Ver Versão Completa : Torções na trilha
Nelson Foto
03/02/2014, 20:49
Boa noite..............
neste fds fiz uma trilha pela região de Alumínio (perto de Sorocaba/SP)
ao parar num posto para darmos um relax........percebi meu radiador vazando água.........
bom............o pessoal continuou a trilha e eu voltei guinchado
ao tirar o radiador.........
ele estava assim
449475
marcado como se uma das pás da hélice tivesse ¨lambido¨ o radiador
fomos analisar a hélice e realmente uma estava marcada............
conversando hoje com um ¨antigão¨ nas trilhas.........ele disse que isso pode acontecer.........numa torção mais acentuada.......
alguém já passou por isso?
abraços
jorgeffn
03/02/2014, 21:31
Boa noite..............
neste fds fiz uma trilha pela região de Alumínio (perto de Sorocaba/SP)
ao parar num posto para darmos um relax........percebi meu radiador vazando água.........
bom............o pessoal continuou a trilha e eu voltei guinchado
ao tirar o radiador.........
ele estava assim
449475
marcado como se uma das pás da hélice tivesse ¨lambido¨ o radiador
fomos analisar a hélice e realmente uma estava marcada............
conversando hoje com um ¨antigão¨ nas trilhas.........ele disse que isso pode acontecer.........numa torção mais acentuada.......
alguém já passou por isso?
abraços
Nelson... você passou por muita lama, ou fez travessia de rios?? não lembro em qual tópico nem exatamente o que aconteceu, mas me parece que alguém de Jimny teve um problema parecido ao passar por locais alagados, tipo um galho ou algo parecido contribuiu para que as pás pegassem no radiador....... vou ver se acho onde vi isso....
em tempo, achei isso aqui... mas acho que tem outro relato... http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/114233-jimny-nacional-o-que-mudou-elogios-e-criticas-55.html
Abs!!
Nelson Foto
03/02/2014, 21:59
Pois é, Jorge..............
fiz travessia de um atoleiro.............mas depois disso..........fizemos uma parada........onde já daria para perceber se estivesse vazando água..............
depois dessa parada............é passamos por uma descida onde exigiu muito do carro em termos de torções......mas, nada impede de ter entrado um galho.......
mas, quem está na chuva.............é pra se queimar, como dizia Vicente Matheus.............rsrsrs
Valeu, Jorge...........quero ver se no meio do ano......faço a Estrada Real......a antiga.......
Abraço
jorgeffn
04/02/2014, 00:34
Pois é, Jorge..............
fiz travessia de um atoleiro.............mas depois disso..........fizemos uma parada........onde já daria para perceber se estivesse vazando água..............
depois dessa parada............é passamos por uma descida onde exigiu muito do carro em termos de torções......mas, nada impede de ter entrado um galho.......
mas, quem está na chuva.............é pra se queimar, como dizia Vicente Matheus.............rsrsrs
Valeu, Jorge...........quero ver se no meio do ano......faço a Estrada Real......a antiga.......
Abraço
Nelson... não me lembro de ouvir falar de problemas ligados ao radiador por causa de torção em trilhas... aqui em Minas temos trilhas com muitas valas e pedras onde existe muita torção do carro... com o Jimny não cheguei a fazer trilhas pesadas, mas já fiz muitas com um Vitara e uma Pajero GLS-B q tive e nunca vi ou ouvi falar de problemas deste tipo ligados a torção nas trilhas... mas não se pode destacar totalmente a possibilidade....
Então... apesar de ser não ser o assunto do tópico.. heheheh no último final de semana fiz um trecho da ER (Caminho dos Diamantes) fui até Conceição do Mato Dentro e de lá passei pelos vilarejos de Córregos, Tapera, Itaponhoacanga e pelas cidades de Alvorada de Minas e Serro, chegando ao vilarejo de Milho Verde onde passei o final de semana (após Milho Verde tem outro vilarejo, São Gonçalo do Rio das Pedras e depois a cidade de Diamantina). Infelizmente não tirei fotos do caminho, pois já era fim de tarde e fiz boa parte do trajeto já a noite. A região é muito bonita e vale demais a pena conhecer, apesar da região estar sofrendo com a mineração (minério de ferro) feita pela Anglo America.
seguem umas fotos do passeio, mesmo não nada do caminho dá para ter uma ideia da beleza da região....
https://picasaweb.google.com/109371205791092714478/MIlhoVerdeMG
abs!!!
Nelson Foto
04/02/2014, 08:15
Jorge.........
pois é......isso também me deixou surpreso...........mas estou apenas ¨supondo¨, pois nada impede de ter entrado um galho.........uma pedrinha...........estar numa trilha implica, por mais cuidado que tenha, usar o carro no limite......é claro que tudo dentro de um parâmetro seguro, acho que houve uma acidente de percurso, coisa mais do que normal quando se está numa trilha
Caraca!!!!!!! Vi as fotos!!!!!!! Lugar espetacular!!!!!!!!!!! Fiquei com mais vontade!!!!!!!!!! rsrsrs
Abs
Impressionante como o seu, do Leo BA e do Julisson ficaram praticamente com a mesma cicatriz em forma de sorriso como foi comentado rsrs No mais, eu descartaria torção. Ou é galho ou é a água que flexionou as haletas.
[ ]'s
Que viatura é?
Se for Vitara 2 portas, verifica uma barra de aço que atravessa de uma longarina do chassis à outra. Quando esta barra quebra, o cofre do motor pode torcer.
Nelson Foto
04/02/2014, 13:46
Nanito.........
é um Jimny 4 sun.........e as barras estão intactas......
valeu!!!!!!!!!!!
Nelson Foto
04/02/2014, 13:47
Sério?????????
não tinha visto isso................
Impressionante como o seu, do Leo BA e do Julisson ficaram praticamente com a mesma cicatriz em forma de sorriso como foi comentado rsrs No mais, eu descartaria torção. Ou é galho ou é a água que flexionou as haletas.
[ ]'s
Seguindo o raciocínio do Nanito, acho legal verificar os pontos de apoio de radiador ou mesmo coxim de motor (onde a hélice é presa independentemente). Em todo caso, esse parece ser um problema "crônico" que aconteceu em outros Jimnys exatamente da mesma forma. E deveria ser coberto pela garantia.
Já diz muitas travessias, andei rápido em rua completamente alagada com água na metade da roda, etc. Nunca tive problemas e não tinha qualquer proteção (peito de aço). Tem uma proteção plásstica em volta da hélice e acho difícil um galho chegar ali (que é o que poderia causar este tip de dano). O espaço entre a hélice e o radiador não é grande e talvez com giro alto, a hélice tenha tendência a flexionar. Ou água, lama, etc flexionarem ela. Mesmo assim não justifica. Se atravessar um alagadinho faz isso, devolve o Jimny pra fábrica. Exija seus direitos.
[ ]'s
Nelson, dá uma bisbilhotada na página que o Jorge postou e nas subsequentes.
Sério?????????
não tinha visto isso................
Tem certeza que foi nessa trilha?
Meu amigo colocou uma chapa de moedas inox no radiador, de frente para a hélice. Se a helice entortar ela gira raspando e nao danifica. Se quebrar não consegue pegar o radiador.
Gastou 20 reais.
Boa solução, Nava. Essa história da pá da hélice flexionar em alagados parece mais comum do que o novato aqui imaginava. Neste texto abaixo recomendam até remover a correia do acoplamento viscoso, dependendo da profundidade. A água pode fazer a hélice girar no sentido contrário, sendo uma leve flexionada suficiente pra danificar o radiador.
Deixar o motor esfriar um pouco e saber escolher a marcha certa (pra não precisar trocar durante e pro giro não subir acima de 3k) também são dicas boas.
Fonte: 4x4 and a Water Crossing - Treading Water Offroad (http://www.offroaders.com/info/tech-corner/reading/water-crossing.htm)
Nelson Foto
04/02/2014, 17:47
Boa NAVA!!!!!!!!!!
vou adaptar uma chapa desta
Meu amigo colocou uma chapa de moedas inox no radiador, de frente para a hélice. Se a helice entortar ela gira raspando e nao danifica. Se quebrar não consegue pegar o radiador.
Gastou 20 reais.
Olhe, eu nunca vi ninguem parar para o motor esfriar antes de entrar em poça ou rio...NUNCA!
Muito menos tirar correia e afins...pergunte ao pessoal do pantanal ou la da amazonia se fazem isso, nada a ver.
Outra, vc entra num alagado, 1a reduzida, na boa, começa a apanhar, o rio começa a te levar dai vc pensa:
ah não, não posso acelarar pq a ventoinha pode quebrar! Vai sonhando...
Levei tempo para aprender e te digo o seguinte: prepare o carro para a pior situação possível dentro do seu perfil de uso. O máximo que vai acontecer é vc nunca ter de usar. Mas proteções e acessórios que melhoram a confiabilidade do veículo são imprescindiveis.
Lá no meio da trilha não dá para pedir teletransporte a ENTERPRISE...entrou já era!
AlemãoRS
06/02/2014, 18:36
Olhe, eu nunca vi ninguem parar para o motor esfriar antes de entrar em poça ou rio...NUNCA!
Muito menos tirar correia e afins...pergunte ao pessoal do pantanal ou la da amazonia se fazem isso, nada a ver.
Outra, vc entra num alagado, 1a reduzida, na boa, começa a apanhar, o rio começa a te levar dai vc pensa:
Levei tempo para aprender e te digo o seguinte: prepare o carro para a pior situação possível dentro do seu perfil de uso. O máximo que vai acontecer é vc nunca ter de usar. Mas proteções e acessórios que melhoram a confiabilidade do veículo são imprescindiveis.
Lá no meio da trilha não dá para pedir teletransporte a ENTERPRISE...entrou já era!
Faço trilha desde 2006 com meu vitara e concordo com tudo que disse.
[ ]'s
Isso aí é água no duro! E um pouquinho de barbeiragem nossa, dando giro demais dentro d´água e fazendo com as palhetas do radiador flexionem avante, raspando o radiador.
Pode coçar o bolso e colocar outro original - Denso. Tentei um "tabajara" da Suzucar, que até refrigerava, mas vazava pela armadura plástica, próximo à tampa.
Foi só o tempo (30 dias) de chegar o original e tirei o "tabajara" que tá aqui encostado. Vendo por "dezreal"!! Hehehe...
Gastou 20 reais.
Já escutei esta sugestão de um jipeiro véio, e parece que funciona.
Mas não cheguei a fazer. Apenas dou menos giro nas travessias.
Nava, não tenho muita experiência com off road, como sempre deixo bem claro nos meus posts. O fato é que a água sim flexiona as pás, como pudemos concluir (novidade pra mim).
Achei interessante as dicas do site, mas e concordo com você que o mundo real é outra história. Também nunca vi removerem a polia pra travessias, mas já vi usarem lona pra fazer bolha de ar (pantaneiros). Também achei legal quando falam que, ao invés de subir o giro, o correto é tentar mover o volante de um lado pro outro tentando ganhar tração nos pneus. Tudo me soa coerente.
Acredito que só porque se faz assim ou assado, não precisa necessariamente estar certo. Nas poucas trilhas que fui com jipeiros ditos mais experientes, vi muitos resgates sendo feitos de maneira "errada". Mas. como disse, tô longe de ser expert no assunto.
Preparar pro pior também concordo. No meu caso, mesmo que quisesse fazer trilha pesada, meu bolso não estaria preparado pra eventuais quebras. Por isso que dicas como essa de uma grelha de 20 reais são importantes.
O pessoal do Jimny, em sua maioria, também é novo nas trilhas. Temos que tentar aprender o máximo na teoria pra evitar maiores prejús na prática.
[ ]'s
Nelson Foto
11/02/2014, 20:48
Boa noite............
lendo este tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/tecnicas-de-conducao-e-navegacao-off-road/87548-ruas-alagadas-e-travessias-de-cursos-d-agua.html
percebi algo interessante e similar ao que aconteceu comigo
quando entrei num lamaçal com um certo nível de água...............meu ar condicionado estava ligado.........portanto, a ventoinha funcionando ¨no talo¨...........isso pode ser o causador dela ter empenado e ¨lambido¨ meu radiador.........
Boa noite............
lendo este tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/tecnicas-de-conducao-e-navegacao-off-road/87548-ruas-alagadas-e-travessias-de-cursos-d-agua.html
percebi algo interessante e similar ao que aconteceu comigo
quando entrei num lamaçal com um certo nível de água...............meu ar condicionado estava ligado.........portanto, a ventoinha funcionando ¨no talo¨...........isso pode ser o causador dela ter empenado e ¨lambido¨ meu radiador.........
não sei no jimny mas a ventoinha do ar na TK fica na frente, portanto, se o raspado for na frente foi o ar se não foi a ventoinhado motor.
Abs
Infelizmente muita coisa que aprendi foi errando!
Seria bom termos um "professor" explicando as possiveis melhorias no carro de acordo com o perfil de uso de cada um...mas mesmo que existisse seria desacreditado pelos argumentos antigos e velhos paradigmas...
Pois é, procuro sempre conversar com quem tem mais experiência. Mas, pela teimosia, ainda sou cobaia do meu próprio laboratório. Sou capaz de testar alguma coisa até o ponto de quebrá-la. Mais ou menos isso.