PDA

Ver Versão Completa : Suspensão Ford Explorer XLT 4.0 4x4



Jerry Maguire
21/12/2003, 18:14
Caros,
A suspensão dianteira desta pick-up é mesma que a da ranger 4X4 de ano similar?

Markito Amato
22/12/2003, 10:51
Salve, Jerry! Tudo legal?!

Até o final de 94, a suspensão das Explorers era a Twin Track Beam. Ou seja, uma supensão independente, que contava com um "eixo" com cara de rígido, porém, articulado no meio, com dois "radius-arm" e molas helicoidais nas extremidades.
Apesar de fora-de-linha, esse modelo é o mais interessante no caso de uma modificação, por ser o mais simples também de se instalar um belo eixo rígido. :wink: :D

Já a partir de 95, a suspensão da Explorer é idêntica a da Ranger de 98 em diante, podendo, inclusive, intercambiar peças. A diferença fica por conta da presença de rodas-livres na Explorer. Coisa que inexiste na Ranger.

Agora, aproveitando o ensejo, permita-me perguntar: o que você está bolando? :D :D :D


Abraços,

Jerry Maguire
04/01/2004, 23:38
Caro Markito!!

Muitíssimi obrigado pela dica e desculpas pela demora na resposta...
Na verdade, a concessionária ford de minha cidade fechou e estou meio orfão.
Sinto que logo precisarei "mexer" na suspensão e gostaria de saber sobre amortecedores e molas que possa usar...
Mais uma vez, muito obrigado. :D

Jerry

Eron Pessanha
12/04/2006, 17:00
Caro Amato
Sou do Rio e tenho uma Explorer 95 e gostaria de colher algumas dicas de como fazer um lift nela sem gastar muito...algo assim como trocar os amortecedores e a colocação de alguns calços.
Forte abraço
Eron

mmxplorer
08/05/2006, 16:29
Jerry,

A partir de 95 são muito similares porém não identicas as Ranger a partir de 98. Algumas por exemplo tem o pivô da bandeja inferior que são exclusivos da explorer. Mas a maioria das peças são inercambiáveis.

Eron,

Quanto ao lift vc pode comprar lifts amaricanos (P.A. ou Superlift) ou fazer vc mesmo. Eu fiz o meu de 4'' com calços de nylon, uma extensão para a alavanca de câmbio e outra par a coluna de direção. O reposicionamento dos para-choques dão mais trabalho se vc quiser que esel mantenham a função de para-choque como no meu caso. Alguns kists americanos reposicionam o parachoque mas a partir daí eles tem apenas efeitos estéticos (os suportes não são robustos).

Instalei meu lift sozinho em 4 noites (depois do trabalho, hehe)
Se quiser mando fotos.

[]`s
MM = Marco Mendonça
Atbaia-SP

Eron Pessanha
08/05/2006, 23:32
Caro Marcos
Gostaria de ver as fotos....
Vc pode mandar para epessanha@yahoo.com.br., caso considere mais fácil.
Eu pessoalmante prefiro, aliás ainda não consegui postar nenhuma foto aqui pelo forum.
Forte abraço
Eron

mmxplorer
09/05/2006, 21:30
Aí vão as fotos...
[]`s
Marco Mendonça
Xplorer Controltrack
Atibaia - SP

mmxplorer
09/05/2006, 21:38
tem mais... essas fotos são antigas, agora a Xplorer já tá com snorkell e outros adereços... depois tiro fotos.

[]`s
MM
Xplorer Controltrack

JOSE CANDIDO
18/05/2006, 20:17
Novamente dizendo ...

dubaralhu seu carro !!!! :palmas: :palmas: :palmas:

Abs

Ricardo Oliva
19/05/2006, 10:54
E a suspensão traseira?

Tenho uma Explo 97/98 v6 aut. Acho que a traseira está mais baixa que o normal, e, como quero instalar GNV, preciso revisá-la ou trocá-la.

Alguém tem idéia qto isso custa? Será que se acrescentar apenas mais uma lâmina resolve?

Obrigado.

Ricardo

mmxplorer
19/05/2006, 14:59
Ricardo,

Em alguma situações , somente arquear já resolve. A ultima vez que fiz saiu por R$100. Em função do GNV, acho que vai ter que reforçar o feixe. Quando quebrei uma mola do feixe, subistitui por uma lamina de Ranger, um pouco maior que a quebrada e ficou mais firme.

O Sebastian tem GNV e fez uns artesanatos na "Nabarro". Usou mestra de silverado... fala aí Seba, eu não lembro os detalhes

[]'s
Marco Mendonça

Walter L. L. Casitta
20/05/2006, 09:18
Antes de mexer na mola traseira certifique-se se a suspensão dianteira não esta mais alta que o normal. Se for o caso é só ajustar.
Arquear a mola é possível, mas não é aconselhável e depois que arquear uma primeira vez, de tempos em tempos vai ter que arquear de novo.
Se colocar GNV o ideal é trocara alguma lâmina por outra mais grossa ou colocar mais uma lâmina mesmo e quem sabe amortecedores mais rígidos.

mmxplorer
20/05/2006, 12:50
A traseira "relaxar" um pouco com o tempo é típico das Explorer.

Quanto a arquear a suspensão, não é o fato de arquear a primeira vez que que gera a necessidade de arquear novamente. Só se as molas estão "cansadas" como no dito polular. Já fiz em F1000, D10, D20, Ranger e em Explorer, sem necessidade de refazer em médio prazo. Na explorer por exemplo, fiz a 2 anos atras.

[]`s
MM

Ricardo Oliva
20/05/2006, 16:26
Obrigado pelas informações pessoal

Vou verificar isso.

C/ sou novo no ramo, alguém teria alguma indicação de oficina em SP p/ verificar a suspensão?

Ricardo

srbud
30/09/2007, 10:51
Olá, amigos, sou novo por aqui. Moro no RJ, comprei uma Explorer 97 e ando muito satisfeito, porém ela está apresentando muitos "barulhinhos" nas portas, na mala e alguns que certamente são na suspensão dianteira. Comprei as buchas da barra estabilizadora e algumas das balanças, mas Tô tendo dificuldade de conseguir uma mecânica confiável para trocar as peças e com pelo menos um preço não abusivo. Qdo vou a algumas mecânicas de suspensão comuns, sinto que os funcionários se entreolham e relutam em pegar esse serviço, além de ter controvérisas nos diagnósticos. Alguém pode me indicar uma boa mecânica para Explorer, Ranger, etc?
Ahhh, o que é lift??
Obrigado desde já!

Márcio T
02/10/2007, 06:16
Olá, srbud. Seja bem vindo.

Embora não seja absolutamente idêntica, a suspensão da Explorer é similar à da Ranger. Como não estou no RJ, não tenho nenhuma recomendação de oficina, mas talvez no fórum de pickup's seja mais fácil conseguir uma boa indicação.

BODY LIFT é "elevar o corpo", colocando calços entre o chassis e a cabine com o propósito de melhorar a performance off road ou só p'rá ficar legal ;-).

Use a ferramenta de busca aqui do fórum que você vai conseguir bastante informação. Parabéns pela escolha da Explorer. Com alguns cuidados, é casamento no religioso: P'rá sempre.

Márcio

adams
27/06/2008, 16:53
O reposicionamento dos para-choques dão mais trabalho se vc quiser que esel mantenham a função de para-choque como no meu caso.

Como voce fez para levantar o Parachoques da sua explorer. Na minha se levantar bate do chassi.

Alguns kits americanos reposicionam o parachoque mas a partir daí eles tem apenas efeitos estéticos (os suportes não são robustos).

nos nosso kits refazemos os suportes usando aco de 6,35mm cortados a laser.
Sandro_adams@hotmail.com (Sandro_adams@hotmail.com)

Orleans
27/06/2008, 20:20
Jerry,

A partir de 95 são muito similares porém não identicas as Ranger a partir de 98. Algumas por exemplo tem o pivô da bandeja inferior que são exclusivos da explorer. Mas a maioria das peças são inercambiáveis.

Eron,

Quanto ao lift vc pode comprar lifts amaricanos (P.A. ou Superlift) ou fazer vc mesmo. Eu fiz o meu de 4'' com calços de nylon, uma extensão para a alavanca de câmbio e outra par a coluna de direção. O reposicionamento dos para-choques dão mais trabalho se vc quiser que esel mantenham a função de para-choque como no meu caso. Alguns kists americanos reposicionam o parachoque mas a partir daí eles tem apenas efeitos estéticos (os suportes não são robustos).

Instalei meu lift sozinho em 4 noites (depois do trabalho, hehe)
Se quiser mando fotos.

[]`s
MM = Marco Mendonça
Atbaia-SP
Marco,

Após o body lift como fica o conforto e estabilidade? Alguma restrição para uma Explorer 97 V6 com câmbio automático?

Orleans
28/06/2008, 10:47
Amigo,

Barulho nas portas:
1 - Com a porta aberta, suspenda ela um pouco e verifique se existe folga na dobradiça;

2 – Verifica se as buchas dos batentes das fechaduras estão no lugar, pode acontecer de rachar, quebrar e ficar batendo ferro com ferro.

Mala:
Verifica o batente da maçaneta do vidro traseiro, e os batentes da tampa traseira que podem estar com o mesmo problema dos batentes das portas.

Suspensão:
Manda verificar se existe folga no pivô (fixo) do braço superior e no pivô inferior da suspensão.

Se as dicas da porta e mala forem confirmadas, me avisa que te passo uma solução eficiente e barata.

Alguns mecânicos super valorizam os serviços da Explorer, por acharem que o carro é alguma bronca, e o dono vai estar disposto a pagar caro para resolver o problema "ledo engano".
Acredito que uma oficina com um mecânico acostumado a trabalhar com Ranger ou que já tenha trabalhado em alguma concessionária Ford, seria uma boa alternativa, oficina de veículos importados para verificar o que você está reclamando, não acho que seja necessário.
Verifica as imagens abaixo.

Abraço.

kbral
22/07/2008, 23:02
Boa noite, caros amigos.
Estou ingressando no mundo pickups agora, troquei recentemente meu carro por uma ford explorer 1993 preta linda, porem acho que a suspensao dela tem algum problema.

Ela é muito macia, porém, é muito instavel em vias esburacadas e faz relativamente barulhos . Como se ficasse boba.:sad:

Onde me indicam para dar uma revisada na danada??
Se é que tem algum problema ou é assim mesmo

Abrx

marcos guardiano
23/07/2008, 22:23
Ricardo, seria melhor esperar o GNV pois depois de 3 meses o carro dá uma acentada e ai vc faz uma revisão (levantada) no feixo de mola traseiro. com a troca inclusive das borrachas entre molas, que evitam barulhos.

Sai por volta de uns R$ 400,00 aqui em sampa.

Marcos Guardiano

rsg_beto
13/10/2014, 21:13
Amigo,

Barulho nas portas:
1 - Com a porta aberta, suspenda ela um pouco e verifique se existe folga na dobradiça;

2 – Verifica se as buchas dos batentes das fechaduras estão no lugar, pode acontecer de rachar, quebrar e ficar batendo ferro com ferro.

Mala:
Verifica o batente da maçaneta do vidro traseiro, e os batentes da tampa traseira que podem estar com o mesmo problema dos batentes das portas.

Suspensão:
Manda verificar se existe folga no pivô (fixo) do braço superior e no pivô inferior da suspensão.

Se as dicas da porta e mala forem confirmadas, me avisa que te passo uma solução eficiente e barata.

Alguns mecânicos super valorizam os serviços da Explorer, por acharem que o carro é alguma bronca, e o dono vai estar disposto a pagar caro para resolver o problema "ledo engano".
Acredito que uma oficina com um mecânico acostumado a trabalhar com Ranger ou que já tenha trabalhado em alguma concessionária Ford, seria uma boa alternativa, oficina de veículos importados para verificar o que você está reclamando, não acho que seja necessário.
Verifica as imagens abaixo.

Abraço.



Oiii vc tem o manual de serviços e peças da ford explorer?

Edu Bech
08/04/2020, 21:59
Boa noite, tudo bem? Tenho uma Explorer 92 4x4 e gostaria de levantar a suspensão dianteira trocando as molas por maiores. Saberia me indicar alguma que seja compatível com os apoios e encaixes? Obrigado 11 987528467

rsg_beto
08/04/2020, 23:08
Boa noite, tudo bem? Tenho uma Explorer 92 4x4 e gostaria de levantar a suspensão dianteira trocando as molas por maiores. Saberia me indicar alguma que seja compatível com os apoios e encaixes? Obrigado 11 987528467




Boa noite!

A minha levei em um moleiro e ele colocou mais laminas e deixou da altura que eu queria na parte traseira.

Já na dianteira eu mesmo levantei, tem uma regulagem e é só levantar o carro e depois apertar o parafuso.

Edu Bech
09/04/2020, 13:29
Grande Beto, eu tentei encontrar essa regulagem mas desconfio que seja de modelo diferente. Se puder avaliar essa foto e comentar, agradeço, alias, agradeço desde já pelo retorno571894.