certeza de que TUDO foi ligado corretamente e que TODOS os sensores estão funcionando 100%....

:pensativo: SERÁ QUE O CÂMBIO NAUM ESTÁ MUDANDO DE MARCHAS PORQUE NAUM CONSEGUE FAZER ISSO OU PORQUE NAUM RECEBEU O COMANDO PARA FAZÊ-LO???? Encontre a resposta para esta pergunta....

Quanto ao cheiro de queimado.... se naum for exagerado é normal em óleo velho... quer dizer que vc deveria ter trocado o óleo já faz algum tempo.... óleo de câmbio que faz trilha tem de ser trocado com muita freqüencia por causa do esforço excessivo... se o óleo naum tá metalizado ( cobreado, aluminizado ou com limalhas (olhar no filtro)) o máximo que este cheiro quer dizer é que vc deu um desgaste maior que o necessário nos discos.... pense neste cheiro como cheiro de embreagem queimada.... :wink:

Outra teioria para estes problemas e cheiros seria a bomba de óleo estar com pouca presão ou problemas no conversor de torque, etc... mas é muito dificil isto acontecer sem metalizar o óleo e sem que vc tivesse sentido o início dos problemas antes de mexer no câmbio.... estes problemas passam muito tempo se anunciando e vão se agravando aos poucos.... por este motivo é que sustento a teoria de problemas de montagem....

[]S E BOA SORTE

rbrunato
01/12/2005, 16:44
rbrunato,
Ainda naum consegui entender qual retentor vc trocou... :shock:
se para trocar este retetentor a câmbio foi apenas removido e naum desmontado, vc DEVE ter trocado o retentor do Volante....
Se foi este retentor, ele não interfere no funcionamento do câmbio... portanto, seu problema deve estar relacionado a montagem do câmbio e principalmente a ligação dos sensores do mesmo....

Vamos por partes: O retentor trocado foi o retentor do conversor de torque, onde foi necessário remover E desmontar o cambio.
O retentor do volante foi trocado anteriormente. (15 dias antes)

O cambio é 3 marchas e os conectores bem como as mangueiras já foram verificados.
Estou começando a pensar que realmente existe alguma sujeira depositada onde não deveria... Neste caso o negócio seria desmontar, limpar e montar novamente.

:pensativo: SERÁ QUE O CÂMBIO NAUM ESTÁ MUDANDO DE MARCHAS PORQUE NAUM CONSEGUE FAZER ISSO OU PORQUE NAUM RECEBEU O COMANDO PARA FAZÊ-LO???? Encontre a resposta para esta pergunta....

Boa pergunta. Onde acho a resposta? rsrsrs

Quanto ao cheiro de queimado.... se naum for exagerado é normal em óleo velho... quer dizer que vc deveria ter trocado o óleo já faz algum tempo.... óleo de câmbio que faz trilha tem de ser trocado com muita freqüencia por causa do esforço excessivo... se o óleo naum tá metalizado ( cobreado, aluminizado ou com limalhas (olhar no filtro)) o máximo que este cheiro quer dizer é que vc deu um desgaste maior que o necessário nos discos.... pense neste cheiro como cheiro de embreagem queimada.... :wink:

Tomara que sim, apesar de estar com o Vitara a apenas 6 meses, já deveria ter trocado este fluido a muito tempo.

Outra teioria para estes problemas e cheiros seria a bomba de óleo estar com pouca presão ou problemas no conversor de torque, etc... mas é muito dificil isto acontecer sem metalizar o óleo e sem que vc tivesse sentido o início dos problemas antes de mexer no câmbio.... estes problemas passam muito tempo se anunciando e vão se agravando aos poucos.... por este motivo é que sustento a teoria de problemas de montagem....

Vou verificar.

rbrunato
12/12/2005, 22:09
Aparentemente esta tudo rsolvido.
O carro continua na mecanica mas ao que tudo indica, era apenas sujeira mesmo. :pensativo: Ufa!
Acredito que anmanha ja estarei com o Zuk de volta nas ruas (e fora delas ! :mrgreen: )