Ver Versão Completa : Expedição São Thomé das Letras no Feriado da Semana Santa (18 a 21 de Abril de 2014).
Alexandre Mello
08/02/2014, 18:01
Entre os dias 25/01 e 03/02 fiz uma Expedição de Reconhecimento por São Thomé das Letras - MG e Região da Estrada Real (Caminho Velho), visitando belos Pontos Turísticos como Cachoeiras, Grutas, Montanhas, Trechos Off Road, Badalação Noturna, Artesanatos, etc.
Fiquei hospedado em 2 locais completamente distintos: Pousada Urbana no Centro de São Thomé das Letras - MG e em Pousada Rural no Arraial do Sobradinho, Distrito de São Thomé das Letras - MG.
Eu e minha Esposa, parceira em todos os Passeios e Expedições, principalmente nas situações de "Reconhecimento Solo", com nossa valente Viatura, sempre Revisada, com sua Mecânica Impecável para que não fiquemos em apuros sozinhos, gostamos tanto do lugar que no Feriado da Semana Santa, entre os dias 18 a 21 de Abril de 2014, iremos retornar com mais 3 Zequinhas para esta mesma região.
Sendo assim, quem quiser aproveitar a oportunidade e nos acompanhar, ficaremos hospedados em Pousada Rural no Arraial do Sobradinho, na cidade de São Thomé das Letras - MG. Devido as Pousadas Rurais serem pequenas, possuindo em média 10 Chalés, não indicarei uma Pousada que sirva de referência, ficando a critério de quem estiver interessado, efetuar sua reserva em local de sua escolha e preferência.
Independente de optar por ficar em Área Rural ou Área Urbana, a Distância Máxima entre ambas é de 16 Km, por Estradas de Terra em boas condições, ficando fácil definir um Ponto de Encontro Intermediário para Passeios Diários.
A Distância Aproximada entre São Paulo - SP e São Thomé das Letras - MG é de aproximadamente 350 Km trafegando por trechos em Asfalto até o Centro da cidade. Chegando lá, todos os percursos a serem percorridos para visitação aos Pontos Turísticos (Cachoeiras, Grutas, Montanhas, etc.) serão em Off Road por Estradas de Terra que em possíveis condições chuvosas, estarão bastante escorregadias, mas sem atoleiros ou erosões.
Caso consiga reunir um grupo de no mínimo 5 Viaturas, podemos até combinar um Churrasco Coletivo em um local que possui infraestrutura adequada para tal, no qual conheço os donos, podendo negociar até a utilização da Piscina, além da Churrasqueira e do espaço.
Sugestões de Hospedagem com Valores dos Pacotes para o Feriado da Semana Santa podem sem encontradas nos Links abaixo:
Hotéis e Pousadas: São Thomé das Letras (http://www.visitesaothome.com.br/index.php?q=pousadas)
Campings: São Thomé das Letras (http://www.visitesaothome.com.br/index.php?q=campings)
Os serviços Booking.com e Decolar.com já estão com suas Opções de Hospedagem na Região todas Lotadas.
Colegas interessados em nos acompanhar serão bem-vindos, bastando para tanto enviar e-mail para ale.mello@terra.com.br com as seguintes informações:
- Nome Completo
- Nome dos Acompanhantes (Navegador e Zequinhas)
- Modelo da Viatura
- Cidade de Origem
- Telefone para Contato
2014 Ano das Expedições e Passeios Off Road.
Ola pessoal, este passeio vale a pena. Conheço bem a região e meu jeep esta num sitio ali próximo. Se estiver por la na epoca entrarei em contato.
ha braços
Danielmjr
09/02/2014, 16:48
Chique hein, Alexandre !
2014 está no máximo. Certeza que vai ser um ótimo passeio.
Cesar Gerab
09/02/2014, 18:55
Fala Alexandre! Blz? Ainda não sei se estarei livre mas renho interesse. Mais pra frente confirmo. Abraço
Alexandre Mello
10/02/2014, 13:04
Chique hein, Alexandre !
2014 está no máximo. Certeza que vai ser um ótimo passeio.
Grande Daniel...
São Thomé das Letras - MG é um lugar ainda barato para se passar alguns dias curtindo a região. Pacote de Hospedagem para Casal no Feriado da Semana Santa sai por R$ 500,00 com direito a Entrada já na Quinta-Feira à Noite e Saída na Segunda-Feira à Tarde, ou seja, são 4 noites e 4 dias.
Consegui Pacote de Hospedagem para 5 Adultos por R$ 1.000,00 nas mesmas condições informadas acima.
Se tiver oportunidade, vamos nessa! Entrarei em contato contigo com maiores detalhes.
2014 Ano das Expedições Off Road.
Alexandre Mello
10/02/2014, 13:07
Fala Alexandre! Blz? Ainda não sei se estarei livre mas renho interesse. Mais pra frente confirmo. Abraço
Grande César...
Cito a você como referência o Post anterior que enderecei ao camarada Daniel.
Se tiver chance, o lugar é realmente bacana.
Durante nossa aventura na Expedição Canastra passarei maiores detalhes de roteiros e itinerários bacanas que descobri por lá.
luisrief
11/02/2014, 09:15
Fala Alexandre tudo bem??
Muito legal a sua expedicao por sao tome. acompanhamos pelo face.
Nos fizemos este roteiro no ano novo indo de carrancas para sao tome pela estrada real.
No ano novo as hospedagens estavam muito salgadas e optamos por alugar uma casa na rua ao lado da rodoviaria de stl por R$ 280 por 4 noites casal.
em frente a rodoviaria ficam umas senhoras oferecendo casas de todos os tamanhos e valores.
Nao sei se poderei acompanhar voces devido ao volume de trabalho, mais vontade nao falta.
Por hora vou acompanhando por aqui.
Ate mais.
Alexandre Mello
11/02/2014, 12:52
Fala Alexandre tudo bem??
Muito legal a sua expedicao por sao tome. acompanhamos pelo face.
Nos fizemos este roteiro no ano novo indo de carrancas para sao tome pela estrada real.
No ano novo as hospedagens estavam muito salgadas e optamos por alugar uma casa na rua ao lado da rodoviaria de stl por R$ 280 por 4 noites casal.
em frente a rodoviaria ficam umas senhoras oferecendo casas de todos os tamanhos e valores.
Nao sei se poderei acompanhar voces devido ao volume de trabalho, mais vontade nao falta.
Por hora vou acompanhando por aqui.
Ate mais.
Grande Luis...
Ainda faltam algumas fotos para postar no Facebook... Tirei muitas, pois em 10 dias visitei todos os Pontos Turísticos existentes por lá. Optei por ficar na Área Rural por ser mais tranquilo e mais próximo das Grutas e Cachoeiras menos movimentadas.
Gabi fez referências a alguns locais que visitei. Percorri também pequenos trechos da Estrada Real nas cidades de Baependi, Cruzília, Carrancas e Conceição do Rio Verde. Foi tanto pó pelo caminho que tive de trocar os filtros de AR do Motor e de Cabine do A/C.
Precisamos fazer pelo menos um Passeio, meu camarada! Comecei 2014 me dedicando a pequenas Expedições Coletivas com os colegas aqui do 4x4 Brasil. Maio e Junho planejarei Passeios mais curtos de final de semana.
Abraços!
Olá Alexandre,
Gostamos da idéia, ainda não conhecemos São Thomé ...
Gostariamos de acompanha-los, somos 3 eu minha esposa e minha filha de 4 anos. pode ser ???
Abs
Marcos
Tracker08 -São Paulo
..... Por favor pode informar o nome da pousada que você irão ficar .... Tentarei reservar a mesma!
Abs
So lembrando que Sao Thome fica extremamente lotado na Semana Santa, entao se preparem para falta de estrutura local e dificuldades de locomoção dentro do perimetro da cidade.....exemplo chegar ate a praça da igreja pode ser impossivel e ter que ser feito a pe.... idem para a piramide (casa turistica no alto do morro), cruzeiro e pedra da bruxa (ja não se chega mesmo de carro, mas nestes dias nem perto vc consegue estacionar ou mesmo chegar com o carro). Outra coisa são as barreiras policiais na estrada de Tres Coraçoes/ Sao Thome..... com direito a bafometro e baculejo atras de drogas e afins, nunca vi invocarem com modificaçoes em jeeps, mas a documentação (ipva e licenciamento sao exigentes). Em São Thome o policiamento é muito menor.....srsrsrsrsr
Uma coisa imperdivel é o por do sol de lá..... ja conheço alguns e ainda o considero como o mais lindo..... alem claro do ritual de bater palmas qdo ele se poe......srsrsrsrsrsrssrr
Outra coisa que vale ser agendada é o nascer da lua cheia (semana santa sempre é lua cheia)entao fiquem de olho no calendario lunar e hora de nascimento da lua previsto. É algo impressionante que nunca sai da minha memoria o nascimento da lua lá na serra........
paz e bem..... no ritmo de sao thomé.......
se ainda tiver com um dos jeeps ate a semana santa faço questao de ir ate lá encontrar como grupo.....
ha braços
Ivan Ortiz
Walter da Camper
11/02/2014, 22:07
Alexandre, no ano novo estive em São Thome e fiz o trecho Sobradinho-Carrancas, com uns 60 Km de estradas de terra em boas condições e belo visual.
Para quem está em Sobradinho, recomendo subir o Pico do Gavião, que pode ser acessado por uma estrada de fazenda que inicia no centro do povoado e além de subir o pico parece dar acesso a outros pontos interessantes como a Cachoeira Xangrilá e uma tal Cachoeira da Chuva (tudo mapeado no GPS Garmin). Não explorei melhor a região porque estava sozinho, mas o morro vale muito à pena e pode ser acessado com qualquer veículo com bom vão livre, mesmo em 4x2.
Bom passeio.
Alexandre Mello
12/02/2014, 08:06
Alexandre, no ano novo estive em São Thome e fiz o trecho Sobradinho-Carrancas, com uns 60 Km de estradas de terra em boas condições e belo visual.
Para quem está em Sobradinho, recomendo subir o Pico do Gavião, que pode ser acessado por uma estrada de fazenda que inicia no centro do povoado e além de subir o pico parece dar acesso a outros pontos interessantes como a Cachoeira Xangrilá e uma tal Cachoeira da Chuva (tudo mapeado no GPS Garmin). Não explorei melhor a região porque estava sozinho, mas o morro vale muito à pena e pode ser acessado com qualquer veículo com bom vão livre, mesmo em 4x2.
Bom passeio.
Walter, fiz todos estes roteiros que você comentou e realmente são muito bacanas mesmo!
Subi ao Pico do Gavião motorizado até onde foi possível e depois prossegui por Trekking até o topo, debaixo de um sol escaldante e sem sombra alguma, pois só existem rochas e vegetação baixa, mas a caminhada de 30 minutos até o topo valeu a pena. O visual das cidades de São Thomé das Letras, Luminárias e São Bento Abade é realmente incrível.
Fui até a Cachoeira Xangri-Lá pelo acesso a Ladeira do Amendoim e Gruta do Carimbado, retornando por dentro dos Quartéis do Exército Brasileiro, vinculados a Escola de Sargento das Armas (ESA), onde para sair foi preciso me identificar na Portaria com os Soldados que estavam de guarda. O acesso ao Pico do Gavião está proibido pelo EB e a única maneira de se chegar até ele é este caminho que você citou e que também subi, pelo Arraial do Sobradinho.
Também fui até a Cachoeira da Chuva, estrada está bem ruim, com muitas erosões e acessível apenas a veículos 4x4 sempre alternando entre 1ª e 2ª marchas reduzidas, ziguezagueando entre as erosões até o início da trilha de trekking, onde para chegar a cachoeira foram mais 25 minutos de caminhada pela mata.
Estes 3 locais cheguei até eles com a ajuda de um Guia Local que reside no Sobradinho, um rapaz muito boa gente que passou o dia inteiro comigo, onde visitamos também todas as Grutas e Poços da região.
Foi possível explorar muito bem as redondezas, pois passei 10 dias de férias por lá. Feriado da Semana Santa será suficiente para curtir apenas São Thomé das Letras.
Alexandre Mello
12/02/2014, 08:15
So lembrando que Sao Thome fica extremamente lotado na Semana Santa, entao se preparem para falta de estrutura local e dificuldades de locomoção dentro do perimetro da cidade.....exemplo chegar ate a praça da igreja pode ser impossivel e ter que ser feito a pe.... idem para a piramide (casa turistica no alto do morro), cruzeiro e pedra da bruxa (ja não se chega mesmo de carro, mas nestes dias nem perto vc consegue estacionar ou mesmo chegar com o carro). Outra coisa são as barreiras policiais na estrada de Tres Coraçoes/ Sao Thome..... com direito a bafometro e baculejo atras de drogas e afins, nunca vi invocarem com modificaçoes em jeeps, mas a documentação (ipva e licenciamento sao exigentes). Em São Thome o policiamento é muito menor.....srsrsrsrsr
Uma coisa imperdivel é o por do sol de lá..... ja conheço alguns e ainda o considero como o mais lindo..... alem claro do ritual de bater palmas qdo ele se poe......srsrsrsrsrsrssrr
Outra coisa que vale ser agendada é o nascer da lua cheia (semana santa sempre é lua cheia)entao fiquem de olho no calendario lunar e hora de nascimento da lua previsto. É algo impressionante que nunca sai da minha memoria o nascimento da lua lá na serra........
paz e bem..... no ritmo de sao thomé.......
se ainda tiver com um dos jeeps ate a semana santa faço questao de ir ate lá encontrar como grupo.....
ha braços
Ivan Ortiz
Ortiz, justamente para fugir desta agitação que você citou, ficarei em Pousada Rural no Arraial do Sobradinho, distante 16 Km do Centro de STL, pois não curto a bagunça noturna que acontece por lá. Além disso, as Cachoeiras próximas ao Centro como a da Eubiose, Flávio, Lua, Véu de Noiva e Paraíso são as mais lotadas.
Pontos Turísticos que o Walter citou como a Cachoeira Xangri-Lá, Cachoeira da Chuva e Pico do Gavião são os menos agitados, pois apenas veículos mais robustos conseguem chegar até eles e não estão no circuito dos ônibus e vans que transportam turistas.
Para quem curte agitação e baladas, a noite durante os feriados são muito agitadas mesmo.
Valeu pelas informações!
Alexandre Mello
12/02/2014, 08:18
..... Por favor pode informar o nome da pousada que você irão ficar .... Tentarei reservar a mesma!
Abs
Marcos, ficarei em Pousada Rural no Arraial do Sobradinho, pousada que possui apenas 10 Chalés e já estavam quase todos lotados há 2 semanas atrás.
Me envie um e-mail que entro em contato com o pessoal e vejo se ainda há vaga disponível. Não citarei o nome aqui no Tópico por não ter certeza da existência de vagas.
Alexandre Mello
12/02/2014, 08:20
Olá Alexandre,
Gostamos da idéia, ainda não conhecemos São Thomé ...
Gostariamos de acompanha-los, somos 3 eu minha esposa e minha filha de 4 anos. pode ser ???
Abs
Marcos
Tracker08 -São Paulo
Marcos, respondi anteriormente ao seu outro Post. Entre em contato comigo por e-mail e verei se ainda há vaga disponível na mesma pousada onde ficarei ou em outra pousada vizinha. Por ser "Semana Santa" está quase tudo praticamente lotado por lá.
Alexandre Mello
08/03/2014, 09:06
Finalizada a "Expedição Canastra - Carnaval 2014" hora de "reanimar" este tópico da "Expedição São Thomé das Letras - Feriado da Semana Santa".
Faltando exatamente 40 dias para esta nova aventura, em consulta a pousada onde efetuei minha reserva em janeiro, fui informado que ainda restam 2 Chalés disponíveis.
Esta pousada localiza-se na Área Rural de São Thomé das Letras, possui Chalés com Lareira e Rede, Piscina, Churrasqueira em meio às arvores e Passeios à Cavalo sobre as Montanhas.
Interessados nestes 2 Chalés restantes, entrem em contato comigo através do e-mail: ale.mello@terra.com.br para garantirem suas reservas.
Os Chalés tem capacidade para 4 e 3 pessoas respectivamente. O Pacote de Hospedagem para Casal sai por R$ 500,00 com Café da Manhã incluso.
A intenção desta expedição será a visitação a Grutas, Cachoeiras, Picos, Poços... Se sobrar algum tempo, alguns roteiros pela Estrada Real - Caminho Velho. Feito o convite, aguardo contato dos interessados em participarem.
Alexandre Mello
21/05/2014, 10:06
Por causa do excesso de atividades nos últimos meses, somente agora sobrou um tempinho para fazer um relato e postar umas fotos da "2ª Expedição Casal Aventureiro - São Thomé das Letras - MG", realizada no Feriado da Páscoa em Abril.
Foram tiradas muitas fotos de Cachoeiras, Grutas, Montanhas, Placas e Marcos da Estrada Real, fotos estas que estou compartilhando com os colegas aqui do Fórum 4x4 Brasil, interessados em conhecer esta que é uma das Regiões Rurais de Minas Gerais onde ainda se conserva a tradição do campo, com longas e intermináveis estradas de terra, interligando diversas cidades do circuito.
Iniciamos por Três Corações, fotografando a 1ª Placa Indicativa da Estrada Real:
463713
Chegando em São Thomé das Letras, fotografei a 2ª Placa:
463714
1ª Cachoeira que visitamos foi a do Vale das Borboletas:
463717
Infelizmente, o pessoal da Pedreira desviou o curso d'água, deixando apenas um filete de água na Cachoeira.
2ª Cachoeira que visitamos foi a Cachoeira São Thomé:
463718 463719
Nestas corredeiras, foi irresistível um banho de rio.
3ª Cachoeira que visitamos foi a Cachoeira da Eubiose:
463720
4ª Cachoeira que visitamos foi a Cachoeira do Flávio:
463721
5ª Cachoeira que visitamos foi a Cachoeira Véu da Noiva:
463722
6ª Cachoeira que visitamos foi a Cachoeira Paraíso:
463723
Seguimos em direção a 7ª e mais distante cachoeira do Circuito da Águas:
463724
7ª Cachoeira que visitamos foi a Cachoeira Antares:
463725 463726
8ª Cachoeira que visitamos foi a Cachoeira da Lua:
463727 463728
9ª Cachoeira que visitamos foi a Cachoeira da Chuva:
463729 463730 463731
De todas as cachoeiras visitadas, está é sem dúvida a mais bela e possui a água mais pura, cristalíssima.
10ª Cachoeira que visitamos foi a Cachoeira Shangri-Lá. Esta ficarei devendo as fotos por problemas na câmera.
Após finalizarmos o Circuito das Cachoeiras, iniciamos a visitação de algumas Grutas na região.
1ª Gruta a visitarmos foi a famosa Gruta do Carimbado, que infelizmente encontra-se fechada ao público:
463732 463733
Alexandre Mello
21/05/2014, 10:33
Devido ao limite de 20 fotografias por post, segue a 2ª parte dos relatos e das fotos da "Expedição Casal Aventureiro - São Thomé das Letras - MG":
2ª Gruta que visitamos foi a mais conhecida e mais visitada de todas, a Gruta do Sobradinho:
463737 463738 463739 463740 463741 463742 463743 463744 463745 463746
3ª Gruta que visitamos foi a não menos conhecida Gruta do Labirinto:
463747 463748 463749 463750 463751 463752 463753
Junto à Gruta do Labirinto fica o Poço das Esmeraldas com +/- 19m de profundidade:
463754 463755 463756
Por ora estas são as 40 fotografias dos pontos turísticos parcialmente visitados nesta expedição. Selecionarei mais algumas fotos, das centenas de fotos que tirei, para compartilhar aqui com os colegas do Fórum 4x4 Brasil.
O acesso a todos os pontos turísticos nestas fotografias, só é possível via estradas de terra rurais. Fiz este percurso nas duas expedições em época de seca, onde a poeira na estrada impossibilita circular com os vidros abertos.
Alexandre Mello
21/05/2014, 11:38
Devido ao limite de 20 fotografias por post, segue a 3ª parte dos relatos e das fotos da "Expedição Casal Aventureiro - São Thomé das Letras - MG":
No acesso a interditada Gruta do Carimbado fica a famosa Ladeira do Amendoim:
463757 463758 463759 463760
Vista do Arraial do Sobradinho (Pico do Gavião ao fundo):
463761
Vista do Pico do Gavião pelo acesso à Cachoeira da Chuva:
463763
Trilha 4x4 de acesso ao Pico do Gavião:
463764 463765 463768 463770 463771 463772
Pico do Gavião (Vista do Topo):
463774 463775 463776 463777 463778 463779 463780 463781
Para quem curte circular por estradas de terra, São Thomé das Letras e cidades vizinhas, que integram o Caminho Velho da Estrada Real é uma excelente opção para Expedição de Férias. Necessário um mínimo de 4 dias para conhecer apenas São Thomé das Letras.
Durante o final de semana selecionarei e publicarei mais algumas fotos desta Expedição. Por enquanto estas 60 fotografias que compartilhei aqui com os colegas, acredito que sirvam de base para aqueles que estão curiosos em conhecer a região.
Alexandre Mello
04/06/2014, 10:07
Escola Municipal da Serra - Área Rural de São Thomé das Letras - MG. Fotografias tiradas durante a 1ª Expedição a São Thomé das Letras e Região da Estrada Real (Caminho Velho), na Estrada que liga o Distrito de Sobradinho à cidade de Cruzília - MG.
Enquanto muitas crianças, adolescentes, jovens e principalmente os adultos reclamam das condições das Escolas Públicas nas Áreas Urbanas, os Alunos que frequentam esta Escola Municipal localizada em Área Rural, muito distante do Centro da Cidade, sentem-se "privilegiados" por terem ao menos uma Escola Pública, em um local onde não existe sequer uma Unidade Básica de Saúde ou Pronto Atendimento, tendo de se deslocar mais de 30 Km em caso de necessidade.
Para os Governos Federal, Estaduais e Municipais, é mais importante investir em Estádios nas Grandes Cidades, para a Copa do Mundo da Fifa 2014, do que investir na Educação Básica nas Áreas Rurais no Interior do Brasil.
465808 465809 465810
465811 465812 465813
465814 465815 465816
Thiago_Costa
05/06/2014, 17:34
Olá Alexandre,
Vi as fotos e já estava com vontade de conhecer São Tomé das Letras, gostaria de me juntar ao passeio. Te enviei um email com todos os que você havia solicitado.
Alexandre Mello
05/06/2014, 21:08
Olá Alexandre,
Vi as fotos e já estava com vontade de conhecer São Tomé das Letras, gostaria de me juntar ao passeio. Te enviei um email com todos os que você havia solicitado.
Thiago Costa, tudo tranquilo? Notei que você é de Campinas.
Durante o Carnaval, fiz a 2ª Expedição ao Parque Nacional da Serra da Canastra, onde a maioria do pessoal que participou comigo, nos reunimos no Frango Assado da Rodovia Dom Pedro I, ai no Trevo de Campinas.
Recebi seu e-mail, mas infelizmente, se você reparar no Título deste Tópico, o Passeio foi feito entre os dias 18 a 21 de Abril, ou seja, já passou, por isto postei as fotos. Fomos apenas Eu, "Patroa" e 3 "Zequinhas", pois ninguém mais se interessou em nos acompanhar. Por já conhecer a região, foi fácil revisitar todos os locais.
Quando redigi este Tópico, cometi um erro ao escrever "Semana Santa" ao invés de "Páscoa", mas as datas eu escrevi corretamente: 18 a 21 de Abril, foi a Expedição seguinte, logo após a da Serra da Canastra.
Estou com seus dados e sempre que planejo algum passeio, informo em primeira mão aos meus contatos, antes de efetuar abertura de tópico aqui no 4x4 Brasil.
De qualquer forma, pelas fotos você percebeu que o lugar é realmente fantástico, como todo o restante do circuito da Estrada Real - Caminho Velho.
Não irá faltar oportunidade de fazermos passeios juntos.
Abraços!