PDA

Ver Versão Completa : Limpeza corpo da borboleta tracker

João Muraro
12/02/2014, 00:12
Boa noite a todos,

Alguém já fez a limpeza do corpo da borboleta e descarbonização da câmara de combustão utilizando o CAR 80 ou similares? É necessário passar o scaner?

Grato,
João

dirceuximenes
12/02/2014, 07:58
Eu já fiz, não passei o scaner, o meu estava muito sujo, tirei a tampa das válvulas a corrente os esticadores e lavei tudo.

João Muraro
12/02/2014, 12:18
Eu já fiz, não passei o scaner, o meu estava muito sujo, tirei a tampa das válvulas a corrente os esticadores e lavei tudo.

OK Dirceu,

Você utilizou que produto para a limpeza? O CAR 80 ? Vi um vídeo no youtube que o procedimento foi feito apenas inserindo o produto no corpo da borboleta e com o motor em alta.

Limpeza do corpo de borboleta. Por dentro da oficina.
(http://www.youtube.com/watch?v=04gBxLTn-fE&feature=em-share_video_user)por Alexandre High Torque (http://www.youtube.com/user/ADG0068?feature=em-share_video_user)

https://i1.ytimg.com/vi/04gBxLTn-fE/mqdefault.jpg

vmterra
12/02/2014, 14:47
João, se você tentar fazer a limpeza em casa do corpo de borboleta da Tracker, certamente não conseguira uma eficiência muito boa, pois a Tracker tem um sistema de admissão de ar um pouco diferente, se você tirar o duto de ar para fazer a limpeza do corpo ela irá morrer, nesse caso não conseguirá fazer esse procedimento com o carro ligado dando aquelas aceleradas boas. E não é aconselhável fazer com o carro desligado Ok. Terá que levar na oficina mesmo pra abrir e limpar. O CAR80 é um excelente descarbonizante, assim como o da Wurth e Motul são os melhores.

Ahh e os vídeos do Alexandre da High Torque pode confiar, o cara é fera, sou seguidor dele no Youtube.

João Muraro
12/02/2014, 15:01
João, se você tentar fazer a limpeza em casa do corpo de borboleta da Tracker, certamente não conseguira uma eficiência muito boa, pois a Tracker tem um sistema de admissão de ar um pouco diferente, se você tirar o duto de ar para fazer a limpeza do corpo ela irá morrer, nesse caso não conseguirá fazer esse procedimento com o carro ligado dando aquelas aceleradas boas. E não é aconselhável fazer com o carro desligado Ok. Terá que levar na oficina mesmo pra abrir e limpar. O CAR80 é um excelente descarbonizante, assim como o da Wurth e Motul são os melhores.

Ahh e os vídeos do Alexandre da High Torque pode confiar, o cara é fera, sou seguidor dele no Youtube.

Grato parceiro pela valiosa informação.

dirceuximenes
12/02/2014, 15:18
Cara eu levei na oficina, o cara limpou tudo no capricho, não sei qual produto usou, acho que gasolina mesmo já que estava tudo desmontado.

João Muraro
12/02/2014, 15:43
Cara eu levei na oficina, o cara limpou tudo no capricho, não sei qual produto usou, acho que gasolina mesmo já que estava tudo desmontado.

Ok Dirceu...qual foi o custo desse procedimento? Resolveu fazer essa limpeza por conta de quê? Surgiu algum "sintoma" no motor (tipo motor "grilando" em alta) ou foi manutenção preventiva mesmo?

dirceuximenes
12/02/2014, 16:05
Cara tava com um barulho forte quando ligava e aproveitei e fiz preventiva.

vmterra
12/02/2014, 19:23
Agendei com meu mecânico pra Segunda feira abrir a tampa de válvulas do meu motor, tirar o carter e fazer a descarbonização geral, corpo de borboleta, checando corrente, esticadores, e trocar as velas por Iridium.

João Muraro
12/02/2014, 22:20
Agendei com meu mecânico pra Segunda feira abrir a tampa de válvulas do meu motor, tirar o carter e fazer a descarbonização geral, corpo de borboleta, checando corrente, esticadores, e trocar as velas por Iridium.

Acho que vou pelo mesmo caminho...meu motor está "grilando" quando passo de 80 km/h....sintoma de pré detonação que pode ser ocasionado pelos nossos combustíveis de baixa qualidade, bem como carbonização do motor.
Vai ficar por quanto a mão de obra desse serviço?

vmterra
13/02/2014, 16:32
Acho que vou pelo mesmo caminho...meu motor está "grilando" quando passo de 80 km/h....sintoma de pré detonação que pode ser ocasionado pelos nossos combustíveis de baixa qualidade, bem como carbonização do motor.
Vai ficar por quanto a mão de obra desse serviço?

Ainda não sei... mas pelo que o mecânico informou na faixa de 500,00

Chuva
13/02/2014, 17:20
Galera, alguém tem alguma foto ou mais detalhes? Eu queria fazer na garagem.. [ ]s

vmterra
13/02/2014, 18:19
Galera, alguém tem alguma foto ou mais detalhes? Eu queria fazer na garagem.. [ ]s

Eu ia fazer em casa também, tirar a tampa de válvula, esgotar o óleo, tirar o carter e proceder com a descarbonização, porém o mecânico está me devendo uma grana e pra receber logo resolvi levar lá pra ele fazer tudo hehehehe, mas vou acompanhar tudo e vou tirar as fotos e coloco todo o procedimento feito por ele. Assim já ajuda a quem quiser fazer em casa!

Chuva
13/02/2014, 20:33
Valeu Terra!!

Se puder por umas fotos e detalhar as zicas do processo agradeço muito, pq com certez
certeza certeza,assim q der, vou fazer mesmo!!

Por querer conhecer mais o carro, pra fazer a limpeza ao maximo, no conforto e tempo da garagem e guardar uma grana
.. Kkk

E claro, tb posto as fotos, a experiencia e o feedback pra quem mais quiser fazer.

Abçs

vmterra
17/02/2014, 17:36
Galera, conforme prometido segue um vídeo pequeno da abertura da tampa de válvula, muito fácil, checando carbonização, feito Flush no motor e aberto novamente para checagem!

451538451539451540451541

O motor estava muito limpo, com poucos pontos de carbonização, sem borras, nem era preciso fazer Flush, porém eu quis fazer para ver se dava diferença e como eu imaginava, continuou a mesma coisa!

Procedimento do Flush: Colocado 800ml desse líquido com cheiro de Querosene, deixado o carro por uns 30min rodando na lenta. Desligado o motor e ido almoçar cerca de 1h parado para descer o óleo, depois deixado mais uns 15 min rodando na lenta e depois drenado o óleo ainda quente!

451542

Troquei as velas comuns por NGK Iridium, as velas estavam com os contatos muito bons ainda, porém um grande detalhe foi a oxidação na parte do sextavado que faz justamente o aterramento, isso com certeza influencia no consumo também do carro.

451543

O corpo de Borboleta estava limpo porque fiz a descarbonização em casa! O procedimento é fácil porém necessita de 2 pessoas, 1 para ficar acelerando e a outra pra fazer a limpeza segurando o duto com uma pequena abertura no corpo pois como disse anteriormente se tirar tudo o carro morre devido o sensor de fluxo de ar.

451545451546

http://www.youtube.com/watch?v=OTG6lfuZg8w

Chuva
17/02/2014, 17:55
Valeu Terra!!

Brigadao pelas fotos!! Vou abrir só de curiosidade..kkkk

Pergunta: teve que trocar a junta ou reaproveitou?

[ ]s

OBS: o vídeo não ta funfando.. :(

vmterra
17/02/2014, 18:05
Valeu Terra!!

Brigadao pelas fotos!! Vou abrir só de curiosidade..kkkk

Pergunta: teve que trocar a junta ou reaproveitou?

[ ]s

OBS: o vídeo não ta funfando.. :(

Não ficou lá essas coisas, mas ta aí... reaproveitei a junta, está perfeita, só abrir com cuidado, e abri duas vezes a tampa para ver como ficou depois do Flush. Na primeira vez que foi um pouco mais difícil pois estava bem grudado.

Na sede de postar logo, já inseri o link do vídeo, mas ele ainda está upando....kkkkkkk faltam 16 min aqui ainda pra terminar no youtube. hehehhee Aguenta aêêêê.

Postei também lá no meu tópico a mesma coisa.

João Muraro
17/02/2014, 19:36
Muito bom o vídeo Terra...contudo o flush realmente não fez diferença com relação a limpeza do cabeçote....e sentiu alguma diferença no rendimento do motor pós flush?

vmterra
17/02/2014, 19:55
Muito bom o vídeo Terra...contudo o flush realmente não fez diferença com relação a limpeza do cabeçote....e sentiu alguma diferença no rendimento do motor pós flush?

Pois é João, diferença nenhuma, eu nem precisava colocar o Flush devido o estado do motor que estava muito bom, mas mesmo assim optei por fazer para sanar logo algumas dúvidas e como pode ver na foto o Flush é de uma excelente marca o CAR80.

E olha que no frasco pede 400ml para cada 4l de óleo e tempo em funcionamento 15min. Fomos ao extremo e colocamos 800ml nos 5L da Tracker e deixamos 30min... descansou 1h e depois mais 15min na lenta após drenar.

Pra mim acredito que não passa de um querosene com aditivo de cor! Se quer realmente descarbonizar mesmo, tem que abrir tudo e lavar geral, aí sim, mas só se estiver com borra mesmo, mas para isso não acontecer é só fazer as preventivas mesmo, usando um bom óleo e fazendo as trocas, do resto vai ficar com essas machinhas que é devido a nossa EXCELENTE GASOLINA.

João Muraro
17/02/2014, 20:01
Pois é João, diferença nenhuma, eu nem precisava colocar o Flush devido o estado do motor que estava muito bom, mas mesmo assim optei por fazer para sanar logo algumas dúvidas e como pode ver na foto o Flush é de uma excelente marca o CAR80.

E olha que no frasco pede 400ml para cada 4l de óleo e tempo em funcionamento 15min. Fomos ao extremo e colocamos 800ml nos 5L da Tracker e deixamos 30min... descansou 1h e depois mais 15min na lenta após drenar.Pra mim acredito que não passa de um querosene com aditivo de cor! Se quer realmente descarbonizar mesmo, tem que abrir tudo e lavar geral, aí sim, mas só se estiver com borra mesmo, mas para isso não acontecer é só fazer as preventivas mesmo, usando um bom óleo e fazendo as trocas, do resto vai ficar com essas machinhas que é devido a nossa EXCELENTE GASOLINA.

Mais uma questão...o motor do seu carro está "grilando" (em função da pré detonação por conta do combustível de baixa qualidade) quando anda por volta de 90km/h...principalmente com tempo quente? E se positivo, com a limpeza esse sintoma acabou?

Grato,
João

vmterra
17/02/2014, 20:06
Mais uma questão...o motor do seu carro está "grilando" (em função da pré detonação por conta do combustível de baixa qualidade) quando anda por volta de 90km/h...principalmente com tempo quente? E se positivo, com a limpeza esse sintoma acabou?

Grato,
João

Não, não João, sintoma nenhum motor funcionando perfeitamente, sem grilos ou batendo corrente!

A minha intenção mesmo foi preventiva pois peguei esse carro em Dezembro e não sei como o antigo dono cuidava... então queria checar o estado interno do motor! Ele está agora com 80 mil Km.

simtesch
17/02/2014, 23:05
Olá amigo Vmterra,
Legal o vídeo!!!Acho que não farei essa desmontagem anti-borra pois o antigo dono me entregou todos os controles das troca de óleo,etc....O cara era sistemático!!!Estou querendo trocar as velas? vc sabe qual chave utiliza para a troca? Eu mesmo pretendo trocar...certo receio de retirar as "bobinas" mas o vídeo me esclareceu...Aonde encontrou as velas de Iridium?
Abs
Roland

dirceuximenes
18/02/2014, 06:36
Olha eu fiz a mesma coisa, e usei a junta antiga que parecia estar boa, depois de duas semanas começou a vazar óleo, fica atento e espero que não aconteça com o seu pois morri com 200 dilmas pela junta.

Chuva
18/02/2014, 07:34
Valeu por postar o vídeo Terra!!

[ ]s

vmterra
18/02/2014, 11:45
Olá amigo Vmterra,
Legal o vídeo!!!Acho que não farei essa desmontagem anti-borra pois o antigo dono me entregou todos os controles das troca de óleo,etc....O cara era sistemático!!!Estou querendo trocar as velas? vc sabe qual chave utiliza para a troca? Eu mesmo pretendo trocar...certo receio de retirar as "bobinas" mas o vídeo me esclareceu...Aonde encontrou as velas de Iridium?
Abs
Roland

Bom.. vamos lá a chave é 16mm cano longo pra velas e tem que ser fina para passar pela tampa de válvulas, após solta-las terá que pescar as velas pois elas ficam dentro da tampa, pode ser um imã.

As bobinas são muito fáceis de tirar é só dar uma torcidinha pra cada lado e puxar pra cima sai fácil.

As velas de Iridium comprei no Ebay, mas tem no mercado livre também

Link Ebay
Upgrade NGK BKR6EIX11 Spark Plug Iridium Power 4 Peices 5464 Made in Japan | eBay (http://www.ebay.com/itm/UPGRADE-NGK-BKR6EIX11-SPARK-PLUG-IRIDIUM-POWER-4-PEICES-5464-Made-in-Japan-/251312838379?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3a836996eb&vxp=mtr)

Link Mercado Livre
Vela Ignição Ngk Iridium - Modelo Bkr6eix-11 - R$ 41,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-531277052-vela-ignico-ngk-iridium-modelo-bkr6eix-11-_JM)

vmterra
18/02/2014, 11:51
Olha eu fiz a mesma coisa, e usei a junta antiga que parecia estar boa, depois de duas semanas começou a vazar óleo, fica atento e espero que não aconteça com o seu pois morri com 200 dilmas pela junta.

Valeu Dirceu, vou ficar esperto!

aviasom
18/02/2014, 12:04
Xi, eu comprei estas, sera que vai dar problema?

4 New NGK Iridium IX Spark Plugs BKR5EIX-11 # 5464

vmterra
18/02/2014, 12:21
Xi, eu comprei estas, sera que vai dar problema?

4 New NGK Iridium IX Spark Plugs BKR5EIX-11 # 5464

Ihhhh rapaiz... essa vela não serve para a Tracker, não irá funcionar muito bem podendo até danificar a vela ou suas bobinas.

segue imagem do manual da tracker com referência NGK... pode ver que ele informa BKR6E-11 que convertendo pra Iridium fica BKR6EIX-11

451726

Tente devolver e solicitar a correta!

vmterra
18/02/2014, 17:56
Só pra efeito de conhecimento sobre velas, segue algumas informações importantes quanto a especificação.

451814451816

O que significam os Códigos das Velas NGK?

http://www.ngkntk.com.br/direct/images/velas/perg4_tab1.gif
http://www.ngkntk.com.br/direct/images/velas/perg4_tab2.gif
http://www.ngkntk.com.br/direct/images/velas/pergunta4b.gif

Christian Andreas
20/02/2014, 17:13

Grato,
João

João

Tenho duas Trackers uma 2007 com 106kkm e outra 2008 com 80kkm. As duas grilam com nossa "ótima" gasolina. Segundo o Daniel Simon não há muito o que fazer. O geito é usar um pouco de Podium a gasolina Premium da Ipiranga.

Valeu.

João Muraro
20/02/2014, 18:17
[QUOTE=Christian Andreas;2091975]João

Tenho duas Trackers uma 2007 com 106kkm e outra 2008 com 80kkm. As duas grilam com nossa "ótima" gasolina. Segundo o Daniel Simon não há muito o que fazer. O geito é usar um pouco de Podium a gasolina Premium da Ipiranga.

Christian,

Nem se fizer a descarbonização do cabeçote ?...já li algo a respeito de atrasar um pouco o ponto do motor...mas em contrapartida o carro pode ficar "frouxo"....esse "grilo" é muito irritante e deve causar algum dano no motor....realmente com a podium e tempo mais frio (início da manhã ou chovendo) para de grilar...contudo aqui em Salvador, tempo frio é novidade rsss e a podium ninguém aguenta ficar abastecendo.
Vou fazer uma limpeza nos bicos e possivelmente a descarbonização com Car 80.

vmterra
20/02/2014, 18:44
João... me tira uma dúvida aqui! Qual óleo está usando?

João Muraro
20/02/2014, 19:48
João... me tira uma dúvida aqui! Qual óleo está usando?

Terra , o semi-sintético da BR...10-40.

vmterra
20/02/2014, 20:33
Terra , o semi-sintético da BR...10-40.

João, tente usar o óleo mineral mesmo mesmo especificado pelo manual mais viscoso, o manual pede 20w50 para temperaturas acima de -10ºC, talvez esse óleo mais fino que você está usando está fazendo com que a corrente não fique totalmente preenchida pelo óleo devido a viscosidade mais baixa e fique dando esse grilo que você fala. Eu uso o 20w50 do manual e não tenho problemas, nem se quer na partida a frio. Ahh e verifique o API do óleo atualmente o mais novo no mercado é o API SN, mas 20w50 não tem ainda, somente SM, e a maioria que tem no mercado é SJ ou SL. API nada mais é do que a quantidade de aditivo e detergentes que possuem junto com o óleo para que possa melhorar o rendimento e limpeza do motor, cada nova evolução acrescenta a letra na ordem crescente depois do S.

Bom... é só uma opinião.

João Muraro
20/02/2014, 21:32
João, tente usar o óleo mineral mesmo mesmo especificado pelo manual mais viscoso, o manual pede 20w50 para temperaturas acima de -10ºC, talvez esse óleo mais fino que você está usando está fazendo com que a corrente não fique totalmente preenchida pelo óleo devido a viscosidade mais baixa e fique dando esse grilo que você fala. Eu uso o 20w50 do manual e não tenho problemas, nem se quer na partida a frio. Ahh e verifique o API do óleo atualmente o mais novo no mercado é o API SN, mas 20w50 não tem ainda, somente SM, e a maioria que tem no mercado é SJ ou SL. API nada mais é do que a quantidade de aditivo e detergentes que possuem junto com o óleo para que possa melhorar o rendimento e limpeza do motor, cada nova evolução acrescenta a letra na ordem crescente depois do S.

Bom... é só uma opinião.

Terra...antes de usar o semi-sintético eu utilizei o mineral da GTX anti-borra 20w50 e grilava...ai tentei o semi-sintético que muitos aqui do fórum utilizam, na esperança que resolvesse o "grilo"...mas depois de pesquisar mais...descobri que o "grilo" é por conta da pré detonação em função da baixa qualidade do combustível e como consequência a carbonização do cabeçote....já li depoimentos que utilizando 3 tanques com podium e aditivo para limpeza e andando em alta rotação (acima de 4.000rpm) o problema pode ser solucionado. Cheguei a utilizar a podium e senti uma melhora considerável, contudo tenho uma certa resistência com a utilização de aditivo na gasolina e outros (motor etc..). Levei em um mecânico que trabalha com os suzukis e ele sugeriu a limpeza dos bicos e até mesmo, em último caso, atrasar o ponto do carro.

vmterra
20/02/2014, 22:06
Terra...antes de usar o semi-sintético eu utilizei o mineral da GTX anti-borra 20w50 e grilava...ai tentei o semi-sintético que muitos aqui do fórum utilizam, na esperança que resolvesse o "grilo"...mas depois de pesquisar mais...descobri que o "grilo" é por conta da pré detonação em função da baixa qualidade do combustível e como consequência a carbonização do cabeçote....já li depoimentos que utilizando 3 tanques com podium e aditivo para limpeza e andando em alta rotação (acima de 4.000rpm) o problema pode ser solucionado. Cheguei a utilizar a podium e senti uma melhora considerável, contudo tenho uma certa resistência com a utilização de aditivo na gasolina e outros (motor etc..). Levei em um mecânico que trabalha com os suzukis e ele sugeriu a limpeza dos bicos e até mesmo, em último caso, atrasar o ponto do carro.

Ah blz João entendi.... infelizmente não tem como a gente abastecer somente com Podium né, o preço é sem noção. Mas esses aditivos é tudo conversa fiada, não servem pra nada! Você mesmo viu no vídeo que fiz com o Flush que promete um monte de coisas que não fez.

Olha o certo no seu caso é fazer o que a gente já havia falado mesmo! Abrir, checar carbonização, tanto no motor quanto TBI, somente limpeza de bico não fará muita diferença! Um grande vilão dessa história pode ser as suas bobinas com o parafuso de contato enferrujado.. é bom checar isso juntamente com as velas.

João Muraro
20/02/2014, 22:30
Ah blz João entendi.... infelizmente não tem como a gente abastecer somente com Podium né, o preço é sem noção. Mas esses aditivos é tudo conversa fiada, não servem pra nada! Você mesmo viu no vídeo que fiz com o Flush que promete um monte de coisas que não fez.

Olha o certo no seu caso é fazer o que a gente já havia falado mesmo! Abrir, checar carbonização, tanto no motor quanto TBI, somente limpeza de bico não fará muita diferença! Um grande vilão dessa história pode ser as suas bobinas com o parafuso de contato enferrujado.. é bom checar isso juntamente com as velas.

Verdade Terra....as bobinas e parafusos foi bem lembrado..quanto as velas troquei recentemente (Há 3.000km).

simtesch
20/02/2014, 22:48
Verdade Terra....as bobinas e parafusos foi bem lembrado..quanto as velas troquei recentemente (Há 3.000km).

Olá João,
Hj abasteci pela 2ª vez minha Tracker....fez somente 8km/l( Peguei uns engarrafamentos pesados estes dias e sempre no AC)... Só estava faltando trocar as velas e o filtro de combustível na minha revisão...(Já comprei e vou trocar no sábado)...Para minha surpresa hj a minha Tracker deu uma "grilada" numa subida de uma ladeira....logo depois de abastecer "gasolina comum" no Posto Escola BR......Voltei lá e coloquei mais 10 litros da Podium....subi a mesma ladeira e não percebi o "grilo"....Vou tentar fazer sempre assim, coloco uma boa quantidade de gasolina aditivada e uns 10 litros de Podium.....
Espero que minha Tracker faça uns 9 a 9,5 km/l!!!!!!!!
Já tentou abastecer em outro posto?Aqui um dos mais confiáveis é o posto Escola....
Abs

Roland

João Muraro
20/02/2014, 23:51
Olá João,
Hj abasteci pela 2ª vez minha Tracker....fez somente 8km/l( Peguei uns engarrafamentos pesados estes dias e sempre no AC)... Só estava faltando trocar as velas e o filtro de combustível na minha revisão...(Já comprei e vou trocar no sábado)...Para minha surpresa hj a minha Tracker deu uma "grilada" numa subida de uma ladeira....logo depois de abastecer "gasolina comum" no Posto Escola BR......Voltei lá e coloquei mais 10 litros da Podium....subi a mesma ladeira e não percebi o "grilo"....Vou tentar fazer sempre assim, coloco uma boa quantidade de gasolina aditivada e uns 10 litros de Podium.....
Espero que minha Tracker faça uns 9 a 9,5 km/l!!!!!!!!
Já tentou abastecer em outro posto?Aqui um dos mais confiáveis é o posto Escola....
Abs

Roland

Roland,

Eu só abasteço no posto escola tamb. , por imaginar que eles tenham um melhor controle sobre a qualidade da gasolina. Já fiz a experiência de colocar cerca de 10% da podium ( em relação ao volume total do tanque), depois 20%...até 30% e depois retornei só com a aditivada. Melhorou muito...mas depois retornou o problema.
O grilo na minha TK só observo em alta, a partir de 80km/h...até uns 100km/h...mas se apertar o pé o grilo some...ou então com temperaturas mais amenas (chovendo por exemplo)...fiz na semana passada uma viagem com chuva ( temperatura amena) e não apareceu o grilo...no retorno com Sol pleno o grilo voltou a incomodar.

dirceuximenes
21/02/2014, 06:05
Eu acho que depois da nova gasolina gastar com podium é pura ilusão, nosso motor tem baixa taxa de compressão, então não faz diferença, só no bolso..... rsrsrsrs

Chuva
21/02/2014, 07:19
A podium seria só pra dar uma limpada no motor, andando forçando com um tanque dela. Ajudaria a minimizar a pre-detonação, mas o efeito realmente acho q não é eterno depois que a preventiva e gasolina melhor for administrada.

Já coloquei uma vez pra testar e o carro anda igual, não muda nada.

O que eu queria mesmo, a título de curiosidade (será que não rola um processo em conjunto? kkk) era retirar os 25% de álcool de uma gasolina normal e fazer uns 10L pra testar o carro completamente sem álcool, já que foi feito para não usar esse combustível lixo. Digo lixo pq deixa resíduo no motor e desgasta mais as peças, mesmo sendo mais barato e ter explosão melhor.

Alguém que manja de química sabe como separar a gasolina do álcool ou outra porcaria que tenha e depois ser utilizável a gasolina?

[ ]s

vmterra
21/02/2014, 07:44
A podium seria só pra dar uma limpada no motor, andando forçando com um tanque dela. Ajudaria a minimizar a pre-detonação, mas o efeito realmente acho q não é eterno depois que a preventiva e gasolina melhor for administrada.

O que eu queria mesmo, a título de curiosidade (será que não rola um processo em conjunto? kkk) era retirar os 25% de álcool de uma gasolina normal e fazer uns 10L pra testar o carro completamente sem álcool, já que foi feito para não usar esse combustível lixo. Digo lixo pq deixa resíduo no motor e desgasta mais as peças, mesmo sendo mais barato e ter explosão melhor.

Alguém que manja de química sabe como separar a gasolina do álcool ou outra porcaria que tenha e depois ser utilizável a gasolina?

[ ]s

Aí.... boa ideia heim... eu trabalho com vários químicos, dia 27 eu volto na escala e vou trocar umas ideias com o pessoal lá pra saber se da pra fazer isso em casa mesmo!

Chuva
21/02/2014, 08:40
legal pergunta sim...!!

to aki no correio.. vou ver o q deu aquela carta..oeeeee

abç

Rubens Linhalis
21/02/2014, 08:49

[ ]s

Chuva..

Acho que existe gasolina mais pura pra comprar. Esses carros de arranca, formula renault, campeonato de drift, sei lá mais o que.. eles nao deve usar a gasolina que compramos em posto, devem comprar uma gasolina melhor. Vou tentar conversar com a galera que tem carro turbo, preparacao pra arrancada ou algo do tipo..

abraços

Chuva
21/02/2014, 08:57
Pregunte... Pregunte!! Legal

Vai q conseguimos uns litros pra eliminar os ajustes e xingar mais um pouco a Dilma!! Kkk

Abç

vmterra
21/02/2014, 09:05
está aí um vídeo Bacana do Alexandre da High Torque!

https://www.youtube.com/watch?v=_FY9l6tGJCc

https://www.youtube.com/watch?v=KOrWTnICmbY

Christian Andreas
21/02/2014, 09:49
[QUOTE=Christian Andreas;2091975]João

Christian,

Nem se fizer a descarbonização do cabeçote ?...já li algo a respeito de atrasar um pouco o ponto do motor...mas em contrapartida o carro pode ficar "frouxo"....esse "grilo" é muito irritante e deve causar algum dano no motor....realmente com a podium e tempo mais frio (início da manhã ou chovendo) para de grilar...contudo aqui em Salvador, tempo frio é novidade rsss e a podium ninguém aguenta ficar abastecendo.
Vou fazer uma limpeza nos bicos e possivelmente a descarbonização com Car 80.

João

O Daniel falou que atrazar o ponto resolveria mas o carro provavelmente ficaria fraco e nas trilhas precisamos de torque, então não é uma opção. Coloco uns 15 a 20 litros de Podium e já resolve. Daí fico uns tanques sem usar depois ponho denovo, e vou levando.

Abraços.

Chuva
21/02/2014, 10:12
Legal Terra!!

Então se separarmos a gasolina do álcool com a agua, o restante cuidadosamente coletado de gasolina poderia ser recolocado no tanque? Será q a diferença de performance em UM teste seria significativa pelo trabalhão que vai dar isso (se for possível reutilizar a gasolina que entrou em contato com agua)..?

q vcs acham?

[ ]s

vmterra
21/02/2014, 10:23
Legal Terra!!

Então se separarmos a gasolina do álcool com a agua, o restante cuidadosamente coletado de gasolina poderia ser recolocado no tanque? Será q a diferença de performance em UM teste seria significativa pelo trabalhão que vai dar isso (se for possível reutilizar a gasolina que entrou em contato com agua)..?

q vcs acham?

[ ]s

Pois é fiquei com essa dúvida também se eu poderia aproveitar a gasolina obtida da separação, e mandei a pergunta pro Alexandre.

vmterra
21/02/2014, 10:26
Assim que tiver a resposta eu posto aqui!

João Muraro
21/02/2014, 18:08

Terra......fui fazer a limpeza preventiva dos bicos hoje e aproveitei para verificar o estado do corpo da borboleta.
Tinham dois bicos com baixo fluxo e o corpo da borboleta estava um pouco sujo. Na hora da limpeza o mecânico preferiu não retirar o corpo da borboleta por conta de uma junta que poderia ser danificada. Fez a limpeza no próprio local, apenas encharcando com CAR80 várias vezes uma estopa e esfregando no corpo da borboleta. Com cuidado para que os resíduos não entrassem no motor. Depois de concluído o procedimento com o CAR80 passou um pano seco e limpo de algodão para retirar completamente qualquer resíduo. Procedimento muito simples e da próxima vez farei em casa.
Vou observar agora se ocorrerá alguma melhora perceptível no desempenho do carro.

João

vmterra
22/02/2014, 08:40
Terra......fui fazer a limpeza preventiva dos bicos hoje e aproveitei para verificar o estado do corpo da borboleta.
Tinham dois bicos com baixo fluxo e o corpo da borboleta estava um pouco sujo. Na hora da limpeza o mecânico preferiu não retirar o corpo da borboleta por conta de uma junta que poderia ser danificada. Fez a limpeza no próprio local, apenas encharcando com CAR80 várias vezes uma estopa e esfregando no corpo da borboleta. Com cuidado para que os resíduos não entrassem no motor. Depois de concluído o procedimento com o CAR80 passou um pano seco e limpo de algodão para retirar completamente qualquer resíduo. Procedimento muito simples e da próxima vez farei em casa.
Vou observar agora se ocorrerá alguma melhora perceptível no desempenho do carro.

João

Blz João, é isso aí... acredito que vai sentir uma melhora sim devido a sujeira dos bicos, quanto ao procedimento do corpo, com certeza a junta iria se perder mesmo! mas melhor que passar o paninho é espirrar dentro do coletor com o carro funcionando e acelerando... Se quiser fazer em casa terá que contar com ajuda de mais uma pessoa para acelerar pra você. Como disse tirando o duto o carro morre.. então tem que deixar uma abertura mínima e ir espirrando lá dentro, ou então abre espirra e fecha rapidamente pra não dar tempo de morrer entendeu? Mas é isso aí, depois diga se melhorou os grilos

simtesch
23/02/2014, 10:34
Olá Trakeiros,
Ontem fiz a limpeza do TBI também...Não estava muito sujo mas dei uma geral com CAR80...Aproveitei e troquei as velas.....Como minha chave de vela era fixa tive que tirar a barra de torção....achei meio "pré-histórico" esse processo!!!!Mas foi rápido!!!Apesar do bom aspecto visual das velas achei o carro bem melhor...espero melhorar o consumo...
Abs
Roland

Chuva
23/02/2014, 11:38
Oi galera, ontem descobri mais uma na Trilha..

Sabe aquelas borrachas que tem a mola dentre que liga a vela a bobina? Acho q o nome é supressor.. então.. aquela relis peça pode encher o saco tb.. pode deteriorar a potencia do carro.. parece uma peça simples, mas influencia..

Olha a brincadeira de ontem..

https://vimeo.com/87389654

[ ]s

vmterra
23/02/2014, 17:14

Sabe aquelas borrachas que tem a mola dentre que liga a vela a bobina? Acho q o nome é supressor.. então.. aquela relis peça pode encher o saco tb.. pode deteriorar a potencia do carro.. parece uma peça simples, mas influencia..

[ ]s

O que houve com os seus supressores? a unica coisa que tem dentro deles é a mola... os meus eu lixei a mola também!

Que vídeo heim.... fiquei babando aqui, a Tracker original não passaria nesses lugares pela altura, a sua alta ainda raspou o fundo naquela subida.. heheheh, mas é valente

Chuva
23/02/2014, 17:35
Então.. os supressores algumas pessoas trocaram e disseram que melhorou.. eu vi q são só molas envoltos numa borracha cilíndrica, mas disseram que muda sim!! vai entender..

O carro não raspou embaixo não!, pelo menos não senti ou ouvi.. em outros lugares antes sem filmar ouvi pegar nos "rocksliders" que seguram bem as pontas, mesmo caseiros.

agora os lugares no final do filme nenhum carro passaria.. ali o primeiro buraco tem uns 2 metros de altura.. esse troller que fui é um monstro.. pneus 37 ou maior, acho, bloqueio elocker em tudo, luz do dia a noite.. filmei com um celular.. kkk a imagem original é foda, mas na internet os sites mudam a resolução e fica uma bosta.

Mas os lugares do começo passei tudo já.. é tranquilo, o carro é pqno mas é foda msm.. minha mulher viu o filme e achou q eu ia capotar pra tras.. kkk

[ ]

vmterra
23/02/2014, 18:09
kkkkkkkkkkkkkkkkk..... capotar pra trás é bom heim. Ficou fera seu vídeo!!! Mas dá uma certa dó de judiar do bixinho assim heim...rsrsrsr

Eu fiz uma trilha de areia de praia no meio de várias árvores e arbustos com a estrada estreita de um único carro e as vezes raspavam alguns galhos.... meu carro ficou todo arranhadinho de galho, isso que dá dó tb, mas acredito que polindo sai.

Chuva
23/02/2014, 18:54
Não arranha nada, alguns lugares no adesivo de baixo. a lata de cima tá zero.. o adesivo já troquei algumas vezes em alguns lugares.. e lavou tá novo!!! serio!

[ ]

simtesch
10/03/2014, 10:23

João

Olá João,
Estou sempre abastecendo com gasolina aditivada e coloco uns R$30,00 a 40,00 de Podium....Não percebo mais os "Grilos" em cidade....Viajei com ela no Carnaval, carregada, percebi certo "grilo" em determinadas faixas de rotação (uns 80km/h) logo inicio da viagem....depois mesmo em diversas rotações não grilou mais.....Ou Seja, tem que viajar com a viatura para descarbonizar e limpar o sistema....Ehhhehe!!!Fiz outras viagens depois e não observo mais o "grilo"....Utilizo o óleo semi-sintético 15w40 Tecno....Mas devo migrar para o 20w50 SM Mineral como menciona o manual...e trocar com 5mil km.
Abs
Roland

João Muraro
10/03/2014, 17:04
Olá João,
Estou sempre abastecendo com gasolina aditivada e coloco uns R$30,00 a 40,00 de Podium....Não percebo mais os "Grilos" em cidade....Viajei com ela no Carnaval, carregada, percebi certo "grilo" em determinadas faixas de rotação (uns 80km/h) logo inicio da viagem....depois mesmo em diversas rotações não grilou mais.....Ou Seja, tem que viajar com a viatura para descarbonizar e limpar o sistema....Ehhhehe!!!Fiz outras viagens depois e não observo mais o "grilo"....Utilizo o óleo semi-sintético 15w40 Tecno....Mas devo migrar para o 20w50 SM Mineral como menciona o manual...e trocar com 5mil km.
Abs
Roland

Ok Roland,

Eventualmente utilizo a podium e realmente melhora muito, mas o sintoma do grilo sempre retorna. O grilo da minha tracker sempre aparece entre 80 e 100km/h. Com temperatura ambiente mais baixa o grilo some. Estou utilizando o óleo semi-sintético 10w40 tecno e vou migrar para o 15w40.

Abraço,
joão

MARCANGIANE
13/03/2014, 21:28
boa noite amigos.

ja fiz no meu e ficou bom primeiro tirei o mangote e os sensores e atuadores do TBI passei car80 e com um pincel e um pedaço de trapo limpei o excesso.
geralmente no eixo do TBI aonde fica o sensor TPS (sensor do ângulo da borboleta de aceleração) coloca-se uma graxa de silicone para lubrificação,depois de tudo montado e limpo verifique que há uma tampinha fechando uma tomada de ar (cano fininho próximo ao sensor TPS retire a tampinha ligue o carro acelere e introduza a mangueira do spray dentro do cano que descarboniza o resto.
agora se voce conseguir comprar as juntas de reparo do TBI e desmontar todo e limpar fora fica muito melhor.

abraço.

vmterra
14/03/2014, 08:53
boa noite amigos.

ja fiz no meu e ficou bom primeiro tirei o mangote e os sensores e atuadores do TBI passei car80 e com um pincel e um pedaço de trapo limpei o excesso.
geralmente no eixo do TBI aonde fica o sensor TPS (sensor do ângulo da borboleta de aceleração) coloca-se uma graxa de silicone para lubrificação,depois de tudo montado e limpo verifique que há uma tampinha fechando uma tomada de ar (cano fininho próximo ao sensor TPS retire a tampinha ligue o carro acelere e introduza a mangueira do spray dentro do cano que descarboniza o resto.
agora se voce conseguir comprar as juntas de reparo do TBI e desmontar todo e limpar fora fica muito melhor.

abraço.

Opa... essa da tampinha não sabia.. informação muito valiosa!!! Pois assim monta-se todo o circuito e o carro não morre retirando só essa tampinha do TPS! Vou dar uma olhada se encontro ela depois, pois quando descarbonizei não consegui muita eficiência

MARCANGIANE
14/03/2014, 10:04
Bom dia amigo vmterra aqui está a foto com os respectivos .

o 1º foi o que citei o 2º pode ser pela ventilação positiva do cárter(suspiro)

este 2º é de extrema importância limpar,pois os gases internos do motor passam por essa mangueira e vão para o TBI queimar junto com a mistura AR/COMBUSTÍVEL. isto é o que faz o TBI carbonizar mais ainda.

454727

vmterra
14/03/2014, 10:41
Opa.. Show de bola heim!!! muito útil.

Obrigado pela informação.

simtesch
17/03/2014, 11:40
Amigos,
A Tracker teria alguma tela ou filtro na mangueira para fazer essa limpeza na "ventilação positiva" ou suspiro motor???Alguns carros tinham filtros que precisavam desmontar para limpar de tempos em tempos....

Abs
Simtesch

LeandroNV
17/03/2014, 16:44

[ ]s

Me desculpem, mas vou fugi um pouco do assunto do tópico...
Chuva, o bagageiro desse GV que aparece no vídeo foi comprado pronto ou foi feito por encomenda??

lucianolsc
13/07/2014, 14:57
Parabéns Chuva, também fiquei interessado no seu bagageiro... A tempos que venho "traquinando das ideias" de como comprar ou mandar fazer um Rack de Teto parecido com o seu. Acho esse tipo de acessório muito útil. Fala pra gente aí o segredo...

Quanto ao TBI, fiz o seguinte a três dias atrás: Retirei a peça toda fora e lavei com CAR80 mesmo. Ficou como novo.
Depois da montagem, fui fazer um teste na rua e percebi que quando a rotação passa dos 2mil, quando eu tiro o pé do acelerador a aceleração parece que dá uma "travada" como se eu ainda estivesse acelerando e depois vai descendo. Será que fiz alguma coisa errada? Será que o sensor da borboleta desregulou? Alguém tem alguma dica?

Pesquisando na net, vi vários usuários falando que tem após a limpeza tem que reprogramar o novo ângulo de abertura do corpo e alguns carros já fazem isso automaticamente via central, mas tem que ser feito algum procedimento para isso... Alguns usuários fizeram o seguinte procedimento: tirar os cabos da bateria e deixá-los em curto por uns 30 minutos (positivo e negativo juntos mas ambos desconectados da bateria) para poder apagar a memória flash da central e quando religá-los, o carro vai "reaprender" a posição do corpo da borboleta pós limpeza e sistema de injeção. Após conectar os cabos, deixar o carro ligado por uns 10 minutos, na marcha lenta, com ar desligado e não mexer na direção hidráulica até que a ventoinha dispare 3 vezes seguidas (no nosso caso que a ventoinha é mecânica, ainda não sei que parâmetro vou usar visto que ela fica ligada direto enquanto o motor está ligado... acho que vou deixar por uns 20 minutos ligado). Não sei se isso se aplica na Tracker/GV... Alguém pode me dar alguma dica sobre isso? Pesquisei a madrugada inteira e não achei nada... Vou fazer esse lance da bateria agora a tarde e ver se ajuda.

Sobre o "flush" no motor, estou ensaiando para abrir o motor. O meu tá com alguns pequenos vazamentos de óleo na junta da tampa do cabeçote, no cárter,etc,.. a viatura já tá com 115mil Km, não está fazendo barulho nem nada, sempre troquei o óleo no tempo certo e prezo pela manutenção preventiva antes que a corretiva... Mas percebi que a água do reservatório de expansão está baixando muito (depois de limpar todo o sistema de arrefecimento em casa e ainda ficar com dúvida, levei em uma loja para verificar se tinha vazamentos e não acharam nada...) e percebi outra coisa: Sempre tem água saindo no escapamento... sempre mesmo... e tem cheiro de combustível queimado com aditivo da água...

Estou imaginando que a junta do cabeçote a essa altura tenha se desgastado e queimado, apesar de nunca tem visto meu carro aquecer e nunca faltou água no sistema...

Vou comprar o kit de juntas do motor na Suzucar e pretendo na semana que vem, colocar a mão na massa e dar uma geral no motor todo, desmontando até o cabeçote e lavar tudo para tirar restos de óleo usado... Depois vou fazer a limpeza tirando o cárter e pescador de óleo...

Achei um cara na Net que postou uns videos passo a passo de como fazer isso em casa. Não precisa ser expert em mecânica, mas basta ter um pouco de conhecimento intermediário que acho que sai... Tenho que tirar o chapéu para esse cara que fez os vídeos. Ele salvou a minha pele e virei fã de carteirinha pela forma com ele ensina passo a passo (melhor que muito professor por aí).

Vejam os vídeos nestes links abaixo e comentem alguma coisa:

Parte 1 - https://www.youtube.com/watch?v=2iuRmZsfs-M
Parte 2 - https://www.youtube.com/watch?v=4cMleFL0qCo
Parte 3 - https://www.youtube.com/watch?v=G7ugnTXws3Y
Parte 4 - https://www.youtube.com/watch?v=3b5U8tgN6NY
Parte 5 - https://www.youtube.com/watch?v=0LZw8qlilDY
Parte 6 - https://www.youtube.com/watch?v=rQTAW2fyWns
Parte 7 - https://www.youtube.com/watch?v=Ta_Dh3oA-mU

Para fazer o serviço, já encomendei um torquímetro de click e um novo conjunto de chaves diversas... Está faltando somente CORAGEM para começar a manobra na garagem de casa... acho que vai levar uns 3 dias se não precisar de peças "extras" que vou ter que encomendar na Suzucar e esperar chegar. Alguém se habilita nessa intervenção?

Outra duvida, depois de desmontado o bloco, posso lavar tudo com querosene ou gasolina para tirar as borras?

Agora que estou inspirado, vou fazer a manobra de inspeção do tambor de freio traseiro e ver como estão as coisas... Depois tentarei colocar umas fotos.

Abraço e preciso do apoio dos irmãos "trakeiros" nessa empreitada...

Luciano Cavalcante

Tracker 2008/2009 - Tudo Original, único dono e com 115Mil KM Rodados...

lucianolsc
13/07/2014, 15:00
Apenas para complementar, também achei esses outros vídeos sobre a desmontagem do cabeçote da Tracker/GV (estilo home made - "faça você mesmo em casa"):

Parte 1 - https://www.youtube.com/watch?v=zoU4ylJD50M
Parte 2 - https://www.youtube.com/watch?v=BJiPeNKrdgE
Parte 3 - https://www.youtube.com/watch?v=GGSKnlarFLk
Parte 4 - https://www.youtube.com/watch?v=hcZteYpUKUE
Parte 5 - https://www.youtube.com/watch?v=KA6iuFFfQtg
Parte 6 - https://www.youtube.com/watch?v=EAvvjcQzEoI
Parte 7 - https://www.youtube.com/watch?v=_VBchzo0jgE
Parte 8 - https://www.youtube.com/watch?v=AFoAV2XyBsc
Parte 9 - https://www.youtube.com/watch?v=6p9-8w9tokY

Abraço,

Aguardo comentários.

Luciano Cavalcante

Tracker 2008/2009 - Tudo Original, único dono e com 115Mil KM Rodados... e muito feliz!

Leo BA
26/02/2016, 19:35
Olá pessoal!

Vou desenterrar o tópico, com a permissão de vocês!

Ando catando informações em toda parte, tentando me livrar de uma batida de pino irritante, que só aparece em 3ª marcha (mata o véio!) e no final da escala do contagiros, quase na faixa vermelha. Já li tudo sobre pré-ignição, detonação, carbonização e o escambau....
Já troquei os cabos de velas e supressores das bobinas, coloquei velas mais frias grau 7, originalmente o Jimny usa grau 6 (NGK) e fiz um purgante com STP Fuel Injector Cleaner ST-2075BR, durante 700 km (dois tanques e quatro tubos e STP) em estrada e de pé embaixo, mantendo o giro acima de 4000 rpm, quase sempre em 4ª marcha.
Resultado: Deve ter dado uma limpada boa nos bicos, borboleta e afins, porque o carro ficou mais esperto e um buraco que havia na aceleração sumiu. Mas o miserento do grilo continua, em 3ª marcha e no final da escala.
Já havia experimentado o blend com a Podium e realmente o grilo some. Tive vontade até de trocar o bomba de gasolina, mas quando vi o preço (2.200,00 Reais) a vontade passou.....
Olhando pelo bocal da tampa de óleo, parece tudo muito limpo e sem borras. A vtr tá com 111.000 km (2012 único dono), e sempre troquei óleo aos 5.000 km, no máximo aos 10.000.
Cheguei à conclusão que só pode ser a porcaria da gasolina que somos obrigados a consumir, pela bagatela de USD 1.00 / L.
Joguei a toalha e vou incorporar que pra cada tanque, vai ter que beber 1/4 de Podium goela abaixo, porque assim previne a batida de pinos, que poderá provocar danos sérios por toda a parte de força do motor.
Em tempo! Mesmo no Posto Escola, já abasteci gasolina de má qualidade.... depende do dia e da sorte.
O povo que viaja pelo Mercosul, basta atravessar pra Argentina, Chile e Uruguai, que as viaturas melhoram o desempenho e o consumo de 10 a 15%.
Muraro:
Você conseguiu resolver o grilo de alguma forma?
Abraços

Arildo MT
26/02/2016, 22:45
Olá pessoal!

Ando catando informações em toda parte, tentando me livrar de uma batida de pino irritante, que só aparece em 3ª marcha (mata o véio!) e no final da escala do contagiros, quase na faixa vermelha. Já li tudo sobre pré-ignição, detonação, carbonização e o escambau....
Já troquei os cabos de velas e supressores das bobinas, coloquei velas mais frias grau 7, originalmente o Jimny usa grau 6 (NGK) e fiz um purgante com STP Fuel Injector Cleaner ST-2075BR, durante 700 km (dois tanques e quatro tubos e STP) em estrada e de pé embaixo, mantendo o giro acima de 4000 rpm, quase sempre em 4ª marcha.
Resultado: Deve ter dado uma limpada boa nos bicos, borboleta e afins, porque o carro ficou mais esperto e um buraco que havia na aceleração sumiu. Mas o miserento do grilo continua, em 3ª marcha e no final da escala.
Já havia experimentado o blend com a Podium e realmente o grilo some. Tive vontade até de trocar o bomba de gasolina, mas quando vi o preço (2.200,00 Reais) a vontade passou.....
Olhando pelo bocal da tampa de óleo, parece tudo muito limpo e sem borras. A vtr tá com 111.000 km (2012 único dono), e sempre troquei óleo aos 5.000 km, no máximo aos 10.000.
Cheguei à conclusão que só pode ser a porcaria da gasolina que somos obrigados a consumir, pela bagatela de USD 1.00 / L.
Joguei a toalha e vou incorporar que pra cada tanque, vai ter que beber 1/4 de Podium goela abaixo, porque assim previne a batida de pinos, que poderá provocar danos sérios por toda a parte de força do motor.
Em tempo! Mesmo no Posto Escola, já abasteci gasolina de má qualidade.... depende do dia e da sorte.
O povo que viaja pelo Mercosul, basta atravessar pra Argentina, Chile e Uruguai, que as viaturas melhoram o desempenho e o consumo de 10 a 15%.
Muraro:
Abraços

Suponho que seja um jimny, alem do que supos e fez, talvez ponto de ignição, completa o tanque com 5 litros de etanol se parar ou é carbonização ou ponto de ignição adiantado, senão viscosidade de oleo, tuchos, correntes, esticadores, não sei, vai testando, eliminando.

Leo BA
17/04/2016, 18:30
Olá pessoal!

Muraro:
Abraços

Para concluir a informação:

Havia sujeira de névoa de óleo K&N no sensor MAF, que provavelmente estava informando pouco ar para a ECU, que por sua vez emagrecia a mistura e provocava batida de pino.
Difícil de identificar....fácil de resolver!

ereneu alves de oliveira
20/04/2016, 08:04
tenho um grand vitara 2001 motor j20a e observei que parece que ele tem um sistema de requeima de gases, isso procede?

guilcm
20/04/2016, 09:25
tenho um grand vitara 2001 motor j20a e observei que parece que ele tem um sistema de requeima de gases, isso procede?
Sim. Esse sistema chama-se EGR = Exaust Gas Recirculation. Sua função não é exatamente fazer a requeima dos gases, mas injetar um pouco de gases queimados na Câmara de combustão, a fim de controlar a temperatura da queima, evitando superaquecimento do motor. Essa válvula pose entupir com óleo e fuligem que saem pelo escapamento, prejudicando o bom funcionamento do motor.

NelsonB
15/08/2016, 15:00
LéoBa,

comecei a notar um grilo intermitente no jimny (atualmente, as vezes quando liga, as vezes quando para) imediatamente após passar por um curso d'água mais altinho. Nunca tinha associado a nada relacionado a bater pino.....alguma sugestão?
braços

Nelson

Para concluir a informação:

Havia sujeira de névoa de óleo K&N no sensor MAF, que provavelmente estava informando pouco ar para a ECU, que por sua vez emagrecia a mistura e provocava batida de pino.
Difícil de identificar....fácil de resolver!

Leo BA
18/08/2016, 22:39
Fala Nelson;

Aparentemente no seu caso, não deve ser batida de pino (pré-ignição).
Ela ocorre em situações de alto giro ou quando o motor se vê esforçado numa subida de ladeira com a marcha inadequada, por exemplo.
Não me ocorre nada como sugestão.
Depois fala a evolução do quadro..
Abs

NelsonB
19/08/2016, 01:43
Leo BA,

to achando que é a correia.....

Leo BA
19/08/2016, 10:38
Faz todo sentido Nelson, mas o ruido de correia chiando, mais parece gato trepando no telhado.....hehehehe.....
Soluções:
Passar parafina (vela serve) nas correias. Cuidado com os dedinhos!
Ajustar e verificar estado das correias. Trocar se necessario.
Verificar tambem o estado do tensor da correia do ar / direção.
Depois posta o resultado.
Abs

Mauricio Rossetto
20/08/2016, 22:00
Camaradas, observo que de seis meses para cá os carros passaram a beber mais. Devem ter alterado ainda mais a gasolina, e como esses carros não são flex, eles não se comportam bem com esse xixi da Dilma, agora do Temer.. hehehe. O Tracker fazia 10 Km/l e o Grand Vitara 99 fazia 8 Km/l. Agora fazem 100Km a menos que faziam por tanque, ou seja, o Tracker fazia 600 Km por tanque (é claro que eu não deixava entrar pela reserva) agora faz 500 e o GV 99 agora faz aprox. 400 Km por tanque. Um desastre. Daqui a pouco volto a rodar com o Niva hehehe. Muita coincidência os dois ao mesmo tempo passarem a se comportar da mesma forma, os grilos conforme relatados pelos colegas e perda de potência. O 99 têm taxa de compressão 9,3 e sente bastante a inclusão do álcool e outros bichos, o Tracker mais climatizado, com a taxa nos 10,5 mastiga melhor esse coquetel, por isso um consumo e potência percebida um pouco melhor.
Por tudo que li aqui no fórum e Youtube levanto a seguinte situação: Não adianta mexer no que está bom, o problema é externo e posterior aos carros... : o combustível. Então não será a hora de adequar os carros a essa nova realidade (e sem volta) do combustível? Avaliar a possibilidade de compatibilização de taxa de compressão, reprogramação da injeção, até mesmo uma conversão ao flex? O que acham?

NelsonB
26/08/2016, 21:33
Porra Marcelo,

realmente é muito estranho, meu carro que já fez 14 e tal por l começou a fazer 11-10km/l......será que mudaram o combustível? Mais alguém?

braços

Arildo MT
27/08/2016, 15:27
Mauricio, pelo que consta no manual a tracker gasolina 2.0 16v a compressão é 9,3, Nelson, a algum tempo esta sendo vendida a mijolina formulada, são restos (pra não dizer lixo) das pétroquimicas, centenas de ''rejeitos'', sobras, misturados e formulados quimicamente para se chegar na composição de um hidrocarboneto similar a gasolina de refino, porem com menor rendimento e possivelmente mais danosa aos motores, diesel, etanol, também podem ser obtidos assim, sua comercialização é liberada, o posto não precisa informar se é ou não formulada, junte isso as outras gororobas misturadas + ANP pra gringo ver.

NelsonB
28/08/2016, 01:33
Arildo, explic amelhor que parada é essa. Realmente, aqui na grande POA, o preço varia uns 40 centavos a comum, mas pelo visto há comuns e comuns.....que papo é esse de formulada?

braços

Arildo MT
28/08/2016, 10:29
Arildo, explic amelhor que parada é essa. Realmente, aqui na grande POA, o preço varia uns 40 centavos a comum, mas pelo visto há comuns e comuns.....que papo é esse de formulada?

braços

Essa parada já vem de tempos, outra coisa sinistra é que a unica gasolina que a anp ''fiscaliza'' é a comum, o resto só por denuncia geralmente, pra não desvirtuar mais o tópico com off topic, pesquisa na net por (gasolina formulada) vai ver muitas matérias a respeito.

Old Cezar
25/09/2016, 17:07
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por NelsonB http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/134641-limpeza-corpo-da-borboleta-tracker-7.html#post2389959)

braços

Essa parada já vem de tempos, outra coisa sinistra é que a unica gasolina que a anp ''fiscaliza'' é a comum, o resto só por denuncia geralmente, pra não desvirtuar mais o tópico com off topic, pesquisa na net por (gasolina formulada) vai ver muitas matérias a respeito.

Cara esse assunto merece um tópico na primeira página. Nada mais é que combustível adulterado com permissão da ANP.
Sempre desconfiei dos postos com gasolina a 0,30 ou 0,40 centavos mais barata.

NelsonB
26/09/2016, 01:20
Léo BA, barulho resolvido!
Era a correia do alternador que não tinha sido apertada o suficiente! Nem foi preciso parafina, etc. O macete é arrumar uma chave de fenda bem comprida para alavancar o alternador e conseguir apertar na posição devida.

bração!

Faz todo sentido Nelson, mas o ruido de correia chiando, mais parece gato trepando no telhado.....hehehehe.....
Soluções:
Passar parafina (vela serve) nas correias. Cuidado com os dedinhos!
Ajustar e verificar estado das correias. Trocar se necessario.
Verificar tambem o estado do tensor da correia do ar / direção.
Depois posta o resultado.
Abs

Leo BA
11/10/2016, 21:22
Era a correia do alternador que não tinha sido apertada o suficiente! Nem foi preciso parafina, etc. O macete é arrumar uma chave de fenda bem comprida para alavancar o alternador e conseguir apertar na posição devida.

bração!

Show!!
Essa semana tive que dar uma ajustada na minha também. As correias estão com 80 mil km, mas em tão bom estado, que vou rodar mais um pouco.
As originais troquei com 50 e estavam bem feias,,,,,
Vai entender!

Arildo MT
12/10/2016, 21:02

bração!

:offtopic:, O jimny não tem tensor com mola?

Leo BA
12/10/2016, 21:14
Tem não Arildo!
A correia da direção/ ar tem tensor sem mola.
Alternador não tem nada.....

Arildo MT
13/10/2016, 01:58
Valeu, blz, segue o baile dos corpus de brabuletas.

NelsonB
13/10/2016, 21:42
LeoBA,

qual esta que esta durando mais? Acabei trocando pelas da ccs (a de direção durou setenta e tantos mil km, a do alternador ainda rodava, mas botei pro banco de reserva), quando vi o preço das Goodyear, quase cai pra trá$. Mas não sei se duram o mesmo....
braços
Nelson

Tem não Arildo!
A correia da direção/ ar tem tensor sem mola.
Alternador não tem nada.....

Leo BA
13/10/2016, 21:59
Nelson;
As originais de fabrica deram 50 mil km.
Mas eu tinha a mania de espirrar wd de vez em quando e acho que isso ferrou as correias. Ressecou tudo!
As atuais são da CCS e já estão com 80 mil km, perfeitas. Tenho um jg guardado , pra qd precisar, tambem da CCS.
Mas as correias originais cairam de 300 e tantos REAL pra 100 e poucos, jà nacionalizadas.
Abs

marciocarvalho
25/08/2017, 07:57
Bom dia amigo vmterra aqui está a foto com os respectivos .

o 1º foi o que citei o 2º pode ser pela ventilação positiva do cárter(suspiro)

este 2º é de extrema importância limpar,pois os gases internos do motor passam por essa mangueira e vão para o TBI queimar junto com a mistura AR/COMBUSTÍVEL. isto é o que faz o TBI carbonizar mais ainda.

454727

Ressuscitando o tópico para uma pergunta: alguém conseguiu retirar a tal 'tampinha', mostrada na figura? É de encaixe ou rosca?

Corbellari
05/09/2017, 09:28
Pessoal, a um tempinho atrás eu montei o passo a passo de como retirar e limpar corretamente o corpo de borboleta da Tracker. http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/163531-manutencao-limpeza-do-corpo-de-borboletas-tracker-gv.html

Abraços!