PDA

Ver Versão Completa : Velocidade de "atlético" - Defender



Waldmartins
11/02/2014, 01:34
Como bom atleticano e atual campeão das américas, me recuso a dizer o nome do outro time...rsrs :chorandoderir:

Então galera, "falando sério", eu sempre vejo as pessoas falando de velocidade que andam na estrada em suas VTRs e não consigo chegar a um valor específico de qual é a velocidade IDEAL para andar nas nossas VTRs.


Eu ando entre 90 e 100km/h (no velocímetro) sempre, mas já andei a 120km/h numa viagem de 400km (qdo tava testando o motor).

Outro dia vi o Vinicius e o Clemente comentando no facebook sobre as velocidades finais que tinham atingido com suas VTRs e testei a minha tb (numa reta e semi-descida) e consegui ir a 142km/h no GPS e acho que dava mais, mas fiquei com medo de "fud#@" algo no motor.

Perguntas:

1) Qual a velocidade que se pode andar numa boa na Defender e por que não mais que isso?

2) Por que não se pode andar a mais de 120km/h (isso no motor HSD 2.5 300Tdi)?

3) O problema são as engrenagens na caixa?

4) O motor é "fraco" para aguentar altas rotações? (esse motor não "desliga" quando atinge uma rotação muito alta?)

Que comece o debate :-P :news-coffee::computador:

Abs

Wald

Nelson Defender 110
11/02/2014, 09:26
Wald,

gosto de andar a uns 95 km/h.

Mas em uma viagem longa vou até uns 100 km/h.

Dá para andar a 120 Km/h? Dá mais o ruído denuncia que a rotação do motor está alta...

Acho que a caixa de transferencia sofre um pouco também.

Principalmente se a temperatura ambiente estiver alta.


Como bom atleticano e atual campeão das américas, me recuso a dizer o nome do outro time...rsrs :chorandoderir:

Então galera, "falando sério", eu sempre vejo as pessoas falando de velocidade que andam na estrada em suas VTRs e não consigo chegar a um valor específico de qual é a velocidade IDEAL para andar nas nossas VTRs.


Eu ando entre 90 e 100km/h (no velocímetro) sempre, mas já andei a 120km/h numa viagem de 400km (qdo tava testando o motor).

Outro dia vi o Vinicius e o Clemente comentando no facebook sobre as velocidades finais que tinham atingido com suas VTRs e testei a minha tb (numa reta e semi-descida) e consegui ir a 142km/h no GPS e acho que dava mais, mas fiquei com medo de "fud#@" algo no motor.

Perguntas:

1) Qual a velocidade que se pode andar numa boa na Defender e por que não mais que isso?

2) Por que não se pode andar a mais de 120km/h (isso no motor HSD 2.5 300Tdi)?

3) O problema são as engrenagens na caixa?

4) O motor é "fraco" para aguentar altas rotações? (esse motor não "desliga" quando atinge uma rotação muito alta?)

Que comece o debate :-P :news-coffee::computador:

Abs

Wald

mauro balmiza
11/02/2014, 11:13
VTR quadrada e motor diesel, mesmo sendo turbo, mesmo sendo intercooler, NÃO FOI FEITA PARA CORRER....acho que uns 100 km-h tá de bom tamanho......SE QUER CORRER VENDA A sua DEF e compre uma VTR a gasolina ....um vizinho meu usa DEF 110 no trabalho dele(viatura dos bombeiros ano 2000) e ele diz que é comum desenvolver até 140 km-h nas rodovias retas.....detalhe eles tem ampla oficina miecanica e por isso toda quebradeira de motor ele resolvem lá mesmo,.

mauro balmiza
11/02/2014, 11:16
obs. esqueci de citar que a VTR def 110 "vermelha" vive com lotação máxima de peso e abarrotada de tralhas, escadas e outras tralhas de bombeiros

batiati
11/02/2014, 11:17
O velocímetro pra mim é consequência, o que manda é a disposição do motor; Não acho recomendado prolongar o uso acima dos 3.500 giros.

Na 110 quando eu tinha contagiros, costumava a andar com o giro em cerca de 3.000 rpm, dava algo em torno de 110km ~ 120km/h no velocímetro. No GPS era menos um pouco.

Na 90 já me acostumei e consigo seguir a mesma regra mesmo sem o contagiros.

(...)

Sim, a relação da caixa prende um pouco o carro pra andar acima de 110km/h.

Com uma relação mais longa vem a necessidade de mais potência ... daí a vantagem dos 2.8 com relação da disco: mais conforto pra rodar nos mesmos 110~120 km/h

Acho que acima de 120km/h só em estradas muito boas, pois o Defender não tem muita vocação para fazer curvas nessa velocidade.

Waldmartins
11/02/2014, 11:23
VTR quadrada e motor diesel, mesmo sendo turbo, mesmo sendo intercooler, NÃO FOI FEITA PARA CORRER....acho que uns 100 km-h tá de bom tamanho......SE QUER CORRER VENDA A sua DEF e compre uma VTR a gasolina ....um vizinho meu usa DEF 110 no trabalho dele(viatura dos bombeiros ano 2000) e ele diz que é comum desenvolver até 140 km-h nas rodovias retas.....detalhe eles tem ampla oficina miecanica e por isso toda quebradeira de motor ele resolvem lá mesmo,.

Quanta agressividade...uiii :shock: :chorandoderir:

Quem disse que eu quero correr? Eu quero saber POR QUE não posso correr. Entender mais a Defender é meu objetivo aqui. :concordo:

Tenho um amigo que anda sempre a 130-140km/h (no velocímetro) e não tem nenhum problema no motor, por exemplo. A dele não solta nenhuma fumacinha e está com 150.000km (90tinha 2003). Ele tem ela a pelo menos 4 anos e ela tá lá, "firme e forte".

As coisas que ele já precisou fazer foi mexer na caixa (que não sei se foi devido ao abuso de velocidade) e trocou o cabeçote (mas o cabeçote foi logo depois que comprou).

Abs

Wald

Waldmartins
11/02/2014, 11:26
Pois é Batiati,

eu já li aqui (não vou lembrar onde) que o ideal é manter o giro em 2500 rpm. Cada um fala uma coisa, mas ninguém explica o motivo...

Meu mecânico já me falou que é a caixa que não aguenta por causa de ter tantas engrenagens trabalhando juntas...:pensativo:

Abs

Wald

ToribioMalagodi
11/02/2014, 11:36
Esses motores foram projetados para ir ate 4 rpm, 4 rpm na boa, o que vale eh o que foi feito durante o tempo... Se deu problema, não se deve por causa de alta rotação....

Evand®ofm
11/02/2014, 11:49
Defender a 200km/h... é suficiente para vcs??

ter dó de andar com um motor 2.4 ?? isso aguenta pra caramba... ter dó da caixa?? nao sei na Def, mas a automática da Disco é um pouco melhor do que a do opala 4.1 6cc... então fraca não é...

https://www.youtube.com/watch?v=GSfEDOpbBKE

https://www.facebook.com/IRBdevelopments?fref=ts

batiati
11/02/2014, 11:53
eu já li aqui (não vou lembrar onde) que o ideal é manter o giro em 2500 rpm. Cada um fala uma coisa, mas ninguém explica o motivo...
Meu mecânico já me falou que é a caixa que não aguenta por causa de ter tantas engrenagens trabalhando juntas...:pensativo:


Sim, acho que já foi dito que o "ideal" é manter o giro entre 2500 e 3000 rpm, faixa onde todo o torque está presente; Esforços além dos 3000 rpm em períodos curtos é tranquilo também. Perto dos 4000 já é faixa de corte no 300tdi pois aumentar o giro não rende nada a mais de potência.

O motivo, é bom senso. Não que você vá danificar seu motor rodando a 3500 rpm, pelo contrário, fazer "exercício físico" regularmente é excelente pra saúde do motor, mas não por períodos prolongados de várias horas;

Quanto a caixa, "ter tantas engrenagens trabalhando juntas" é culpa dos engenheiros burrões; se tirassem a metade delas não faria falta alguma e o Defender andaria feito um foguete :mrgreen:;

Na verdade o grande problema é que aquilo vai aquecer a vai reduzir a vida útil dos componentes... é só bom senso novamente. Se você tivesse um câmbio com radiador de óleo, relação mais longa e cárter de óleo na caixa de transferência certamente poderia andar a 150km/h por várias horas sem por em risco as engrenagens.

CGAUER
11/02/2014, 12:14
Este aí está claramente num dinamômetro. Não vale!Por curiosidade investiguei a máxima do meu 110 300tdi com ajustes originais. Numa reta Patagônica nível do mar sem vento e 100% plana, após muito tempo de pé colado no fundo (5-6mintuos) deu 149km/h no GPS, 160 km/h no velocímetro. O mais curioso é o fato que após 140km/h (velocímetro) as vibrações do motor e cia desaparecem, deixando o carro bastante mais silencioso e sereno, convidando a cruzar nesta absurda velocidade... Um 300tdi em forma acorda aos 3000RPM e começa a perder força aos 4000RPM, onde uma turbina maior e um melhor sistema de exaustão poderia trazer uma grande benefício. Mas aí já entra uma série de preparos, colaterais. Minha velocidade de cruzeiro é 120km/h. Mais do que isso é perigoso e o consumo vai para o espaço.AbsClemente
Defender a 200km/h... é suficiente para vcs??ter dó de andar com um motor 2.4 ?? isso aguenta pra caramba... ter dó da caixa?? nao sei na Def, mas a automática da Disco é um pouco melhor do que a do opala 4.1 6cc... então fraca não é... https://www.youtube.com/watch?v=GSfEDOpbBKEhttps://www.facebook.com/IRBdevelopments?fref=ts

Waldmartins
11/02/2014, 12:39
Clemente,

120km/h no velocímetro ou no GPS?

Uma coisa é fato: CONSUMO!

Já consegui fazer 14.75km/L andando entre 80 e 90km/h no velocímetro! :shock: Agora, andando a 120km/h, o consumo cai a 9,5 a 10km/L

Abs

Wald

Meccano
11/02/2014, 12:44
Olá pessoal,

Viajando minha ansiedade desaparece e acho que indo no sempre dez, eventualmente a 120 tenho o melhor custo/benefício consumo-ruidos-paisagens-segurança.

Ter calma e serenidade pra aproveitar as paisagens é sempre meu maior intuito. chegar logo? vai de avião ou toma um calmante José eheh!

Abraços!

CGAUER
11/02/2014, 15:21
120km/h velocímetro.


Clemente,

120km/h no velocímetro ou no GPS?

Uma coisa é fato: CONSUMO!

Já consegui fazer 14.75km/L andando entre 80 e 90km/h no velocímetro! :shock: Agora, andando a 120km/h, o consumo cai a 9,5 a 10km/L

Abs

Wald

vwinit
11/02/2014, 15:49
Vou de 100km/h. Às vezes 110Km/h pq senão eu durmo...

Mais que isso, vou perder a paisagem.

Ah, Wald...
Continuamente a 140km/h vai forçar seu 300tdi e aumentar o consumo.
Sua cx de transferência vai esquentar pra cacete (ou coloque uma tampa haletada nela e mais óleo). Depois não reclama de ficar pingando a gotinha dourada...
Já a cx de marchas R380 vai com o pé nas costas...

bello
11/02/2014, 17:06
Minha velocidade de cruzeiro, quando a estrada permite, fica em torno de 110 km/l. No auge do verão a temperatura da caixa de transferência com overdrive acoplado vai lá para cima, depois de algumas horas, fica com temperatura de 100-110 C. Em estações mais amenas ela fica em torno de 80-90C. Claro que eu uso óleo adequado esta temperatura na caixa de transferência.
Abs
Sergio

MFREITAG
11/02/2014, 20:33
Eu costumo ficar em uma velocidade de cruzeiro de 110km/h. Raramento passo dos 120km/h e nem sei quanto a minha 110 da de final.... Aposentei meu pé de chumbo quando vendi minha BMW V12. :cool:

mauro balmiza
13/02/2014, 10:10
Eu agressivo ??? DESCULPE Não tive a intenção de ser "agressivo"....APENAS queria ser objetivo na resposta...desculpe se eu te machuquei por dentro.....eu não queria ser tão grosso .....UIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII...




Quanta agressividade...uiii :shock: :chorandoderir:

Quem disse que eu quero correr? Eu quero saber POR QUE não posso correr. Entender mais a Defender é meu objetivo aqui. :concordo:

Tenho um amigo que anda sempre a 130-140km/h (no velocímetro) e não tem nenhum problema no motor, por exemplo. A dele não solta nenhuma fumacinha e está com 150.000km (90tinha 2003). Ele tem ela a pelo menos 4 anos e ela tá lá, "firme e forte".

As coisas que ele já precisou fazer foi mexer na caixa (que não sei se foi devido ao abuso de velocidade) e trocou o cabeçote (mas o cabeçote foi logo depois que comprou).

Abs

Wald

ToribioMalagodi
13/02/2014, 10:35
Eu agressivo ??? DESCULPE Não tive a intenção de ser "agressivo"....APENAS queria ser objetivo na resposta...desculpe se eu te machuquei por dentro.....eu não queria ser tão grosso .....UIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII...

AHUhuaHuaHU

:slap:

Waldmartins
13/02/2014, 12:27
Eu agressivo ??? DESCULPE Não tive a intenção de ser "agressivo"....APENAS queria ser objetivo na resposta...desculpe se eu te machuquei por dentro.....eu não queria ser tão grosso .....UIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII...

Putz...o cara já me passou pra trás... :shock:

Walter Carlos Brossel
13/02/2014, 22:45
Fui de BH à Caraíva (sul da Bahia), passando por Cumuruxatiba e Corumbau, no máx. 100/105 Km/h, puxando uma carretinha lotada de traia, eu, muié mais 2 filhos. Só alegria, fez 11Km/l.

ToribioMalagodi
14/02/2014, 10:15
Fui de BH à Caraíva (sul da Bahia), passando por Cumuruxatiba e Corumbau, no máx. 100/105 Km/h, puxando uma carretinha lotada de traia, eu, muié mais 2 filhos. Só alegria, fez 11Km/l.
Me lembrando da minha infância quando eu dormia no carro do meu velho... Quando tinha 7 anos até 14 anos por ai... Eita folgadeza esse seu filhote hehehe

Walter Carlos Brossel
14/02/2014, 11:02
Me lembrando da minha infância quando eu dormia no carro do meu velho... Quando tinha 7 anos até 14 anos por ai... Eita folgadeza esse seu filhote hehehe


É isso aí...essas lembranças não tem preço.

Um forte abraço!

Walter

gabrul
14/02/2014, 12:18
Pessoal,

existe uma "rule of the thumb", ou seja, regrinha generalista, que diz que motores a diesel tem seu momento ideal de funcionamento a 70% de sua capacidade máxima. nesta rotação é menor a tendencia de queima de baixa qualidade e carbonização.

fica a dica.

ascherer74
14/02/2014, 13:09
120km/h, meu velocímetro tem a velocidade corrigida por um divimult, sempre marca a velocidade certa. Consumo 10km/l.

Ricardo Pocholo
24/02/2014, 21:10
No plano e sem vento contra minha VTR faz os normais 110Km/h de média, sem esguelar o motor. Uma coisa que não sei se é normal é a queda de velocidade em subidas.

Viajando esse fds pela Rodovia dos Bandeirantes, que não tem subidas exageradamente íngrime, notei que o carro perde muita velocidade 'a medida que vai subindo, tendo quase sempre que jogar a quarta marcha para voltar o giro para entre 2.5 e 3.0 Krpm, mas mesmo assim, a velocidade cai para uns 85Km/h. Velocidades em GPS e aproximadas.

Isso é normal?

Abraço!

Átila Duarte
25/02/2014, 08:49
Wald,

Só pra te corrigir...andar em alta velocidade constante, é velocidade do cruzeiro (campeão brasileiro/2013 e campeão da libertadores/2014) :euforico:

A minha (puma/2010) viaja a 120 km/h sem atropelos e sem esguelar a bichinha...abençoada 6ª marcha :angel:

Djalma Inoue
25/02/2014, 12:50
Isso é o que? um avião? até parece turbina de avião achei que ia levantar voo kkkkkkkkkkkkkk


Defender a 200km/h... é suficiente para vcs??

ter dó de andar com um motor 2.4 ?? isso aguenta pra caramba... ter dó da caixa?? nao sei na Def, mas a automática da Disco é um pouco melhor do que a do opala 4.1 6cc... então fraca não é...

https://www.youtube.com/watch?v=GSfEDOpbBKE

https://www.facebook.com/IRBdevelopments?fref=ts

Djalma Inoue
25/02/2014, 12:57
Caramba Wald nunca consegui fazer mais de 11 km por litros

Cabrul se é 70% da máxima então temos que andar a 2800 giros? É mais ou menos por ai que ando em torno de 2500 a 3000 giros e velocidade de 100 a 110 no velocímetro.


Clemente,

120km/h no velocímetro ou no GPS?

Uma coisa é fato: CONSUMO!

Já consegui fazer 14.75km/L andando entre 80 e 90km/h no velocímetro! :shock: Agora, andando a 120km/h, o consumo cai a 9,5 a 10km/L

Abs

Wald