Ver Versão Completa : diferença ronco motor bandeirante om e 14b
mauriciocsf
06/02/2014, 02:07
estou vendo uns bandeirantes e gostaria de saber se é possivel identificar o motor apenas pelo ronco, sem olhar a documentaçao ou perguntar ao proprietario, creio que os videos seja de om e 14b.
tambem pergunto se tem diferença de ronco entre os om?
é melhor o om364, por ser o mais recente entre os om, ou existe um anterior melhor em durabilidade, manutençao?
dos seguintes videos qual é o motor utilizado, pra eu ficar ligado quanto ao ronco, se alguem tiver algum video que mostre bem com identificar posta ai.
esse video a partir de 4 segundos ate 9 segundos
http://www.youtube.com/watch?v=XOae5oF8XbY
http://www.youtube.com/watch?v=h4CIDdjgpyI
GERALDOMS
06/02/2014, 08:52
Dá pra diferenciar sim.
Se não estiver enganado em ambos os vídeos o motor é o OM 314, o barulho dele é muito característico.
mauriciocsf
06/02/2014, 12:57
Dá pra diferenciar sim.
Se não estiver enganado em ambos os vídeos o motor é o OM 314, o barulho dele é muito característico.
vi esse outro video e indica om 364 porem achei o ronco o mesmo quando em marcha lenta, possivel ver na lenta aos 2:48
http://www.youtube.com/watch?v=-Ez4YjTGP24
falta o do 14b, so achei ele acelerando.
Wanderson Braga Neves
06/02/2014, 15:07
Esta toyota só poderá ser ano 1993/1994, isto pelo bocal do tanque, do lado esquerdo, caso não seja este ano com certeza será o 14B.
mauriciocsf
06/02/2014, 15:17
Esta toyota só poderá ser ano 1993/1994, isto pelo bocal do tanque, do lado esquerdo, caso não seja este ano com certeza será o 14B.
me explica isso ai do lado do bocal do tanque, nao sabia dessa. essa desse video logo acima é 94 om 364
mauricio,
a diferenca do ronco dos motores,seria como comparar o ronco de uma hilux com um fusca,
ou seja um om quando acelera forte se escuta de longe,é nao é algo ruim nao,um belo som.
um 14b original,quase nao faz barunho,é tao silencioso quanto uma hilux modelo antigo.
o melhor mundo é ter uma viatura com cada motor,cada um tem seu charme/seu som caracteristico.
pergunte ao dono de uma ferrari se ele gosta do barulho do motor do carro.....a resposta vai ser a mesma que o dono de uma band com motor OM vai lhe dar...coisas da vida,que so entende quem tem.e vicia,cuidado.ok
hercilio.neto
07/02/2014, 09:37
É fácil distinguir um 14B.
Já entre os motores Mercedes já é um pouco mais complicado. Para comparar pelo som, teriam que estar com escapamentos originais, o que não é comum.
Visualmente é possível distinguir as Band com 14B, pois o bocal do tanque é do lado do motorista. As 93 e 94 com motor OM364 - que também tem o bocal do lado do motorista - possuem entradas de ar (escotilha) nos pés, e as 14B não tem.
Kkkk essa do último video que não passa no atoleiro é a minha.
Uma das primeiras trilhas que eu fiz com a Band, o pessoal me botou naquele atoleiro ferrado com pneus VJ900... ali nem Tork e Fronteira deram conta.
Naquela época a Band ainda era aspirada e com escape original.
Ela é ano 1994 OM364 mas não tem a portinha de ventilação no pé.
Acho que só até o início de 1993 (sem motor OM364 é que saiu com ventilação no pé).
mauriciocsf
08/02/2014, 02:27
Uma das primeiras trilhas que eu fiz com a Band, o pessoal me botou naquele atoleiro ferrado com pneus VJ900... ali nem Tork e Fronteira deram conta.
Acho que só até o início de 1993 (sem motor OM364 é que saiu com ventilação no pé).
legal, preciso comparar em marcha lenta o 14b com algum om, o do 14b ta dificil, acelerando ja da pra perceber a diferença positiva pro om, achei muito bom o barulhao.
Em Marcha lenta o OM tem um TOC TOC bem definido, só ver um caminhão 608 / 709 ou 710. O 14b parece mais com o da Hilux antiga. Se vc botar lado a lado um OM e um 14b em marcha lenta, não dá nem para ouvir o 14b funcionando. A ML do OM é 600 RPM e do 14b 850 RPM.
mauriciocsf
08/02/2014, 11:24
Em Marcha lenta o OM tem um TOC TOC bem definido, só ver um caminhão 608 / 709 ou 710. O 14b parece mais com o da Hilux antiga. Se vc botar lado a lado um OM e um 14b em marcha lenta, não dá nem para ouvir o 14b funcionando. A ML do OM é 600 RPM e do 14b 850 RPM.
mesmo 14b sendo 850rpm e om 600 em marcha lenta o om é mais alto, é isso mesmo?
hercilio.neto
08/02/2014, 11:40
Ô Bata, sacanagem esse atoleiro. Dali acho que só sai no guincho.
Sobre a portinhola, voce tem razão. Somente em 93 saiu com ventilação forçada e portinhola - do lado do passageiro tem a portinhola e as aletas da ventilação forçada.
Outra diferença das band 5 marchas com motor OM é suporte de bateria no cofre do motor com 2 baterias.
mecamaniaco
08/02/2014, 12:32
mesmo 14b sendo 850rpm e om 600 em marcha lenta o om é mais alto, é isso mesmo?
Isso acontece prq o 14b tem uma borboleta no coletor de admissão para diminuir o ruído, se vc tirar ele fará mais barulho.
É a evolução das coisas, mais forte, mais resistente, menos barulhento, menor e mais leve! ;-)
mauriciocsf
08/02/2014, 15:02
posso afirmar que se for do lado esquerdo é 14b, somente om se for 93 ou 94. caso for do lado direito obrigatoriamente é om.