PDA

Ver Versão Completa : Temperatura no vermelho 2x e agora? A junta aguenta?

Alexandre ST
05/02/2014, 20:53
Na 1a fervida foi culpa da bomba d`agua. Troquei no Fraga, bomba e algumas mangueiras. colocou o selo de controle de temperatura no bloco (cabeçote). Tudo bem, não passou de 102°C Na última foi a mangueira superior do radiador. Vasou a água. tome ponteiro no vermelho. Em ambas as vezes vi subindo, desliguei o motor, mais mesmo assim foi até o vermelho. Como sobe rápido esse ponteiro!
O selo da APAREN ficou todo preto, a temp. passou dos 138°c.
Dei partida com o motor frio, pegou normal. (Não fiquei olhando muito, fiquei com medo de piorar tudo, foi só para tirar do guincho e por na garagem)
Pergunta:
Mesmo sem sintomas de junta queimada, ela pode estar danificada a ponto de valer a pena substituí-la?
Land 90tinha 2002 motor 2.5tdi

Como foi dito em outro tópico.

E AGORA JOSÉ?

CGAUER
05/02/2014, 21:08
Agora? Reze para não ter acontecido nada!

Infelizmente é a única coisa que resta fazer. Não vale a pena abrir para ver, se deu problema os sintomas aparecerão na estrada em velocidade alta.

Instale o quanto antes um sensor de nível d'água e assim evite futuros aborrecimentos.

Abraços

Clemente

Na 1a fervida foi culpa da bomba d`agua. Troquei no Fraga, bomba e algumas mangueiras. colocou o selo de controle de temperatura no bloco (cabeçote). Tudo bem, não passou de 102°C Na última foi a mangueira superior do radiador. Vasou a água. tome ponteiro no vermelho. Em ambas as vezes vi subindo, desliguei o motor, mais mesmo assim foi até o vermelho. Como sobe rápido esse ponteiro!
Dei partida com o motor frio, pegou normal. (Não fiquei olhando muito, fiquei com medo de piorar tudo, foi só para tirar do guincho e por na garagem)
Pergunta:
Mesmo sem sintomas de junta queimada, ela pode estar danificada a ponto de valer a pena substituí-la?
Land 90tinha 2002 motor 2.5tdi

Como foi dito em outro tópico.

E AGORA JOSÉ?

Alexandre ST
05/02/2014, 22:06
OK Clemente Obrigado!
Vou montar tudo e torcer.
O sensor já estava instalado. mas é o curto, aí ficava apitando com o nível normal de água. Resolvi desligar até encontrar o longo.
Deu no que deu!:parede:

bello
06/02/2014, 10:45

Olá Alexandre, que selo é este? Nunca ouvi falar.
Abs
Sergio

Marado
06/02/2014, 12:16

Abs
Sergio

SELO TERMÔMETRO (http://www.aparem.org.br/noticias/boletim27/selo.html)

Marado
06/02/2014, 12:43
Mesmo sem sintomas de junta queimada, ela pode estar danificada a ponto de valer a pena substituí-la? E AGORA JOSÉ?

Creio que você poderá ter uma ideia da extensão do estrago, levando a viatura para medir a compressão do motor. Também já faria uma troca de óleo e filtro, já que o mesmo deve ter virado "óleo de fritura"...

Alexandre ST
07/02/2014, 14:57

Abs
Sergio

Esse selo marca a temperatura que o Cabeçote atinge. Cada quadrado branco corresponde a uma temperatura que aumenta para direita. Quando atinge a temperatura respectiva do quadrado branco ele fica preto ¨queima¨. essa foto foi antes do aquecimento. Agora ta tudo preto.:cry:
Olha aí a foto.
449963

bello
07/02/2014, 17:05
Esse selo marca a temperatura que o Cabeçote atinge. Cada quadrado branco corresponde a uma temperatura que aumenta para direita. Quando atinge a temperatura respectiva do quadrado branco ele fica preto ¨queima¨. essa foto foi antes do aquecimento. Agora ta tudo preto.:cry:
Olha aí a foto.
449963

Legal. Onde se compra isso?
Abs
Sergio

André Sheffer
07/02/2014, 19:34
CGAUER,... acompanho o fórum, e vejo que vc e o Meccanno são bons entendidos de defender.... Eu estou negociando minha 90, e como estou em viagem... Deixei para fechar o negócio na minha volta, que é semana que vem.... Pergunto: tem algum sinal e ou o que posso verificar para ver se ela já ferveu ? ... E ou se a junta esta comprometida? Obrigado... Abraço.

André.S

Meccano
07/02/2014, 23:11
:chorandoderir: HehehehAndré, tenho a Defender a um ano, mas sou muito curioso e xereta!

O Gauer & Galera são os caras! relaxa que já vem resposta.

Grande Abraço!

André Sheffer
08/02/2014, 01:10
Grande Meccano,... Heheh acompanho o fórum a pouco tempo, desde que decidi que queria uma defender...pesquisei e pesquisei até encontrar uma 90 , 2001 SW, verde com teto branco... único dono... Que para minha surpresa está muito,boa,... Pesquisei e procurei por vasamentos, amassados, falta de cuidados em geral... E sim, não encontrei muita coisa... Ela está muito boa mesmo, para ter uma ideia a beberia ainda é a original e o estepe tb!... Só recentemente ele trocou os pneus originais...

.... Hj, estou em El Calafate, patagonia... Vim de avião, já é a segunda vez... mas a próxima vez, virei com ela... Pois sou fotografo e gosto de sair sem rumo para fotografar...já comprei todos os mapas e conheço bem a região, pois aluguei um carro e andamos por tudo...

enfim, lendo os,post, me questionei sobre superaquecimento e juntas queimadas, por isso perguntei...agradeço o contato... Vou continuar pesquisando e assim q estiver com ela, posto as fotos e vamos trocando idéias...

Grand abraço! E parabéns pela 110,... Ando acompanhando os cuidados...

:chorandoderir: HehehehAndré, tenho a Defender a um ano, mas sou muito curioso e xereta!

O Gauer & Galera são os caras! relaxa que já vem resposta.

Grande Abraço!

CGAUER
08/02/2014, 12:11
André,

não tem como ver o estado da junta ou cabeçote em sí, mas caso algo tenha sido consertado é relativamente fácil descobrir olhando com atenção os entornos do cabeçote, se todos os pequenos parafusos dos acessórios estão lá e o estado das suas cabeças (marcas de chave) bem como o estado da tubulação original do retorno dos injetores e marcas de chave nos próprios.

Também é comum achar marcas de pancada com cimento durante o manuseio do cabeçote.

Praticamente não existe mecânico que preste atenção nos detalhes.

Outro ponto que denuncia um motor que foi refeito, é a espessura da junta do cabeçote. Por falta de instrumentos para medir a protusão dos pistões os mecânicos colocam sempre a mais grossa, identificada por 3 furos na parte exposta para fora do motor, bem ao lado do filtro de ar (no Defender). Sim, pode acontecer de um carro vir originalmente com uma junta de 3 furos, mas é raro. Geralmente vem com 1 ou 2 furos.

Por sorte o 300tdi é um motor extremamente simples, mais simples que um motor de Fusca, é sério! Não só isso, um bloco parcial novo de um 300tdi (bloco, virabrequim, pistões, bielas, etc) comprado diretamente de um distribuidor custava em 2010 R$ 4500 e o cabeçote R$1800. Na época pesquisei para ter um jogo de reserva para o futuro, mas acabei comprando um PowerStroke 2.8 TGV completo, com, TGV, alternador, arranque e sistema de injeção novo no pallet por R$ 18k...

Em resumo, preços proporcionais ao Fusca. rsrs

A única coisa que não se conserta facilmente no LR é o chassi e a carroceria. O resto é fácil encontrar.

Abs

Clemente

PS: não trabalho com fotografia mas me arrisco... Álbuns de fotos de CGauer no Flickr (http://www.flickr.com/photos/cgauer/sets/)

CGAUER,... acompanho o fórum, e vejo que vc e o Meccanno são bons entendidos de defender.... Eu estou negociando minha 90, e como estou em viagem... Deixei para fechar o negócio na minha volta, que é semana que vem.... Pergunto: tem algum sinal e ou o que posso verificar para ver se ela já ferveu ? ... E ou se a junta esta comprometida? Obrigado... Abraço.

André.S

André Sheffer
08/02/2014, 20:42
Clemente, (Gauer)

obrigado pelo retorno..., como comentei estou esperando ansiosamente a semana que vem, quando retorno para finalizar a compra da minha 90tinha... Cada dia que passa fico procurando defenders pela rua afim de satisfazer minha ansiedade... Porém parece que só piora... Heheheh,... Mas é assim mesmo,... É um sonho antigo e que agora está prestes a se concretizar.... No fundo eu buscava uma 110, mas apareceu uma 90 único dono, e muito bem cuidada... E acabou me cativando. É aquela história de que o carro escolhe o dono...

entrando no assunto da junta, eu confesso que entendo um pouco de mecanica, mas sempre pergunto e tento me interar, afim de aprender um pouco mais... Já olhei os parafusos, e sim, todas as mangueiras e mesmo o chassis, e tudo que pode indicar que ela sofreu... Porém ela está acima da média sendo que o atual dono é muito cuidadoso com ela...para ter uma ideia a bateria ainda é original, (2001) e o acendedor de cigarros, nunca foi usado... Hehehe

enfim,... Volto da patagonia na terça-feira e na chegada no aeroporto já vou ligar para marcar o dia que irei buscá-la...

Assim q tiver com ela, posto algumas fotos... E vou tirando minhas dúvidas com vcs... Pois sei que terei trabalho a fazer,.? E nada melhor do que contar com vcs. E a experiência que tem...

Fico feliz que as peças hj, estão mais fáceis de encontrar e mesmo os valores acessíveis... Bem como sendo o motor tão simples quanto o do fusca... Boa notícia. Pois minha maior preocupação era justamente o valor e a dificuldade em encontrar peças básicas e essenciais....

Obrigado, abraco e vamos falando...

ps. Já olhei algumas fotos... E acho que logo logo já pode viver da fotografia... Hehehe... Abs

Sheffer.

André,

não tem como ver o estado da junta ou cabeçote em sí, mas caso algo tenha sido consertado é relativamente fácil descobrir olhando com atenção os entornos do cabeçote, se todos os pequenos parafusos dos acessórios estão lá e o estado das suas cabeças (marcas de chave) bem como o estado da tubulação original do retorno dos injetores e marcas de chave nos próprios.

Também é comum achar marcas de pancada com cimento durante o manuseio do cabeçote.

Praticamente não existe mecânico que preste atenção nos detalhes.

Outro ponto que denuncia um motor que foi refeito, é a espessura da junta do cabeçote. Por falta de instrumentos para medir a protusão dos pistões os mecânicos colocam sempre a mais grossa, identificada por 3 furos na parte exposta para fora do motor, bem ao lado do filtro de ar (no Defender). Sim, pode acontecer de um carro vir originalmente com uma junta de 3 furos, mas é raro. Geralmente vem com 1 ou 2 furos.

Por sorte o 300tdi é um motor extremamente simples, mais simples que um motor de Fusca, é sério! Não só isso, um bloco parcial novo de um 300tdi (bloco, virabrequim, pistões, bielas, etc) comprado diretamente de um distribuidor custava em 2010 R$ 4500 e o cabeçote R$1800. Na época pesquisei para ter um jogo de reserva para o futuro, mas acabei comprando um PowerStroke 2.8 TGV completo, com, TGV, alternador, arranque e sistema de injeção novo no pallet por R$ 18k...

Em resumo, preços proporcionais ao Fusca. rsrs

A única coisa que não se conserta facilmente no LR é o chassi e a carroceria. O resto é fácil encontrar.

Abs

Clemente

PS: não trabalho com fotografia mas me arrisco... Álbuns de fotos de CGauer no Flickr (http://www.flickr.com/photos/cgauer/sets/)

Felipe07
08/02/2014, 22:19
Pessoal sabemos que monitorar a temperatura e o nível da água é fundamental em nossos 300tdi. Por isso, além do sensor de nível pretendo instalar um marcador de temperatura auxiliar com escalas de 40 a 120 graus (analógico ou até mesmo digital).

Perguntas:
Alguém tem alguma sugestão de sensor/relógio para o 300tdi?

O sensor de temperatura localizado no conjunto da válvula termostática é o melhor local para aferir essa temperatura? (pergunto isso pois já vi sensores instalados na própria mangueira de água).

Desde já agradeço a todos.

Abs,

Felipe

Alexandre ST
08/02/2014, 23:45
Oi felipe! Dá uma procurada que tem um Post sobre isso dando muitas dicas, inclusive com links de fornecedores de peças. JÁ li tudo mais fzr que é bom nada. Deu no que deu! Abç

Alexandre ST
08/03/2014, 18:45
Pra quem perguntou sobre o selo do cabeçote do motor, encontrei nessa retífica por R$9

Retifica motor vidro, r. Curuça 454076

bello
08/03/2014, 18:50
Pra quem perguntou sobre o selo do cabeçote do motor, encontrei nessa retífica por R$9

Retifica motor vidro, r. Curuça 454076

Tinha sito eu.
Obrigado
Sergio