PDA

Ver Versão Completa : Vitara ou Gran Vitara ?

umeoka
30/01/2014, 12:37
Olá Amigos.

Sou novo por aqui e estou por comprar um novo carro. Estou vendo algumas opcoes mas estou com uma dúvida básica. Compro um Vitara ou Gran Vitara.

Este carro será usado como meu segundo carro. Pretendo usar para pescarias (ando em dunas) e pouco uso em estrada de terra. Qdo eu estiver em viagem como meu primeiro carro, minha mulher vai usar para pequenos trajetos.

Andei pesquisando no forum e existe realmente muita informação mas não achei um comparativo direto ou prós e contras de cada um.

Gostaria da ouvir a opnião de vocês que são experientes no assunto. Ou se possivel, me indiquem algum tópico sobre este assunto.

Meu limite de investimento nesse carro é R$ 20.000,00.
Estou vendo 3 carros:
- Gran Vitara 2000 - R$ 18.000,00 mas tem que trocar a embreagem e está sem o catalizador
- Vitara 97 - R$ 17.000,00 - tem uns detalhes de lata para fazer (pouca coisa)
- Vitara 93 - R$ 20.000,00 - lindo.

Essas são as melhores opcoes que tenho na região até agora. O que me dizem ?

prgaviaop
30/01/2014, 14:05
Nos três casos você precisa avaliar bem pra verificar se o que está enumerado é realmente o que cada um deles necessita. Se o seu limite é 20 mil, os três estão perigosamente próximos desse valor e são veículos desconhecidos usados. Aparentando confiabilidade, com 2 mil troca-se tranquilamente a embreagem do Grand Vitara e põe o catalizador e ainda que você pinte todo o vitarinha 97, 3 mil cobrirão o serviço.

Quanto a optar entre um modelo e outro, não vou responder objetivamente, mas posso fazer um paralelo superficial. Considerando ambos de 3 portas e motores 1.6l, o Grand Vitara leva vantagem em espaço interno e, na areia, pode ser melhor pelo motor mais potente de 16V. Mas é mais pesado do que o vitarinha. Este, por sua vez, tem motor de 8V e a vantagem de ser mais leve e mais facilmente customizável, aceitando pneus um pouco maiores sem necessidade de alterar suspensão. Ambos têm preços e dificuldades similares de serviços e peças mecânicas.

O Grand Vitara foi o início da mutação do jipe no SUV urbano de hoje. Por isso, apesar de sua mecânica offroad, ainda é fácil encontrar unidades que viveram a vida inteira dentro de cidade com ruas asfaltadas. Já o Vitara é jipe, reconhecido com e visto como tal. Graças a isso, mesmo quando se trata de uma unidade vivida em trilhas, seu preço se confunde com o de seu sucessor e quem possui um em bom estado é muito satisfeito. Mas é preciso um pouco mais de trabalho para encontrar os vitarinhas inteiros.

Assim, se você precisa de mais espaço: Grand Vitara. Se quer ser reconhecido andando num jipinho e com o mesmo conforto do sucessor: Vitara. Se tanto fizer, busque no mercado a oferta em melhor estado de conservação (acabamentos, motor e acessórios). Adquirindo um bom e cuidando bem, você vai ficar muito satisfeito.

aleilario
30/01/2014, 14:23
Concordo com os comentários do Gavião ! Hoje tenho uma tracker que uso no dia a dia e um Grand Vitara 3 portas que uso para trilhas.

Não troco o meu Grand Vitara por um Vitara pois ja investi demais no GV para deixá-lo pronto para trilhas, mesmo sabendo que o Vitara aceita muito mais modificações visando trilha do que o GV.

Como você descreveu o uso do carro e não colocou trilhas (dunas é diferente) eu iria de GV. Ai se é de 3 ou 5 portas depende do que vc precisa, pois os preços de ambos são praticamente os mesmos.

Eu no seu lugar não procuraria apenas os carros na sua região, assim acho que vc delimita demais as suas opções e tenho visto ofertas de excelentes GV´s pelo brasil afora com preços muito interessantes. Inclusive tinha um GV 5 portas 2.0 prata anunciado aqui no forum mesmo de um rapaz aqui de SP, sei que ele cuida muito bem dos seus carros e acredito que o GV estaria em excelentes condições e o preço que ele pedia se não me engano era de 18 mil, nem sei se já vendeu o carro ou não.

Mas seja qual for o que vc comprar, Vitara ou G. Vitara, o que vc tem que olhar mesmo é o estado geral, se o carro foi bem cuidado ate hoje com certeza você só terá alegrias, agora se o carro não foi bem cuidado, tem muitas gambiarras, com certeza você se arrependerá pelo resto da sua vida hehehee...

Quanto a comprar um carro de trilha ou um que nunca viu trilha, acho isto muito relativo, pois tudo depende da manutenção, meu GV uso em trilhas e ate poucos meses atrás usava ele no dia a dia tbm, e sinceramente não troco ele por outro GV que nunca fez trilha, pois sempre o mantive com a manutenção em dia, usando peças originais ou de boa qualidade e as adaptações que fiz foram feitas com extremo capricho e cuidado, e um GV que nunca fez trilha, pode não ter tido as manutenções como se deve e ser uma bomba ao invés de uma jóia. Não generalizando é claro.

[]´s

umeoka
30/01/2014, 19:22
Amigos,

Muito obrigado pelos comentários.

Hoje fui ver o Vitara 1993 tá uma belezinha. Bem cuidado. O cara me mostrou as notas das ultimas revisoes que fez...o carrinho tá legal mesmo. Só to achando meio salgado pelo ano.

Já me decidi em ficar com um Vitara. Penso em dar uma equipada nele com tempo. Até por que é um carro que vai ficar comigo por vários anos. E nesse aspecto ele é bem melhor que o GV mesmo. Quase não se vê acessórios para o GV se comparado com o vitara.

Continuo a pesquisa mas aqui na minha região (Florianopolis) não temos muitas ofertas. Até o final de semana vou ver mais dois vitaras que achei.

Obrigado novamente e se preparem pq depois que eu comprar vou começar a incomodar aqui no forum para aprender como vocês.

PS: Assim que eu comprar posto fotos aqui.

EdioSC
30/01/2014, 22:19
eu achei o meu no OLX
dah uma olhada nesse:
Suzuki Vitara 1997 - Criciúma - Carros - SANTO ANTONIO (http://criciuma.olx.com.br/suzuki-vitara-1997-iid-595193691)
nesse:
Suzuki Vitara JLX 1997 - Joinville - Carros (http://joinville.olx.com.br/suzuki-vitara-jlx-1997-iid-586771799)
nesse
Suzuki Grand Vitara 2000 - Florianópolis - Carros (http://florianopolis.olx.com.br/suzuki-grand-vitara-2000-iid-567558720)
nesse:
barbada vende suzuki vitara 1.6 8 v 2 porta preta 1997 - Tijucas - Carros - 15 de novembro (http://tijucas.olx.com.br/barbada-vende-suzuki-vitara-1-6-8-v-2-porta-preta-1997-iid-551386923)
entre outros...
não sao exatamente de floripa, mas é tudo perto, as vezes vale a pena buscar!!!!
eu recomendo o 1.6 8v manual ( tem mto torque em baixa, é o que vc precisa para andar em dunas)... fuja do automatico, pra trilha não eh boa idéia, se amarra mto!!!!

Abraços

Fernando Camelier
31/01/2014, 09:15
Para areia qualquer carro 4x4 com pneus um pouco mais largos vai se sair bem, pois depende mais do piloto.
Nessas situações é necessário que você abaixe a pressão dos pneus para ter uma tração melhor.
Cheguei agora e vi que você já se decidiu pelo Vitara, é um excelente carro, mas os de 3 portas tem problemas de falta de espaço.
Para um fim de semana ou no dia a dia é uma viatura confiável desde que você não se descuide da manutenção preventiva.
Eu tenho um Canvas 97 câmbio mecânico com capota de fibra, fiz um passeio por dunas e ele se mostrou muito forte não ficando atolado em nenhum momento.
Aqui no nordeste o preço médio dessas Viaturas oscila entre 16 e 25 mil a depender do estado e dos acessórios, agora a dica que te passo é a seguinte: Pesquise muito. Eu pesquisei por mais de um ano antes de encontrar e decidir comprar o meu Vitara.
Boa sorte!

umeoka
31/01/2014, 17:59
Ola Edio.

Obrigado pelas dicas.
O GV é justamente o que eu vi... não gostei.
Esse de joinville é um dos que eu estou de olho.
O de Tijucas eu já tinha ligado pro cara mas já foi vendido.
Hj fui ver um em Bal. Camboriu mas não gostei.
Vou ver se ligo para esse cara de criciuma.

Fernando,

É vou ficar com o Vitara mesmo. Valeu pelas dicas...na realidade passo por uma trilha no meio de umas dunas...aqui a gente não pode andar nas dunas.

73 - PU5HLU

Chuva
31/01/2014, 21:02
Oi umeoka, fui pra sc a umas duas semanas e na praia do santinho tem uma entrada pras dunas... os caras que vendem açaí na praia que me disseram.. não vi carros nas dunas, mas disseram que entram e dá pra entrar por la.. acho q é a maior duna da ilha.. tente lá.. disseram que a entrada é numa rua da agropecuária..

Já aquelas dunas perto da praia da Joaquina que são menores achei bico de entrar, mas não vi ninguém andando por la, apenas um monte de argentinos fazendo ski-bunda.. aliás, como tem argentino em floripa! kkk

449162 449163

EdioSC
01/02/2014, 12:18
Chuva, isso pq a Argentina está em crise financeira e o cambio está desfavoravel para eles!!!!! vinham mto mais anos atras, ate excursão de onibus vinha!!!!

Essa história de ficar um ano pesquisando é mito!!!! sempre digo que negócio bom qdo aparece tem que se fazer!!!!!! digo isso pq eu achei um mto bom em 1 mês!!!! e não tinha toda grana ainda pra comprar, emprestei 5 conto pq o negocio era imperdível!!!! comprei um 97/98 por 22 mil, inteiro!!!!! em Presidente Getulio - SC.
dizer o o Vitara é confortável !!!!!, depende com o que vc está comparando ele!!! se for com um Willys sim...mas se for com um carro normal !!!!!!!

Abraços

umeoka
04/02/2014, 00:54
Oi umeoka, fui pra sc a umas duas semanas e na praia do santinho tem uma entrada pras dunas... os caras que vendem açaí na praia que me disseram.. não vi carros nas dunas, mas disseram que entram e dá pra entrar por la.. acho q é a maior duna da ilha.. tente lá.. disseram que a entrada é numa rua da agropecuária..

Já aquelas dunas perto da praia da Joaquina que são menores achei bico de entrar, mas não vi ninguém andando por la, apenas um monte de argentinos fazendo ski-bunda.. aliás, como tem argentino em floripa! kkk

Chuva, Essas dunas do santinho/ingleses são exatamente as que eu preciso cruzar com frequencia. Mas é bem tranquilo passar por ali, existem varios caminhos e normalmente nem precisa de 4x4.

rodrigo.hoffman
04/02/2014, 09:23
Esse Vitara de Criciúma senão me falha a memoria já vi passeando por aqui.. Se precisar de uma força e só avisar..

[ ]´s

umeoka
04/02/2014, 16:17
Esse Vitara de Criciúma senão me falha a memoria já vi passeando por aqui.. Se precisar de uma força e só avisar..

[ ]´s

Blz Rodrigo Obrigado.
Esse ai é um 4 portas...eu estava querendo um 2P.

Acabei de fechar negocio com um 94....Até o final de semana pego a criança.

EdioSC
04/02/2014, 21:29
o 94 tah com motor original? já eh injetado?... o ano não quer dizer mto, se estiver bem conservado!!!! posta fotos da viatura ai!!!!

umeoka
08/02/2014, 01:12
o 94 tah com motor original? já eh injetado?... o ano não quer dizer mto, se estiver bem conservado!!!! posta fotos da viatura ai!!!!
Acho q pego ele este fds...vou postar as fotos sim.

CAMPOSW
08/02/2014, 11:17
Acho q pego ele este fds...vou postar as fotos sim.

Depois vc posta as fotos dele , e o que achou do carro , conforto , consumo , ruido interno ,performance na
estrada essas coisas .
abraço

cassio xanxerê
08/02/2014, 12:39
Vitara ou Gran Vitara ? Olá Amigos.

Sou novo por aqui e estou por comprar um novo carro. Estou vendo algumas opcoes mas estou com uma dúvida básica. Compro um Vitara ou Gran Vitara.

Este carro será usado como meu segundo carro. Pretendo usar para pescarias (ando em dunas) e pouco uso em estrada de terra. Qdo eu estiver em viagem como meu primeiro carro, minha mulher vai usar para pequenos trajetos.

Andei pesquisando no forum e existe realmente muita informação mas não achei um comparativo direto ou prós e contras de cada um.

Gostaria da ouvir a opnião de vocês que são experientes no assunto. Ou se possivel, me indiquem algum tópico sobre este assunto.

Meu limite de investimento nesse carro é R$ 20.000,00.
Estou vendo 3 carros:
- Gran Vitara 2000 - R$ 18.000,00 mas tem que trocar a embreagem e está sem o catalizador
- Vitara 97 - R$ 17.000,00 - tem uns detalhes de lata para fazer (pouca coisa)
- Vitara 93 - R$ 20.000,00 - lindo.

Essas são as melhores opcoes que tenho na região até agora. O que me dizem ?

comprei o meu com mesma ideia de uso tive alguns gastos nele mas me divirto muito
vitaras são hoje os melhores 4x4 do mercado para este uso, com baixo valor de aquisição

mbm4x4
08/02/2014, 13:30
pessoaALL
Também to na dúvida do amigo que abriu o tópico.
sou de Floripa tbm, e procuro umGrand vitara automático 4p de preferência ano 2000 em diante.
tenho até 25k de orçamento e vi no site bom negocio uma anunciada em santo amaro ano 2000 preta auto por 24l.
Alguém já viu essa? alguma sugestão ou indicações?
[ ] s

Chuva
08/02/2014, 16:23
Sou suspeito pra dizer, mas se ajudar, vou dar umas idéias:

1 - hj a dona da pensão deu uma volta na minha tracker (q é uma gv 2.0 manual) e ficou maravilhada.. fazia acho q um ano q ela não subia no carro, só anda com a fielder automática dela.. resumindo.. Ela quer uma tb!! kkk cogitou até trocar o conforto pela sensação de dirigir um Carro;

2 - O GV acho q tem a mesma robustez que o Vitara, mas pelo ano, por algumas dilmas a mais talvez o mais novo seja mais jogada;

3 - Sobre automático, estudei muito e até hj penso nisso mas não tive coragem: vender a tracker 2.0 manual xoxa e pegar uma gv AUTO 2.5 V6.. pq não a 2.0? pq se a manual 2.0 já é xoxa, imagine a 2.0 auto.. já dirigi 2 GVs 2.5 auto e a diferença é interessante! O problema é o consumo! Ou seja, se o combustível não for o problema e se não for 2.5 pra cima, auto pra esse carro não rola. Ande numa Tracker 2.0 manual e depois teste a auto antes de fechar..

Boa sorte!!

mas.marco
08/02/2014, 16:37
Consumo é muito parecido com qualquer GV ou Tracker 2.0.

Tenho um Vitara V6 que acabou de fazer 9.8 km/l com podium e ar ligado (motor amaciando).

Hoje, longe de qualquer dúvida, eu pegaria um GV V6.

umeoka
10/02/2014, 11:50
Pessoal, estou postando algumas fotos do vitara.
450336
450337
450338
450339

O motor é 1.6 8v injetado

Minhas primeiras impressões:
- Valente na areia
- Parece que bebe bem. Não fiz a média ainda mas se o marcador estiver correto.....
- Achei que ele bate muito...Nunca tive um jipe deste então não sei se é normal...meu outro carro é um C3 0Km, não dá para usar como referência.

umeoka
10/02/2014, 14:37
Pessoal,

Após pegar o carrinho vejo que tenho muito o que fazer para deixar ele equipadinho !
Parece que ele nunca foi de trilha porque ainda tem até as proteções de plastico na suspensão dianteira.

Pretendo fazer as seguintes melhorias nessa ordem
1 - Filme
2 - Rack - Pelo que andei pesquisando, o que eu achei mais bonito é o da Ecosport mas tem o inconveniente de furar o teto. Eu gostaria de um rack que não furasse o teto. Por outro lado não acho legal aqueles que são presos nas laterias sobre as portas.
3 - Pneus - Penso em colocar um MUD 31. -Aqui tenho umas dúvidas. Posso colocar esses pneus sem fazer o lift ? Como deve ficar a dirigibilidade de carro ?
4 - Lift de suspensão
5 - Quebra-mato

mbm4x4
11/02/2014, 08:17
parabéns pela viatura. parece bem original ainda.
obrigado pelas respostas, ajuda dor experientes sempre é ótima para mudarmos algumas opiniões .
tenho muitas dúvidas ainda, mas vou abrir um tópico para não poluir esse do amigo e não sair em assunto tratado aqui.
valeu pessoal.

EdioSC
11/02/2014, 22:17
Pessoal,

Após pegar o carrinho vejo que tenho muito o que fazer para deixar ele equipadinho !
Parece que ele nunca foi de trilha porque ainda tem até as proteções de plastico na suspensão dianteira.

Pretendo fazer as seguintes melhorias nessa ordem
1 - Filme
2 - Rack - Pelo que andei pesquisando, o que eu achei mais bonito é o da Ecosport mas tem o inconveniente de furar o teto. Eu gostaria de um rack que não furasse o teto. Por outro lado não acho legal aqueles que são presos nas laterias sobre as portas.
3 - Pneus - Penso em colocar um MUD 31. -Aqui tenho umas dúvidas. Posso colocar esses pneus sem fazer o lift ? Como deve ficar a dirigibilidade de carro ?
4 - Lift de suspensão
5 - Quebra-mato

minha opiniao, não estrague o carro, tah lindo!!!! pq vc não comprou um mais equipado se quisesses pra trilha pesada? do jeito que ele está, coloca um um Mud 215/75/15 que ele vai longe!!!!! fazer lift mexe em toda dirigibilidade do carro!!!! e se ele esta bebendo mto, faça uma limpeza de bico e troque as velas, o meu em asfalto faz 10Km/l.... não se assuste com o ponteiro da gasolina, pois o tanque é minusculo, somente 30 litros bem cheio!!!!!, se tiver a fim de fazer uns estradoes aki na regiao norte de SC é so combinar!!!! to descobrindo alguns ainda, mas fiz mtos de moto anos atras!!!!!
Ahhh, e durro ele eh mesmo, nem se compara com carro normal!!!! ande com 23 libras que melhora um pouco!!!

umeoka
12/02/2014, 11:32
Blz Edio.

Cara eu penso em levantar o bicho só por questão de estética mesmo. acho que fica mais bonito...com cara de bad boy...
Vou fazer a media de consumo esta semana.
Valeu pelas dicas.

EdioSC
12/02/2014, 21:17
Blz Edio.

Cara eu penso em levantar o bicho só por questão de estética mesmo. acho que fica mais bonito...com cara de bad boy...
Vou fazer a media de consumo esta semana.
Valeu pelas dicas.

vc já leu esse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/65562-basico-de-lift-para-iniciantes.html

umeoka
12/02/2014, 22:36
Nao li. Vou ler...tks.

umeoka
15/02/2014, 01:59
EdioSC.

Achei bem legal o topico sobre o lift mas não consegui me decidir. Ainda penso em fazer um de suspensão de 2".
Quanto aos pneus pelo que pesquisei, sem lift dá para colcoar ate 225/75/15. Mas se eu for levantar ja penso em comprar logo o 235.
Tambem tenho duvida entre o BF MUD e BF AT. Acho o MUD mais bonito mas vou rodar quase sempre no asfalto.

Duvidas e mais duvidas....

EdioSC
15/02/2014, 21:33
pois eh, eu penso em usar o meu mais em estradas de chão, pensei no lift tbm, mas lendo o topico acho q não compensa, mexe mto no carro, acho mais vantagem colocar um peito de aço, pois se caso bater o fundo ele protege mto....vou andar e ver ate onde ele vai sem raspar....como ele eh curto acho q dah pra fazer mta coisa sem lift... eu tbm queria colocar um BF Mud, mas ele tah com Firestone A/T novinho, não vale a pena vender estes e comprar outros....não testei ainda a capacidade destes pneus!!!! vamo ve ate onde vai!!!!
eu fiquei poucos dias com um outro vitara que tinha lift de 3 polegadas e pneus mamute....é violento, dificil encalhar ou pegar o fundo!!!! mas ai eh pra trilha pesada mesmo!!!!!

fabianomuriel
17/02/2014, 17:03
Amigos, falando em Grand Vitara, eu tenho um, e gostaria de colocar a redução X-Crawler nele. Vcs me indicam? Sabem onde posso comprar essa peça? Obrigado.

EdioSC
17/02/2014, 20:13
sei não, mas vc já olhou neste topico? talvez alguem ja colocou
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/48822-pecas-substitutas-paralelas-genericas-para-o-tracker-grand-vitara-114.html

prgaviaop
19/02/2014, 14:04
Amigos, falando em Grand Vitara, eu tenho um, e gostaria de colocar a redução X-Crawler nele. Vcs me indicam? Sabem onde posso comprar essa peça? Obrigado.

X-Crawler não é difícil de achar pra comprar. Esse kit, normalmente, é indicado para compensar a perda de torque devido à instalação de pneus maiores, por exemplo. Numa viatura com configuração original pode ser desnecessário e até incômodo, podendo tornar as primeiras marchas reduzidas demais pra serem usadas. Você precisa atentar-se também ao fato de que o X-Crawler só age em 4x4 reduzida. Em 4x2 e 4x4 HI, sua viatura agirá como se não o tivesse instalado.

Fernando Camelier
20/02/2014, 10:36
Amigo Umeoka,

Seu Jipinho tá bonito e original, pense com muito carinho quanto a fazer lift, pois com a mudança do centro de gravidade, o jipe balança demais e você terá de tomar cuidados adicionais até com troca de marcha pra não dar solavancos e quebrar a suspensão.
Eu tenho um com lift de suspensão e de carroceria e o que muda: Consumo, dirigibilidade e segurança.
Sem contar que pra colocar o Pneu Mud 235/75/R15 você vai precisar de espaçadores ou rodas com Offset negativo.
Foram trocados molas e amortecedores também (O carro não é mais original, portanto está mais sujeito a quebras do que um original como o seu).
Fica legal? Fica sim, mas se você decidir por essas mudanças esqueça o tempo, pois na estrada com pneus mud e essa suspensão alta não é prudente andar a mais de 70 km/h;
Nas trilhas você tem mais altura pra transpor obstáculos, mas será que você vai fazer trilhas pesadas ou só vai pegar barro, lama, areia e estrada não pavimentada? Pelo que li, você vai preferir o asfalto, né? Então mais um motivo pra deixar do jeito que está. Fazer uma bela revisão e depois disso uma viagem pra curtir seu novo brinquedo.
Avalie se vale mesmo a pena gastar pra deixar o carro com aparência de bad boy em detrimento de seu conforto e segurança.
Um abraço

umeoka
20/02/2014, 11:02
Ola Fernando.

Obrigado por sua sensata ponderação e pelo seu depoimento.

Eu realmente não pretendo fazer trilhas. Vou rodar em asfalto, areia, terra. Comprei o carro principalmente para transpor um trecho de areia que dá acesso a praia onde fica a marina onde minha lancha fica guardada. Faço esse trajeto umas 4 vezes por semana. Tambem tenho um terreno que mensalmente visito (para ver se o MST não invadiu) que é numa estrada de terra.

Fiquei impressionado com a questão da segurança...70 km/h é pouco para mim. Eventualmente vou precisar me deslocar até o centro da cidade(35 km).

Neste sentido estou tendendo a deixar como está e gastar meu dinheirinho em outras coisas (rack, quebra-mato, estribos, som).
Como ele tá precisando de pneus novos esse é o momento de decidir sobre o lift.
Em não fazendo o lift, devo manter a largura dos pneus ou aumentar um pouco. Hoje ele está com 225/70/15.
Gostei desses dois pneus A/T:
Pneus Fácil - Toyo Open Country A/T P225/75R15 102S (http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfil.php?tire_id=122&marca=Toyo&modelo=Open%20Country%20A/T&medida=225/75R15)
Pneus Fácil - BFGoodrich All Terrain T/A LT235/75R15 104S 6PR (http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfil.php?tire_id=1732&marca=BFGoodrich&modelo=All%20Terrain%20T/A&medida=235/75R15)

Acho mais legal o da BF so que nesse caso acho que precisarei de um jogo de alargadores ou trocar as rodas.
Oque você acha ?

rodrigo.hoffman
20/02/2014, 12:11
Cara..

Tão exagerando um pouco nessa historia de lift.. Dá pra andar tranquilo em estradas numa velocidade boa (100km/h) e não vai ser nada "perigoso" ao estremo como estão dizendo.. Eu sai daqui de Criciúma com meu Vitara e fui até Paulo Lopes (via BR 101) andando bem e não e nada assim assustador.. Alem do lift da suspensão, tem tb lift de carroceria e mais umas coisinhas..

Não acredito que possa quebrar algum componente por uma troca de marchas ou algo parecido.. Pneus mud aumentam o consumo agora não poder andar a mais de 70 por causa deles acho demais.. Talvez se fosse um pneus recapado teria alguma limitação em termos de velocidade..

Concordo que se a utilização for mais asfalto que uma trilha pesada, as mudanças não precisam ser tão radicais, mas podem ser feitas com critérios e terão a segurança necessária para se rodar diariamente com uma estética um pouco melhor..

[ ]´s

umeoka
20/02/2014, 15:16
Óh duvida cruel !!!!

diegotmc
20/02/2014, 15:31
Também achei exagero, e não entendi porque prejudicaria a troca de marchas.
Talveeezzz... só se for um lift mal feito, sem espaçadores de bandeja e cardã.

Fiz o lift de 2" na suspensão do meu, com molas e amortecedores maiores atrás, e amortecedores novos na frente. Volta e meia ando forte, e não senti nenhuma situação que demandasse esse tanto de precaução. 110, 120 km/h no asfalto plano, normal. Curvas sem movimentos bruscos sem problema, o carro está bem firme com o setup novo, sinto muito mais segurança agora por causa da troca dos amortecedores gastos. Inclusive no fim de semana andei com ele no autódromo (fui carro de apoio no trackday), e aproveitei alguns momentos pra entrar mais forte em curvas e testar. O carro está ótimo! E com o lift estou passando por vários obstáculos que eu ficava antes. Até deixei Troller original pra trás.
Meus pneus são Michelin LTX A/T 215/75. Rodei com 27 libras na pista.

Agora... como o amigo não pretende usar em trilhas, acho que pode deixar quieto a idéia de fazer o lift. Os pneus recomendaria na mesma medida do meu, 215/75. Ganha um pouquinho na altura, e não exagera demais em largura pra não amarrar tanto o carro.

umeoka
20/02/2014, 16:10
Valeu diegotmc. Obrigado por sua reportagem de lift.

EdioSC
20/02/2014, 21:43
no meu tem 215/75/15, mas é A/T, fica num tamanho bom, nem mto grande , nem mto pequeno, eu gostaria de colocar esse:
Pneus Fácil - BFGoodrich Mud Terrain T/A KM2 LT215/75R15 100/97Q 6PR (http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfil.php?tire_id=2563&marca=BFGoodrich&modelo=Mud%20Terrain%20T/A%20KM2&medida=215/75R15)

eu recomendaria vc andar mais com ele, antes de pensar em pneus e lift....pra ver o que ele é capaz do jeito que está!!!!

Abraços

mfjunior
20/02/2014, 22:11
....
Mas seja qual for o que vc comprar, Vitara ou G. Vitara, o que vc tem que olhar mesmo é o estado geral, se o carro foi bem cuidado ate hoje com certeza você só terá alegrias, agora se o carro não foi bem cuidado, tem muitas gambiarras, com certeza você se arrependerá pelo resto da sua vida hehehee...

[]´s

Eu bem sei disso...comprei um GV anunciado aqui no fórum em março de 2013, quase um ano depois e por volta de R$ 14.000,00 de peças e mão de obra, ainda não consegui rodar 5000km

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/127135-saga-de-um-gv-1-6-a.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/127353-saga-do-gv-1-6-em-busca-do-epilogo.html

EdioSC
22/02/2014, 21:45
Eu bem sei disso...comprei um GV anunciado aqui no fórum em março de 2013, quase um ano depois e por volta de R$ 14.000,00 de peças e mão de obra, ainda não consegui rodar 5000km

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/127135-saga-de-um-gv-1-6-a.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/127353-saga-do-gv-1-6-em-busca-do-epilogo.html

os problemas ainda não tiveram fim???? credo!!!!! isso aconteceu comigo com um Monza q tive aos 20 anos....cruzes... qdo o valor da mecanica chegou perto do valor do carro resolvi vender.... e deixar no passado....uma ré e tanto na epoca!!!!! mas aprendi que carro bom de lata não necessariamente é bom de mecanica!!!!!

EdioSC
22/02/2014, 21:47
Umeoka, como está? decidiu em fazer alguma coisa nele? hj testei os pneus que tem no meu, Firestone A/T, subiu bem um morro de barro amarelo!!!! acho q não vou precisar colocar um Mud... e o carro passou bem nos facoes....é apaixonante o carro mesmo!!!!

Abraços

mfjunior
22/02/2014, 22:16
os problemas ainda não tiveram fim???? credo!!!!! isso aconteceu comigo com um Monza q tive aos 20 anos....cruzes... qdo o valor da mecanica chegou perto do valor do carro resolvi vender.... e deixar no passado....uma ré e tanto na epoca!!!!! mas aprendi que carro bom de lata não necessariamente é bom de mecanica!!!!!

As coisas melhoraram! A viatura já esta´rodando, mas já se foram todas as reservas financeiras e ainda estou devendo :)

umeoka
22/02/2014, 23:15
Olá Edio.

Não fiz nada ainda. Mas estou tendendo a manter a suspensão como está e colocar os pneus 225/75/15...algum AT. Mas os meus ainda rodam mais uns KMs então não vou trocar ainda.
Meu proximo passo será colocar um rack. Será o da Echosport mesmo.
Estou adorando o carro na areia.

EdioSC
23/02/2014, 15:32
Coloca um pneu AT/R pelo menos!!!!
eu tbm preciso colocar um rack se for viajar mais longe. Esse da ecosport não tem q furar o teto? ai não neh!!!!
Vi que os feitos pra Vitara são presos no teto com um tipo de grampo, devem sovar a tinta no local, mas o dia que não quiser mais eh so dar uma retocada na tinta, já fechar um furo é mais complicado!!!!

EdioSC
23/02/2014, 15:33
po!!. hj queria ir fazer uma trilhazinha e choveu, pacaba, dai com meus pneus não vai !!!!!

umeoka
23/02/2014, 19:27
Edio,

Esse tem fazer furo mas é o mais bonitinho q eu vi. Mas é uma instalação definitiva. Acho muito feito esses presos do lado. A maioria é muito alta e acho que fica meio com jeito de gambiarra.

EdioSC
01/03/2014, 21:08
Edio,

Esse tem fazer furo mas é o mais bonitinho q eu vi. Mas é uma instalação definitiva. Acho muito feito esses presos do lado. A maioria é muito alta e acho que fica meio com jeito de gambiarra.

qdo tiver instalado põe foto ai, ou me manda por e-mail, quero ver como ficou e se não deu goteira, futuramente acho q tbm preciso instalar. Vc chegou a ir na Concessionaria? o do Jimny não serve?
hj fui subir um morro com estrada abandonada, o bichinho é ferroz. so vai... eh de ficar de carra e não querer parar de andar!!! tens q vir pra ca, pra nois dar uma voltinha!!!!

rodrigo.hoffman
01/03/2014, 22:04
Amigo Umeoka..

Só pra aumentar suas duvidas.. Olha como ta ficando a GV de um amigo meu..

EdioSC
02/03/2014, 20:45
esse hack ou bagageiro do vitara preto é bonito, sabes de qual carro é? qto colocaram de lift ai?

rodrigo.hoffman
02/03/2014, 22:16
esse hack ou bagageiro do vitara preto é bonito, sabes de qual carro é? qto colocaram de lift ai?

E ai cara..

O rack do Vitara e um da Keko.. Acredito eu ser para o Vitara mesmo, mas certeza eu não posso dar.. Qd comprei ele já veio com o rack e a Keko acho que encerrou as atividades faz um tempinho...

A respeito do lift os dois carros estão com 2" + 2" (suspensão + carroceria)..

[ ]´s

umeoka
03/03/2014, 00:42
Rodrigo,

Tá ficando invocado hein ?!
Gostei dos pneus do vitara ao lado....é seu ? vc sabe q penu é ?

Edio,

Eu instalei ontem o rack da ecosport. Vou postar umas fotos.

rodrigo.hoffman
03/03/2014, 11:35
Rodrigo,

Tá ficando invocado hein ?!
Gostei dos pneus do vitara ao lado....é seu ? vc sabe q penu é ?

Edio,

Eu instalei ontem o rack da ecosport. Vou postar umas fotos.

O Vitara é meu sim.. Os pneus são da genius tyres modelo Sem Limite 2, tamanho 31/10,5/15..

[ ]´s

umeoka
03/03/2014, 18:13
Vejam como ficou o carro com as fotos do rack da Ecosport instalado.

453362
453363
453364

umeoka
03/03/2014, 18:18
Rodrigo,

A Keko não fechou não. Inclusive eu vi um rack parecido com este. Acho que era da S-10. Só que os caras aqui da loja pediram R$ 580,00...No site estava por R$ 340,00 mas ai eu não tinha onde instalar.

Me fale um pouco mais sobre esses lifts e pneus. O que exatamente vc teve que mexer ? Foi só instalar os kits ou você tbem mudou amortecedores e algo mais na suspensão ? Onde comprou e quanto gastou para fazer o lift ?

Eu não vou sossegar até levantar o meu vitarinha kkkkk

EdioSC
03/03/2014, 20:11
Umeoka, eu pensava q vc ia colocar o rack da eco nova!!!! esse tipo ai (assim como o da nova), se for levar malas em uma expedição, vais ter q colocar um compensado ou chapa de aluminio por cima ainda, pois ele so tem essas duas barras!!!! ficaria bom para colocar uma Camping World ai em cima!!!
pois eh, eu tbm to curioso pra saber mais sobre lift. Na trilha de sabado arranquei uma pedra no meio do caminho...a caixa do vitara é mto baixa!!!! tem que emendar os cardãs? e mais outra coisa ou so os cardãs?

Abraços

umeoka
04/03/2014, 00:16
Umeoka, eu pensava q vc ia colocar o rack da eco nova!!!! esse tipo ai (assim como o da nova), se for levar malas em uma expedição, vais ter q colocar um compensado ou chapa de aluminio por cima ainda, pois ele so tem essas duas barras!!!! ficaria bom para colocar uma Camping World ai em cima!!!
pois eh, eu tbm to curioso pra saber mais sobre lift. Na trilha de sabado arranquei uma pedra no meio do caminho...a caixa do vitara é mto baixa!!!! tem que emendar os cardãs? e mais outra coisa ou so os cardãs?

Abraços

Edio, esse eh um rack...vc deve estar se referindo a um bagageiro.

EdioSC
04/03/2014, 13:07
Umeoka, é verdade, achava que era mesma coisa, mas não são...kakaka

sobre lift to lendo este topico, tem umas partes interressantes
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/119177-lift-suspensao-calco-carroceria-vitara.html

Abraços

rodrigo.hoffman
04/03/2014, 14:16
Rodrigo,

A Keko não fechou não. Inclusive eu vi um rack parecido com este. Acho que era da S-10. Só que os caras aqui da loja pediram R$ 580,00...No site estava por R$ 340,00 mas ai eu não tinha onde instalar.

Me fale um pouco mais sobre esses lifts e pneus. O que exatamente vc teve que mexer ? Foi só instalar os kits ou você tbem mudou amortecedores e algo mais na suspensão ? Onde comprou e quanto gastou para fazer o lift ?

Eu não vou sossegar até levantar o meu vitarinha kkkkk

Bom..

Sobre o lift e o body lift nosso amigo Edio indicou um topico que eu iria indicar.. Como disse anteriormente não é nenhum bicho de sete cabeças desde que faça com critérios e responsabilidade.. Tem kits prontos pra vender na internet (Alternativa; RC4X4, etc) e a instalação da pra ser feita em casa mesmo desde que tenha algum conhecimento em mecânica, local apropriado e ferramentas básicas..

O lift de suspensão e bem mais tranquilo de fazer que o de carroceria.. O de suspensão e basicamente instalar as peças que acompanham o kit, o de carroceria vai dar bem mais trabalho e precisar de serviços de torno e solda (para as alavancas)..

Sobre os pneus se quiser realmente colocar pneus maiores como o 31', as mudanças serão bem mais "profundas"... http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/100647-vitara-pneu-maiores-e-necessidade-de-corte-do-paralama.html

Abraços

prgaviaop
05/03/2014, 16:55
Sobre hack de teto, enquanto essas barras longitudinais são bonitas e até emprestam ar mais esportivo ao veículo, os de grade são mesmo feios por parecerem antiquados. Porém, se o objetivo for mesmo utilizá-lo, estes últimos são imbatíveis em praticidade, vez que o Vitara possui espaço interno apertado e em viagens com 3 passageiros já torna necessário levar bagagem lá em cima. Além de nada ficar em contato com a lata do teto, a quantidade de pontos de ancoragem torna mais seguro o aperto individual de mais volumes de diferentes tamanhos como mochilas de ataque, malas e cooler de bebidas.

EdioSC
05/03/2014, 21:40
fiquei animado com o tal lift de suspensão, vou seguir a orientação de alguns daquele topico, e procurar o torneiro da esquina pra ver se ele faz...
quem já fez, o lift de suspenaão não prejudica os eixos e homocinéticas da frente? pois o angulo em relação ao diferencial vai mudar!!!!
as outras peças e acessorios acho q vou esperar a Fenajeep em Brusque pra ver o que tem de bom e bonito para o Vitara!!!

diegotmc
05/03/2014, 21:49
quem já fez, o lift de suspenaão não prejudica os eixos e homocinéticas da frente? pois o angulo em relação ao diferencial vai mudar!!!!

Tem o Drop Kit de diferencial dianteiro, pra baixar ele e corrigir o angulo.

Quanto a racks, eu uso um da Long Life de VW Santana.
Long Life Racks - Racks para carros, fabrica de racks porto alegre, long life box, eldorado do sul (http://www.longlife.com.br/novo/produtos-aco.asp)

umeoka
06/03/2014, 00:24
Diego,

Me fale mais sobre esse Drop kit.
Ele é indispensável ?

diegotmc
06/03/2014, 10:27
Diego,

Me fale mais sobre esse Drop kit.
Ele é indispensável ?

Dá uma olhada aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/90637-snorkel-para-vitara-14.html

Quanto a ser indispensável, não sei te dizer. No momento estou rodando sem e não sinto nada anormal, mas com certeza o desgaste está sendo maior. Logo providenciarei um pra mim.

EdioSC
08/03/2014, 13:57
Umeoka já trocou os pneus? semana passada testei os Firestone Destination AT no barro, me surpreenderam... foram mais longe do que pensei!!!! não vou trocar mais!!!!

Abraços

umeoka
09/03/2014, 15:26
Nao troquei os meus ainda Edio. Eles ainda vao rodar alguns KMs antes. Qdo for trocar a escolha por enquanto é por AT tbem.

EdioSC
09/03/2014, 21:36
Nao troquei os meus ainda Edio. Eles ainda vao rodar alguns KMs antes. Qdo for trocar a escolha por enquanto é por AT tbem.
se vc não roda mto em BR, pode recapar o velho, se ele estiver com a carcaça boa, fiz isso em uma Pampa q tive, e fica bom!!!
hj testei mais uma vez os pneus, são bons mesmo no barro pelo desenho que tem!!! e o carro me impressiona a cada desafio!!!!

EdioSC
23/03/2014, 14:01
Umeoka, já fez o lift? ontem fui andar em uma estrada abandonada, e pegou varias vezes o fundo do carro, acho q vou ter que q fazer o lift e colocar peito de aço!!!!

Abraços

umeoka
24/03/2014, 08:06
Nao fiz nada ainda. Vou trocar os pneus em breve.