PDA

Ver Versão Completa : COMBUSTÍVEL x CÂMBIO x TIPO CARROCERIA >> para expedições e viagens e trilhas leves



TUTTOFANGO
30/01/2014, 15:45
Pessoal, sou novo aqui, e estou retomando minha vida de 4x4 após longos 15 anos.
Vou me desfazer de carro e moto (pós-divórcio...), e investir num 4x4 usado.

Minha intenção é ter um carro 4x4 para uso basicamente no fim de semana (passeios e trilhas leves; eventualmente trilhas mais pesadas), e em feriados prolongados uso em viagens mais longas (70% on - 30% off), que seja resistente, manutenção sem complicação, um mínimo de conforto (ar condicionado, acústica interna, maciez e bons bancos), enfim, com um bom custo-benefício (manutenção; consumo; preço de aquisição e de revenda; desvalorização e liquidez; valor de seguro; etc.).

Uso o carro sozinho, ou no máximo com uma ou duas pessoas; no caso de carga, eventualmente tenho de levar : Jet Ski, Quadriciclo ATV, moto de ou mesmo barraca / semi-trailer.
Na pick-up resolvo, mas numa SUV terei de ter reboque (carretinha).

Tenho 3 dúvidas :

1) É melhor um 4x4 a DIESEL, GASOLINA ou GASOLINA+GNV ???

2) É melhor um 4x4 com câmbio AUTOMÁTICO ou MECÂNICO ???

3) É melhor um 4x4 do tipo SUV, CD (CABINE DUPLA) ou CE (CABINE EXTENDIDA) ???

4) CHEVROLET x DODGE x FORD x JEEP x LAND ROVER x MITSUBISHI x NISSAN x TOYOTA ???
Qual é melhor marca em termos de 4x4 ???

NOTA: Esse carro será utilizado nas férias em viagens pela América do Sul...

Agradeço a participação e opinião de todos.

TUTTOFANGO
(André Moro - São José dos Campos - SP)

Rubens Linhalis
30/01/2014, 17:41
Andre.. coloca a faixa de valor que pretende investir $$$ que facilita..

abraços

andarilho tricolor
30/01/2014, 18:27
Pessoal, sou novo aqui, e estou retomando minha vida de 4x4 após longos 15 anos.
Vou me desfazer de carro e moto (pós-divórcio...), e investir num 4x4 usado.

Minha intenção é ter um carro 4x4 para uso basicamente no fim de semana (passeios e trilhas leves; eventualmente trilhas mais pesadas), e em feriados prolongados uso em viagens mais longas (70% on - 30% off), que seja resistente, manutenção sem complicação, um mínimo de conforto (ar condicionado, acústica interna, maciez e bons bancos), enfim, com um bom custo-benefício (manutenção; consumo; preço de aquisição e de revenda; desvalorização e liquidez; valor de seguro; etc.).

Uso o carro sozinho, ou no máximo com uma ou duas pessoas; no caso de carga, eventualmente tenho de levar : Jet Ski, Quadriciclo ATV, moto de ou mesmo barraca / semi-trailer.
Na pick-up resolvo, mas numa SUV terei de ter reboque (carretinha).

Tenho 3 dúvidas :

1) É melhor um 4x4 a DIESEL, GASOLINA ou GASOLINA+GNV ???

2) É melhor um 4x4 com câmbio AUTOMÁTICO ou MECÂNICO ???

3) É melhor um 4x4 do tipo SUV, CD (CABINE DUPLA) ou CE (CABINE EXTENDIDA) ???

4) CHEVROLET x DODGE x FORD x JEEP x LAND ROVER x MITSUBISHI x NISSAN x TOYOTA ???
Qual é melhor marca em termos de 4x4 ???

NOTA: Esse carro será utilizado nas férias em viagens pela América do Sul...

Agradeço a participação e opinião de todos.

TUTTOFANGO
(André Moro - São José dos Campos - SP)


Vou citar minhas preferencias pessoais, com justificativas, mas é óbvio que tudo depende do seu gosto e do seu bolso:

1) Pela durabilidade do motor e pela menor possibilidade de encontrar combustivel adulterado...eu opto sempre, nesse caso, pelo diesel
2)Se voce vai andar mais em estrada que em cidade, com a viatura...cambio mecanico...mais fácil de consertar, com menor custo, pois penso que cambio automático é bom para não cansar no transito ruim de nossas cidades.
3) Sempre...cabine dupla...alem de caber mais coisas,pode ser usada em caso de necessidade de transportar alguem extra.
4) Falar em marca, é complicado...cada uma tem seu lado bom e seu lado ruim, seja em desempenho, consumo, estabilidade, preço, e muitas outras váriaveis, mas eu particularmente confio mais, pela ordem:
1) Toyota Hilux; 2) Chevrolet s10 ; 3) Nissan Frontier....isso eu posso garantir são as melhores...não confio em VW amarok e nem na Ranger.
Quanto a ser 4x2 ou 4x4, eu parto do principio de que é melhor errar pelo excesso que pela omissão, portanto se voce puder, opte por um 4x4, pois já diz aquele ditado: "O que é mais um pum, para quem já está borrado!", ou seja já que vai gastar compre o melhor...não economize nisso...um 4x4 é melhor que um 4x2...simples assim!
Nem vou citar o SUV...que são muito bons...mas essa coisa de bagagens e passageiros, tudo dentro do mesmo habitáculo, alem de virar bagunça, não é a coisa mais segura para viagens....Uma caçamba de picape, desde que bem organizada, cabe muita coisa e é muito mais seguro.

TUTTOFANGO
31/01/2014, 08:54
Pessoal, apenas enriquecendo a discussão : estou estimando um carro entre R$ 35 mil e R$ 50 mil

Rubens Linhalis
31/01/2014, 09:28
Eu ficaria entre:

Toyota:
Hilux 3.0 (pickup) de 2002 a 2004
Hilux 3.0 (SW4) de 2000 a 2002

OU

Nissan:

Frontier ou X-Terra < 2005 (BI mecanica)

abraços

Gugu-Mairipa
02/02/2014, 02:20
Sem sombra de duvidas eu iria de Toyota:
Hilux cabine dupla de 2002 a 2004 e Sw4 de 2000 a 2002, como citou o Rubens Linhalis.
Mas tem também a Bandeirante Cabine dupla, cabine simples, jipe longo e jipe curto. Todos com ótimo desempenho e economia tanto no on road como no off road. (mas necessita colocar um ar condicionado e bancos mais confortáveis).

Abraços