Conectar

Ver Versão Completa : Óleo dos diferenciais e barulho à 50km/h



Vinícius-RS
29/11/2005, 13:46
Boa tarde! Neste fim de semana entrei de vez para o mundo off-road. Ganhei do meu pai um Jeep Kaiser 68 4cl OHC, com a mecânica toda original, tirando direção hidraulica e freio a disco.
Como não se sabe quando foi trocado o óleo, gostaria de saber qual se usa em ambos diferencias, o mecanico falou que são iguais, mas no posto me informaram que não. O óleo do motor eu já troquei.
Mas o problema que me preocupa é um barulho que se agrava em velocidades superiores a 50km/h, com a tração 4x2 simples e no asfalto. Faz um barulho, aparentemente na caixa, de engrenagens ou rolamentos. Tem alguma coisa a ver com o fato do Jeep não possui roda-livre? Alguem já enfrentou algo parecido?
Abraço...

DougBRSP
29/11/2005, 14:04
Parabéns pela viatura, cria uma ficha dela com fotos no Frota 4x4...

Óleos: câmbio: óleo SAE 90, diferenciais: SAE 90 EP (extrema pressão) se der uma pesquisada no fórum vai achar bastante coisa sobre o assunto.

Quando ao barulho não acredito que seja o fato de não ter roda livre a menos que o cardan dianteiro/cruzetas esteja com problemas, barulho de rolamento é fácil de identificar, como é o barulho é como um ronco q aumenta com a velocidade?

[]s

Vinícius-RS
29/11/2005, 22:33
Em breve, quando a emoção acalmar, crio uma ficha dele na seção 4x4!! :mrgreen: :mrgreen:
Obrigado pelo auxilio no óleo. Ele está com uma pequena folga no cardan dianteiro, na cruzeta e na luva. Seria só isso? O barulho é exatamente o que você falou, conforme aumenta a velocidade ele aumenta e vai dando uns roncos(parecem peidos) :mrgreen: :mrgreen:
heheh... valeu cara, obrigadão mesmo.

Marcelo
30/11/2005, 08:29
Vinicius,

Esse ronco pode ser do câmbio ou ainda folga da coroa&pinhão, ou talvez esteja com pouco óleo em ambos. :pensativo:
Faz uma verificação por etapas: primeiro verifica o óleo dos diferenciais e câmbio. Como você não sabe que óleo estava lá, escoa tudo e coloca óleo novos conforme recomendaram. Depois verifica as folgas dos cardans, pinhão etc. :wink: :wink:
Dai você consegue ter um diagnóstico mais preciso. :concordo: :concordo:

[s] lubrificados,

Alessandro Henrique
30/11/2005, 10:31
Vinícius-RS,
Uma boa revisao eh essencial ja que existem muitos componentes no sistema de transmissao que estao sujeitos a desgaste e consequentemente ocasionando vibracao e ruido.

Sds.

klaus motta
30/11/2005, 15:48
Parabens pela viatura.Mas motor original OHC no jeep 68 tem certeza?Estou perguntando por que realmente não sei.
Boa sorte
Abraços
Klaus

Vinícius-RS
30/11/2005, 21:48
Boa noite pessoal! Sim, 4 cilindros original e com muito orgulho!! :mrgreen: :mrgreen: , brincadeira, o motor é sim um 4 OHC, e o Jeep um Kaiser 68. Agora você me deixou com uma dúvida. heheh. Hoje no final da tarde já abri os diferenciais e deixei escoando o óleo velho. Amanhã de manhã farei uma limpeza completa nos diferenciais. Vou fazer o que o Marcelo sugeriu. Trocar o óleo(só os dos diferenciais, pois os do câmbio aparentam estar bons), e depois começar a trocar as peças folgadas.
Um abraço e muito obrigado pela ajuda. :concordo: :concordo: