Ver Versão Completa : Barulho estranho ao acelerar o Jimny e 4x4 não engata.
Boa tarde pessoal,
Recentemente entrei para o mundo do 4x4 e ainda tudo é muito novo pra mim. Tenho dusas dúvidas:
1) - Meu Jimny vem fazendo um barulho bem sutil (parace " bater pino") quando arranco com o carro e mudo de uma marcha para outra. Após acelerar bem, o barulho some.
2) - Eu aperto o botão para engatar o 4x4 mas percebo que não está acontecendo. Andei em um Jimny de um amigo e senti a diferença. No meu Jimny, eu parei o veículo, coloquei o carro em ponto morto...Mas não funcionou. Também tentei com o veículo em movimento ( abaixo de 100km/h e com a direção alinhada) mas também não fucniconou.
Alguém pode dar uma luz? Levei o carro para alinhar e balancer recentemente.
Obrigado pela força.
Cocatriz
05/02/2014, 16:35
Bom, pelo barulho, não vou comentar, além de não saber muito de mecânica não tenho idéia das causas que podem gerar esse barulho.
Agora sobre o 4x4, posso dar uns pitacos. o 4x4 hi que enganta andando o 4x4 Lo só parado com o pé na embreagem.
Ambos são engatados por um compressor de ar. Então se nenhuma das 2 está engatando, você pode fazer os seguintes testes.
1 - Fusiveis,
2 - Engatar com o caro levantado e ver se consegue ouvir barulho de ar vazando.
jorgeffn
05/02/2014, 17:47
Boa tarde pessoal,
Recentemente entrei para o mundo do 4x4 e ainda tudo é muito novo pra mim. Tenho dusas dúvidas:
1) - Meu Jimny vem fazendo um barulho bem sutil (parace " bater pino") quando arranco com o carro e mudo de uma marcha para outra. Após acelerar bem, o barulho some.
2) - Eu aperto o botão para engatar o 4x4 mas percebo que não está acontecendo. Andei em um Jimny de um amigo e senti a diferença. No meu Jimny, eu parei o veículo, coloquei o carro em ponto morto...Mas não funcionou. Também tentei com o veículo em movimento ( abaixo de 100km/h e com a direção alinhada) mas também não fucniconou.
Alguém pode dar uma luz? Levei o carro para alinhar e balancer recentemente.
Obrigado pela força.
thmxneo você relatou em outro tópico que o seu carro sofreu um sinistro, pode ser que durante a manutenção do carro, caso ela não tenha sido feita em oficina especializada em 4x4, deixaram de ligar algum fio ou algum componente que ativa o diferencial dianteiro e as rodas livres. Te aconselho a levar em um mecânico que entenda bem de 4x4 para que ele possa te passar um diagnóstico.
abs!!!
Valeu pela dica Cocatriz! Abraço.
Jorgeffn, vou levar o carro na sexta-feira(07/02/2104) em um mecânico de 4x4. Posto o resultado aqui depois. Abraço.
Galera,
Encontrei um arquivo que fala sobre o 4x4 do Jimny no Google(uma espécie de troubleshooting bem legal). Levei o carro no mecânico mas ,após ler o arquivo e pesquisar em outras fontes, percebi que o cara estava me enrolando($$$$). A luz do 4WD no painel está piscando. Pelo que pesquisei pode ser problema no sistema de vácuo, falha da solenóide ou falha do pressostato. Vi um post de um cara que teve problema igual no Jimny dele e disse que trocou uma mangueira... Só não disse onde, qual... Bom...Vou tentar colocar um pouco da Engenharia que estou aprendendo pra funcionar.
Quanto ao barulho ao acelerar, também não consegui uma solução ainda. Mas um amigo que também tem Jimny disse que o barulho não é de "bater pino". O barulho ocorre sempre que piso mais fundo no acelerador. Como se estivesse arranhando.
Valeu.
Abraços.
Galera,
Encontrei um arquivo que fala sobre o 4x4 do Jimny no Google(uma espécie de troubleshooting bem legal). Levei o carro no mecânico mas ,após ler o arquivo e pesquisar em outras fontes, percebi que o cara estava me enrolando($$$$). A luz do 4WD no painel está piscando. Pelo que pesquisei pode ser problema no sistema de vácuo, falha da solenóide ou falha do pressostato. Vi um post de um cara que teve problema igual no Jimny dele e disse que trocou uma mangueira... Só não disse onde, qual... Bom...Vou tentar colocar um pouco da Engenharia que estou aprendendo pra funcionar.
Quanto ao barulho ao acelerar, também não consegui uma solução ainda. Mas um amigo que também tem Jimny disse que o barulho não é de "bater pino". O barulho ocorre sempre que piso mais fundo no acelerador. Como se estivesse arranhando.
Valeu.
Abraços.
São várias as possíveis causas. Dá uma inspecionada visual para ver se não está com o fio cortado (como neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/129328-luz-da-reduzida-do-jimny-piscando-no-painel.html)
Caso não seja, sugiro seguir essas instruções http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/426128d1376488506-pecas-e-adaptacoes-para-jimny-nps5a96.pdf
Freak,
Valeu pelo manual. Foi esse mesmo que encontrei no google. Eu revirei o carro procurando alguma falha no sistema de vácuo. Mas não achei nada. Bom, segundo o mecânico, o 4x4 felizmente está funcionando. A luz do painel pisca (4wd) mas o 4x4 está normal. Quando aciono a reduzida(4wd - l) o carro fica pesadão. Quanto ao barulho, que aparece sempre que eu piso fundo no acelerador, o mecânico disse que é o miolo do catalisador que está danificado. Disse que não é barato. Liguei para a Suzucar de SP para tentar conseguir um semi novo. Posto depois aqui.
Abraço.
A Suzucar não tem... Alguém conhece esse site Catalisador BOLK - BOL-C031066 para o seu automóvel preços mais baixos - Escape - Catalisador - Catalisador - Catalisador - BOL-C031066 (http://www.mister-auto.pt/pt/catalisador/bolk-bol-c031066_g429_a999BOL-C031066.html)? Encontrei catalisador lá...
Pribeiro
13/03/2016, 10:54
Bom dia galera!
Sou novo aqui no fórum e recém chegado no mundo 4x4. Acabo de adquirir um Jimny 4 street 2012 com 67000km. Estou notando um barulho chiado no motor, como se fosse um barulho de correia, mas aparentemente vem daquela peça que fica atrás da ventoinha de refrigeração do radiador. Alguém aí ja teve problema parecido ou poderia me ajudar a esclarecer melhor do que se trata este barulho?
Pribeiro;
Seja bem vindo!
Imagino que "aquela peça" a que se refere, deva ser o acoplador viscoso da ventoinha, que provavelmente não é o responsável pelo barulho.
Meu carro é exatamente igual ao seu e troquei as correias e tensor aos 60 mil km, agora está com 112.000 km rodados e já com um par de correias sobressalentes guardadas, pois daqui a pouco serão substituídas novamente.
Duram bem mais que isso, ma começam a emitir um ronco feio, que lembra até rolamento roncando.
Tem um spray para correias, da Loctite , que aumenta a vida útil, deixando-as mais hidratadas.
Comece pelas correias, se não sumir, vá pro rolamento do tensor. Mas tudo sem preocupação, jipe é assim mesmo....
Todo dia um barulho diferente. Se o cabra esquentar, fica doido!
Boa sorte e posta depois o resultado.
Abs
Pribeiro
21/03/2016, 09:28
Cara, ja to ficando doido mesmo..rsrs. Ontem sai pra andar um pouco em estradas ruins, usei a tração e a reduzida e tudo esta funcionando perfeitamente, o carro esta com a potencia normal e esta com consumo baixo, na media de 10,5 a 11,1 na cidade. Aparentemente nao há nada de errado com o motorzinho, mas o barulho maldito continua lá. Depois que lavei o carro ontem, aparentemente o barulho reduziu muito e quase sumiu, hoje pela manha quando peguei o carro, até me assustei com o silêncio do motor, estava sem o tal barulho, mas depois de rodar uns 500 metros, o barulho irritante voltou novamente. Ao retornar pra casa, tentei novamente identificar de onde vem o som, mas é confuso, aparentemente vem da parte traseira da ventoina, mas ja estou começando a me preocupar se este barulho nao esteja vindo de algum rolamento do comando de válvulas ou coisa parecida...
Mas enfim, seguirei a sua dica e iniciarei a caçada pelas correias, vou ver se encontro o spray da loctite, caso o barulho nao reduza, vou procurando em rolamentos e assim por diante..
Se tiver mais alguma sugestão eu ficarei muito grato.
Obrigado pela ajuda!
Nem se preocupe com comando........tem muita coisa ainda pra fazer barulho, antes de chegar lá. Rolamento do alternador, é uma delas, ou até mesmo o regulador de tensão. Já vi pelo menos um relato, em que o regulador no final da vida, começa a emitir uns sons, que lembram correia patinando.
Boa sorte!
Pribeiro
24/03/2016, 14:39
Boa tarde Leo!
Conforme suas orientações, comecei a realizar os testes para tentar descobrir de onde vem o tal barulho irritante. Pois bem, consegui o spray e coloquei nas correias, mas de nada adiantou, o barulho continuou por lá, como se não tivesse sido feito nada. Então, com a ajuda de um amigo mecânico, acabamos descobrindo que o baruho vem realmente do rolamento do alternador. Após sair do mecânico, passei em um eletricista e o mesmo confirmou que o barulho seria do rolamento do alternador. Ele me passou um orçamento que pode variar de R$80,00 a R$100,00 e disse que leva em torno de 1,5 horas pra realizar o trabalho. Na segunda feira vou até ele pra fazer o serviço e trarei a notícia sobre o resultado aqui no forum novamente.
Show!
Tá fácil de resolver!
Aproveita e troca as escovas do alternador. Acho que as do Astra ou Monza, me parece que servem, na falta das originais.
Depois informa qual a escova que deu certo.
Abs
Pribeiro
29/03/2016, 16:27
Boa tarde!
Enfim problema sanado. Realizei hoje a troca do rolamento do alternador. Eu tava muito sismado que isto não acabaria com o barulho, mas deu certo, era mesmo o rolamento. Existem dois rolamentos no alternador, um menor e um outro maior, eu fiz a troca de ambos, mas foi nitido que o problema estava no menor, pois o mesmo estava travando ao girar na mão. Agora o motor esta tão silencioso que parece estar desligado em marcha lenta. Por sorte era apenas este rolamento, porque eu tava com medo de ser a bomba dágua....
Com relação as escovas, estas estavam zeradas e não foi preciso troca-las. Perguntei ao eletricista se a do astra ou as do monza dariam certo, mas ele nao soube dizer ma hora.
Agradeço pelas dicas Léo, problema solucionado!
Maravilha!
Posta ai umas fotos da viatura.
Abs
Pribeiro
31/03/2016, 07:29
Rsrs.... Como faço pra anexar fotos??
Pribeiro
04/04/2016, 18:44
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526168&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526169&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526170&stc=1Segue foto!http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/526167-barulho-chiado-no-motor-jimny-4street-_20151113_211923.jpg
XANDÃO POSSE
05/04/2016, 18:02
Boa tarde existe algum grupo de wat sap do jimny ?
Pribeiro
06/04/2016, 15:25
Boa tarde amigão,
Segue o link pro grupo do zap jinmy:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/150216-grupo-whatsapp-jimny.html
Pribeiro,
esse barulho era alto, tipo um passarinhado? troquei minhas correias, pode ser que esteja, frouxas, mas a direção está perfeita. Não imaginei que pudesse haver problema em rolamentos ou que possa ser necessário trocar o tensor de uma delas.... o meu tá com 80milkm....
abraços,
Boa tarde!
Enfim problema sanado. Realizei hoje a troca do rolamento do alternador. Eu tava muito sismado que isto não acabaria com o barulho, mas deu certo, era mesmo o rolamento. Existem dois rolamentos no alternador, um menor e um outro maior, eu fiz a troca de ambos, mas foi nitido que o problema estava no menor, pois o mesmo estava travando ao girar na mão. Agora o motor esta tão silencioso que parece estar desligado em marcha lenta. Por sorte era apenas este rolamento, porque eu tava com medo de ser a bomba dágua....
Com relação as escovas, estas estavam zeradas e não foi preciso troca-las. Perguntei ao eletricista se a do astra ou as do monza dariam certo, mas ele nao soube dizer ma hora.
ericteles54
19/06/2017, 15:45
Reativando um pouco o tópico.
Meu Jimmy 2015 começou a ficar com a direção dura e chiando a correia quando viro a direção com o carro parado. Dei uma olhada e dá para ver que a polia roda e a correia fica parada.
Tem como ajustar o tensor ou só trocando mesmo? Teoricamente o tensor deveria estar bom já que o carro só tem 40000km
Se alguém puder ajudar eu agradeço.
O tensor da correia de ar / direção, pode ser ajustada com chave Allen (8 ou 10 mm, estou na dúvida) e 10 mm de boca / omega.
Às vezes, tem que soltar um pouco o radiador e fazer espaço para a Allen. Tem a cavidade Allen no tensor, com esta finalidade.
JLN FRANÇA
26/03/2018, 20:19
Boa tarde!
Olá Pribeiro. Tem alguma foto do seu alternador desmontado ?? Por acaso o seu eletricista saberia informar como se localiza o fio que vai para o D+ do alternador ?? Isto me serviria (para todos nós) para automatizar o farol, para acendê-lo quando ligar o carro evitando multas desnecessárias. Aguardo.
Mário Takeo
19/06/2020, 17:38
Olá pessoal, gostaria de deixar aqui, algumas dicas:
Troquei o rolamento do Tensor (tensionador, esticador) da correia da direção hidráulica do meu Jimny 2016, pois estava fazendo um barulho estridente com o motor frio, depois parava. O rolamento que estava lá, era de fabricação japonesa, NSK, código 6010DU2. Não consegui encontrar do mesmo fabricante. Achei do fabricante Koyo, também "made in japan", com o código 60102RSC3, deu certo!
OBS: Troquei apenas o rolamento. O suporte aproveitei o mesmo. Encontrei um vídeo no youtube que nos ajudou muito: YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=86rcNBoedT0)
Boa tarde!
Puxa, que boa notícia!
Tenho um Jimny 2016, que peguei zero. O carro andou perfeito até o ano passado, quando começou essa novela da correia do alternador chiando. Já troquei a correia 3 vezes em uma mecânica de confiança aqui. Na 3ª vez eles me falaram pra levar na concessionária, pq não conseguiam diagnosticar qq tava causando o problema.
Na concessionária, trocaram a correia e a polia tensora. O carro andou bem umas 2 semanas e começou a chiar de novo. Voltei la e eles só tensionaram mais. 6 meses depois fiquei na estrada de novo com a correia estourada. Voltei na concessionária e trocaram novamente a correia, alegando que tinham recebido um lote ruim da primeira vez...
Se passaram outros 6 meses e ontem fiquei na estrada de novo, com a correia arrebentada, de novo.
Dessa vez, na concessionária me disseram que o problema é o alternador, e querem me cobrar R$7 mil por um alternador novo, e mais R$1 mil de mdo!
Agora que achei esse forum, resolvi que vou pedir só pra colocarem uma correia nova, que ta na garantia, e vou levar o carro numa autoelétrica pra ver se trocam apenas os rolamentos.
Uma dúvida, é normal esse valor tão alto pra um alternador novo pro Jimny? Achei absurdo o preço cobrado pela concessionária, de R$7mil. Procurei na internet e encontrei por cerca de R$5mil, o que ainda acho caro...
O qq esse alternador tem de tão especial? Se for o caso de trocar o alternador todo, será que tem jeito de adaptar um alternador de outro carro no Jimny?
Puxa, que boa notícia!
Tenho um Jimny 2016, que peguei zero. O carro andou perfeito até o ano passado, quando começou essa novela da correia do alternador chiando. Já troquei a correia 3 vezes em uma mecânica de confiança aqui. Na 3ª vez eles me falaram pra levar na concessionária, pq não conseguiam diagnosticar qq tava causando o problema.
Na concessionária, trocaram a correia e a polia tensora. O carro andou bem umas 2 semanas e começou a chiar de novo. Voltei la e eles só tensionaram mais. 6 meses depois fiquei na estrada de novo com a correia estourada. Voltei na concessionária e trocaram novamente a correia, alegando que tinham recebido um lote ruim da primeira vez...
Se passaram outros 6 meses e ontem fiquei na estrada de novo, com a correia arrebentada, de novo.
Dessa vez, na concessionária me disseram que o problema é o alternador, e querem me cobrar R$7 mil por um alternador novo, e mais R$1 mil de mdo!
Agora que achei esse forum, resolvi que vou pedir só pra colocarem uma correia nova, que ta na garantia, e vou levar o carro numa autoelétrica pra ver se trocam apenas os rolamentos.
Uma dúvida, é normal esse valor tão alto pra um alternador novo pro Jimny? Achei absurdo o preço cobrado pela concessionária, de R$7mil. Procurei na internet e encontrei por cerca de R$5mil, o que ainda acho caro...
O qq esse alternador tem de tão especial? Se for o caso de trocar o alternador todo, será que tem jeito de adaptar um alternador de outro carro no Jimny?
Salve MBV:
Eu trocaria a polia do alternador, que deve estar gasta e arrebentando a correia.(Part Number: 31171-60G30).
Rodar com a correia folgada e chiando, acaba a polia, que fica com as canaletas afiadas.
Outra hipótese, é dos rolamentos do alternador estarem pesados, acabando a correia e a polia.
Acredito que uma revisão nos rolamentos do alternador e a troca da polia, além de correias novas, novamente, resolverão seu problema.
Esquece isso de 7000 K por um alternador. Nem que fosse de ouro.....
Boa sorte e posta aqui o resultado.
Abraço
Leonel
Salve MBV:
Eu trocaria a polia do alternador, que deve estar gasta e arrebentando a correia.(Part Number: 31171-60G30).
Rodar com a correia folgada e chiando, acaba a polia, que fica com as canaletas afiadas.
Outra hipótese, é dos rolamentos do alternador estarem pesados, acabando a correia e a polia.
Acredito que uma revisão nos rolamentos do alternador e a troca da polia, além de correias novas, novamente, resolverão seu problema.
Esquece isso de 7000 K por um alternador. Nem que fosse de ouro.....
Boa sorte e posta aqui o resultado.
Abraço
Leonel
Valeu Leonel,
Já levei o carro numa autoelétrica hoje e o mecânico tirou o alternador e disse que ta zero.
Ele comentou, no entanto, que a polia do alternador parece bem gasta mesmo... provavelmente por ter andado com restos das correias velhas...
Agora estou na caça de uma polia nova, mas não to achando em lugar nenhum. Nem na concessionária daqui eles tem. Só encomendando, com entrega pra 90 dias, e no preço de R$440,00...
Achei em outros tópicos aqui do fórum que o alternador da Tracker, ou do Uno com ar condicionado, serviriam no Jimny... será que a polia do alternador desses carros também serviria?
Alguma dica de onde posso conseguir essa polia (Part Number: 31171-60G30)?
Olá m_b_v:
Comprei a polia meses atrás com o Marcio, da RAKKI.
011-97306-0483
Não lembro quanto paguei, mas não chegou a 200 reais.
Sugiro pedir as correias também, a do AC inclusive. Deixa logo tudo ZERO.
Já ouvi sobre o alternador do UNO e Tracker servirem no Jimny, com a polia do....Jimny.
Boa sorte!