Conectar

Ver Versão Completa : Dúvidas na compra: Suzuki Grand vitara 4p 2.0 auto.

mbm4x4
11/02/2014, 09:52
PessoaALL
Estou interessado em comprar um Suzuki Grand vitara 4p auto de 2000 em diante e gostaria da ajudao dos amigos.
1. qual o valor médio que posso pagar em um exemplar destes.
2. o que deve ser olhado na hora da compra? este modelo existe algum problema recorrente ?
3. como testar o câmbio automático para saber se está ok?
4. o sistema que trava as R L s à vácuo é confiável? para colocar as R L s AVM precisa fazer alguma adaptação?
5. o sistema de radiador e ventoinha são confiáveis? esse motor tem problemas de super aquecimento, junta queimada?
6. alguma dica importante que esqueci de mencionar e é imprescindível olhar?

Desde já agradeço a ajuda de todos e se tudo der certo, logo estarei fazendo parte da turma dos Suzuki s.
[] s

mbm4x4
12/02/2014, 14:51
ninguém para dar uma dica?
:bye:

Elisson
13/02/2014, 12:34
R - Dependendo da região e estado de conservação de R$ 18 a R$ 25 mil.
2. o que deve ser olhado na hora da compra? este modelo existe algum problema recorrente ?
R - Andar no veículo e testar todos os opcionais é imprescindível. Principalmente o engate e desengate da 4x4. Perceber se a luz da 4x4 acende e fica acesa ou intermitente no painel. Se piscar é um sinal de um problema breve.
R - Se nunca andou num veículo com cambio AT, seria ideal andar num mais novo (2010 a 2012) pra sentir como se comporta um cambio AT e depois comparar com o do veículo pretendido. SE der solavancos nas trocas de marchas pode ser problema ou uma simples troca de óleo. Eu não arriscaria caso haja o solavanco.
4. o sistema que trava as R L s à vácuo é confiável? para colocar as R L s AVM precisa fazer alguma adaptação?
R - O sistema a vácuo é sim confiável caso esteja funcionando corretamente. Para colocar as RLs AVM é necessário travar o diferencial dianteiro isolando o sistema a vacuo.
5. o sistema de radiador e ventoinha são confiáveis? esse motor tem problemas de super aquecimento, junta queimada?
R - Eis a questão. Se fechar negócio, aconselho de imediato a troca da ventoinha, radiador e válvula termostática juntamente com o fluído de arrefecimento do motor. FAzendo isso, juntamente com a troca dos óleos de motor, diferenciais e caixas de marcha e redução poderá rodar tranquilo sem maiores dores de cabeça.
R - "Entrar" embaixo do carro pode ser uma boa para verificar possíveis vazamentos ou até rupturas, trincas etc no chassi.

Esses são procedimentos básicos. O resto você andando no carro vê os ruídos e o molejo. Se balançar demais a traseira tem amortecedor estourado. Estalos ou estampidos não são normais. Não avise que irá olhar o veículo, assim você o pegará com o motor frio podendo detectar assim barulhos provenientes de peças gastas como kit de corrente de motor, tuchos demorando a encher etc.

Se avisar que vai olhar o veículo, perde toda essa noção do som do motor pois o dono pode ligar o veículo antecipadamente fazendo com que todo o óleo lubrifique o sistema.

Boa sorte.

Augusto Braga
13/02/2014, 12:56
R - O sistema a vácuo é sim confiável caso esteja funcionando corretamente. Para colocar as RLs AVM é necessário travar o diferencial dianteiro.

É necessário colocar as rodas livres quando se trava as planetárias , mais não é necessário travar as planetarias para colocar RL;antes de travar as planetárias Eu coloquei as RL para parar de rodar atoa os semi-eixos, a direção fica ainda mais leve .

Abrs

mbm4x4
13/02/2014, 14:08
R - Dependendo da região e estado de conservação de R$ 18 a R$ 25 mil.
R - Andar no veículo e testar todos os opcionais é imprescindível. Principalmente o engate e desengate da 4x4. Perceber se a luz da 4x4 acende e fica acesa ou intermitente no painel. Se piscar é um sinal de um problema breve.
R - Se nunca andou num veículo com cambio AT, seria ideal andar num mais novo (2010 a 2012) pra sentir como se comporta um cambio AT e depois comparar com o do veículo pretendido. SE der solavancos nas trocas de marchas pode ser problema ou uma simples troca de óleo. Eu não arriscaria caso haja o solavanco.
R - O sistema a vácuo é sim confiável caso esteja funcionando corretamente. Para colocar as RLs AVM é necessário travar o diferencial dianteiro isolando o sistema a vacuo.
R - Eis a questão. Se fechar negócio, aconselho de imediato a troca da ventoinha, radiador e válvula termostática juntamente com o fluído de arrefecimento do motor. FAzendo isso, juntamente com a troca dos óleos de motor, diferenciais e caixas de marcha e redução poderá rodar tranquilo sem maiores dores de cabeça.
R - "Entrar" embaixo do carro pode ser uma boa para verificar possíveis vazamentos ou até rupturas, trincas etc no chassi.

Esses são procedimentos básicos. O resto você andando no carro vê os ruídos e o molejo. Se balançar demais a traseira tem amortecedor estourado. Estalos ou estampidos não são normais. Não avise que irá olhar o veículo, assim você o pegará com o motor frio podendo detectar assim barulhos provenientes de peças gastas como kit de corrente de motor, tuchos demorando a encher etc.

Se avisar que vai olhar o veículo, perde toda essa noção do som do motor pois o dono pode ligar o veículo antecipadamente fazendo com que todo o óleo lubrifique o sistema.

Boa sorte.

obrigado amigão pelas respostas.
grande ajuda vc me deu.
se tudo der certo, logo já estarei embarcado numa G V.
abr.

mbm4x4
13/02/2014, 14:19
caro Augusto
não entendi muito bem. caso eu quiser colocar as RL AVM, e se o sistema original falhar, eu girando as Rl para a posição loc.k. ela vai funcionar?

obrigado pela resposta.

R - O sistema a vácuo é sim confiável caso esteja funcionando corretamente. Para colocar as RLs AVM é necessário travar o diferencial dianteiro.
É necessário colocar as rodas livres quando se trava as planetárias , mais não é necessário travar as planetarias para colocar R;antes de travar as planetárias Eu coloquei as RL para parar de rodar atoa os semi-eixos, a direção fica ainda mais leve .

Abrs

Augusto Braga
13/02/2014, 15:39
caro Augusto
não entendi muito bem. caso eu quiser colocar as RL AVM, e se o sistema original falhar, eu girando as Rl para a posição loc.k. ela vai funcionar?

obrigado pela resposta.

O sistema original tem um atuador interno que acopla as planetárias quando o compressor injeta ar , ele infla e empurra ,quando fura este atuador só abrindo o diferencial e trocando por outro ou colocando um espaçador ; colocar RL no conjunto original só serve para não rodar os semi-eixos quando não estiver usando tração dianteira .

Abrs

mbm4x4
13/02/2014, 16:19
O sistema original tem um atuador interno que acopla as planetárias quando o compressor injeta ar , ele infla e empurra ,quando fura este atuador só abrindo o diferencial e trocando por outro ou colocando um espaçador ; colocar RL no conjunto original só serve para não rodar os semi-eixos quando não estiver usando tração dianteira .

Abrs

agora entendi. sabe Augusto, já tive uma Sportage e fiquei traumatizado com esses sistemas à vácuo.

esse esquema de travar o diferencial é muito complicado de fazer? existe para vender este espaçador?
com um conhecimento básico de mecânica, eu conseguiria fazer eu mesmo?
obrigado e desculpa tantas perguntas.

Augusto Braga
14/02/2014, 07:13
agora entendi. sabe Augusto, já tive uma Sportage e fiquei traumatizado com esses sistemas à vácuo.

esse esquema de travar o diferencial é muito complicado de fazer? existe para vender este espaçador?
com um conhecimento básico de mecânica, eu conseguiria fazer eu mesmo?
obrigado e desculpa tantas perguntas.

É complicado, precisa desmontar todo o diferencial , só vale a pena se o atuador furar , oque só acontece se ligar tração com pouco óleo no diferencial .

Tem um procedimento da Suzuki que manda levantar a frente do Jipe para caber 1 litro de óleo no diferencial dianteiro, Eu faço tb no traseiro .

Abrs

mbm4x4
14/02/2014, 08:18
É complicado, precisa desmontar todo o diferencial , só vale a pena se o atuador furar , oque só acontece se ligar tração com pouco óleo no diferencial .

Tem um procedimento da Suzuki que manda levantar a frente do Jipe para caber 1 litro de óleo no diferencial dianteiro, Eu faço tb no traseiro .

Abrs
então pelo que entendi é muito difícil dar problema.
a pior coisa que tem é ficar sem tração na hora que vc mais precisa.

Mais uma coisa, como saber se a G V é japonesa ou argentina?
obrigado.

Elisson
14/02/2014, 17:58
então pelo que entendi é muito difícil dar problema.
a pior coisa que tem é ficar sem tração na hora que vc mais precisa.

Mais uma coisa, como saber se a G V é japonesa ou argentina?
obrigado.

Não é tão difícil assim devido a desgaste e curtos no sistema. O sistema a vácuo é controlado por um módulo acionador, se ele der problema é necessário isolar o sistema a vácuo e fazer o procedimento do diferencial independente de furo ou rasgo no diafragma que é quem faz o acionamento.

No meu GV ele estava inteiro (o diafragma), sendo o problema no módulo acionador (elétrica).

Com relação a ser japonesa ou argentina acredito que até 2001 é japonesa. Passou disso é Argentina.

Se eu estiver errado favor me corrijam.

mbm4x4
14/02/2014, 20:51
Não é tão difícil assim devido a desgaste e curtos no sistema. O sistema a vácuo é controlado por um módulo acionador, se ele der problema é necessário isolar o sistema a vácuo e fazer o procedimento do diferencial independente de furo ou rasgo no diafragma que é quem faz o acionamento.

No meu GV ele estava inteiro (o diafragma), sendo o problema no módulo acionador (elétrica).

Com relação a ser japonesa ou argentina acredito que até 2001 é japonesa. Passou disso é Argentina.

Se eu estiver errado favor me corrijam.

Elisson
muito obrigado por sua ajuda. Agora estou mais seguro na compra.
tenho uma em vista, 2000 limited auto, 2* dono, 122k km , 24k Dilma s.
achei meio caro, mas se estiver impecável, acho que vale.
obrigado mais uma vez.
abraço.

GuiFernandes
17/02/2014, 17:43
Boa tarde,

eu paguei R$ 25 mil na minha, achei barato, apesar de ver que embarquei numa coisa que ninguém tem, comprei uma XL 7, o veiculo é ótimo...

Chuva
17/02/2014, 17:58
Poe fotos ai GuiFernandes!!

Essa XL7 é um tesão!!

[ ]

mbm4x4
20/02/2014, 12:09
parabéns pela xl7. vi muitas dessas nos EUA quando estive por lá.
deve ser uma joia esta viatura.
posta umas fotos pra gente ver.
abr

Boa tarde,

eu paguei R$ 25 mil na minha, achei barato, apesar de ver que embarquei numa coisa que ninguém tem, comprei uma XL 7, o veiculo é ótimo...

mbm4x4
20/02/2014, 12:11
Poe fotos ai GuiFernandes!!

Essa XL7 é um tesão!!

[ ]

X2! !!!
qual o ano dela?

mbm4x4
14/03/2014, 09:09
Pessoal.
Ainda na procura de um GV auto acima de 2000.
Deu uma atrasada na compra pois dependo da venda do meu pálio 2006 fire. Já estava vendido, mas o comprador não conseguiu o valor combinado, e ai não deu negócio.
Uma duvida: que consumo posso esperar num GV auto?
Se eu precisar olhar algum aqui na região de Florianópolis, alguém que entende de Gv pode me dar uma ajuda para avaliar o veiculo?
[]s

Flavio Reis
14/03/2014, 10:35
O consumo vai depender muito da situação do carro se tem modificações tipo pneus maiores, manutenção do motor em dia, ar condicionado, uso da traçao 4x4 e o pé do motorista. Em media todos os grand vitara ou tracker estão fazendo quase a mesma media. Entre 9 e 10 na cidade com o pé leve se não faz 8, na estrada esta entre 10 e 13 depende muito da velocidade. No barro se tiver com 4x4 ligado pode esperar entre 7 e 8.

Quando comprei fiquei preocupado com o consumo hj nem ligo mais, o carro é otimo e viciante vai para quaquer lugar sem problemas motor muito confiavel que roda mais de 200kk se fizer as trocas em dia sem problemas. Ja pensei em trocar varias vezes o meu por outro igual com a quilometragem mais baixa só por garantia. O meu ta com 200kk e sem problema algum por enquanto.

mbm4x4
14/03/2014, 14:18
Obrigado Flávio por seu relato.
Cada vez tenho mais certeza que estou fazendo a escolha certa.
Agora falta pouco...
[]s

O consumo vai depender muito da situação do carro se tem modificações tipo pneus maiores, manutenção do motor em dia, ar condicionado, uso da traçao 4x4 e o pé do motorista. Em media todos os grand vitara ou tracker estão fazendo quase a mesma media. Entre 9 e 10 na cidade com o pé leve se não faz 8, na estrada esta entre 10 e 13 depende muito da velocidade. No barro se tiver com 4x4 ligado pode esperar entre 7 e 8.

Quando comprei fiquei preocupado com o consumo hj nem ligo mais, o carro é otimo e viciante vai para quaquer lugar sem problemas motor muito confiavel que roda mais de 200kk se fizer as trocas em dia sem problemas. Ja pensei em trocar varias vezes o meu por outro igual com a quilometragem mais baixa só por garantia. O meu ta com 200kk e sem problema algum por enquanto.

mbm4x4
09/04/2014, 09:20
Sempre achei que vender carro popular era tarefa fácil. Mas na verdade não está sendo.
Vejo pelo meu pálio 2006. Mais de 2 meses anunciado em sites , olx, bom negocio, e agora na webmotors e pouca procura. O carro esta ótimo, manutenção em dia, IPVA pago e anunciado quase 2mil abaixo da tabela e nada.
Dependo da venda desse carro para poder embarcar na tão sonhada GV.
Se alguem souber de alguma GV e que aceite um pálio como parte do pagamento, favor dar um toque.
Tenho interesse também em sw4 2.7 gasolina >96.
[]s

Chuva
09/04/2014, 10:34
Alem da situação do carro, os postos e a gasolina são fundamentais. Meço bem detalhadamente e olha só duas das ultimas médias comparando misturas com podium.

É um absurdo!! E outra, não acabei a média do ultimo tanque cheio de uma gasolina de uma área nobre de sp. Coloquei 20 dilmas um dia na urgência e o carro ficou o capeta. Dai voltei lá semana passada e enchi o tanque. Gasolina ypiranga comum no posto perto do cruzamento da Av. brasil com a cidade jardim. O valor do litro acho q é 3.2.. mas juro que o carro tá o capeta! Vamos ver qto vai fazer..

Ou seja, conclui o seguinte nessas diversas medidas ao longo dos anos: depende muito da qualidade do combustível do posto! Se o dono é honesto ou não, se o lote tá bom..

De qquer forma acho q vamos nos fordensfield mais uma vez, já que a digníssima quer aumentar pra 27,5% a qtdade de álcool anidro na nossa gasolina. É uma vaca, pra ajudar usineiros e forçar o uso de carro zero. Os veinhos q se danem.. isso é Brasil! País da copa, sem saúde e desrespeito total a população! KD a guerra civil!!

BR Podium
Comum Ypiranga
BR Podium
Comum Ypiranga

R$ Litro Gasolina
3,60
2,90
3,70
3,00

R$ Pago
50,00
50,00
100,00
100,00

Litros
13,89
17,24
27,03
33,34

Total Litros
31,13
Total Litros
60,38

Km rodados
372,40
Km rodados
520,00

KMs/LITRO
11,96
KMs/LITRO
8,61

mbm4x4
09/04/2014, 15:39
Valeu pelo seu relato amigo.
Já estou tranquilo ato ao consumo
Já tive Sportage a gasolina e o consumo é bem parecido. O consumo depende de muitas variáveis, mas para este tipo de viaturas, até que é bem razoável.
[]s

Alem da situação do carro, os postos e a gasolina são fundamentais. Meço bem detalhadamente e olha só duas das ultimas médias comparando misturas com podium.

É um absurdo!! E outra, não acabei a média do ultimo tanque cheio de uma gasolina de uma área nobre de sp. Coloquei 20 dilmas um dia na urgência e o carro ficou o capeta. Dai voltei lá semana passada e enchi o tanque. Gasolina ypiranga comum no posto perto do cruzamento da Av. brasil com a cidade jardim. O valor do litro acho q é 3.2.. mas juro que o carro tá o capeta! Vamos ver qto vai fazer..

Ou seja, conclui o seguinte nessas diversas medidas ao longo dos anos: depende muito da qualidade do combustível do posto! Se o dono é honesto ou não, se o lote tá bom..

De qquer forma acho q vamos nos fordensfield mais uma vez, já que a digníssima quer aumentar pra 27,5% a qtdade de álcool anidro na nossa gasolina. É uma vaca, pra ajudar usineiros e forçar o uso de carro zero. Os veinhos q se danem.. isso é Brasil! País da copa, sem saúde e desrespeito total a população! KD a guerra civil!!

BR Podium
Comum Ypiranga
BR Podium
Comum Ypiranga

R$ Litro Gasolina
3,60
2,90
3,70
3,00

R$ Pago
50,00
50,00
100,00
100,00

Litros
13,89
17,24
27,03
33,34

Total Litros
31,13
Total Litros
60,38

Km rodados
372,40
Km rodados
520,00

KMs/LITRO
11,96
KMs/LITRO
8,61

mbm4x4
12/04/2014, 12:01
Pessoal
Alguém aqui da região que entende de Suzuki e poderia me dar uma força para olhar um gv que estou inclinado para olhar? Eu pago umas cevas. ;-)

mbm4x4
14/04/2014, 19:24
Boas novas amigos.
Iniciei uma negociação com uma GV auto ano 2000. Segundo dono, diz o vendedor que esta com manutenção em dia. 122k no odômetro. Ele pede 25k dilmas e por aceitar meu pálio 2006 por 13k. Achei a principio que o negocio esta justo.
Em virtude de correria do trabalho, marcamos de ver os carros semana que vem.
Alguma alma caridosa aqui do forum e que entenda de Suzuki ou 4x4 e more por aqui na região do norte da ilha ou ate continente quiser me dar uma força para olhar o carro comigo, seria de grande ajuda, eu faço um churrasco de agradecimento para se deus quiser, comemorar a compra da tão sonhada 4x4 depois.
:safari-rig:
Alguém tem alguma dica de ultima hora?
[]s

Chuva
15/04/2014, 07:24
Oi Amigo, gostaria de ajudar mas estou longe pacas.. em sp.. outro dia fui ai naquela praia de Moçambique.. uma das mais belas q já vi na vida.. kkk se pagar o avião ida e volta 300 dilmas eu vou ai e debulho o carro pra vc! kkk

[ ]s

mbm4x4
15/04/2014, 09:56
Grande chuva. Adoraria poder pagar a passagem pro amigo, mas infelizmente meu dinheiro só da pro churrasco. Rsrs.
Obrigado pela ajuda.
Próxima vez que vier para esses lados, me avisa para combinarmos algum passeio e quem sabe eu já estarei com minha GV.
A proposito, segue o link abaixo dos passeios que fazia aqui na ilha qdo tinha minha Sportage. O amigo glaicon aqui do forum que agora tem uma Toyota, também participou na época em duas ocasiões, uma de Sportage e outra vez de cherokee.
Valeu chuva, qdo vier, o churrasco é por minha conta.
Segue o link:
http://m.youtube.com/user/themateuslife

Oi Amigo, gostaria de ajudar mas estou longe pacas.. em sp.. outro dia fui ai naquela praia de Moçambique.. uma das mais belas q já vi na vida.. kkk se pagar o avião ida e volta 300 dilmas eu vou ai e debulho o carro pra vc! kkk

[ ]s

Ricardo Passoni
15/04/2014, 10:39
Amigo o que eu faria:
liga a tração e reduz e vira tudo para direita e esquerda , para ver se não esta estalando a heterocinéticas rs! pq homo rs!...
cambio auto, veja se esta passando as marchas de maneira "suave" e sempre na mesma rpm , veja com o ex dono o última troca de óleo do mesmo e demais . leve ele em um posto de gasolina ou equivalente que tenha elevador e veja a parte inferior da viatura , amassados e resquícios de barro indicam pauladas .
motor , veja se no cano de escape , passando o dedo não esta melado .
Lataria pega um pano e envolve ele com um imã e passa se ele descolar tem massa por baixo.
veja vazamentos em cx de cambio e redução além de diferenciais .
Dirija , passe por buracos , veja folga de direção etc.
Abraço

mbm4x4
15/04/2014, 12:49
Valeu Ricardo. Vou fazer isso que vc falou.
A propósito, vc tinha uma gv e trocou por uma tracker né?
Tem muita diferença entre as duas? Pq vc fez a troca? Vc acha que vale a pena eu economizar um pouco mais e já partir pra uma TK? Tenho visto muitas anunciadas em SP por volta de 30k.
Todos viventes que falo dizem que vou fazer uma grande burrada pegar um veiculo muito "velho" ..... As vezes penso nisso.

Amigo o que eu faria:
liga a tração e reduz e vira tudo para direita e esquerda , para ver se não esta estalando a heterocinéticas rs! pq homo rs!...
cambio auto, veja se esta passando as marchas de maneira "suave" e sempre na mesma rpm , veja com o ex dono o última troca de óleo do mesmo e demais . leve ele em um posto de gasolina ou equivalente que tenha elevador e veja a parte inferior da viatura , amassados e resquícios de barro indicam pauladas .
motor , veja se no cano de escape , passando o dedo não esta melado .
Lataria pega um pano e envolve ele com um imã e passa se ele descolar tem massa por baixo.
veja vazamentos em cx de cambio e redução além de diferenciais .
Dirija , passe por buracos , veja folga de direção etc.
Abraço

Chuva
15/04/2014, 13:38
kkk. ok, se eu for pra Floripa de novo aviso a galera dai!! Valeu!!

Sobre o carro, esses testes do meu chará são ótimos! Verifique todos! O do elevador é mais complicado, mas se puder, manda bala.

Sobre o ano, quanto mais novo teoricamente menos "gasto", mas como o carro é bem parrudo, se a GV estiver boa de mecânica e até pintura eu não teria medo não, a não ser pelo motor: tem que testar bem mesmo.

É meio complicado relatar dicas sem ver o carro, mas vou tentar:

Legal em duas pessoas, depois de um tempo rodando, pegue uma ladeira e um fica na calçada e outro dirigindo com o vendedor. Sobe-se a ladeira em segunda acelerando bastante por uns 10 segundos, forçando mesmo. Com o carro já quente, não deve "fumar" muito. Se parecer um carro a diesel só que com fumaça branca daí já se complica a situação.

Verifique o óleo tb, e seu nível. Se estiver muito grosso, o que significa que pode ter um super aditivo molikote usado pra esse efeito e fumar menos. Pra motor zero esse produto tb é bem indicado, mas eu não tenho coragem de por.

Óleo mais fino é um bom sinal = motor sem folga roda bem com óleo fino sem fumar. Se estiver amarronzado/esbranquiçado pode estar misturando com água, dai é pepino.

Verifique mangueiras se estão com rachaduras ou vazamentos. Verifique se possível a cor da agua do radiador. Tem que estar bem azulzinho, rosinha ou bem verdinho (no reservatório plástico é fácil ver - a cor depende do fabricante do liquido arrefecedor). Se estiver muito marrom pode ser pepino. Se a agua estiver limpinha tb pode desconfiar, pq foi trocada recentemente. Questione a história.

Teste o 4x4 NO BARRO OU AREIA, inclusive a reduzida. Vidros abertos; procure estalos ou folgas. A luzinha do painel pode piscar de vez em quando, é defeito (falta de pressão na bombinha com vedação ruim), mas normal e geralmente bico de resolver. Pra facilitar, troque a posição dessa alavanca sempre com o carro parado e com os pneus em linha reta.

Carro automático é uma maravilha e o cambio é muito bom desse carro. Teste todas as funções e veja se não dá muito tranco. Veja a cor do óleo do cambio automático. Tem que ser vinho escuro, um pouco sujo do uso. Se estiver muito marrom, não tendendo nada ao vermelho é que provavelmente nunca foi mexido. É bom e ruim. Bom pq o cambio está virgem e nunca foi aberto e ruim pq é muito interessante/importante/necessário trocar todo esse fluido. Se puder trocar filtro de óleo de cambio e juntas tb é o ideal. Uma hora que der troque esse óleo. Quase ninguém troca e é importantíssimo para a vida útil desse cambio. O cambio faz tudo e só o que precisamos fazer é trocar o seu óleo...

Sobre a Tracker, é a mesma coisa. Apesar do ano tem um monte baratinha 2009 e tão uma merda. Eu ví muuuuitas antes de comprar a minha 2007 (paguei o preço de 2009 alias), que apesar de fazer trilha leve, se eu tirar o lift e falar que o carro é de shopping qquer um acredita. Quem conhece meu carro pode comprovar. Ou seja, é muito relativo vc ir pelo ano. O que conta muito é como o carro foi tratado, saber a história do carro mesmo. Manutenção é tudo e melhor que carro zuado andando forçado e arrumado pra venda. Isso quer dizer que hoje, entendendo um pouco mais de mecânica graças ao brinquedo, eu mudei minha filosofia de nunca comprar carro de trilha. Lembrando agora, gostei muito de uma que vi na Lapa de um cara q fazia trilha. Não comprei o carro pq não tinha protetor de cárter!! .. afe.. o cara tinha tirado o kit de susp e proteção pra vender separado e estava na altura original. Quem me dera saber que a tracker não vinha originalmente com protetor de cárter.. Foi uma das melhores que vi, além de bonita por fora estava com mecânica impecável; perdi um bom negócio por preconceito e desinformação.

Um detalhe que preciso colocar: não existe tracker automática. Eu particularmente prefiro carros automáticos, até em trilha. E o motor j20A é xoxo, ok? ou seja, se juntar cambio automático com motor xoxo o carro é meio broxante. Principalmente pela nossa maravilhosa gasolina. O projeto da GV 2.5 é bem interessante e ai depende mais ainda do antigo dono, como relatei acima. Já andei em umas super espertas e outras lerdas como o j20a, nem tinha diferença. Cada caso é um caso, mas de qquer forma vc tem q ter em mente que o jipinho é um carro de passeio e que não corre. O motor só abre a potencia originalmente depois dos 3k giros mesmo!

Acho q e isso.. se tiver duvidas por alguma coisa estranha q viu no carro pergunte aqui q a gente responde.

Boa sorte

[ ]s

Ricardo Passoni
15/04/2014, 15:08
Amigo so troquei por que o carro é muito bom rs! vou resumir vendi a Grand Vitara e ia comprar um Fiat 500 ( gosto e gosto rs!) , mas no caminho eis que vejo a TK que peguei, único dono etc... queria um carro menos rodado , pois costumo ficar um bom tempo com a viatura , vejo como vantagem um TK pois elas estão menos rodadas , vc será o segundo dono e muitas , mas muitas nunca viram terra e so subiram em rampa de shopping , carro usado é uma caixa de surpresa , vale a pena ver , dirigir , enfim tentar descobrir o máximo do mesmo , agora enquanto procurava achei muitas por 28k boas , deram uma subida nos preços , deram uma subida no preços pelo que andei vendo , as boas custam por volta de 31/32, para vc ter uma idéia achei uma único dono com 25000 km , mas cheguei tarde , procure que vc acha , e no que precisar estamos aqui , ah quanto a carro mais usado , já vi carros mais novos piores do carros ditos "usados"
Ah mais uma dica tem aquelas empresas que fazem vistoria , pericia cautelar , paga-se por isso , mas vc fica sabendo de tudo , pois tem umas empresas que são chatas muito chatas , mas vc realmente sabe o que tem no carro , a minha comprei assim com laudo e tudo mais , se estivesse ruim o ex dono paga e se estiver 100% vc paga e fecha o negócio.
Abraço

Valeu Ricardo. Vou fazer isso que vc falou.
A propósito, vc tinha uma gv e trocou por uma tracker né?
Tem muita diferença entre as duas? Pq vc fez a troca? Vc acha que vale a pena eu economizar um pouco mais e já partir pra uma TK? Tenho visto muitas anunciadas em SP por volta de 30k.
Todos viventes que falo dizem que vou fazer uma grande burrada pegar um veiculo muito "velho" ..... As vezes penso nisso.

mbm4x4
15/04/2014, 16:35
Essa galera das TK/gv ta dando show de conhecimento e ajuda aos universitários. Rsrs.
Chuva, excelente tuas considerações. Vou fazer tudo isso que falaste, tirar algumas fotos e depois coloco aqui para tirar alguma duvida se existir. Obrigado irmão.
Quanto ao que disseste sobre carros mais novos, esses dias fui olhar uma TK 2007 anunciada por 27k. Meu deus, qdo vi o carro, fiquei decepcionado. Pensa num carro gasto, surrado. Não precisei nem andar com o veiculo para ter certeza do que meus olhos já entregavam. Vários pedaços da carenagem quebrado, ao ligar o motor, mangueira do radiador estudou que parecia que ia explodir. Fui olhar a cor da agua e super enferrujada, enfim, apertei a mao do vendedor e fui embora sem vontade nem de andar para testar com medo que quebrasse na minha mao. Agora entendo exatamente o que vc e o Ricardo dizem. Olha-se o estado e histórico, depois o ano.
Mais uma vez, obrigado amigão.
ABS
Mateus.

kkk. ok, se eu for pra Floripa de novo aviso a galera dai!! Valeu!!

Sobre o carro, esses testes do meu chará são ótimos! Verifique todos! O do elevador é mais complicado, mas se puder, manda bala.

Sobre o ano, quanto mais novo teoricamente menos "gasto", mas como o carro é bem parrudo, se a GV estiver boa de mecânica e até pintura eu não teria medo não, a não ser pelo motor: tem que testar bem mesmo.

É meio complicado relatar dicas sem ver o carro, mas vou tentar:

Legal em duas pessoas, depois de um tempo rodando, pegue uma ladeira e um fica na calçada e outro dirigindo com o vendedor. Sobe-se a ladeira em segunda acelerando bastante por uns 10 segundos, forçando mesmo. Com o carro já quente, não deve "fumar" muito. Se parecer um carro a diesel só que com fumaça branca daí já se complica a situação.

Verifique o óleo tb, e seu nível. Se estiver muito grosso, o que significa que pode ter um super aditivo molikote usado pra esse efeito e fumar menos. Pra motor zero esse produto tb é bem indicado, mas eu não tenho coragem de por.

Óleo mais fino é um bom sinal = motor sem folga roda bem com óleo fino sem fumar. Se estiver amarronzado/esbranquiçado pode estar misturando com água, dai é pepino.

Verifique mangueiras se estão com rachaduras ou vazamentos. Verifique se possível a cor da agua do radiador. Tem que estar bem azulzinho, rosinha ou bem verdinho (no reservatório plástico é fácil ver - a cor depende do fabricante do liquido arrefecedor). Se estiver muito marrom pode ser pepino. Se a agua estiver limpinha tb pode desconfiar, pq foi trocada recentemente. Questione a história.

Teste o 4x4 NO BARRO OU AREIA, inclusive a reduzida. Vidros abertos; procure estalos ou folgas. A luzinha do painel pode piscar de vez em quando, é defeito (falta de pressão na bombinha com vedação ruim), mas normal e geralmente bico de resolver. Pra facilitar, troque a posição dessa alavanca sempre com o carro parado e com os pneus em linha reta.

Carro automático é uma maravilha e o cambio é muito bom desse carro. Teste todas as funções e veja se não dá muito tranco. Veja a cor do óleo do cambio automático. Tem que ser vinho escuro, um pouco sujo do uso. Se estiver muito marrom, não tendendo nada ao vermelho é que provavelmente nunca foi mexido. É bom e ruim. Bom pq o cambio está virgem e nunca foi aberto e ruim pq é muito interessante/importante/necessário trocar todo esse fluido. Se puder trocar filtro de óleo de cambio e juntas tb é o ideal. Uma hora que der troque esse óleo. Quase ninguém troca e é importantíssimo para a vida útil desse cambio. O cambio faz tudo e só o que precisamos fazer é trocar o seu óleo...

Sobre a Tracker, é a mesma coisa. Apesar do ano tem um monte baratinha 2009 e tão uma merda. Eu ví muuuuitas antes de comprar a minha 2007 (paguei o preço de 2009 alias), que apesar de fazer trilha leve, se eu tirar o lift e falar que o carro é de shopping qquer um acredita. Quem conhece meu carro pode comprovar. Ou seja, é muito relativo vc ir pelo ano. O que conta muito é como o carro foi tratado, saber a história do carro mesmo. Manutenção é tudo e melhor que carro zuado andando forçado e arrumado pra venda. Isso quer dizer que hoje, entendendo um pouco mais de mecânica graças ao brinquedo, eu mudei minha filosofia de nunca comprar carro de trilha. Lembrando agora, gostei muito de uma que vi na Lapa de um cara q fazia trilha. Não comprei o carro pq não tinha protetor de cárter!! .. afe.. o cara tinha tirado o kit de susp e proteção pra vender separado e estava na altura original. Quem me dera saber que a tracker não vinha originalmente com protetor de cárter.. Foi uma das melhores que vi, além de bonita por fora estava com mecânica impecável; perdi um bom negócio por preconceito e desinformação.

Um detalhe que preciso colocar: não existe tracker automática. Eu particularmente prefiro carros automáticos, até em trilha. E o motor j20A é xoxo, ok? ou seja, se juntar cambio automático com motor xoxo o carro é meio broxante. Principalmente pela nossa maravilhosa gasolina. O projeto da GV 2.5 é bem interessante e ai depende mais ainda do antigo dono, como relatei acima. Já andei em umas super espertas e outras lerdas como o j20a, nem tinha diferença. Cada caso é um caso, mas de qquer forma vc tem q ter em mente que o jipinho é um carro de passeio e que não corre. O motor só abre a potencia originalmente depois dos 3k giros mesmo!

Acho q e isso.. se tiver duvidas por alguma coisa estranha q viu no carro pergunte aqui q a gente responde.

Boa sorte

[ ]s

mbm4x4
15/04/2014, 16:59
Valeu Ricardo pelo depoimento.
Entendo qdo vc fala que gosto é gosto. Por isso a minha procura pela gv. Na verdade sou apaixonado pela TK, mas ai o dinheiro não chega, mais de 5k de diferença, sem falar que aqui onde moro, elas valem de 35 pra mais.
Então com a gv eu consigo realizar meu sonho e ainda sobra um pouco para revisão inicial e o kit 2" na suspa.rsrs.
Ia me esquecendo, não aguento mais fazer marchas, por isso a procura por um at. Não sou de correr, e por isso não estranharei o motor xoxo. Vou apreciando a paisagem pelo caminho a bordo da minha gv. Hehe(feliz da vida).
Bom, agora é segurar a ansiedade e esperar até semana que vem. Tomara que de tudo certo e o carro passe nos testes.
Obrigado Ricardo.
Abs
Mateus.

Amigo so troquei por que o carro é muito bom rs! vou resumir vendi a Grand Vitara e ia comprar um Fiat 500 ( gosto e gosto rs!) , mas no caminho eis que vejo a TK que peguei, único dono etc... queria um carro menos rodado , pois costumo ficar um bom tempo com a viatura , vejo como vantagem um TK pois elas estão menos rodadas , vc será o segundo dono e muitas , mas muitas nunca viram terra e so subiram em rampa de shopping , carro usado é uma caixa de surpresa , vale a pena ver , dirigir , enfim tentar descobrir o máximo do mesmo , agora enquanto procurava achei muitas por 28k boas , deram uma subida nos preços , deram uma subida no preços pelo que andei vendo , as boas custam por volta de 31/32, para vc ter uma idéia achei uma único dono com 25000 km , mas cheguei tarde , procure que vc acha , e no que precisar estamos aqui , ah quanto a carro mais usado , já vi carros mais novos piores do carros ditos "usados"
Ah mais uma dica tem aquelas empresas que fazem vistoria , pericia cautelar , paga-se por isso , mas vc fica sabendo de tudo , pois tem umas empresas que são chatas muito chatas , mas vc realmente sabe o que tem no carro , a minha comprei assim com laudo e tudo mais , se estivesse ruim o ex dono paga e se estiver 100% vc paga e fecha o negócio.
Abraço

Ricardo Passoni
15/04/2014, 17:01
Mateus vá com calma , tem muito carro , alguns bem detonados e que nem valem a pena ver , como vc disse , va vendo com calma , o motor das GV e TK se bem conservados , duram pelo menos 250K sem problemas , o que muda de algumas GV para a TK é o ABS, Air bag 2 e teto solar , se bem que as 02/02 já tinham e algumas 01 importadas também , faça uma conta fácil qquer pessoa roda em media 15000 km / ano veja o ano do carro e multiplique , 5 anos x 15000 = 75000,portanto um com baixa km , ou é raridade , ou esta com km adulterada, veja no estepe a data de fabricação, esta estampada , não tem erro , se estiver sem ... e veja nos cintos de segurança tem data também de fabricação.
Abraço

Chuva
15/04/2014, 17:16
Boa Xara!!

Essa do step eu não sabia!! Fui lá conferir! Meu step ta original e nunca rodou: foi feito em 2006! Essa borracha vai esfarelar logo logo.. kkk

O carro tá com 75kkm. Ando pouco msm.. onde dá to indo de cambio automágico! kkk

[ ]s

mbm4x4
15/04/2014, 17:49
A que vou ver é limited. Não têm teto solar mas tem abs e airbag duplo.é de particular e diz ser segundo dono ha 6 anos com a viatura.
Tem tudo para estar boa. Vamos ver...
To calmo.hehe . mais ou menos.
Valeu turma!

mbm4x4
15/04/2014, 18:24
Falando nisso...
Não tem um membro aqui do forum que colocou cambio automático num TK 2007?
To viajando? Sera que li isso ou sonhei?
Alguem sabe disso?

Chuva
15/04/2014, 18:43
Opa, então... a limited pode estar bem boa sim! Não é o mais simples e galera costuma cuidar!

Já li isso aqui tb, sobre cambio auto na tracker. O processo mecânico é até "tranquilo", onde o cara conseguiu um cambio semi novo na suzukar.. o difícil foi a parte eletrônica.. achar o painel de instrumentos tb parece q foi soda.. eu li todinho o tópico e desisti com a dificuldade..

[ ]s

Ricardo Passoni
15/04/2014, 20:13
Tenho um 2007 rs serve ? Vou falar vale R$ 300,00 Dilmas rs! , o problema maior é que nunca , mas nunca ninguém fez rodizio dos pneus da maneira correta , nem as Concesssionarias !
Mateus o forista é o Newton Guerra , pegou um cambio zero! , mas teve trabalho com a central , ate acertar, ele é melhor para falar.
O modelo Limited excelente , vou te falar uma coisa vc pode correr a Suzuki Adventure com ele , nos de Tracker não rs! E como você falou tem automatica de fabrica.
Precisando estamos aqui.
Abraco

Boa Xara!!

Essa do step eu não sabia!! Fui lá conferir! Meu step ta original e nunca rodou: foi feito em 2006! Essa borracha vai esfarelar logo logo.. kkk

O carro tá com 75kkm. Ando pouco msm.. onde dá to indo de cambio automágico! kkk

[ ]s

mbm4x4
25/04/2014, 11:10
Fui olhar o gv ontem.
Não fechei negocio.
Obrigado por todas as dicas, foram muito importantes para avaliação.
Segue minha analise.:
1. Óleo do cambio automático com coloração marrom.
2. Luz do D não acendia.
3. Alguns vazamentos de oleo no motor.
4. Agua do radiador com ferrugem, apenas a do reservatório de expansão com cor verde clara.
5. Muitos barulhinhos no rodar, acredito precisar trocar algumas coisas na suspensão.
6. Tração ligada, luz piscava o tempo todo.
7. De lata estava boa, mas por baixo bastante indicação de que foi usado em estradas não pavimentadas, (poeira).
Enfim. Não foi desta vez. O preço de 25k, o carro deveria estar impecável.
A procura continua.
Obrigado a todos.
[]s

Chuva
25/04/2014, 11:37
É meu caro, é complicado..

Vira e mexe eu dou uma olhada no ml.. as que eu acho interessantes vendem em uma semana.. as q devem ser zica estão lá a mais de ano.

Haviam duas fantásticas.. iguais inclusive a essa q viu.. eram j20a auto. Uma em moema, numa loja que conheço pq é do lado do shopping Ibirapuera (um bairro meio xique de sp) e a outra era de higienopolis (outro bairro xique de sp). As duas estavam lindas e os caras capricharam nas fotos.. a de moema era a zul com saia branca e a de higienopolis era toda marrom escuro, serie gold.. a primeira a 25k e a segunda a 29k.. acho q o primeiro cara q foi ver levou o carro..

Tem que ser mesmo assim amigo, mesmo q demore um pouco é melhor comprar o mais inteiro o possível do que ficar arrumando o carro todo. A não ser que tenha tempo, paciência e que o carro tenha custado uns 10k dilmas a menos.

Boa sorte

[ ]s

Chuva
25/04/2014, 12:09
Era tipo essa daqui.. lindona.. dá até do de por no barro..

Suzuki Grand Vitara 2002 - Florianópolis - Carros (http://florianopolis.olx.com.br/suzuki-grand-vitara-2002-iid-635619984)

Se for perto e puder ver essa deve ser legal para ter de parâmetros.

[ ]s