Ver Versão Completa : Suspensão Ford Explorer XLT 4.0 4x4
Jerry Maguire
21/12/2003, 18:14
Caros,
A suspensão dianteira desta pick-up é mesma que a da ranger 4X4 de ano similar?
Markito Amato
22/12/2003, 10:51
Salve, Jerry! Tudo legal?!
Até o final de 94, a suspensão das Explorers era a Twin Track Beam. Ou seja, uma supensão independente, que contava com um "eixo" com cara de rígido, porém, articulado no meio, com dois "radius-arm" e molas helicoidais nas extremidades.
Apesar de fora-de-linha, esse modelo é o mais interessante no caso de uma modificação, por ser o mais simples também de se instalar um belo eixo rígido. :wink: :D
Já a partir de 95, a suspensão da Explorer é idêntica a da Ranger de 98 em diante, podendo, inclusive, intercambiar peças. A diferença fica por conta da presença de rodas-livres na Explorer. Coisa que inexiste na Ranger.
Agora, aproveitando o ensejo, permita-me perguntar: o que você está bolando? :D :D :D
Abraços,
Jerry Maguire
04/01/2004, 23:38
Caro Markito!!
Muitíssimi obrigado pela dica e desculpas pela demora na resposta...
Na verdade, a concessionária ford de minha cidade fechou e estou meio orfão.
Sinto que logo precisarei "mexer" na suspensão e gostaria de saber sobre amortecedores e molas que possa usar...
Mais uma vez, muito obrigado. :D
Jerry
Eron Pessanha
12/04/2006, 17:00
Caro Amato
Sou do Rio e tenho uma Explorer 95 e gostaria de colher algumas dicas de como fazer um lift nela sem gastar muito...algo assim como trocar os amortecedores e a colocação de alguns calços.
Forte abraço
Eron
mmxplorer
08/05/2006, 16:29
Jerry,
A partir de 95 são muito similares porém não identicas as Ranger a partir de 98. Algumas por exemplo tem o pivô da bandeja inferior que são exclusivos da explorer. Mas a maioria das peças são inercambiáveis.
Eron,
Quanto ao lift vc pode comprar lifts amaricanos (P.A. ou Superlift) ou fazer vc mesmo. Eu fiz o meu de 4'' com calços de nylon, uma extensão para a alavanca de câmbio e outra par a coluna de direção. O reposicionamento dos para-choques dão mais trabalho se vc quiser que esel mantenham a função de para-choque como no meu caso. Alguns kists americanos reposicionam o parachoque mas a partir daí eles tem apenas efeitos estéticos (os suportes não são robustos).
Instalei meu lift sozinho em 4 noites (depois do trabalho, hehe)
Se quiser mando fotos.
[]`s
MM = Marco Mendonça
Atbaia-SP
Eron Pessanha
08/05/2006, 23:32
Caro Marcos
Gostaria de ver as fotos....
Vc pode mandar para epessanha@yahoo.com.br., caso considere mais fácil.
Eu pessoalmante prefiro, aliás ainda não consegui postar nenhuma foto aqui pelo forum.
Forte abraço
Eron
mmxplorer
09/05/2006, 21:30
Aí vão as fotos...
[]`s
Marco Mendonça
Xplorer Controltrack
Atibaia - SP
mmxplorer
09/05/2006, 21:38
tem mais... essas fotos são antigas, agora a Xplorer já tá com snorkell e outros adereços... depois tiro fotos.
[]`s
MM
Xplorer Controltrack
JOSE CANDIDO
18/05/2006, 20:17
Novamente dizendo ...
dubaralhu seu carro !!!! :palmas: :palmas: :palmas:
Abs
Ricardo Oliva
19/05/2006, 10:54
E a suspensão traseira?
Tenho uma Explo 97/98 v6 aut. Acho que a traseira está mais baixa que o normal, e, como quero instalar GNV, preciso revisá-la ou trocá-la.
Alguém tem idéia qto isso custa? Será que se acrescentar apenas mais uma lâmina resolve?
Obrigado.
Ricardo
mmxplorer
19/05/2006, 14:59
Ricardo,
Em alguma situações , somente arquear já resolve. A ultima vez que fiz saiu por R$100. Em função do GNV, acho que vai ter que reforçar o feixe. Quando quebrei uma mola do feixe, subistitui por uma lamina de Ranger, um pouco maior que a quebrada e ficou mais firme.
O Sebastian tem GNV e fez uns artesanatos na "Nabarro". Usou mestra de silverado... fala aí Seba, eu não lembro os detalhes
[]'s
Marco Mendonça
Walter L. L. Casitta
20/05/2006, 09:18
Antes de mexer na mola traseira certifique-se se a suspensão dianteira não esta mais alta que o normal. Se for o caso é só ajustar.
Arquear a mola é possível, mas não é aconselhável e depois que arquear uma primeira vez, de tempos em tempos vai ter que arquear de novo.
Se colocar GNV o ideal é trocara alguma lâmina por outra mais grossa ou colocar mais uma lâmina mesmo e quem sabe amortecedores mais rígidos.
mmxplorer
20/05/2006, 12:50
A traseira "relaxar" um pouco com o tempo é típico das Explorer.
Quanto a arquear a suspensão, não é o fato de arquear a primeira vez que que gera a necessidade de arquear novamente. Só se as molas estão "cansadas" como no dito polular. Já fiz em F1000, D10, D20, Ranger e em Explorer, sem necessidade de refazer em médio prazo. Na explorer por exemplo, fiz a 2 anos atras.
[]`s
MM
Ricardo Oliva
20/05/2006, 16:26
Obrigado pelas informações pessoal
Vou verificar isso.
C/ sou novo no ramo, alguém teria alguma indicação de oficina em SP p/ verificar a suspensão?
Ricardo
Olá, amigos, sou novo por aqui. Moro no RJ, comprei uma Explorer 97 e ando muito satisfeito, porém ela está apresentando muitos "barulhinhos" nas portas, na mala e alguns que certamente são na suspensão dianteira. Comprei as buchas da barra estabilizadora e algumas das balanças, mas Tô tendo dificuldade de conseguir uma mecânica confiável para trocar as peças e com pelo menos um preço não abusivo. Qdo vou a algumas mecânicas de suspensão comuns, sinto que os funcionários se entreolham e relutam em pegar esse serviço, além de ter controvérisas nos diagnósticos. Alguém pode me indicar uma boa mecânica para Explorer, Ranger, etc?
Ahhh, o que é lift??
Obrigado desde já!
Márcio T
02/10/2007, 06:16
Olá, srbud. Seja bem vindo.
Embora não seja absolutamente idêntica, a suspensão da Explorer é similar à da Ranger. Como não estou no RJ, não tenho nenhuma recomendação de oficina, mas talvez no fórum de pickup's seja mais fácil conseguir uma boa indicação.
BODY LIFT é "elevar o corpo", colocando calços entre o chassis e a cabine com o propósito de melhorar a performance off road ou só p'rá ficar legal ;-).
Use a ferramenta de busca aqui do fórum que você vai conseguir bastante informação. Parabéns pela escolha da Explorer. Com alguns cuidados, é casamento no religioso: P'rá sempre.
Márcio
O reposicionamento dos para-choques dão mais trabalho se vc quiser que esel mantenham a função de para-choque como no meu caso.
Como voce fez para levantar o Parachoques da sua explorer. Na minha se levantar bate do chassi.
Alguns kits americanos reposicionam o parachoque mas a partir daí eles tem apenas efeitos estéticos (os suportes não são robustos).
nos nosso kits refazemos os suportes usando aco de 6,35mm cortados a laser.
Sandro_adams@hotmail.com (Sandro_adams@hotmail.com)
Jerry,
A partir de 95 são muito similares porém não identicas as Ranger a partir de 98. Algumas por exemplo tem o pivô da bandeja inferior que são exclusivos da explorer. Mas a maioria das peças são inercambiáveis.
Eron,
Quanto ao lift vc pode comprar lifts amaricanos (P.A. ou Superlift) ou fazer vc mesmo. Eu fiz o meu de 4'' com calços de nylon, uma extensão para a alavanca de câmbio e outra par a coluna de direção. O reposicionamento dos para-choques dão mais trabalho se vc quiser que esel mantenham a função de para-choque como no meu caso. Alguns kists americanos reposicionam o parachoque mas a partir daí eles tem apenas efeitos estéticos (os suportes não são robustos).
Instalei meu lift sozinho em 4 noites (depois do trabalho, hehe)
Se quiser mando fotos.
[]`s
MM = Marco Mendonça
Atbaia-SP
Marco,
Após o body lift como fica o conforto e estabilidade? Alguma restrição para uma Explorer 97 V6 com câmbio automático?
Amigo,
Barulho nas portas:
1 - Com a porta aberta, suspenda ela um pouco e verifique se existe folga na dobradiça;
2 – Verifica se as buchas dos batentes das fechaduras estão no lugar, pode acontecer de rachar, quebrar e ficar batendo ferro com ferro.
Mala:
Verifica o batente da maçaneta do vidro traseiro, e os batentes da tampa traseira que podem estar com o mesmo problema dos batentes das portas.
Suspensão:
Manda verificar se existe folga no pivô (fixo) do braço superior e no pivô inferior da suspensão.
Se as dicas da porta e mala forem confirmadas, me avisa que te passo uma solução eficiente e barata.
Alguns mecânicos super valorizam os serviços da Explorer, por acharem que o carro é alguma bronca, e o dono vai estar disposto a pagar caro para resolver o problema "ledo engano".
Acredito que uma oficina com um mecânico acostumado a trabalhar com Ranger ou que já tenha trabalhado em alguma concessionária Ford, seria uma boa alternativa, oficina de veículos importados para verificar o que você está reclamando, não acho que seja necessário.
Verifica as imagens abaixo.
Abraço.
Boa noite, caros amigos.
Estou ingressando no mundo pickups agora, troquei recentemente meu carro por uma ford explorer 1993 preta linda, porem acho que a suspensao dela tem algum problema.
Ela é muito macia, porém, é muito instavel em vias esburacadas e faz relativamente barulhos . Como se ficasse boba.:sad:
Onde me indicam para dar uma revisada na danada??
Se é que tem algum problema ou é assim mesmo
Abrx
marcos guardiano
23/07/2008, 22:23
Ricardo, seria melhor esperar o GNV pois depois de 3 meses o carro dá uma acentada e ai vc faz uma revisão (levantada) no feixo de mola traseiro. com a troca inclusive das borrachas entre molas, que evitam barulhos.
Sai por volta de uns R$ 400,00 aqui em sampa.
Marcos Guardiano
rsg_beto
13/10/2014, 21:13
Amigo,
Barulho nas portas:
1 - Com a porta aberta, suspenda ela um pouco e verifique se existe folga na dobradiça;
2 – Verifica se as buchas dos batentes das fechaduras estão no lugar, pode acontecer de rachar, quebrar e ficar batendo ferro com ferro.
Mala:
Verifica o batente da maçaneta do vidro traseiro, e os batentes da tampa traseira que podem estar com o mesmo problema dos batentes das portas.
Suspensão:
Manda verificar se existe folga no pivô (fixo) do braço superior e no pivô inferior da suspensão.
Se as dicas da porta e mala forem confirmadas, me avisa que te passo uma solução eficiente e barata.
Alguns mecânicos super valorizam os serviços da Explorer, por acharem que o carro é alguma bronca, e o dono vai estar disposto a pagar caro para resolver o problema "ledo engano".
Acredito que uma oficina com um mecânico acostumado a trabalhar com Ranger ou que já tenha trabalhado em alguma concessionária Ford, seria uma boa alternativa, oficina de veículos importados para verificar o que você está reclamando, não acho que seja necessário.
Verifica as imagens abaixo.
Abraço.
Oiii vc tem o manual de serviços e peças da ford explorer?
Edu Bech
08/04/2020, 21:59
Boa noite, tudo bem? Tenho uma Explorer 92 4x4 e gostaria de levantar a suspensão dianteira trocando as molas por maiores. Saberia me indicar alguma que seja compatível com os apoios e encaixes? Obrigado 11 987528467
rsg_beto
08/04/2020, 23:08
Boa noite, tudo bem? Tenho uma Explorer 92 4x4 e gostaria de levantar a suspensão dianteira trocando as molas por maiores. Saberia me indicar alguma que seja compatível com os apoios e encaixes? Obrigado 11 987528467
Boa noite!
A minha levei em um moleiro e ele colocou mais laminas e deixou da altura que eu queria na parte traseira.
Já na dianteira eu mesmo levantei, tem uma regulagem e é só levantar o carro e depois apertar o parafuso.
Edu Bech
09/04/2020, 13:29
Grande Beto, eu tentei encontrar essa regulagem mas desconfio que seja de modelo diferente. Se puder avaliar essa foto e comentar, agradeço, alias, agradeço desde já pelo retorno571894.