Ver Versão Completa : Injeção Eletrônica em Motor GM151 - Preparado - Dúvidas
Guilherme.luisdg
03/02/2014, 16:37
Como alguns sabem, tenho o motor GM151 no meu Jipe, e o mesmo está preparado (Vira do GM153, Pistões e Bielas do 4.100, Comando 260º...), e estou decidido a Injetar!
Comprei hoje o modulo Pandoo Pulser Plus, ele não controla a ignição, nem preciso, pois utilizo a DD da MotorSpice, e tb comprei o coletor com flauta para 4 bicos injetores.
tenho as seguintes dúvidas:
- Qual TBI usar?
- Quais Injetores usar?
- Quais sensores serão necessários?
Lembrando que meu motor não é mais 2.5 e sim +ou- 2.9!
:pensativo:
Dae Guilherme...
Eu tbm estou nessa de injetar... vamos ver se consigo lhe ajudar...
Não sei qual o coletor você comprou, mas acredito serem 90% todos iguais, que são feitos para usar a TBI de base quadrada...
Eu estive olhando esse aqui pra mim... acho que o melhor diâmetro par o opala 4 seria 75mm...
Corpo borboleta Quadrado 60mm, 65mm, 70mm e 75mm Fundido Nacional - MotorParts (http://www.motorparts.com.br/produto/Corpo-borboleta-Quadrado-60mm%2C-65mm%2C-70mm-e-75mm-Fundido-Nacional.html)
Quanto aos bicos, seria interessante usar no mínimo bicos de algum carro 2.4 ou algum 2.0 que tenha uma boa potência, e usar uma bomba de combustível forte tipo a famosa bomba de GTI com pressão mínima de 3 bar...
O sensores necessários seriam, sensor MAP ( integrado a Pandoo ), sensor de TPS, sensor de temp motor, e sensor de tempo do ar... bom seria usar sonda lambda tbm para o acerto e correção caso essa Pandoo faça correção por sonda...
Vamos trocando idéia... forte abraço!!
Guilherme.luisdg
03/02/2014, 17:39
Vlw amigo, o pessoal da Pandoo me disse que ela faz correção por sonda sim, e indicaram usar alguma sonda Planar de 4 fios.
Já os bicos encontrei uns da S10 Flex 2.4, creio que seja o ideal, tem 2 modelos o Bosch 0280156086 e o 0280155930, não sei a diferença dos dois, um custa R$50 cada e o outro R$70, já a bomba estava pensando nessa GTI mesmo.
Vou pesquisar mais, e mantenho aqui atualizado tb.
Guilherme.luisdg
03/02/2014, 17:41
Achei a diferença:
0280156086 - Motores 8v
0280155930 - Motores 16v
então é a primeira opção.
Guilherme.luisdg
03/02/2014, 17:44
Quanto ao TBI o que acha da Opção do Kadett ou Monza 2.0?
Dae Guilherme,
Nunca vi pessoalmente essa TBI... mas teria que saber o diâmetro da borboleta... e se ela encaixa no coletor... no mais acho que não teria problemas em usar essa...
JÁ sobre os bicos, seria interessante comparar a vazão desses dois modelos...
rodrigo.hoffman
04/02/2014, 09:21
Se a ideia é partir pra TBI mono de monza/kadett as fotos estão ai.. http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/130778-injetar-ohc-2.html#post2065989..A instalação com certeza vai ser bem mais simples que a de 4 bicos..
To já mais encaminhado no projeto e digo que o troço fica bom.. Breve viddeosss
[ ] ´s
opa...agora participando por aqui.
minha configuração é bem parecida com a sua Guilherme...eu vou com uma TBI de monza com bico a álcool (já comprados). é bem fácil de adaptar no coletor pois é só fazer uma flange. depois, se ficar legal e eu ficar entediado eu monto um multiponto.
vou com modulo MSracing.
uma coisa: não ache que a correção pela sonda vai resolver todos os seus problemas, ela é muito discreta..só faz pequenos ajustes. a maior vantagem da sonda lambda é usa-la para acertar o motor, já que todo o acerto pode ser feito lendo o vácuo do motor e a leitura da sonda. no meu caso, eu tenho uma sonda de 4 fios genérica...já adaptada no escapamento (mas não está ligada), quero coloca-la para funcionar ainda neste mes para dar umas testadas com o carburador ainda. provavelmente depois do carnaval (quando eu comprar o módulo) vou acabar partindo para uma sonda lambda wide que funciona melhor para este tipo de ajuste.
abs
Guilherme.luisdg
04/02/2014, 10:46
Comprei mais itens hoje:
04 Bicos Injetores Bosch S10 2.4 Flex cod. 0280156086
01 Sonda Lambda Planar Bosch Universal
E já estou fechando os seguintes:
01 Bomba de Combustivel mod. GTI
01 Dosador HPI
01 Sensor de Temperatura MTE-4053
04 Conectores dos Bicos
Tá faltando o danado do TBI com Sensor TPS, que tem que ser mecânico, pois adaptar eletrônico com sensor não rola!
M-Beltrame
04/02/2014, 11:01
Quanto vcs acham que vem de potencia?
Estou com vontade de prepara e injetar tb...
Abraços
Abraços
aí vai depender basicamente do que vc vai querer fazer...
Best Cars Web Site - Consultório de Preparação (http://bestcars.uol.com.br/cp-opala.htm)
abs
Guilherme.luisdg
04/02/2014, 12:53
Achei um TBI do Kadett GSI (Multiponto), já com o sensor completo por R$150 fiquei com ele! Praticamente tudo comprado, agora é esperar chegar! Mas a instalação vai ficar para quando finalizar a reforma do meu jipe.
Guilherme.luisdg
04/02/2014, 12:58
Abraços
Meu motor atualmente está na casa de +ou- 130cvs, creio que injetado chegue a uns 150cvs.
nascimentoft
04/02/2014, 15:24
Boa tarde! Tenho um motor de opala 4 cilindros 151 azul, que gostaria de instalar injeção eletrônica... Penso num sistema mono ponto mesmo, penso em usar o tbi do monza. Gostaria de saber se existe algum modulo de injeção eletrônica original de algum veiculo que eu possa usar alem dos módulos programáveis com pandoo e etc?
alem da injeção quero também instalar um turbo.
No kit do turbo já veio com dosador e uma bomba de kadet.
O motor esta com ignição eletrônica ,eu terei que trocar a ignição eletrônica.
alguém poderia me ajudar?
Muito obrigado
Boa tarde! Tenho um motor de opala 4 cilindros 151 azul, que gostaria de instalar injeção eletrônica... Penso num sistema mono ponto mesmo, penso em usar o tbi do monza. Gostaria de saber se existe algum modulo de injeção eletrônica original de algum veiculo que eu possa usar alem dos módulos programáveis com pandoo e etc?
alem da injeção quero também instalar um turbo.
No kit do turbo já veio com dosador e uma bomba de kadet.
O motor esta com ignição eletrônica ,eu terei que trocar a ignição eletrônica.
alguém poderia me ajudar?
Muito obrigado
nascimentoft, já ouvi pessoas dizendo que o módulo do kadett funciona. mas nunca vi ao vivo. Além disso, vai depender muito de quem conseguir reprogramar a injeção, eu ainda acho bem mais fácil usar uma programável, ainda mais se vc quer instalar o turbo.
vc pode trocar só a injeção, ou injeção + ignição. fica a seu critério. mas ter o ganho total eu mexeria nos dois. aí em são paulo deve ter bastante gente que instala esse tipo de injeção. tem até curso para instalador da fueltech.
abs
M-Beltrame
06/02/2014, 10:36
aí vai depender basicamente do que vc vai querer fazer...
Best Cars Web Site - Consultório de Preparação (http://bestcars.uol.com.br/cp-opala.htm)
abs
Acho dificil a "aspirada media" render 150 cv... Muito dificil hahahahha
Obrigado
Abs
Acho dificil a "aspirada media" render 150 cv... Muito dificil hahahahha
Obrigado
Abs
bom, eu não tenho muito parâmetro para calcular pq nunca coloquei meu carro no dinamometro...mas um dia eu coloco.
o mais importante para mim era chegar em algo próximo a 22 - 23 kgf.m de torque....
abs
Guilherme.luisdg
06/02/2014, 11:57
Tb nunca coloquei no dinamometro, e tb não tenho interesse, sei que o motor tá com um folego fora do normal, e com rendimento próximo ao GM250 6cil original, ou seja, não acho impossível atingir os 150cvs, se adicionar um comando melhor, e fazer mais algumas melhorias, mas é possível sim!
Ah minhas peças para injetar estão todas compradas... agora é aguardar!
Tb nunca coloquei no dinamometro, e tb não tenho interesse, sei que o motor tá com um folego fora do normal, e com rendimento próximo ao GM250 6cil original, ou seja, não acho impossível atingir os 150cvs, se adicionar um comando melhor, e fazer mais algumas melhorias, mas é possível sim!
Ah minhas peças para injetar estão todas compradas... agora é aguardar!
pois é...acho que o meu chega a 150 cv com um acerto bom...lembrando que meu comando é 298, tenho 13:1 de taxa e válvulas gigantes...ele gira fácil 6000 rpm (lógico que na trilha são poucas as vezes que fiz isso)...
enquanto isso, minha ansiedade só aumenta.
Guilherme.luisdg
06/02/2014, 18:39
pois é...acho que o meu chega a 150 cv com um acerto bom...lembrando que meu comando é 298, tenho 13:1 de taxa e válvulas gigantes...ele gira fácil 6000 rpm (lógico que na trilha são poucas as vezes que fiz isso)...
enquanto isso, minha ansiedade só aumenta.
Comando 298º! hehehe tem lenta mais não! O ruim de um comando assim, que a curva do torque sobe, mas por outro lado a cavalaria sobe e muito, mas como no meu caso queria potencia mas sem prejudicar o torque a escolha foi o 260º. Mas deve estar uma ignorância. Esse GM151 aceita tudo, e de fácil manutenção.
Comando 298º! hehehe tem lenta mais não! O ruim de um comando assim, que a curva do torque sobe, mas por outro lado a cavalaria sobe e muito, mas como no meu caso queria potencia mas sem prejudicar o torque a escolha foi o 260º. Mas deve estar uma ignorância. Esse GM151 aceita tudo, e de fácil manutenção.
aí que tá...ele tem um lobe center bem alto...logo a lenta dele é ótima...desde que o carburador esteja regulado direito, o que num carro á alcool dura bem pouco...
abs