Conectar

Ver Versão Completa : Graxa velha: como remover?

Sérgio Bambirra
08/02/2014, 11:27
Salve galera!

Resolvi meter a mão na massa e assumir a tarefa de fazer o engraxamento da viatura, já que o meca que fez a troca do óleo não fez o serviço. Comprei a engraxadeira e a graxa de sabão de lítio (amarela) e, quando fui fazer o serviço, me deparei com pelotas de graxa velha e suja que estou pelejando para retirar, mas não está fácil. Tentei usar papel jornal, trapos de pano e estopa, que foi o que funcionou melhor, mas mesmo assim a lambreca é grande e a contaminação da superfície ocorre à medida em que a graxa velha é esparramada.

Na internet recomendam querosene, thinner e outras coisas que temo prejudicar as superfícies a serem engraxadas. Será que alguém sabe de algum macete para ajudar na remoção de graxa velha, já meio ressecada, endurecida e contaminada? Desde já agradeço as dicas, inclusive em relação ao processo de engraxamento.

Sds.

Willian Del Piero Rocha
08/02/2014, 11:51
Sérgio, depende do local em que está a graxa velha ,mas eu costumo tirar o que é possível raspando com uma chave de fenda de ponta larga ,ou mesmo um formão ,espátula ,e depois passo querosene com um pincel (ou use um borrifador desses de jardim )depois lavo com agua ,se tiver uma lavadora de pressão melhor ,espero secar e aplico graxa nova .Mas como disse ,depende do local.

Sérgio Bambirra
08/02/2014, 12:45
Blz William!

Creio que a remoção mais "bruta", raspando a graxa, é mais apropriada para terminais, setor e braço angular da direção, enquanto que nas cruzetas, que ficam menos contaminadas, bastaria uma simples borrifada com querosene; seria isso?

Sds.

Willian Del Piero Rocha
08/02/2014, 13:26
Isso mesmo Sérgio ,umas borrifadas com querosene e depois passe um pincel para dar uma esfregada e retirar o excesso ,mete água em tudo e se necessário repita a operação. Já que está literalmente com a mão na graxa rsrsrs ,eu após lavar o jeep por baixo(em casa mesmo) espero secar de um dia para o outro e depois aplico vaselina liquida(lembra do borrifador de jardim !!! ) por baixo do jeep todo ,chassi ,suspensão ,interior dos para lamas e até no motor ,depois que ela seca forma uma película que vai facilitar na próxima lavagem ,a lama não gruda tanto e sai fácil. Sem contar que fica tudo brilhando..... Abç.

Dimasi
08/02/2014, 14:26
Duro é fazer isso na garagem do prédio sem o síndico reclamar hahahaha. Aindo mudo para uma casa.

Sérgio Bambirra
08/02/2014, 14:44
Síndico reclamando ou patroa pagando pau, o que é mais difícil de encarar? Posso nem pensar em fazer essa lambança com graxa e querosene na garagem de casa. :discordo:

Gostei da dica da vaselina líquida. Não me lembro de ter visto por aqui. Onde se acha esse tipo de produto?

Abs.

Willian Del Piero Rocha
08/02/2014, 15:25
Por isso que enquanto for possível ,eu corro de condomínio ,prefiro morar um pouco mais afastado dos grande centros mas em uma casa , quanto a vaselina ,eu compro em supermercado mesmo(seção de material de limpeza) ou loja de material de construção.Quanto a patroa ,eu fiz um puxadinho ao lado da garagem só cimentado mesmo para o jeep ,aí eu posso fazer minhas bagunças sem ouvir muito ...

Troller-a-vista
08/02/2014, 16:23
lembrando que ao limpar a contaminacao externa, certamente, ira escorrer pra graxa interna, o que contamina com a graxa onde ela mais sera usada e perdendo eficacia, alem de estourar selos, borrachas etc.

Sérgio Bambirra
08/02/2014, 18:41
Valews galera! :curtir:

Desnickadu
09/02/2014, 07:52
querosene é um problema onde se tem borracha [retentores por exemplo].

O ideal é um desengraxante não muito alcalino [solupan é otimo pra estourar borrachas também], tipo os novos de limoneno que estão saindo no mercado agora. é aplicar o desengraxante, esperar reagir e enxaguar. Na falta deles [ou como é o meu caso, na impossibilidade de gastar uma fortuna numa bombona de desengraxante 'verde'], se o local for pequeno detergente automotivo [aquele de lavar o carro mesmo] ou 'veja' funcionam.

Depois de tirar o excesso com qq coisa [jornal, pano, estopa, camisa, mão, chave de fenda, etc] aplica o detergente, da uma esfregada com um pincelzinho e espera uns minutinhos. depois enxagua e boa.

A dica da vaselina o Waldir da 'Nossa F-1000' já canta faz tempo ;)

rfdex
09/02/2014, 09:02
querosene é um problema onde se tem borracha [retentores por exemplo].

O ideal é um desengraxante não muito alcalino [solupan é otimo pra estourar borrachas também], tipo os novos de limoneno que estão saindo no mercado agora. é aplicar o desengraxante, esperar reagir e enxaguar. Na falta deles [ou como é o meu caso, na impossibilidade de gastar uma fortuna numa bombona de desengraxante 'verde'], se o local for pequeno detergente automotivo [aquele de lavar o carro mesmo] ou 'veja' funcionam.

Depois de tirar o excesso com qq coisa [jornal, pano, estopa, camisa, mão, chave de fenda, etc] aplica o detergente, da uma esfregada com um pincelzinho e espera uns minutinhos. depois enxagua e boa.

A dica da vaselina o Waldir da 'Nossa F-1000' já canta faz tempo ;)

Eu lavo a viatura por baixo com a maquina de pressao. Primeiro jogo sabao em po, depois venho enxaguando pontualmente com a maquina de pressao. Depois que seca eu venho com a engraxadeira ponto a ponto.

HERICK
09/02/2014, 09:13
Lavadora de alta pressão somente com água, deve-se lavar logo após a trilha, facilita e muito o trabalho!