Ver Versão Completa : Discovery à Gasolina: Temperatura dentro do capô do motor
Pessoal boa noite!!
Espero que seja apenas uma curiosidade minha, mas a temperatura dentro do compartimento do motor da minha VTR é muito alta, quase impossível de se chegar perto... O ponteiro da temperatura na painel está correto, assim como o líquido de arrefecimento está Ok. Ela passou pela revisão estes dias e o mecânico não comentou nada de errado (mas não perguntei à ele se aquela temperatura era normal). Então pergunto aos que tem ou já tiveram Discovery (ah, a minha é uma Disco II 2004, gasolina): é normal ser tão alta a temperatura dentro do compartimento do motor? nunca tive um motor V8 em casa, nem 4 litros, nem 4x4, então não sei qual a relação disso com a temperatura... mas gostaria de saber dos demais se é normal isso.
Um abraço
Dimitri
Eder Bonesi
08/02/2014, 23:35
Pessoal boa noite!!
Espero que seja apenas uma curiosidade minha, mas a temperatura dentro do compartimento do motor da minha VTR é muito alta, quase impossível de se chegar perto... O ponteiro da temperatura na painel está correto, assim como o líquido de arrefecimento está Ok. Ela passou pela revisão estes dias e o mecânico não comentou nada de errado (mas não perguntei à ele se aquela temperatura era normal). Então pergunto aos que tem ou já tiveram Discovery (ah, a minha é uma Disco II 2004, gasolina): é normal ser tão alta a temperatura dentro do compartimento do motor? nunca tive um motor V8 em casa, nem 4 litros, nem 4x4, então não sei qual a relação disso com a temperatura... mas gostaria de saber dos demais se é normal isso.
Um abraço
Dimitri
Caro Dimitri.
Pela sua descrição, eu dedicaria atenção ao catalisador.
A temperatura dos coletores de descarga sobe e muito, quando há contra-pressão do escarpamento. Note se, com o motor totalmente frio, os coletores tem cor avermelhada / laranja.
O catalisador é amigo da natureza, mas se por algum motivo (amassado, entupido, marca paralela) ele passa a ser inimigo do motor.
Saberia dizer se já foi trocado? Qual a quilometragem da viatura??
Nunca tive Disco e tão pouco V8, mas como no passado fui aficionado por motores turbo, sei que o catalisador velho "derruba" a performance e aquece sobremaneira a área interna do capô.
Mas lembre-se, é só uma dica e não tenho certeza! Ok..
Boa sorte e cuide da viatura...
Valeu pelo comentário Eder! A troca de experiências aqui é ótima por isso! Bem, a Vtr tá com 124K Km, mas foi de dois donos: o primeiro ficou com ela dois anos, o segundo ficou com ela até a minha compra no final do ano passado. Na revisão que levei estes dias, não precisei fazer nada, pois as velas eram acho que de platina e novas, pastilhas todas novas, pneus bons (o restante como correias, cardã, cruzeta, câmbio, tudo Ok)... a conservação estética dela estava boa (tem uns arranhados na lata que era do cachorro que era grande e pulava no carro quando dono chegava em casa!!!), enfim, um carro conservado, mas usado diariamente. A história do catalisador é possível verificar de alguma forma? Na parte de baixo do carro é possível identificar algo assim? No nano não é possível chegar neste tipo de detalhe mecânico, certo? Como não conheço de motores V8, não sei como seria a performance ideal dela (gosto muito do desempenho, mas não sei se é a ideal). Por outro lado, me lembro do consumo da danada: sei que deve ser alto pelo motorzão, mas não passa de 5,5 km/l, tanto em estrada como na cidade. Este pode ser algum sintoma relacionado com o catalisador?
Um abraço
Dimitri
Boa Noite Amigo DBucoff pelas sua descrição vejo muita semelhança com a minha Vtr, tenho uma disco 2 V8 2004 e estou com ela a 2 anos,esta com 134 mil kms e desde o inicio sempre estranhei muito o calor dentro do cofre do motor
quando em temperatura normal quase não se pode pegar na vareta que segura o capó do motor, acredito que seja isso mesmo
mais de qualquer forma a oque o Eber falou sobre o catalisador me deixou com a pulga atrás da orelha e deu ate vontade de trocar o catalizador kkk , quanto ao consumo sei que varia muito de acordo com a forma de dirigir e do tipo de transito e percurso mediu diario a minha aqui em SP rodando 10kms de manhã e 10 a noite e sempre no anda e para faz +ou- 3.2 a 3.5km/L na estrada já faz uns 7km/L mais o consumo aumentou de uns meses para cá tanto que passei a Vtr no scanner e acusou falha no cil7 e acabei de comprar 2 bobinas,cabos e velas e vou trocar tudo pra ver se da uma melhorada.. ahh uma dica as bobinas dos nossos carros são as mesmas que usam no fiat tipo 1.6mpi ou uno mpi 1.6 se um dia precisar comprar e bem facil de achar descobri pesquisando no site da magneti marelli só que no caso do nosso carro ao inves de 1 bobina usa-se 2 para o total dos 8 cil
Eder Bonesi
09/02/2014, 07:58
Hum, nesta idade e com esta km, aumentam as chances de ser o catalisador.
Numa oficina de escarpamentos, peçam para sacar o catalisador. Normalmente eles tem duas flanges parafusadas.
usando as flanges, unir as duas extremidades com um tubo de diâmetro igual ao do escape.
Se notarem ao rodar por vários km que o giro sobe melhor, boa média de consumo e menor temp no capô...bingo.
Para não poluir, voltem a oficina de escape e comprem um catalisador novo. Compromisso com o planeta.
No passado, quando a oferta de catalisadores era pouca e com preços abusivos, cheguei a abrir o "bicho" entupido, tirar o miolo da colmeia (totalmente trancada) e solda-lo novamente, deixando só a carcaça no lugar. Isso eu não recomendo e me arrependo dever feito.
Testem, avaliem e postem aqui, para o conhecimento dos outros felizardos proprietários dos V8.
Abr e até breve.
Pessoal boa noite!!
Um abraço
Dimitri
Tive uma V8 Disco 1 (que tem basicamente o mesmo motor) por cinco anos e esta característica que vc fala é normal. Este motor,talvez por ser todo de alumínio, dissipa muito calor (desperdiça energia?) mesmo. Tanto que sempre tive problemas com mangueiras, por causa do calor excessivo. Também fiquei assustado e curioso no início. O consumo da minha era de 4,5 km/l na cidade e 7 km/l na estrada.
Acho que pode relaxar.
Abs
Sergio
Interessante esta história da bobina Edson! Comprei duas na Britcar para ter de stand by, que deve estar chegando esta semana... bom, pelo menos é um item que não comprarei mais lá fora!!!
Eder, vou verificar esta história de tirar o catalisador, vou tentar fazer esta semana ou na próxima...
Bello, me tranquiliza... mas pensando nisso, ao mesmo tempo que o calor é alto (realmente é quase impossível de segurar a vareta de segurar o capô), mas quando chego em casa, não vai tanto tempo para dissipar tudo, se pensar o quanto está quente e o quanto está em digamos, 30 minutos.
Vamos no falando!
Um abraço
Dimitri
ToribioMalagodi
10/02/2014, 17:00
Hum, no meu Disco Diesel 2 não chega a ter tanta temperatura... Inclusive agora q estamos com o surto de calor no brasil todo... O meu carro fica no sol o dia todo quando estou trabalhando e pego ele e o motor está tranquilo tranqiulo... So estranho mesmo é a caixa de transmissao, pois quando viajo na estrada sem A/C a caixa de marcha e console embaixo fica tudo quente, e quando ligo o A/C, esfria tudo... :pensativo:
Alexandre Tietsche
10/02/2014, 19:57
Curiosidade.
Como pode um motor moderno, injetado, controlador por um computador ter um consumo pífio desse?
Tenho uma C10, 6cc, com motor que foi concebido na década de 40 anos EUA, anda com um carburador e faz 4.5km/L na cidade e os mesmos 7km/l na estrada. Detalhe só tem 3 marchas!
+ou- 3.2 a 3.5km/L na estrada já faz uns 7km/L
Curiosidade.
Como pode um motor moderno, injetado, controlador por um computador ter um consumo pífio desse?
Tenho uma C10, 6cc, com motor que foi concebido na década de 40 anos EUA, anda com um carburador e faz 4.5km/L na cidade e os mesmos 7km/l na estrada. Detalhe só tem 3 marchas!
Este motor não é tão moderno assim rssss o projeto original é da Buik , 1950!
Veja a história abaixo:
1950: Buick light-alloy 3.5L V8, ohv.
1960: Engine used in Buick Skylark, Pontiac Tempest, Oldsmobile Cutlass.
1964: Rover buy the design. First used in Rover 3500 sedan.
1966, 1967: Jack Brabham wins the (3.0L) Formula One world championship using a `Repco' derivative of the engine. My recollection is that it has 2v/cyl, sohc/bank giving about 350bhp.
1970: Engine used in Range Rover (http://www.csse.monash.edu.au/%7Elloyd/tildeLand-Rover/RR/main.html) 4WD.
1960s/70s: 4.4L in Australian P76 sedan and Terrier trucks.
1979: 3.5L used in Stage-1 (http://www.csse.monash.edu.au/%7Elloyd/tildeLand-Rover/Stage1/) Land-Rover.
1983: 110 (http://www.csse.monash.edu.au/%7Elloyd/tildeLand-Rover/110/) and
1984: 90 (http://www.csse.monash.edu.au/%7Elloyd/tildeLand-Rover/90/).
1986ish: Supaspares (Queensland) making 5.0L versions with 94.1mm (3.705") bore, from P76 and Terrier engines.
1990: 3.5L used in Discovery (http://www.csse.monash.edu.au/%7Elloyd/tildeLand-Rover/Discovery/).
1992: Land-Rover 3.9L and 4.2L versions in Discovery / RR.
Abs
Sergio
Ainda não fiz o teste do catalisador, mas daqui uns dias a Vtr volta para trocar um retentor, daí peço para o Vilson verificar para mim... Atualizo quando tiver notícias.
Um abraço
Boa noite pessoal!
Atualizando o tópico, falei com o Meu mecânico, e ele disse que é normal, mesmo assim liguei para o Luiz Fraga e ele falou que realmente é muito quente mesmo!! Então era só uma curiosidade minha.
Um abraço
marquito
14/07/2014, 23:36
Boa noite pessoal!
Atualizando o tópico, falei com o Meu mecânico, e ele disse que é normal, mesmo assim liguei para o Luiz Fraga e ele falou que realmente é muito quente mesmo!! Então era só uma curiosidade minha.
Um abraço
A minha ta fazendo 5.6km/l e tenho sentido ela fraca e lenta. A leitura da ECU apontou falha no TPS... to tentando comprar esse sensor, mas ta dificil.
essa estória do catalizador me deixou curioso...
alguém tirou? melhorou o desempenho? qual catalisador novo posso colocar nela?
a minha é Disco 1.
A minha ta fazendo 5.6km/l e tenho sentido ela fraca e lenta. A leitura da ECU apontou falha no TPS... to tentando comprar esse sensor, mas ta dificil.
essa estória do catalizador me deixou curioso...
alguém tirou? melhorou o desempenho? qual catalisador novo posso colocar nela?
a minha é Disco 1.
Marquito a minha quando eu comprei ja estava sem...até peguei os catalizadores com o antigo dono , mas nao coloquei de novo então nao sei se melhora ou piora o desempenho , pela logica deve melhorar.
Luis Raats