Ver Versão Completa : Cheiro de queimado após andar em 100 km/h
eduardodesaa
29/01/2014, 22:48
Prezados boa noite, sou novo no mundo 4x4. Comprei um troller a 5 meses. Hoje está com 8mil km,é o famoso 3.2
Meu jipe foi pro recall, voltou pra concessionária com problemas na embreagem e trocaram o cilindro.
E hoje estou notando um cheiro de queimado quando paro na roda traseira do ladodo motorista apos andar na média dos 100km/h.
Galera resumido, tô insatisfeito... carro caro que deveria ser forte porém é cheio de problemas.
Alguém pode me descrever oque é normal nesse carro?
Abraço.
homerohermida
29/01/2014, 23:25
Peça pra investigar se o freio de mão está mal regulado. É uma possibilidade... A própria pinça presa também seria, mas em um carro novo, é improvável... Se bem que sendo um Troller, tudo é possível!
E já que você é "novato", se superar a fase de adaptação ao mundo 4x4, provavelmente gostará do carro. TROLLER: ame-o ou deixe-o!
abs e seja bem vindo!
Pedro Rocha
30/01/2014, 00:46
Eduardo
Vc pode fazer um teste simples: levante a traseira do carro e gire as rodas, se estiver mais pesado so de um dos lados e livre do outro a tendência é que seja pinça, se for dos dois é mais provável que seja o freio de mão estrangulado.
Comigo ja aconteceu na estrada de sentir o carro preso e quando tirei o pé o carro parou só. Quando desci senti o maior cheiro de queimado levantei o carro no macaco e vi que as duas rodas traseiras estavam freadas, nem consegui girar na mão. Foi a única vez que ele me deixou na rua e tive de voltar de caminhao prancha.
Troquei o cabo do freio de mão achando que ele podia estar emperrado, e realmente nao estava 100%, mas não resolveu pois eram "as duas pinças" estavam travadas, e só ficou bom com a troca do reparo das pinças, mas como Homero comentou sua viatura é muito nova pra dar bronca na pinça a não ser que tenha estragado alguma guarnição de borracha e contaminado com lama ou areia e danificado pistão ou os pinos do caliper da pinça.
homerohermida
30/01/2014, 07:59
A explicação está corretíssima, mas não esqueça do diferencial autoblocante que pode confundir o diagnóstico! Acho que este teste deve ser feito por alguém com experiência.
Pedro Rocha
30/01/2014, 20:23
A explicação está corretíssima, mas não esqueça do diferencial autoblocante que pode confundir o diagnóstico! Acho que este teste deve ser feito por alguém com experiência.
É vero Homero...
o blocante (75%) pode confundir sim, mas ele leva + - um 1/5 a 1/4 de volta pra atuar. Tem que ter a percepção pra ver se não tá muito pesado logo na hora de tirar da inércia.
Outra opção é aliviar a regulagem do cabo do freio de mão embaixo da viatura... se for cabo enforcado vai matar logo a charada ao aliviar o cabo e empurrar a viatura, se for pinça travada vai continuar pesado/travado.
Ou então se a viatura é nova e tá na garantia, leva na css, e deixa os caras se virarem pra ver o que é rrsrsrs
abç.
homerohermida
30/01/2014, 20:27
É vero Homero...
o blocante (75%) pode confundir sim, mas ele leva + - um 1/5 a 1/4 de volta pra atuar. Tem que ter a percepção pra ver se não tá muito pesado logo na hora de tirar da inércia.
Outra opção é aliviar a regulagem do cabo do freio de mão embaixo da viatura... se for cabo enforcado vai matar logo a charada ao aliviar o cabo e empurrar a viatura, se for pinça travada vai continuar pesado/travado.
Ou então se a viatura é nova e tá na garantia, leva na css, e deixa os caras se virarem pra ver o que é rrsrsrs
abç.
O meu é imediato: a resistência é a mesma desde o início do movimento.
Engº Gil
30/01/2014, 20:50
Eduardo
Talvez o cheiro que queimado seja em função do aquecimento do DPF, o famoso catalisador tentando fazer a regeneração automática.
Se for não tem jeito.......................................
Pergunta, já acendeu a luz da regeneração.
Engº Gil
30/01/2014, 20:53
Pesquise no fórum
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/125960-regeneracao-troller-3-2-tgv.html
Engº Gil
30/01/2014, 20:59
Mais um;
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/113934-problema-troller-2013-a-63.html
Pedro Rocha
30/01/2014, 21:18
O meu é imediato: a resistência é a mesma desde o início do movimento.
Homero tu falou isso.. e eu fiquei intrigado: será que o meu tá fu...? Não resisti, e fui conferir no carro..
E TU TENS RAZÃO!
Não chega nem perto de 1/5 de volta, mas pelo menos no meu dá um giro de 5 a 10º graus antes das duas rodarem juntas, e girando pra frente e pra traz "matando" essa diferença fica relativamente fácil identificar se a roda tá livre pq gira leve, nem é preciso muito feeling.
homerohermida
30/01/2014, 22:30
Homero tu falou isso.. e eu fiquei intrigado: será que o meu tá fu...? Não resisti, e fui conferir no carro..
E TU TENS RAZÃO!
Não chega nem perto de 1/5 de volta, mas pelo menos no meu dá um giro de 5 a 10º graus antes das duas rodarem juntas, e girando pra frente e pra traz "matando" essa diferença fica relativamente fácil identificar se a roda tá livre pq gira leve, nem é preciso muito feeling.
Naturalmente, existem pequenas folgas entre coroa, pinhão, satélites e planetas, somando tudo deve resultar nestes 5-10 graus. Normal. O meu tem também, mas é tão pouco que devo ter desprezado.
GPBarbosa
31/01/2014, 23:22
Grande chance de ser o míssil, vulgo DPF, em regeneração.
Infelizmente a merda do painel ñ indica a regeneração automática, ai ficamos na dúvida. Detalhe segundo o painel era para indicar a automática....
sempre depois de engraxar o cardã, acabando voando o excesso para o DPF e subindo um cheiro de queimado.
depois de algum tempo da lubrificação sinto apenas o cheiro de chapa quente e a radiação de calor saindo debaixo da vtr.
eduardodesaa
06/02/2014, 09:38
Pessoal muito obrigado pelas resposta, estou respondendo apenas agora pois pensei que quando alguém comentasse algo aqui iria me avisa por e-mail.
A respeito do teste se a roda está trancando, eu fiz em uma ladeira com pouquíssima inclinação, e o carro desceu.
Andei pesquisando sobre a Regeneração Automática, e acho que seja ela. A viatura fica meio arisca, sobe a rotação e quando estou em "ponto morto" a rotação fica oscilando. Acho que é a regeneração, o que vocês acham?
Abraço galera!!
eduardodesaa
06/02/2014, 11:25
Gil, nunca ascendeu a luz da regeneração, mas eu noto que as vezes o carro fica com um comportamento estranho.
Quando apresenta cheiro de queimado, o carro fica meio arisco, a rotação parece que aumenta, e quando está em ponto morto fica oscilando a rotação. Observo tbem que abaixo dos 2000rpm ao acelerar ele responde arisco.
Será msm então a regeneração automática atuando sem ascender a luz no modo intermitente?
Abraço
eduardodesaa
06/02/2014, 11:26
Eduardo
Talvez o cheiro que queimado seja em função do aquecimento do DPF, o famoso catalisador tentando fazer a regeneração automática.
Se for não tem jeito.......................................
Pergunta, já acendeu a luz da regeneração.
Gil, nunca ascendeu a luz da regeneração, mas eu noto que as vezes o carro fica com um comportamento estranho.
Quando apresenta cheiro de queimado, o carro fica meio arisco, a rotação parece que aumenta, e quando está em ponto morto fica oscilando a rotação. Observo tbem que abaixo dos 2000rpm ao acelerar ele responde arisco.
Será msm então a regeneração automática atuando sem ascender a luz no modo intermitente?
Abraço
Engº Gil
06/02/2014, 11:55
Eduardo, que bom que você já descartou o problemas com as rodas, eixos e próprio diferencial.
Quanto a acender a luz da regeneração em automático, isto também nunca aconteceu comigo, também acho que deveria acender a luz no painel para podermos saber do inicio e termino do processo, pois assim não entraríamos em situação de risco, exemplo, em uma ultrapassagem preciso de resposta do motor, mas se esta regenerando talvez a potencia fique comprometida e ai o bicho fica feio.
Assim como a luz não ascende tento ficar atento as mudanças do carro, se sentir que vai regenerar evito situações mais arriscadas.
Outro ponto e o sensor de temperatura, talvez na passagem de um rio ou alagamento o DPF resfria rápido de mais e compromete a regeneração, pois um dos fatores para este processo ter sucesso e o aquecimento do conjunto.
Vou tentar na pratica, quando sentir que vai entrar em regeneração automática vou parar o carro e ver o que acontece, depois post o resultado.
Abraços.
eduardodesaa
06/02/2014, 13:20
Eduardo, que bom que você já descartou o problemas com as rodas, eixos e próprio diferencial.
Quanto a acender a luz da regeneração em automático, isto também nunca aconteceu comigo, também acho que deveria acender a luz no painel para podermos saber do inicio e termino do processo, pois assim não entraríamos em situação de risco, exemplo, em uma ultrapassagem preciso de resposta do motor, mas se esta regenerando talvez a potencia fique comprometida e ai o bicho fica feio.
Assim como a luz não ascende tento ficar atento as mudanças do carro, se sentir que vai regenerar evito situações mais arriscadas.
Outro ponto e o sensor de temperatura, talvez na passagem de um rio ou alagamento o DPF resfria rápido de mais e compromete a regeneração, pois um dos fatores para este processo ter sucesso e o aquecimento do conjunto.
Vou tentar na pratica, quando sentir que vai entrar em regeneração automática vou parar o carro e ver o que acontece, depois post o resultado.
Abraços.
Psé, creio que não seja problemas com as rodas, eixos e próprio diferencial.
Vou tentar fazer a regeneração estacionária quando notar que a regeneração automática está em andamento pra ver o que acontece.
Abraço.
eduardodesaa
06/02/2014, 15:04
Peça pra investigar se o freio de mão está mal regulado. É uma possibilidade... A própria pinça presa também seria, mas em um carro novo, é improvável... Se bem que sendo um Troller, tudo é possível!
E já que você é "novato", se superar a fase de adaptação ao mundo 4x4, provavelmente gostará do carro. TROLLER: ame-o ou deixe-o!
abs e seja bem vindo!
Homero, confesso que estou ainda em transição, sair de um carro que prezava pelo conforto e nenhum ruído para o Troller é bem interessante.
Há horas que eu penso em vender e desistir, pois sou muito perfeccionista e observo varias características no Troller que me incomodam. Porém há uma recompensa muito grande, no qual o Troller está me fazendo perder esse perfeccionismo que realmente não é bom pra ninguém.
Creio que os momentos bons superam e me faz continuar no mundo 4x4.
homerohermida
06/02/2014, 18:24
Homero, confesso que estou ainda em transição, sair de um carro que prezava pelo conforto e nenhum ruído para o Troller é bem interessante.
Há horas que eu penso em vender e desistir, pois sou muito perfeccionista e observo varias características no Troller que me incomodam. Porém há uma recompensa muito grande, no qual o Troller está me fazendo perder esse perfeccionismo que realmente não é bom pra ninguém.
Creio que os momentos bons superam e me faz continuar no mundo 4x4.
Até existem outros 4x4 (do tipo jipe) mais bem fabricados, tipo Suzuki Jimny ou Jeep Wrangler, que possivelmente agradariam também...