PDA

Ver Versão Completa : Dúvida na montagem da reduzida

Doutor Gory
01/02/2014, 16:22
Caros

Desmontei minha reduzida para dar uma geral, agora na montagem estou com uma dúvida, já montei o eixo primário e coloquei os rolamentos estou sem o fucinho traseiro, quando coloco o fucinho dianteiro com a junta de vedação testo e esta tudo funcionando, engato e desengato a tração dianteira coloco em normal e consigo girar o eixo coloco no neutro e fica tudo solto e coloco na reduzida e consigo girar o eixo com a mão. O problema vem quando eu apenas encosto dois parafusos do fucinho dianteiro, eu não aperto apenas encosto dois parafusos em X e o que acontece, a tracão dianteira engata normalmente mas quando coloco na posição do neutro não solta o carretel e quando eu coloco na reduzida não consigo mais girar o eixo com a mão.

A pergunta é, isso é assim mesmo ? tenho a impressão que antes de desmontar eu conseguia girar o eixo com a mão mesmo com a tração e reduzida ligadas !

Se alguem puder me dar uma luz agradeço.

[]'s

Wagner

Ricardo MG
01/02/2014, 18:25
Caros

Desmontei minha reduzida para dar uma geral, agora na montagem estou com uma dúvida, já montei o eixo primário e coloquei os rolamentos estou sem o fucinho traseiro, quando coloco o fucinho dianteiro com a junta de vedação testo e esta tudo funcionando, engato e desengato a tração dianteira coloco em normal e consigo girar o eixo coloco no neutro e fica tudo solto e coloco na reduzida e consigo girar o eixo com a mão. O problema vem quando eu apenas encosto dois parafusos do fucinho dianteiro, eu não aperto apenas encosto dois parafusos em X e o que acontece, a tracão dianteira engata normalmente mas quando coloco na posição do neutro não solta o carretel e quando eu coloco na reduzida não consigo mais girar o eixo com a mão.

A pergunta é, isso é assim mesmo ? tenho a impressão que antes de desmontar eu conseguia girar o eixo com a mão mesmo com a tração e reduzida ligadas !

Se alguem puder me dar uma luz agradeço.

[]'s

Wagner

Wagner,

entre a carcaça da CT e as saídas para os cardãs, existem calços metálicos de espessuras diferentes, vc trocou os rolamentos? Pode ser que na sua CT o mecânico colocou uma junta grossa 1/16" ou 1/32" e vc deve ter colocado junta velumeide de 1/64".

abs

Doutor Gory
03/02/2014, 10:20
Ricardo

Era isso mesmo o ajuste dos rolamentos !

Resolvido !

Valeu

Wagner

Ricardo MG
04/02/2014, 22:11
Ricardo

Era isso mesmo o ajuste dos rolamentos !

Resolvido !

Valeu

Wagner

Wagner,

Ótimo.... o importante é que vc resolveu o problema.

abs

matrakaum
05/02/2014, 09:14
Kra já que vc. está mexendo e, pelo que entendi, conseguiu... Pq. vc. não faz um vídeo-tutorial para o Povo daqui... Eu sou um que não tive coragem de desmontar por não entender bulufas de como aquilo é montado

Pablo.pinto2007
05/02/2014, 12:34
Eu tive o maior medo também... mas deu tudo certo na minha... pois o que já ouvi dizerem que desmontou e quando montou não deu uma volta no quarteirão!!! e a minha não vaza nada (consegui uuuuuuuhhhhhhuuuuuuuu)...

Abraços!

Pablo

Doutor Gory
05/02/2014, 13:33
Pablo

Essa é minha esperança que não vaze e que fuincione ! Tomara que eu consiga !

Matrakaum

Eu to seguindo os tutoriais que tem lá no pirate4x4 muito bom com fotos e muitas descrições da uma olhada lá, se não achar me avisa que eu te mando por MP os links !

[]´s

Wagner

Ricardo MG
05/02/2014, 13:52
Eu tive o maior medo também... mas deu tudo certo na minha... pois o que já ouvi dizerem que desmontou e quando montou não deu uma volta no quarteirão!!! e a minha não vaza nada (consegui uuuuuuuhhhhhhuuuuuuuu)...

Abraços!

Pablo

hehehe, foi o meu caso, as engrenagens da minha CT simplesmente fundiu uma na outra, só porque o mexanico retirou os calços....

abs

Ricardo MG
05/02/2014, 13:55
Pablo

Essa é minha esperança que não vaze e que fuincione ! Tomara que eu consiga !

Matrakaum

Eu to seguindo os tutoriais que tem lá no pirate4x4 muito bom com fotos e muitas descrições da uma olhada lá, se não achar me avisa que eu te mando por MP os links !

[]´s

Wagner

... Eu já perdi as esperanças, o meu fica bom durante alguns meses(+ ou - 500 km), depois começa a vazar!!!

abs

Doutor Gory
05/02/2014, 16:35
Ricardo

Vaza aonde ? Vc ta usando junta ou silicone ?

[]´s

Wagner

Ricardo MG
05/02/2014, 16:40
Ricardo

Vaza aonde ? Vc ta usando junta ou silicone ?

[]´s

Wagner

Wagner,

Já usei silicone, jogo de junta, usei velumoide... mas vaza princiopalmente no retentor, piorou depois que coloquei o freio a disco na CT!

abs

Doutor Gory
05/02/2014, 18:53
Putz tb estou colocando o freio de mão na reduzida !

Desmontei o eixo entalhado da reduzida e me deparei com a seguinte situação, uma folga bem grande quando as duas engrenagens estão acopladas e o que parece ser uma bucha de bronze na engrenagem esta toda esmigalhada inclusive tinha pedaços de metal dessa bucha por todo o lado !

vou postar fotos !

449706

449707

449708

449714

[]'s

Wagner

antonio umino
05/02/2014, 19:00
Doutor Gory....E amigos do Forum
Ao lidar com a caixa de cambio e reduzida, mesmo lavando as mãos fica o cheiro terrivel do óleo de cambio.

Para tirar o cheiro deste óleo ou mesmo da gasolina faz o seguinte.

Pega a borra de café coado..... e esfrega nas mãos e braços.
Pode estar com um pouco de detergente ou sabão em pó.
Acaba saindo o cheiro caracteristico do óleo ..
Estou para desmontar a caixa de reduzida para adaptar o rolamento na engrenagem e o pino desta engrenagem.

Ok.
grande abraço.

Doutor Gory
05/02/2014, 19:19
Antonio

Valeu pela dica mas acho que já acostumei com o cheiro !

Outra coisa que eu notei é que as capas dos rolamentos conicos são diferentes, a da frente tem o código 14274 e tem a borda abaulada enquanto que o rolamento de trás tem a capa 14276 com a borda mais quadrada, é assim mesmo ? eu comprei dois novos com a capa 14276 tem problema ?

[]'s

Wagner449721

Denis Takashi
05/02/2014, 22:33

Desmontei o eixo entalhado da reduzida e me deparei com a seguinte situação, uma folga bem grande quando as duas engrenagens estão acopladas e o que parece ser uma bucha de bronze na engrenagem esta toda esmigalhada inclusive tinha pedaços de metal dessa bucha por todo o lado !

vou postar fotos !

449706

449707

449708

449714

[]'s

Wagner

Rapaz, posso estar enganado, mas essa bucha de bronze acho que não é original.

O que já vi em algumas reduzidas é o eixo desgastar, a ponto de ficar um " degrau" no mesmo, com isso a engrenagem fica folgada, acho que quando a pessoa andava muito tempo com o eixo inferior folgado ou rebocado por muito tempo com a reduzida em neutro.

O vazamento do eixo de saida pode ser varias coisas : luva do cardã desgastada, folga nos rolamentos conicos, respiro entupido, falta da arruela da porca do eixo de saida( ela que veda as estrias da luva)e etc.

()´s

Thiago Rodeghel
06/02/2014, 02:21
Eu nunca vi esta bucha de bronze... faz tempo que não mexo na reduzida do meu Jeep, mas não me recordo dessas buchas de bronze dentro da engrenagem...

[s]

antonio umino
06/02/2014, 11:02
449780
Estou desmontado uma caixa ...
E para tirar a frange...?????
Acabei fazendo de uma chapa uma ferramenta...
fiz uns furos 3/8 3 furos.... os da ponta para parafusar na frange e a do centro para colocar um parafuso, ou uma barra roscavel de 3/8 rosca grossa. uma porca por dentro e uma chave 9/16... a frange acabou saindo.
Segue foto da tal ferramenta..
Doutor Gory.
Ainda não cheguei nos rolamentos..
Assim que desmontar vou verificar as capas dos rolamentos.

ok.

abçs

eliasFerreira
06/02/2014, 11:24
449780
Estou desmontado uma caixa ...
E para tirar a frange...?????
Acabei fazendo de uma chapa uma ferramenta...
fiz uns furos 3/8 3 furos.... os da ponta para parafusar na frange e a do centro para colocar um parafuso, ou uma barra roscavel de 3/8 rosca grossa. uma porca por dentro e uma chave 9/16... a frange acabou saindo.
Segue foto da tal ferramenta..
Doutor Gory.
Ainda não cheguei nos rolamentos..
Assim que desmontar vou verificar as capas dos rolamentos.

ok.

abçs

Desmontei a minha no mês passado pra trocar o retentor, e pensei que iria precisar dessa ferramenta, mas consegui tirar na mão mesmo.
Saiu com jeito.

antonio umino
06/02/2014, 16:32
Antonio

Valeu pela dica mas acho que já acostumei com o cheiro !

Outra coisa que eu notei é que as capas dos rolamentos conicos são diferentes, a da frente tem o código 14274 e tem a borda abaulada enquanto que o rolamento de trás tem a capa 14276 com a borda mais quadrada, é assim mesmo ? eu comprei dois novos com a capa 14276 tem problema ?

[]'s

Wagner449721

Doutor Gory.
Desmontei a caixa.
As capas dos rolamentos são iguais. 14276.
Acho que o sr não viu direito.... Mas uma das capas a que vai atraz, e tem os calços , fica uma marca destes calços que o numero 6 aparece cortado como se fosse o numero 4.... a principio pensei que fosse o numero 4 mas depois de lavar e limpar observei que as duas capas são iguais a de numero 14276 e rolamento de numero 14131.....
No manual de peças não difere indica o uso de 2 rolamentos.. então os rolamentos são iguais.
Ok..então o sr comprou os rolamentos 14131 com a capa de numero 14276.. está correto..
Ok.
Grande abraço...
e vamos que vamos..... agora vou levar a engrenagem para o torno e colocar rolamento no lugar do pino chorão..

ok.

abçs

Doutor Gory
06/02/2014, 16:45
Antonio

Muito obrigado, se os dois são iguais vamos em frente ! Hoje acabei comprando as duas engrenagens novas pois como falei e mostrei nas fotos por algum motivo bizarro alguém colocou uma bucha de bronze na engrenagem pequena, ainda bem que o eixo ta ok. A engrenagem maior ainda dava para aproveitar mas como ela estava com as bordas dos dentes comidas fiquei com medo de soltar ou desengatar comprei nova tb pra ficar perfeito.

Vou começar a montar hoje.

[]´s

Wagner

antonio umino
06/02/2014, 16:48

vou postar fotos !

449706

449707

449708

449714

[]'s

Wagner

Doutor Gory.

A engrenagem que está com a bucha de bronze não é original.....
esta deve ter desgastado, e fizeram esta bucha para aproveitar a engrenagem... mas originalmente não existe bucha, a engrengem vai direto no entalhado...
Ok.

Ricardo MG
06/02/2014, 20:01
Antonio

Muito obrigado, se os dois são iguais vamos em frente ! Hoje acabei comprando as duas engrenagens novas pois como falei e mostrei nas fotos por algum motivo bizarro alguém colocou uma bucha de bronze na engrenagem pequena, ainda bem que o eixo ta ok. A engrenagem maior ainda dava para aproveitar mas como ela estava com as bordas dos dentes comidas fiquei com medo de soltar ou desengatar comprei nova tb pra ficar perfeito.

Vou começar a montar hoje.

[]´s

Wagner

Wagner,

Provavelmente vc terá que adquirir o eixo tb, como o forista Denis comentou e foi o meu caso, foi o eixo que desgastou, tb tinha comprado as engrenagens e depois precisei adquirir o eixo tb, dê uma verificada.

abs

Doutor Gory
07/02/2014, 10:12
Ricardo

Eu verifiquei o eixo e está ok levei ele junto quando fui comprar as engrenagens e a nova entrou sem folga, comparei com um eixo novo e a medida está correta ! O que aconteceu é que eu montei tudo de novo com os rolamentos novos e não deu certo, mesmo usando todos os calços que eu tinha ainda ficou apertado não deu a folga necessária, prendeu o eixo, o que eu faço ? Providencio mais calços ?

[]´s

Wagner

Ricardo MG
07/02/2014, 10:48
Ricardo

Eu verifiquei o eixo e está ok levei ele junto quando fui comprar as engrenagens e a nova entrou sem folga, comparei com um eixo novo e a medida está correta ! O que aconteceu é que eu montei tudo de novo com os rolamentos novos e não deu certo, mesmo usando todos os calços que eu tinha ainda ficou apertado não deu a folga necessária, prendeu o eixo, o que eu faço ? Providencio mais calços ?

[]´s

Wagner

Wagner,

Bom dia, na sua CT estavam com quantos calços(por saída), no meu estava com 3(uma mais grossa e duas mais finas), vc está usando o feltro nas saídas das luvas, voce "embebeu" um pouco os feltros? Pergunto isso porque se elas forem novas fica um pouco díficil movimentar as luvas.

abs

Doutor Gory
07/02/2014, 10:51
Ricardo

Quando eu desmontei não tinha nenhum calço nem na frente nem atrás, agora eu estou usando um kit da novak que eu comprei nos EUA que vem com as juntas e com os calços apenas para o fucinho traseiro, esses calçõs tem em toprno de 0,010" de espessura, estou usando todos a ainda está apertado !

[]´s

Wagner

Ricardo MG
07/02/2014, 13:36
Ricardo

Quando eu desmontei não tinha nenhum calço nem na frente nem atrás, agora eu estou usando um kit da novak que eu comprei nos EUA que vem com as juntas e com os calços apenas para o fucinho traseiro, esses calçõs tem em toprno de 0,010" de espessura, estou usando todos a ainda está apertado !

[]´s

Wagner

Wagner,

Boa tarde, é vero, realmente os calços são apenas na saída da traseira, se não me engano o calçode maior espessura é de 0,030", no meu foram 2 de 0,010 e 1 de 0,030! Voce verificou a bucha do eixo primário? Vc trocou? pode ser que ficou alguma sujeira dentro do eixo, vc colocou a arruela de encosto antes da trava do eixo?
Vou procurar as fotos quando montei/desmontei a minha CT, fiz isso porque nunca tinha desmontado/montado uma CT, vou procurar em meus arquivos o manual que fala sobreo conjunto.

abs

Doutor Gory
07/02/2014, 14:07
Ricardo

Primeiramente obrigado pela disposição em ajudar !

Eu não cheguei a trocar a bucha mas está limpo e me parece que a bucha está boa, coloquei a arruela nova e a trava !

Vou desmontar tudo de novo verificar e tentar novamente, se você tiver alguma foto ou detalhe que me ajude fico agradecido.

Obrigado !

Wagner

Pablo.pinto2007
07/02/2014, 15:38
Rapaz a minha eu refiz o embuchamento dos 4 yoques (2 da reduzida e 1 de cada diferencial)... esse serviço deve ser embuchado (todos deveriam saber disso), não adianta encher com solda, até porque é ferro fundido, então embucha-se pois o material da bucha (aço) é até mais resistente que o ferro fundido, resistindo melhor ao atrito e demorando mais a vazar, retentores bem ajustados (novos) e dizem que precisaria do feltro pra ficar 100%, mas no meu não tenho isso!!!

Pablo

antonio umino
07/02/2014, 22:12
No desmonte da caixa da reduzida, Também não achei o tal feltro... sòmente o retentor... e nada mais.
Acho que não é necessário.....
Levei a engrenagem no torneiro..... Rapaz.... fica caro o serviço.. mais o eixo (kit do pino chorão com rolamento).
em um pediu R$ 100,00.. e no outro R$ 80,00.... será que é este valor????
Bom, como é eu que estou montando, ganho a mão de obra do mecânico.
Mas voltando à engrenagem da reduzida, da dó tornear.... não está muito gasto.... mas acho que vale a pena colocar o pino chorão.... coloquei na Rural e ficou muito bom...
Desmontei o cambio de 4 marchas do OHC. e vou montar no motor de 6 cil. BF.
Tem que trocar o eixo piloto... e por ai vai..

vamos que vamos.

abçs