Ver Versão Completa : Melhorar conforto da band com lastro
Olá pessoal, fiquei bastante tempo sem retornar aqui ao fórum.... quase que vendi a band ano passado com objetivo de montar um negócio novo mas já me curei desta alucinação.
Vamos voltar ao assunto do tópico, acho que já comentei isso por aqui antes.
Na época em que fazia trilhas comecei a reparar que a Band tem um desequilíbrio de peso, principalmente a curta, com a traseira muito leve. Das vezes que ia para trilha com dois passageiros no banco de atrás mais os equipamentos, a band ficava mais estável na trilha, os pneus traseiros davam muito mais tração. As vezes numa laminha leve (mas daquelas bem escorregadias), numa subida, mesmo com pneu mud, o eixo traseiro girava livre demais, era só alguém subir no parachoque traseiro e dar uns pulos forçando a suspensão pra cima e para baixo que o pneu começava a ganhar tração e parava de patinar.
Dá vez que viajei para Bonito, rodei com a band com mais 3 passageiros e bagagem para 10 dias. Mesmo com pressão no pneu que considero alta (26psi na traseira e 29psi na dianteira, pneus 31 mud), ela rodou muito mais macia nestes dias que andei com ela carregada. No dia-a-dia rodo sozinho e as vezes com a patroa, aí acabo baixando a pressão da dianteira para 26 e a traseira para 22psi) e mesmo assim sinto ela quicando bastante, vejo que essa diminuição de pressão não chega a dar o mesmo efeito do aumento de carga carregado.
Bom, a ideia do tópico na verdade é tentar chegar a uma conclusão se esse efeito é real mesmo ou se é viajação minha.
Alguém mais já observou isso? Talvez alguém que já tenha dirigido a caminhonete vs. curta, ou a longa vs. curta. Sei que existe a diferença entre os feixes de mola seja devido ao ano de fabricação, ao modelo mesmo (as caminhonetes provavelmente tinha feixe mais rígido na traseira), e tb devido as modificações que são comuns no mundo da band, mas talvez o efeito da carga maior na traseira sobreponha essas outras variáveis.
Sei que é comum fazer isso em caminhonetes mais leves (mesmo que tenham tração dianteira), para dar mais estabilidade on-road. Será que alguém teria a paciência de fazer esse teste e colocar carga na traseira da band e sentir a diferença?
E como fazer esse teste na band curta? Para o teste eu poderia até remover os bancos da minha e colocar ali uma carga e rodar durante alguns dias. Mas e depois? Como criar a solução definitiva, onde colocaria este lastro? Ainda de forma que fosse removível para o caso de fazer uma viagem longa esporadicamente (1 vez/ano) com mais passageiros, sem a necessidade de lastro.
Acho que essa solução pode ser muito positiva para o conforto, e não acredito que o desgaste do conjunto seja prejudicado, pois estamos falando num peso da ordem de 200, 300 até talvez uns 500kg, mas isso para a band não é nada. Um carro de passeio com 5 passageiros e bagagem já pesam seus 400~500kg, as bands que servem pro trabalho de carga mesmo carregam sem muito esforço 1 tonelada e rodam anos a fio fazendo isso. Algumas já foram vistas por aí com mais de 1,5toneladas.
Já prolonguei demais o tópico, só queria tentar manter neste tema (+ carga = + conforto), sem desviar para as outras soluções existentes para aumentar o conforto da band já discutidas em outros tópicos (calços topkits, bancos mais confortáveis, amortecedores rancho, feixes de molas personalizados, etc.
titanium
10/02/2014, 21:51
Boa noite Rafael!
Sua observação está correta quando diz que a band fica mais "confortável" quando carrega peso!
De fato!
Pois com o peso a suspensão trabalha melhor, ou seja, as molas progressivas tem carga suficiente para trabalharem mais, o que acaba fazendo ela pular menos!
Tenho uma band Cabine dupla e a diferença no conforto é significativa, mas não só pela quantidade de feixes...
É mais pela distância entre eixos...
O que a turma de pickup costuma fazer para ter mais estabilidade e conforto quando a caçamba está sem peso, é colocar uma câmara de ar com areia dentro.
Ou seja, pegue uma camara de ar de alguma caminhonete (não precisa ser muito grande não!)...
Faça um corte de forma que ela fique uma tripa.
Daí você costura um dos lados e coloca areia (bastante)...
A outra ponta, depois que colocar areia, você costura também.
Costura ou vulcaniza..
Quando for rodar sem carga, você coloca isso no porta mala.
Quando for carregar bagagem / pessoas, você pode retirar!
Uma abordagem é colocar amortecedores Rancho! Eles ajudam bastante!
Abraços
caio fonseca
11/02/2014, 11:20
a minha é a mesma coisa, esses tempos ai tava rodando sem o teto parecia um pula pula, coloquei ele deu uma melhorada mas mesmo assim é foda...fora que a minha é bem mais pesada que a da galera ai ta com roll cage que pesa bastante e com pneu 37", ai quando eu saio com um amigo que pesa uns 140kg fica da hora de andar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk penso que quando colocar o guincho na traseira deve ficar bem melhor tb.... até mais
helder.dir
11/02/2014, 11:46
Amigo, a minha é longa e na estrada de terra é um pula pula danado, realmente!
Outro dia eu andei pesado, tirei o banco traseiro e carreguei uma maquina de lavar e um armário de arquivo..., até na terra ela ficou boa, realmente mais macia!!
Pra mim, o único problema é que com o peso na traseira, a mesma fica mais baixa que a dianteira e eu não gosto, prefiro a traseira mais alta que a dianteira (esteticamente falando).
A solução que encontrei aqui na minha cidade em virtude dos milhares buracos, é andar com a pressão dos pneus baixíssima..., fica muito mais macio, isso enquanto não coloco amortecedores Rancho ou turbogás da ranger (ainda não defini $$$ ).....
Abraços!
Rafael,
Já fiz quase tudo que você citou em termos de modificação: bancos Rallye Design, amortecedores Rancho, calços topkits, fita do feixe de mola do Uno. Mas realmente o que melhora mesmo é peso na traseira. Me veio aqui na cabeça uma possível solução: colocar um tanque extra de combustível no lugar do estepe (ou antigo lugar do estepe no meu caso), e andar com ele cheio quando a Band estiver vazia. Ou mesmo um tanque com água.
Abraços
titanium
11/02/2014, 14:56
Rapazes.... a opção da câmara de ar com areia dentro é simples, barata e eficiente! rsrsrs
Valeu pelo retorno pessoal. Pelo visto não estou sozinho nessa...rs
Sobre o Rancho, minha band já veio com eles instalados, então não consigo dizer se melhorou ou não. Sinto que a história da carga na traseira é bem mais efetiva para solucionar o problema de conforto. Porém os meus Ranchos são dos antigos com apenas 5 níveis de regulagem e não 9 como os mais modernos.
O que muda da água para o vinho são as buchas do amortecedor, na época que fazia mais trilhas, diversas delas estouraram rapidamente numa tacada só, aí faz a maior barulheira e aparecem umas batidas secas bem curtas. Sempre verifique as buchas.
Uma vez retirei os bancos traseiros da band e no lugar coloquei um sofá 2 lugares (ficou muito engraçado) e mais umas caixas de mudança, também senti essa melhora no conforto.
A solução temporária que encontrei também é baixar a pressão na traseira. Mas sempre fica aquele peso na consciência do desgaste irregular do pneu.
Sei que os Jeep modernos (wrangler), tem distribuição de peso igual (50/50). Os Troller acredito que tenham a mesma configuração (50/50) pois é mais eficiente no off-road. Já as bands foram concebidas para carga, por isso ela tem mais peso na dianteira, devem ter uma distribuição de 60/40.
Pelo manual, uma curta de aço pesa 1.920kg, esse é o peso em ordem de marcha (carro sem carga e sem passageiros, porém com tanque de combustível cheio). Se minhas contas não estiverem erradas, considerando 60/40, teríamos o seguinte peso em cada eixo:
Dianteiro: 1.152kg
Traseiro: 768kg
Uma diferença de 384kg. Lembrando que a capacidade de carga da band curta, pelo manual, é de 420kg. Essa capacidade inclui peso de motoristas e bagagem.
O motorista, o co-piloto e o tanque de combustível aplicam carga bem no centro do carro, entre os dois eixos, então eles contribuem pouco para corrigir a distribuição de peso (diant vs front.), porém ajudam no aumento de carga geral que dá mais conforto a band.
Um estepe grande (31 ou 33pol) também dá um aumento significativo de peso pois está bem no extremo do carro, aplicando carga exclusivamente no eixo traseiro.
Um bagageiro de teto também coloca mais peso de forma distribuída, e com ele é possível colocar uma carga adicional deslocada para a traseira. Um estepe no teto seria bem interessante, porém é muito volumoso e atrapalha no dia-a-dia e mesmo em trilhas. Mas talvez umas ferramentas, umas placas de desatolamento bem fortes, e até mesmo umas chapas grossas de lastro possam ser colocadas ali em cima. Apesar que isso afeta o centro de gravidade do carro, deixando mais instável na estrada e nas trilhas. Mas algo em torno de uns 30kg ali no teto não deve fazer mal a ninguém.
Se levarmos em conta todos estes itens, acho que não deve faltar muito peso na traseira para chegar na distribuição ideal de 50/50. Algo como uns 100 ou 150kg deve resolver, que seria equivalente a dois passageiros no banco de trás. Talvez umas placas de aço fixadas no chassis, bem perto do parachoque traseiro.
Bambu, a ideia do tanque na traseira é muito boa mesmo, e bem útil. Mas realmente é mais difícil de implementar.
A do saco de areia é fácil para testar.
Troller-a-vista
11/02/2014, 17:07
nao eh mais logico, confortavel, inteligente e menos custoso (pra coluna e pro bolso por nao ter que ficar carregando peso morto a toa pra la e pra ca) alem de seguro (nao ter algo que pode se deslocar em curvas alterando o centro de gravida ou pior, atingindo alguem numa colisao) trocar as molas por uma de carga menor?
Talvez seja mais inteligente.... Pode elaborar mais pra nós? Como escolher um feixe de molas mais adequado? Assim nós não perderíamos capacidade de carga? (numa viagem longa em que o carro vai carregado até a tampa, a band viajaria arriada).
Até hoje não descobri como calcular ou escolher um feixe de mola. Parece que é uma arte que só os bons moleiros sabem resolver. E qualquer servicinho num bom moleiro, pelo menos aqui na minha cidade, custa a partir de 350 reais só para rearquear e trocar buchas.
Lembrando que isso resolveria o problema que o tópico está propondo: obter mais conforto. Mas seria interessante matar dois coelhos e já resolver o problema de distribuição de peso para melhorar a performance off-road.
Troller-a-vista
11/02/2014, 19:49
rafael: nao sei tb como calcular sobre elos e espessura, afinal nao trabalho com isso. Mas ha formulas por ai que calculam isso pra vc disponiveis na net, sei pq armeiros utilizam molas feitas sob medida para regulagem de armas especiais, realmente nao é qualquer zé que sabe fazer, mas tb nao é algo de outro mundo, parece que isso é materia basica em engenharia nos primeiros semestres (sou administrador entao nao me pergunte qual materia e bla bla bla).
Muitas vezes usamos peças disponiveis, e nem sempre sao corretas, por exemplo falando em molas, as vezes mais elos com menos cargas (e mesma altura) dao um resultado que vc espera, as vezes mais elos e menos carga e mesma altura... sei la... pra isso teria que pesquisar. Essas molas podem ser simplesmente desconhecidas ou pouco usadas, ai a maioria nao conhece e portanto muitos sofrem.
A principio, o q vai dizer quantos kilos vc vai poder carregar ate a tampa nao sao as molas e sim o chassi , eixos, PNEUS, freios etc. Esses sim sao itens a levar em conta (ok a band é bruta e aceita desaforos mas é isso que deveria ser pensado e nao se o carro arria ou nao). por exemplo, uma PAMPA com 300 kilos arria, mas cansei de ver gente colocando 1 ton nela e andando no trabalho pesado assim), do memso jeito q uma frontier com 500 kilos quase afunda o chao, mas alguem aqui acha que ela só ageunta 500 kilos? claro que nao...
Enfim.. pesquise sobre formula para elos de molas.
enfim, adequado esses fatores, ai da pra pensar em molas mais macias, seja de elos ou de feixe. Lembrando que no off road nao deve ter uma mola extremamente dura, do contrario ela pouco se move, diminuindo a capacidade de absorção de impacto e torcoes.
Lembrando que trens usam molas helicoidais e carregam os maiores pesos na logistica, alguem aqui fica com a coluna trincada ao andar de trem?? (serve metro tb ehehhe)
Entao calcular corretamente é que o caso. Mas tb nao posso ajudar muito nao ehehhe
https://www.google.com.br/search?q=formula+elos+mola&oq=formula+elos+mola&aqs=chrome..69i57j0l3j69i60l2.6030j0j7&sourceid=chrome&espv=210&es_sm=93&ie=UTF-8#q=formula+calcular+mola
BANDEIRANTE FRANK STAIN
11/02/2014, 21:49
Uma boa solução para o seu problema é retirar algumas molas e trocar os amortecedores.
A minha é longa tá com 4 molas mais a mestra e os amortecedores são os da traseira da Hilux nova.tem 4 amortecedores na traseira deu estabilidade andei na terra e ela não ficou pulando sendo q a estrada era cheia de curvas de nivel a viatura pulava uns 30 cm do chão.
Agora vc me pegou....rs Eu sou engenheiro.
Digamos que neste caso a teoria é mais fácil do que a prática. Mesmo que eu calcule o módulo de elasticidade das molas (tem um programinha de excel que calcula, ver leaf spring: Springs (http://www.mitcalc.com/doc/springs/help/en/springs.htm)). Como eu vou solicitar ao fabricante que ele me faça uma mola especial (nas dimensões que encaixem na band), com as características que eu preciso. Não sei não... Se fosse nos EUA... lá existem molas especiais para as FJ40 de mais de um fabricante, molas para lift, molas para carga, molas para qualquer coisa. Inviável de importar ou de trazer na bagagem....rs
Sem contar que o tiro pode sair pela culatra. Sendo engenheiro, tenho a humildade de reconhecer que essa não é a minha área de atuação (automobilística), nem perco meu tempo tentando calcular. Existem certos conhecimentos que só se adquire com anos de experiência na área, não tem fórmula, software ou qualquer outra coisa que substitua estes anos de experiência vendo problemas e soluções naquela área específica (suspensão, fabricação de molas).
Acho que o saco de areia, tanque de água ou lastros de aço são recursos mais "pé no chão". Trabalhando dentro da capacidade de carga da band curta (420kg), e não colocando peso em excesso que prejudique o centro de gravidade, não vejo nada que afete a dinâmica/dirigibilidade da band.
De qualquer forma acho válida a discussão sobre as molas da band.... quem sabe temos um especialista aqui no fórum.
Calculadora online... Leaf Springs Calculator - Semi-Elliptic Laminated Leaf Spring, Quarter-Elliptic Laminated Leaf Spring (http://www.calculatoredge.com/mech/leaf_springs.htm)
Troller-a-vista
11/02/2014, 22:34
auehauhe se vc q eh engenheiro pensa assim ... bom aí f.... ehhehehe
Também sou engenheiro e já gastei neurônio nessas idéias de mudança de feixe, mola helicoidal ou mesmo algum sistema a ar, mas penso que suspensão, direção e freio não se pode abusar... são itens de segurança e uma falha pode custar caro...
Carlo Pecca
12/02/2014, 10:16
Bom, chegando de férias: eu tenho uma Band/90, curta, pneus 215x80x16-70/30(Asfalto/Terra), coloquei um tanque de 80 litros no lugar do estepe. Continuo com o original de 45L embaixo do banco do carona e faço permuta entre tanques. Na cidade utilizo o de 45l e quando viajo, puxo um trailer de 700Kg, utilizo os dois tanques. Realmente com o tanque traseiro estando com uns 30l e utilizando o outro, melhora muito a estabilidade bem como o molejo. Puxando o trailer as condições são outras, mas posso afirmar, um pouco de peso na traseira fica bem melhor e a ideia da camara com areia é bem mais pratico e menor custo.
Agradeço o relato Carlo! Um tanque de combustível adicional acho que é a solução mais útil para Band. Pra mim é um pouco difícil porque o escape novo da minha passa bem ali nessa região, sai bem pelo centro traseiro da band.
Já reboquei muito jipe (wrangler, troller, cherokee, gaiola...rs)... nessas horas nem presto muita atenção no conforto...rs
sergioband83
13/02/2014, 12:54
Agradeço o relato Carlo! Um tanque de combustível adicional acho que é a solução mais útil para Band. Pra mim é um pouco difícil porque o escape novo da minha passa bem ali nessa região, sai bem pelo centro traseiro da band.
Já reboquei muito jipe (wrangler, troller, cherokee, gaiola...rs)... nessas horas nem presto muita atenção no conforto...rs
o tanque extra tem que ter divisoes internas, senão ao invez de estabilidade vai ter instabilidade.
O tanque original será que tem esses quebra ondas??
O meu já é o de plástico... tb não sei se tem esse recurso.
Mas depois do que já vi a band fazer em trilha....rs Sempre carrego umas duas jamantas na trilha que pesam entre 80 e 100kg. Sabe como é amigo pentelho.... acha que está andando na montanha russa, fazem dessas coisas, alguns não tem noção do perigo.
O tanque original será que tem esses quebra ondas??
O meu já é o de plástico... tb não sei se tem esse recurso.
Mas depois do que já vi a band fazer em trilha....rs Sempre carrego umas duas jamantas na trilha que pesam entre 80 e 100kg. Sabe como é amigo pentelho.... acha que está andando na montanha russa, fazem dessas coisas, alguns não tem noção do perigo.
Rafael,
Recentemente troquei o tanque original pelo da CLA e ambos não possuem quebra ondas...
Abraço
titanium
14/02/2014, 14:27
Amigos, tem situações que Menos é Mais!
A robustez da Band vem justamente do fato de ela ter um projeto simples E Confiável.
Parece meio esquisito pensar na ideia do "saco de areia", mas é uma ideia utilizada há muitos e muitos anos por quem tem pickup!!!
Só quem tem pickup sabe quão horrível é andar com a caçamba vazia!! O carro fica sem estabilidade e com a traseira extremamente leve!! Qualquer encostadinha no freio na curva, é bundinha dançando na horaa!!!
É uma solução tão antiga e utilizada que já tem até produto sendo vendido!
rsrsrs
Olhem aí no link:
Saco De Areia Para Caçamba Melhora A Estabilidade Da Pick Up - R$ 109,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-539849119-saco-de-areia-para-cacamba-melhora-a-estabilidade-da-pick-up-_JM)
Abraços
ALVARO ANGELO
15/02/2014, 19:50
Amigos, tem situações que Menos é Mais!
A robustez da Band vem justamente do fato de ela ter um projeto simples E Confiável.
Parece meio esquisito pensar na ideia do "saco de areia", mas é uma ideia utilizada há muitos e muitos anos por quem tem pickup!!!
Só quem tem pickup sabe quão horrível é andar com a caçamba vazia!! O carro fica sem estabilidade e com a traseira extremamente leve!! Qualquer encostadinha no freio na curva, é bundinha dançando na horaa!!!
É uma solução tão antiga e utilizada que já tem até produto sendo vendido!
rsrsrs
Olhem aí no link:
Saco De Areia Para Caçamba Melhora A Estabilidade Da Pick Up - R$ 109,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-539849119-saco-de-areia-para-cacamba-melhora-a-estabilidade-da-pick-up-_JM)
Abraços
Olá Titanium
Concordo 100% com o que você disse. Também andava com um saco de areia na caçamba da minha CD.
Depois mandei fazer uma capota de fibra de vidro mais reforçada para substituir a areia (com mais ferragens e fibra) e a partir daí pude andar menos preocupado com as saídas de traseira !!!
Abraço
Alvaro Angelo
hercilio.neto
15/02/2014, 20:19
Bom, chegando de férias:
Pecca,
Aposentado e de férias?
Isso é que é levar a vida... kkk
Tô chegando lá. Mais 3 anos.
Sergio c
15/02/2014, 21:21
Eu como uso a minha praticamente em pequenos passeios e trilhas de todos os tipos, tirei o tanque debaixo do tanque e coloquei um de plástico na traseira da band, que, além de não amassar ou furar em trilhas, tira o peso quase que todo da frente da band e joga para a traseira, pois o tanque está após o eixo traseiro, o qual o eixo dianteiro agradece.
O tanque que utilizei é o da FORD/COURRIER, ele cabe bem certo entre o chassis, não é alto e cabe uns 65 litros.
Titanium, o problema é colocar um saco deste tamanho na curta... Vc está acostumado com uma band CD...rs
Na curta se vc coloca o saco de areia os passageiros nem conseguem entrar no banco de trás. Na verdade eu teria que remover pelo menos um dos bancos para conseguir colocar esse saco.
Seria uma solução temporária, só para testar o efeito do peso adicional na traseira.
Carlo Pecca
20/02/2014, 10:47
Pecca,
Aposentado e de férias?
Isso é que é levar a vida... kkk
Tô chegando lá. Mais 3 anos.
Meu amigo, três anos... passam rápido e logo, logo poderemos marcar : pescaria, acampamento e outros passeios. Só pra dar água na boca:
452067 452068
Esse "ranchinho" fica próximo de Mangaratiba/RJ, numa pirambeira aonde o ponto alto é a vista da Baia de Sepetiba, banho de cachoeira, andar na mata e pescar próximo da costa (terra e barco).
To esperando os amigos...
Carlo, o convite é extensivo ao toyoteiros do Rio hahahaha.
hercilio.neto
20/02/2014, 23:25
Esse "ranchinho" fica próximo de Mangaratiba/RJ, numa pirambeira aonde o ponto alto é a vista da Baia de Sepetiba, banho de cachoeira, andar na mata e pescar próximo da costa (terra e barco).
To esperando os amigos...
Aí sim, heim!
Carlo Pecca
21/02/2014, 10:30
Oi turma,
o "ranchinho" pertence a um outro grande amigo, assim é necessário combinarmos o fim de semana de forma a não ter super-lotação. A casa é bem simples, coisa para quem esta acostumado a camping selvagem. Vou logo avisando: sem ar-condiconado, TV a cabo, sinal de celular fraco e um pouco de murisoca, bem pouquinho!
Semana do carnaval estarei lá para pescar, assim é só avisar, OK?
Sergioporto
21/02/2014, 10:42
Oi turma,
o "ranchinho" pertence a um outro grande amigo, assim é necessário combinarmos o fim de semana de forma a não ter super-lotação. A casa é bem simples, coisa para quem esta acostumado a camping selvagem. Vou logo avisando: sem ar-condiconado, TV a cabo, sinal de celular fraco e um pouco de murisoca, bem pouquinho!
Semana do carnaval estarei lá para pescar, assim é só avisar, OK?
Rapaz ,é pena eu estar longe !!Já uma grande coisa o celular nao funcionar heheheeh,para quem gosta de sossego para que televisao tambem ??Ar condicionado ?/Um ventilador basta e repelente para as muriçocas.
Abs
No final descobri que pneuzão ajuda no conforto também... já tive 31pol com VJ900 (mud), e também o 235/75R15 BF AT.... qualquer imperfeição era transferida direto para os passageiros, mesmo com pressões inferiores a 26psi, não tinha muito remédio.
Agora consegui colocar o tão esperado 33x10.5 bf mud, e que diferença ele fez, mesmo com 32/30psi (diant./tras.). Não sei se é o fato de não ser um pneu recapado, com uma carcaça melhor, ou se é a proporção mais estreita dele, mas amenizou bastante os solavancos mais curtos e pequenas imperfeições do piso. Ou também pode ser só aquela anestesia inicial, de estar rodando com pneus novos... brinquedo novo... vou avaliar melhor.
Carlo Pecca
25/03/2014, 07:50
Carlo, o convite é extensivo ao toyoteiros do Rio hahahaha.
Fabiano, me liga para marcarmos uma pescaria e banho de cachoeira!
marciorank@gmail.com
25/03/2014, 12:43
se o pneu for mais estreito ele vai ficar mais macio, ainda mais se voce colocou um pouco mais alto, assim ele tera mais banda de pneu e por ser mais fino menos contato ao chão.
É... andei mais um pouco agora na hora do almoço e realmente melhorou.
Márcio, estou para me mudar aí pra "perto"... pra Rio do Sul, um pouco depois de Indaial... vcs costumam fazer trilhas aí na região?
É... andei mais um pouco agora na hora do almoço e realmente melhorou.
Márcio, estou para me mudar aí pra "perto"... pra Rio do Sul, um pouco depois de Indaial... vcs costumam fazer trilhas aí na região?
Futuro vizinho, seja bem vindo.
Estou a 20 km de Rio do Sul.
Quanto a trilhas tem um pessoal que faz bastante, mas não tenho acompanhado pois são bem pesadas, hehehe.
Quando chegar por aqui avisa.
Futuro vizinho, seja bem vindo.
Estou a 20 km de Rio do Sul.
Quanto a trilhas tem um pessoal que faz bastante, mas não tenho acompanhado pois são bem pesadas, hehehe.
Quando chegar por aqui avisa.
Legal, aviso sim! Pelo que já percebi a região tem muita estrada "boa" pra rodar com a band.
Valeu...
fabiano r
26/03/2014, 09:03
Eu como uso a minha praticamente em pequenos passeios e trilhas de todos os tipos, tirei o tanque debaixo do tanque e coloquei um de plástico na traseira da band, que, além de não amassar ou furar em trilhas, tira o peso quase que todo da frente da band e joga para a traseira, pois o tanque está após o eixo traseiro, o qual o eixo dianteiro agradece.
O tanque que utilizei é o da FORD/COURRIER, ele cabe bem certo entre o chassis, não é alto e cabe uns 65 litros.
Sergio, enquanto a gente não se encontra p fazer aquele passeio posta umas fotos da adaptação do tanque e ligações das mangueiras e boia.
Abraço!
Bulina2007
31/03/2014, 19:05
Bom, chegando de férias: eu tenho uma Band/90, curta, pneus 215x80x16-70/30(Asfalto/Terra), coloquei um tanque de 80 litros no lugar do estepe. Continuo com o original de 45L embaixo do banco do carona e faço permuta entre tanques. Na cidade utilizo o de 45l e quando viajo, puxo um trailer de 700Kg, utilizo os dois tanques. Realmente com o tanque traseiro estando com uns 30l e utilizando o outro, melhora muito a estabilidade bem como o molejo. Puxando o trailer as condições são outras, mas posso afirmar, um pouco de peso na traseira fica bem melhor e a ideia da camara com areia é bem mais pratico e menor custo.
CARLO PECCA!! Podes me dizer de que usou o tanque traseiro? é de plastico? onde encontrou? grato
Carlo Pecca
31/03/2014, 20:33
Bulina2007,
o tanque é de plastico de 80Lt, fabricante Metalurgica CLA. Eles tem um kit para bandeirante. Da uma olhada no site deles www.metarlugicacla.com.br.
Sergio c
13/04/2014, 18:19
Sergio, enquanto a gente não se encontra p fazer aquele passeio posta umas fotos da adaptação do tanque e ligações das mangueiras e boia.
Abraço!
Meu amigo e vizinho Fabiano, pois é, ainda vamos fazer um passeio juntos, eu passo seguido por L Vermelha, pois meus pais residem em Sananduva-RS, mas vou com a minha Frontier, a band fica guardadinha. Demorei mas consegui umas fotos, ocorre que a minha Band eu deixei a carroceria de madeira, só pus o jumelo p frente e encurtei, acho que não é em todas as bands que isso dá certo...
Quanto as mangueiras, a de alimentação eu emendei no meio p por um segredo hehehehe, e a do retorno tb emendei tb na saida do tq antigo.
Quando a boia, eu usei a mesma do tanque antigo, só fiz um furo novo, no meio e regulei a haste da boia, funciona bem. Qualquer dúvida, dá um grito hehehehehehe.
Sergio c
13/04/2014, 20:48
Segue mais umas fotos, que hj a net ta lenta..... A chapa o meio da foto acima é a o engate do reboque, mas ela só ia até a metade do tanque, aí, eu emendei outra chapa e quase fiz a volta no cano do meio do chassi e soldei, aí, segurou o tanque e da uma firmeza extra no engate de reboque. As outras duas cintas vão tb do cano de engate de reboque até esse cano do meio do chassi, sendo que tapei uns vazios que sobravam com espuma de poliuretano, aquela de colocar portas e janelas, ficou bom e nunca me incomodei com esse tanque, nem em trilhas pesadas.
Sergio c
14/04/2014, 07:00
Segue mais umas fotos, que hj a net ta lenta..... A chapa o meio da foto acima é a o engate do reboque, mas ela só ia até a metade do tanque, aí, eu emendei outra chapa e quase fiz a volta no cano do meio do chassi e soldei, aí, segurou o tanque e da uma firmeza extra no engate de reboque. As outras duas cintas vão tb do cano de engate de reboque até esse cano do meio do chassi, sendo que tapei uns vazios que sobravam com espuma de poliuretano, aquela de colocar portas e janelas, ficou bom e nunca me incomodei com esse tanque, nem em trilhas pesadas.
Seguem as fotos agora, que ontem, domingo a noite, estava muito lenta heheheheh
Sérgio
Não seria melhor vc retirar uma lamina dos feixes de mola ao invés de colocar peso extra ?
Sergio c
16/04/2014, 21:35
Sérgio
Não seria melhor vc retirar uma lamina dos feixes de mola ao invés de colocar peso extra ?
Edwint, eu retirei o tanque debaixo do banco, por várias razões, ficava próximo do chão, ocupava espaço interno e como aqui faz bastante frio, o tanque de lata "suava" bastante, ficando o diesel com água. Como o tanque ficava mais p frente do que p trás d band, era mais um peso na frente, como a traseira é super leve e o tanque ficou p trás do eixo, aliviou bastante o peso da frente e ficou somente no eixo traseiro.
Como essa era uma band carroceria, na traseira tinha umas dez molas, p peso, e as da frente, onde terminava a terceira de cima para baixo, chegava e quase dobrar a segunda para cima, "sobre-mola". Aí eu comprei mais quatro molas compridas e pus 3 molas fora a fora nos 4 feixes, mestra, sobre-mola e a terceira, mais as curtas. Ficou muito bom, não desarqueia o feixe todo e nas trilhas pesadas da p abusar mais que o eixo não bate nos batentes.
A bateria eu tb pus na carroceria, retirei o suporte do chassi e tapei o buraco, sobrando outro bom espaço p ferramentas e tralhas, além de ter retirado o banco original e colocado um do caminhão MB 1620, em concha, ficou muito bom, e além de jogar o peso da bateria lá p trás, o que o eixo dianteiro agradece hehehehehehhe
Um abraço.
sebastiao colombi
21/08/2014, 19:09
a minha também pula muito acho meu jumelo muito em pe
Teu jumelo tá em pé demais. Deve estar um verdadeiro cabrito e dando fim de curso. Quanto mais próximo de 45º, melhor o conforto e curso da suspa.
hercilio.neto
21/08/2014, 22:32
Teu jumelo tá em pé demais. Deve estar um verdadeiro cabrito e dando fim de curso. Quanto mais próximo de 45º, melhor o conforto e curso da suspa.
X2
Provavelmente as molas estão muito arqueadas.
Se a traseira mais alta estiver inclinando a Band para a frente, talvez esteja interferindo no caster.
A solução para manter os pneus longe da lataria é a adoção de calços maiores ou SPOA.
Use jumelos menores e desaqueie um pouco as molas.
T.Azevedo
21/08/2014, 23:07
Se quiser rodar com peso para teste use 4 a 5 galões de 50 litros amarrados um ao outro por uma fita pequena de catraca.
Coloca eles vazios, enche de água com a mangueira, fecha bem.
Se precisar de espaço é fácil jogar a água fora em qualquer lugar! Se precisar de mais espaço volta com os galões no teto kkkk
sebastiao colombi
22/08/2014, 09:57
Eu também to achando muito em pe mesmo.... melhorei bem a estabilidade ficou ótima mas ta pulando um pouco vou mandar desarquear um pouco as molas
sebastiao colombi
26/08/2014, 10:16
estava rodando com os pneus cheio 30libras abaixei para 22 melhorou e muito
Denise Ávila
26/08/2014, 18:47
estava rodando com os pneus cheio 30libras abaixei para 22 melhorou e muito
Mas andando com esta calibragem não vai haver um maior desgaste dos pneus nas laterais da banda?
Pneus com calibragem baixa desgastam mais.
hercilio.neto
26/08/2014, 23:11
Pneus com calibragem baixa desgastam mais.
... e forçam o motor e a transmissão. Veja como é muito mais pesado pedalar com os pneus da bicicleta murchos.
sebastiao colombi
27/08/2014, 16:40
também acho mas olhando o pneu com 30 e 22 libra vc não nota diferença ae porque a trazeira dela não tem peso
Sebastião, experimente 26 libras na frente e 25 libras na traseira (sem carga). Uso assim nos meus pneus BF Mud 33". Rodaram 60k km na minha viatura (e ainda estão rodando em outra Band). Quais amortecedores você está usando?
Abrass.
sebastiao colombi
28/08/2014, 12:07
os da frente são dos troller os trazeiros não sei tive que aumentar devido estar spoad,,,... ela ficou muio boa de esabilidade com este pneus 33... não que esteja dura mas ela pula um pouco ... com calibragem baixa ela melhorou bastante
fabiano r
28/08/2014, 13:41
os da frente são dos troller os trazeiros não sei tive que aumentar devido estar spoad,,,... ela ficou muio boa de esabilidade com este pneus 33... não que esteja dura mas ela pula um pouco ... com calibragem baixa ela melhorou bastante
Sebastião calibragem baixa pode desgastar prematuramente os pneus, eu uso 35 libras parelho nos 33x12,5R15
sebastiao colombi
28/08/2014, 18:38
po... Fabiano mas não fica muito dura.... quantas laminas tem seu molejo
fabiano r
29/08/2014, 08:55
po... Fabiano mas não fica muito dura.... quantas laminas tem seu molejo
5 lâminas Sebastião, não acho ela dura por sinal não andei em outras bands mas quem já andou diz que a minha é mais macia.
475643
sebastiao colombi
30/08/2014, 09:37
Ontem fiz um teste calibragem nos pneus 25 trazeiros e 27 dianteiros coloquei 5 saco de areia acho eu que pesa uns 25 k.. ficou muito boa tanto asfalto como terra... ate os jumelos que estavam em pe abaixaram um pouco... notei que ela mais dura a estabilidade e melhor.... agora ou tirar o lastro e ver como fica mas esta boa... Fabiano notei que c tem uma barra estabilizadora trazeira poderia por mais foto... notou diferença ... melhorou.... a minha tem 5 laminas de um lado e 6 do outro
fabiano r
31/08/2014, 13:03
Ontem fiz um teste calibragem nos pneus 25 trazeiros e 27 dianteiros coloquei 5 saco de areia acho eu que pesa uns 25 k.. ficou muito boa tanto asfalto como terra... ate os jumelos que estavam em pe abaixaram um pouco... notei que ela mais dura a estabilidade e melhor.... agora ou tirar o lastro e ver como fica mas esta boa... Fabiano notei que c tem uma barra estabilizadora trazeira poderia por mais foto... notou diferença ... melhorou.... a minha tem 5 laminas de um lado e 6 do outro
Sebastião essa barra eu coloquei pq nao encontrava a original dianteira (hoje tenho dianteira e traseira) logo q comprei a band qq curva era uma adrenalina rsrs fazer o balao em um trevo então tinha q ir bem devagar depois da barra traseira melhorou bastante.
Neste link tem as fotos e os detalhes de quando instalei.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/120291-barra-estabilizadora-bandeirante-16.html
Abraço,
Fabiano
sebastiao colombi
31/08/2014, 14:20
a minha e bem firme mas estou pensando em colocar uma trazeira...a do ômega e fácil de achar
fabiano r
01/09/2014, 09:35
Sebastião, na traseira não é muito complicado de adaptar.
MarcioNatal
01/09/2014, 09:51
a minha e bem firme mas estou pensando em colocar uma trazeira...a do ômega e fácil de achar
Bom dia Sebastião. Se não encontrar uma original, pode utilizar a do ômega sem receio. Uso e não tenho do que reclamar, cumpre a função pretendida!
Um abraço.
Márcio Humberto
fabiano r
01/09/2014, 11:23
Bom dia Sebastião. Se não encontrar uma original, pode utilizar a do ômega sem receio. Uso e não tenho do que reclamar, cumpre a função pretendida!
Um abraço.
Márcio Humberto
Márcio vc usa a do ômega na dianteira? Se for posta umas fotos pq antes de comprar a barra original tentei encontrar alguma q desse certo na dianteira mas não consegui.
Abraço!
MarcioNatal
01/09/2014, 11:44
Márcio vc usa a do ômega na dianteira? Se for posta umas fotos pq antes de comprar a barra original tentei encontrar alguma q desse certo na dianteira mas não consegui.
Abraço!
Oi Fabiano.
Na dianteira é a original. A de ômega é na traseira!
Um abraço.
Márcio Humberto
sebastiao colombi
01/09/2014, 12:42
estava olhando umas barra do ômega e via algumas modelo diferente >>>>> qual seria para adaptar
MarcioNatal
01/09/2014, 13:49
estava olhando umas barra do ômega e via algumas modelo diferente >>>>> qual seria para adaptar
Essa! Não esquecer das bieletas.
476055
Um abraço.
Márcio Humberto
sebastiao colombi
01/09/2014, 20:39
Blz márcio posta uma foto da adaptação na sua fotos das bielas ok agradeço a do Fabiano eu vi o link dele sotenho uma duvida quanto as bielas
MarcioNatal
01/09/2014, 21:33
Sebastião, por favor dê uma olhadinha aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/120291-barra-estabilizadora-bandeirante-6.html#post2108077
As bieletas estão na 2ª e 4ª fotos (da esquerda para direita, de cima para baixo)
Um abraço.
Márcio Humberto
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