Ver Versão Completa : Transformar motor opala 4cc de alcool para gasolina
syncretist
06/02/2014, 17:10
Alguém aí já fez essa transformação? O que tenho de fazer? Peças a trocar?
Fica melhor o jipe? Desempenho? Consumo? Potência?
To com uns probleminhas ai e se tiver de abrir o motor, tava pensando de passar pra gasolina,
principalmente por causa do webber 446 que entope muito no alcool.
Obrigado,,,,
Alguém aí já fez essa transformação? O que tenho de fazer? Peças a trocar?
Fica melhor o jipe? Desempenho? Consumo? Potência?
To com uns probleminhas ai e se tiver de abrir o motor, tava pensando de passar pra gasolina,
principalmente por causa do webber 446 que entope muito no alcool.
Obrigado,,,,
Dae amigo, a princípio você teria que tirar a taxa de compressão, para isso basta trocar a junta por uma mais grossa ou usar 2 juntas (não muito recomendado).
Da uma olhada nessa junta, tem 3 medidas... Junta de Cabeçote AÇO Opala 4c - General Escapamentos (http://www.generalescapamentos.com.br/detalhe-produto.asp?id=439&dep=10&subdep=67)
Outra coisa que mudaria é regulagem de carburação e ponto de ignição... o 446 cromado original a alcool, pode ser usado a gasolina, mas ele escurece com o tempo e suja tbm... ja o ponto é facil de ajustar...
Espero ter ajudado.... forte abraço!
Amigo, tenho uma solução melhor pra você. Esquece essa 446 e coloca um Solex H34 álcool no teu motor, garanto que não se arrependerá. 446 é um carburador problemático, além de beberrão. Só a título de curiosidade, a calibragem para esse carburador no 4 cilindros é a mesma do 6 cilindros. Tenho um desse no motor 4.1 da minha A10 e também não estou contente com ele. Tive CJ com motor 151 com Solex H34 e não posso reclamar nada dele, acho um carburador mais adequado, principalmente para o 151.
Eu incluiria o H40 nessa lista do Reslima, tenho no meu a anos e acho um puta carburador, economico e facil/baixa manutencao
x2 :concordo:
Eu incluiria o H40 nessa lista do Reslima, tenho no meu a anos e acho um puta carburador, economico e facil/baixa manutencao
Amigo, tenho uma solução melhor pra você. Esquece essa 446 e coloca um Solex H34 álcool no teu motor, garanto que não se arrependerá. 446 é um carburador problemático, além de beberrão. Só a título de curiosidade, a calibragem para esse carburador no 4 cilindros é a mesma do 6 cilindros. Tenho um desse no motor 4.1 da minha A10 e também não estou contente com ele. Tive CJ com motor 151 com Solex H34 e não posso reclamar nada dele, acho um carburador mais adequado, principalmente para o 151.
Esse DFVéio 446 acho que só opaleiro acha ele um bom carburador. Na verdade eles acham o melhor carburador do mundo, ahahaha. Eu acho um verdadeiro lixo!
ou faz ai como falaram, testa com o Solex H-34 primeiro. mas se quiser passar pra gasolina, nem precisa abrir motor nem nada, a taxa de compressão destes motores mais antigos, mesmo sendo a alcool é menor do que as do carros atuuais pra rodar na gasolina. Mas seria ideal conferir a taxa de compressão do seu motor pra num dar zebra, já que é bem possivel de já terem mexido no cabeçote antes.
o que o pessoal faz é substituir o carburador e distribuidor pelo de gasolina e fazer o acerto.
amigo meu tinha um opala 87 4 cil com motor alcool, e acho que ele nunca rodou com alcool naquele carro, aqui na região num vale a pena.
syncretist
07/02/2014, 15:33
Esses carburadores, é só tirar o meu e colocar esses ????? ou há alguma adaptação ?????
Na verdade, o motor comerçou a espirrar óleo pela vareta de verificação do óleo e a potência caiu.
NO forum comentaram bastante e levei ao mecânico que diagnosticou problemas nos anéis....e vai abrí-lo. Daí pensei em aproveitar e passar pra gasolina.
Valeu demais;
se vai abrir ai dá pra medir direitihnho a calcular a taxa de compressão dele. se num for nada muito além de 10:1 pode usar gasolina nele sem problema nenhum.
carburador tu vai precisar coletor de admissão do opala pra H-34 tbém pq a furação do 446 é bem parecida mas num é igaul não, tem aos montes em ferro velho
A taxa original do opala a alcool é em torno dos 11:1.... usando uma junta mais grossa... tipo essa de 2.22mm ja deve baixar para uma taxa aceitável para um motor a gasolina... no entanto o meu motor esta na casa dos 11:1 de taxa usando gasolina... o grande detalhe é ponto de ignição, que no motor a álcool é mais adiantado do que a gasolina... sendo assim uma simples troca de combustível vai fazer o motor grilar se não mexer em ponto de ignição... no entanto, se atrasar o ponto é possível sim usar gasolina sem mexer em taxa.... Lembrem-se que nossa gasolina não é pura, tem em torno de 25% de álcool... E uma taxa maior ajuda no desempenho e potência do motor...
Quanto carburação, usei a vida toda no meu jeep o 446 tanto rodando a álcool quanto a gasolina... sempre usei o mesmo 446... o problema é que a manutenção do mesmo, indefere se a gasolina ou álcool... é um carburador que suja fácil... difícil acerto... mas excelente em desempenho... Se tiver um mecânico bom, experimenta usar esse mesmo, só precisa de uma troca de gicle e uma boa regulagem....
se for passar mesmo pra alcool, pega o distribuidor do motor a alcool, num é só ponto inicial que pega, mas a curva de avanço que é especifica de cada motor e isso o distribuidor que comanda, no alcool é uma coisa no gasolina é outra. pode até deixar o mesmo distribuidor, vai funcionar ok, mas nunca vai ficar 100%
jairferreira
09/02/2014, 13:41
Meu irmão tinha uma diplomata 6 canecos na gasolina com pistão a alcool, carburador para gasolina e regulagem um pouco mais fechada que o normal. Eu perdi a conta das vezes que saia de 4ª marcha. Parecia um caminhão de tanta força e funcionava redondinho. Um belo dia ele se descuidou e a ventoinha parou de funcionar no transito pesado, quando parou já estava fervendo.
Levou pra substituir a somente a junta aí o dono da oficina e retifica colocou na mente do meu irmão que teria que substituir todos os pistões por originais a gasolina.
Matou o carro. Ficou fraco e bebendo mais 5.5 na rua e 7 na estrada. antes fazia 7 na rua e 9 e um pouquinho na estrada.
Obs.: Não vivemos de mecânica mas somos envolvidos desde pequenos, sendo que meu pai e meu irmão trabalhava em retifica montando motores diesel e também tiveram oficina.
Hoje tenho uma micro oficina em casa só por lazer!
Se souber fazer fica um belo trabalho.
Boa sorte!
Alguem que tenha feito a conversão pode dar uma ideia de quanto pra quanto foi o consumo ? Da mesmo pra tirar 130 cv com essas pequenas modificações ?
Alguem que tenha feito a conversão pode dar uma ideia de quanto pra quanto foi o consumo ? Da mesmo pra tirar 130 cv com essas pequenas modificações ?
Uma coisa eu já posso te garantir, 130 num vai não, nem os 6 cil tem 130 hp... se ganhar é coisa de 10 hp no máximo.
melhora rendimento e consumo por causa da taxa, isso se fizer bem feito. agora, se fizer igual aos camaradas ai, de jogar o ponto pra baixo e enfiar gasolina em carburador a alcool vai ficar uma M.
syncretist
18/02/2014, 09:37
uma coisa eu já posso te garantir, 130 num vai não, nem os 6 cil tem 130 hp... Se ganhar é coisa de 10 hp no máximo.
Melhora rendimento e consumo por causa da taxa, isso se fizer bem feito. Agora, se fizer igual aos camaradas ai, de jogar o ponto pra baixo e enfiar gasolina em carburador a alcool vai ficar uma m.
pessoal,
achamos um motor opala 4cc gasolina com ignição,,,,comprei o bicho e já tá quase pronto.
Obrigado...
Roberto FL
17/06/2015, 12:21
Pessoal, meu GM 151 alcool que está no chico nao aguenta 50 km sem reclamar. Botei 50% gasolina e o bixo voou na estrada! virou chico bala! Vocês acham que posso andar assim 50%/50% gas/etanol sempre? Tem mesmo que trocar o carburador? Pistão? etc...
Vai andar mais evidentemente devido a taxa mais alta do alcool, mas isso pode dar pre detonacao (batida de pino) e superquacimento devido ao ponto ser mais adiantado no alcool. Problemas? Sim, até derretimento da cabeca do pistao, fique de olho
Roberto FL
18/06/2015, 17:06
tem muita gente que fala em trocar pistão, carburador, cabeçote etc etc... mas o que de fato é preciso trocar??
douglasfrener
18/06/2015, 18:56
Roberto Fl, também tenho no meu jeep um 4cc de opala a álcool e não posso reclamar não, está com um solex h40 se não me engano e anda que é o bicho. Uso 75% de álcool e 25% de gasolina e não tenho algum problema, acho ariscado 50-50 como mencionaram a cima. Fiz algumas médias e todas deram em torno de 4,5 a 6 por litro isso andando em cidade e interior com muitas subidas.
O que me incomoda mais é toda vez antes de sair ter que ficar esquentando, não curto muito isso mas além não tenho o que reclamar não....
Entao voce esta andando com mais gasolina que alcool, basta fazer as contas. Nosso alcool tem 5% de gasolina e nossa gasolina 27% de alcool.
De pelo menos uma reduzida no ponto entao para andar mais sossegado