PDA

Ver Versão Completa : Fumaçeira / Qualidade do Diesel / Bomba injetora



felipejpx
28/11/2005, 13:13
E ae Galera Jota!!

Meu Jota saiu da oficina, agora com os eixos zerados!! Ficou show! Parou o vazamento no dianteiro. Sem folgas... :dance:

Durou quase um dia minha alegria. Trabalhei na manhã seguinde inteira com o jipe, numa boa. Deixei ele no estacionamento da 12h as 18h, e qdo voltei pra ir pra casa... Tátátátátá.. Uma bateção horrivel... O manobrista do estacionamento falou: "Tá batendo pistão". GELEI!! Meu mecânico chegou no local, deu umas aceleradas e tudo se normalizou (pelo menos o barulho). Ele disse que era água no sistema (de diesel), e que era pra eu fazer a drenagem no filtro e depois sangrar.

Ok. Com muito sofrimento (falta de espaço, etc) consegui fazer isso, e constatei que tava muito, muito sujo. O dreno inferioir estava até entupido. Na quarta-feira, vou providenciar uma limpeza no tanque. Acho que essa sujeira se deu devido a troca da bóia...

Não sei se é receio, mas dá a impressão que não ficou legal. O motor tava redondinho até então, agora parace até que ficou um pouco Xoxo. O Meu jipe tá com o XUD9-TF, de fábrica, e acredito que seja bomba Bosch. Vou prosseguir com as limpezas gerais, mas caso alguém tenha sugestões, estou aceitando. Receio qie tenha passado alguma sujeira/água pelo filtro e atingido bicos/bomba injetora. :parede: De qualquer forma, não deve ser motor (Rezo...), pois tava redondinho... não acho que daria algum problema do nada assim, de uma hora pra outra. Até porque, meu motor não esquenta... pelo menos nunca chegou na faixa vermelha.

Caso seja bico injetor, será difícel de arrumar / achar para substitui-los?? E caso necesite de manutenção na bomba, imagino que seja mais tranquilo que a Lucas/CAV, mas quanto? Algúem sabe??

Espero que não chegue a tanto. Se for só sejeira tô satisfeito...

Desculpem o testamento....

Abraços a todos!
Felipe

nerinei
28/11/2005, 20:44
Amigo,
aconteceu a mesma coisa comigo, no meu caso a solução foi a seguinte: minha bomba lucas foi pro pau, botei uma bosch nova no lugar (r$1700)......bicos injetores foram pro pau, tive que trocar os elementos de três deles e um não deu pra arrumar, tive quer por novo....custo 600 reais...
bom no meu caso depois de arrumar essas duas coisas o motor ficou redondo de novo.........
recomendor fazer o mesmo que eu e colocar um separador de água...
se quiser referencia, a oficina que arruma meu jota é em santo andré.....só pedir que eu te mando o tel....
Abraços

felipejpx
29/11/2005, 10:43
Grande Nirinei!!

Acho que eu já tinha lido sobre seu caso aqui no Fórum...
Mas de fato as coisas melhoraram de ontem pra hoje. Desconfio que tem algo errado com o sistema de pré-aquecimento das velas, pois depois que o motor esquenta fica muito melhor... e diminui bastante a fumaceira branca, característica de motor frio...
Vi sobre a Oficina do Zé Geraldo, e o tel. dele já tá marcado.

Qualquer novidade ou nova-dúvida, volto a postar aqui. De qualquer forma, acho que vou até a oficina do Zé, pra ver o que ele acha.

Abraços e muito obrigado!!

Fernando César Ximenes
30/11/2005, 20:24
felipejpx,

Olá, Felipe,

Já li aqui no Fórum, que se deve trocar o filtro de combustível toda vez que se trocar o óleo do motor o mesmo acontecendo com o filtro de óleo do motor. Assim fazendo, aumenta-se a vida útil dos bicos, bomba e do próprio motor. Fernando.

nerinei
30/11/2005, 20:29
Grande Nirinei!!

Acho que eu já tinha lido sobre seu caso aqui no Fórum...
Mas de fato as coisas melhoraram de ontem pra hoje. Desconfio que tem algo errado com o sistema de pré-aquecimento das velas, pois depois que o motor esquenta fica muito melhor... e diminui bastante a fumaceira branca, característica de motor frio...
Vi sobre a Oficina do Zé Geraldo, e o tel. dele já tá marcado.

Qualquer novidade ou nova-dúvida, volto a postar aqui. De qualquer forma, acho que vou até a oficina do Zé, pra ver o que ele acha.

Abraços e muito obrigado!!

Se depois que esquentar fica normal, show de bola, é só trocar o jogo de velas que deve ficar bom....nada que 70 reais não resolvam....
no meu caso meu bolso está sangrando até agora, e isso por que meu primo arrumou as coisas a um preço camarada....1700 numa bomba bosch nova foi bem menos do que eu esperava....
Abraços

felipejpx
01/12/2005, 00:51
Nirinei,
Estive na oficina do seu primo, por sua indicação.
Aparentemente é bomba/bico injetor mesmo. Esto com o jipe para pra ver isso.
Qdo estiver pronto, mando relatos.


Abraços.. e obrigado pela indcação do seu primo. Ele se mostrou bastante profissional, extremamante competente a atencioso... Indico a todos!!

Correa
01/12/2005, 18:28
Caro Felipe,
Uma vez, ao chegar em casa, de manhã ao ligar o Jota, o que ocorreu: Demorou muito a pegar e quando pegou, além de um horrível barulho de coisa batendo, ainda acompanhava uma espessa fumaça branca e ao acelerar mais um pouco o Jota normalizava.
Fiquei intrigado e comecei a procurar a causa daquele efeito, fui mexendo em tudo até chegar naquela mangueira "grande e grossa" que vai da turbina até o coletor, para minha surpresa a mangueira havia "desfolhado" por dentro, ficando "mole e pegajosa" por causa do vapor de óleo e da temperatura a que é submetida, fazendo com que a mesma entupisse quando fria e desentupisse com a alevação da temperatura, numa ação de emergência arrumei um cano de ferro e fiz uma "angioplastia", desobstruindo a mangueira e normalisando o funcionamento do motor.
Fui na autorizada, troquei a mangueira e o motor está feliz e já rodou mais 50.000 Km.
Desejo sorte e bom fim de ano.

Corrêa

visite: www.ottbr.hpg.ig.com.br

Tem foto de Jota lá, inclusive do meu.

nerinei
01/12/2005, 19:40
Nirinei,
Estive na oficina do seu primo, por sua indicação.
Aparentemente é bomba/bico injetor mesmo. Esto com o jipe para pra ver isso.
Qdo estiver pronto, mando relatos.


Abraços.. e obrigado pela indcação do seu primo. Ele se mostrou bastante profissional, extremamante competente a atencioso... Indico a todos!!

brow,
meu primo não é perfeito, mas dentro das opções de mecanicos disponíveis vai ser difícil conseguir coisa melhor.....e ele já apanhou bastante com o meu jipe, então está maceteado com esse nosso motor peculiar...
espero que de tudo certo no seu jipe, mas pode tirar o escorpião do bolso, por que se for bomba injetora/bicos, a paulada vem forte....
ele instalou o filtro de água no meu jipe, e achei que ajuda bastante, por que toda vez que eu sangro sai umas gotas de água....se isso fica passando pra bomba já viu....
Abraços

Dennis-PG
26/12/2005, 11:38
Olá Joteiros...

Pessoal, estou com uma problema e acho que é a bomba injetora, pq o Jota está acelerando sozinho, e esta fazendo uma fumaceira que parece que vai incendiar. Eu li na lista de peças adaptáveis para o JPX, sobre a solenóide da bomba injetora, que qdo queima costuma soltar muita fumaça... será esse o problema?? e pergunto se alguem ja trocou e qto pagaram pela peça??

Valeu, até mais pessoal e desejo a todos um feliz ano novo.. de muita trilha e passeio por ai... e á claro... muito trabalho..

ricardolm
26/12/2005, 14:15
Ola Dennis, beleza?

Voce chegou a fazer a drenagem da agua do filtro de oleo (diesel)? pois me parece agua no circuito... :pensativo: :pensativo: (tanto pela fumaça quanto pelo acelerar sozinho)

[]s esperando que seja apenas drenar :mrgreen:

Dennis-PG
26/12/2005, 16:02
Olá Ricardo...

Eu vou dar uma olhada no pré filtro hj mesmo... talvez seja água mesmo pq eu troquei o filtro faz uns dois meses e naum verifiquei a sangria da água mesmo.
Valeu pela dica...

Até mais.

Dennis

moises gomes
29/09/2006, 17:23
Olá Joteiros...

Pessoal, estou com uma problema e acho que é a bomba injetora, pq o Jota está acelerando sozinho, e esta fazendo uma fumaceira que parece que vai incendiar. Eu li na lista de peças adaptáveis para o JPX, sobre a solenóide da bomba injetora, que qdo queima costuma soltar muita fumaça... será esse o problema?? e pergunto se alguem ja trocou e qto pagaram pela peça??

Valeu, até mais pessoal e desejo a todos um feliz ano novo.. de muita trilha e passeio por ai... e á claro... muito trabalho..


carfo amigo

estou com o mesmo problema nomeu jota, vc poderia me dizer como fez seu mecanico pra sanar esse problema, pois comprei omeu agora e quero usa-lo bastante, aguardo sua resposta ok. ou pode me add no msn. mouzartgomes@hotmail.com

Martin Melcop
29/09/2006, 18:00
Moises,

é interessante vc regular a sua bomba e ver os bicos injetores.

Não sei qual o custo no Pará, mas no Rio uma revisão sai uns R$ 500,00

Marco Aurélio Braga
12/11/2006, 08:38
Pessoal:
Tenho o meu JPX (mecânica original) a quase tres anos e no início reparei que ele fazia muita fumaça ao se acelerar com carga, principalmente nas trilhas. Passei a utilizar somente o diesel aditivado, trocar o filtro com regularidade, e hoje, não enfumaça mais, inclusive passando sem nenhum problema no teste de emissão de gases exigido no liçenciamento anual.
Sugiro a todos, se tiverem esta opção, só usarem diesel aditivado, pois além da diferença de preços ser irrisória, isto se traduz em menor custo de manuteñção, pois até hoje não precisei fazer qualquer manutenção na bomba ou bicos.
Sds,