Ver Versão Completa : Duvidas sobre o Liquido de arrefecimento TR4
Leo Hanna
03/02/2014, 17:55
Prezados, adquiri recentemente uma TR4 2007 mecanica a gasolina. Tenho dúvidas quanto ao sistema de refrigeração do motor.
Não encontrei o reservatorio reserva do liquido de arrefecimento; somente vi um tanque de condensação ao lado do radiator. qual a função deste tanque? Como verifico o nível do liquido de arrefecimento?
Vc tem o manual? Que eu saiba só tem um lugar para visualizar e completar o nível do líquido. ( ou trocar o liquido).
Leo Hanna
04/02/2014, 17:21
Muito grato Leojaz. Realmente, faltou ler o manual.
Grande abraço
lscalango
20/05/2014, 14:41
Leo Hama, também fiquei nessa duvida. Acredito que realmente seja esse o tanque para completar o nivel. Olhando esse tanque de condensação, o meu está pouco acima do mínimo. Minha dúvida é, devo completar até o nive máximo ou deixar ali pela metade? Outra coisa, tenho um fluido de radiador desses de supermercado que usava no meu antigo veiculo, posso usar na TR4 ou tem de ser um específico.
AirtonLieuthier
20/05/2014, 21:35
Leo Hama, também fiquei nessa duvida. Acredito que realmente seja esse o tanque para completar o nivel. Olhando esse tanque de condensação, o meu está pouco acima do mínimo. Minha dúvida é, devo completar até o nive máximo ou deixar ali pela metade? Outra coisa, tenho um fluido de radiador desses de supermercado que usava no meu antigo veiculo, posso usar na TR4 ou tem de ser um específico.
Vamos lá...
A TR4 utiliza um sistema semelhante aos Civic's mais antigos, que é um reservatório de expansão, ou seja, qdo o sistema necessita, ele vai nesse reservatório buscar o liquido.
Um problema nesses sistemas: completar com liquido. Pq? Pq o tal fluído de arrefecimento acaba limpando o sistema...e essa sujeira, solta no sistema, acaba gerando problemas.
O ideal seria esgotar o sistema todo...limpar (radiador tbem) e aí sim....completar com o fluído, na proporção indicada pelo fabricante.
Vc pode completar com água (não use água da torneira, pq o cloro presente nela acaba corroendo o alumínio do radiador e outras peças).
E verifique sempre o nível. A falta do mesmo vai dar um preju violento.
Abraços
arlysonmark
21/05/2014, 06:15
Pelo ano recomendava troca aditivo orgânico + água bidestilada! se for para completar usar somente água bidestilada.
lscalango
22/05/2014, 13:29
Vamos lá...
A TR4 utiliza um sistema semelhante aos Civic's mais antigos, que é um reservatório de expansão, ou seja, qdo o sistema necessita, ele vai nesse reservatório buscar o liquido.
Um problema nesses sistemas: completar com liquido. Pq? Pq o tal fluído de arrefecimento acaba limpando o sistema...e essa sujeira, solta no sistema, acaba gerando problemas.
O ideal seria esgotar o sistema todo...limpar (radiador tbem) e aí sim....completar com o fluído, na proporção indicada pelo fabricante.
Vc pode completar com água (não use água da torneira, pq o cloro presente nela acaba corroendo o alumínio do radiador e outras peças).
E verifique sempre o nível. A falta do mesmo vai dar um preju violento.
Abraços
Nesse caso, Eu deveria completar com água até o nível máximo? Pretendo fazer uma revisão nela e pedirei pra limpar todo o sistema, mas não queria fazer isso agora. E como o nivel está em cima do mínimo, preciso completar para ter segurança. Em relação a agua utilizada, vi que muitos recomendam agua destilada, mas so via isso no laboratorio de geomorfologia que eu trabalhava.. Onde acho isso no mundo real? hehehhe
AirtonLieuthier
22/05/2014, 15:51
Nesse caso, Eu deveria completar com água até o nível máximo? Pretendo fazer uma revisão nela e pedirei pra limpar todo o sistema, mas não queria fazer isso agora. E como o nivel está em cima do mínimo, preciso completar para ter segurança. Em relação a agua utilizada, vi que muitos recomendam agua destilada, mas so via isso no laboratorio de geomorfologia que eu trabalhava.. Onde acho isso no mundo real? hehehhe
Isso até se vende em lojas automotivas...
No caso do meu antigo Civic, ele vinha com um galão de 3,6 litros, que era a capacidade total do sistema...não usava água, apenas esse preparado.
Pode completar com um pouco de água sim...e qdo fizer a revisão e limpeza, coloque o aditivo...
Abraços
TOYOTA1964
12/06/2015, 15:50
como abre a tampa do tanque de expansão
leduardo
12/06/2015, 16:13
ao lado desse reservatório, do lado esquerdo de quem está de frente pro carro, no meu carro sai uma mangueira que fica simplesmente pendurada, eu notei isso ao verificar o nível do líquido de arrefecimento. Realmente não existe nenhum engate pra essa mangueira??
AirtonLieuthier
13/06/2015, 22:15
ao lado desse reservatório, do lado esquerdo de quem está de frente pro carro, no meu carro sai uma mangueira que fica simplesmente pendurada, eu notei isso ao verificar o nível do líquido de arrefecimento. Realmente não existe nenhum engate pra essa mangueira??
Creio que seja um dreno... pra escoar pra fora, caso tenha excesso.
Ele não é conectado em lugar nenhum, que eu tenha visto.
leduardo
15/06/2015, 10:07
Creio que seja um dreno... pra escoar pra fora, caso tenha excesso.
Ele não é conectado em lugar nenhum, que eu tenha visto.
Então realmente deve ser só um respiro ou algo do tipo, achei suspeito porque a mangueira estava realmente pendurada, sem nem uma presilha de plástico ou algo, está solta pro lado
Entrei aqui no fórum justamente para achar resposta para esta pergunta. Ainda bem que é normal. Achei que tinha soltado a mangueira de algum lugar enquanto regulava os faróis.
Valeu !
gilbertomoral
05/09/2016, 11:50
A minha TR4 2007 tb. tem esse respiro (mangueira solta).
fsantoss
15/10/2016, 11:34
Pessoal,
Só complementando com uma informação que pode ser útil, segundo o manual da minha TR4 2007, a capacidade do sistema de arrefecimento é de 6 litros, já contando com 0,65 litros do reservatório.
Vitor dos Santos Melo
27/12/2017, 19:05
Boa tarde,eu adquiri uma tr4 a poucos dias,e estou com dúvida em relação ao líquido de arrefecimento.
Eu devo encher o radiador,e o reservatório ao lado manter no nível máximo???